Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Raio X de Sampa: Conheça a história da Avenida São João


Luís Alberto Alves/Hourpress


A história da Avenida São João remonta a 1651. Naquele ano, os paulistanos Henrique da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram à Câmara Municipal a doação de terrenos na área delimitada pelos Ribeirões Anhangabaú e Yacuba. Nascia assim uma tosca trilha de terra batida que fazia a ligação dessas propriedades com a chamada colina histórica de São Paulo.

Logo, esse rústico caminho passou a ser conhecido como Ladeira do Acu,abreviação de Yacuba, que começava no antigo Largo do Rosário  (atual Praça Antonio Prado) e terminava onde hoje é o Largo do Paiçandu. Como ladeira, a São João permaneceu durante todo o século 18.

O seu nome é homenagem a São João Batista, que no catolicismo é o protetor das águas. Visto que os córregos que margeavam a ladeira eram perigosos, que desaguavam onde hoje é o Vale do Anhangabaú. Nesta região era comum assaltos ou esconderijos de ladrões. O nome de Avenida São João (foto) foi oficializado em 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário