Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Túnel do Tempo: Guerra da Coreia










Luís Alberto Alves

Libertação: No dia 8 de junho de 1953, os representantes da ONU e os delegados comunistas assinam um acordo de troca ou libertação de todos os prisioneiros de guerra na Coreia.

Radiografia de Sampa: Rua Jovita






Luís Alberto Alves

 Jovita Feitoza, natural de Inhamús no Ceará, alistou-se com 18 anos de idade no 2º Batalhão de voluntários da Pátria, que de Terezina seguiria para o Sul, com destino ao Paraguai. Quando o seu Batalhão chegou ao Rio de Janeiro, foi seu nome aclamado como se já tivesse tido em outros pontos do País.

 O governo no entanto, compreendendo a impossibilidade de mandar para a guerra uma menina de 18 anos, deu-lhe baixa. Afonso de Freitas disse: "cometeu-se a crueldade de abandoná-la na grande cidade em vez de recambiá-la para o seio de sua família".


  Entregue a si mesma, foi seduzida por um tal Guilherme Hoot, empregado da City Improvements do Rio de Janeiro, que a abandonou depois. Amando o seu sedutor e sentindo-se perdida, suicidou-se no dia em que seu amante seguia para a Europa. 

O fato foi largamente comentado no Rio de Janeiro a ponto de ser escrito um romance intitulado "Jovi”.  Rua Jovita  (foto) fica no bairro de Santana, Zona Norte de SP.

Geral: Conheça os alimentos que ajudam emagrecer



O gengibre é usado para emagrecer

Redação

1. Abacate

Fruto cheio de gorduras monoinsaturadas, o abacate consegue reduzir o colesterol LDL. O abacate é também rico em ácido fólico, uma vitamina B solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode dificultar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.
2. Cúrcuma (Açafrão-da-Terra)

Curcumina é o polifenol que dá a tonalidade amarela ao açafrão, tem propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. A cúrcuma é um “tempero milagroso” e ajuda a deter a acumulação de placas amilóides no cérebro, bloqueios minúsculos que podem causar a doença de Alzheimer.
3. Maçã

Uma simples maçã por dia reduz inchaços de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide que também se encontra na casca da cebola roxa. Quercetina reduz o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson, câncer de próstata e pulmão.
4. Couve

A couve é rica em cálcio para a constituição dos ossos, bem como em vitaminas C, ácido folico, ferro, beta-carotina e potássio. O potássio mantem os músculos e nervos em ordem enquanto baixa a pressão arterial. Estudos sugerem que a beta-carotina pode reduzir o risco de câncer do pulmão e da bexiga. Saiba mais sobre a couve.
5. Azeite de Oliva

A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Os ácidos graxos e polifenóis do azeite de oliva reduzem inflamações nas células e nas articulações.
6. Alho

O alho reduz o risco de câncer na próstata e melhora o funcionamento sexual. Contêm tiamina, riboflavina, cálcio e potássio, sendo também rica em ácido fólico, um tipo de vitamina B que, segundo estudos, baixa o nível do aminoácido homocisteína. Saiba mais sobre o alho.
7. Alcachofra

A alcachofra é rica em fibras e contem mais potássio e magnésio para a formação dos ossos que qualquer outro vegetal. As folhas da alcachofra são igualmente ricas em flavonoides e polifenois, antioxidantes que reduzem o risco de acidentes cerebrovasculares e em vitamina C, que ajuda a manter sistema imunitário.
8. Gengibre

O gengibre é um alimento fantástico: com a substância chamada gingerol (dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos), ele também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. Veja mais dados no link https://deber.com.br/gengibre-melhorar-saude/

9. Canela

A canela é rica em antioxidantes que inibem a coagulação de sangue e o desenvolvimento bacteriano (que inclui o mau hálito). Estudos também sugerem que a canela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes tipo 2. Saiba mais sobre os benefícios da canela.
10. Ovo

O ovo é um verdadeiro super-alimento. Rico em ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… a lista é enorme. A presença em destaque é a da colina, uma das vitaminas do complexo B. O ovo atua na redução da absorção do colesterol LDL, e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular.
11. Amêndoas

As amêndoas, ricas em energia, diminuem o colesterol, graças a esteróides vegetais e ajudam os diabéticos, diminuindo o açúcar no sangue. As amêndoas são ricas em aminoácidos que reforçam o crescimento muscular. São também ricas em vitamina E, que reforça as defesas dos raios solares. A vitamina E é um antioxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos. Baixos níveis de vitamina E também estão associados com fraco desempenho da memória e declínio cognitivo.
12. Sementes de Linhaça

Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células. A semente de linhaça é fonte de ômega 3 e seu uso frequente proporciona ao indivíduo a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida.
13. Tomate

Rico em licopeno, o tomate ajuda reduzir risco de câncer de  bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como reduzir o risco de doença arterial coronária e ajudar a eliminar a pele dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta.
14. Batata-doce

A batata doce ajuda na prevenção da diabetes. Contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo, reforçar o sistema imunológico, bem como proteger de várias doenças. A batata doce está carregada de vitamina C, que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno.
15. Alecrim

alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.
16. Mirtilo

Este pequeno fruto pode ajudar a prevenir uma série de doenças, desde o câncer a doenças cardíacas. Além de serem ricos em fibras e vitaminas A e C, também contem antioxidantes. É riquíssimo também em antioxidantes.
17. Chá verde

O chá verde tem catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. O chá verde também contem outro antioxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG), que pode aumentar a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de aparecimento da maior parte dos tipos de câncer. Saiba mais sobre o chá verde.
18. Cacau

O cacau é riquíssimo em antioxidantes. Posssui  flavonóides, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Contém também  polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas, além de vitaminas e minerais.
19. Cenoura

cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de betacaroteno. Eficaz em combater os radicais livres, protege também a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares. A cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K e minerais.
20. Ameixas Secas

As ameixas são ricas em cobre e em boro, substâncias que podem ajudar a prevenir a osteoporose. Contêm também uma fibra chamada inulina que, quando processada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo que, por sua vez, facilita a absorção do cálcio.


Variedades: Quinteto Violado homenageia Dominguinhos




 
Grupo tem 40 anos de estrada
Redação

 O Quinteto Violado (Dudu Alves, Marcelo Melo, Roberto Medeiros,Ciano Alves e Sandro Lins) cai na estrada para homenagear um dos maiores nomes da música regional do Brasil. Com patrocínio dos Correiose Produção Geral da Pentagrama, o espetáculo Quinteto Violado canta Dominguinhos vai percorrer 11 capitais brasileiras mostrando a história de Dominguinhos e a versatilidade musical do grupo Quinteto Violado, que assina a Direção Musical. Os shows também contarão com a participação do sanfoneiro Cezzinha, herdeiro musical de Dominguinhos.

 Os ingressos serão vendidos nos locais das apresentações a preços populares que variam de R$ 10 a R$ 20). Em São Paulo, o show será no auditório do Ibirapuera, dia  7 de julho (domingo), a partir das 19h.

 O projeto Quinteto Violado canta Dominguinhos será um espetáculo musical em homenagem a um dos maiores artistas brasileiros, no qual será executada sua obra musical de mais de 50 anos de estrada. O espetáculo será dividido em três fases e terá um projeto cênico retratando vários momentos do artista.

 No repertório grandes sucessos como “Forró de Dominguinhos” e “Sete Meninas”, compostas ao lado de Toinho Alves, “Abri a Porta”, “Tenho Sede”, “Só Quero um Xodó”, entre outros. O projeto faz parte da série “Quinteto Violado canta....”, onde outros nomes como Geraldo Vandré, Jackson do Pandeiro, Adoniran Barbosa e Zé Marcolino, ja foram registrados pelo grupo. Nos shows o público terá a oportunidade de levar Cds e DVDs do grupo autografados.

 O caminho do Quinteto Violado e o de Dominguinhos está cruzado desde o início. O grupo aprendeu com ele e logo fez um arranjo instrumental para o forró que denominaram “Forró de Dominguinhos”. Em 1974, o Quinteto Violado montou o espetáculo “A Feira”, que trazia no elenco uma ainda desconhecida atriz/cantora de nome Elba Ramalho, trazida de Campina Grande.

 Após a estreia no Rio de Janeiro, o espetáculo assumiu uma versão itinerante para viajar o Brasil, que teve como convidado o sanfoneiro Dominguinhos. Daí teve seguimento a relação de cumplicidade artística e de afinidade musical.

Quinteto Violado - O grupo recebeu em 2014 o “Prêmio da Música Brasileira, como Melhor Grupo Regional do Brasil” pela quarta vez, e a indicação ao“ Grammy Latin 2014”, além de receber a “Ordem do Mérito Cultural” do Minc pela importante contribuição a música do Brasil. O Quinteto Violado surgiu em Pernambuco em 1971.

  Desde a estreia, traçava um novo caminho para MPB com o estilo FREE Nordestino, onde se utilizam da influência da música do mundo sem perder a essência nordestina. Diante da indecisão no cenário da música nacional, após a irrupção do movimento tropicalista, o Quinteto Violado apresentava uma proposta fundamentada nos elementos musicais da cultura regional, através de trabalhos de pesquisa e da própria vivência de cada um dos seus integrantes, originários da região Nordeste do Brasil.

 Já são mais de 40  anos de trabalho, que intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais e nacionais. A saga do Quinteto Violado percorrendo o Brasil é inspirada numa filosofia mambembe, desde o sul, com toda a sua influência nativista, até a Amazônia, onde ritmos e sons da natureza falam mais alto. Sua obra hoje está registrada em livro, DVDs e mais de 49 discos lançados no Brasil e no exterior.


Serviço
Quinteto Violado canta Dominguinhos
MAIO/2015
21 – (quinta-feira) – São Luis– MA - Teatro Arthur Azevedo – 21h
22 – (sexta-feira) – Fortaleza – CE - Teatro Via Sul – 21h
23 – (sábado) – Natal – RN - Teatro Alberto Maranhão – 20h
28 – (quinta-feira) – Aracaju – SE - Teatro Tobias Barreto – 21h
29 – (sexta-feira) – Maceió – AL - Teatro Deodoro – 21h
30 – (sábado) – Recife – PE - Teatro RioMar – 21h

JUNHO/2015
03 – (terça) – Rio de Janeiro – RJ - Teatro do Espaço Furnas Cultural – 19h
04 – (quinta-feira) – Curitiba – PR - Teatro Guairinha – 21h
07 – (domingo) – São Paulo – SP - Auditório Ibirapuera – 19h
10 – (quarta-feira) – Brasília-DF - Teatro da Caixa Cultural – 20h
11 – (quinta-feira) – Belo Horizonte – MG - Cine Teatro Brasil Vallourec – 21h