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terça-feira, 16 de abril de 2019

Fundo do baú: o megasucesso dos Four Tops, "If I Had a Hammer"



Luís Alberto Alves/Hourpress

Corria o ano de 1976, na maioria dos bailes, o grupo Four Tops explodia com o hit "If I Had a Hammer", tradução para o inglês do megasucesso de Rita Pavone, "Datemi un Martello". Era um samba-rock gostoso de dançar e com mais de 7 minutos. Tempo suficiente para ninguém voltar sozinho para casa, se soubesse dançar bem.

https://www.youtube.com/watch?v=hVHv6YUZgRc

Economia: Mulheres se unem e transformam cidade de 10 mil habitantes na capital da lingerie



Juruaia, a “Gigante de Minas”, conta com 200 confecções, que juntas, vendem 1,5 milhão de peças por mês, empregam mais de cinco mil pessoas e contribuem para que o PIB cresça 30% ao ano

 Redação/Hourpress

A cidade de Juruaia, em Minas Gerais, detêm o importante status de uma das maiores fabricantes do país e é considerada a capital da lingerie. Tudo começou nas plantações de café, onde a maioria da população trabalhava nas lavouras. A economia foi crescendo e em 1992 duas empresas deram início a produção de moda íntima no munícipio. Mais tarde, fecharam.

No entanto, moradores da cidade enxergaram ali um negócio promissor e começaram a montar suas próprias empresas, unindo qualidade, tendências alternativas e preço competitivos, se comparado ao praticado pelas conceituadas marcas já estabelecidas no mercado.

A cidade de cerca de 10 mil habitantes foi se transformando aos poucos e ganhando cada vez mais projeção em Minas Gerais e no restante do país.

O desenvolvimento de Juruaia é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo, já que nos primeiros 10 anos, a cidade conseguiu expandir sua economia, antes basicamente agropecuária, e se tornou um centro industrial de lingerie, graças aos próprios moradores.

A grande sacada da população de Juruaia foi entender que uma empresa sozinha no interior de Minas Gerais, longe do holofote das grandes capitais, não teria tanta projeção no cenário nacional. Se eles se juntassem e quanto mais empresas fossem criadas na região, a cidade se tornaria um polo industrial e foi isso o que aconteceu. A partir daí as mulheres foram trocando as lavouras de café pelas máquinas de costura.

Em 1997 foi fundada a ACIJU - Associação Comercial e Industrial de Juruaia – o que impulsionou a profissionalização das empresas ao oferecer cursos gratuitos para os funcionários dos associados com o apoio do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

A entidade começou com 35 indústrias de moda íntima. Hoje, após 22 anos, são cerca de 200 confecções na cidade, que juntas, vendem aproximadamente 1,5 milhão de peças por mês. Anualmente, são produzidas quase 20 milhões de unidades e o Produto Interno Bruto (PIB) cresce aproximadamente 30% ao ano. O polo da lingerie gera cerca de cinco mil empregos, ou seja, abrange quase 50% da população da cidade.

De acordo com a ACIJU, em decorrência da alta demanda, a produção ainda conta com a mão de obra das cidades vizinhas. Cerca de 500 trabalhadores de fora chegam diariamente para trabalhar nas indústrias locais. Algumas empresas foram além, devido à falta de funcionários, e estão investindo no treinando de homens para a confecção de moda íntima.

As empresas juruaienses fornecem suas produções para todo o país e chegam a exportar para Alemanha, Japão, Bolívia, Estados Unidos, Irlanda, entre outros.

As fábricas se constituem em um formato familiar. As mulheres lideram no comando das empresas, à frente de 95% das confecções.  A consolidação como um polo de lingerie trouxe uma verdadeira transformação social na cidade. Se antes, como contam os moradores, não se achava um administrador formado em Juruaia, uma geração de jovens que cresceu ali, em meio a ascensão empresarial, hoje se profissionaliza para dar continuidade à “capital da lingerie”. Muitos saem para estudar em universidades, mas voltam para aprimorar a produção de Juruaia e assumir os negócios da família.

Felinju – Uma das maiores feiras de moda íntima e negócios do país

Para atrair ainda mais os olhares do mercado foi criado um dos maiores eventos de moda íntima e negócios do país, a Felinju –Feira de Lingerie de Juruaia. O evento, que está em sua 22ª edição, acontecerá entre os dias 1 e 3 de maio, das 9h às 18h, e em 4 de maio, das 8h às 18h, no Expoju, em Juruaia (MG).

Felinju tem expectativa de um crescimento de 15% em relação ao ano anterior e atrair mais de 25 mil visitantes para conhecer de perto as novidades dos 80 expositores participantes.

Com o tema "Moda que (se) sustenta' e a 'Moda que (te) sustenta", a feira é um verdadeiro evento de negócios. Enquanto promove o lançamento exclusivo das coleções Outono/Inverno das marcas de Juruaia, Andradas, Guaxupé, Uberaba, Muriaé, Betim, Nova Resende e Juiz de Fora, fortalece pequenas, médias e grandes empresas do segmento e estimula o crescimento da rede de contatos e atividades comerciais entre fornecedores, fabricantes, revendedores, compradores e muito mais.

Felinju se moderniza e se reinventa a cada ano para aumentar os resultados dos participantes. Pensando especialmente nos negócios, a organização vai realizar, em parceria com o SEBRAE, a Rodada de Negócios, para captação de potenciais clientes, trazendo a possibilidade de produtos a pronta entrega com exclusividade a condições e políticas especiais.

Assim é possível reduzir despesas de viagem, hospedagem e alimentação. A qualidade aliada a detalhes como design e acabamento dos produtos locais trazem excelente custo benefício para lojistas e é também uma grande oportunidade para revendedoras independentes complementarem a renda familiar.

“A moda produzida em Juruaia sustenta a economia na cidade e de toda a cadeia produtiva. Em 2018, a feira movimentou R$20 milhões em negócios e a expectativa é superar este número nesta edição. As empresas de Juruaia querem mostrar o potencial do negócio da lingerie como alternativa para driblar a crise”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), José Antonio da Silva.

No evento também terá desfiles exclusivos, que acontecerão todos os dias, às 12h e às 16h. Além disso, acontecerá, de forma simultânea a feira, o Festival Gastronômico Sabores de Juruaia com bebidas e variedade de comidas típicas e shows regionais.

Felinju, que é realizada pela ACIJU, acontecerá no Centro de Eventos Expoju, que conta com uma área de 7.000m². O evento contará com um número superior de expositores em relação ao ano passado, quando 66 empresas participaram da feira.

Serviço:

22ª Felinju
Data: 1 a 3 de maio de 2019, das 9h às 18h, e 4 de maio de 2019, das 8h às 18h
Local: Centro de Evento Expoju (Rua Suzana Gonçalves Salomão, 1.000 – Jd. Novo Horizonte - Juruaia (MG)
Desfiles: Todos os dias às 12h e às 16h.
OBS: A infraestrutura do centro de eventos Expoju conta com um estacionamento exclusivo para ônibus e vans em excursão
Entrada: Gratuita
Contato: (35) 3553-1327

Variedades: Laren disponibiliza clipe da música "Higher"


Depois do primeiro single "Two Hearts", Laren acaba de lançar o segundo clipe do seu primeiro EP. Assista “Higher” aqui

Redação/Hourpress
O cantor não revela para quem escreveu a música. “Fiquei apaixonado desde o momento que nos conhecemos, mas entendi que nossa relação jamais passaria de uma amizade”, conta Laren. “Eu não demonstrava, nem nunca tive coragem de falar, mas tudo se supera e nossa conexão sempre será muito forte”, completa ele dizendo que continuam amigos.
A sutilidade e delicadeza do clipe trazem ainda mais emoção à música, com frames cinematográficos e muita interpretação do cantor. A direção é de Pedro Koeler.
“A ideia do clipe foi, de certa forma, desconstruir o primeiro, Two Hearts, me colocando mais de cara com a câmera, sem muitas distrações e conceitos”, explica Laren. “A música Higher exprime sentimentos profundos e toca mais o público, por isso queria tirar um pouco essas barreiras, me aproximando de quem me assiste”.


Política:LDO prevê reestruturação da carreira dos militares; civis não devem ter reajuste


Texto do projeto também não contempla impactos de uma reforma da Previdência
Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 não contempla os impactos de uma eventual aprovação, ainda neste ano, da reforma da Previdência (PEC 6/19), mas prevê a possibilidade de reestruturação, no próximo ano, da carreira dos militares das Forças Armadas – medida que integra o projeto de mudanças no sistema de pensões da categoria (PL 1645/19).
O projeto da LDO também não prevê a possibilidade reajustes para as carreiras civis da União ou para a realização de concursos públicos. O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta segunda-feira (15) que esse cenário de restrição deve ser mantido até 2022, em especial devido à frustração de receitas decorrente de eventuais dificuldades na arrecadação.
A receita líquida total realizada em 2018 foi equivalente a 21,80% do Produto Interno Bruto (PIB). O projeto da LDO indica que deverão ocorrer quedas sucessivas nesse indicador até 2022, quando a receita estimada seria de 20,69% do PIB. Já a despesa primária total, que foi de 19,80% do PIB no ano passado, terá de ser reduzida em ritmo mais acelerado para atingir 17,40% do PIB em 2022, o que resultará em um déficit primário de 0,35% do PIB, o equivalente a R$ 31,4 bilhões.

Política: Projeto proíbe fornecedor de armazenar dados bancários de consumidores

O projeto exige que a autorização seja dada por escrito ou por meio eletrônico

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia da Bíblia. Deputada eleita Flordelis
Flordelis: objetivo é proteger os dados bancários dos consumidores
O Projeto de Lei 786/19 proíbe o vendedor de armazenar em banco de dados físico ou eletrônico, sem autorização do consumidor, informações sobre o cartão de crédito e débito ou outro instrumento de pagamento. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
A proposta foi apresentada pela deputada Flordelis (PSD-RJ) e altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
O projeto exige que a autorização seja dada por escrito ou por meio eletrônico, com prazo de validade não superior a 12 meses, podendo ser renovada a critério do cliente. O consumidor terá o direito de realizar o cancelamento da autorização quando desejar, resultando na exclusão dos dados de pagamento armazenados.
Cancelamento
O texto determina que mesmo com a autorização, o fornecedor não poderá reutilizar os dados para novas operações de compra e venda sem solicitação ou consentimento do consumidor. Também não poderá compartilhar os dados bancários sem prévia e expressa autorização.
A deputada afirma que o projeto visa a proteção dos dados bancários dos consumidores. O texto estabelece ainda que o vendedor deve garantir a confidencialidade dos dados armazenados.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Ministério da Justiça quer unificar dados estaduais em grande banco de segurança pública



Durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia sobre reconhecimento facial, especialista lembra que sistemas de videomonitoramento em alguns estados viraram ‘elefantes brancos’

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

O representante da Diretoria de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça, Wanderley da Silva Júnior, informou nesta segunda-feira (15), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, que existe um processo em andamento no ministério para estabelecer um grande banco de informações sobre segurança pública, unificando as informações estaduais.
Ele participou de reunião para discutir as novas tecnologias de reconhecimento facial que estão sendo utilizadas em todo o mundo. Para ele, é preciso analisar qual sistema de identificação facial deve ser adotado pelo governo federal.
“Vamos estudar o que o mercado está oferecendo e oferecer para o Ministério da Justiça uma solução que seja viável para o governo e que traga a melhor aplicação para a segurança pública de um modo geral”, disse.
Financiamento
O conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Arthur Trindade, destacou que o uso de tecnologias é uma grande tendência do policiamento moderno, mas o financiamento escasso para os estados na área de segurança pode inviabilizar o acesso a essas tecnologias.
Além disso, Arthur Trindade alertou para o fato de que só investir em tecnologia não resolve o problema. Segundo ele, antes é preciso implementar políticas públicas para que essas tecnologias sejam utilizadas de forma eficiente.
“Alguns estados adquiriram aquele sistema de videomonitoramento, que se tornou uma dor de cabeça para os gestores. É um grande elefante branco. Em alguns estados o sistema fica sob controle da Polícia Militar, que não compartilha as informações com a Polícia Civil”, disse.
Teste na Câmara
O deputado Bibo Nunes (PSL-RS) informou que a Comissão de Ciência e Tecnologia já iniciou os testes com sistemas de reconhecimento facial.
“Para o primeiro teste será fixado, por quatro reuniões, um tablet acima da tela de marcação de presença na entrada do plenário, que fará o reconhecimento dos membros da comissão. Desta forma, será possível confrontar o resultado do teste com os das presenças registradas pelo sistema biométrico adotado pela Casa”, explicou.
Bibo Nunes informou que, após análise, e se o sistema se mostrar eficiente, um pedido será encaminhado para a Presidência da Casa para que a tecnologia de reconhecimento facial seja usada para conferir a presença dos parlamentares na Câmara.

Economia: Somente 10% das empresas criam lucro econômico no Brasil


Especialista lista algumas estratégias essenciais para empresas gerarem lucro econômico

Redação/Hourpress
Uma análise feita no Brasil com empresas de capital aberto e com relatórios transparentes, indica que 75% desses empreendimentos ficaram no ponto de equilíbrio, enquanto 15% destruíram valor e apenas 10% têm realmente gerado lucro econômico. A pesquisa foi feita pela consultoria McKinsey, que durante duas décadas estuda cerca de 2,5 mil empresas em nível global e dedicou-se aos resultados publicados entre 1995 e 2016, e concluído em 2018. Em dez anos, o break even foi alcançado somente por 11% das companhias estudadas.
Especialistas explicam que rever estratégias e investir em capacitação são ações essenciais para empresas que desejam ser bem sucedidas. As estratégias necessárias para a empresa chegar ao lucro econômico, estão ligadas à uma série de fatores, como o porte da organização e o segmento no qual atua, entre outras questões. Para o especialista em empreendedorismo e gestão de negócios, Lisandro Zanotto, muitas organizações falham nos processos iniciais de qualquer empresa como, por exemplo, na elaboração do planejamento. “Muitas acreditam que têm uma estratégia, mas possuem, no máximo,  um desejo”, comenta.
Outro fator essencial para Zanotto é o relacionamento com os colaboradores,  que é decisivo no processo de busca pelo sucesso, pois organizações são feitas de pessoas. Segundo o especialista, em alguns casos, o sonho que está na cabeça do dono ou do gestor, não é compartilhado, nem tão pouco construído com os demais funcionários da organização. “Os pontos de partida para estar no rol do grupo dos 10% são desenhar uma estratégia realista e diferenciada para a organização, e comunicar de forma muito clara e frequente aos colaboradores”, explica.
Classificada como uma forte tendência no mundo dos negócios, a contratação de consultorias tem papel fundamental no suporte às empresas que desejam alcançar resultados acima da média, pois  ajudam na elaboração de objetivos, metas, estratégias, indicadores de performance, entre outras informações indispensáveis para a alavancagem de uma organização. “Quando a empresa possui uma estratégia bem clara de onde quer jogar, como ela irá vencer e quais são as competências necessárias, fica mais fácil desenvolver um plano de ação para uma execução disciplinada, que contará com um time comprometido”, diz Zanotto.
Especialista em consultoria há 17 anos, Zanotto acentua que olhar apenas os números do negócio não basta, apesar de ser fundamental, e sinaliza alguns pontos que precisam ser mapeados e analisados constantemente pelos proprietários ou gestores. “As metas da empresa devem estar claras, é necessário ter um plano de ação para o desdobramento de metas, estar próximo do cliente e ouvir as suas dores, além de resolver realmente os problemas deles, é despertar a necessidade de aquisição dos produtos e /ou serviços que a empresa oferece”, explica.
O especialista cita algumas políticas internas eficazes necessárias, relacionadas aos colaboradores, que colaboram para que a empresa alcance lucro econômico:
Política de capacitação de funcionários é fundamental e contribui de forma exponencial na busca pelo lucro econômico.
Política de atração de talentos necessário para que os melhores talentos olhem e desejem a sua marca.
Política de benefícios deve ser estruturada não de forma padrão, ou seja, os mesmo benefícios para todos. O dono ou o gestor, precisa conhecer muito bem seus colaboradores. O que o motiva? Que tipo de benefícios o atrai? Em que momento de vida este colaborador se encontra e como ele gostaria de ser recompensado por seus resultados?
Políticas de redução de custos também são importantes e precisam estar bem claras a todos. Recompensar os colaboradores por metas de redução de custos irá motivá-los a ficarem atentos quanto aos custos das áreas e o impacto disso no todo da empresa.

Geral: O risco da gordura abdominal nas mulheres



Mulheres devem manter um percentual de gordura fisiológico aproximado de 18 a 28% 


*Dr J Bussade

A gordura abdominal localizada nas mulheres pode conferir um risco três vezes maior para doenças cardíacas, em comparação com o acúmulo de gordura corporal nos glúteos. Os riscos para a saúde associados com a adiposidade abdominal subcutânea e visceral são inúmeros e incluem: Aumento dos marcadores inflamatórios, dislipidemia (alterações do colesterol e triglicérides), resistência insulínica, que pode levar à obesidade e esteatose
hepática.

De fato, estes dados sugerem que a adiposidade abdominal pode estar associada à uma reduzida secreção do GH (Hormônio do Crescimento) em mulheres saudáveis, mesmo na ausência de sobrepeso ou obesidade, e que a diminuição da secreção do GH pode estar associada com o aumento dos marcadores de risco cardiovascular.

O acompanhamento da composição corporal é importante para a prevenção das doenças crônicas, cardiovasculares e das alterações endócrinas. A análise da composição corporal pode ser feita por um profissional da área da saúde através da Bioimpedância.

Mulheres devem manter um percentual de gordura fisiológico aproximado de 18 a 28% e nos homens de 10 a 20% (em ambos os sexos pode variar com a idade do indivíduo).
A importância da análise da massa muscular esquelética deve ser aqui ressaltada, devendo estar nos limites da normalidade, evitando assim um quadro de sarcopenia ou perda  e massa muscular, que normalmente acomete os indivíduos com mais de 50 anos.

*Dr J Bussade, Médico Cirurgião, Nutrólogo e Pioneiro Mundial da Prática Estética Ortomolecular.

Veículos: Antônio Fraga é reeleito na Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva


Chapa Continuidade segue na gestão da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, com objetivo de renovar e promover ações no biênio 2019/2020


Redação/Hourpress

Com votação unânime dos associados, o jornalista Antônio Fraga, no comando da Chapa Continuidade, foi reeleito presidente da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) para o biênio 2019/2020. “Vamos dar continuidade a esse trabalho, contando ainda com o apoio de colegas assessores, executivos públicos e da indústria de uma maneira geral”, disse o presidente reeleito.

Fraga é um dos idealizadores da entidade, que completou 20 anos em 2018, e tem como objetivo dar sequência nos trabalhos iniciados em 2017, que visam organizar, coordenar e fortalecer as ações da entidade e de seus membros jornalistas de todo o Brasil.

Para que esse projeto seja alcançado com sucesso, Fraga vai continuar mantendo contatos com os associados para que a harmonia continue na Abiauto. O presidente e sua diretoria trabalharão mantendo sempre em vista o cumprimento do estatuto da associação, e com a participação efetiva de seus jornalistas associados.

Chapa Continuidade
Presidente – Antonio Fraga
Vice-presidente – Carolina Vilanova
Secretário – Evandro Magnussen Filho
2º Secretário – Marcondes Viana
Tesoureiro – Francisco Lelis
2º Tesoureiro -  Tarcisio Dias
Conselheiros – Norton Ferreira, Paulo Brandão e Paulo Cruz.
Comissão – Rosemilton Silva, Alexandre Akashi e Eduardo Abbas.

Variedades: Saxofonista Derico toca na inauguração da nova loja conceito da Chocolateria Brasileira, em São Paulo





Show do saxofonista, ex-integrante do sexteto do Programa do Jô, acontece a partir das 13h em frente a mais nova unidade da marca de chocolates finos, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo

REDAÇÃO/HOURPRESS
Amanhã (17), a partir das 13h, o ex-integrante do Programa do Jô, o saxofonista Derico Sciotti fará uma apresentação gratuita em frente a loja conceito da Chocolateria Brasileira, rede de franquias de chocolates finos, comandada pelo chocolatier Christian Neugebauer, no Shopping Vila Olímpia, Zona Sul da capital paulista. O músico tocará clássicos da MPB, Bossa Nova, Jazz, entre outros.
A rede que une qualidade e sabor, leva para aos consumidores uma deliciosa experiência gastronômica, oferecendo as melhores espécies de cacau aliadas aos diferentes recheios, coberturas e confeitos, como trufas e barrinhas de chocolate e também opções para presentear, como as caixa de chocolates Rosas ao Leite ou o Coração Trufado, ideais para o Dia das Mães. Com mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, a Chocolateria Brasileira pretende chegar a 60 lojas até o final de 2019, entre próprias e franqueadas.
 Serviço:
Show gratuito de Derico na Chocolateria Brasileira
Quando: 17 de Abril de 2019 às 13h
Endereço: Shopping Vila Olímpia,  Rua das Olimpíadas, 360 - Lojas 306/307 - 2º piso
Telefone: (11) 3845-8099
SOBRE A CHOCOLATERIA BRASILEIRA
Unindo qualidade e sabor, a Chocolateria Brasileira traz ao mercado nacional produtos finos e desenvolvidos com matéria prima de primeira linha. No cardápio, barras, trufas e bombons, embalados individualmente ou em kits, se unem ao aroma do delicioso café, capaz de arrancar suspiro do mais distraído consumidor. No mercado desde 2015, a rede é hoje comandada por Christian Neugebauer, herdeiro de uma família que há mais de 100 anos atua no segmento de confeitaria e chocolates. Recentemente formatado no modelo de franquias, possui mais de 30 unidades distribuídas no Brasil, em formatos de loja e quiosques. Mais informações: www.chocolateriabrasileira.com.br