Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 25 de março de 2021

Chumbo quente: #Covid-19 mata mais de 300 mil no Brasil

 

Profissionais de saúde estão esgotados, muitos sem equipamentos de trabalho

A média de óbito ultrapassa mais de 2 mil vítimas por dia

Luís Alberto Alves/Hourpress

Mais de 300 mil famílias choram os seus mortos nestes 13 meses de pandemia no #Brasil. A #covid-19 não escolheu vítima. Levou embora, profissionais de saúde, policiais, artistas, cantores, políticos, trabalhadores de diversos segmentos industrial, comercial, financeiro. Não poupou cor, sexo, idade ou posição social. Simplesmente matou!

Os hospitais de várias regiões do País estão superlotados. Não há mais lugar para internar paciente.#UTI (Unidade de Terapia Intensiva) virou artigo raro. Quem depende de locais públicos ou privados para tentar driblar a morte, pela infecção que ataca os pulmões e tira a vida por asfixia, não encontra saída.

A situação é tão grave que a associação de classe representante dos fabricantes de urnas funerárias alertou na semana passada que o #Brasil corre o sério risco de não ter caixões para sepultamento! Algo inédito nesta nação.

Caminhão

 A média de óbito ultrapassa mais de 2 mil vítimas por dia. Neste momento em que escrevo este artigo, início da noite de quinta-feira (25), o placar da morte  marca 303.462 vidas que deixaram de existir. De ontem para hoje já partiram para o além 3.462 pessoas!

Atualmente qualquer habitante deste país, parecido com um caminhão sem freios na descida, conhece alguém que perdeu familiar, parente, amigo, colega de trabalho para a #covid-19. O difícil é encontrar brasileiros que desconheça esta trágica situação.

Para você que mora no Exterior, infelizmente esses números não sensibilizam o presidente #Bolsonaro. Para ele, tudo isto não passa de invenção da imprensa que planeja a sua saída do poder. É como se fosse uma pessoa que joga gasolina no fogo, em vez da água da serenidade. Infelizmente logo chegaremos a meio-milhão de mortos. Torça para que nenhum familiar esteja nesta trágica estatística.

 

 

 

 

 

Geral: Confira o funcionamento dos serviços estaduais durante os feriados antecipados em São Paulo

 

Na capital, hospitais, ambulatórios e farmácias de alto custo funcionarão normalmente; postos do Poupatempo seguem fechados


Redação/Hourpress


Arquivo

Em razão da antecipação de cinco feriados municipais de 2021 e 2022, com início nesta sexta-feira, 26 de março, até o dia 4 de abril, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados entre estas datas.

Vale lembrar que o Estado está na Fase Emergencial do Plano SP até o dia 30 de março, medida de combate à Covid-19 para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus e conter a sobrecarga em hospitais do território paulista.

Neste período, o Governo de SP determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Há proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

Saúde mantém serviços estaduais abertos na capital

A Secretaria de Estado da Saúde manterá abertos os seus serviços estaduais localizados na capital, durante os feriados antecipados pela Prefeitura de São Paulo para o período de 26 a 4 de abril.

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos. O mesmo ocorrerá nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), no Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, também manterão o atendimento dentro do expediente rotineira durante o período. As únicas exceções serão as unidades farmacêuticas Dose Certa, que não terão atividades nestas datas.

A dinâmica de funcionamento dos postos de doação da Fundação Pró-Sangue pode ser conferida no site da instituição: www.prosangue.sp.gov.br.

Sabesp

A Sabesp informa que os postos de atendimento da Companhia nas unidades do Poupatempo estão temporariamente fechados durante a fase vermelha do Plano SP, em todo o estado. A medida está em vigor desde o último dia 6 de março.

Por conta da pandemia, a Sabesp pede aos cidadãos que utilizem os canais digitais de atendimento. A Companhia disponibiliza a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e o aplicativo Sabesp Mobile para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Outra opção é a Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 e 0800 011 9911 (Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina) e 0800 055 0195 (para demais cidades do interior e litoral).

Educação

A Secretaria de Estado da Educação informa que a rede estadual de ensino antecipou seus recessos escolares até 28 de março. Entre os dias 29 de março e 1º de abril, para os municípios em que foram decretados feriados, não haverá aulas.

No entanto, o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP) vai manter aulas inéditas, com revisão das habilidades trabalhadas no primeiro bimestre letivo, para os municípios onde não há feriado. A Pasta ressalta que nenhum aluno será prejudicado, pois as aulas ficarão no Repositório, disponível no aplicativo com dados patrocinados.

Detran

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar a qualquer momento mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

O Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

As seis unidades do Detran.SP na capital, localizadas dentro dos postos do Poupatempo, permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo. A medida é necessária devido à adoção de ações mais restritivas tomadas pelo Governo de São Paulo para evitar novos casos de contaminação pelo coronavírus. A entrega ou retirada emergencial de qualquer documento está sujeita ao calendário de funcionamento do Poupatempo.

Poupatempo

Os 82 postos do Poupatempo em todo o Estado permanecerão fechados enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo.

Nos canais digitais, por meio do portal – www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital, estão mantidos os atendimentos online. Hoje o cidadão conta com 130 tipos de serviços, incluindo os do Detran.SP, como segunda via e renovação da CNH, transferência de veículo, transferência, licenciamento, consulta de IPVA, atestado de antecedentes criminais, seguro-desemprego, carteira de trabalho, serviços da Sabesp, CDHU, educação, saúde, entre outros.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Poupatempo, bem como dos serviços oferecidos, basta acessar o canal Fale Conosco, no site e app, que também continuará funcionando normalmente.

Fazenda

Somente os postos da Fazenda na capital e no ABC paulista fecharão no período de 26 de março a 4 de abril. As unidades do interior permanecem com atendimento normal.

PAT e Banco do Povo

Unidades estarão fechadas no período de 26 de março a 4 de abril.

JUCESP

Mesmo com o feriado prolongado na capital paulista e algumas cidades do estado, os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: www.institucional.jucesp.sp.org.br e Integrador Estadual (vreredesim.sp.gov.br/home).

As cidades que não decretarem feriados antecipados como medida preventiva no combate ao coronavírus manterão os Escritórios Regionais e Postos de Serviços funcionando normalmente com atendimento via delivery e postal.

Geral: Polícia Federal apura falsa oferta de vacinas contra covid-19

 

Consórcio ofereceu 200 milhões de doses ao Ministério da Saúde

Agência Brasil 

Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (25) uma operação para investigar um grupo suspeito de negociar uma falsa oferta de doses de vacinas contra a covid-19 ao Ministério da Saúde. 

Segundo a PF, a investigação, batizada de Taipan, apurou que foram oferecidos ao ministério e também a outros gestores públicos 200 milhões de doses em nome de um grande consórcio farmacêutico.

A polícia cumpre sete mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal.

“As investigações, iniciadas a partir de notícia encaminhada à PF pelo próprio Ministério da Saúde, apontam que ao menos dois indivíduos, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas afirmando terem exclusividade para a comercialização do lote de vacinas”, informou a Polícia Federal.

Pela falsa oferta de vacinas, os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato em face de entidade pública, associação criminosa, falsificação de documento particular (art. 298, CPB) e falsificação de produto destinado a fins medicinais.

Geral: Homicídios aumentam em São Paulo no mês de fevereiro

 

Casos de estupro registram alta de 11,1% no estado


Agência Brasil 

Arquivo

Em fevereiro, os homicídios dolosos ou intencionais aumentaram 8,1% no estado de São Paulo em comparação ao mesmo período do ano passado, subindo de 210 para 227 ocorrências. Já o número de vítimas desse tipo de crime [uma mesma ocorrência pode terminar com mais de uma vítima] subiu 9,6% na mesma comparação, passando de 218 vítimas para 239.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os casos de estupro também aumentaram no estado. O indicador subiu 11,1% em relação ao de fevereiro do ano passado, com um total de 983 notificações, ante 885 registradas em 2020.

Os demais indicadores registraram queda no estado. No caso de latrocínio [roubo seguido de morte], as ocorrências caíram de 22 para 12 casos. O número de vítimas desse tipo de crime também diminuiu, passando de 24 para 12.

Os furtos em geral caíram 25,7% em fevereiro de 2021, na comparação com igual mês de 2020. O número passou de 47.015 para 34.933 – uma diferença de 12.082 boletins. De acordo com a secretaria, o número é o menor desde 2001.

A tendência de queda se estendeu para os roubos em geral. O indicador caiu 20,2%, passando de 23.708 para 18.925 ocorrências.

Artigo: Mulheres têm mais chances que os homens de desenvolverem transtornos mentais

Sociedade moderna e educação patriarcal comprometem a saúde mental feminina


Redação/Hourpress

Arquivo
Estudos comprovam e apontam que as mulheres têm mais chances que os homens de desenvolverem transtornos mentais - principalmente depressão e ansiedade - e, na adolescência, é muito comum que elas sofram, por exemplo, com os transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.

Alguns fatores podem explicar essa predisposição maior do público feminino para o surgimento de algumas condições psiquiátricas e eles envolvem aspectos histórico-sociais, biológicos e a vida moderna.

Entre os fatores biológicos está a flutuação hormonal, que toda mulher enfrenta durante a vida, sobretudo no período da TPM (Tensão Pré-Menstrual), quando muitas apresentam uma importante instabilidade emocional, que pode aparecer também no pós-parto, com risco para o surgimento do quadro depressivo, e na entrada à menopausa, que afeta a saúde mental feminina.

Dentre os aspectos histórico-sociais podemos citar a educação patriarcal das crianças, que incentiva, desde cedo, a menina a ser mãe, a cuidar da casa, a vivenciar as questões emocionais, enquanto os meninos crescem com o clássico "homem não chora", "homem tem que ser forte".

Outro fator é a sobrecarga da vida contemporânea. Hoje, apesar de vivermos em uma sociedade moderna na qual a mulher trabalha fora e tem sua independência financeira, ainda é muito internalizada a questão da maternidade e do sentimento feminino de cuidar do outro.

Então, em muitos casos, a mulher ainda acredita que ela precisa se casar, ser mãe, estar atenta às tarefas domésticas, ao marido, aos filhos, trabalhar fora, e dar conta disso tudo sozinha, o que é impossível. E isso pode resultar em um acúmulo muito grande de frustrações, de sentimento de culpa, por se achar insuficiente, além da forte exaustão emocional e física ocasionada por essa pressão social intensa.

As mulheres ainda exercem cargos inferiores e ganham menos que os homens, apesar da cobrança ser a mesma. No ambiente de trabalho, elas sofrem pressões psicológicas e lutam de maneira desigual para mostrar seu desempenho, porque persiste, infelizmente, a crença de que o homem tem uma eficácia maior do que a mulher.

A psicóloga da Clínica Maia, Dolores Pinheiro Fernandez, acredita que os papeis que a sociedade espera que uma mulher desempenhe - mãe, dona de casa, profissional competente que também tem que complementar a renda familiar, mulher magra, sempre realizada, bem vestida - são irreais.

Para reverter esta situação, Dolores acredita que a conscientização é um caminho para que as mulheres tenham mais qualidade de vida. "A primeira questão é que precisamos mostrar às mulheres que elas não vão dar conta de todas as funções que a sociedade espera que ela desempenhe. A sociedade precisa entender que as tarefas dentro de casa têm que ser divididas: a educação dos filhos, o preparo dos alimentos e a organização do lar não podem ficar somente na mão da mulher. E o mais importante, ela precisa ter um tempo de lazer só para ela".

A especialista alerta que é preciso ter atenção aos sinais de tristeza, fadiga, enxaqueca, mudanças no hábito alimentar, e buscar o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, quando necessário.

"O que eu digo muito para minhas pacientes é que a sobrecarga é grande e está tudo bem não dar conta de tudo. É preciso aceitar a nossa realidade e perceber quem nós realmente somos, e não o que a sociedade espera. Procure ajuda, se preciso, busque qualidade de vida, tenha momentos de lazer, de relaxamento, momentos para você, mulher", finalizou a psicóloga.

Saúde: Espírito Santo endurece medidas contra a covid-19

 

Algumas atividades essenciais serão suspensas no domingo


Agência Brasil 


Jordan_Andrade_-_ceturbes.

Uma semana após suspender, por 14 dias, o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Espírito Santo, o governo capixaba anunciou, hoje (25), medidas ainda mais rigorosas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e o consequente aumento do número de casos da covid-19.

Ao detalhar as novas restrições, o governador Renato Casagrande afirmou que a quarentena em vigor há oito dias já resultou em “avanços” no enfrentamento à doença, mas que a situação ainda é preocupante, pois a ocupação média dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) destinados ao atendimento de pacientes com a doença se manteve acima dos 90%, apesar da abertura de novas vagas. Além disso, de acordo com o governador, em 1º de março, havia 525 pessoas internadas em vagas de UTIs de hospitais públicos. Ontem (24), este número já chegava a 750 pacientes.

“É preciso reconhecer que necessitamos avançar mais. É importante tomarmos medidas para reduzirmos as interações e melhorarmos os indicadores [epidemiológicos]”, declarou Casagrande, em vídeo divulgado pelas redes sociais. “Temos conseguido nos manter um passo à frente da doença, mas ela está mordendo nossos calcanhares. E se mantivermos o ritmo atual, daqui a pouco poderemos não ter leitos para todas as pessoas”, acrescentou o governador, destacando que a média do número de mortos continua aumentando no estado.

As medidas anunciadas esta tarde incluem a ampliação, até o Domingo de Páscoa (4), do prazo de vigência da maioria das medidas que estão em vigor desde o início da quarentena, que terminaria na próxima quarta-feira (31). Além disso, algumas das atividades que hoje estão funcionando por serem consideradas essenciais, serão proibidas a partir do próximo domingo, nas 78 cidades capixabas. É o caso, por exemplo, do comércio atacadista; lotéricas; lojas de material de construção; casas de autopeças e oficinas de recuperação de veículos. As agências bancárias só poderão atender presencialmente aos beneficiários de programas de auxílio financeiro, sejam federais ou estaduais.

O transporte coletivo público será suspenso também por uma semana, do próximo domingo (28) até o dia 4 de abril. Durante estes oito dias, serão interrompidas as viagens municipais, intermunicipais e interestaduais, incluindo o Sistema Transcol. A medida, no entanto, não afeta o transporte de cargas. E o governo estadual promete organizar, em parceria com prefeituras, o transporte para os trabalhadores do sistema público de Saúde que não tiverem como se deslocar por outros meios – da mesma forma, os estabelecimentos privados de Saúde e as empresas essenciais (supermercados; farmácias; postos de gasolina) deverão oferecer alternativas aos seus funcionários.

“Cada atividade se organizará para transportar seus trabalhadores”, disse o governador, destacando a necessidade de tentar impedir a costumeira aglomeração no transporte público. No mesmo período, também será suspenso o atendimento ambulatorial especializado na rede pública, cujas unidades básicas de saúde seguirão atendendo às demais situações.

O decreto estadual com o detalhamento das restrições deve ser publicado no Diário Oficial do estado desta sexta-feira (26). Ainda durante o anúncio desta tarde, Casagrande antecipou que, a partir do próximo dia 15, o estado começará a vacinar os profissionais da Segurança Pública e da Educação de acordo com critérios que ainda serão anunciados.

“Sabemos que é preciso conciliar as atividades econômicas com a preservação da vida, que é a prioridade. Estamos buscando esta conciliação, pois as pessoas precisam ter suas atividades econômicas para poderem se sustentar, sustentar a suas famílias, mas numa hora como esta, na qual o país está perdendo mais de 3 mil pessoas por dia, em que a vacina não chega na quantidade que precisávamos, não temos que ter dúvida, temos que tomar as medidas adequadas”, justificou o governador.

Saúde: Prefeitura de SP anuncia a instalação de 19 miniusinas de oxigênio

Primeiras unidades serão entregues no dia 15 de abril


Agência Brasil

Arquivo

A prefeitura de São Paulo anunciou hoje (25) a instalação de 19 miniusinas de oxigênio para abastecer as unidades de saúde do município. Em um primeiro momento, ficam prontas sete usinas que serão entregues em 15 de abril, as outras 12, no dia 30 de abril. As miniusinas serão permanentes e ajudarão a cidade garantir o abastecimento e a reduzir o custeio do insumo em três anos. O investimento será de R$ 9,536 milhões.

“Essas miniusinas são fundamentais para viabilizar a instalação e a segurança de 596 leitos de enfermaria e 211 leitos de UTI em hospitais municipais, hospitais dia e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A capacidade de produção máxima de oxigênio em cada uma delas é de 9 mil metros cúbicos por dia, o que significa 900 cilindros por dia", explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A prefeitura anunciou também a entrega de mais 60 leitos de UTI e 180 leitos de enfermaria referendados para o tratamento da covid-19, e 55 leitos para tratamento de outras enfermidades, todos em parceria com empresas privadas.

O setor privado também está colaborando com o envasamento de 400 cilindros de oxigênio, utilizados no atendimento inicial de pacientes com a covid-19.

Vacinação

O secretário anunciou a antecipação para amanhã (25) da vacinação para a faixa etária de 69 a 71 anos. A estimativa é a de vacinar 245.300 idosos, nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos 19 drive-thrus espalhados pela cidade, nos 17 Serviços de Assistência Especializada (SAEs) e nos três centros-escolas. 

No ato da vacina, basta o idoso apresentar o documento de identificação com data de nascimento e CPF. A recomendação é a de preencher o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para a imunização.

Auxílio emergencial 

A prefeitura também começou hoje a fazer o pagamento do Renda Básica Emergencial para 1,287 milhões de pessoas na capital paulista. O pagamento será feito em três parcelas, para 480.177 mil famílias cadastradas no Bolsa Família e que já receberam o auxílio no ano passado. 

Trabalhadores ambulantes que não estejam cadastrados no programa, mas que preencham os critérios do Bolsa Família, tenham TPU (Termo de Permissão de Uso) vigente ou estejam inscritos no programa Tô Legal, de regularização das atividades dos ambulantes, também terão direito a receber. 

"Hoje recebem as pessoas com final de Número de Identificação Social 1 e 2, amanhã, com 3 e 4; segunda-feira, 5 e 6; terça, 7 e 8 e quarta, 9 e 0. A Caixa Econômica manterá 133 agências abertas nesses dias apenas para atender as pessoas que recebem o pagamento. Pedimos que as pessoas utilizem os canais digitais do banco para acessar o valor e não se aglomerem nas agências", ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Berenice Gianella.

Feriados

O prefeito Bruno Covas pediu a colaboração dos moradores da capital paulista para o mega feriado que começa amanhã (26) na cidade. Cinco feriados municipais – dois deste ano e três de 2022 – serão antecipados a partir desta sexta-feira e serão encerrados no domingo (4), incluindo a sexta-feira Santa e a Páscoa. No total, serão 10 dias consecutivos.

"Gostaria de fazer um apelo. Amanhã nós começamos o período de mega feriado na cidade de São Paulo. Não é um período para festejar, viajar, aglomerar, muito pelo contrário. Nós sabemos e agradecemos o esforço que a população fez ao longo do último ano, mas é preciso parar para que possamos conter essas altas curvas de contaminação e de ocupação de leitos e óbitos no município. É um momento de fazer nossa reverência a essas 300 mil pessoas que morreram no Brasil com nosso gesto de colaboração", disse.

Saúde: Covid-19: SP ultrapassa marca de 5 milhões de doses de vacinas aplicadas

 

Mais de 1,2 milhão de pessoas já têm esquema vacinal completo no Estado

Redação/Hourpress

Arquivo

O Estado de São Paulo ultrapassou nesta quarta-feira (24) a marca de 5 milhões de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas na população.

Até às 13h55 de hoje, já foram aplicadas 5.009.522 doses, sendo 3.730.091 de primeira dose e 1.279.431 da segunda, número que equivale ao total de pessoas já têm esquema vacinal completo.

Os dados são do Vacinômetro, ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado (confira em www.saopaulo.sp.gov.br).

Hoje (24), o Governo de SP anunciou o calendário de imunização de profissionais de Educação e Segurança, que poderão receber vacinas a partir de abril, e a antecipação do início para 26 de março para o público de 69 a 71 anos.

O Estado divulga com transparência as estatísticas da campanha de imunização no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. O Vacinômetro aponta, em tempo real, quantas pessoas já receberam a primeira e a segunda dose da vacina, inclusive com dados individualizados para cidade cada cidade. Além disso, a ferramenta também disponibiliza o quantitativo de doses enviadas aos municípios.

Túnel do Tempo: Nascia a estrela do Soul Aretha Franklin

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 25 de março de 1942 nascia  a rainha do soul, Aretha Franklin. A cantora americana ficou famosa por sucessos como "Respect" e "A Natural Woman". Ela morreu em 2018, aos 76 anos, vítima de câncer.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Neves de Carvalho

 


Luís Alberto Alves/Hourpress

Luiz Antonio Neves de Carvalho nasceu na cidade do Porto (Portugal)  Veio ao Brasil como oficial do exército português. Serviu no exército de Santos como secretário do capitão general Antonio José da Franca e Horta, foi reformado em 1822, no posto de coronel.

 Proclamada a Independência, prestou seu apoio sendo o primeiro vice-presidente da Província de São Paulo, cujo cargo serviu duas vezes: de 22 de abril a 22 de setembro de 1826, e de 5 de abril a 19 de setembro de 1827. A Rua Neves de Carvalho (foto) fica no bairro do Bom Retiro (Centro).