Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Variedades: Jupiter & Okwess mostra impactos da colonização no videoclipe "You Sold Me A Dream"

 



A faixa sucede o recente lançamento do EP Bolingo e ambos estarão no próximo disco do grupo congolês, Na Kozonga

Redação/Hourpress

“You Sold Me a Dream” é o grito de desilusão ecoado pelos povos de países em desenvolvimento ao enfrentar o impacto que a colonização teve em suas terras. Jupiter & Okwess, originário da República do Congo, se conecta à América Latina para expressar tal desencanto nesta energética faixa, unindo vozes com a cantora chilena Ana Tijoux. Após lançar o EP Bolingo (ouça aqui), em dezembro de 2020, cujo single de mesmo nome trazia a voz do brasileiro Rogê, a banda dá mais um passo em direção ao disco Na Kozonga (previsto para abril), que sintetiza o poderoso ritmo congolês. O trabalho apresentará colaborações latino-americanas, como a do rapper brasileiro Marcelo D2. “You Sold Me A Dream” acompanha um videoclipe gravado na Cidade do México e chega ao público hoje, dia 29 de janeiro (assista aqui

Fundindo o lingala – idioma materno da República do Congo – ao espanhol, Jupiter Bokondji e Ana Tijoux  ecoam um hino de resistência contra o racismo e a dominação colonial. A canção retrata a dualidade do mundo, confrontando a riqueza da sociedade ocidental com a miséria dos países devastados pela colonização. 

As sonoridades eletrônicas colidem com baterias orgânicas e guitarras em grooves sincopados, contornando a trilha sonora para a veemência da letra. "De Pie!" (De pé!) instrui a cantora chilena, enquanto o artista congolês troveja em alto e bom som: “You Sold Me a Dream” (Você me vendeu um sonho).

O registro audiovisual teve como cenário as ruas da Cidade do México, onde a banda transita por entre a prosperidade do distrito comercial e a miséria dos arredores da região. Freneticamente, os dois artistas dançam, imersos na escuridão e penetrados por alguns neons coloridos. 

“You Sold Me a Dream” é o quinto extrato do próximo álbum Na Kozonga, que chega em abril com Mario Caldato Jr assinando a produção, ele que já trabalhou com nomes como Beastie Boys, Seu Jorge e Marcelo D2. O pre-order do álbum completo já está disponível (confira aqui).