Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Túnel do Tempo: Morte de Aldo Moro



Luís Alberto Alves

Brigadas: Em 9 de maio de 1978, o corpo de Aldo Moro, líder democrata-cristão sequestrado em março pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado num automóvel no centro de Roma.

Radiografia de Sampa: Rua Martins Fontes


Luís Alberto Alves

O Médico e poeta José Martins Fontes, nasceu em Santos - São Paulo, em 23 de junho de 1884. Formado pela faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, exerceu a função de médico do serviço sanitário de Santos e clinicou em sua terra natal, atendia com carinho as classes pobres, recomendava a bondade como forma nas relações profissionais e sociais. 

Publicou numerosos livros, dentre os quais menciona-se; Verão, As Cidades Eternas, Sombra, Silêncio e Sonho, Sol das Almas, O Mar, a Terra e o Céu. Recebeu condecorações da Espanha e da Inglaterra, foi membro da academia Brasileira de Letras. Faleceu em Santos em 25 de junho de 1937. Logradouro oficializado através do Decreto - Lei nº 153, de 26 de maio de 1942. Nome anterior: prolongamento da Rua Augusta (ATO nº 1.552, de 13 de março de 1939).

Geral: Justiça determina arresto de R$ 1,5 bi do governo do Rio para pagar servidores



  • Rio de Janeiro
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil
A Justiça determinou o arresto de R$ 1,5 bilhão das contas do governo do estado do Rio para garantir o pagamento da folha de abril do funcionalismo. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 8ª Vara de Fazenda Pública. A informação foi divulgada pela assessoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

De acordo com a nota, a ação civil pública foi ajuizada pela Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado do Rio de Janeiro (Fasp), exigindo que o estado do Rio cumpra o calendário regular de pagamento até o segundo ou terceiro dia útil do mês para ativos e inativos e até o último dia do mês para pensionistas. O juiz destacou que a medida foi necessária para respeitar o direito dos servidores e pensionistas.

“Tal medida se faz extremamente necessária para salvaguardar o direito dos servidores públicos, ativos e inativos, e pensionistas do estado do Rio de Janeiro, pois a data fixada por este juízo já restou ultrapassada em quatro dias úteis, na data de hoje, e o estado, mais uma vez, não obedeceu a decisão judicial, não restando outra alternativa que não o arresto dos valores indicados”, justificou o magistrado.

Se o saldo encontrado no Bradesco, que abriga as contas do Tesouro Estadual, não for suficiente, o arresto deverá recair nas demais contas existentes no Bradesco e demais bancos.

O magistrado informou que os oficiais de Justiça designados para cumprimento da decisão devem efetuar o arresto diário das contas do estado e que podem requisitar força policial caso necessário.


Política: Dilma pede cautela ao tomar conhecimento de suspensão do impeachment



  • Brasília
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Ao saber da suspensão do processo de impeachment durante cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff pediu cautela aos aliados por não saber as consequências da medida.

“Eu soube agora, da mesma forma que vocês souberam, apareceu nos celulares, que o recurso foi aceito e que, portanto, o processo está suspenso. Eu não tenho essa informação oficial. Estou falando aqui porque eu não podia, de maneira alguma, fingir que não estava sabendo da mesma coisa que vocês estão. Não sei as consequências. Por favor, tenham cautela. Nós vivemos uma conjuntura de manhas e artimanhas. Temos de continuar percebendo o que está em curso. Só vamos entender o que está em curso se percebermos que é difícil e que temos de compreender a situação para poder lutar”, afirmou Dilma.

Mais cedo, o presidente interino da Câmara dos Deputados, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou as sessões dos dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele acatou pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Com a aprovação na Câmara, o processo seguiu para o Senado. Waldir Maranhão já solicitou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a devolução dos autos do processo. O presidente interino da Câmara determinou nova sessão para votação do processo de impeachment na Casa, a contar de cinco sessões a partir de hoje (9).

Dilma, ministros e parlamentares aliados souberam da decisão de Waldir Maranhão durante a cerimônia de anúncio de criação de cinco universidades federais, no Palácio do Planalto.
A plateia, formada por educadores e estudantes, começou a entoar palavras de ordem quando soube da decisão: “Não vai ter golpe, vai ter luta”, “Ocupa e resiste”, “Golpistas, fascistas não passarão”, Fica, querida”.

Dilma ressaltou que ainda há pela frente “uma disputa dura e cheia de dificuldades” contra oimpeachment. “Peço aos senhores parlamentares e a todos nós uma certa tranquilidade para lidar com tudo isso. Vai ter muita luta e muita disputa. A minha disposição de lutar até o fim passa por ter clareza. Agora mais do que nunca, nós precisamos defender a democracia, lutar contra o golpe, contra todo esse processo extremamente irregular que foi o meu golpe. Vamos sempre resistir pela democracia, ter uma pauta clara de luta e confiar na força de todos nós juntos”, afirmou.

Política: OAB vai ao STF contra a decisão de Waldir Maranhão, diz Claudio Lamachia



  • Brasília
Da Agência Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil informou hoje (9) que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal da decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular as sessões da Câmara que aprovaram a admissibilidade do processo deimpeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O presidente da entidade, Claudio Lamachia, disse que  “a OAB não aceita que, neste momento em que a sociedade brasileira espera que a crise seja superada, com respeito à Constituição Federal, coloque-se em prática um vale-tudo à margem da Carta”.

"A OAB vê com extrema preocupação a decisão tomada pelo presidente interino da Câmara. Esse tipo de ação atende a interesses momentâneos de alguns grupos políticos, mas ignora as decisões legítimas já tomadas. O Brasil está na UTI política, vivendo o ápice de uma crise ética e institucional. A OAB não aceita que, neste momento em que a sociedade brasileira espera que a crise seja superada com respeito a Constituição Federal, coloque-se em prática um vale-tudo à margem da Carta", afirmou Lamachia.

Política: Renan vai rejeitar decisão sobre impeachment na Câmara, diz Randolfe



  • Brasília
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está convencido de que a decisão do presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão que autorizou a continuação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é "ilegal" e "intempestiva".
A informação é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que afirmou, ao deixar a residencia oficial do Senado, que Renan promoverá, às 16h, a leitura em plenário do parecer do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), favorável à admissibilidade do impedimento da presidenta da República.

"A tendência da decisão dele é nesse sentido. Houve um apelo dos senadores do PT e do PCdoB, mas o presidente reafirmou estar convencido de que a decisão de Waldir Maranhão foi ilegal e intempestiva". Raldofe disse ainda que, durante a reunião de líderes, alguns senadores sugeriram que Renan aguardasse um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

 "Entretanto, ele acha que não devemos judicializar ainda mais essa questão. Está na hora de ação política e de tomar uma decisão, "acrescentou o senador do Amapá.

Antes de anunciar sua decisão aos líderes, Renan se reuniu, na residência oficial com lideranças do PT, do PCdoB e da oposição para discutir a decisão do presidente da Câmara.
A leitura do parecer no plenário da Casa está confimada para as 16h de hoje (9) e abrirá prazo de 48 horas para a sessão de votação do relatório. Se for aprovado, a presidenta será imeadiatamente afastada do cargo.

Política: Projeto define novas regras para escolher relator no Conselho de Ética


Luís Alberto Alves

Texto define o momento certo em que o parlamentar será considerado impedido de relatar um caso e o prazo para que seja aventada sua impossibilidade. Objetivo é tornar processo mais transparente, ao evitar debates e dúvidas que adiem os trabalhos
A Câmara dos Deputados analisa uma proposta que define novas regras para a escolha de relatores no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
O Projeto de Resolução 122/16, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), determina que o relator a ser escolhido pelo presidente do conselho não poderá pertencer ao mesmo partido ou bloco do deputado representado nem ao mesmo partido político que apresentar a representação, no momento da instauração do processo.
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Sergio Vidigal
Vidigal: a precisão legal é imprescindível para viabilizar os anseios da população que exige uma política mais transparente e menos corrupta
Atualmente, o Código de Ética e Decoro Parlamentar já prevê esses impedimentos, mas não estabelece que eles devem ser observados no momento da instauração do processo.
“Ficará evidente a partir de quando tal determinação entra em vigor, o que evitará demora dos trabalhos, em razão de apresentação de questões de ordem, discussões e debates pertinentes ao tema”, justifica Sergio Vidigal.
Segundo o parlamentar, sua proposta trará mais imparcialidade e isenção aos trabalhos de apuração de conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar.
Prazo
Ainda conforme a proposta de Sergio Vidigal, o impedimento do relator deverá ser suscitado em até 15 dias úteis após a instauração do processo, que é o prazo para que o Conselho de Ética providencie as diligências necessárias ao caso. Nesse caso, um novo relator deverá ser designado.
“Não nos parece justo e ético que o relator seja destituído após proferir e tornar público seu parecer”, observa o autor.
Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela Mesa Diretora da Câmara e pelo Plenário.

Política: Pros critica decisão de anular votação do impeachment


Luís Alberto Alves



Em nota à imprensa divulgada há pouco, a bancada do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) repudiou a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de suspender a validade da sessão da Câmara que autorizou o Senado a abrir processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, no último dia 17.
Segundo o texto assinado pelo líder do partido, deputado Ronaldo Fonseca (DF), “a bancada do Pros considera se tratar de uma decisão política, monocrática, intempestiva e sem efeito jurídico, já que o tema está precluso após decisão soberana do Plenário da Casa.” Ele considerou ser “lamentável que decisões como esta ocorram em momento de grave crise política e econômica”.

Política: 1º secretário da Câmara diz que pedido para anular impeachment foi fora prazo


Luís Alberto Alves

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
1º secretário da Mesa Diretora, dep. Beto Mansur (PRB-SP), fala sobre a anulação da sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados
Beto Mansur: a AGU entrou com petição na Câmara totalmente fora do prazo, no dia 25 de abril, mas processo já havia sido enviado ao Senado desde o diz 18, um dia após votado na Casa
O 1º secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), afirmou nesta segunda-feira (9) que o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para anular a sessão em que houve a votação do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, foi apresentado fora do prazo.
“A AGU entrou [com petição] totalmente fora de prazo aqui, com um questionamento no dia 25 de abril. Poderia eventualmente até ter sido arquivado, foi deixado de lado esse processo, porque estava totalmente fora de prazo”, disse. Mansur lembrou que o processo foi enviado ao Senado em 18 de abril, um dia após a decisão da Câmara.
O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu anular a sessão do impeachment, ocorrida nos dias 15, 16 e 17 de abril. Segundo Maranhão, os partidos não poderiam ter orientado a votação; os deputados não poderiam ter anunciado seus votos previamente; e a defesa da presidente não poderia ter deixado de falar por último.
Para Mansur, a decisão de Maranhão foi unilateral e pode ser questionada diante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. “Ele pode ser responsabilizado pelo ato que cometeu. Assinou algo, na minha opinião e na opinião de muita gente, indevido e pode sofrer consequências no Conselho de Ética da Câmara.”
Consulta preliminar
Para o presidente da comissão especial que analisou o impeachment na Câmara, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), o ato é sem validade. Ele criticou o fato de os líderes não terem sido avisados da decisão.
“Me preocupa e muito uma decisão dessa amplitude não ter sido, no mínimo, levada à consulta preliminar de líderes, ou da parte jurídica da Casa. Me parece não ter amparo regimental uma decisão como essa após o Plenário soberano da Câmara ter decidido”, afirmou.

Política: Líder do DEM diz que decisão de Maranhão não tem valor jurídico



Luís Alberto Alves

O líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), disse há pouco que a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão de votação do impeachment da presidente Dilma, não tem nenhum valor jurídico porque o processo não está mais na Casa.

Para Avelino, a votação do processo é um ato jurídico perfeito e acabado. O líder disse que consultou vários juristas que também entendem que a decisão de Maranhão não tem valor nenhum.

Waldir Maranhão pediu que o processo seja devolvido pelo Senado Federal e determinou que seja realizada nova sessão para votar o pedido de impedimento de Dilma Rousseff no prazo de 5 (cinco) sessões contados a partir da devolução do processo.

Leia a íntegra da nota de Maranhão.

Avelino disse que Maranhão não tem legitimidade para tomar essa decisão e afirmou ainda que ele não tem condições de continuar presidindo a Câmara.

O líder do DEM afirmou que o partido deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Maranhão.

Política: Líder do governo defende decisão de Waldir Maranhão


Luís Alberto Alves
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), negou que a decisão do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), tenha sido intempestiva. Maranhã anulou a sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Foi uma decisão a bem da legalidade e da democracia brasileira”, disse Guimarães. Para ele, é preciso que o processo volte a Câmara e siga a lei.

Política: Waldir Maranhão anula sessão da votação do impeachment na Câmara


Luís Alberto Alves

Atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União, o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), decidiu anular a sessão em que houve a votação do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, ocorrida nos dias 15, 16 e 17 de abril.

Leia a íntegra da nota de Maranhão
Segundo Maranhão, os partidos não poderiam ter orientado a votação; os deputados não poderiam ter anunciado seus votos previamente; e a defesa da presidente não poderia ter deixado de falar por último.
Waldir Maranhão pediu que o processo seja devolvido pelo Senado Federal e determinou que seja realizada nova sessão para votar o pedido de impedimento de Dilma Rousseff no prazo de 5 (cinco) sessões contados a partir da devolução do processo.

Variedades: Programação de filmes no CineSesc de 12 a 18 de maio




Redação

EU QUERO, TU QUERES... AFETOS,VELHICES E DESEJOS
De 12 a 18 de maio, o CineSesc exibe filmes que revelam diferentes faces da sexualidade e do desejo, muito além da temporalidade e das transformações que o corpo sofre ao longo da vida. Ingressos de R$ 3,50 a R$ 12.

Saraband (DCP, Suécia/Dinamarca/Noruega/Itália/Finlânia/Alemanha/Áustria, 2003, 107 min., 16 anos)
Direção e roteiro: Ingmar Bergman
Direção de fotografia: Raymond Wemmenlöv, Per-Olof Lantto, Sofi Stridh, Jesper Holmström e Stefan Eriksson
Elenco: Liv Ullmann, Erland Josephson, Börje Ahlstedt, Julia Dufvenius e outros
Drama. A advogada Marianne decide impulsivamente visitar seu ex-marido, Johan, de quem se divorciou 30 anos atrás. Ele alcançou a independência financeira depois de ter recebido uma herança e assim deixou a universidade onde lecionava e agora vive em uma casa no interior da Suécia. Ao chegar, ela testemunha o relacionamento atormentado entre Johan, seu filho Henrik e sua neta Karin, de 19 anos. Incapaz de lidar com a morte da esposa, que faleceu há dois anos, Henrik expressa sua dor através de uma nada saudável obsessão pela filha. Pega de surpresa, Marianne se vê em meio a todo esse conflito familiar.
Quinta-feira, 12/5, 15h. Segunda-feira, 16/5, 17h30. Terça-feira, 17/5, 19h30.

O amor é estranho (DCP, EUA, 2014, 98 min., 12 anos)
Direção: Ira Sachs
Roteiro: Ira Sachs e Mauricio Zacharias
Direção de fotografia: Christos Voudouris
Elenco: John Lithgow, Alfred Molina, Marisa Tomei, Darren Burrows e outros
Drama. Quando o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado em Nova York, Ben e George, juntos há 39 anos, finalmente formalizam sua união. Mas, com a demissão de George pela escola católica onde trabalhava, o casal se vê obrigado a vender seu apartamento e morar temporariamente separado. George se muda para o apartamento de um casal de amigos e Ben vai para o Brooklyn viver com seu sobrinho, sua mulher e o filho adolescente do casal. Em um esforço continuo para, civilizadamente, ocuparem esses novos espaços, eles tentam se adequar à nova condição. Exibido no Sundance Film Festival e no Festival de Berlim.
Quinta-feira, 12/5, 17h30. Sábado, 14/5, 19h30. Quarta-feira, 18/5, 15h.

Gerontophilia (DCP, Canadá, 2013, 100 min., 14 anos)
Direção: Bruce LaBruce
Roteiro: Bruce LaBruce e Daniel Allen Cox
Direção de fotografia: Nicolas Canniccioni
Drama romântico. Lake é um garoto de 18 anos que descobre ter uma obsessão por homens idosos. Quando sua mãe, que é enfermeira numa casa de repouso, lhe oferece um trabalho na instituição, ele não hesita em aceitar. Lá, descobre que os pacientes estão sendo medicados com um psicotrópico que os deixa em estado catatônico. Ele então foge com seu paciente favorito, o Sr. Peabody, e o acompanha em uma viagem pelas estradas do Canadá, em direção ao mar, resultando em uma aventura inusitada a dois. Exibido nos festivais de Toronto e Veneza.
Quinta-feira, 12/5, 19h30. Domingo, 15/5, 21h30.

Dólares de areia (DCP, República Dominicana/México/Argentina, 2014, 84 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Israel Cárdenas e Laura Amelia Guzmán
Direção de fotografia: Israel Cárdenas e Jaime Guerra
Elenco: Geraldine Chaplin, Yanet Mojica, Ricardo Ariel Toribio, Bernard Bizel e outros
Drama. Noelí, uma jovem dominicana, vive em Samana, uma cidade litorânea. Nos últimos dois anos, ela tem uma relação com Anne, uma francesa bem mais velha que escolheu viver o que lhe resta da vida perto do mar. A relação é puramente de interesse, já que Noelí também tem um namorado, com quem trama um plano em que as duas viajarão para Paris e lhe enviarão dinheiro todo o mês. Mas os sentimentos que Noelí tem por Ana tornam-se mais intensos a cada dia, enquanto a data de embarque se aproxima.
Quinta-feira, 12/5, 21h30*. Terça-feira, 17/5, 17h30.

Violência e paixão (DCP, Itália/França, 1974, 126 min., 16 anos)
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Suso Cecchi D'Amico, Enrico Medioli e Luchino Visconti
Direção de fotografia: Pasqualino De Santis
Elenco: Burt Lancaster, Helmut Berger, Silvana Mangano, Claudia Marsani e outros
Drama. Um velho professor vive sozinho em seu apartamento, cercado de livros, esculturas, pinturas e outras obras de arte. Certo dia, a marquesa Bianca Brumonti aparece com uma proposta para ocupar o apartamento de cima. Mesmo não gostando muito da ideia, o professor acaba por aceitar. Juntamente com a marquesa, vem a sua filha, Lietta, o namorado de sua filha, Stefano, e seu amante, Konrad. Com o passar do tempo, o professor acaba por se envolver com a complicada família.
Sexta-feira, 13/5, 15h. Terça-feira, 17/5, 21h30.

Os belos dias (DCP, França, 2013, 94 min., 14 anos)
Direção: Marion Vernoux
Roteiro: Marion Vernoux e Fanny Chesnel
Direção de fotografia: Nicolas Gaurin
Elenco: Fanny Ardant, Laurent Lafitte, Patrick Chesnais, Jean-François Stévenin e outros
Drama romântico. Caroline é uma mulher de 60 anos, casada, com duas filhas, e recém-aposentada. Ela está de luto pela morte de sua melhor amiga, quando ganha de presente das filhas a matrícula em um clube de aposentados e idosos que se chama Les Beaux Jours (Os Belos Dias). No clube, Caroline acaba se envolvendo com um dos professores, que tem a idade de suas filhas, e esse romance lhe fará redescobrir o prazer de viver. Indicado a dois César, incluindo melhor atriz (Ardant).
Sexta-feira, 13/5, 17h30. Domingo, 15/5, 19h30. Quarta-feira, 18/5, 21h30.

Em três atos (DCP, Brasil, 2015, 76 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Lucia Murat
Direção de fotografia: Dudu Miranda
Elenco: Nathalia Timberg, Andréa Beltrão, Angel Vianna, Maria Alice Poppe e outros
Drama. Quando uma intelectual de 80 anos é confrontada com questões da velhice e da morte, ela se vê 30 anos antes enfrentando a morte de sua mãe. O filme contrapõe dança contemporânea, através de uma bailarina de 85 anos e uma jovem bailarina em seu auge, com diálogos inspirados nos escritos de Simone de Beauvoir sobre a velhice e a morte. Revela-se a crueza de um corpo velho, e a diferença entre a experiência de perder alguém para a morte e o medo de morrer. Um filme sobre o ciclo da vida.​
Sexta-feira, 13/5, 19h30*. Domingo, 15/5, 17h30. Quarta-feira, 18/5, 19h30.

Irina Palm (DCP, Bélgica/Alemanha/Luxemburgo/Reino Unido/França, 2007, 103 min., 14 anos)
Direção: Sam Garbarski
Roteiro: Martin Herron e Philippe Blasband
Direção de fotografia: Christophe Beaucarne
Elenco: Marianne Faithfull, Miki Manojlovic, Kevin Bishop, Siobhan Hewlett e outros
Drama romântico. Maggie é uma viúva na casa dos 50 anos que enfrenta uma grande crise em sua família quando seu neto Olly é internado com uma doença rara e de difícil tratamento. Sem dinheiro, e tendo um relacionamento frágil com seu único filho e nora, Maggie aceita um emprego em uma boate onde torna-se um estranho tipo de prostituta: pela idade avançada, recebe a inusitada tarefa de masturbar os homens através de um buraco. Com o tempo, ela se acostuma com o emprego e logo recebe o apelido de Irina Palm, conhecida por ter as mãos mais macias de Londres. Exibido na competição do Festival de Berlim.
Sexta-feira, 13/5, 21h30. Segunda-feira, 16/5, 15h. Quarta-feira, 18/5, 17h30.

Os invisíveis (DCP, França, 2012, 115 min., 12 anos)
Direção: Sébastien Lifshitz
Direção de fotografia: Antoine Parouty
Documentário. Na França, homens e mulheres, nascidos entre as duas guerras mundiais, não têm nada em comum a não ser a sua homossexualidade e a decisão de viver assumidamente em um tempo em que a sociedade os rejeitava. Hoje, eles falam das suas vidas pioneiras e de como conciliaram o desejo de se manterem normais com a necessidade de se libertarem para crescer. Seres humanos destemidos, contam suas histórias. Vencedor do César de melhor documentário e exibido no Festival de Cannes.
Sábado, 14/5, 15h. Segunda-feira, 16/5, 19h30.

Sempre bela (DCP, Portugal/França, 2006, 68 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Manoel de Oliveira
Direção de fotografia: Sabine Lancelin
Elenco: Michel Piccoli, Bulle Ogier, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque e outros
Comédia. Encontramos Henri Husson e Séverine, personagens de A bela da tarde (1967), de Luis Buñuel, 38 anos depois da história original, agora septuagenários. Henri vê Séverine no teatro, durante um concerto. Ele decide segui-la e força-la a encarar seu passado, quando se prostituía pelas tardes de Paris. Ela o evita a todo custo, mas ele insiste em encontrá-la. Ela só aceita quando Henri promete revelar um poderoso segredo, a convencendo a jantar em seu hotel. Lá, ela pergunta o que ele revelou a seu marido, quando este estava mudo e paralítico. Mas Henri se recusa a dizer se contou ou não sobre o passado de Séverine. Com toques de sadismo, ele prepara uma vingança lenta. Exibido no Festival de Veneza.
Sábado, 14/5, 17h30*. Segunda-feira, 16/5, 21h30.

Juventude (DCP, Itália/França/Reino Unido/Suíça, 2015, 124 min., 14 anos)
Direção e roteiro: Paolo Sorrentino
Direção de fotografia: Luca Bigazzi
Elenco: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Jane Fonda e outros
Drama. Fred e Mick, dois velhos amigos com quase 80 anos cada, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que acredita que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar. Exibido na competição do Festival de Cannes.
Sábado, 14/5, 21h30. Domingo, 15/5, 15h*. Terça-feira, 17/5, 15h.

* Sessões precedidas pela exibição do curta “Guida”, de Rosana Urbes.

Guida (DCP, Brasil, 2014, 11 min., 12 anos)
Direção e roteiro: Rosana Urbes
Direção de fotografia: Fábio Yamji
Animação. Guida trabalha como arquivista há 30 anos e tem sua rotina modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo.
Quinta-feira, 12/5, 21h30. Sábado, 14/5, 17h30. Domingo, 15/5, 15h.

CINECLUBINHO
Kikoriki – A Turma Invencível (DCP, Dir.: Smeshariki Nachalo, Rússia, 90 min., livre)
Muita gente acha que tudo o que aparece na TV é real. Foi justamente isso que aconteceu com Krash e Chico quando eles encontraram uma velha TV em uma caverna. Pensando que a Terra estava em perigo, eles partem numa expedição de salvamento que terá consequências inevitáveis.
Domingo, 15/5, 11h. Grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

EXPOSIÇÃO
Interpretação ilustrada dos filmes premiados no 42° Festival Sesc Melhores Filmes e dos 120 anos do Cinema criados pelo artista e ilustrador Igor Tadeu, nas paredes do hall do CineSesc.
Até 31/5.