Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 11 de março de 2016

Túnel do Tempo: Políticos americanos aliados do racismo




Luís Alberto Alves

Racismo: Em 11 de março de 1956, congressistas americanos se unem para derrubar a decisão da Suprema Corte de proibir a segregação racial nas escolas públicas.

Radiografia de Sampa: Rua São Caetano


Luís Alberto Alves

Esta rua foi aberta a partir de 1802, época em que foi iniciada a construção do "Hospital dos Lázaros" pelo então governador da Capitania, Antonio José da Franca e Horta. Durante muitos anos permaneceu esta rua como uma simples trilha (ou caminho) que, iniciando-se no chamado "Campos da Luz" ou do "Guarepe" (atual AvenidaTiradentes), levava até aquele antigo hospital dedicado aos leprosos. 

Em 1877, ela já era conhecida como "Rua dos Lázaros" e, em 1881, ela aparece citada como "Travessa do Seminário". Nesse mesmo ano, o Arcipreste João Jacinto Gonçalves de Andrade, proprietário de vários terrenos no local, promoveu a abertura e alinhamento de um grande trecho desta rua entre as atuais Rua São Lázaro e até a Rua Monsenhor Andrade. 

oportunidade, o mesmo Arcipreste requereu à Câmara que esta rua fosse denominada como "Rua de Sam Caetano", proposta esta aceita na mesma sessão do dia 28 de março de 1881. São Caetano: Santo da Igreja Católica, fundador da Ordem dos Caetanos, ou Teatinos, nasceu em Vincência no ano de 1480 e faleceu em Nápoles em 1547.  A Rua São Caetano (foto) fica no Bom Retiro, Centro.

Geral: Sobe para 16 o número de mortes por causa das chuvas em São Paulo



  • São Paulo
Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil
São Paulo A cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos. Na foto, deslizamento em Francisco Morato (Defesa Civil/SP)
Segundo o Corpo de Bombeiros, deslizamentos em Francisco Morato causaram 10 mortes  Defesa Civil/São Paulo
O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou, no início desta tarde, a décima sexta morte causada pelas chuvas que atingem a Grande São Paulo desde a noite de quinta-feira (10). Segundo a corporação, foram registradas quatro mortes no município de Mariporã; 10 em Francisco Morato, causadas por um soterramento; e duas por afogamento: uma em Guarulhos e outra em Cajamar.

Um dos municípios mais afetados é o de Itapevi (SP), na Região Oeste da capital paulista. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itapevi, cerca de 5 mil residências foram afetadas pelas inundações. A Defesa Civil ressaltou, no entanto, que não foram registrados casos de pessoas mortas, feridas, desabrigadas ou desaparecidas.

Na capital paulista, a chuva não causou tantos danos quanto nas cidades do entorno, embora os dois principais rios do município (Tietê e o Pinheiros) tenham transbordado, o que não ocorria desde 2005. Os extravasamentos ocorreram na altura das pontes Presidente Dutra, Limão, Barragem Móvel e Cidade Universitária.

Um canal do Rio Pinheiros transbordou na altura do Cebolão e da Ponte dos Remédios, o que provocou alagamento na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior posto de abastecimento da América Latina, na zona oeste da capital. Segundo a Ceagesp, a perda de alimentos ficou em torno de 200 toneladas, principalmente de melancias. 

A assessoria do entreposto informou que não há riisco de falta de alimentos no varejo. A companhia informou ainda que o terminal opera normalmente desde a manhã. Dos mais de 40 pavilhões existentes no local, apenas o setor que comercializa melancias, abacaxi e coco verde foram interditados para limpeza e liberados no começo da tarde.

Na Zona Leste da cidade, a área mais atingida foi o Jardim Helena, onde 80 famílias foram afetadas e estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Defesa Civil.

A cidade de São Paulo já recebeu, desde o dia 1º de março, 89% da média pluviométrica prevista para o mês todo, que é de 175,8 milímetros (mm) de água. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, o acumulado de março está em 156 mm.

Política: Especialistas consideram excessivo pedido de prisão do ex-presidente Lula

  • Brasília
Priscilla Mazenotti - Repórter do Radiojornalismo
A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, titular da 4ª Vara Criminal de São Paulo, não tem prazo para decidir sobre o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido, apresentado pelo Ministério Público de São Paulo, será analisado junto com a denúncia.

O pedido de prisão é visto como excessivo por especialistas. A professora de Direito Penal da Universidade de Brasília, Beatriz Vargas, avalia que o oferecimento da denúncia já era suficiente para a continuidade da ação penal contra Lula.

“Um pedido de prisão preventiva para o ex-presidente, considerando o cenário atual, é acirramento de ânimos, é instabilidade institucional, é uma provocação política absolutamente desnecessária”, afirmou Beatriz Vargas.

São Paulo - Os promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo Fernando Henrique Moraes de Araújo, e Cássio Conserino durante coletiva (TV Brasil)
O processo apresentado pelos promotores Fernando Henrique Moraes de Araújo e Cássio Conserino tem 120 páginasReprodução/TV Brasil
Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo apresentaram a  denúncia contra Lula na quarta-feira (9). Eles alegam que o ex-presidente cometeu crimes de lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica sobre o apartamento tríplex, no Guarujá, litoral paulista. Os promotores detalharam ontem (10) a denúncia.

O processo é longo. Só o expediente despachado à juíza tem 120 páginas. A denúncia contra Lula tem 36 volumes. A decisão pode ser integral, acatando denúncia e pedido de prisão, ou parcial, com o recebimento apenas da denúncia e a rejeição da prisão preventiva.

Para o cientista político Malco Camargos, da PUC de Minas Gerais, o pedido de prisão preventiva impacta no governo, mas principalmente na imagem do próprio Lula, que, segundo ele, tinha ainda uma salvaguarda por ser considerado um nome competitivo para as próximas eleições presidenciais, em 2018.

“É muito claro, ao ver a postura do MP de São Paulo, como a questão política está permeando as decisões do Judiciário, o que é muito ruim para a democracia”, informou o cientista político. “O Judiciário não deveria se envolver com política”, acrescentou.
Os promotores responsáveis pela denúncia e pelo pedido de prisão negam motivações políticas. “A investigação do Ministério Público estadual foi clássica: testemunha-documento. Nada é fruto de invencionice ou especulação.

 É tudo fruto de depoimento testemunhal e da análise de provas documentais”, justifica ontem (10) o promotor Cássio Conserino, um dos responsáveis pela denúncia e o pedido de prisão preventiva.

Os promotores pediram também a prisão preventiva de José Adelmário Pinheiro, o Leó Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS; Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, executivos da OAS; do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato; Ana Maria Érnica, ex-diretora da Bancoop; e Vagner de Castro, ex-presidente da Bancoop.

A prisão preventiva de Lula foi pedida dentro do processo que o investiga por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Em relação ao pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na denúncia apresentada ontem (9) pelo Ministério Público de São Paulo à Justiça, o Instituto Lula voltou a negar hoje (10), em nota, que Lula seja dono do apartamento triplex, em Guarujá (SP), alvo da investigação do Ministério Público.

Em nota, o Instituto Lula disse ontem que o pedido de prisão preventiva do ex-presidente é uma “triste tentativa” do promotor Cássio Conserino de usar o cargo dele para fins políticos. “Cássio Conserino, que não é o promotor natural deste caso, possui documentos que provam que o  ex-presidente Lula não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade. Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos".

Política: Dilma diz que não vai renunciar

  • Brasília
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff durante encontro com reitores de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)
A presidente Dilma Rousseff diz que não sairá do cargo sem que haja motivo para tal   José Cruz/Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, há pouco, que não vai renunciar ao cargo.

“Ninguém tem o direito de pedir a renúncia de presidente legitimamente eleito sem dar elementos comprobatórios de que eu tenha, de alguma forma, ferido qualquer inciso da Constituição. Não sairei deste cargo sem que haja motivo para tal. Quem quer a minha renúncia tem que proceder de acordo com a Constituição. Solicitar a minha renúncia é reconhecer que não há base real para pedir minha saída do cargo”, disse Dilma, após reunião com reitores dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto.

Perguntada se estaria resignada e se renunciaria à Presidência, Dilma respondeu: “Vocês acham que eu tenho cara de estar resignada? Vocês acham que eu tenho gênio para me resignar? Eu não estou resignada diante de nada e não tenho essa atitude diante da vida. Acho que essa onda de boatos não contribui e cria uma crise política negativa para a economia brasileira. Temos todas as condições de fazer a retomada. Pelo menos testemunhem que eu não tenho cara de quem vai renunciar”, afirmou a presidenta, em entrevista coletiva.

A Câmara dos Deputados aceitou em dezembro o pedido de abertura de processoimpeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

                                                                       Manifestações
Sobre as manifestações populares previstas para domingo (13), Dilma pediu que não haja confrontos.

“Faço um grande apelo às pessoas para que sejam capazes de manifestar de forma pacífica. A manifestação é um momento importante do País, de afirmação democrática. Por isso, não deve ser manchada por nenhum ato de violência."

Ela defendeu que se mantenha o que chamou de "vitórias da democracia brasileira". Segundo a presidenta, uma das vitórias, sem dúvida, é o direito de livre manifestação. "Não cabe à gente perder esse patrimônio da tolerância característico do nosso País.”

                                                                          Ministério da Justiça
Quanto ao futuro do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, Dilma afirmou que decisão da Justiça é para ser cumprida. “Decisão do Supremo eu cumpro”.

Na noite de quarta-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que Wellington Silva deve deixar o ministério em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento, prevista para segunda-feira (14). Os ministros da Corte entenderam que ele não pode chefiar a pasta, já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.

Perguntada se vai pedir para ele ficar no cargo, Dilma respondeu: “Eu vou olhar para ele e falar: olha, meu querido, você decida o seu destino de acordo com as suas convicções e aquilo que lhe é interessante. Ele tem 25 anos de Ministério Público, e não cabe a mim fazer nenhum apelo. Eu não posso prejudicar ninguém.”


Variedades: Batuque e tambor marcaram velório de Naná Vasconcelos



  • Brasília
Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil
Recife - Velório do compositor Naná Vasconcelos (Sumaia Villela/Agência Brasil)
No velorio de Naná Vasconcelos, além de flores estavam uma bandeira de Pernambuco, do Santa Cruz e e um estandarte do bloco de rua Galo da Madrugada Sumaia Villela/Agência Brasil
"Mesmo se eu morrer, não quero ninguém chorando, quero muito batuque, muito barulho, porque, se vocês fizerem silêncio, vou pensar que vocês estão dormindo e vou fazer como em casa, com minha esposa. Quando ela está dormindo, faço barulho para ela acordar. 

É a cigarra". Essa frase foi atribuída a Naná Vasconcelos pelo mestre Chacon Viana, da Nação do Maracatus Porto Rico, do bairro do Pina, Recife, que ouviu a brincadeira em uma reunião preparativa para o carnaval deste ano - o último de Naná. E assim foi atendido o desejo do artista: o tambor tocou e a saia rodou em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde o corpo foi velado desde o início da tarde.

Naná jaz no centro do plenário da Assembleia, ladeado, todo o tempo, pela esposa e produtora Patrícia Vasconcelos e a filha Luz Morena, de 16 anos. Sobre o caixão, uma bandeira de Pernambuco – o músico nasceu no Recife – e uma do Santa Cruz, time de futebol pernambucano. Mais de uma dezena de coroas de flores colorem o espaço, e um estandarte do bloco de rua Galo da Madrugada guarda, do segundo andar, o velório do percussionista.

A família e os amigos usaram écharpes para homenagear Naná, uma peça que sempre fez parte de seu figurino. O próprio Naná vestia uma azul que trouxera de Israel. Patrícia Vasconcelos e a filha permaneceram serenas, apesar da tristeza. “A gente foi muito feliz e vai ser muito difícil, mas a gente sabe que muita gente vai dividir essa dor. O mundo está triste pela partida material, mas a música vai ficar”, se consola a esposa Patrícia.

                                                                         Siga os sonhos
Luz Morena disse guardar as melhores lembranças do pai. E os melhores conselhos. O homem que seguiu seu sonho mundo afora, ao fazer música em vários países e com muitos parceiros de peso, não poderia desejar diferente ao destino de Luz. "Ele me chamou na UTI e disse para eu seguir meus sonhos", lembra a jovem, que pretende estudar design de moda no exterior. A outra filha, Jasmim Azul, mora nos Estados Unidos. A família não sabia se ela conseguiria chegar a tempo.

Além da écharpe, outra coisa que todos usavam era a palavra “humildade” para se referir ao artista. “Ele deixava claro que não tinha mestre ou melhor. O mestre estava no céu. E fez com que todas as nações tivessem uma só voz”, recorda Chacon. O maracatu do Pina, como dezenas de outros, tocava há 15 anos na abertura do carnaval do Recife, comandando por Naná Vasconcelos.
                                                                          Humildade
Recife - Velório do compositor Naná Vasconcelos (Sumaia Villela/Agência Brasil)
O tambor tocou e a saia rodou Velório do compositor Naná Vasconcelos Sumaia Villela/Agência Brasil
Vestido todo de preto e com o capacete da moto preso à cintura, Edelvan Barreto, que trabalhou por 20 anos com Naná, contou que a característica mais marcante de Naná, além da humildade, era a generosidade em repassar seus conhecimentos. “Ele queria ensinar para as pessoas o que ele aprendeu sozinho, que é a música”, explicou, citando um dos ensinamentos do percussionista: “o primeiro instrumento é a voz, o segundo é o corpo. O resto é consequência”.

Naná Vasconcelos deixou conhecimento e também músicas inéditas, que vão compor um novo álbum que o músico pretendia lançar ainda este ano. Edelvan se lembra de uma delas. "A música Amém Amém, essa mensagem que ele deixou para essas pessoas que estão vivendo essa guerra, a peleja do dia a dia. O amor supera tudo". O artista pernambucano compôs mesmo internado, até os últimos dias de vida. Ele também faria uma turnê, em abril, na China, Japão, e Coréia do Sul.

Últimas homenagens
A Assembleia Legislativa de Pernambuco esteve aberta para quem quisesse prestar as últimas homenagens a Naná Vasconcelos. Como fez a professora de culinária Zezé Melo, de 73 anos, moradora do Recife. “Ele sempre prestigiou muito o estado, representou Pernambuco muito bem. Espero que venham todos se despedir dele”, pediu.

A família estuda limitar a entrada durante a noite, a partir das 20h, para que as pessoas mais íntimas e os parentes possam ter mais privacidade. No dia 10, às 8h, a previsão é que a Assembleia foi reaberta ao povo. Uma missa de corpo presente foi celebrada no local por volta das 9 h. Depois, o corpo de Naná Vasconcelos seguiu em cortejo para o Cemitério de Santo Amaro. Grupos de maracatu  acompanharam o cortejo fazendo o que Naná sabia de melhor: a música.
Melhor percussionista
Morre percussionista Naná Vasconcelos
Percussionista Naná Vasconcelos ganhou oito vezes o Grammy Imagem de divulgação/UFMG
Juvenal de Holanda Vasconcelos, ou Naná Vasconcelos, nasceu no Recife em 2 de agosto de 1944. O pai, músico, lhe passou o gosto pela arte – e o filho começou cedo. Aos 12 anos já se apresentava em bares e participava de grupos de maracatu locais. Aprendeu primeiro a tocar bateria. Depois, berimbau. E não parou mais: ao longo da carreira, uma das características da sua percussão era usar qualquer objeto que produzisse um som interessante para compor seus trabalhos.

Naná começou a ser conhecido nacionalmente ao mudar para o Rio de Janeiro, na década de 1960, e tocar com o mineiro Milton Nascimento e o também pernambucano Geraldo Azevedo. Quando morou nos Estados Unidos e na França fez diversos trabalhos, inclusive trilhas sonoras para filmes, o que lhe rendeu, por oito vezes, o Grammy, um dos maiores prêmios de música do mundo. Entre as parceiras ao longo da carreira estão B.B. King e Ella Fitzgerald.

Fruto do aprendizado informal da música, sem nunca ter cursado nível superior, em dezembro de 2015, o artista recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Variedades: Nova fase de restauração do Museu da Língua Portuguesa deve custar R$ 1,8 milhão


  • 10/03/2016 17h27
  • São Paulo
Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil
São Pauloo - Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções no Museu da Língua Portuguesa (Daniel Mello/Agência Brasil)
A conclusão das obras de reparo do Museu da Língua Portuguesa deve ocorrer até o fim de junhoArquivo/Daniel Mello/Agência Brasil
Dois meses e meio após o incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa e comprometeu parte do prédio histórico da Estação da Luz, o governo paulista anunciou que o local passará por reformas, em fase que antecede o restauro da arquitetura. As obras dessa fase devem se estender até o fim de maio ou início de junho deste ano. Esta etapa tem custo estimado em R$ 1,8 milhão. Os recursos serão destinados pela companhia de seguros do Museu.

O prédio, tombado como patrimônio histórico, data de 1867 e, segundo a Secretaria estadual da Cultura, os reparos foram aprovados pelos órgãos competentes: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Estão programadas a impermeabilização das lajes expostas, instalação de sistemas de drenagem e correção dos estragos no telhado. Só após a conclusão dessas etapas, serão reabertas as entradas principais no saguão da Estação da Luz com acesso às áreas de embarque e desembarque da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô.

                                                                         Convênio
Por esses locais, passavam diariamente cerca de 400 mil passageiros. A circulação foi vetada pela Defesa Civil desde o incêndio. As alternativas são os acessos pela Rua Casper Líbero e em frente ao prédio da Pinacoteca.

Inaugurado em 2006, o museu recebeu ao longo de seu funcionamento em torno de quatro milhões de visitantes. Para sua reconstrução foi assinado, em janeiro, um convênio entre a Secretaria de Cultura, Fundação Roberto Marinho e organização social ID Brasil. Por essa parceria, ficou acertado que as obras deverão seguir as linhas originais de criação dos arquitetos Pedro e Paulo Mendes da Rocha .

A Secretaria informou ainda que algumas atividades do Museu da Língua Portuguesa continuam sendo desenvolvidas, entre elas a exposição itinerante Estação da Língua. Nessa mostra, que está percorrendo as cidades do interior paulista, o público pode contar com os mesmos recursos audiovisuais e de interatividade do Museu antes do incêndio.

Um dos destaques é o Mapa dos Falares, por meio do qual se pode conhecer a regionalidade do português falado em diferentes regiões do estado. A Estação da Língua poderá ser vista gratuitamente até 2 de abril, no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, em Araraquara. Em seguida, ela será levada para Pirassununga.

Variedades: Cris Barros Mini lança coleção de Inverno 2016 e anuncia participação no Fashion Week Kids



Redação

As novidades chegam às lojas da marca nesse sábado
Seguindo as estampas e modelos de sua coleção principal, a marca Cris Barros apresenta as novidades da Cris Barros Mini para o Inverno 2016, inspirada no universo onírico.

As novidades chegam às lojas da marca nesse sábado, dia 12, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e também estará disponível em seu site. Especialmente na capital paulista, o dia todo será dedicado às crianças - a recreação completa, como pintura e escultura, e também as delícias dos Iogurtes Delicari, prometem animar a programação do fim de semana.
Fashion Week Kids.

No domingo, dia 13 de março, Cris Barros também apresenta as novidades, desta vez com um desfile durante o Fashion Week Kids, no Shopping Cidade Jardim. A se apresentará às seis da tarde, fechando a 22a edição do maior evento infantil do país, criado há dez anos por Ana Cury.

Variedades: Hardcore: Missão Extrema, dirigido pelo russo Ilya Naishuller, estreia no Brasil em julho






R
edação
Produção inovadora, que coloca o espectador sob a perspectiva do personagem principal, ganha trailer legendado e traz no elenco Tim Roth, Haley Bennett e Sharlto Copley
Hardcore: Missão Extrema (Hardcore Henry, EUA/Rússia, 2015), filme de ficção científica escrito e dirigido pelo russo Ilya Naishuller (diretor de clipes da banda de rock Biting Elbows), conta com Haley Bennett (O ProtetorMarley & Eu), Tim Roth (Os 8 OdiadosLie to Me) e Sharlto Copley (MalévolaElysium) no elenco. O longa-metragem, com previsão de estreia no Brasil em julho, acaba de ganhar trailer oficial legendado (confira link abaixo).

O filme, que foi destaque em sua première no Festival de Toronto de 2015, é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva do ciborgue Henry, ressuscitado na eminência da morte, e que não lembra nada sobre o seu passado. Ele parte em uma missão para salvar sua esposa e “criadora” Estelle (Haley Bennett), sequestrada por Akan (Danila Kozlovsky, de Vampire Academy: O Beijo das Sombras), um guerreiro poderoso que planeja utilizar a tecnologia de Henry para criar soldados a partir de bioengenharia.

Variedades: Delícias gastronômicas dos quatro cantos do mundo sobre a mesa do Tomorrowland Brasil


Redação

Churrascaria e opções que vão das famosas batatas fritas belgas a opções naturais e vegetarianas estão no cardápio do festival
As grandes atrações do Tomorrowland Brasil não virão apenas dos palcos, mas também da cozinha. Tão ecléticas quanto o cardápio musical da segunda edição do evento no país, as opções gastronômicas do festival dão uma volta ao mundo e trazem para Itu delícias típicas de diversos países, como os sorvetes da Diletto e a concorrida pizzaria Piola, sucesso nas principais cidades da Itália, Estados Unidos, Canadá, Turquia e em São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná.

A cereja do bolo será a presença da tradicional churrascaria Rancho da Picanha, a mais famosa da cidade e conhecida por servir a melhor picanha na brasa do Brasil. E especialmente para o festival foi criada a fórmula especial que inclui uma carne (serão três opções no cardápio) com salada, acompanhamentos e uma taça de vinho por R$ 119. Os vouchers para almoçar ou jantar no restaurante serão vendidos com antecedência.

Para agradar ainda mais ao público que virá de 27 estados brasileiros e de mais de 60 países, opções gourmet para todos os gostos e bolsos: vegetarianos, carnívoros, para quem vive de dieta e para quem come sem culpa. Destaque para os waffles e as belgian fries (batatas fritas segundo a receita original, criada, sim, na Bélgica e não na França), clássicos do Japão, como o temaki e sushi, e o cardápio super gourmet do restaurante Lobby, que vai atender a turma que ficará hospedada na DreamVille, onde os hóspedes também terão à disposição especialidades da Padaria Rebeca, de Itu, expoente do comércio local que também vai fincar bandeira nos dias de show.

Ainda no menu, a legítima paella espanhola assinada pelo chef espanhol Paco Salas, os famosos choripanes argentinos (sanduíche com chouriço e molho chimichurri) do El Favorito, e mais: massas premium da Eco Food, tacos e tex-mex do Na Tortilha, paletas mexicanas, hot dog, hambúrguer feito com a carne super premium Wessel, salmão e filé de frango da Dam, tradicional marca fornecedora de pescados, chocolates (belgas, claro) e obviamente delícias brasileiras como coxinhas e salgados da Duo Foods, feitos especialmente para o festival, o Bos BBQ, que retorna com o tradicional pulled pork e seu kit barbecue, temakis e yakisoba do TemakiPoint, cafés, espetinhos, sucos, frutas tropicais e açaí, pastéis, churros e pipocas preparadas à nossa moda, doces holandeses feitos pela tradicional Martin Holandesa, de Holambra, sanduíche de carne louca, que chega como uma das novidades para quem quiser provar que, mais que um festival, o Tomorrowland Brasil é uma experiência sensorial.

Serviço:
Tomorrowland Brasil
Datas: 21 a 23 de abril
Onde: Parque Maeda, Itu-SP
Mais informações e ingressos: www.tomorrowlandbrasil.com

Variedades: Livro Biografia autorizada de Iron Maiden


Redação 
O Iron Maiden não precisa de referências quando suas capacidades musicais são colocadas à mesa. Todo seu sucesso, sua legião de fãs e a qualidade de seus discos ao longo dos anos estão claramente expostos nos mais de 85 milhões de cópias vendidas em todo mundo.   
       
Rico em detalhes que resgatam momentos desconhecidos da história, o livro aborda  as várias formações da banda e traça um perfil de cada integrante em capítulos individuais. A obra traz curiosidades sobre a trajetória da banda britânica que conquista os fãs de Heavy Metal desde 1975; como o álbum inspirado na Copa do Mundo da França em junho de 1998, a tendência das bandas de Heavy Metal Britânico no final dos anos 70 em um movimento nomeado "NWOBHM" (Nova Onda Do Heavy Metal Britânico, em inglês) liderado pelo Iron Maiden e a história de Eddie, a caveira que estampa todas as artes gráficas e shows da banda.

O autor entrevistou os antigos e atuais membros da equipe, além de empresários e agentes que, segundo ele, são uma equipe de profissionais que conseguiu manter o grupo unido por tantos anos e transformou uma banda de garagem em uma indústria multimilionária. "Qualquer um que espere um resumo passo a passo de quem toca qual instrumento e em qual faixa, irá se desapontar amargamente", descreve Wall. 

Ele frisa também a importância de apurar os bastidores para compor essa biografia: "não importa o quanto se é talentoso, você ainda precisa de um empurrão vindo de algum lugar. Pela primeira vez, este livro fala com quem dá o empurrão". A obra conta, ainda, com o prefácio de Steve Harris, fundador da banda e o único integrante a permanecer na equipe desde a primeira formação.
"Iron Maiden - Run to the hills: A biografia autorizada" pode ser encontrado nas livrarias a partir de Setembro.


                                                      SOBRE O AUTOR
Mick Wall começou sua carreira em 1977, aos 19 anos de idade, ao escrever para o jornal semanal de música Sons.

Em janeiro de 1979, passou a trabalhar em uma empresa independente chamada PR Publicidade e, mais tarde, tornou-se sócio dela. Em 1981 iniciou sua carreira como assessor de imprensa da Virgin Records e como comentarista e apresentador em programas de rádio.

Mick Wall continua a escrever para vários jornais e revistas de todo o mundo, incluindo o The Times, The Mail on Sunday, Semana da Música, Guitar World, Metal Hammer, entre outros.

O resto do tempo, ele tenta viver o mais silenciosamente possível com sua esposa e três filhos pequenos em Oxfordshire.


                                                      SOBRE O LIVRO
Título: Iron Maiden - Run to the hills
Subtítulo: A biografia autorizada
Autor: Mick Wall
Assunto: Biografia
Preço: R$ 59,90
Páginas: 404
Formato: 16x23
ISBN: 978-85-63993-66-3
Edição: 1ª

Variedades: Orquestra Jovem abre Temporada 2016 no dia 19 em Guarulhos (SP)



Redação

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) abre sua Temporada 2016 com concerto no próximo dia 19, às 20h, no Teatro Adamastor. A entrada é franca.
No programa, a primeira peça será a Sinfonia nº 5 em Dó menor op. 67, de Ludwig van Beethoven, sob regência de José Consani. Em seguida, sob a batuta de Emiliano Patarra, serão executadas Prelúdio à ‘Tarde de um Fauno’, de Claude Debussy, e Suíte Pássaro de Fogo (versão de 1919), de Igor Stravinsky. O mesmo programa será executado no dia 7 de abril, às 20h, no Teatro Rui Barbosa, na Capital.

“Neste primeiro programa, vamos executar a Sinfonia nº 5, de Beethoven, a mais conhecida de todos os tempos. A última execução que fizemos desta peça em Guarulhos foi em 2004. Será uma nova oportunidade de ouvi-la. Já na segunda parte do programa, apresentaremos duas peças muito importantes e decisivas da música sinfônica no século 20”, contou Emiliano Patarra, diretor artístico e musical da OJMG.

Conforme salienta Patarra, a OJMG vai contar com muitos parceiros na Temporada 2016, apresentando-se ao lado de corais, como o Collegium Musicum de São Paulo. Um grande concerto de encerramento, como é de praxe em dezembro, terá participação de pelo menos 200 pessoas, entre músicos e coralistas.

A orquestra
Formada por 75 músicos, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos foi criada em dezembro de 2003. É corpo estável do Conservatório Municipal de Guarulhos, ligado à Secretaria de Cultura do município. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas.

Serviço:
1º Concerto da Temporada 2016 – Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos
Dia 19, às 20h
Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
Entrada franca. Grátis. Retirar ingresso uma hora antes do espetáculo.