Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Túnel do Tempo: Brasileira condenada em Israel





Luís Alberto Alves


Prisão: Em 27 de abril de 1987, a brasileira Lâmia Maruf Hassan é condenada à prisão perpétua em Israel, acusada de ter participado, em 1984, do sequestro e assassinato de um soldado. No final da década de 1990 ela seria liberta.

Radiografia de Sampa: Rua Afonso Sardinha




Luís Alberto Alves


 Afonso Sardinha, filho de Afonso Sardinha, o Velho, teve larga atuação no ambiente colonial de São Paulo, como famoso povoador e primeiro minerador do Brasil. Desde 1578 aparece seu nome nas "entradas" devassadoras do sertão. Percorreu a Serra da Mantiqueira, então conhecida por Jaguamimbaba, Conceição dos Guarulhos, Jaraguá, Voturana e Biraçoiaba, hoje município de Campo Largo de Sorocaba.

 Ali instalou a primeira fundição de ferro. Foi capitão de infantaria da Vila de São Paulo por patente de 20 de abril de 1592. Em setembro desse mesmo ano estando em São Paulo ameaçado por forte contingente de indígenas, assumiu o comando da tropa, formada quase exclusivamente de moradores da vila, evitando a sua ruína.

 Foi também o primeiro que instalou trapiques de açúcar na sua fazenda em Ibutatã. Afonso Sardinha fez testamento no sertão, em 1604, escrito pelo padre João Álvares. Rua Afonso Sardinha fica na Lapa, Zona Oeste de SP.


Economia: Calote no condomínio cresce 40%




 
Dinheiro é material escasso na conta de muito condomínio

Redação

 Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no fórum da cidade de São Paulo mostra que o número de ações judiciais por falta de pagamento da taxa condominial subiu 41% em março. Foram 1.032 ações, contra 732 ajuizadas no mês anterior. Esse foi o maior aumento no mês de março dos últimos três anos. 

Em comparação ao mesmo mês de 2014, a alta foi ainda mais elevada: 69,2%. No acumulado do trimestre, também houve incremento. Entre janeiro e março de 2015, as 2.612 ações superaram em 35,5% o total registrado no mesmo período de 2014, quando foram ajuizadas 1.928 ações.

"Os síndicos e administradoras precisam continuar reforçando as negociações de cobrança e adotando medidas de conscientização dos condôminos quanto à importância do pagamento do rateio mensal para a manutenção da saúde financeira do condomínio", orienta Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato.


Economia: Na reta final do Imposto de Renda confira os 12 erros mais comuns no preenchimento da declaração




O Leão é manso, mas não é bobo


Redação

 De acordo com o Dr. Francisco Arrighi, especialista em direito tributário e diretor da Fradema Consultores Tributários, grande parte dos contribuintes que caem em malha fina, apresentam deslizes insignificantes que ocorrem durante o preenchimento do formulário da declaração. Os mais comuns são os erros de digitação e omissão de rendimentos tributáveis e estes contribuintes representam uma parcela anual de aproximadamente 30%.
 Este ano os contribuintes também puderam contar com a possibilidade de fazer o “rascunho da declaração” pelo novo programa criado pela RFB para o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2014. O programa e aplicativo que poderiam ser baixados direto no sitio do órgão e utilizados até o dia 28 de fevereiro, ofereceu preenchimento simples e autoexplicativo, onde as informações nele lançadas, posteriormente, puderam ser transferidas para a declaração.
 Porém, muitas pessoas não se beneficiaram do aplicativo e deixaram para preencher a declaração já na reta final da entrega. Por isso, o Dr. Arrighi, com o intuito de auxiliar estes contribuintes e diminuir a incidencia de inconstâncias nas declaraçãoes disponibiliza uma lista com os 12 erros mais frequentes que consequentemente ocasionam na inclusão da malha fina. São eles:
1 – Digitar o ponto (.), em vez de vírgula (,), considerando que o programa gerador da declaração não considera o ponto como separador de centavos.
2 – Não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos, como por exemplo: salários, pró-labores, proventos de aposentadoria, aluguéis etc.
3 – Não declarar o rendimento tributável recebido pelo outro cônjuge, quando a opção for pela declaração em conjunto.
4 – Declarar o somatório do Imposto de Renda Retido na Fonte descontado do 13º salário, ao Imposto de Renda Retido na Fonte descontado dos rendimentos tributáveis e descontar integralmente este somatório do imposto devido apurado.
5 – Declarar o resultado da subtração entre os rendimentos tributáveis e os rendimentos isentos e não tributáveis, ambos informados no comprovante de rendimentos fornecidos pela fonte pagadora (empresa).
6 – Declarar prêmios de loterias e de planos de capitalização na ficha “Rendimentos Tributáveis”, considerando que esses prêmios devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.
7 - Declarar planos de previdência complementar na modalidade VGBL como dedutíveis, quando a legislação só permite dedução de planos de previdência complementar na modalidade PGBL e limitadas em 12% do rendimento tributável declarado.
8 – Declarar doações a entidades assistenciais, quando a legislação só permite doações efetuadas diretamente aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e limitadas em até 6% do imposto devido.
9 - Declarar Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, como Rendimentos Tributáveis, como por exemplo o 13º salário.
10 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Capital quando são alienados bens e direitos.
11 - Não declarar os Ganhos ou Perdas de Renda Variável quando o contribuinte opera em bolsa de valores.
12 – Declarar despesas com planos de saúde de dependentes não relacionados na declaração do IR.

Variedades: Wanderley Nunes fala sobre a técnica do momento de corte de cabelos




Redação

 Lançar e acompanhar tendências faz parte da rotinha de Wanderley Nunes, hairstylist das celebridades e proprietário da luxuosa rede de salões Studio W. Sempre de olho no que está acontecendo pelo mundo, Wanderley já aderiu à mais nova técnica de reflexos que aterrissou recentemente no Brasil: Tortoiseshell Hair, também conhecida como "casco de tartaruga". 
 De nome curioso, Wanderley garante que a técnica é ideal para as mulheres que cansaram dos cabelos monocromáticos. "Com a Tortoiseshell, o resultado possui mais de duas cores, como o castanho, bege e dourado", comenta o cabeleireiro. "Os fios ficam com mais movimento e nuances, efeito criado pelo uso das diferentes tonalidades". 

 A atriz Guilhermina Guinle (foto), que acabou de transformar o visual com Wanderley, é uma das adeptas da técnica. Se a intenção é deixar os fios mais escuros, uma opção é seguir o efeito criado na modelo Aline Osowski - ambas passaram pelas talentosas mãos de Wanderley Nunes.




Variedades: Paula Fernandes na Festa do Trabalhador em Guarulhos (SP)




A sertaneja Paula Fernandes

Redação

 Para comemorar o Dia Internacional do Trabalho, a Prefeitura de Guarulhos, com apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores ), Nova Central Sindical de Trabalhadores e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), vai promover a Grande Festa do Trabalhador, na sexta, dia 1º, a partir das 13h, na rua Joaquina de Jesus, Taboão.

 Com entrada franca, a Grande Festa do Trabalhador vai contar com show da cantora Paula Fernandes, além dos artistas Belo, Latino e a funkeira Ludmilla. Para contemplar todos os gostos musicais, o evento ainda vai trazer apresentações de grupos como Art Popular, Bom Gosto, Sampa Crew, Onze20 e dos cantores Gabriel Gava, Rodrigo Fela, Lucas Morato, Leo Magalhães, Helen Caroline e as duplas Everton & André e Deuber & Leandro.

 O prefeito Sebastião Almeida destaca que a comemoração do 1° de Maio em Guarulhos já é tradicional e costuma reunir milhares de pessoas todos os anos. “Mais do que nunca, vamos comemorar as conquistas históricas dos trabalhadores ao longo das últimas décadas. Porém, também queremos convidar as pessoas para que façam uma importante reflexão sobre as mudanças na legislação trabalhista que estão sendo discutidas em âmbito nacional”, afirma Almeida.
                                                                 Serviço
Grande Festa do Trabalhador
Dia 1º de Maio
A partir das 13h
Rua Joaquina de Jesus, Taboão, Guarulhos (SP)
Entrada Franca



Variedades: Ongamira, o tempo não existe





O filme retrata a história de três comunidades em três filmes

Redação 

 Socióloga e historiadora, a diretora Raquel Gerber coproduziu filmes, nos anos 1970,com os diretores Jorge Bodanzky, Hector Babenco e Orlando Senna, além de ter realizado, junto à Cinemateca Brasileira, pesquisa histórica com Glauber Rocha, que resultou em três livros sobre o Cinema Novo.

Raquel documentou a vida e a história de comunidades negras brasileiras e africanas em três filmes: ÔRÍ, longa de 1989, que levou 11 anos para ser produzido entre Brasil e África; YlêXoroquê, media-metragem de 1981 e o curta ABÁ , de 1992 , este em codireção com Cristina Amaral. Ongamira é seu mais recente filme, realizado em 2013, em coprodução com a Argentina.  A estreia nacional do documentário será no sábado, na TV Brasil.

                                                                Sinopse

 No Vale de Ongamira, Argentina - Sierras Chicas de Córdoba, um encontro com Juan Carlos Asís, o secretário de Krishnamurti nas Américas, convida a refletir sobre amor, felicidade e integração da consciência humana com a natureza, por uma nova espiritualidade inspirada nos valores das culturas originárias da América.
                                                                  Ficha Técnica

direção: Raquel Gerber
direção de produção : Raquel Gerber
produção executiva: Paola Suarez – Germina filmes (Argentina)
fotografia: Rodrigo Falcon
som: Ricardo Zollner e Eric Ribeiro
arte gráfica: Rudi Böhm
montagem e edição: Cristina Amaral

Dia: 02 de maio, sábado
Horário: 19h00
Canal: TV Brasil