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sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Variedades: Literatura, 5 livros para a criançada aprender importantes lições se divertindo

 

Obras selecionadas vão ensinar e alegrar os pequenos

Redação/Hourpress

Divulgação

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil dia 12 de outubro. A data foi instituída após um ano em que a cidade do Rio de Janeiro sediou o 3° Congresso Sul-Americano da Criança. A celebração é justamente para lembrar dos menores. E para comemorar este dia, nada melhor do que boas e divertidas histórias para estimular a imaginação dos pequenos e ainda levar ensinamentos a eles. Por isso, especialistas do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, selecionaram alguns livros infantis. Confira:

1-  RPG SOLO: Aventuras Possíveis, por Emanoel Rodrigues & Ulissivaldo Caetano

O livro traz seis narrativas desafiadores de RPG Solo. Com histórias fantásticas, a proposta desta obra é diferente da convencional. O leitor inicia o texto e escolhe pouco a pouco para onde sua leitura será direcionada, obtendo diversas possibilidades e desfechos da narrativa. Podendo ler diversas vezes seguindo por caminhos diversos, com novos finais. 

2 - Halison - O Favorito, por Fabrício Mendes

A obra conta a história do menino Halison, que era querido por todos, mas teve que vencer as travessuras provocadas por seu colega Ryan ao longo dos dias. O grande aprendizado que a narrativa traz é de que os desafios servem para nos tornamos melhores a cada dia.

3 - Matilde, por Elaine Maschio

A história da baratinha ansiosa e descontrolada contada neste livro, cheio de ilustrações, traz um importante ensinamento sobre a virtude da paciência e tolerância. Quando Matilda resolveu fazer uma compra pela internet, seu comportamento mudou completamente. O que será que aconteceu?

4 - Contos Infantis, por André Chuay

O livro traz as histórias de: Miguel e o mundo do futebol; Gabriela, a boneca de pano; O quarto mágico. Cheias de diversão e aventura, essas narrativas irão cativar a criançada que ainda aprenderá lições importantes.

5 - Alice Astronauta, por Alice Schiavon e Adriana Schiavon

Para as crianças que gostam do espaço e do planeta, neste livro ela pode acompanhar a aventura de Alice que decide viajar ao espaço com sua tripulação formada por um cachorro, um gato e um coelho.

 

Sobre o Clube de Autores 

Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand, representa cerca de 23% de todos os livros publicados no Brasil. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Variedades: Wanessa Camargo lança novo álbum nesta sexta feira (9)

 

"Universo Invertido", traz a reconexão consigo mesmo e mostra um lado místico da cantora


Redação/Hourpress

Hyan Pereira

Em meio à produção de um álbum comemorativo dos 20 anos de carreira, Wanessa não se conteve e, diante de inúmeras ideias, resolveu tirar do papel um projeto e alimentar seu público com novas músicas. Universo Invertido - que além de canções inéditas inclui os lançamentos mais recentes da artista – já estava sendo preparado desde o ano passado, e nesta sexta-feira (9) os fãs vão conseguir ter a real perspectiva do que todas essas músicas, de fato, significam para a cantora.

Trazendo simbologias, astrologia e o contato de Wanessa com o lado místico – ao qual acontece de longa data, com a artista já tendo falado publicando sobre seus estudos filosóficos e sua iniciação na cabala na década passada -, o projeto mostra a evolução da cantora através da tracklist do álbum, que conta uma história do início ao fim.

A narrativa gira em torno de sua própria vida, da busca pelo amor próprio, passando por momentos onde a cantora quis desistir, conflitos de relacionamentos – sejam eles de amor ou familiares -, encerrando no momento onde ela se sente bem com ela.

Eu sei que alguns fãs vão ficar um pouquinho chateados de ouvir algumas canções que eles já conhecem nesse álbum. Mas o que eu quero que o meu público entenda é que agora eu sou uma artista livre e independente, então eu faço aquilo que eu desejo sem me preocupar com questões mercadológicas. O conceito desse álbum e toda a sua criação por trás, traz muitos significados, que eu quis colocar inclusive para que os meus fãs se aproximem ainda mais de mim através do mistério – e descubra coisas da minha vida que ninguém ainda sabe! O Universo Invertido é um pouco da minha história dos últimos cinco anos, e na comemoração que estamos passando juntos na minha carreira, haverá muitas coisas que eles ainda irão descobrir.” – conta Wanessa.

Sozinha, a última faixa que compõe o álbum e o primeiro single oficial do projeto, traz um reggaeton animado e divertido, com Wanessa Camargo se empoderando e dizendo para todas as mulheres que é melhor ficar sozinha do que sofrer.

O novo single também ganhou um videoclipe, que foi gravado em um casarão no bairro do Morumbi em São Paulo, e mostra a cantora chegando em casa depois de um longo dia de trabalho e, ao se ver na televisão, percebe que ela mesma se basta. A inspiração? Dançar sem parar por toda a casa. As imagens são um reflexo de como a cantora é em sua intimidade, onde tem o costume de, durante a madrugada, dançar e cantar pela casa.

Assista agora o clipe de Sozinha no YouTube: http://wnssa.me/sozinha

Universo Invertido, que será lançado em versão física standard e deluxe no fim deste ano, trará surpresas e faixas exclusivas na versão para colecionadores.

Internacional: OMS relata aumento diário recorde de casos do novo coronavírus

 

Europa notificou 96.996 novas infecções



Agência Brasil 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou um aumento diário recorde de casos globais do novo coronavírus nessa quinta-feira (8), quando o total foi de 338.779 em 24 horas, liderado por uma disparada de infecções na Europa.

A Europa relatou 96.996 casos novos, o maior total da região já registrado pela OMS. As mortes globais aumentaram 5.514 e chegaram a 1,05 milhão.

O recorde anterior de casos novos notificados pela OMS foi de 330.340 no dia 2 de outubro. A agência registrou o recorde de 12.393 mortes em 17 de abril.

Como região, a Europa está relatando mais casos do que a Índia, o Brasil ou os Estados Unidos. A Índia relatou 78.524 casos novos, seguida pelo Brasil com 41.906 e os EUA com 38.904, de acordo com a OMS, cujos dados são menos atualizados do que os relatórios diários de cada país.

De acordo com uma análise dos dados nacionais mais recentes feita pela Reuters, as infecções de covid-19 estão aumentando em 54 países, o que inclui disparadas na Argentina, no Canadá e na maior parte da Europa.

As infecções no Reino Unido atingiram níveis recordes, com mais de 17 mil novos casos registrados ontem.

As novas infecções diárias de covid-19 na França continuaram acima do patamar recorde de 18 mil pelo segundo dia nessa quinta-feira e novas restrições foram impostas para conter o surto.

O número médio de novas infecções na Bélgica aumentou durante sete dias seguidos, e também ontem a Alemanha relatou seu maior aumento diário de casos novos desde abril.

Nos EUA, que têm o maior número total de casos e mortes do mundo, as novas infecções estão crescendo, assim como o número de pacientes de covid-19 hospitalizados desde o início de setembro.

Artigo: O PIX vale mesmo a pena?

 

O nível de conscientização dos usuários sobre as práticas de segurança é essencial


Juliano Carneiro e André Emídio


Divulgação

Imagine que você esteja jantando em um restaurante sábado a noite e, ao pedir a conta, é informado que a máquina de cartão não está funcionando e você não tem dinheiro - afinal, quem ainda anda com notas na carteira? O Pix - meio de pagamento instantâneo, criado e gerido pelo Banco Central do Brasil - chega ao mercado financeiro para solucionar situações como essa. Com o novo serviço, será possível transferir dinheiro instantaneamente através do aplicativo do seu banco ou fintech. Em outras palavras, é o fim do TED, DOC e dos Boletos de Cobrança.

O conceito de pagamento instantâneo é o que diferencia o PIX dos demais meios de pagamentos. O TED, que era o serviço de pagamento mais rápido até então, realizava a transferência em cerca de 40 minutos, apenas em dias úteis, das 6hs às 17hs. Já o DOC, demorava até 1 dia útil e os boletos, de 1 a 2 dias úteis. Fora isso, o cliente ainda era obrigado a pagar pelo serviço. Com o avanço da tecnologia, era questão de tempo para que essas taxas fossem abolidas. É o que acontecerá agora.

Uma transação realizada via Pix será  liberada em segundos para o recebedor, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, para qualquer tipo de transferência e de pagamento. Além disso, poderá ser realizada por qualquer pessoa física ou jurídica, que possua conta corrente, conta poupança ou conta pré-paga, em uma instituição financeira ou instituição de pagamento (bancos e fintechs) participantes do sistema Pix.

O Pix é seguro?

As vantagens do Pix, como mencionadas acima são: agilidade, facilidade, instantaneidade, praticidade e segurança. Veio para ficar. Tende a ser o meio de pagamento mais utilizado num futuro próximo, bem próximo. As desvantagens não são diretamente relacionadas com o meio de pagamento, mas à cibersegurança. No entanto, os riscos serão os mesmos que já estamos expostos com os aplicativos: se seu smartphone for roubado e for possível acessar o seu Pix, a facilidade para o golpista será a mesma que é para você em situações do dia-a-dia.

A boa notícia é que as instituições financeiras levam a segurança de dados muito a sério. As transações suspeitas via Pix poderão ser paralisadas por até uma hora, até que seja confirmada pelo cliente. Neste fluxo temos a instituição financeira de origem, banco central e instituição financeira de destino. Uma vez que o Cash out do dinheiro é mais rápido do que uma TED ou um DOC, por exemplo, e a velocidade também carrega um risco maior para as instituições participantes e clientes.

Após o pagamento na conta destino, sendo ela uma conta correta ou fraudulenta, o rollback da operação é mais difícil, pois o tempo de análise é menor - este é um desafio que as instituições financeiras precisarão enfrentar, mas que de maneira geral não afetam a confiabilidade do novo serviço, tampouco devem ser impeditivos para a adoção da tecnologia.

O PIX vale a pena?

Como qualquer outro sistema implantando desta magnitude, teremos uma curva de aprendizado que deve durar de 6 meses a 1 ano. Este será o período necessário para mitigarmos os riscos, implementando novas camadas de segurança, inteligência e conferência para aprimorar a transação como um todo.  Além de principalmente educar e instruir o usuário para as boas práticas de segurança para esse tipo de transação.

O nível de conscientização dos usuários sobre as práticas de segurança é essencial e, mesmo agora, com os serviços bancários tradicionais, observamos diariamente relatos de golpes de Phishing que poderiam ser evitados através de uma postura mais atenta do cliente. Todavia, isso mostra que o PIX é um projeto que atende as demandas de uma economia muito mais conectada e que está muito mais atenta às taxas e cobranças abusivas por parte das instituições bancárias.

O PIX vale a pena e será apenas uma pequena evolução do sistema financeiro, se comparada ao que a tecnologia nos propõe para os próximos anos - com os bancos online e, principalmente, a popularização das Fintechs. O setor financeiro será um dos, se não o mais afetado por inovações tecnológicas. Consequência natural tende a ser uma grande revolução no sistema financeiro que hoje conhecemos - e o consumidor agradece.

Juliano Carneiro e André Emídio, sócios do RevoBank.

Política: Projeto permite apreensão de CNH de motorista acusado de transportar drogas

 


O prazo da apreensão do documento será definido pelo juiz

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara 

O Projeto de Lei 3125/20 permite a apreensão da carteira nacional de habilitação (CNH) de motorista investigado ou acusado de transportar drogas. O prazo da apreensão será definido pelo juiz podendo durar até a sentença de primeiro grau, quando será decidida se a carteira será suspensa ou o inquérito arquivado.

A proposta, do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), inclui a possibilidade na Lei Antidrogas.

Para Pereira Júnior, a lei é omissa sobre a apreensão da carteira de motorista e não trata da suspensão do direito de dirigir. “É relevante que a lei preveja tal possibilidade, até em razão de a inabilitação para dirigir já estar definida no Código Penal como efeito da condenação”, afirmou.

O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.


Política: Pesquisa mostra que clima e sustentabilidade ainda são as principais preocupações do mundo

 

Estudo revela que 81% das pessoas em todo o mundo esperam que as empresas sejam ambientalmente conscientes

Redação/Hourpress

Arquivo

Getty Images, líder mundial em comunicação visual e pioneira no campo da metodologia visual, revelou hoje uma nova pesquisa que mostra que o clima e a sustentabilidade de forma mais ampla ainda são questões fundamentais para as pessoas, mesmo em meio à pandemia de COVID-19. Os resultados foram revelados em uma segunda onda de pesquisas para a plataforma de insights criativos Visual GPS da Getty Images, concluída em conjunto com a empresa de pesquisa de mercado global YouGov.

Dados atualizados do Visual GPS mostram que, apesar da pandemia do COVID-19, as pessoas ainda reafirmam forte preocupação com o clima e a sustentabilidade, com quase todos os pontos de sustentabilidade semelhantes, senão superiores aos dados da pesquisa realizada antes do COVID-19. Como um apanhado das questões às quais as pessoas responderam sobre o tema da sustentabilidade:

  • 91% dos entrevistados hoje disseram acreditar que a forma como tratamos nosso planeta agora terá um grande impacto no futuro, em comparação com 92% dos entrevistados em julho de 2019

  • 69% dos entrevistados hoje disseram que fazem tudo o que podem para reduzir sua pegada de carbono, um aumento em relação aos 63% dos entrevistados em julho de 2019

  • 85% dos entrevistados hoje estão preocupados com a poluição do ar, em comparação com 84% dos entrevistados em julho de 2019

“É surpreendente e encorajador que, apesar da enorme mudança no estilo de vida das pessoas e no comportamento do consumidor trazida pelo COVID-19, o meio ambiente e a sustentabilidade continuam tão importantes para as pessoas como sempre foram”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images. “Na verdade, nossos dados de pesquisa de clientes mostram que ‘sustentabilidade’ e ‘vida sustentável’ estão em alta, totalmente contra as expectativas. Como comparação, enquanto o interesse pelo meio ambiente diminuiu após a crise financeira de 2008, o meio ambiente tornou-se inextricavelmente ligado ao bem-estar durante a crise do COVID-19”.

“Os dados do Visual GPS também nos dizem pela primeira vez que as pessoas querem ver a sustentabilidade normalizada em publicidade e outras comunicações visuais, é um claro apelo à ação”, continua Swift.

O poder da linguagem visual para formar opinião e informar o debate

A pesquisa atualizada do Visual GPS também mostra que as pessoas acreditam que as melhores formas de causar um impacto positivo no planeta são reciclar (70%), interromper o uso de plásticos descartáveis (60%), usar produtos ecológicos (58%) e usar fontes de energia renováveis para energia doméstica (58%).

“O que é interessante sobre essas descobertas é que a reciclagem, os parques eólicos e os plásticos descartáveis são todos sinais visuais populares que já há algum tempo são usados para ilustrar a sustentabilidade”, explica a Dra. Swift. “Por exemplo, as pesquisas dos clientes em nossa plataforma por ‘garrafa de água reutilizável’ e ‘reciclagem’ aumentaram 152% e 148%, respectivamente, no último ano. Isso demonstra o quão poderosa a linguagem visual pode ser para moldar a visão das pessoas sobre um problema, o que torna mais importante para as marcas e empresas usarem conteúdo visual que mostre ao consumidor como eles podem agir”.

Fundamentado em 25 anos de pesquisas da Getty Images em representação visual, o Visual GPS explora como os consumidores são influenciados por quatro "forças" principais - tecnologia, sustentabilidade, autenticidade e bem-estar - e o que isso significa em termos de tomada de decisão. Os novos insights resultam da segunda pesquisa global que a Getty Images realizou em parceria com a YouGov, para a qual mais de 5.000 consumidores foram pesquisados em 26 países e em 13 idiomas, de abril a maio de 2020.

Getty Images forma parceria com a Climate Visuals para apresentar as Diretrizes para Visualização da Sustentabilidade

Em resposta à pesquisa do Visual GPS, a Getty Images fez parceria com o Climate Visuals, o único programa mundial com base em evidências para fotografia de mudanças climáticas, para apresentar as Diretrizes para Visualização da Sustentabilidade. As diretrizes fornecem recomendações práticas às marcas e empresas sobre como encontrar e usar conteúdo visual novo e relevante para comunicar seu compromisso com a sustentabilidade e inspirar seu público a agir.

As Diretrizes para Visualização da Sustentabilidade estão abaixo e têm link para curadoria de conteúdo com exemplos da Getty Images que você pode usar para visualizar essas diretrizes:

  1. Sustentabilidade deve ser um objetivo intersetorial

As empresas têm especialistas em sustentabilidade e/ou especialistas em Diversidade e Inclusão, mas o conteúdo visual relacionado ao ambientalismo e à sustentabilidade não deve ser separado do conteúdo visual que é inclusivo e diverso. As estratégias representacionais devem se estender à sustentabilidade.

A mudança climática afeta a todos em todo o mundo, portanto, inclua intencionalmente a representação de toda a etnia, classe, idade, orientação sexual, identificação de gênero, religião e cultura. Capacite e dê destaque a todas as vozes sub-representadas. Quebre estereótipos de todo tipo.

  1. Visualize novos conceitos sustentáveis 

Imagens já familiares de icebergs derretidos e chaminés industriais podem ser símbolos populares para significar mudanças climáticas, mas perdem valor com a exposição repetida. Além do simbolismo clássico, tente expandir seu escopo com criativos que ilustrem novos conceitos sustentáveis como “economia circular”, “reutilizável” ou “eficiência energética”.

  1. Conecte-se às aspirações sobre o futuro

As marcas, ansiosas por superar a sensação de impotência que muitos consumidores sentem, devem focar no conteúdo visual que ajuda a visualizar as ações concretas, passos positivos, resultados e soluções reais que abrirão o caminho para um futuro melhor e mais sustentável.

O conteúdo deve refletir histórias autênticas, incluindo os aspectos positivos e negativos dos resultados e atividades de indivíduos, comunidades e empresas que estão inovando e colaborando para alcançar a sustentabilidade. Desde aqueles que estão fazendo pequenas mudanças no estilo de vida, até as indústrias que estão conduzindo iniciativas sustentáveis inovadoras e novas tecnologias.

  1. Traga de volta para o indivíduo

O conteúdo criativo deve mostrar indivíduos autênticos com impacto real em nível local. Os criativos destacando o melhor de indivíduos e grupos em relação a questões de sustentabilidade personalizam as histórias para o seu público-alvo. Pense em cada aspecto do visual - seja uma imagem, vídeo ou ilustração - canudos de plástico, xícaras de café descartáveis e sacolas plásticas são elementares, mas minam a mensagem sustentável.

“Ícones familiares para sustentabilidade e mudança climática têm desempenhado um papel importante, dando às pessoas uma abreviatura para uma questão de sustentabilidade”, diz Toby Smith, líder sênior do programa: Visuals & Media at Climate Visuals. “Mas para inspirar uma mudança realmente positiva, devemos ir além dos ursos polares no derretimento das calotas polares. Em parceria com a Getty Images nessas novas diretrizes, pretendemos agora ajudar marcas e empresas a adotar uma abordagem baseada em evidências e focada em soluções para a crise climática, visualizando as ações, objetos e ideias que estão abrindo caminho para um futuro mais verde .

Artigo: Liberdade de expressão ameaçada com a Lei de Fake News?

 

No entanto, a redação aprovada não contém uma definição do termo “fake news” ou “notícias falsas”


Sheila Shimada

Fenaj

O conceito de Fake News, muito difundido recentemente, tem crescido ainda mais no período eleitoral. Você sabe se aquele candidato pratica ou compartilha fake news? Já cancelou ou ajudou a cancelar alguém, eventualmente, compartilhando informações ou posts sem confirmar a veracidade dos fatos?

Inserido em um contexto político-social específico, o PL das Fake News  2630/2020 surge como uma tentativa de frear a disseminação de notícias falsas na internet e atenuar seus impactos nas esferas social, eleitoral e de saúde pública e também para tratar sobre a definição de rede social, canal de comunicação e troca de mensagens - como WhatsApp, Telegram, entre outros aplicativos - e a definição do que seriam “Fake News”. 

No entanto, a redação aprovada não contém uma definição do termo “fake news” ou notícias falsas”, direcionando seu enfoque ao comportamento inautêntico de contas de usuários nas redes sociais e à transparência sobre conteúdos pagos, que passarão a ser moderados pelos provedores de aplicações.

“A dificuldade dos termos abertos desse PL é quanto à classificação do que é ou não fake news. É possível conseguir uma liminar, por exemplo, em meio a campanha política, e bloquear um candidato que pode estar disseminando fake news. Porém, quanto tempo levará até a comprovação dos fatos? E se não for fake news? A campanha toda pode ser prejudicada”, alerta a Dra. Sheila Shimada.   

"Embora os objetivos do PL 2630/2020 sejam louváveis, a forma como se propõe que ele combata a disseminação de notícias falsas é bastante problemática, pois acaba legitimando situações de violação dos direitos à informação, à liberdade de expressão e à particularidade dos usuários praticadas por agentes privados e, ao mesmo tempo, amplia demasiadamente a responsabilidade desses agentes, podendo inviabilizar suas atividades", analisa a advogada. 

A Dra. Sheila Shimada destaca que a guerra contra a desinformação é urgente, mas que "a regulamentação da PL, às pressas, pode acarretar consequências graves à liberdade na internet, por ser complexa e englobar temas sensíveis que precisam ser debatidos sob diferentes perspectivas junto à sociedade civil, de forma semelhante ao que ocorreu com o Marco Civil da Internet". 

Para ela, "a sociedade, como maior interessada, deve ser convidada a participar das discussões sobre o projeto, auxiliando o Legislativo a encontrar alternativas ao gerenciamento e à moderação de conteúdos pelos provedores, com o objetivo de garantir os direitos fundamentais no mundo virtual, especialmente a liberdade de expressão e informação, a vedação à censura e a proteção à privacidade", finalizou Shimada.

No momento, o PL das Fake News 2.630/2020 está na Câmara dos Deputados - e não está tramitando em regime de urgência,  posteriormente seguirá para o Senado e para sanção do Presidente da República.

Sheila Shimada, advogada, Árbitra, Professora de Direito Empresarial na ESE Sebrae.

 


Economia: Aplicativo: ClickBus e Rappi ampliam venda de passagens de ônibus

 

Opção Rappi Travel permite que o viajante compre passagens de ônibus utilizando inclusive Rappi Créditos

Redação/Hourpress

Marcio Diniz

Os aplicativos de celular surgiram para simplificar a vida dos usuários e cada vez mais seus criadores buscam incluir funcionalidades que solucionem, com agilidade e rapidez, as necessidades das pessoas. Existem mais opções disponíveis do que podemos contar, como, por exemplo, jogos, leituras, relaxamento, compras e turismo. Nos dois últimos, a ClickBus, plataforma líder em venda online de passagens rodoviárias, e o Rappi, super app de delivery de alimentos, bebidas, suplementos, medicamentos, entre outros, se destacam. Por isso, decidiram fechar uma parceria para facilitar a vida dos viajantes.

Assim, o Rappi lançou em seu aplicativo o "Rappi Travel", uma categoria na qual viajantes podem adquirir passagens de ônibus. Agora as passagens disponibilizadas no site e no app da ClickBus também podem ser compradas no aplicativo de entregas, sendo mais uma conveniente opção para o viajante, que pode escolher um dos mais de 4 mil destinos já oferecidos pela empresa.

Para Marcel Bianchi, Head de Parcerias da ClickBus, a parceria com o Rappi é mais uma forma de beneficiar os usuários e tornar a experiência de compra mais acessível. "Sempre buscamos oferecer novas formas para o passageiro rodoviário garantir sua passagem, onde quer que esteja, para ter uma experiência incrível e em um app no qual já está acostumado a fazer suas compras. Com essa parceria, damos mais um passo rumo democratização e capilaridade de venda de passagem de ônibus pela internet", explica. Uma das grandes vantagens é poder comprar todos os produtos de turismo no mesmo app, como o hotel junto com a passagem rodoviária, por exemplo.

A parceria é positiva para as duas empresas, já que permite uma troca de clientes entre os aplicativos, além de disponibilizar um número maior de serviços e possibilidades para cada um deles, o que é mais um passo no caminho dos super apps. Outro ponto importante é a democratização do acesso à compra de passagens rodoviárias através do Rappi Créditos, opção voltada para que clientes desbancarizados também consigam garantir passagens de ônibus sem precisar ir até uma rodoviária.

O Head de Rappi Travel, Guido Becher, explica porque a empresa escolheu a ClickBus para ser uma das responsáveis para oferecer as passagens disponíveis no aplicativo. "Clickbus é um aliado inovador, líder no segmento rodoviário no Brasil, que nos permite oferecer uma grande variedade de produtos de ônibus a todos os nossos clientes, um produto fundamental na reativação de viagens junto a voos e hotéis."

Para quem já está acostumado a utilizar os serviços oferecidos pela ClickBus, a experiência é bastante similar. No Rappi Travel, o cliente escolhe o local de saída e o destino, dia e horário que pretende viajar e depois passa para o próximo passo, que é o pagamento. Tudo de forma simples e que pode ser realizado em poucos cliques.

A ClickBus também reforça o comprometimento, em conjunto das empresas de ônibus, com os protocolos de segurança e higiene em todas as etapas de viagem com base nas recomendações de órgãos competentes, como Ministério do Turismo, Anvisa e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Sobre a ClickBus
Líder em inovação do setor rodoviário, a ClickBus é o principal agente de mudança de comportamento de compra de passagens de ônibus no Brasil, trabalhando de forma ativa em todas as pontas do ecossistema digital para facilitar a vida de quem viaja de ônibus: como um agregador (GDS), uma plataforma online (OTA) e operador de sites de empresas de ônibus e rodoviárias (Gestor de Whitelabel).

Economia: Home Office: 52% dos brasileiros trocariam de emprego se pudessem trabalhar em casa

 

Pesquisa realizada pela Salesforce com 20 mil pessoas em 10 países revela percepções sobre esse tema

Redação/Hourpress

Arquivo
A Salesforce, líder global em CRM, realizou o estudo " Série Global Stakeholder - O Futuro do Trabalho, Agora " com mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. O levantamento, que teve 2 mil entrevistados apenas no Brasil, traz dados relevantes sobre a percepção da população em relação ao Futuro do Trabalho e os impactos da Covid-19 sobre as relações entre os colaboradores e as empresas.

"A pandemia teve um grande impacto no modelo de trabalho com o qual estávamos acostumados. Da noite para o dia tivemos que migrar para o home office, o que trouxe à tona muitas questões sobre o futuro do trabalho", comenta Fabio Costa, Vice-presidente sênior general manager da Salesforce no Brasil. "A Série Global Stakeholder traz reflexões importantes sobre a percepção dos brasileiros em relação às mudanças nas dinâmicas de trabalho e mostra uma expectativa de que as empresas como protagonistas para melhorar o mundo", completa Fabio Costa.

Entre os entrevistados no Brasil, 87% não percebem melhoras em relação às oportunidades de empregos, 75% acham que o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas e 71% dizem que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela da população. Abaixo destacamos os principais resultados da pesquisa no País.

Expectativa sobre as empresas como agentes de mudança
Entre os entrevistados no Brasil, 82% confiam nas empresas para construir um futuro melhor. E para 70% deles, a diminuição das desigualdades globais deveria ser a grande prioridade para as empresas. Esses números mostram a grande confiança dos brasileiros nas empresas, principalmente se comparados aos dados relacionados ao setor público: 55% dizem não confiar nos governos para construir um futuro melhor.

Além disso, 76% dos entrevistados dizem que é crucial que seu empregador retribua à comunidade e 66% acreditam que as empresas serão mais resilientes às crises ao sair da pandemia.

"Os negócios devem ser uma plataforma para mudança e isto é o que a sociedade espera. Além de posicionar produtos e soluções, as marcas precisam engajar seus públicos para apoiá-los neste momento e contar como impactam", destaca Fabio Costa.

A importância do trabalho remoto
71% dos brasileiros acreditam que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela da população, mas 57% dos trabalhadores presenciais dizem que conseguiriam trabalhar remotamente se sua empresa oferecesse uma tecnologia melhor. Já 52% dos entrevistados dizem que trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente.

Esses dados mostram que há interesse pelo trabalho remoto por parte dos colaboradores, mas isso esbarra em alguns empecilhos, como a disponibilidade de tecnologia por parte das empresas.

"A pandemia fez com as empresas pelo mundo entendesse que o trabalho a distância é viável. O desafio é manter equipes alinhadas por meio de processos e tecnologia para colaborar com foco no cliente", destaca Fabio. "No ambiente híbrido, com equipes no escritório e trabalhando remotamente, o foco é cuidar da saúde dos colaboradores e clientes", completa o executivo. O Work.com traz soluções para o retorno seguro aos escritórios.

Desenvolvimento da força de trabalho deve ser prioridade das empresas
Para 89% dos entrevistados o acesso às oportunidades de emprego não está melhorando e quase um terço diz não ter as habilidades técnicas exigidas pelo mercado. De fato, atualmente o Brasil tem mais de 13,1 milhões de desempregados , segundo dados do IBGE. Como resultado dessas percepções 57% dos brasileiros estão considerando obter outra formação.

Nesse contexto, para 75% dos entrevistados o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas e 77% deles dizem que a tecnologia deve desempenhar um papel essencial nesse processo.

"A capacitação é chave para o crescimento e superação. As empresas que enfrentaram melhor o processo de isolamento social, prepararam suas equipes para lidar com um novo contexto, ferramentas e processos digitais. Sem novas habilidades, não há perspectiva positiva", diz Fabio.

Aprendizagem online gera interesse no Brasil, porém há obstáculos
Entre os entrevistados, 71% relataram estar mais interessados em aprendizado e treinamento online desde o início do isolamento social. Mas esse tipo de ensino esbarra em questões como o acesso à internet e a um computador, além da questão financeira para arcar com os custos de um curso.

A pesquisa aponta que 84% dos brasileiros gostariam de ter acesso gratuito a plataformas de capacitação, mas 50% se dizem nervosos demais para buscar o aprendizado online neste momento, índice que aumenta para 55% entre pessoas de baixa renda. Já um terço das pessoas ouvidas acredita que este modelo de aprendizagem é muito difícil para elas.

"Muitas empresas já têm adotado a capacitação online, especialmente as de tecnologia, que são as que mais sofrem com a falta de profissionais treinados. A Salesforce, por exemplo, disponibiliza gratuitamente o Trailhead, uma plataforma online que tem como objetivo capacitar as pessoas para utilizar as soluções da empresa nas diversas vagas disponíveis", comenta Fabio. "Ao preparem os cidadãos para o mercado de trabalho, essas plataformas gratuitas ajudam a tornar o País e sua indústria mais competitivos e qualificados", completa.

Habilidades exigidas estão aumentando
Com a evolução constante nos formatos de trabalho, as habilidades exigidas pelos empregadores também estão mudando. Para os brasileiros, as habilidades mais importantes nos próximos seis meses serão adaptabilidade e colaboração, ambas apontadas por 96% dos entrevistados. Em seguida aparecem criatividade (95%) e habilidades comerciais (93%).

Já quando perguntados sobre as habilidades técnicas essenciais nos próximos seis meses, as respostas foram: análise de dados (93%), codificação/desenvolvimento de aplicativos (92%) e ciência de dados (91%).

"Neste esforço contínuo para desenvolvimento profissional, é importante que soft skills como adaptabilidade e colaboração tenham um papel relevante. Enquanto a tecnologia pode nos ajudar a aprender novas habilidades, precisamos nos apoiar em soft skills para crescer tanto no ambiente de trabalho digital quanto físico. Na economia digital, os produtos que vendemos, as expectativas dos clientes e a natureza do trabalho mudarão. Assim, nossa jornada para desenvolver soft skills não tem fim", destaca Fabio sobre os dados da Série Global Stakeholder - O Futuro do Trabalho, Agora.

Sobre a Salesforce
A Salesforce, líder mundial em CRM, capacita empresas de todos os tamanhos e segmentos para realizar a transformação digital e obter uma visão de 360 graus dos clientes. Para mais informações, visite http://www.salesforce.com/br.

Artigo: Lojas de shopping de São Paulo voltam a funcionar 12 horas por dia

 

Decreto passa a valer a partir de amanhã, 10, no Estado de São Paulo

Redação/Hourpress

O anúncio da passagem para fase verde dentro do Plano São Paulo irá alterar o horário de funcionamento das lojas de shopping. De acordo com o decreto de número 65.234 publicado hoje, 9 de outubro, os shoppings centers deverão funcionar com a capacidade limitada de 60%, adotando os protocolos exigidos e com horário de 12 horas diárias. Segundo a Alshop(Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), as lojas irão funcionar em horário normal das 10h às 22h nos dias úteis e sábados, e das 12h às 20h nos domingos e feriados, segundo o plano anunciado pelo governo e mantendo todos os protocolos sanitários aprovados.

Eventos em shopping, cinemas e teatros

Outra consequência do avanço de fase é a permissão para a reabertura de espaços de entretenimento dos shoppings como cinemas e teatros, com limitação de público e venda de ingressos preferencialmente online. Também serão permitidos eventos dentro dos shoppings e eventos em geral com até duas mil pessoas. “A reabertura dos espaços de entretenimento nos shoppings devem ajudar na recuperação do movimento e das vendas nas lojas, pois um dos fatores para a crise que estamos vivendo é a baixa circulação de pessoas, horário restrito de restaurantes na praça de alimentação e o fechamento de cinemas e teatros ou mesmo a impossibilidade de eventos que movimentam centros de compra.”, finalizou Sahyoun.

Para conscientizar a sociedade e a opinião pública sobre a crise e a retomada da economia, a Alshop formou junto com outras 30 entidades e 70 empresários o Instituto Unidos Pelo Brasil. O grupo lançou uma campanha em formato de vídeo, pelas redes sociais, com entrevista a pequenos empreendedores do comércio, sobre os prejuízos e o desemprego causados pelo fechamento do comércio como resultado das ações de contenção da pandemia.

Saúde: Hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional

 

Ingerir o medicamento no mesmo período é o ideal e garante maior eficiência

Redação/Hourpress

BBC
A pílula anticoncepcional é um dos métodos aliados das mulheres com vida sexual ativa que desejam evitar a gravidez. O que nem todas sabem é que alguns hábitos, relativos a horários e à ingestão inadequada, interferem na eficácia do medicamento. A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Maria Luisa Mendes Nazar, solucionou algumas das principais dúvidas sobre o tema:
 
1. Não tomar a pílula anticoncepcional no mesmo horário diminui a eficiência do remédio?
 
A resposta é sim. Segundo a ginecologista, ingerir o medicamento no mesmo período é o ideal e garante maior eficiência, seja ele via oral ou injetável. No caso da pílula, que é diária, recomenda-se escolher um horário com menor possibilidade de esquecimento. A médica, no entanto, tranquiliza. “Quando alertamos sobre atrasos, não nos referimos a minutos, mas sim a um período inteiro, após 3h do horário”, explica. Nesses casos, o ideal é fazer uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha para evitar qualquer risco de engravidar.
 
2. É preciso ingerir o comprimido com água ou outro líquido?
 
A recomendação é tomar o remédio sempre com auxílio de água ou qualquer outro líquido que não seja alcoólico. A dica, como explica a Maria Luisa, é importante por ajudar na condução do comprimido até o estômago, evitando qualquer parada inesperada no esôfago, por exemplo. “Caso a paciente tenha uma boa salivação e consiga deglutir sem nenhum problema, não há contraindicação. Mas aconselhamos a assistência da água para que a pílula chegue tranquilamente ao estômago”, explica a ginecologista. 
 
3. Vômitos e diarreia atrapalham a absorção do anticoncepcional?
 
Nestes casos, segundo a médica, é preciso cautela. Os vômitos são preocupantes em alguns cenários, principalmente quando ocorrem em até quatro horas da ingestão do comprimido. Isso porque é este o tempo médio que a pílula demora a chegar ao estômago, portanto, aumenta as chances de não absorção correta. 
 
A segunda situação que merece atenção é a de pacientes com bulimia, gastrite, intolerância no tubo digestivo e mulheres que fizeram cirurgia bariátrica. Para estas pessoas, por conta do histórico clínico, é preciso uma análise do caso para a escolha do método mais adequado e eficaz. Já no caso de diarreia, a ginecologista não vê perigo. “O comprimido primeiro chega ao estômago, cai na corrente sanguínea e vai até o fígado para ser metabolizado. Por isso, a diarreia não é uma ameaça ao efeito da pílula”, lembra. 
 
4. Qual o melhor método anticoncepcional?
 
Não é possível afirmar de forma geral qual é o melhor, destaca Maria Luisa. A orientação é sempre consultar-se com o especialista a fim de definir a opção mais vantajosa para a realidade de cada paciente.