Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

terça-feira, 28 de maio de 2019

Variedades: Teatro do CEU Ponte Alta, Guarulhos (SP) apresenta Café com Viola no próximo domingo


Os participantes e as pessoas apaixonadas por música caipira encontram um ambiente acolhedor


Redação/Hourpress
No próximo domingo (2), a partir das 10h, o Teatro do CEU Ponte Alta apresenta mais uma edição do Café com Viola, grande espetáculo com o melhor da música sertaneja raiz. Vera
Bianca e Guaru, organizadores do evento, dão boas vindas ao público com um saboroso café caipira, bolo de fubá e música da melhor qualidade. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.
O Café com Viola conta com o apoio da Secretaria de Cultura e acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês. Os participantes e as pessoas apaixonadas por música caipira encontram um ambiente acolhedor, no qual o objetivo é estreitar laços entre o público e os violeiros.
A participação é livre e por ordem de inscrição. Além de renomadas duplas da cidade, a expectativa é de que músicos de municípios vizinhos, como Arujá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Guararema, São José dos Campos, entre outros, também participem.
Café com Viola
O encontro fortalece a luta pela preservação da cultura musical sertaneja, ajudando na consolidação e perpetuação desse legado. Desde que surgiu, em abril de 2017, o Café com Viola já prestou homenagens a personalidades da música caipira, artistas como Tonico e Tinoco e Fausto Oliveira Campos; festejou datas especiais como os dias das Mães e dos Pais,  o Dia Internacional da Mulher, festas juninas e natalinas, e também recebeu no palco grandes nomes como Ronaldo Viola Filho e João Carvalho, Adriana Farias, entre outros.

Serviço:
Café com Viola
Data: 2 de junho
Horário: das 10h às 13h
Local: Teatro CEU Ponte Alta
Rua: Pernambuco, 836 - Jardim Ponte Alta, Guarulhos (SP)
Entrada gratuita
Classificação livre

Variedades: A boa e gostosa massa do Lellis Trattoria



Redação/Hourpress

Referência entre os apreciadores da boa mesa, restaurante oferece um diferenciado, o Lellis Trattoria aposta em opções que vão muito além da massa italiana. O destaque da semana vai para uma das opções do mar, que é uma entrada e tanto para celebrar! A Lula infarinata e frita é a iguaria ideal para amantes dos frutos do mar, e no Lellis Trattoria é uma das opções de entrada. Uma porção grande sai por R$60,90.

Lellis Trattoria São Paulo
Endereço: Rua Bela Cintra, 1849
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira das 11h30 às 16h e das 19h à 01h. Sexta e feriados das 11h30 até 01. Sábado  até às 2h e domingo aberto até 00h
Ambiente com música ao vivo e estacionamento gratuito
Reservas: 11. 3064-2727
A casa também trabalha com delivery através do Ifood

Geral: Hoje (28) é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna






Sogesp investe na prevenção com Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas  

Redação/Hourpress

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, a mortalidade materna foi reduzida 58% entre 1990 e 2015, caiu de 143 para 62 óbitos maternos por 100 mil nascidos vivos, mas mesmo assim bem fora da meta proposta pela ODM 2000/2015 (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), que era de 35 mortes por cem mil no ano de 2015.   

Por consequência, a meta foi repactuada para 20 mortes por cem mil nascidos vivos até 2030. No entanto, as má-notícias caminham em sentido contrário às promessas. No mais recente boletim do Ministério da Saúde, referente a 2016, os óbitos cresceram para 64 por 100 mil nascidos vivos.  
 
No Estado em São Paulo tivemos queda chegando a 35, mas cresceu nos últimos anos chegando a 47.   

“A grande maioria das mortes maternas poderia ser evitada, se tivéssemos condição para fazer o diagnóstico rápido, além de investimento na qualificação contínua de recursos humanos.”, afirma Rossana Pulcineli Francisco, presidente da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).  
  
Segundo ela, as principais causas da mortalidade de gestantes são hipertensão, hemorragia e infecção pós-parto e outro fato muito importante é a falta de infraestrutura para atendimento adequado destas mulheres.  
  
As estatísticas apontam que a situação é pior em estados do Norte do Brasil, onde os óbitos aumentaram 11%. Amapá e Maranhão apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade.  

A Sogesp compreende que este é um desafio a ser vencido a cada dia. Promove por todo o Estado de São Paulo, desde 2018, gratuitamente a todos os seus ginecologistas e obstetras associados, o Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas.   

É fundamental para o desenvolvimento científico continuado, abrangendo a classificação de risco, o sequenciamento do atendimento à hemorragia Puerperal, diagnóstico e tratamento às urgências hipertensivas e o manejo de infecção puerperal grave.   

Economia: Oeste baiano é um grande mercado para novas tecnologias em máquinas Agrícolas


Os modelos H 125 e 145 foram projetados para o território brasileiro


Redação/Hourpress

Em pouco mais de 30 anos o oeste baiano presenciou uma transformação na sua economia de forma bem expressiva, saindo da condição de um importador de comida para um significativo produtor de grãos, café, pecuária de leite e de corte e algodão. Para se ter uma idéia, a safra 2017/18 de soja foi plantada em 1,5 milhões de hectares e colheu em torno de 5 milhões de toneladas. Já o algodão foi plantado em 1,2 milhão hectares e deve colher cerca de 1,6 milhão de toneladas em plumas. A implantação de todas estas lavouras de grandes extensões trouxe a necessidade de ter máquinas e implementos modernos, com alto grau de tecnologia embarcada. A 15a. edição da Bahia Farm Show, que acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho,em Luiz Eduardo Magalhães, BA, vai ser justamente o palco para que a LS Tractor, fabricante de tratores de alta tecnologia, possa mostrar, através da sua concessionária Stratel, as mais recentes novidades, que foram inclusive, lançadas no Agrishow deste ano.  
“A região do oeste baiano e, por extensão, do Matopiba, é um importante mercado para os produtos da LS Tractor e, por esta razão, temos participado da Bahia Farm, desde que chegamos ao Brasil, há seis anos”, afirma Ronaldo Pereira, gerente nacional de vendas. Para a edição deste ano a fabricante destacou, além da sua linha de produtos, já conhecida pelo mercado, os modelos da Série H, o de 125 cv e o de 145 cv, lançados na safra 2018/19. Além deles, o sistema que compõe o Unit Control e o novíssimo app de gestão. “Hoje, onde tem agricultura, tem necessidade de implantação de tecnologias, tanto as que vêm no conjunto do trator, quando as que se pode incorporar. E os produtores de LEM e entorno, demonstram que estão demandando tê-las em seus tratores”, ressalta Ronaldo.
Os modelos H 125 e 145 foram projetados para o território brasileiro. Conforme o gerente de vendas eles possuem motorização Perkins de 4.4 lt, Turbo Intercooler, transmissão *Synchro Shuttle de 12 x 12 ou *Power Shuttle de 24 x 24 fabricado pela LS Tractor. Tomada de força de três velocidades e eixo dianteiro Carraro. Ronaldo assinala que a combinação do motor Perkins mais a transmissão vão permitir uma economia de combustível de até 15%, “o que é bem significativo, ao final de um dia de trabalho”, afirma. “Vamos mostrar ao mercado do cerrado um trator com motor mais potente, de alto torque, aliado à economia de combustível. Maior conforto para o operador, através da nossa cabine que já sai de fábrica, robustez e tecnologia em equipamentos para agricultura”, assinala.
Synchro e Power Shuttle – Ronaldo explica que a tecnologia Synchro Shuttle ou Power Shuttle traz ganhos em agilidade nas operações, versatilidade para diferentes aplicações e principalmente uma considerável economia de combustível. Em diversas atividades do dia o trator precisa se movimentar para frente e para traz repetidas vezes. Normalmente o operador tem que usar a embreagem e o câmbio para esta ação. O Synchro Shuttle dispensa a mudança de marcha frente e ré, reduzindo o desgaste deste sistema, através de uma simples manopla que direciona o trator a fazer esta atividade.
O Power Shuttle, por sua vez, é uma tecnologia um pouco mais avançada, pois dispensa o uso da embreagem eliminando o desgaste do operador e reduzindo o custo de manutenção. “Parece um item simples, mas depois de várias horas de trabalho, isto realmente tem uma importância enorme no final do dia e nas contas do final do mês, pois, por exemplo, evita a necessidade de trocas repetidas de peças que compõem o sistema de câmbio e de embreagem, que se desgastam de forma prematura com o uso repetitivo e constante”, assinala o gerente.
A LS Tractor está disponibilizando ainda o pacote LS Tech (Unit Control) composto por sistema de telemetria que monitora as máquinas no campo via satélite e GPRS. Além de mostrar, em tempo real, a localização, o tempo de funcionamento, as ferramentas de manutenção e as condições de uso das máquinas, ao integrar as informações do Engine Protection (proteção de motor), o programa ajuda a reduzir custos de manutenção e de consumo de combustível. "É uma tecnologia avançada para que você e sua equipe trabalhem com mais tranquilidade e segurança. Através de qualquer dispositivo com conexão à internet, o produtor pode acessar todas as informações da sua frota", ressalta o gerente.
E para facilitar ainda mais a gestão, a LS Tractor buscou construir um caminho que reduzisse custos à propriedade rural com equipamentos e, no mesmo momento, trouxesse ganho de tempo e facilidade no gerenciamento. “Criamos um aplicativo que pudesse ser utilizado num tablet ou smartphone, enquanto o trator está operando” descreve Ronaldo, e complementa; “assim, reduzimos o custo alto com monitor e ganhamos agilidade, pois um tablet ou um smartphone pode ser levado para qualquer outro equipamento de forma fácil e rápida”, afirma ele. Segundo o gerente todas as operações realizadas via app são cruzadas com a telemetria para informar se o operador está fazendo o que lhe foi determinado, não só em termos de atividade, mas operacional, tipo velocidade de trabalho, o tempo de máquina parada, o clima, etc. “É a conectividade a favor do produtor rural”, finaliza o executivo comercial.

Economia: As 10 dicas para aumentar as chances de aprovação em empréstimos pessoais



Fintech de impacto social, a KeroGrana lista as 10 dicas para aumentar as chances de aprovação em empréstimos pessoais. Com foco em concessão de crédito para mulheres, a empresa é resultado de uma parceria com o Banco CBSS, instituição financeira que faz parte do Grupo Elopar, holding controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil

Redação/Hourpress
A maioria dos brasileiros que buscam um empréstimo pessoal não consegue ter a solicitação aprovada. De acordo com o negócio de impacto social KeroGrana, os motivos são diversos. Para os jovens, o pouco histórico de crédito; para os adultos, condição de inadimplência, divergência de documentos e endereço, ausência de conta em banco e comprometimento de mais de 30% da renda com empréstimos estão entre as causas mais corriqueiras. Para auxiliar os consumidores a aumentar as chances de aprovação – e explicar alguns dos critérios da concessão de crédito adotados pelas instituições financeiras – a equipe da KeroGrana enumerou 10 dicas básicas para potencializar as chances de aprovação.
Negócio de impacto social focada em concessão de crédito para a população de menor renda, a KeroGrana oferece a contratação de empréstimo pessoal online em parceria com o Banco CBSS – instituição financeira que integra o Grupo Elopar, holding controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil. Fundada em 2018, a meta é conceder R$ 60 milhões em empréstimos no primeiro ano, em especial para mulheres. Segundo Guilherme de Almeida Prado, fundador da KeroGrana, o avanço mobile contribui para uma mudança no perfil do usuário de banco, ou seja, com a eliminação de intermediários, o cliente tem mais acesso à informação e tem maior poder para tomar decisões.
“O empréstimo online é uma forma de democratizar o acesso ao crédito e, ao mesmo tempo, confere mais segurança e privacidade ao cliente. Entre os brasileiros, as mulheres são as que mais buscam informação sobre serviços financeiros no meio digital. Ela trabalha e toma conta da casa ao mesmo tempo. Quase nunca sobra tempo para ir ao banco. Mesmo o meio digital não é suficientemente ágil e acessível para mulher. A maior parte dos empregos não permite que a pessoa acesse a internet no trabalho. Então, a brasileira tem de resolver as coisas no caminho ou volta do trabalho; e no horário do almoço. À noite, ela cuida da casa, acompanha a lição dos filhos. Por isso, nasceu a KeroGrana”, detalha Almeida Prado.
A empresa tem o intuito de criar a experiência mais simples possível de contratação de empréstimo: um processo rápido, 100% online e sem deslocamentos. Além de oferecer um processo mais simples, queremos acolher a mulher que pede empréstimo, ter um atendimento mais empático e oferecer explicações em uma linguagem mais agradável de ler e entender.
Como potencializar as chances de aprovação de crédito pessoal
Dica #1 | Renegociar as dívidas
Um dos motivos para ter solicitação de empréstimo negado é o chamado “nome sujo”. Com a condição de devedor inadimplente, os bancos e instituições financeiras não liberam novos créditos. A dica é buscar negociar a dívida e fazer um plano de parcelamento do pagamento. A partir do primeiro pagamento, o nome do credor sai das listas de restrição de crédito (Serasa e SPC), permitindo que novos empréstimos sejam liberados.
Dica #2 | Mantenha os dados cadastrais atualizados
A maioria das instituições financeiras consultam bancos de dados de consumidores – como Serasa e SPC, antes de conceder crédito. Se o endereço informado estiver diferente do que consta nessa base de dados, o empréstimo pode ser negado. Por isso, mantenha o endereço atualizado em lojas que costuma ter crediário, bancos e empresas de cartão de crédito.
Dica #3 | Comprove a sua renda
Para empregados com carteira assinada, funcionários públicos, pensionistas e aposentados há maior facilidade de comprovar a renda e ter um crédito aprovado. Para os autônomos, que têm mais dificuldade de comprovar renda, a dica é a formalização. Quem tem empresa regularizada – e deposita todo o dinheiro que ganha em um banco – consegue comprovar renda e aumentar as chances de conseguir um empréstimo.
Dica #4 | Use o sistema bancário e produtos financeiros
Às pessoas que costumam trabalhar apenas com dinheiro, tentem rever essa decisão. Sem o registro de quanto dinheiro o consumidor movimenta, fica mais difícil estimar a renda e avaliar se pode ou não arcar com o pagamento de um empréstimo.
Dica #5 | Tenha menos de 30% da renda comprometida com empréstimos
Uma pessoa que ganha, por exemplo, R$ 2 mil e tem R$ 600 de parcelas de empréstimos para pagar, terá dificuldades para conseguir um novo empréstimo. A dica da equipe da KeroGrana é renegociar empréstimos e financiamentos para prazos maiores. Isso vai fazer com que as parcelas diminuam o valor, dando mais chances de conseguir um novo empréstimo. Vale lembrar que quanto maior o prazo, maior o tempo que o consumidor terá que dedicar ao pagamento.
Dica #6 | Tenha uma conta em banco
As pessoas que não têm conta em banco geralmente terão dificuldade para conseguir empréstimo, até porque o crédito concedido terá que ser depositado em uma conta. A dica é avaliar as condições oferecidas pelos bancos digitais que não cobram taxas para abertura de contas.
Dica #7 | Mantenha os documentos atualizados
Documentos com mais de 10 anos e danificados costumam não ser aceitos.Então, a dica é tirar novos documentos ou mantê-los sempre em bom estado. Se o cliente mudou o sobrenome quando casou, tem que atualizar todos os documentos, porque qualquer divergência de informação pode contribuir para a reprovação da solicitação de empréstimo.
Dica #8 | Comprove de residência no nome do solicitante do empréstimo
Os comprovantes de residência devem ser recentes – até três meses – e estar em nome do solicitante do empréstimo. Nomes e endereços errados devem ser corrigidos; a solicitação deve ser feita na prestadora de serviços.
Dica #9 | Inscreva-se no Cadastro Positivo
Essa é uma alternativa para que o consumidor crie um histórico de compras e mostre que é um bom pagador. O Cadastro Positivo é um banco de dados operado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil e funciona como um centro de informações que registra o histórico financeiro de dívidas dos brasileiros – sobretudo, mostrando as que foram pagas ou não.
Dica #10 | Informe com cuidado os seus dados
Ao solicitar um empréstimo é muito importante tomar cuidado com as informações prestadas. Declarar uma renda mais alta do que possui ou passar um endereço errado pode resultar em reprovação da solicitação.
Segundo Guilherme de Almeida Prado, essas dicas vão ajudar a aumentar o score de crédito, ou seja, a pontuação consultada por instituições de crédito para liberar empréstimos.
Experiência do usuário e impacto social
O foco da KeroGrana está na experiência do usuário – simples, transparente e fácil – aliviando a angústia do cliente que busca empréstimo e tem pressa em saber se foi aprovado. O site intuitivo, leve e ágil permite rapidez nas respostas da avaliação de crédito dos usuários. A KeroGrana divulga os serviços de empréstimos online na internet, explica seus diferenciais – um sistema simples e rápido de consulta de crédito – e convida os clientes a fazerem o cadastro. Se aprovado, o Banco CBSS é quem oferece o empréstimo e tem larga experiência na análise e concessão de crédito.
A KeroGrana gera impacto social positivo com base em quatro pilares: crédito mais barato (para quem migra do cheque especial ou do rotativo do cartão para o empréstimo pessoal); ampliar acesso(a pessoa solicita a linha de crédito a hora que quiser, sem ter de se deslocar, em uma linguagem mais acessível); finanças pessoais para todos (todos que se cadastram no site ganharão um curso de finanças 100% gratuito); e você é dono dos seus dados(quem for reprovado pode excluir seus dados da base com um clique).
A experiência foi toda pensada com um olhar mais feminino, mas não será exclusividade das mulheres, os homens também poderão usufruir das facilidades oferecidas pela plataforma como o curso online de finanças pessoais gratuito para todomundo que solicitar o empréstimo – seja quem foi aprovado ou negado. A ideia é que o cliente faça o melhor uso possível do dinheiro. E, para quem não foi aprovado, a empresa ainda oferece orientações sobre as ações que podem aumentar as chances de ser aprovado numa próxima tentativa.
“O curso ajuda quem teve o crédito negado a buscar alternativas para sobrar dinheiro no orçamento. Além disso, esperamos ajudar a reduzir a inadimplência daqueles que conseguiram o empréstimo e fazem o curso de finanças. Comprovando essa redução da inadimplência poderemos no futuro negociar a redução das taxas de juros cobradas com o banco parceiro”, afirma Guilherme de Almeida Prado.
Sobre a KeroGrana
Fundada em maio de 2018, a KeroGrana é uma empresa que conecta clientes que precisam de dinheiro com bancos e financeiras que oferecem empréstimos. A empresa conta com uma plataforma online de interface simples e ágil para oferecer a melhor experiência para quem solicita empréstimo, ou seja, oferece empréstimo pessoal 100% online.
 Em parceria com o Banco CBSS – empresa do Bradesco e Banco do Brasil, com mais de 2 milhões de clientes – a empresa utiliza diversas ferramentas para oferecer um ambiente seguro para o cliente. O site da KeroGrana usa o certificado de segurança da Comodo, empresa líder em certificados digitais. Isso significa que todos os dados informados serão criptografados, evitando o roubo de informações. O resultado da primeira análise de crédito sai na hora. Com o empréstimo aprovado nesta primeira análise, o cliente envia online os documentos para uma avaliação final, que sai em um dia útil. Aprovado o empréstimo, o consumidor só precisa assinar digitalmente o contrato, que o dinheiro cai em até um dia útil na sua conta. www.kerograna.com.br

Geral: Pesquisa mostra o que 79% de usuários de Patinetes pensam a respeito do uso de capacetes



Sondagem sobre a regulamentação de patinetes anunciada pela Prefeitura de São Paulo foi feita pelo Instituto Perfil Urbano a pedido da Grow - holding dos patinetes Grin e Yellow; a pesquisa ouviu 400 usuários entre os dias 23 e 25/05 e também mostra rejeição à cobrança de multas


Redação/Hourpress
    
 O Instituto Perfil Urbano entrevistou pessoalmente na última quinta-feira, sexta-feira e sábado (23 a 25/05) 400 usuários de patinetes nas principais ciclovias de São Paulo para saber como a regulamentação desses equipamentos anunciada pela Prefeitura foi recebida pela população. Para 79% dos entrevistados o uso do capacete  deve ser uma opção e não uma obrigação, como prevê o decreto do prefeito Bruno Covas. E 66% são contra a cobrança de multa para quem não usar capacete.

OUTROS RESULTADOS
A pesquisa também mostra que:

       82% dos entrevistados são a favor da substituição de pistas ou estacionamentos de carros por mais ciclovias e melhores calçadas;

       93% concordam com a criação de mais vagas públicas nas ruas para bikes e patinetes;

       73% dos usuários são a favor da velocidade máxima do patinete permanecer 20km/h.



AÇÕES FUTURAS
Grow aproveitou o contato com os usuários para perguntar se eles são favoráveis às alternativas que apresentou para a Prefeitura na última semana em resposta ao decreto 58.750.


       80% dos entrevistados concordam com a oferta de cursos de pilotagem gratuitos em praças da cidade;

       85% são a favor da continuidade das ações de distribuição de capacetes gratuitos em São Paulo;

       93% dos entrevistados concordam que a empresa deve advertir o usuário via aplicativo no caso de ocorrência de infração, para que não haja reincidência;

       85% apoiam o bloqueio desse usuário temporariamente caso ele repita a infração. 


Fundo do baú: Acidentes de avião mataram grandes promessas do Rock

Gabriel Diniz, autor do hit "Jenifer" morto ontem (27) em acidente de avião em Sergipe

Serviu de inspiração para o guitarrista Eric Clapton, Beatles e Rolling Stones



Luís Alberto Alves/Hourpress
Buddy Holly inspirou a criação de Beatles e Rolling Stones


O que os cantores Gabriel Diniz, Otis Redding, Ritchie Valenz, Buddy Holly e Mamonas Assassinas têm em comum? Todos morreram jovens em acidentes de avião. Ritchie Valenz, 17 anos, famoso pelo hit “La Bamba” e a balada “Donna” e Buddy Holly, 21 anos, inspirador da criação de Rolling Stones e Beatles, perderam as vidas em 3 de fevereiro de 1959, quando o avião monomotor que os levavam para outro show no leste dos Estados Unidos, bateu numa montanha dez minutos após a decolagem. Junto estava o DJ The Big Bopper, primeiro profissional de rádio a estrear um programa de rock nos Estados Unidos.
Otis Redding morreu aos 26 anos. Seu avião caiu num lago em 1967


Holly foi pioneiro na Pop Music norte-americana. Inteligente, aprendeu a tocar sozinho guitarra, piano e violino. Serviu de inspiração para o guitarrista Eric Clapton, Beatles e Rolling Stones. A banda de Mick Jagger regravou sua canção “Not Fade Away” e sempre a apresenta em seus shows.  Antes da fama, Paul McCartney e Mick Jagger eram fãs do trabalho de Holly.
Ritchie Valenz perdeu a vida aos 17 anos numa queda de avião

Ela ajudou abrir portas para o grupo no início da carreira, quando aqueciam a plateia nos shows para o soulman Otis Redding, morto em 10 de dezembro de 1967 aos 26 anos, quando o seu avião caiu nas águas geladas do lago Monona em Madison, Wisconsin. Neste acidente morreram praticamente todos os componentes de sua banda de apoio, Bar-Kays, integrada por músicos adolescentes, mas de grande talento. O mais velho, Ben Cauley, 20 anos, foi o único sobrevivente.
Mamonas Assassinas  venderam 3,5 milhões do único CD gravado pela banda

Um ano e meio foi o tempo que durou a banda Mamonas Assassinas. Neste período venderam mais de 3 milhões do único CD gravado por eles. Faziam um estilo de música recheada de humor misturando Rock, Brega, Heavy Metal, Forró e Pagode. Quando retornavam, em 2 de março de 1996,  de um show em Brasília, o jatinho Lear Jeat não conseguiu pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e em nova decolagem bateu na Serra da Cantareira, próximo à rodovia Fernão Dias. Todos os componentes morreram na hora com a explosão do aparelho.
#GabrielDiniz







https://www.youtube.com/watch?v=ZWjoXMY6FNo
https://www.youtube.com/watch?v=NN2L84dvoag