Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Túnel do Tempo: Indenização por ações nazistas


Milhões de judeus foram mortos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial
Luís Alberto Alves

Indenização:  No dia 10 de setembro de 1952,  Alemanha assina acordo de indenização no valor de US$ 822 milhões  a Israel e a organizações judaicas como indenização pelas ações nazistas.

Radiografia de Sampa: Rua Álvaro de Carvalho



Luís Alberto Alves

 O Dr. Álvaro Augusto da Costa Carvalho nasceu em Piracicaba (SP) em 1865. Estudou letras clássicas no Colégio D. Pedro II, cursando a seguir, a Faculdade de Direito de São Paulo, onde se diplomou em 1886. Foi promotor público da comarca de Rio Claro, porém não prosseguiu, preferindo a carreira política.

 Exerceu os cargos de vereador, deputado estadual e federal, secretário do governo na presidência de Campos Sales e líder da bancada paulista na Câmara Federal. Dono de vasta cultura sociológica e política, notável orador. Faleceu na Capital paulista, em 25 de abril de 1943. A Rua Álvaro de Carvalho (foto) fica no bairro da Consolação, Centro de SP.


Geral: Estácio promove Semana de Sustentabilidade




Baterias serão alvos de palestras durante evento

Redação

 A Estácio vai realizar, de 15 a 20 de setembro, a Semana de Sustentabilidade, com mais de 340 atividades gratuitas para a população em 20 estados e no Distrito Federal. Cerca de 60 campi da Instituição participarão do evento promovendo palestras, oficinas, ações culturais e diversos atendimentos para a população local.

 Entre as atividades previstas para acontecer nas unidades de São Paulo estão: palestras com especialistas, exibição de filmes seguido de debate, oficinas de leitura, coleta de lixo eletrônico, ações de estímulo à reciclagem e também campanhas de doação de agasalhos e alimentos.

 “Queremos despertar nos nossos alunos o conceito da sustentabilidade de uma maneira mais ampla. Ter uma postura sustentável significa também ter atitudes cidadãs, desde promover a carona solidária – para evitar o excesso de carros na rua – até não colar numa prova. Não temos como ‘salvar o planeta’ se não conseguimos resolver questões mais simples no nosso dia a dia”, disse o gerente de Sustentabilidade da Estácio, Luiz Antonio Gaulia.

 Esta é o segundo ano consecutivo que a Estácio promove, durante uma semana inteira, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o país. O objetivo é informar, não só os alunos, mas também os colaboradores e a comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta de resíduos, doação de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas da saúde, nutrição, jurídica, entre outros.

Programação

Cinema Sustentável
Data: 16 e 19/09
Horário: das 20h às 22h
Unidades: Brooklin, Interlagos, Jabaquara e Santo Amaro

Coleta de Pilhas e Baterias
Data: 15 a 20/09
Horário: das 19h às 22h35
Unidades: Brooklin, Chácara Flora, Interlagos, Jabaquara e Santo Amaro

Oficina de Toy Art
Data: 16/09
Horário: das 19h às 22h30
Unidades: Brooklin

Exposição com peças criadas com materiais recicláveis
Data: 18/09
Horário: das 19h às 22h30
Unidades: Brooklin, Jabaquara e Interlagos

Reaproveitamento de alimentos
Data: 18/09
Horário: das 19h às 21h30
Unidades: Chácara Flora

Campanha para coleta de óleo
Data: 15 a 20/09
Horário: das 19h às 22h30
Unidades: Brooklin, Chácara Flora, Interlagos, Jabaquara e Santo Amaro





Geral: Empresa de bebidas e governo federal lançam projeto AquiTemPalco




A proposta é valorizar a cultura popular e descobrir novos talentos

Redação

 Uma das maiores incentivadoras da cultura brasileira, a Ambev se une ao Ministério da Cultura (MinC) para lançar o #AquiTemPalco. Além de estimular manifestações artísticas, fortalecer a cultura regional e descobrir novos talentos brasileiros, o projeto vai oferecer palco para que as pessoas se apresentem e possam expressar a sua arte. As ações têm início no Rio de Janeiro e começam a ser replicadas em outras praças do Brasil a partir de 2015.

 Nesta parceria com o MinC, os eventos realizados pela Ambev aumentam seu potencial de promover e disseminar a cultura e de dar espaço para que as manifestações artísticas aconteçam, principalmente em comunidades. O #AquiTemPalco une a missão do MinC de promover a cultura para a construção da identidade nacional com o compromisso da Ambev de realizar projetos de grande porte com o poder de transformar a vida das pessoas.

 Só no projeto piloto que acontecerá no Rio de Janeiro, a expectativa da Ambev é a de impactar 300 mil pessoas diretamente. Em 2015, quando as ações estiverem sendo replicadas em outras praças, a previsão é de que mais de sete milhões de pessoas sejam impactadas. “Na Ambev, levamos o nosso sonho muito a sério. Queremos ser a melhor empresa de bebidas do mundo, unindo as pessoas, por um mundo melhor. O #AquiTemPalco é mais um exemplo de que trabalhar em rede, em parceria com diversos agentes da sociedade, é o caminho certo para transformarmos para melhor a nossa realidade”, afirmou o vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev, Pedro Mariani.

 Um dos principais legados do #AquiTemPalco será a criação de uma ampla cartografia da cultura popular brasileira. A Ambev e os agentes culturais indicados pelo Ministério da Cultura irão mapear e identificar os artistas e manifestações culturais das comunidades de todo o Brasil. Todas essas informações estarão compiladas em uma inédita plataforma digital. Esta ferramenta será de uso interno da própria Ambev e estará disponível também para utilização do MinC. Além de participarem dos projetos que compõem o #AquiTemPalco, os talentos cadastrados no sistema poderão também ser convidados a se apresentarem nas centenas de eventos próprios e patrocinados que a Ambev promove anualmente no Brasil.

 No #AquiTemPalco, o MinC vai trabalhar em parceria com a Ambev em três projetos já realizados pela empresa. O principal deles é o Curtisom, seguido pelo Talentos do Samba e pelo Nosso Bar. 

#AquiTemPalco – Curtisom Cultural

 O Curtisom são micro eventos realizados pela Ambev em bares de comunidades e pequenas cidades do país. Atualmente, o Curtisom consiste na realização de pequenas festas, com caixas de som, telões e música em bares e pontos comerciais. Desde que foi criado, em 2011, o Curtisom já realizou mais de 100 mil eventos. Agora, dentro do #AquiTemPalco, o Curtisom passará por diversas mudanças e se tornará o Curtisom Cultural.

 Neste novo conceito, os eventos acontecerão em palcos montados a partir de vans. Dentro dos veículos, haverá camarim para os artistas. Do lado externo, a estrutura contará com comunicação visual em formato de um show de auditório itinerante, com apresentador indicado pelo Ministério da Cultura. A princípio, os espetáculos iniciam com um curta-metragem e, na sequência, as atrações serão 70% musicais e 30% de outras expressões artísticas como dança, arte digital, cinema e literatura.

 As atrações de cada uma das apresentações serão escolhidas por agentes culturais indicados pelo MinC. Eles irão identificar os artistas das comunidades onde atuam, contribuir para organizar os eventos, divulgar e oferecer palco para que eles se apresentem. “O projeto é uma oportunidade única para jovens de todo o Brasil mostrarem sua arte. Também será um palco para o desenvolvimento de muitos talentos", afirmou Marta Suplicy, ministra da Cultura.

 No projeto piloto do Curtisom Cultural no Rio de Janeiro, os agentes indicados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) mapearão os talentos locais do morro do Vidigal e organizarão cerca de 30 apresentações. Em 2015, com a replicação do Curtisom Cultural em outras praças do Brasil, serão realizados 70 mil eventos. “Oferecer palco às comunidades é o projeto da minha vida”, afirma Guti Fraga, presidente da Funarte.

#AquiTemPalco – Talentos do Samba (assista ao vídeo)

 O Talentos do Samba foi lançado pela Ambev em 2012 e, neste ano, chega a sua terceira edição. O projeto tem o objetivo de incentivar sambistas de comunidades e promover o samba, ritmo considerado uma das maiores riquezas musicais do Brasil. As duas primeiras edições contaram com 160 inscritos e sete grupos foram premiados.

 No âmbito do #AquiTemPalco, o Talentos do Samba também vai contar com novidades. Para se inscrever no concurso, os grupos terão de enviar uma música própria, outra de conhecimento popular e, a partir de agora, terão também de realizar ao menos uma apresentação em comunidades onde o Curtisom Cultural estiver acontecendo.

 Durante o período de inscrição, os agentes culturais, que já estarão envolvidos com a realização do Curtisom Cultural, também trabalharão na divulgação do Talentos do Samba nas comunidades. O conselho técnico que seleciona os 10 finalistas do Talentos do Samba passará a contar com a participação de representantes do MinC.

 Os vencedores do concurso são escolhidos por voto popular online, ganham um curso de empreendedorismo, com técnicas de gerenciamento de carreira, gravam CD e realizam uma série de apresentações nas comunidades onde ocorre o Curtisom Cultural. O projeto piloto do Talentos do Samba incorporado às novas diretrizes do #AquiTemPalco acontece no Rio de Janeiro a partir de outubro.


Geral: Cuidados especiais com a pele na chegada da Primavera


A pele exige cuidados para evitar possíveis problemas de saúde


 Redação
Primavera à vista! A estação é considerada a mais florida do ano, com temperaturas agradáveis e bonitas paisagens para deleite de nossos olhos. É um ótimo momento para programar passeios ao ar livre, ir a parques e clubes. Porém, algumas das características da primavera refletem no bem-estar da pele que por isso merece cuidados especiais.

 “Antes de tudo, é preciso entender que a pele é um órgão e não apenas um revestimento do corpo. Em função das temperaturas mais baixas e tempo seco do inverno, a tendência é que exista uma desidratação não habitual. Por isso, a primavera é o momento de reidratar a pele e cuidar de possíveis problemas advindos da estação anterior”, explica a Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology.

 A dermatologista diz que o processo para manter a pele bem cuidada, protegida e hidratada começa no banho. “O início é a limpeza do rosto. Quando feita incorretamente, pode causar alterações em toda proteção natural da pele. O ideal é utilizar sabonetes neutros, próprios para cada região. Nessa fase, o ideal é usar água morna, evitar esponjas e usar apenas a espuma do sabonete massageando levemente a região do rosto com as mãos”.

A Dra. Anelisa recomenda que o banho adequado na primavera seja com o uso de água morna, rapidez e produtos apropriados para cada tipo e região da pele. Após esse procedimento é hora de hidratar a pele. “O recomendado é que se use hidratante no corpo inteiro. Isso vale para todas as idades, inclusive crianças”, afirma.
 Porém, os cuidados não acabam aí. Na primavera, o sol aparece com mais frequência e o protetor solar é indispensável. “Embora mais fraco do que no verão, o sol é sempre um risco. Independentemente da época, continua existindo radiação ultravioleta que é muito prejudicial. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável. Também vale reforçar que o pólen das flores pode sensibilizar a pele que estando bem cuidada, hidratada e protegida fica menos vulnerável”, disse a dermatologista.

 Na realidade, o cuidado com os cravos e espinhas não muda de estação para estação. A diferença é que o aparecimento deste problema pode acontecer mais na primavera e verão por causa do aumento da temperatura. “O calor faz o indivíduo transpirar, provocando mais oleosidade na pele. Esse contexto é favorável para o aparecimento de cravos e espinhas na região do rosto. Já no inverno, é mais frequente no tronco, ombros e costas que ficam quentes e abafados por roupas mais pesadas e casacos”, explicou a dermatologista.

 Nos passeios ao ar livre a pele pode sofrer alguns ferimentos, cortes e arranhões. Os cravos e espinhas ‘cutucados’ podem inflamar. Nesses casos, é indicado o uso de pomadas antibióticas, como Nebacetin®, do laboratório Takeda, para cuidar de possíveis infecções na pele. 


Variedades: Segunda temporada de versão americana do "The Face" estreia no FOX Life




As três supermodelos colocarão fogo no The Face

Redação

 Na segunda temporada da versão americana de "The Face - A Próxima Top Model", que estreia na quarta-feira, dia 17, às 22h45, no FOX Life, a supermodelo Naomi Campbell terá a companhia das supermodelos Lydia Hearst e Anne V. Elas lideram três diferentes equipes de aspirantes a modelos. O programa tem apresentação do famoso fotógrafo de moda Nigel Barker.

 The Face é uma competição de modelos inovadora. As supermodelos Naomi Campbell, Lydia Hearst e Anne V. usam seu conhecimento da indústria da moda para descobrir e treinar uma nova geração de supermodelos - uma competição na qual apenas uma garota vai se tornar o rosto de uma grande marca internacional.
 Cada supermodelo vai testar e selecionar novos rostos para criar sua equipe de quatro modelos. 

 A cada semana uma grande marca internacional dará uma tarefa para as equipes, desde uma sessão de fotos a desfiles. As supermodelos que são líderes de cada equipe devem orientar suas meninas para impressionar os clientes. Após cada tarefa, os executivos da marca avaliam os resultados e escolhem uma equipe vencedora.

 As duas equipes não ganhadoras do desafio devem escolher, cada uma, uma modelo para ser eliminada, com a supermodelo vencedora do desafio decidindo qual das duas meninas selecionadas será cortada da competição. Três concorrentes irão competir na final, mas apenas uma pode ganhar o prêmio final e ser a The Face.