Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Túnel do Tempo: Colégio eleitoral confirma Tancredo Neves




Tancredo venceu as eleições, mas não conseguiu exercer o cargo, morrendo em 21 de abril de 1985

Luís Alberto Alves
Eleição indireta: Em 15 de janeiro de 1985, a chapa Tancredo Neves/José Sarney era eleita pelo Congresso Nacional derrotando Paulo Maluf, o candidato da Ditadura Militar, no poder há 21 anos.
 O pleito foi a saída com a derrota da emenda Dante de Oliveira, em abril de 1984, que instituía eleições diretas para presidente da República.  Na coligação Aliança Democrática, reunindo vários partidos de oposição, Tancredo Neves foi o escolhido para fazer a transição da ditadura para a democracia.
 Porém ele não conseguiu assumir, adoecendo gravemente, com várias semanas internado no Incor, em São Paulo, onde morreu em 21 de abril. O vice José Sarney entrou para a galeria política, como o primeiro presidente após o triste Regime de 1964, responsável pela tortura e morte de inúmeros opositores do governo militar.

Radiografia de Sampa: Praça Carlos Gardel





Luís Alberto Alves

 Charles Román Gardés nasceu em Toulose, França, em 11 de dezembro de 1890. Foi para a Argentina com sua mãe, e neste país viveu com muitas dificuldades. Aos 14 anos fugiu para Montevidéu. Voltou para Buenos Aires já adulto e como cantor.

 Esteve em Paris onde deu vários recitais. Apareceu nas maiores cadeias de rádio dos Estados Unidos onde se tornou muito conhecido. Realizou centenas de gravações, sendo principalmente no gênero Tango. Neste gênero, sua melhor gravação foi "Mano a Mano", e igualmente famosas foram: "La Cumparsita", "Melodia de Arrabal", "Mi Buenos Aires Querido", etc.


 É considerado o expoente máximo do tango argentino. Faleceu em 24 de junho de 1935 num acidente de avião. A Praça Carlos Gardel (foto)  fica no bairro de Vila Mariana, Zona Sul de SP.

Geral: Autoconhecimento, chave para o processo de eliminação de peso



Controlar a boca é importante no processo de emagrecimento
*Julia Cattan
 Perder peso é um desafio uma vez que somos bombardeados por ofertas irresistíveis de alimentações gordurosas, cheias de açúcar e lotadas de calorias que são verdadeiras tentações.
 Para resistir aos vilões da alimentação saudável e da reeducação alimentar é preciso ter foco e persistência a cada etapa do processo de perda de peso.
 Antes de iniciar um programa estruturado, o paciente deve fazer uma autoanálise e “colocar na balança” as atitudes incorretas, vícios e práticas diárias que levaram ao ganho de peso.
 O coaching, técnica de desenvolvimento de habilidades pessoais, é um aliado estratégico na busca dos objetivos. Realizado em etapas, o acompanhamento ajuda a identificar a gravidade da situação, o grau de influência em diferentes momentos da vida, ganhos e perdas e a partir disso traça estratégias e preparo mental para manter o foco e resistir às tentações.
 Veja algumas dicas que ajudam a manter o foco e a persistência nos momentos desafiadores:
·  Autoconhecimento: fazer uma autoanálise com apontamento dos pontos positivos e negativos, fraquezas e esforços é uma ótima estratégia, pois é possível evitar situações tentadoras e consequentemente o boicote da reeducação alimentar.
·  Auto-observação: desenvolver a autocrítica para analisar os erros e saber reconhecer os ganhos também faz parte dessa corrida contra a balança. É preciso ponderar minuciosamente as práticas que levam à derrota e as que te colocam mais próximo a atingir os objetivos.
·  Sem radicalismos: perder peso é um processo que requer equilíbrio, desta forma, deixar de frequentar festas com amigos e almoços na casa de familiares só vai gerar uma exclusão social que prejudica o processo de reeducação mental e pode acarretar na perda de autoestima e, consequentemente, em uma depressão.
·   Objetivos pessoais: determinar os objetivos pessoais é uma forma de estimular-se a quebrar as próprias limitações.
 O processo de perda de peso não deve ser considerado momentâneo, pois é uma mudança para toda a vida. As quatro dicas citadas acima devem ser praticadas constantemente se a pessoa deseja fazer a manutenção do peso e ter uma boa qualidade de vida.
 *Julia Cattan é coach do Programa Mente Leve Corpo Leve da Clínica Sintropia


Geral: Veja quais profissões devem ser valorizadas em 2015


Tecnologia da Informação é um dos cursos em alta neste ano



*Ricardo Barbosa

 Muito já se fala das tendências para 2015 e, para quem está em um período de definição profissional ou de desejo de mudança uma questão que fica é, quais as áreas que oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho para buscar desafios diferentes.

 A dúvida é comum e a resposta é complexa, tendo que avaliar em um cenário de longo prazo, contudo,  algumas tendências do mercado de trabalho devem ser levadas em conta.

 Veja algumas áreas profissionais que devem ser ainda mais valorizadas nos próximos meses:

Gerência Financeira – A necessidade das empresas reduzirem seus custos e aumentarem a rentabilidade é praticamente obrigatório, o que faz com que seja crescente a procura de profissionais com capacidade de gerenciamento financeiro, para um posicionamento estratégico.

Controladoria– Em período de crise ter dados e saber utilizar é fundamental assim se valoriza o papel do controller que é quem garante a qualidade das informações e sua adequada utilização, alinhando a área técnica e a estratégia do negócio.

Advocacia Empresarial – Ramos específicos da advocacia como a trabalhista e tributária devem se valorizar, sendo que há a necessidade de uma melhor estratégia perante impostos e evitar problemas relacionados com funcionários, principalmente em caso de demissões.

Empreendedorismo – Períodos de dificuldades são marcados pelo aumento de pessoas que buscam buscar novos negócios, por diversas questões, como demissões e aumento da pressão, assim, áreas que auxiliam esses novos empreendedores como coach ou consultorias devem crescer.

Marketing Digital - Uma área ainda pouco explorada e que cada vez mais demonstra ter fundamental importância para as empresas, seja em relação a sites e otimização de Google como à redes sociais. Os consumidores utilizam mais que nunca a rede para adquirir produtos e serviços e esses profissionais são essenciais.

Contabilidade e Consultorias relacionadas – A complexidade tributária e trabalhista do país, em conjunto com a falta de mão de obra qualificada tem como reflexo o crescimento da procura por contadores e contabilistas, garantindo cada vez mais vagas e bons salários, o país necessita de profissionais responsáveis por administrar impostos e taxas.

Recursos Humanos – A escassez de profissionais qualificados em diversas áreas de atuação faz com que o profissional de recursos humanos que pense de forma mais estratégica se torne primordial, buscando alternativas no mercado de trabalho e opções de qualificações para os contratados.

Tecnologia da Informação – Já esteve mais em alta, chegando a serem em alguns casos supervalorizados, mesmo assim os profissionais de TI estarão valorizados devido aos investimentos constantes das empresas com o objetivo de melhorar a produtividade dos funcionários.

*Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Geral: Educação reúne 100 receitas da merenda escolar para aluno manter dieta saudável nas férias



Panqueca colorida, uma das sugestões do cardápio
Redação

  A Secretaria da Educação do Estado tem uma novidade para os 4 milhões de alunos e também para os pais e responsáveis. A equipe de nutrição da Pasta elaborou um novo site interativo que oferece mais de 100 receitas saudáveis e fáceis de fazer, todas presentes nas escolas estaduais. O novo guia virtual ajuda os estudantes a manterem uma dieta equilibrada mesmo no período de recesso escolar.

  O serviço virtual separa as receitas por tipo e tema. São opções  divididas entre sobremesas, datas comemorativas, bebidas, saladas, guarnições, pratos-base, pratos principais e sopas. Por meio dele, é possível sugerir receitas, avaliá-las e compartilhar nas redes sociais. Mais informações no Portal da Educação www.educacao.sp.gov.br - Consulte aqui o cardápio interativo.

 O guia é mantido pelo Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) da Secretaria,  órgão responsável por gerenciar a logística de abastecimento da merenda nas escolas e também por disponibilizar uma equipe técnica de nutricionistas que seleciona quais receitas serão incluídas no cardápio escolar.

  "A alimentação saudável é um hábito que melhora a qualidade de vida do aluno dentro e fora da escola. Por isso, todas as 5 mil unidades de ensino recebem produtos exclusivos, elaborados com baixo teor de sódio, de gordura e ricos em vitaminais. Os profissionais que trabalham na manipulação dos alimentos também recebem treinamento específico", afirmou o secretário a Educação, professor Herman Voorwald.

   O treinamento das merendeiras ocorre na Cozinha Experimental, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). No espaço, são testadas as receitas para depois serem oferecidas às escolas de todo o Estado.
                                            Confira algumas sugestões
Smoothie de Banana e Morango (Porção individual, ideal para lanches no final da tarde)
Ingredientes 
  • 1 xícara de leite semidesnatado
  • 1 banana
  • 3 morangos grandes
  • 1 colher (sopa) de iogurte sabor baunilha
  • 1 colher (chá) de mel
                                             Modo de preparo
  1. Em um liquidificador, junte todos os ingredientes. Bata até a mistura ficar homogênea. Despeje-a para uma taça e sirva em seguida.

Panquecas Coloridas (Traz o benefício da farinha integral, que aumenta a saciedade e reduz a absorção rápida de glicose)
                                             Ingredientes para a massa
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de chá leite
  • 1 ovo
  • 1 pitada sal
                                            Para colorir a massa
Para a coloração rosa: um pedaço de beterraba
                                            Modo de preparo
1.    Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea.
2.    Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha.
3.    Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira.
4.    Espere um pouco e vire a massa.
5.    Assim que virar a massa acrescente o recheio de sua preferência e feche a massa ao meio.
6.    Doure a massa dos dois lados, e sirva.


Variedades: Guarulhos (SP) recebe espetáculo que homenageia os 50 anos do Show Opinião



Paulinho Tó e a banda Projeto da Mata

Redação

 O palco do Teatro Adamastor Centro recebe nesta quinta-feira (15), às 20h30, o espetáculo “50 anos de Opinião”. O musical é resultado da parceria entre Paulinho Tó e a banda Projeto da Mata. Nessa homenagem aos 50 anos do Show Opinião os artistas trazem o repertório do espetáculo somado a algumas inserções cênicas, revelando a surpreendente atualidade de grande parte dos temas políticos e sociais trabalhados na década de 1960. A entrada é gratuita.

 A proposta do espetáculo é remontar o "Opinião" e seu riquíssimo repertório (que foi posteriormente gravado em LP), sem grandes cenários, com músicos interpretes e com uma pegada teatral assim como foi o original. No palco estarão dois grupos de artistas paulistanos: Projeto da Mata e Paulinho Tó, jovens músicos que acabaram de lançar seus álbuns.  Eles interpretarão/compartilharão também algumas histórias e reflexões construídas neste último ano sobre as manifestações, sobre o país, sobre o futuro, sobre ter opinião.

                                                               Sobre o Show Opinião

 No final de 1964, era lançado o show-espetáculo "Opinião", dirigido e escrito por artistas ligados ao teatro e interpretado pelos músicos Nara Leão, Zé Ketti e João do Vale. Foi celebrado pelo público e pela crítica da época, tornando-se um marco para a dramaturgia e também da música brasileira.

 O Show Opinião é símbolo do debate sobre engajamento político do campo artístico e influenciou boa parte da produção nacional posterior. Dali saíram a força e a inspiração para muitas peças que marcaram as manifestações contra a ditadura. Na história da música brasileira é considerado um dos marcos fundadores do que se tornou tradição chamar de MPB.

Serviço: O Teatro Adamastor fica na Avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo, Guarulhos (SP).


Variedades: Programação especial no CineSesc



ET, o extraterrestre é um dos destaques

Redação

 Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.

 Uma Cilada par Roger Rabbit(Dir.: Robert Zemeckis, EUA, 1988, 104 min)
Feliz encontro de animação com liveaction, “Uma Cilada para Roger Rabbit” é o campeão de bilheteria de 1988, e o filme que confirma o toque de Midas de Robert Zemeckis, após os grandes sucessos anteriores de ”Tudo Por Uma Esmeralda” (1984) e “De Volta para o Futuro” (1985). Na trama, Eddie Valiant (Bob Hoskins) é um detetive que odeia desenhos animados, mas acaba se envolvendo com personagens de animações. Contratado para uma missão especial, acaba sendo a única esperança para o coelho Roger Rabbit provar sua inocência em um crime na Toontown, a cidade dos desenhos
SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000). Sexta-feira, 16/01, às 20h, Grátis.

Zarafa(Dir.: RémiBezançon e Jean-Christophe Lie, França/Bélgica, 2012, 78 min)
 Um vovô conta para seus netos a história de Maki, um menino que escapa de traficantes de escravos. Maki faz amizade com uma girafa órfã chamada Zarafa, e juntos atravessam o deserto do Sudão, rumo à cidade das luzes, Paris. Dirigido por RémiBezançon e Jean-Christophe Lie, Zarafa é uma das mais elogiadas animações dos últimos anos.
SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). Sábado, 17/01, às 14h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes)

Sombras da Noite (Dir. Tim Burton, EUA, 2012, 116 min)
 1752, Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de AngeliqueBouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos.
Quando enfim desperta, dois séculos depois, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros. Em meio a um mundo desconhecido, Barnabás se interessa por Victoria Winters (BellaHeathcote), a tutora do jovem David (GulliverMcGrath).

SESC Santana (Avenida Luiz Dumont Villares, 579). Terça-feira, 20/01, às 20h, Grátis.

Pequena Miss Sunshine (Dir.: Jonathan Dayton e ValerieFaris, EUA, 2006, 102 min)
 Uma família adoravelmente desajustada parte em viagem, rumo a um concurso de beleza infantil. A maior dificuldade, contudo, não é a loucura de seus integrantes, mas o veículo com o qual viajam: uma kombi velha. Road movie familiar dirigido por Jonathan Dayton e ValerieFaris, o filme revelou a atriz-mirim (hoje adolescente) Abigail Breslin, e ainda conta com Greg Kinnear, Paul Dano, Alan Arkin, Steve Carell e Toni Collette no elenco. Indicado a quatro oscars, venceu dois, ator coadjuvante e roteiro original. Pequena Miss Sunshine tornou-se um dos filmes mais cultuados do cinema americano recente, colocando o nome dos diretores no mapa.
SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000). Quarta-feira, 21/01, às 20h, Grátis.

Colegas (Dir.: Marcelo Galvão, Brasil, 2012, 103 min)
 Comédia que aborda, de forma inocente e poética, coisas simples da vida, por meio do olhar de três jovens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema. Inspirados pelo filme Thelma e Louise (Ridley Scott, 1990), resolvem fugir no carro do jardineiro (um Karmann-Ghia) em busca de seus desejos. Stallone quer ver o mar, Márcio quer voar e Aninha quer encontrar um marido. Eles partem do interior de São Paulo rumo a Buenos Aires, envolvendo-se em inúmeras aventuras e até em pequenos crimes, como se a vida não passasse de uma eterna ficção. Colegas ganhou dois kikitos de ouro no Festival de Gramado de 2012: melhor filme e melhor diretor (Marcelo Galvão).
SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000). Quinta-feira, 22/01, às 20h, Grátis.

ET, O Extraterrestre (Dir.: Steve Spilberg, EUA, 1982, 115min)
Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia do governo. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
SESC Campo Limpo (Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120).  Quinta-feira, 22/01, às 20h, Grátis.

Cursos

                                                      Cine Debate: Tapete Vermelho
 A primeira edição do Cine Debate exibirá o filme Tapete Vermelho (Brasil, 2006, 100min), sobre a luta de um lavrador para cumprir a promessa feita a seu pai de levar seu filho de 10 anos para assistir a um filme do Mazzaropi em uma sala de cinema. Após a exibição, haverá debate sobre a recepção do cinema desse artista popular.
Com Luiz Alberto Pereira, diretor e roteirista de Tapete Vermelho.
Com Guilherme Seto Monteiro, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo.
SESC Centro de Pesquisa e Formação (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista). Sábado, 17/01, 15h às 18h. Grátis

Cinefilia e cineclubismo
 A história do movimento cineclubista, a prática cinéfila no Brasil e a crítica cinematográfica são os temas abordados nos dois encontros que compõem esse ciclo.
20/01 - Movimento Cineclubista Brasileiro

 Apresentação da história do movimento cineclubista brasileiro, destacando três fases: a reorganização dos cineclubes pós-ditadura militar; expansão e consolidação; e, finalmente, a fase de crise e desagregação. Os cineclubes exerceram papel essencial no cenário social e político da história recente do Brasil ao se inserirem em movimentos e organizações sociais a exemplo das comunidades de base - marcadas pela teologia da libertação -, o movimento negro, feminista, LGBT etc.

 Com Felipe Macedo, diretor de atividades culturais no Memorial da América Latina.  Fundou a Federação Paulista de Cinematecas, o Conselho Nacional de Cineclubes e o Secretariado Latino Americano da Federação Internacional de Cineclubes. Participou da criação dos cineclubes Bexiga, Oscarito e Elétrico.
21/01 - Cinefilia e crítica cinematográfica

 Desde a mítica geração do Chaplin Club até a proliferação recente de revistas eletrônicas e blogs dedicados ao cinema, passando pela história dos CahiersduCinéma e de outras publicações de peso, são vários os exemplos que demonstram como a cinefilia pode passar de um lazer esporádico para um engajamento intelectual e, daí, para uma atividade de produção e dinamização de conhecimento, que se dá basicamente por meio da crítica e da reflexão estética. Tanto a cinefilia como a sua continuação natural, a crítica cinematográfica, baseiam-se num contínuo exercício do olhar, operação fundamental dentro de uma civilização como a nossa, centrada na visão e na imagem.

 Com Luiz Carlos Oliveira Jr., crítico e pesquisador de cinema. Doutorando em cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Com Sérgio Alpendre, crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP.

SESC Centro de Pesquisa e Formação (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista). Terça, 20/01 e quarta, 21/01, das 14h às 16h30. De R$ 5 a R$ 20.

                                                    Documentário, Memória e Literatura
 Curso interdisciplinar de curta duração que discute a produção recente de documentários audiovisuais com foco na memória, relacionando-os à narrativa literária de testemunho, à poética do rastro e à noção de arquivo.
Ministrado por LinianeHaag Brum: Autora do romance semi-documental Antes do Passado - o silêncio que vem do Araguaia (Arquipélago, 2012) e mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP). Atua também como docente, pesquisadora e roteirista. Atualmente é colaboradora do Instituto Criar de TV, Cinema e Vídeo.

CineSESC. Terça, 20/01, quarta, 21/01 e quinta, 22/01, das 19h30 às 22h. De R$ 9 a R$ 30.

                                                     A Nouvelle Vague Francesa
 Curso que apresentará, em seis encontros, o contexto e os maiores momentos desse movimento, compreendido entre 1959 e 1963, quando vemos surgir os primeiros filmes produzidos por jovens cineastas a partir de diversas influências, possibilitando a explosão do cinema moderno nos anos 1960. Praticamente todos os cinemas novos do mundo beberam na fonte dos primeiros filmes de Truffaut e Godard, do free cinema inglês à nouvelle vague japonesa, do cinema novo brasileiro à Nova Hollywood, entre muitos outros.

 O programa abordará desde a influência do cinema americano nos cinéfilos franceses do pós-guerra, até os cineastas que surgiram depois, numa geração posterior, passando pelos jovens turcos (críticos da CahiersduCinéma), que se diziam Hitchcock/hawksianos, e depois chegariam aos seus primeiros filmes, tais como Godard, Truffaut, Chabrol, Rivette, Rohmer, além de outros, das diversas tendências, que compunham a Nouvelle Vague como Resnais, Varda, Rozier. Por meio de trechos de filmes, leituras de textos e análises cinematográficas, o curso se constitui como uma base importante para o entendimento de como e por que o cinema moderno nunca mais foi o mesmo depois da Nouvelle Vague.

 Coordenação: Sérgio Alpendre, crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e mantém o blog de cinema Chip Hazard (http://chiphazard.zip.net). Escreve para a Folha de S. Paulo e para o UOL Cinema. Ministra cursos de história do cinema e oficinas de crítica por todo o Brasil.

SESC Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245). Terças e quintas, 19h às 21h30, de 13/01 a 29/01. De R$ 5 a R$ 20.