Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Túnel do Tempo: Hitler declara guerra aos Estados Unidos



Luís Alberto Alves

Segunda Guerra Mundial: Em 11 de dezembro de 1941, a Alemanha nazista declarava guerra aos Estados Unidos, por conta de uma série de eventos, em especial o bombardeio das forças do Japão a Pearl Habor, que descambou na declaração de guerra norte-americana ao Japão poucos dias antes, em 8 de dezembro. Com esta declaração, todos os países que formavam as forças do Eixo declararam conjuntamente guerra aos Estados Unidos, conforme o que previa o Pacto Tripartite entre os países.

Radiografia de Sampa: Rua João Adolfo


Luís Alberto Alves

 João Adolfo Schritzmeyer nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 10 de setembro de 1828. Veio para o Brasil em 1848. Estabeleceu-se em São Paulo em 1851, no Piques com a Fábrica de Chapéus João Adolfo. 

A rua João Adolfo foi aberta na chácara de propriedade e moradia deste industrial, cujos terrenos foram doados, parte por seus herdeiros e parte por seu filho Adolfo Daniel sob condição, do nome da rua perpetuar a memória de João Adolfo Schritzmeyer. Faleceu em São Paulo em 16 de setembro de 1902, com 75 anos. Foi sepultado no Cemitério da Consolação. A Rua João Adolfo (foto) fica no Centro de SP, próximo à Praça da Bandeira.

Geral: Policiais do Bope são acusados de negociar armas e receber propina no Rio de Janeiro



O Bope é a tropa de elite da PM do Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Militar cumprem hoje (11) cinco mandados de prisão preventiva contra policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) acusados de corrupção. De acordo com o MPRJ, eles são acusados de receber propina de criminosos que controlavam a venda de drogas em comunidades das Zonas Norte e Oeste da cidade e no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo a denúncia aceita pela Justiça, entre agosto e dezembro deste ano, os policiais recebiam semanalmente dinheiro de criminosos para informá-los sobre operações do Bope nas comunidades controladas por facções criminosas, em bairros como Rocha Miranda, Méier e Costa Barros, na zona norte, e Santa Cruz e Jacarepaguá, na Zona Noroeste.

Os valores recebidos pelos policiais variavam entre R$ 2 mil e R$ 10 mil por comunidade, segundo o MPRJ. Eles também são acusados de negociar, com os criminosos, armas apreendidas de facções criminosas rivais.

A operação conta com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ, agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança, da Corregedoria e da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar e do comando do próprio Bope.

Geral: Aedes aegypti: conheça a história do mosquito no Brasil e suas características

Noelle Oliveira - Repórter do Portal EBC*
Aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus Zika – é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16. No Brasil, segundo pesquisadores, o vetor chegou ainda no período colonial. “O mosquito veio nos navios com os escravos", explica a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Margareth Capurro.

Aedes.png


De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz, o Aedes aegypti foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo veio em 1818, após a descrição do gênero Aedes. Em território nacional, desde o início do século 20, o mosquito já era considerado um problema. À época, no entanto, a principal preocupação era a transmissão da febre amarela. “Na campanha contra a febre, o Aedes aegypti foi erradicado do Brasil usando inseticida químico", lembrou a pesquisadora.

Porém, não demorou muito para o mosquito voltar e se espalhar pelo extenso território brasileiro. Em meados dos anos de 1980, o Aedes aegypti foi reintroduzido no país, por meio de espécies que vieram principalmente de Cingapura. Hoje, conforme estudiosos, falar em erradicação é algo improvável. “O fato de usarmos muitos inseticidas químicos fez com que sejam selecionados os mosquitos mais resistentes. A resistência atual desses vetores é muito grande. Justamente por isso, tende-se a diminuir ao máximo o uso de inseticida químico”, esclareceu Capurro.

Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) – que se baseia em dados dos meses de outubro e novembro de 2015 e acumula informações de 1.792 cidades –, um total de 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika devido à presença significativa do Aedes aegypti. A classificação, feita com base em dados reunidos pelo Ministério da Saúde, leva em conta o fato de que em mais de 4% das casas visitadas nesses locais foram encontradas larvas do mosquito.

Confira a situação do seu município:
Lista mostra situação do Aedes Aegypti nos municípios brasileiros

Em situação um pouco menos crítica – com 1% a 3,9% dos imóveis com foco do mosquito –, o ministério identificou um total de 665 municípios brasileiros em alerta. Outros 928 foram considerados com índices satisfatórios – já que nessas localidades menos de 1% das residências apresentaram larvas do mosquito.

O levantamento identificou ainda a presença do mosquito Aedes albopictus em 261 municípios. Esse vetor também pode transmitir a chikungunya e o vírus Zika. "O Zika acabou se afinando muito bem aos dois tipos de aedes", explica Caio Freiro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre a presença do Aedes aegypti, apenas Rio Branco (AC) está em situação de risco. Outras sete são classificadas como “em alerta” e dez com “índices satisfatórios”.
*Com informações da TV Brasil

Economia: Meninas; cuidado com empréstimo de 13º à família e amigos



Redação

A chegada do 13º salário pode deixar qualquer pessoa eufórica, não é mesmo? Em tempos de crise, para muitos trabalhadores, o dinheiro extra já tem uma destino mesmo antes de cair na conta: quitar as dívidas. Assim como você, quem está precisando de um empréstimo com urgência, ficará tão ansioso quanto você quanto à data de entrada do seu benefício.
Para o economista e doutor em empreendedorismo da IBE-Fundação Getúlio Vargas, Paulo Ferreira Barbosa, o pedido de empréstimo do 13º pode vir de parentes e amigos muito próximos, que conhecem seu estilo de vida e supõem quanto você ganha. Dessa observação, ele dá a primeira dica: “É importante ser mais discreta, dar menos detalhes sobre seus gastosplanos financeiros“, afirmou.
Barbosa ressalta também a importância de colocar suas necessidades em primeiro lugar, mesmo acima da vontade de ajudar alguém. “Ainda que você não tenha dívidas para pagar e não tenha pensado no que fazer com seu dinheiro, não significa que ele está disponível. Ele é seu”. E aconselha: “Neste momento, o ideal é pedir um tempo para refletir quanto as suas prioridades e da sua família também. Você pode não estar precisando na hora, mas seus pais, marido ou filhos talvez precisem”.
De fato, para familiares muito próximos é quase impossível dizer não quando conhecemos seus problemas e suas necessidades. Mas é preciso também estudar o histórico de dívidas de qualquer pessoa antes de decidir fazer o empréstimo. “Se o banco ou uma financeira avalia o cliente antes de fechar negócio, você também pode fazer isso. Mesmo que esteja fazendo de forma informal”, explicou Barbosa.
O especialista recomenda fazer uma avaliação dos antecedentes do indivíduo que está pedindo o dinheiro, começando por qual sua maior dívida. Ele já pediu empréstimos informais outras vezes? Tem muitas pendências de pagamentos de cartão de crédito ou em negociações com o banco?
Outro critério fundamental é a proximidade que você tem com a pessoa que pede ajuda e a frequência com que a vê ou se comunica com ela. Jamais empreste para aquele parente que mora longe ou para colega que acaba de conhecer, fica mais difícil cobrar e ainda mais fácil de ser enrolada. Além disso, conversando com alguém realmente próximo, você terá liberdade – e todo o direito – de perguntar até mesmo a quantia exata que essa pessoa precisa. “Muitas vezes o valor necessário é só a metade do seu 13º salário, mas estão pedindo o valor completo”, disse Barbosa.
Por fim, não se esqueça também de estabelecer uma data de devolução da quantia emprestada. Se facilitar a negociação, escolha receber em prestações e deixe claro que contará com este valor mensalmente. “É uma forma de fazer com que valorizem o seu dinheiro e assumam a responsabilidade de pagar, pensando em não prejudicar você, que está emprestando”, afirmou Barbosa.


Economia: Educador financeiro dá orientações sobre ceia e compras de fim de ano



*Reinaldo Domingos

 
Presentes de Natal, ceias, contas, impostos... São tantas despesas no final e início de ano que, se não houver um bom planejamento, a vida financeira pode desandar da noite para o dia.
 
Sendo assim, elaborei algumas orientações a fim de que as pessoas consigam estar no controle das suas finanças, aproveitando o momento da melhor maneira possível.
 
Orientações para compra de presentes:
 
  1. Antes de comprar é preciso saber quem quer presentear, assim, faça uma lista para que não se esqueça de ninguém;
  2. Procure descobrir o que a pessoa que você irá presentear realmente está necessitando;
  3. Evite presentear todos com produtos caros, analise caso a caso, priorize pessoas mais próximas e opte por presentes tipo lembranças (você não é o Papai Noel);
  4. Caso não tenha dinheiro é preciso conversar com as pessoas e mostrar o problema, lembre-se se as pessoas querem o seu bem e por isso não é o presente que fará a diferença;
  5. Compre com antecedência e pesquise, estas ações com certeza farão grande diferença no orçamento, procure promoções e sites de compra coletiva, mas cuidado para saber se realmente é confiável;
  6. Ao decidir o que deseja comprar, procure modelos similares que tenham as mesmas funcionalidades, muitas vezes, pagamos muito pelas marcas e status. Mas cuidado com a qualidade, pois o barato pode sair caro;
  7. Se for possível, deixe algumas compras para depois do Natal, aproveitando as grandes liquidações, os descontos são interessantes;
  8. Certifique-se que em caso de problemas ou erros de tamanho ou no modelo o produto possa ser trocado, muitas vezes se dá um presente que se perde, como um livro repetido;
  9. Evite os parcelamentos, na compra à vista se obtém maiores descontos. Caso seja inevitável esteja certo que os valores cabem em seu orçamento e certifique-se que irá honrar com esses compromissos;
  10. Lembre que o Natal é uma data importante e não deve ser interpretada como data comercial e sim como data de união e família.
 
Veja também dicas para ceias baratas:
 
  • Procure os amigos e parentes para fazer a ceia natalina em conjunto, com isso todos conseguirão economizar;
  • Ficar em casa e curtir este momento em família e amigos são recomendações econômicas que valorizem o significado da data (união com que gostamos);
  • Não deixar para última hora as compras de produtos para as festas é o caminho para não pagar mais caro;
  • Troque produtos caros e importados por produtos nacionais e mais baratos, por que não um Natal Tropical? A comida pode ser deliciosa também e se adequar ao nosso clima;
  • Evite excessos na hora de comprar, por mais que seja bonita uma mesa com grande variedade e quantidade, seu congelador é que depois ficará superlotado, e, depois de um tempo, a família não aguentará comer as sobras;
  • A resposta para economia pode estar em casa, use a imaginação e faça receitas com produtos que já possua, capriche na apresentação e terá uma ceia deliciosa;
  • Capriche numa decoração com materiais que já possui ou reciclados. Economia e beleza podem andar junto, não é necessário gastar fortuna com produtos caros, reutilize a decoração de natais passados;
  • Será que é necessário comprar roupas novas para esta ocasião? Será que não tem nada que possa ser utilizado e ficar adequado? Se for necessário gastar compre algo que usará novamente;
  • Caso queira comemorar com fogos de artifício, lembre-se que estes produtos são caros e perigos, devem ser comprados poucos e manipulados por alguém experiente;
  • Cuidado com excessos, principalmente na hora de comprar bebidas, além de gastar muito, ainda pode causar terríveis situações, como ressacas e acidentes.

  
* Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Política: Subcomissões sobre Lava Jato e HSBC sugerem alterações na legislação


Luís Alberto Alves/Agência Câmara

Foram aprovados dois relatórios de subcomissões que funcionaram no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle




Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião da Subcomissão Especial para debater os Efeitos da
Valtenir Pereira alerta que, se não forem tomadas providências, navios vão virar ferro velho
Dois relatórios de subcomissões da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovados nesta quinta-feira (10) sugerem mudanças na legislação e fazem recomendações ao governo em relação a dois casos que dominaram as discussões políticas este ano: a Operação Lava Jato e a descoberta de contas de brasileiros no banco HSBC da Suíça.
Lava Jato
A subcomissão que tratou da Lava Jato recomenda que o governo encontre uma maneira de retomar a construção dos navios sonda encomendados pela Petrobras, comprometida pelas denúncias de corrupção.
As acusações fizeram com que a empresa contratada pela Petrobras para construir os navios, a Sete Brasil, deixasse de receber os financiamentos previstos, em especial 18 bilhões de dólares prometidos pelo BNDES, o que já provocou mais de 15 mil demissões no setor de construção naval.
A Sete Brasil, hoje, tenta obter financiamentos para concluir a construção de 17 das 28 sondas, um investimento de mais de 20 bilhões de dólares e que envolve 150 mil empregos diretos. Segundo o relator da subcomissão, deputado Valtenir Pereira (PMB-MT), o governo tem que tomar providências para retomar as construções.
"O governo deve pelo menos resolver problemas dos compromissos firmados, daqueles navios sondas, daquelas sondas de perfuração que ainda estão no meio do caminho. Nós temos navios com 50%, 80%, 90% construídos e que pararam. Isso aí vai virar ferro velho", alertou o deputado.
Gustavo Lima
TONINHO WANDSCHEER
Toninho Wandscheer quer mudanças na legislação para tratar crimes tributários com mais rigor
HSBC
Já a subcomissão que analisou as investigações sobre a descoberta de contas secretas de brasileiros na Suíça quer mudanças na legislação.
Uma delas é estender o prazo de prescrição de crimes tributários, que hoje é de no máximo 16 anos. Outra é ampliar o número de acordos internacionais entre o Brasil e outros países, principalmente nos casos de investigações criminais. Isso seria uma maneira de facilitar a troca de informações e documentos sobre crimes praticados por brasileiros no exterior.
A terceira sugestão é criar, na legislação brasileira, a figura do denunciante de boa-fé, aquela pessoa que denuncia um crime sem precisar dar explicações.
A subcomissão também sugere acabar com o prazo máximo de cinco anos que a lei prevê para que crimes tributários sejam investigados.
"Eu sou contra que uma pessoa que tira dinheiro do Brasil de forma ilegal entre no mesmo tratamento jurídico do cidadão brasileiro que a lei permite que, se em cinco anos não tiver feito o lançamento tributário, não possa fazer isso depois porque o fato gerador já passou", afirmou o relator da subcomissão, deputado Toninho Wandscheer (PMB-PR).
A Polícia Federal e a Receita Federal investigam a existência de quase sete mil contas secretas de brasileiros no HSBC da Suíça, que juntas têm um saldo de mais de 7 bilhões de dólares.
Os dois relatórios serão votados nos próximos dias pela Comissão e, se aprovados, serão considerados propostas oficiais de mudanças na legislação e recomendações ao governo.

Política: Farmácia Popular prosseguirá apesar de corte de verba, diz Ministério da Saúde


Luís Alberto Alves/Agência Câmara


Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os cortes orçamentários previstos para os Programas Farmácia Popular do Brasil e sua extensão, Aqui Tem Farmácia Popular, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Comissão de Seguridade realizou audiência pública para debater impactos do corte orçamentário no Farmácia Popular
O Ministério da Saúde informou que o programa Farmácia Popular terá prosseguimento em 2016, mesmo com previsão de corte orçamentário.
De acordo com o representante do ministério em audiência desta quinta-feira (10) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Arionaldo Bomfim Rosendo, o programa está na dependência de uma negociação de preços entre governo e a indústria farmacêutica.
Rosendo explicou que, inicialmente, a proposta orçamentária enviada ao Congresso não tinha previsão para o Farmácia Popular, mas uma emenda apresentada pela Comissão de Seguridade pode garantir os recursos necessários para manter o serviço. Segundo ele, a partir da diminuição das receitas no orçamento, as ações que não faziam parte de serviços públicos de saúde foram excluídas. É o caso do programa Farmácia Popular Coparticipação, no qual o governo entra com 90% e o usuário paga apenas 10% do preço do medicamento.
O representante do Ministério da Saúde ressaltou ainda que o governo tem cacife para negociar preços com a indústria porque adquire grandes quantidades de produtos, uma vez que a demanda é grande. Em apenas um mês, o Farmácia Popular atende cerca de 9 milhões de pessoas.
Questionamento
Um dos autores do pedido para a audiência, o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) quis saber como seria possível comprar a mesma quantidade de produtos com os R$ 500 milhões previstos para 2016, sendo que, em 2015, foram gastos mais de R$ 700 milhões.
O deputado também perguntou se Arionaldo Bomfim Rosendo estava afirmando que há superfaturamento no setor farmacêutico. O representante do ministério descartou a prática. “Não afirmo de forma nenhuma. Nós estamos dizendo é que, tendo em vista o momento econômico do País, para a área farmacêutica perder uma receita desse tamanho, eles estão revendo, junto com a gente, e buscando que a gente possa continuar a ofertar esses medicamentos, dentro da mesma situação que vínhamos fazendo até agora.”
O representante do Ministério da Saúde disse ainda que, em paralelo às negociações com o setor, o governo está trabalhando junto com o relator do orçamento para dar prosseguimento ao Farmácia Popular. Rosendo também garantiu que não houve cortes relativos às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Impacto dos cortes
Também na audiência, o presidente da Associação Médica Brasileira, Luciano Gonçalves de Souza Carvalho, disse que cortes no Farmácia Popular têm impacto significativo, não só imediato, mas também em termos de futuro. "Os pacientes vão sofrer mais, e o esforço no atendimento à população terá de ser redobrado", afirmou.
Carvalho defendeu a urgência na definição de ações prioritárias na assistência à população e a criação de uma frente de discussão. Ele ressaltou ainda que a formação de profissionais é preocupante.
O representante da Confederação Brasileira dos Aposentados, João Florêncio Pimenta, disse que cortar os gastos do Farmácia Popular é "um tiro no pé, porque o programa atinge as classes menos favorecidas". Ele fez um apelo para que os parlamentares unam esforços para evitar qualquer corte orçamentário.
Já o representante do Conselho Federal de Farmácia, Francisco Batista Junior, afirmou que nenhuma possibilidade de corte orçamentário pode ser aceita, pois, apesar das falhas, os programas são fundamentais na atenção à população.
Francisco Batista Junior disse que o desfinanciamento do sistema de saúde preocupa, mas, segundo ele, "o grande drama é o modelo (incluindo o programa Farmácia Popular, UPAs e Samu), que deve ser revisto”. “Mais recursos melhorariam o quadro, mas os problemas voltariam", afirmou.
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) destacou que os cortes orçamentários prejudicam a parcela mais pobre da população, além de refletir nas contas das prefeituras. "Precisamos preservar as UPAs, o Samu e o Farmácia Popular", afirmou a deputada, que também foi autora do pedido de realização da audiência desta quinta-feira.

Variedades: Macbeth, Ambição e Guerra tem pré-estreias em sete capitais do Brasil



Redação
Aguardada produção dirigida por Justin Kurzel que estreia no dia 24 de dezembro tem novo trailer legendado. Confira no link abaixo.
A aguardada produção Macbeth: Ambição e Guerra (EUA/França/Inglaterra, 2015) tem pré-estreias pagas a partir deste final de semana em sete capitais do país: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife e Jaboatão dos Guararapes (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo. O drama de guerra que tem conquistado a crítica especializada desde a exibição no Festival de Cinema de Cannes, em maio, na Seleção Oficial, ganha novo trailer legendado (confira no link abaixo).

Macbeth: Ambição e Guerra, que estreia no Brasil no dia 24 de dezembro, conquistou seis indicações ao disputado Moët British Independent Film Awards 2015, nas categorias de Melhor Filme Independente, Melhor Diretor para Justin Kurzel, Melhor Ator para Michael Fassbender, Melhor Atriz para Marion Cotillard, Melhor Ator Coadjuvante para Sean Harris e Melhor Direção de Fotografia para Adam Arkapaw.

Uma visceral e contemporânea interpretação de uma das mais famosas e exuberantes peças de William Shakespeare sobre um corajoso guerreiro e um grande líder, Macbeth: Ambição e Guerra é estrelado pelo badalado ator Michael Fassbender (12 Anos de EscravidãoX-Men: Primeira Classe), a francesa Marion Cotillard (Piaf – Um Hino ao AmorA Origem), o inglês Sean Harris (Missão: Impossível - Nação Secreta, Prometheus) e tem direção do australiano Justin Kurzel (Snowtown).

Situado nos campos de batalha e na paisagem medieval da Escócia, Macbeth: Ambição e Guerra é no seu âmago a história de um homem machucado pela guerra que tenta reconstruir seu relacionamento com a amada esposa, enquanto ambos lutam com as forças da ambição e do desejo. Avisado de que poderia se tornar o rei da Escócia, o general escocês Macbeth (Fassbender) acaba criando um complô para ter o trono para si a qualquer preço.
 

Variedades: Alice Caymmi é a pedida amanhã (12) no Circo Voador (RJ)



Redação

Com uma pegada mais rock in roll, a cantora Alice Caymmi apresenta neste sábado, dia 12, no Circo Voador, Rio de Janeiro, músicas de seu mais novo álbum, "Rainha dos Raios". 

O show contará com participação especial do baterista Chocolate, o baixista André Rodrigues, o guitarrista Maurício Negão e o tecladista Lucas de Paiva.

Além disso, entre as canções já conhecidas do novo CD, a cantora levará algumas novidades ao palco, como a canção "Black Dog", do Led Zeppelin, que levantou o público durante o último Rock in Rio. 

Ficha Técnica 

Rainha dos Raios

Sábado (12 de dezembro/2015)
Horário: 23h
Circo Voador - Rua dos Arcos, Centro. 
Telefone: (21) 2533-5873
Ingressos.com
Valor R$ 80,00
Entrada: 18 anos

Variedades: Mostra de Teatro de Rua começa neste sábado em Guarulhos (SP)


Redação

Quem frequenta a região central vai poder dar de cara com uma apresentação de teatro, de graça! É que a partir deste sábado, 12, começa a 7ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, que prossegue até o dia 21. Boa parte das atividades vai acontecer no Calçadão da Dom Pedro, mas haverá programação em outras partes da cidade.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Movimento Cabuçu, a mostra vai apresentar espetáculos e intervenções artísticas de grupos da cidade. Nesta edição, a participação especial será do grupo Parlendas.

No sábado, a abertura será a partir das 15h, com um cortejo artístico que partirá do Teatro Adamastor, no Macedo, em direção ao Calçadão da Rua D. Pedro II. Lá serão realizadas intervenções diversas de atores, atrizes, músicos e poetas guarulhenses, além de apresentações da Orquestra de Tambores do Cabuçu e da Banda do Divino, com o show “Cantando Povos.”

                                                               Mais teatro!
No Calçadão da Rua D. Pedro II, as atividades seguirão de 14 a 18 de dezembro. Na segunda-feira, dia 14, às 19h, a Escola Viva de Artes Cênicas apresenta o experimento “Tijolos e Organismos Humanos”.

Na quarta, dia 16, às 17h, a Teatro Sotero Cia. encena “As Histórias Que a Vovó Contava” e na quinta-feira, dia 17, também às 17h, apresenta “A tentação de Ester”.

A participação especial do grupo Parlendas será na sexta, dia 18, às 18h, com a apresentação do espetáculo “Marruá”, criado a partir de narrativas de diferentes brasileiros, das cinco regiões do País.

                                                                 Pela cidade

A região do Cabuçu recebe a Mostra de Teatro de Rua no sábado, dia 19, a partir das 11h, na Estrada David Corrêa, 42, em frente à Escola Municipal Faustino Ramalho. Nesse dia haverá um cortejo pelo bairro e apresentações da Orquestra de Tambores do Cabuçu; do grupo 2ª Opção (com o espetáculo “Os palhaços Vão à Rua”); da Cia. baú de Luz (com “O Palhacinho e a Rosa”) e da Cia. Os Itinerantes (com “As palhaçadas de Gertrudes e Jerimum”).

O encerramento da mostra acontecerá dia 21, às 19h, na sede da Escola Viva de Artes Cênicas (que fica dentro do Teatro Pe Bento, rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade), com a première do filme “Xerebas.DOC”, viabilizado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a Cidade de Guarulhos.

Serviço:
7ª Mostra de Teatro de Rua
A partir de sábado, dia 12, até dia 21 de dezembro com apresentações gratuitas pela cidade
A programação completa pode ser vista em

Variedades: King Seven Tattoo faz 14 anos




Redação

Um dos mais tradicionais estúdios de tatuagem do Rio de Janeiro está em festa. Para celebrar seus 14 anos de história, a King Seven Tattoo vai reunir amigos e clientes na Jeffrey, no Leblon, 12 de dezembro, para uma noite multidisciplinar sob o comando de Daniel Tucci e dos sócios Ganso Galvão e Sylvio Freitas, idealizadores do Tattoo Week Rio, evento que inseriu a cidade no calendário internacional de convenções de tatuagem e trouxe grandes nomes internacionais da arte para a cidade.

Na programação, shows com a banda Jack’n’Coke e com Carlos Posada, parceiro de Lenine, exposição de fotos com as tattoos mais emblemáticas assinadas pelos artistas do King Seven, além de sorteios e brindes surpresa oferecidos pelos estúdios parceiros Mboah e Urban Helmets. No cardápio, cerveja Jeffrey e o famoso hambúrguer do pub Caverna em edição especial com receita exclusiva para a noite.

A festa também marca a nova fase do King Seven, que reformula a loja de Copacabana e inaugura novo espaço na Barra da Tijuca, ambos com projeto do arquiteto André Piva, um dos clientes do estúdio mais concorrido do Rio que já tatuou corpos famosos como o Lady Gaga e Ricky Martin.