Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Túnel do Tempo: Anunciado projeto Fome Zero



Milhões de pessoas, inclusive crianças, passam fome no Brasil

Luís Alberto Alves


Combate à fome: Em 7 de novembro de 2002, o presidente Lula anuncia o projeto Fome Zero. A reunião contou com mais de 150 empresários, banqueiros e representantes de organizações não governamentais e aplaudiram de pé o discurso de Lula.

Radiografia de Sampa: Rua Brigadeiro Gavião Peixoto








Luís Alberto Alves

 Bernardo José Pinto Gavião Peixoto nasceu em São Paulo em 17 de maio de 1791. Seguindo a carreira das armas, teve logo, aos 19 anos de enfrentar a vida arriscada de uma campanha. Batalhou nos campos do Sul de 1811 a 1812, conquistando medalha pela sua bravura.

 Pela época de nossa independência, Gavião Peixoto trabalhou com dedicação e esforço pela liberdade da Pátria. Em 1822 marchou como comandante de uma coluna de cavalaria de São Paulo para garantir a causa da Independência, merecendo  elogios do Imperador e a comenda da Ordem de São Bento de Aviz.

 Na carreira militar chegou ao posto de Brigadeiro e, na política, a presidente de sua província natal. Benquisto pelo Imperador e por seus patrícios, atravessou toda a sua vida merecendo louvores e servindo à Pátria com rara dedicação. Faleceu em São Paulo, em 15 de junho de 1859. A Rua Brigadeiro Gavião Peixoto (foto) fica na Lapa, Zona Oeste de SP.


Geral: Bono Vox admiter ter glaucoma há 20 anos



Bono Vox revelou que a doença o acompanha há 20 anos

 Luís Alberto Alves

 Recentemente, em entrevista à rede britânica BBCO, o cantor Bono Vox, da Banda U2, revelou  que nunca tira os óculos escuros por causa de um problema de glaucoma, que já o acompanha há 20 anos. De  acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença acomete 60 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, são um milhão de pessoas com a doença, representando 2% da população. Além disso, o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no planeta (com 15% dos casos), perdendo apenas para a catarata (40%), que apesar de ser mais comum, pode ser revertida.

 De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, o glaucoma pode ser definido como uma lesão no nervo óptico, o principal conjunto de nervos do olho, cuja responsabilidade é a de levar informações visuais até o cérebro, sendo que, tal prejuízo é resultado do aumento na pressão intra-ocular. Por ainda não possuir uma cura, o médico ressalta que a única e a melhor forma de se prevenir da cegueira é realizando visitas rotineiras ao oftalmologista, pois é por meio de exames de rotina que será possível diagnosticar precocemente o problema e, com isso, evitar maiores danos.

  Lembrando que a forma mais comum do glaucoma é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas, e só pode ser diagnosticado com exames específicos como fundo de olho, exame de campo visual entre outros. Não é recomendado realizar consulta da visão com profissionais não-médicas pois não estão treinados nem habilitados para diagnosticar doenças oftalmológicas, podendo levar o indivíduo à cegueira.



Geral: Diabetes não tratada pode provocar problemas de infertilidade



Diabete não tratada pode evitar concretização do sonho de ser mãe

Redação

 Para que o sistema reprodutivo de homens e mulheres funcione bem, é necessário equilíbrio hormonal e desempenho adequado dos órgãos reprodutores. No entanto, doenças crônicas, como o diabetes, podem comprometer a fertilidade, resultando na dificuldade para engravidar. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo.

 Segundo o ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, Renato de Oliveirao fato de ter diabetes nem sempre interfere na fertilidade, mas o diabético deve tomar certos cuidados. “Controlar a doença é importante para evitar complicações que poderiam, inclusive, diminuir as chances de gravidez. No caso de mulheres diabéticas que já estão grávidas, não controlar o índice glicêmico nas primeiras semanas de gestação pode gerar má formação do embrião. Além disso, as futuras mamães estão mais sujeitas a partos prematuros”, alertou.

 No caso das mulheres, o diabetes pode comprometer a fertilidade na medida em que aumenta a intolerância à insulina. “O diabetes tipo 2 geralmente está associado a obesidade e resistência à insulina. Essas duas condições podem causar deficiência hormonal, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade”, explica. Já o diabetes tipo 1, ocorre quando as células no pâncreas, que produzem insulina, são destruídas por anticorpos. “Esse processo também pode afetar outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez”, complementou o especialista.

 Mas, engana-se quem pensa que apenas mulheres diabéticas têm problemas em relação à fertilidade. Os homens também são afetados pela doença. “Devido a alta taxa de glicose, a produção de radicais livres aumenta, o que pode resultar em problemas no material genético. No caso de diabetes tipo 2,  os pacientes podem desenvolver ejaculação retrógrada, que ocorre quando o sêmen, que normalmente sai através da uretra, flui em direção à bexiga urinária. Dessa forma, não há espermatozoides para fecundar o óvulo”, disse Dr. Renato.

 Para evitar que a fertilidade seja afetada pela doença, é necessário acompanhamento médico e controle dos índices glicêmicos. "Geralmente, com a doença controlada, os diabéticos têm as mesmas chances de engravidar que uma pessoa que não tenha a doença. Vale lembrar que nem sempre é o diabetes a causa de infertilidade. Por isso, é necessário consultar um especialista”, finalizou.



Geral: Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos



O sonho de ter um filho aos 45 anos é difícil

Redação 

 Um em cada cinco casais enfrenta dificuldade para engravidar. Quando a mulher tem mais de 35 anos, essa proporção é alterada para um em cada três. Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos naturalmente. Esse tipo de problema vem se tornando cada vez mais comum. Em parte, mudanças de comportamento socioeconômico – como adiar a gravidez para depois de se atingir alguma estabilidade profissional – têm contribuído bastante para elevar esses índices. Em contrapartida, mais e mais casais têm buscado ajuda especializada para ter filhos.

 Na opinião de Edson Borges Junior, especialista em Medicina Reprodutiva e sócio-fundador do Grupo Fertility, uma série de mudanças de estilo de vida, hábitos alimentares e fatores ambientais têm levado muitos casais a contar com ajuda especializada para concretizar seus planos de formar uma família. “Por se tratar de um problema intrínseco às questões do século 21, a ciência está bastante empenhada em desenvolver tecnologias avançadas e profissionais bem preparados para atender esse tipo de demanda. Há que se dizer que, hoje em dia, as taxas de sucesso estão muito mais elevadas do que há dez anos, por exemplo”. 

 O especialista pondera que, mesmo que as chances de gestação natural sejam baixas a partir dos 40 anos, os tratamentos de fertilização assistida são uma opção interessante. “Em 2013, alcançamos uma taxa de gestação de 40% para pacientes nessa faixa etária e de quase 45% para mulheres entre 31 e 35 anos. São taxas consideradas altas. Obviamente, ao adiar a maternidade os casais se expõem a esse tipo de risco. Por isso, o mais indicado quando um casal decide adiar a gravidez por alguns anos seria buscar aconselhamento com especialistas em Medicina Reprodutiva, haja vista a possibilidade de preservar a fertilidade tanto da mulher quanto do homem através de técnicas específicas”.

  Borges diz que a criopreservação de espermatozoides já é um método bastante difundido entre os homens, principalmente daqueles que vão se submeter a tratamentos contra o câncer. Já com relação à preservação da fertilidade feminina, o médico afirma que algumas possibilidades devem ser bem avaliadas, como o congelamento de óvulos e embriões. “Seja qual for a razão por que se está considerando métodos de preservação da fertilidade, é importante que a paciente tenha até 37 anos. O nascimento de bebês saudáveis depois desse tipo de técnica abre novas possibilidades para casais que precisam ou desejam adiar a chegada de um filho”. 



Variedades: Festival de Cinema Italiano no Brasil


Variedades: 5º Festival de Cinema Brasileiro na China/Brapeq ocorrerá em Novembro



Alice Braga vai apresentar seu primeiro projeto multimídia na China

Redação

 BRAPEQ – Brazil Film Festival é um evento anual que exibe o melhor da produção cinematográfica brasileira nas cidades de Beijing e Shanghai. O festival acontece de 26 de novembro a 7 de dezembro de 2014.

  O evento é dirigido pela brasileira Anamaria Boschi, e surgiu da necessidade de unir dois povos que se desconhecem, mas tem muito em comum, através do cinema. Além de promover a cultura brasileira na China, beneficia a produção audiovisual no Brasil, com maior circulação do filme e forte repercussão internacional. Ótima oportunidade para que programadores de festivais e canais de televisão conheçam conteúdo audiovisual brasileiro dentro da China.

  A 1ª edição foi realizada em Beijing em 2010 e desde então se expandiu para Shanghai. O festival leva anualmente mais de 6000 pessoas aos cinemas em um país com uma cota de tela mínima para filmes estrangeiros. O evento já promoveu shows, bate-papo de produtores com alunos de cinema e profissionais da indústria e exposições de cartazes de ilustradores brasileiros.

  Esta iniciativa é uma tentativa de tornar Beijing e Shanghai referências na promoção do cinema brasileiro na Ásia. O evento também estimula o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e China e incentiva a inclusão de filmes brasileiros em prestigiados festivais internacionais, como o Festival Internacional de Cinema Beijing e o Festival Internacional de Cinema Shanghai.

  O 5º Festival de Cinema Brasileiro contará com a exibição de 7 longas  e 3 curtas durante os 10 dias, votação do melhor filme escolhido pelo público e júri, evento de abertura nas duas cidades, seminários e debates com o público, além de exibição em cinemas, na Academia de Cinema da Universidade de Fudan em Shanghai e na Academia de Cinema de Beijing, a maior escola de cinema da Ásia.

  O festival contará com a presença da atriz Alice Braga, que irá à China acompanhada do diretor Felipe Braga de Latitudes, que Alice também produziu. O filme foi lançado no formato de uma web série e estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2014.

 Felipe (o diretor) e Alice apresentarão o projeto transmídia que foi concebido para a exibição em múltiplas plataformas a profissionais da indústria audiovisual chinesa. A Academia de Cinema de Beijing Latitudes servirá de ponto de partida para discussões com alunos chineses e estrangeiros. Em Shanghai, o local escolhido para essas atividades será A Universidade de Fudan e Centros Culturais voltados à exibição e discussão de filmes estrangeiros.

 Este ano o festival desenvolveu uma parceria com o Cinefoot, o Festival de Cinema de Futebol, e exibe o documentário Pelada – Futebol na Favela de Alex Miranda. O BRAPEQ estará em Beijing entre dia 26 de novembro e 2 de dezembro, e em Shangai entre o dia 4 e 7 de dezembro.

                                                         Programação Festival 2014
 Latitudes (Felipe Braga, 2014) 
O filme narra os encontros e desencontros de um casal, que está sempre em hotéis cinco estrelas, estações de trem e aeroportos na América Latina, Europa e Ásia. Alice Braga é Olívia, uma editora de moda que viaja o mundo buscando tendências, e Daniel Oliveira é José, um fotógrafo renomado que viaja o mundo fotografando editoriais. O filme é parte de um projeto transmídia. Inicialmente foi exibido na internet em vários episódios. Mais tarde chegou à televisão e finalmente foi lançado nos cinemas. Esta era a intenção do diretor e produtores desde o início do projeto.

O Menino e o Mundo (Alê Abreu, 2013)
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Eles Voltam (Marcelo Lordelho, 2011)
Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. O filme acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro, 2014)
Leo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leo, fazendo-o redescobrir sua maneira de entender o mundo.

Entre Vales (Philippe Barsinski, 2012)
Vicente é economista, pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada errática de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.

                                                        Documentários

Cidade de Deus – 10 anos depois (Cavi Borges, 2012)
Como o próprio título já diz, resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus (2002), longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Procura mostrar as transformações vividas pelos atores do longa na última década. Deram entrevistas atores como Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros.

Pelada: Futebol de Favela (Alex Miranda , 2013)
Documentário sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas. O filme também conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo. Um mundo rico de desafio e superação envolvido pela ginga do samba, a batida do funk e a identidade do rap. Imagens impactantes das jogadas nas favelas em um filme único.

                                                       Curtas-metragens

L (Thais Fujinaga, 2011)
Teté, uma garotinha de 11 anos que odeia seus pés e há algum tempo, desenvolveu o hábito torturante de usar sapatos muito menores que o tamanho que calça. Quando conhece Héctor, um simpático descendente de chineses, ela passa a ver seu complexo sob um novo ângulo.

Os Irmãos Mai (Thais Fujinaga, 2013)
Dois irmãos de origem chinesa saem pelo centro da cidade em busca de um presente para a sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar de seu objetivo.
NÃO TEM TRAILER

Até a China (Marcelo Marão, 2014) 
Animação sobre a viagem de um brasileiro pela primeira vez na China, baseada na experiência pessoal do próprio diretor, que conheceu o país há dois anos, em uma breve - todavia inesquecível - viagem de dez dias.




Variedades: Rapper Rebeld lança CD em biblioteca de Guarulhos (SP)



As letras de Rebeld têm grande conteúdo político

Redação

 O anfiteatro da Biblioteca Monteiro Lobato recebe neste domingo (9) o rapper guarulhense Rebeld, que apresenta a partir das 15 horas o show de lançamento do seu novo CD,“Livros Filantropia Musical vol. 2”. O disco é o quinto do artista em carreira solo. A entrada é gratuita.

 Rebeld deu início a sua carreira em 1994, atuando no universo Hip-Hop, e além da carreira solo, faz parte do grupo de RAP SNJ (Somos Nós a Justiça). O show deste domingo contará com as participações especiais da banda Port Royale, grupo Demais Comparsas, DJ Gilmar de Andrade, Bonne Dee, Cris – SNJ e o grupo Identifiq.

Serviço: A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos (SP)