Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Variedades: Seu Jorge posa com Débora Nascimento para Mr. Cat


"Nossos corpos negros não estão no audiovisual, não estão na publicidade", afirma o artista


Redação/Hourpress

Seu Jorge e Débora Nascimento são as estrelas da campanha de inverno da Mr. Cat. Com a pergunta “Qual será o seu próximo passo?”, a marca carioca traz um novo movimento para a cena, agora cheia de musicalidade e brasilidade, e quebra o padrão das duplas de protagonistas da TV, que vinham marcando suas últimas fotos. Seu Jorge, ator, cantor, compositor e multi instrumentista deu show no set, revezando a flauta e o violão, ao lado da atriz.

Débora contou que prepara a sua volta aos palcos, com uma peça batizada de “Lôca”, escrita e dirigida por Diego Fortes. Será o seu retorno ao teatro depois de dez anos, mesmo tempo que Seu Jorge passou longe das campanhas de moda. A última foi em 2009, para uma grande rede de varejo.

“Nossos corpos negros não estão no audiovisual, não estão na publicidade. Toda vez que existe uma possibilidade disso acontecer, a marca acerta”, disse ele.

Variedades: Pedro Capó apresenta seu novo single e vídeo "BUENA SUERTE"



Redação/Hourpress
Depois de se consagrar como uma estrela mundial graças ao sucesso "Calma (Remix)", o vencedor de múltiplos Latin GRAMMY®, Pedro Capó, estreia seu tão aguardado single e vídeo "Buena Suerte", já está disponível em todas as plataformas digitais.  
Para esse projeto, Capó repete a colaboração com Gabriel Edgar González e George Noriega, com quem co-escreveu a letra da música vencedora na categoria “Canção do ano” na última edição do Latin GRAMMY®, “Calma”. "Buena Suerte" foi gravado no Heiga Studios, na cidade de Miami, Flórida, sob a produção dos renomados Alex Palmer e George Noriega. Da mesma forma, as letras são de co-autoria de Pedro Capó, Gabriel Edgar González e Alex Palmer.  
Sobre o seu novo single, o cantor e compositor disse: “’Buena Suerte’ é um momento especial e mágico para mim. Das mãos dos meus irmãos Rec808 e Alex Palmer, apresento essa música que representa o misticismo e o sentimento de encontrar sua alma gêmea. Uma música que fala sobre a atração e conexão inevitável entre duas almas que sempre se conheceram e se procuraram até se encontrarem”.
O vídeo foi gravado na cidade de Los Angeles, Califórnia, sob a direção do diretor Mike Ho, cujo repertório inclui: Cardi B, Jennifer Lopez, Nicki Minaj, Maluma, Karol G, entre outros grandes artistas. O ritmo sexy da música ganha vida através das cenas sedutoras entre Pedro e seu interesse romântico em "Buena Suerte”.
Pedro Capó foi consolidado como uma estrela mundial por seu êxito com "Calma (Remix)", com a participação de Farruko; single com certificado Diamante nos Estados Unidos, México e Peru; multi-platina na América Latina e na Europa. Além disso, Capó ganhou dois Latin GRAMMY® durante a última edição em duas categorias cobiçadas, "Song of the Year" e "Best Urban Fusion / Interpretation" pelo sucesso internacional "Calma".
Além do sucesso, Pedro Capó faz sua estreia como juiz e intérprete no LXI Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar, Chile. O prestigiado festival acontece durante o mês de fevereiro de 2020 no Anfiteatro Quinta Vergara.
Capó começou o ano em grande estilo, o artista é finalista em seis categorias no Billboard Latin Music Awards 2020. O cantor também está programado para se apresentar no 32º Prêmio Anual Lo Nuestro Awards, transmitido LIVE de Miami, FL, na quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020 na Univision Network, onde é indicado em quatro categorias.

Variedades: Guga Meyra comemora agenda lotada durante Carnaval em Salvador


Redação/Hourpress
O cantor e compositor Guga Meyra só tem motivos para comemorar o Carnaval 2020. Pelo quarto ano consecutivo, comandou um trio independente no circuito Barra-Ondina, abrindo e fechando os desfiles da avenida. Além disso, se apresentou seis dias no Camarote Harém, em Ondina, e cantou com Ivete Sangalo na terça-feira, dia 25.
Artista da nova geração da música baiana, Guga Meyra, de 20 anos, só tem motivos para comemorar o Carnaval de 2020. “Foi um desafio muito grande, mas eu me preparei bastante e estou muito feliz e realizado com tudo o que aconteceu nesse Carnaval”, conta. “Ainda tive a surpresa, no último dia, da Ivete cantar comigo no camarote dela. Pra mim, foi o momento mais marcante da minha carreira até hoje.
Recentemente, Guga lançou o clipe da nova composição “Oxe”, faixa que já está disponível em todas as plataformas digitais e nas rádios, e emplacou a música “Casalzão da Porra”, no novo DVD de Leo Santana.
Sobre Guga MeyraGuga começou a carreira muito cedo. Aos 13 anos, gravou o clipe da música “Se Vai Me Amar”, composta por Jorge Zarath e André Liberato. Possui três CDs gravados, dois deles ao vivo, e um de carreira com músicas inéditas e autorais.
Já dividiu o palco com grandes atrações da música baiana como Saulo, Tatau, Harmonia do Samba e Ivete Sangalo. 
Cantor e compositor, Guga toca violão, guitarra e cavaquinho. Iniciou a carreira cantando em escolas e festivais e rapidamente suas apresentações se expandiram para outras escolas.
 Apesar da pouca idade, o artista já acumula experiência internacional. Apresentou-se no Hard Rock Café em Orlando, na Flórida. E também já está acostumado a grandes públicos.  Participou do Pré-réveillon de Salvador, em 2015, em um show para cerca de 100 mil pessoas e foi uma das atrações do tradicional Feijão VIP da Dadá, ao lado de Luiz Caldas.

Veículos: FCA faz recall dos Fiat Mobi e Grand Siena



Estão envolvidas 192.534 unidades do hatch e 11.705 do sedã


Luís Alberto Alves/Hourpress


A FCA - Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda., convoca os proprietários do Fiat Mobi, todas as versões, anos/modelo 2016 a 2020, para a partir de 24 de fevereiro agendarem seu comparecimento em uma das concessionárias Fiat, a fim de que seja providenciada, gratuitamente, a substituição do interruptor das luzes de freio dos veículos convocados. Também estão convocados os proprietários do Fiat Grand Siena, nas versões Attractive 1.0 e 1.4, anos/modelo 2019 e 2020, para a partir de 30 de março de 2020, agendarem seu comparecimento em uma das concessionárias Fiat, a fim de que seja providenciada, gratuitamente, a substituição do módulo do airbag do lado do motorista e do volante dos veículos convocados.
Quanto ao Mobi, foi identificado que o circuito elétrico do interruptor de freio está abaixo do especificado para a corrente elétrica existente no veículo, provocando uma sobrecarga. Essa sobrecarga, pode gerar uma falha no interruptor comprometendo o acendimento das luzes de freio do veículo. Em caso do não acendimento das luzes de freio, com o veículo em movimento, os condutores dos demais veículos da via não serão alertados sobre a parada ou redução de velocidade do veículo, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Em relação ao Grand Siena, foi identificado que em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, existe a possibilidade de desprendimento da cobertura do airbag, podendo causar danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e ou terceiros.
Estão envolvidas nestas campanhas 192.534 unidades do Fiat Mobi, com os números de chassi não sequenciais (últimos seis dígitos) entre 410004 e 662855, e 11.705 unidades do Fiat Grand Siena, com os números de chassi não sequenciais (últimos seis dígitos) entre 369004 e 381096. Em ambos os veículos, o tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente uma hora. Solicitamos que agende previamente a visita à concessionária Fiat de sua preferência.
Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800-707-1000 ou por meio do WhatsApp da Fiat no número (31) 2123-6000.
Com esta iniciativa, a FCA visa a assegurar a satisfação de seus clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca Fiat.

Veículos: Volvo apresenta novos caminhões pesados na Europa


Com foco ainda maior no motorista, os novos caminhões pesados da marca disponíveis no continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança


Luís Alberto Alves/Hourpress

 São inovações que mantêm a Volvo na vanguarda das tendências na indústria mundial de caminhões. Não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.


"Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir", afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.
Nova interface para o motorista

Um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, monitora todas as funções dos veículos. Os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.

Melhorias na cabine


Visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e elevada segurança foram os principais pontos focais no desenvolvimento das cabines da nova geração Volvo. O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruído. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono garante a boa qualidade do ar em todas as condições.

O exterior das cabines também foi atualizado, com novos faróis e nova grade, criando um design contemporâneo. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância
Novas cabines para o FM e FMX

A nova geração dos modelos Volvo FM e Volvo FMX europeus tem uma cabine totalmente nova. Seu volume chega a ter 1 metro cúbico (m³) a mais do que a anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia. A visibilidade é ainda melhor, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.
Segurança incomparável
Reconhecida por suas inovações em segurança, mais uma vez a Volvo foi além em sua nova geração de caminhões e criou recursos inéditos que ajudam a evitar acidentes:
Ajuste Automático de Farol Alto – exclusividade Volvo em caminhões, esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente. Ao detectar esses fatores o sistema desativa alguns dos segmentos de LED do farol alto, evitando ofuscamento de outros motoristas.
Piloto automático aprimorado – outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.

Reconhecimento de placas – a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos.
Câmera de ponto cego – uma nova câmera fornece visão lateral complementar. Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, um local que retrovisores não cobrem.
Motores eficientes
Meio ambiente e economia são fatores importantes para as empresas de transporte. Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as demandas por combustíveis alternativos, vários tipos de motores continuarão sendo oferecidos:
Motor a gás GNL – em muitos países da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto climático muito menor.
O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição "do tanque à roda").
Motor Diesel Euro 6 – na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas.

Exclusivos para a Europa


A nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX que está sendo apresentada na Europa hoje chega aos mercados daquele continente ao longo de 2020. Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina, região onde os atuais caminhões da marca já se encontram entre os mais modernos do mercado. Recentemente a Volvo fez atualizações em sua gama de pesados (modelos 2020), com a introdução de uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos modelos de anos anteriores.

Internacional: Governos aceleram preparativos para enfrentar pandemia de coronavírus



 Governos aceleraram nesta quinta-feira (27)  as medidas de combate a uma possível pandemia global de coronavírus, depois que o número de novas infecções fora da China superou pela primeira vez os casos novos no país onde o surto começou


Reuters

A Austrália iniciou medidas de emergência, enquanto Taiwan elevou seu nível de reação a epidemias ao grau máximo, um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocar seu vice-presidente, Mike Pence, a cargo da reação norte-americana à crise de saúde global que se avizinha.
EUA e Coreia do Sul adiaram um exercício militar conjunto para limitar a disseminação do vírus, que já foi registrado muito além da China, onde surgiu no ano passado, aparentemente em um mercado de animais silvestres da cidade de Wuhan.
O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que seu país, que tem 23 casos do vírus, trabalha pensando em uma pandemia e que os hospitais foram ordenados a garantir suprimentos médicos suficientes, equipamento de proteção pessoal e mão de obra.
“Existem todos os sinais de que o mundo entrará em breve em uma fase de pandemia do coronavírus”, disse Morrison em uma coletiva de imprensa em Canberra. “Como resultado, acertamos hoje e iniciamos o... plano de reação de emergência ao coronavírus”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o surto como uma “crise, uma epidemia que está a caminho”.
As ações despencaram ainda mais, os preços do petróleo caíram e os títulos do Tesouro dos EUA quebraram recordes, à medida que mais sinais de proliferação global do vírus aumentavam o temor de uma pandemia. <MKTS/GLOB>
Os mercados globais recuaram durante seis dias seguidos, perdendo mais de 3,6 bilhões de dólares em valor.
O coronavírus já infectou mais de 80 mil pessoas e matou quase 2.800, a maioria na China. Ainda não se sabe muito sobre o vírus, mas está claro que as ramificações do isolamento da segunda maior economia do mundo durante um mês ou mais são vastas.
A proliferação rápida do vírus em locais diferentes —especialmente Itália, Irã e Coreia do Sul— nos últimos dias cumpriu a definição de pandemia e causou alarme, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) não usou a palavra pandemia para descrever o surto.
Não existe cura para o vírus que pode causar pneumonia, e o desenvolvimento de uma vacina pode levar até 18 meses.
O Brasil confirmou a primeira infecção da América Latina na quarta-feira.

Internacional: Coronavírus fecha Lombardia, na Itália, e leva à escassez de máscaras


Há mais de 60 casos confirmados e maioria das vilas está bloqueada


Agência Brasil 

Pelo menos 400 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na Itália. Dessas, 221 estão em isolamento domiciliar, 128 internados e 36 sob cuidados intensivos. As autoridades italianas já bloquearam vilas com "fronteiras físicas", impedindo a população de sair.
Na região de Lombardia há mais de 90 casos confirmados e, por isso, a maioria das vilas está fechada. Não se pode entrar na vila de Codogno, por exemplo.
Neste momento, já são escassos os produtos alimentícios e até máscaras de proteção na região.
As autoridades de fiscalização observam preços especulativos na venda de produtos de proteção individual e de desinfetantes, sobretudo pela internet. Há máscaras à venda por 5 mil euros.
O número de mortos continua a ser de 12. Na região de Lombardia, há 11 pequenas vilas fechadas pelas autoridades italianas desde que surgiram os primeiros casos de infecção.
O presidente da região de Lombardia também está, a partir desta quinta-feira (27), de quarentena, uma vez que uma funcionária da administração local é um dos casos confirmados de infecção.

Internacional: Em 24 horas, sete países registraram primeiro caso do novo coronavírus


Epidemia está em um "ponto decisivo", disse o diretor-geral da OMS


Agência Brasil 

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do novo coronavírus entrou em um "ponto decisivo", apelando aos países para agirem rapidamente para conter este vírus "muito perigoso".
A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram.
De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a grande preocupação da organização atualmente é "o que se passa no resto do mundo", com mais de 3.470 casos em 44 países.
"As provas de que dispomos mostram que não parece haver uma transmissão comunitária generalizada", disse em conferência de imprensa.
"Estamos em um momento decisivo", declarou, sublinhando que nos últimos dois dias o número diário de novas pessoas infectadas pelo Covid-19 no mundo é superior ao registrado na China.

Sete países registram primeiro caso

Por outro lado, ao longo das últimas 24 horas, sete países, entre os quais o Brasil e a Noruega, registraram o primeiro caso da doença.
"Se agirem de forma agressiva agora, podem conter o vírus. O meu conselho é agir rapidamente", acrescentou.
"As epidemias no Irã, na Itália e na Coreia do Sul mostram do que este vírus é capaz", disse, frisando que estes países enfrentam focos de pneumonia viral.
Ao mesmo tempo, destacou o diretor da OMS, "vários países não assinalam casos há mais de duas semanas", como a Bélgica, o Camboja, a Índia, a Rússia e o Vietnam.
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios.
Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram.

Geral: Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132

Aumento aconteceu cerca de 24 horas depois de confirmação de 1º caso


Agência Brasil 

Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas  oficialmente tratados como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, embora o próprio secretário admita que esse número seja muito maior. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso
O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos.  “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.
Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somado a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.

Critérios

O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.
Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.
O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.

Bolsonaro

Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser que ele cancele a viagem que faria à Itália devido ao surto de coronavírus no país europeu. 
“Infelizmente, é mais uma realidade ruim que vai ter que ser enfrentada. Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse o presidente.

Política: Projeto limita remuneração de aplicativo de transporte a 20% do valor cobrado do passageiro

O Projeto de Lei 58/20 determina que a remuneração pelos serviços de aplicativos ou outras plataformas digitais de transporte não poderá exceder o limite de 20% do valor cobrado pelo serviço prestado pelo motorista ao passageiro


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei 12.587/12, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
“Nada mais justo que limitar a cobrança por esses aplicativos para que não haja abusos na relação contratual, uma vez que os motoristas são considerados a parte mais vulnerável”, afirma o autor do projeto, deputado Alexandre Frota (PSDB-SP).
Tramitação
A proposta será analisada em 
caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Política: Comissão do Senado analisa criação de cadastro nacional de pessoas condenadas por estupro


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) faz na terça-feira (3) reunião para analisar o PL 5.013/2019, que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Senado

De autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), o cadastro deverá conter obrigatoriamente as características físicas, impressões digitais, perfil genético (DNA), fotos e endereço residencial dos condenados por estupro. Em caso de condenado em liberdade condicional, o cadastro deverá conter também os endereços residenciais dos últimos três anos e as profissões exercidas nesse período.

Para viabilizar o registro, o texto prevê que a União deverá celebrar um documento de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, prevendo de que forma se dará o acesso e como será feita a atualização e a validação das informações inseridas. Os recursos para o desenvolvimento e a manutenção do cadastro virão do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A relatora do projeto, senadora Leila Barros (PSB-DF), afirma que a intenção é fortalecer a prevenção pelo aumento do acesso a informações. Favorável à matéria, Leila destacou que o projeto de lei evita a adoção de medidas que ofendam o direito do preso à reabilitação criminal e à ressocialização, ainda que o crime seja hediondo, como o de estupro.

Se aprovado, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Outros 10 itens estão em pauta da comissão, como a Lei do Serviço Militar (PLS 213/2015), que garante às mulheres o direito de opção ao serviço militar, e o PLC 84/2015, que veda a publicação em jornais de anúncio de emprego sem a identificação da empresa contratante.

Fonte: Agência Senado

Política: Senadores cobram do governo a correção da tabela do Imposto de Renda


Agência Senado

O senador Reguffe (Podemos-DF) cobrou do governo a correção da tabela do Imposto de Renda. A entrega das declarações começa na segunda, dia 2. Ao citar que a defasagem, de 1996 a 2019, chega a 103%, Reguffe defendeu um reajuste automático pela inflação todos os anos. 

Mas o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), argumenta que a melhora da economia não foi o suficiente para a revisão a tabela. As informações são da repórter da Rádio Senado, Hérica Christian.


00:0002:55


Opções: Download

Política: Municípios recebem cerca de R$ 1,2 bilhão no terceiro repasse de ICMS de fevereiro



Com depósito realizado nesta quinta-feira (27), valor destinado às prefeiturasneste mês ultrapassa R$ 2 bilhões


Redação/Hourpress

O governo do Estado de São Paulo transfere nesta quinta-feira (27) R$ 1,18 bilhão em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento é referente ao montante arrecadado no período de 17 a 21 de fevereiro. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.
Os municípios já haviam recebido R$ 841,1 milhões nos repasses anteriores, realizados em 11/2 e 18/2, relativos às arrecadações dos períodos de 3/2 e 7/2 e 10/2 e 14/2, respectivamente. Com os depósitos efetuados hoje, o valor acumulado distribuído às prefeituras em fevereiro sobe para R$ 2,02 bilhões.
Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios .
No primeiro mês deste ano, a Secretaria da Fazenda e Planejamento depositou R$ 2,73 bilhões aos municípios paulistas.


Agenda Tributária
Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.
Índice de Participação dos Municípios
Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).
Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.

Economia: Novo coronavírus muda sistema de negócios no Comércio Exterior


Preços das commodities e manufaturados são afetados


Agência Brasil 

As companhias brasileiras que trabalham com comércio exterior estão na expectativa diante de um possível aumento de casos de coronavírus no país. Os contatos entre empresários nacionais e estrangeiros, em especial da China e demais países asiáticos, passará a ser feito mais via telefone, e-mail ou videoconferência do que pessoalmente.
O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, afirmou hoje (27) à Agência Brasil, que a China (país que concentra o maior número de casos e mortes por coronavírus) passará por uma grande reacomodação e isso causará um grande baque para as nações asiáticas, principalmente no que se refere a produtos novos, “porque eles não se vendem por fotografia”.
Castro informou que atualmente, “na medida do possível”, as empresas estão tentando exportar. “Infelizmente, hoje, o coronavírus é que está dizendo o que deve ser feito”. Não basta simplesmente a vontade de exportar ou importar, afirmou.

Commodities

Castro esclareceu que uma oferta maior de produtos no mercado internacional vai pressionar para baixo os preços das commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado exterior) e os manufaturados vão ser afetados por conta da quantidade.
“Como o Brasil não tem preço competitivo em manufaturados, a tendência é que seja afetado em função do coronavírus”, analisou.
A AEB está projetando queda nas importações porque a demanda do mercado interno deverá ficar abaixo do que se previa, diante de um crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) - soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Também as exportações deverão cair porque esse novo vírus está espalhado pelo mundo, disse Castro.
Internamente nas empresas, Castro afirmou que não houve nenhuma interrupção de trabalho. “Ninguém deixou de trabalhar por conta do vírus. O problema é na ponta de fora”. Castro explicou que as empresas querem comprar da China e esta não pode entregar. Isso implica em interrupção dos fluxos comerciais. “Isso gera uma interrogação sobre o que vai acontecer”.
Como os casos de coronavírus são reduzidos tanto na Europa como nos Estados Unidos, o presidente da AEB assegurou que os empresários brasileiros vão continuar indo para esses mercados, que seguirão abertos. Já para a China e demais países da Ásia, os empresários do Brasil vão pensar duas vezes antes de viajar para esses destinos, “salvo se houver uma mudança muito brusca no cenário que está hoje”. As empresas vão se adaptando à medida que surgem novas notícias, indicou.

Economia: Consumidores com contas em atraso podem recorrer ao Feirão Limpa Nome



Iniciativa do Serasa para quitar dívidas vai até 31 de março


Agência Brasil 

Começou hoje (27) o Feirão Limpa Nome do Serasa. A iniciativa que termina no dia 31 de março é uma oportunidade para ajudar consumidores com contas atrasadas a negociar e quitar suas dívidas. De acordo com o Serasa, os descontos podem chegar a até 98%.
Participam do Feirão mais de 30 empresas, entre companhias telefônicas, bancos e lojas.
O consumidor deve acessar o site do Feirão Limpa Nome, inserir o CPF e fazer um rápido cadastro para consultar os seus débitos. Na plataforma, a pessoa poderá visualizar a proposta da empresa que participa da iniciativa para quitar a dívida. Assim que as duas partes chegarem a um acordo, o site gera um boleto para o pagamento do débito.
Este ano, o Serasa também fará uma promoção para quem pagar os acordos à vista: a pessoa concorrerá a um jantar com a cantora Daniela Mercury, em Salvador, com tudo pago pela empresa e direito a um acompanhante.