Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Túnel do Tempo: Explosão de avião






Luís Alberto Alves

Explosão: em 17 de julho de 1996, um Jumbo da companhia aérea americana TWA explode quando sobrevoava o oceano Atlântico, logo após a decolagem, com 230 pessoas a bordo.

Radiografia de Sampa: Rua Padre Adelino





Luís Alberto Alves

 Um importante padre da igreja tinha uma bela chácara na região que fica entre os atuais Largo Ubirajara e Avenida Álvaro Ramos. O referido prelado era o padre Adelino Jorge Montenegro. Um hábito deste homem era passear de charrete nas terras do Tatuapé, principalmente no que se conhece hoje por Vila Gomes Cardim. 

 Tanto gostava do local, que pensou em mandar construir nele uma capela. Fervoroso devoto da Nossa Senhora do Parto, a capela seria erigida em louvor a essa Santa. Tendo em vista esse plano, solicitou à Prefeitura de São Paulo isenção de taxas e impostos. Infelizmente seu pedido foi indeferido e seu projeto abortou.

 O padre Adelino era elemento de grande projeção dentro da igreja. Foi vigário geral e secretário do bispado ao tempo de Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho. Além de padre era advogado,  atuado com extraordinária desenvoltura nos foros da Capital paulista e na cidade de Santos.

 Em 08 de abril de 1902 foi nomeado zelador da Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na atual praça Silvio Romero. Entre outras providências criou nessa capela a Irmandade de Nossa Senhora do Parto, isto em 26 de maio de 1902. 

 Em 28 de junho a associação foi reconhecida oficialmente. Sua direção ficou a cargo de Francisco José de Souza Vila Nova, presidente; Antonio Alves Machado, secretário; Antonio Cardoso de Melo, tesoureiro e Antonio Gonçalves Serra, procurador. Embora a Irmandade estivesse vinculada à Capela Nossa Senhora da Conceição, seu principal objetivo era a devoção ao culto de Nossa Senhora do Parto. 

 Não é fora de propósito, embora sem comprovação documental, admitir que a Capela Nossa Senhora do Parto tinha sido uma conquista pessoal do padre Adelino. A Cúria autorizou por provisão de 22 de dezembro de 1904 a realização de uma grande festa para o dia de Natal.

  O evento contou com enorme comparecimento e terminou com a tradicional queima de fogos. A Irmandade Nossa Senhora do Parto dividia as tarefas de sua capela com a Irmandade do Divino Espírito Santo da Quinta Parada. 

 Nos primeiros tempos, no entanto, esta última Irmandade predominava, visto que nas procissões o andor do Divino Espírito Santo ia a frente, seguindo atrás o andor de Nossa Senhora do Parto. Padre Adelino faleceu em 28 de dezembro de 1909. Sua atuação foi alvo de admiração e reconhecimento por parte dos seus contemporâneos. A Rua Padre Adelino (foto) fica no bairro do Belém, Zona Leste de SP.

Geral: Transtornos mentais atingem taxas acima de 50% em algumas cidades brasileiras





Redação

De acordo com artigo publicado pela Escola Nacional de Saúde Pública em 2014, o índice de transtornos mentais comuns e suas associações com características sociodemográficas apresentadas nas 27 unidades de saúde da família de quatro capitais brasileiras manifestaram taxas maiores que 50% nas cidades analisadas, sendo elas: Rio de Janeiro (51,9%), São Paulo (53,3%), Fortaleza (64,3%) e Porto Alegre (57,7%).

Portanto, é importante uma diagnose precisa para o tratamento efetivo de cada caso, como explica o Prof. Dr. Guilherme Messas, coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. "A Psicopatologia Fenomenológica é um dos instrumentos para o diagnóstico em saúde mental que permitem um conhecimento mais aprofundado das diferenças entre as diversas patologias da área. Por isso, é um passo imprescindível para o profissional de saúde mental, a fim de que ele possa fazer diagnósticos diferenciados e estabelecer o melhor tratamento para cada caso", afirmou.

Com o objetivo de proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos para a realização do diagnóstico e para a estruturação e condução das estratégias terapêuticas em saúde mental, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece o curso de Pós- Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica.

"O curso é dividido entre a parte teórica e prática. Na parte teórica o aluno vai conhecer toda a literatura clássica e contemporânea dada por professores que trabalham com essa Psicopatologia. Na parte prática, ele vai entrevistar os pacientes e discutir, além de supervisionar casos que ele mesmo traz, com os professores do curso", explicou o Dr. Guilherme Messas.

Com duração de 15 meses, o curso é voltado para médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais interessados no tema.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 24 de julho, pelo site da Instituição: www.fcmsantacasasp.edu.br. O processo seletivo é composto por análise de currículo e, se necessário, os candidatos serão convocados para entrevistas.

Serviço:
• Curso: Pós-Graduação lato sensu em Psicopatologia Fenomenológica
• Período de inscrição: até 24/7/2015
• Taxa de inscrição: 75 reais
• Divulgação dos aprovados: 28/7/2015
• Período de matrícula: 3 ou 4 de agosto de 2015
• Início das aulas: 14/8/2015, sexta-feira, às 18h00
• Duração do curso: 15 meses
• Vagas: 40

Geral: Rádio e TV Cultura demite 53 funcionários







Redação

A Rádio e TV Cultura demitiu nesta 4a.feira (15), 53 funcionários, dois deles jornalistas, segundo o Sindicato da categoria em São Paulo. No mês passado, os radialistas fizeram greve – com solidariedade dos jornalistas – e o caso acabou no TRT, onde foi feito um acordo que garantiu estabilidade até o final de julho, o que não aconteceu.

 Em nota, o Sindicato dos Jornalistas afirmou que “repudia qualquer tipo de demissão, manifesta sua solidariedade e utilizará todos os mecanismos para barrar as dispensas”. A nota diz ainda que a entidade reitera o pedido de resposta a ofício enviado anteriormente, que dava prazo até esta 6a.feira (17/7) para saber sobre o reajuste ainda não pago da última convenção coletiva. Caso contrário, os profissionais poderão novamente entrar em greve.

Geral: Paloma Bernardi é estrela da campanha de Fellipe Krein






Redação

A Fellipe Krein, marca de bolsas e acessórios, elegeu pela terceira vez a atriz Paloma Bernardi para estrelar a campanha Verão 2016. A coleção colorida buscou inspiração nos elementos do Nordeste como: carnaval, alegria, brasilidade e toda a riqueza cultural nordestina.

As fotos do ensaio foram clicadas por Fernando Louza e o making of ficou por conta de Gabriel Cappelletti, com make and hair de Wilson Eliodorio, stylist de Michelle Harue e direção de arte de Junior Serpa. Para garantir o impacto visual, foram construídos seis cenários onde a cenografia e o styling combinaram tons similares com a cor do produto deixando o shooting alegre e colorido.

A coleção conta 355 itens, entre bolsas, carteiras e chaveiros. A novidade fica por conta das mochilas que a marca trouxe para este verão. Destaque para as handbags médias que são hits da estação. Além dos modelos de bucket bags, mini bags, totes e bowlings.

Os produtos de verão 2016 Fellipe Krein chegam à loja conceito da marca localizada no Shopping Anália Franco, em São Paulo e nas multimarcas espalhadas pelo Brasil, a partir do mês de julho.