Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Daiane dos Santos é medalha de ouro



Há dez anos Daiane vencia a Copa do Mundo de Ginástica Artística

Luís Alberto Alves


Ginástica artística: Em 12 de dezembro de 2004, Daiane dos Santos conquista a medalha de ouro no solo e se torna a primeira latino-americana a vencer uma final da Copa do Mundo de ginástica artística.

Radiografia de Sampa: Avenida Dr. Gastão Vidigal




 Luís Alberto Alves

 Esta avenida teve seu traçado definido em 1971. Gastão Vidigal era de tradicional família paulista. Nasceu em 1889. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco em 1908. Foi diretor do Banco de São Paulo, Banco do Estado e da Associação Comercial dos Bancos.

 Em 1935 acabou eleito deputado federal, representando os banqueiros. Dois anos depois recebeu convite para o cargo de secretário da Fazenda do Estado de SP.

 No governo de Eurico Gaspar Dutra dirigiu o ministério da Fazenda durante dois anos. Agia com serenidade e visava sempre o interesse público. Morreu em 1950. A Avenida Dr. Gastão Vidigal (foto) fica na Vila Leopoldina, Zona Oeste de SP.


Geral: Imigrante terá atendimento especializado no terminal da Barra Funda (SP)



O terminal fica no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de SP
Redação


 A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania inaugura, no dia 15 de dezembro, às 11h, o Centro de Integração da Cidadania do Imigrante (CIC do Imigrante). O posto, instalado na Barra Funda, tem o objetivo de acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo. 

 Projeto pioneiro do Governo do Estado, o CIC do Imigrante atende à crescente demanda detectada pelos comitês de enfrentamento ao tráfico de pessoas, combate ao trabalho escravo e atenção a refugiados, coordenados pela pasta. A ideia é reunir, em um só lugar, serviços de diversas áreas que possam garantir desenvolvimento, segurança e integração do imigrante na sociedade brasileira. 

 Na data da inauguração, estarão disponíveis serviços da Defensoria Pública Estadual e Federal, do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Procon, além da emissão de segundas vias de certidões. Serviços de regularização migratória e do Poupatempo estarão disponíveis no primeiro semestre de 2015, por meio de parcerias com a Polícia Federal e com a Secretaria de Gestão Pública. 

                                                                       Integração cultural 

 Duas exposições culturais brindam o novo espaço: “Viagem, sonho e destino”, do Museu da Imigração, e “Mão da América”, do Memorial da América Latina. A primeira narra a trajetória de imigrantes e migrantes que passaram pela Hospedaria do Brás, que acolheu mais de 70 nacionalidades durante 91 anos de funcionamento. A segunda é composta de réplicas em miniatura da “Mão”, nas quais diversos artistas imprimem uma interpretação criativa sobre a obra de Oscar Niemeyer. 

                                                                       Serviço 
Inauguração do CIC do Imigrante 
Data: 15/12/15 
Horário: 11h00 
Endereço: Rua Barra Funda, 1.020, Barra Funda – São Paulo/SP 

Geral: SP avalia pedido de Guarulhos para aproveitar água do Rio Baquirivu



Prefeito de Guarulhos fez a sugestão para aliviar a forte seca que se abateu sobre SP

Redação 

 O governador Geraldo Alckmin disse nesta sexta-feira (12) considerar muito bem-vinda a proposta da Prefeitura de tratar a água proveniente do Rio Baquirivu. Segundo ele, o projeto elaborado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto ) será analisado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica ). “Vejo essa proposta com bons olhos. Todo investimento para ampliar a oferta hídrica é muito importante e não vejo nenhuma razão para não liberar (a medida)”, disse Alckmin.

 O prefeito Sebastião Almeida acredita que a permissão para a exploração das águas do Rio Baquirivu reduzirá a dependência do município junto à Sabesp. “Hoje, compramos 87% da água que abastece nossa cidade”, lembrou. “Podemos reduzir essa dependência para 50% se tivermos como ampliar nossa produção própria, o que é bastante significativo”.

  Almeida disse que a crise hídrica no Estado é uma oportunidade para as cidades avaliarem o uso de seus mananciais. Segundo ele, a Prefeitura também pedirá permissão para tratar as águas do Rio Cabuçu. “Isso seria um grande avanço. É lógico que se trata de investimento pesado, pois envolve a construção de estação de tratamento de água. Porém, é um passo que não podemos deixar de dar”, afirmou Almeida.


Variedades: Easy Riders (o cinema da nova Hollywood) de janeiro a fevereiro 2015 em São Paulo



O filme Easy Rider estará nesta amostra

Redação

 A partir de 21 de janeiro, a Mostra Easy Riders - O Cinema da Nova Hollywood reúne, no CCBB SP, os filmes mais significativos do movimento “Nova Hollywood” - a renovação do cinema americano entre as décadas de 1960 e 1970. 

 Além de exibir os longas mais importantes da “Nova Hollywood”, como “O Poderoso Chefão” e “Easy Rider”, a mostra traz também os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana. 

 A curadoria feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos Reis selecionou filmes com os quais muitos jovens diretores impuseram sua marca ao abordar temas tabus por meio de instigantes formas narrativas e, assim, conseguiram um lugar de destaque no cinema moderno mundial, além de influenciaras últimas quatro décadas do cinema que surgiu em seguida. 

 Das produções mais representativas desse período, tais como o já citado sucesso “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, além de trabalhos mais raros (alguns inéditos no Brasil), porém fundamentais para o cinema moderno, 23 filmes serão exibidos em 35 mm e sete, em versão digital. 

 Na programação da mostra, produzida pela Enquadramento Produções, estão inclusos debates nas três cidades com os curadores e com críticos de cinema, autores de ensaios que constam do catálogo do evento.

                                                                Lista dos filmes confirmados
Na Mira da Morte, de Peter Bogdanovich
Sem Destino, de Dennis Hopper
A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich
Terra de Ninguém, de Terrence Malick
Five Easy Pieces, de Bob Rafelson
Warriors, de Waler Hill
Taxi Driver, de Martin Scorsese
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen
O Show Deve Continuar, de Bob Fosse
A Última Missão, de Hal Ashby
O Porto do Paraíso, de Michael Cimino
O Preço da Solidão, de Paul Newman
MASH, de Robert Altman

Maridos, de John Cassavetes
O Estranho Sem Nome, de Clint Eastwood
O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski
Pat Garrett e Billy the Kid, de Sam Peckinpah
Bonnie e Clyde, de Arthur Penn
Hardcore - No Submundo do Sexo, de Paul Schrader
Rolling Thunder, de John Flynn
O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
Nasce um Monstro, Larry Cohen
O Comboio do Medo, de William Friedkin
Amargo Encontro, de John Milius

                                                               Nova Hollywood
 Nos últimos anos, em virtude do lançamento de livros como “Cenas de uma revolução - O nascimento da Nova Hollywood”, do jornalista Mark Harris, e “Como a geração sexo, drogas e rock n’ roll salvou Hollywood”, de Peter Biskind, o termo “Nova Hollywood” se oficializou como a definição mais satisfatória da virada moderna do cinema norte-americano.

  A Nova Hollywood é um fenômeno extremamente significativo à história do cinema, tanto pelo que representou como modernização cinematográfica norte-americana quanto pelos cinemas que surgiriam a partir dali, nos EUA e no resto do mundo, a exemplo da produção asiática. 

 Nessa experiência, a indústria americana se reinventou com novos temas e novas formas, entre a segunda metade dos anos 60 e a primeira metade dos anos 70, por meio de cineastas - como, por exemplo, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma - oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus. 

 Nesse mesmo período, houve uma crescente influência estética das obras off-Hollywood: os filmes B (como os de Roger Corman) e os independentes (como os de John Cassavetes). Esses filmes e sistemas alternativos de produção dos anos 50 ajudaram a forjar o novo cinema americano e um novo modelo de produção que abrigou a indústria e suas superproduções (como as de Lucas e Spielberg), o cinema independente (que tem Cassavetes como patrono) e também aqueles cineastas que se dividiam entre as grandes e pequenas produções (tais como Coppola e De Palma).

                                                                  Serviço
 Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro SP Capital
01012 000
Telefone: 11 3113-3651
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia e filmes em DVD ou Blu-Ray)
Funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h



Variedades: Bruno Araujo canta em Caçapava e Araraquara neste final de semana



Bruno faz intensa tour neste final de semana

Redação

 Após uma semana intensa fazendo tour pelo Interior  de São Paulo, a fim de apresentar seu trabalho e divulgar a agenda shows que está cada vez mais requisitada no país, o cantor Bruno Araujo faz duas apresentações especiais neste final de semana: na sexta-feira (12/12) em Rio Claro, no Madalena e no sábado (13/12) em Caçapava, no Estância Nativa Sertaneja, ambos a partir das 23h00.

 O artista está em alta com a música “Não Sabe Te Esquecer’, que está entre as mais tocadas das rádios do país e teve, recentemente, um videoclipe gravado em São Paulo, que pode ser conferido pelo link http://youtu.be/_5OZWFKs8qE . Além deste som, Bruno apresentará as agitadas “Meu Beija Flor”, “Chora Chora”, “Então Me Beija”, “Xibiri”, “Rei do Camarote”, entre outras.

“Estou muito animado para essas apresentações. Estou sempre com a galera de Caçapava e Araraquara e o pessoal lá é quente! Vamos ferver neste final de semana e quero todo mundo cantando e dançando demais comigo. Bora lá!”, convida o artista que começará o ano de 2015 com muitas novidades para os fãs.