Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Túnel do Tempo: Terremoto mata 15 mil no Marrocos




Luís Alberto Alves


 Tragédia: Em 23 de fevereiro de 2004, terremoto mata 628 e fere 926 pessoas, além de deixar 15 mil desabrigados no Marrocos. Ele aconteceu por volta de 3h da madrugada, quando a população dormia.

Radiografia de Sampa: Rua Cubatão



 Luís Alberto Alves

 Cubatão foi uma pequena povoação existente na parte inferior da serra de Paranapiacaba, à margem da antiga estrada de Santos. Chamou-se antigamente Porto de Santa Cruz, pois a sua situação junto ao rio Cubatão permitia-lhe que tivesse um porto. Os terrenos em que se encontra pertenceram a Pedro de Gois e Francisco Pinto, e lhes foram concedidos por Martim Afonso. A Rua Cubatão (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul.


Geral: Mudança no seguro desemprego pode reduzir rotatividade




Redação


 Levantamento recente do Ministério do Trabalho revelou que a taxa de rotatividade no meio corporativo brasileiro alcançou 63,7% em 2013. Ou seja, em cada dez empregados, seis passam por desligamento ou admissão no posto de trabalho ao longo do ano. As estatísticas são as mais recentes da área e levam em contam apenas os funcionários contratados sob regime CLT. 

 Na opinião do advogado Bruno Gallucci, do escritório Guimarães e Gallucci, as mudanças na concessão do beneficio do seguro-desemprego, anunciadas pelo governo, devem reduzir a rotatividade do trabalhador no emprego, tendo em vista à nova realidade de adaptação ao mercado de trabalho brasileiro. 

 “Esse novo cenário será benéfico para a carreira do trabalhador, pois permanecer no quadro de funcionários de uma empresa por mais tempo faz com que o profissional assimile a estrutura organizacional da companhia, atuando assim em consonância com os procedimentos aprendidos, podendo ainda ser reconhecido como a pessoa capacitada para coordenar determinado departamento, acarretando ganho curricular e consequentemente, financeiro”, explicou Gallucci.

Geral: Projeto inclui remédios para fibromialgia e depressão no programa Farmácia Popular



Medicamento para depressão está previsto neste Projeto de Lei
Redação
 Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 13/15, do deputado Lucas Vergilio (SD-GO), que pretende incluir, no programa Farmácia Popular, medicamentos para disfunções tireoidianas, fibromialgia, artrite reumatoide, ansiedade e depressão.
 O programa Farmácia Popular é uma iniciativa do governo para ampliar o acesso aos medicamentos para doenças mais comuns. Foi implantado por meio da Lei 10.858/04, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a disponibilizar os produtos mediante ressarcimento, e pelo Decreto 5.090/04, que regulamenta a lei e institui o programa.
 O programa inclui hoje 112 medicamentos, mais preservativos masculinos. Os remédios são vendidos pelo preço de custo, com uma redução de até 90% do valor de mercado, mediante a apresentação do CPF e da receita médica ou odontológica.
 Vergilio argumenta que o Farmácia Popular carece do fornecimento de medicamentos para o tratamento de importantes enfermidades, entre elas as que são incluídas no programa pelo projeto.
 Segundo o deputado, as doenças da tireoide são comuns no contexto da assistência primária em saúde, encontrando-se no conjunto das 25 condições mais frequentemente diagnosticadas por médicos de família.
 A fibromialgia, destaca Vergilio, é uma síndrome dolorosa extremamente incômoda para aqueles por ela acometidos, cujo custeio do tratamento está fora do alcance de grande parte da população.
 O mesmo acontece, de acordo com o deputado, no caso da artrite reumatoide. Estima-se que essa doença atinja 1% da população no País, aproximadamente 1,8 milhão de brasileiros, e o tratamento dos casos agressivos chega a custar R$ 5 mil por mês.
 Já o impacto social da depressão inclui tanto a incapacidade individual como o fardo familiar associado à doença, ressalta Vergilio.
 Por fim, o parlamentar argumenta que a medida, na forma do projeto de lei, levará a uma redução do quadro de internações de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e, consequente, na diminuição de despesas públicas.
                                                                   Tramitação
 O projeto tramita em 
caráter conclusivo e segue para análise das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Geral: Morre David Miranda, fundador da igreja pentecostal Deus é Amor


O missionário David Miranda morreu no final da noite de sábado (21)

Redação

 Morreu de infarto no sábado (21), às 23h45, o missionário David Miranda, 79 anos, fundador e presidente da igreja pentecostal Deus é Amor. O culto velório está sendo realizado na sede mundial da denominação, Avenida Estado, 4.568. O enterro ocorrerá amanhã (24), após o meio-dia, no cemitério do Horto Florestal, Zona Norte de São Paulo.

 Pai de quatro filhos, ele se converteu ao protestantismo em 1958. No dia 3 de junho de 1962 criou sua igreja, que no início contava apenas com sua mãe e irmã. Hoje a Deus é Amor tem mais de 22 mil templos no Brasil e 136 países.


 O templo da Glória de Deus, na Baixada do Glicério, Centro da cidade, tem capacidade para receber 60 mil pessoas e estacionamento para 500 automóveis e 143 ônibus. Ao contrário de algumas denominações evangélicas, a Deus é Amor raramente apareceu no noticiário envolvida em escândalos durante a gestão de David Miranda.

Geral:Educação amplia oferta de recursos digitais para professores


A videoaula é um dos recursos utilizados no aprendizado

Redação

 O programa Currículo+ está com quase 2.500 objetos digitais disponíveis para acesso de professores e alunos. O número é 65% maior do que o registrado há um ano, quando foi implantada a plataforma colaborativa que reúne opções de jogos, vídeos, animações e infográficos que dialogam com o currículo da Secretaria da Educação do Estado. O conteúdo moderniza a forma de ensinar e aprender e auxilia dentro e fora da sala de aula da rede estadual.

  O crescimento do acervo reflete na boa aceitação da rede pelo programa. Em pesquisa feita nas escolas da capital e interior paulista que aderiram ao projeto, 94% dos professores concordam que o uso do Currículo+ junto aos estudantes pode promover melhorias na aprendizagem. Ainda segundo esse grupo, a plataforma motiva crianças e jovens e estimulam a participação deles em sala de aula.

 Ao longo do último ano, aumentou também o número de professores que trabalham como "curadores" do projeto. Hoje são 75 funcionários Eles têm a missão de receber, analisar e classificar todo o material enviado pelos docentes da rede. Além disso, cabe a esses profissionais adequar as sugestões de atividades com o ciclo e o currículo mantido pela rede.

“A S ecretaria acredita que os recursos tecnológicos fortalecem o trabalho dos professores. Por isso, investimos na formação ampla dos nossos docentes tanto para utilizar o Currículo+, quanto para que eles aprendam a produzir conteúdos digitais e compartilhar com a rede”, afirmou Olavo Nogueira Filho, coordenador do Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital.

                                                                      Online
 A partir de abril, alunos da rede estadual terão uma hora a mais de aulas de reforço de matemática e português. Serão indicados para estas turmas estudantes que apresentarem dificuldades na aprendizagem, indicados após as avaliações bimestrais. A novidade é uso da tecnologia nessa tarefa. Sob a responsabilidade da equipe do Currículo+, um jogo virtual está em fase de finalização e traz uma série de atividades, de forma dinâmica e interativa.


Variedades: Laranja Mecânica é um dos destaques no roteiro do CineSesc

Laranja Mecânica fez muito sucesso no começo da década de 1970


Redação

 Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.
Laranja Mecânica (Dir.: Stanley Kubrick, Reino Unido, 1971, 136 min., 16 anos)

 No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Cine Chaparral (Exibição de filmes no formato Cine Drive-in, cinema ao ar livre, onde é possível assistir ao filme de dentro do próprio carro.)

Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300). Sexta-feira, 27/02, às 20h, Grátis.

 Pulp Fiction (Dir.: Quentin Tarantino, EUA, 1994, 154 min., 16 anos)
 Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300). Sábado, 28/02, às 14h, Gratis.

Ida (Dir.: Pawel Pawlikowski, Polônia/Dinamarca, 2013, 80 min., 14 anos)
 Às vésperas de assumir seus votos como freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva – sua tia Wanda. A partir de Wanda, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado ao passado da Polônia nos anos de dominação nazista, e vai em busca de respostas e do túmulo de seus pais, em sua cidade natal. Nessa jornada, Anna encontra uma nova identidade, um amor e começa a questionar seu futuro.

Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Terça-feira, 03/03, às 19h30, Grátis.(Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                       Cineclubinho
 Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (Dir.: Tomm Moore e Nora Twomey, Bélgica/França/Irlanda, 2009, 75 min., Livre)

 O jovem Brendan vive em uma vila medieval remota sob o cerco das invasões bárbaras, mas uma nova vida de aventuras surge quando um mestre iluminador chega de terras estrangeiras carregando um livro antigo inacabado repleto de sabedoria secreta e poderes.

Para ajudar a completar o livro mágico, Brendan tem que superar seus medos mais profundos em uma busca perigosa que o leva para a floresta encantada onde criaturas míticas se escondem. É aqui que ele encontra a fada Aisling, uma misteriosa jovem mulher-lobo, que o ajuda ao longo do caminho.

Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505). Sábado, 28/02, às 11h, Grátis.
Sesc Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245). Sábado, 28/02, às 11h, Grátis, Dublado.

O Reino dos Gatos (Dir.: Hiroyuri Morita, Japão, 2002, 81 min., Livre)
 Haru é uma garota que salva um gato do atropelamento. Ele é o príncipe Lune, do reino dos felinos. Os dois passam a ser perseguidos por seu pai, o Rei Gato e recebem a ajuda de dois heróis.

Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Domingo, 01/03, às 11h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                       Especial
 Fellini 8 1/2 - (DES)(RE)CONSTRUÇÃO: SUBVERSÕES DA NARRATIVA
Exibição do filme Fellini 8 1/2 (Dir: Federico Fellini, Itália/França, 1963, 140 min., 14 anos)

 O cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será seu próximo filme. Mergulhado em uma crise existencial, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar passado e presente, ficção e realidade. Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). Sábado, 28/02, às 14h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                      Exposição
                                                                   Cine Olho
 Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: Os Primeiros Beijos, os Primeiros Monstros e os Primeiros Efeitos Especiais.


Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185). De terça a sexta, das 9h às 20h30; sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 10h às 17h30; Grátis. Até 03/05.

Variedades: Laranja Mecânica é um dos destaques no roteiro do CineSesc

Laranja Mecânica fez muito sucesso no começo da década de 1970


Redação

 Programação especial que destaca atividades cinematográficas nas Unidades do Sesc SP na capital, no momento em que a sala de cinema do Cinesesc passa por reforma. O 'Roteiro' evidencia ações em diferentes espaços e formatos com propostas que vão da exibição às múltiplas visões e discussões sobre cinema.
Laranja Mecânica (Dir.: Stanley Kubrick, Reino Unido, 1971, 136 min., 16 anos)

 No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Cine Chaparral (Exibição de filmes no formato Cine Drive-in, cinema ao ar livre, onde é possível assistir ao filme de dentro do próprio carro.)

Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300). Sexta-feira, 27/02, às 20h, Grátis.

 Pulp Fiction (Dir.: Quentin Tarantino, EUA, 1994, 154 min., 16 anos)
 Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

Sesc Osasco (Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300). Sábado, 28/02, às 14h, Gratis.

Ida (Dir.: Pawel Pawlikowski, Polônia/Dinamarca, 2013, 80 min., 14 anos)
 Às vésperas de assumir seus votos como freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva – sua tia Wanda. A partir de Wanda, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado ao passado da Polônia nos anos de dominação nazista, e vai em busca de respostas e do túmulo de seus pais, em sua cidade natal. Nessa jornada, Anna encontra uma nova identidade, um amor e começa a questionar seu futuro.

Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Terça-feira, 03/03, às 19h30, Grátis.(Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                       Cineclubinho
 Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (Dir.: Tomm Moore e Nora Twomey, Bélgica/França/Irlanda, 2009, 75 min., Livre)

 O jovem Brendan vive em uma vila medieval remota sob o cerco das invasões bárbaras, mas uma nova vida de aventuras surge quando um mestre iluminador chega de terras estrangeiras carregando um livro antigo inacabado repleto de sabedoria secreta e poderes.

Para ajudar a completar o livro mágico, Brendan tem que superar seus medos mais profundos em uma busca perigosa que o leva para a floresta encantada onde criaturas míticas se escondem. É aqui que ele encontra a fada Aisling, uma misteriosa jovem mulher-lobo, que o ajuda ao longo do caminho.

Sesc Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505). Sábado, 28/02, às 11h, Grátis.
Sesc Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245). Sábado, 28/02, às 11h, Grátis, Dublado.

O Reino dos Gatos (Dir.: Hiroyuri Morita, Japão, 2002, 81 min., Livre)
 Haru é uma garota que salva um gato do atropelamento. Ele é o príncipe Lune, do reino dos felinos. Os dois passam a ser perseguidos por seu pai, o Rei Gato e recebem a ajuda de dois heróis.

Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822). Domingo, 01/03, às 11h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                       Especial
 Fellini 8 1/2 - (DES)(RE)CONSTRUÇÃO: SUBVERSÕES DA NARRATIVA
Exibição do filme Fellini 8 1/2 (Dir: Federico Fellini, Itália/França, 1963, 140 min., 14 anos)

 O cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será seu próximo filme. Mergulhado em uma crise existencial, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar passado e presente, ficção e realidade. Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). Sábado, 28/02, às 14h, Grátis (Retirada de ingresso 1h antes).

                                                                      Exposição
                                                                   Cine Olho
 Intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: Os Primeiros Beijos, os Primeiros Monstros e os Primeiros Efeitos Especiais.


Sesc Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185). De terça a sexta, das 9h às 20h30; sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 10h às 17h30; Grátis. Até 03/05.