Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Túnel do Tempo: Enfim a liberdade!




Luís Alberto Alves


Liberdade: Em 11 de fevereiro de 1990, o  líder negro sul-africano Nelson Mandela é libertado depois de 27 anos de prisão. No mês de agosto daquele mesmo ele faria viagem ao Brasil pedindo apoio à causa política do seu país. 

Radiografia de Sampa: Rua Riachuelo




Luís Alberto Alves

 Em 1812, esta rua era conhecida como "Beco da Casa Santa", pois os padres franciscanos ali instalaram uma casa de caridade para a distribuição de alimentos aos pobres. Nesse mesmo ano, ela foi alargada utilizando-se parte dos terrenos de Vicente de Souza Queirós, do Tenente Coronel Bento José de Moraes e Jacob Michel.

 Porém em 1865 ganhou o nome de Riachuelo, homenageando a célebre batalha na Guerra do Paraguai entre as esquadras brasileiras e o inimigo no Rio Paraná. Ao perceberem que a Marinha do Brasil iria bloquear os portos paraguaios, eles atacaram a foz do Arroio Riachuelo, próximo à cidade de Corrientes, para dificultar a passagem.

 A vitória do Riachuelo mudou os rumos e ajudou os brasileiros a vencer as tropas de Solano Lopez. A Rua Riachuelo (foto) fica no Centro de SP, próximo ao Largo São Francisco.


Geral: Dívidas explodem no cartão de crédito




*Reinaldo Domingos

 Os dados assustam, no ano passado o endividamento no rotativo do cartão de crédito cresceu 17%, com um valor acumulado de R$ 29,8 bilhões. A inadimplência relacionada a ferramenta atingiu 40% em dezembro. O maior problema é que segundo dados da Anefac, a taxa de juros nessa modalidade estava em 258% ao ano no fim de 2014.
 
 Sendo assim, fica a pergunta: o cartão de crédito é um vilão ou um aliado das finanças da família? É necessário entender que não é esse o pensamento que se deve ter. O cartão é uma ferramenta segura de compra, que pode trazer vantagens, se bem utilizada, como milhagens e alguns dias para pagar uma compra. No entanto, se mal utilizada, pode causa sérios danos à saúde financeira, tornando-se num círculo vicioso.
 
  Então, o real problema está na ausência de educação financeira. Para que se possa ter uma utilização responsável e consciente, preparei algumas orientações:
 
1.    Recomendo que o limite do cartão de crédito não deva ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe;

2.    Pela grande facilidade de parcelamento no cartão de crédito, a cada dia aumenta mais e mais o endividamento das pessoas. Assim, ao fazer parcelas fixas, é preciso ter consciência que está comprometendo os meses futuros do orçamento mensal;

3.   O erro capital em relação ao cartão é pagar a parcela mínima; isso deve ser evitado. As altas taxas de juros cobradas acabam levando a pessoa à inadimplência. Caso não consiga pagar a parcela total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês;

4.    Evite o pagamento de anuidade do cartão. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. Também nunca empreste o cartão de crédito à outra pessoa, mesmo que seja conhecida;

5.    Se tiver apenas um ganho mensal, deverá ter apenas um cartão de crédito; caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento.

6.    Uma forma educada, financeiramente, de utilizar o cartão é saber aproveitar os benefícios que o cartão de crédito pode oferecer, sejam prêmios ou milhagens;

7.    Caso perca o controle financeiro e não consiga pagar a fatura total do cartão no vencimento, é preciso fazer, imediatamente, um diagnóstico financeiro e descobrir o verdadeiro problema. Junto com isso, deverá buscar uma linha de crédito com taxas de juros baixos;

8.    É importante estar consciente que, ao parcelar no cartão de crédito, , haverá pagamento de juros em cada prestação;
9. Lembre-se, você não emprestaria a uma pessoa que não conhece para que pague em prestações sem juros, emprestaria? A resposta é não, portanto, poupe dinheiro, compre à vista e peça descontos;


10. O cartão utilizado sem consciência promove compras por impulso. Por isso, cuidado! É preciso ter responsabilidade na hora de consumir; sempre pergunte se realmente precisa disso, se tem dinheiro para comprar e se tem como pagar a fatura total do cartão no seu vencimento;
 
*Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Geral: Aids poderá ser combatida usando células tronco


Redação

 Festa popular que tem a cara do Brasil, o Carnaval transforma o dia a dia das cidades e das pessoas, num grande movimento de alegria e diversão. Nas ruas ou nos clubes, a palavra de ordem é uma só: brincar e se divertir até o final. No entanto, após as comemorações, vem a dor de cabeça. De acordo com uma pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), cerca de um terço dos jovens dizem não usar preservativo nunca ou quase nunca, comportamento que, sem dúvida, se intensifica nessas épocas festivas.

 A campanha de 2015 do Ministério da Saúde reforça o conceito da prevenção, combinando camisinha, testagem e tratamento. Com o slogan#PartiuTeste, a iniciativa visa conscientizar a população para se prevenir contra o vírus da Aid, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento.  O teste pode ser realizado em qualquer posto de saúde e quando diagnosticado até 72 horas depois da relação desprotegida pode ser quase inativado com um  tratamento de um mês.

 Dados da pesquisa PCAP (Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira) indicam que 94% dos brasileiros sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do País não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

 Com o avanço da medicina, a esperança para aqueles que já têm o vírus também evoluíram. Uma nova terapia com células-tronco pode ser uma grande aliada no combate à doença. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que células-tronco modificadas geneticamente podem atacar células infectadas pelo HIV em organismos vivos.

 Para chegar a essa conclusão, os investigadores modificaram células-tronco humanas do sangue e descobriram que elas podem formar células T maduras (linfócitos), que tem o potencial de atacar o HIV nos tecidos onde o vírus reside e se reproduz.

 O estudo foi feito em um roedor, espécie animal na qual a infecção pelo HIV se assemelha à doença e sua progressão em seres humanos. Em uma série de testes realizados duas e seis semanas após a introdução das células modificadas, os pesquisadores descobriram que o número de células CD4 "ajudantes" das células T, que se esgotam durante a infecção pelo HIV, aumentou, enquanto os níveis de HIV no sangue diminuíram.

 Para o hematologista e diretor técnico da Criogênesis, Dr. Nelson Tatsui, estes resultados, extremamente positivos, podem levar a novas abordagens para o tratamento da doença“As perspectivas da medicina regenerativa são enormes. Há de se considerar que a ciência está em constante evolução e, certamente, ainda há muito a descobrir. O fato é que as células-tronco já salvam muitas vidas”, complementou.

 Ainda segundo o especialista, o armazenamento das células-tronco pode também beneficiar parentes próximos, principalmente irmãos. Outro ponto positivo é que as células-tronco do cordão umbilical são adultas e livres de impurezas, o que garante ainda mais eficiência em seu uso na área terapêutica. “As células, após a coleta, são avaliadas e armazenadas, podendo ficar congeladas por longos períodos sem que haja a perda de suas propriedades terapêuticas. Para se ter uma ideia, existem bolsas de sangue de cordão congeladas há mais de 20 anos”, finalizou.


Geral: No Carnaval é roubada não se proteger do HPV




Redação

 Umas das datas mais esperadas pelos brasileiros – e pelos estrangeiros – está próxima. As marchinhas do Carnaval já começam a ecoar nas esquinas do país. E quem pretende cair na folia não pode deixar de fora os confetes, a serpentina e, claro, a camisinha. Afinal, diversão também requer responsabilidade. O preservativo é a garantia de que a alegria continue depois do feriado. Além de método contraceptivo, é a melhor maneira de se manter livre das doenças sexualmente transmissíveis.

  Estudos recentes têm mostrado uma forte ligação entre a infecção genital pelo papiloma vírus humano (HPV) e o câncer de colo uterino. O HPV está presente em mais de 99% das células destes tumores. Existem mais de 200 tipos de HPV e estes podem ser classificados segundo o risco para o desenvolvimento deste câncer. Aproximadamente 15 tipos de HPV são considerados de alto risco e estão relacionados com o câncer de colo uterino, dentre estes, os mais importantes são o HPV 16 e o HPV 18, encontrados em 70% dos casos.

  Mas, o que é realmente importante saber sobre o HPV? O vírus sempre resulta em um câncer? Para tirar essas e outras dúvidas, entrevistamos o médico oncologista Ellias Magalhães e Abreu Lima, da Oncomed BH, que esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.

 1- O que é o HPV?
 R.: O HPV, Papiloma vírus humano, é uma família de mais de 150 tipos vírus que infectam exclusivamente a pele e mucosas dos seres humanos. Aproximadamente metade das pessoas com vida sexual ativa se infectará por um ou mais subtipos de HPV durante a vida e por isso ele é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. 

Pesquisas recentes mostram que 40% das mulheres são portadoras do vírus no trato genital, ao passo que outros 16% o têm alojado na orofaringe (garganta). O vírus é responsável pelo desenvolvimento de diversas patologias como a verruga vulgar, a verruga plana, o condiloma acuminado (verrugas genitais) e o câncer de colo uterino, canal anal, vulva, vagina, pênis e orofaringe. A maioria dos subtipos de HPV não apresenta potencial para levar ao câncer. Os subtipos mais encontrados nas doenças malignas são 16 e 18.

 2- Quais os tipos de exame podem detectar o HPV?
 R.: O diagnóstico de infecção pelo HPV é feito através da pesquisa do DNA / RNA do vírus na amostra do tecido da mucosa genital, anal, oral ou outro local suspeito. Não é possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue. Isso ocorre porque normalmente a infecção pelo HPV se restringe às camadas mais superficiais do epitélio (tecido de revestimento).

 3- A infecção pelo HPV nem sempre resulta em câncer. Nesses casos, o HPV pode causar outro tipo de doença, pode causar infertilidade? Por quê?
 R.: Os HPVs são divididos em oncogênicos, aqueles que têm a capacidade de desenvolver câncer, e os não oncogênicos, não relacionados ao desenvolvimento de tumores. Alguns subtipos não oncogênicos têm predileção pela pele, neste caso levando ao aparecimento de verrugas comuns, planas e plantares (nas plantas dos pés). Outros subtipos têm tropismo pela pele e mucosas da região anogenital. Os sítios mais comuns de infecção são o pênis, o escroto, a região perianal, o canal anal, a vulva, o introito vaginal e o colo uterino. Levam ao aparecimento das verrugas genitais (condiloma acuminado). O HPV pode infectar a cavidade oral, levando ao aparecimento de lesões potencialmente malignas.

 O HPV não é responsável direto por infertilidade na mulher. Entretanto, HPVs oncogênicos podem levar ao aparecimento de câncer e o tratamento da doença, muitas vezes envolvendo cirurgia (retirada de útero e ovários), radioterapia e quimioterapia pode levar à esterilidade feminina.

 4- O que a mulher pode fazer para evitar a contaminação?
 R.: A principal forma de transmissão do HPV é o intercurso sexual, seja ele genital, anal ou oral. Assim sendo, a maneira mais eficaz de se evitar a infecção pelo HPV é a abstenção do contato sexual com outra pessoa. Para aqueles com vida sexual ativa, uma relação monogâmica duradoura com parceiro não infectado é a estratégia mais provável de prevenir o contágio. O problema é que, por tratar-se de infecção assintomática, é difícil determinar se o parceiro que teve vida sexual ativa no passado está ou não infectado pelo HPV. Pesquisas mostram que o uso correto e consistente de preservativos pode diminuir as chances de contaminação.

 5 - Além do sexo, há outras formas de transmissão do HPV?
 R.: A forma mais comum de contágio do HPV é o contato íntimo pele / pele, no caso das verrugas da pele, e o intercurso sexual (genital, anal ou oral), no caso das cepas anogenitais. Beijar ou tocar a genitália do parceiro com a boca também pode transmitir a infecção. 16% da população possui o vírus alojado na garganta. O HPV não é transmitido pelo sangue.

 6 - Quais os sintomas do HPV?

 R.: Lesões do HPV no colo uterino raramente determinam sintomas. Na maioria das vezes são descobertas ocasionalmente através do exame preventivo de papanicolau. Verrugas genitais podem causar prurido, sensação de queimação e eventualmente levar a sangramentos durante o ato sexual. Elas são associadas a depressão, disfunção sexual, sentimento de culpa, vergonha, medo da rejeição pelo parceiro e perda da sexualidade.

 7- Como é feito o tratamento do HPV?
 R.: Diferentemente das bactérias, vírus não são destruídos por antibióticos. Atualmente não existem medicamentos capazes de eliminar a infecção pelo HPV. O tratamento dependerá do tipo de lesão e, no caso do câncer, da extensão da doença.

Tentar remover as verrugas genitais manualmente nem sempre elimina o HPV e as lesões podem reaparecer. Tratamentos com agentes químicos podem ser dolorosos, deixar cicatrizes e causar embaraço. Podofilina e ácido tricloroacético são capazes de destruir as verrugas genitais externas, embora várias aplicações possam ser necessárias. Dependendo do tamanho, localização e quantidade das lesões outras opções terapêuticas podem ser necessárias. São elas: Crioterapia (lesão por congelamento utilizando-se nitrogênio líquido); eletrocauterização (lesão por corrente elétrica); laser (lesão por calor).

O câncer de colo uterino em seus estágios iniciais é tratado cirurgicamente. Esses procedimentos podem preservar ou não estruturas fundamentais para manter a fertilidade feminina. A medida que o tumor avança, as chances do tratamento levar a infertilidade aumentam. Tumores mais avançados geralmente são tratados utilizando quimiorradioterapia.

 8- Para quem cada uma das vacinas anti-HPV (bivalente e quadrivalente) é indicada e quando a mulher pode tomá-la (a partir do início da vida sexual ou a partir de uma certa idade)?

 R.: Gardasil®,também chamada de vacina quadrivalente,  é ativa contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros são agentes etiológicos das verrugas genitais, enquanto os subtipos 16 e 18 são os principais causadores do câncer de colo uterino e canal anal. A vacina é aplicada em três doses ao longo de seis meses. Usualmente a segunda dose é dada dois meses após a primeira e a terceira dose quatro meses após a segunda. Gardasil está aprovada para a prevenção de câncer de colo uterino e alguns tipos de câncer vulvar, vaginal, do canal anal e verrugas genitais (condilomas). A faixa etária recomendada para a aplicação da vacina é de 9 a 26 anos.

A Cervarix®, também chamada de bivalente, confere proteção para dois subtipos de HPV oncogênicos: as cepas 16 e 18. Está aprovado seu uso em mulheres de 9 a 25 anos para a prevenção de câncer de colo uterino. Sua aplicação também se dá em três doses no decorrer de seis meses.
Se possível, a vacina deve ser aplicada antes do início da vida sexual para conferir imunidade à mulher desde o primeiro intercurso sexual.



Variedades: Camarote Villa Mix chega ao Carnaval de Salvador com muitas novidades


Redação
 Com um padrão de qualidade que impressionou todo o Brasil, o Villa Mix se tornou o maior festival sertanejo do País, se materializou como a Casa de Shows mais desejada nas cidades de São Paulo, Brasília, Goiânia e Ribeirão Preto, e agora ganha uma representação física no Carnaval de Salvador. 
Funcionando de sexta à terça de Carnaval, o Camarote Villa Mix traz inovação e sofisticação para a maior festa popular do mundo, unindo o conceito Villa Mix à incomparável energia da folia baiana. Produzido pela On Line Entretenimento, o Camarote conta com know-how da empresa, que possui experiência de oito anos no mercado de entretenimento e prepara uma estrutura especial para essa estreia.
 Em um espaço planejado para receber até 3 mil pessoas por dia, uma fachada de 90m² garante comodidade e vista privilegiada para os foliões, que contam ainda com SPA, salão de beleza, customização de abadás e posto médico preparado para quaisquer eventualidade. O serviço all inclusive inclui um buffet requintado, assinado pelo Chef Bartô, conhecido por ser chef do restaurante Soho, e as bebidas mais requisitadas pelos foliões como whisky Ballantines 8 anos e vodka Absolut, além de cerveja, sucos, roskas, água e refrigerante.
 Shows de ícones do Villa Mix Festival como as duplas Jorge & Mateus, Humberto & Ronaldo e Matheus & Kauan e do cantor Israel Novaes, além de apresentações de top DJs internacionais como Kaskade, Oliver Heldens, Pete tha Zouk, Erick Morillo e a dupla Dimitri Vegas & Like Mike serão oferecidos com exclusividade para o público do Camarote. Entre os maiores nomes do sertanejo na atualidade, o cantor Cristiano Araújo e a dupla Bruninho & Davi também já confirmaram presença no espaço, assim como o trio Phenomena, formado pelas conceituadas DJs Nicole Baldwin (RS), Milena Scheide (SC) e Karine Larré (RS).
 Acostumado com atendimento personalizado e serviço de qualidade, o exigente folião do Camarote Villa Mix é uma atração a mais no ambiente. Bonito e elegante, esbanjando uma mistura de animação e sofisticação, o público soma glamour ao espaço, que se destaca também pela sua localização. 
Visando oferecer praticidade e acessibilidade, o Camarote Villa Mix será instalado na Prefeitura da Aeronáutica, no bairro de Ondina, bem no meio do circuito Dodô. A localização oferece acesso fácil ao folião, tanto pelo Morro do Ipiranga como pela região do Apipema. O circuito Dodô conta também com a privilegiada paisagem da Barra/Ondina, que encanta baianos e turistas, e por onde passa artistas como Ivete Sangalo, Bell Marques, Claudia Leitte, Timbalada, além do Bloco Pirraça, comandado pela dupla Jorge e Mateus, no domingo e pelo cantor Wesley Safadão, na terça.
 Serviço
Nome: Camarote Villa Mix
Circuito: Barra/Ondina
Localização: Prefeitura da Aeronáutica
Funcionamento: Sexta (13/02) a Terça (17/02)
Capacidade: 3 mil pessoas
Horário de Funcionamento: 18h às 05h
Serviços oferecidos: SPA, Salão de Beleza, Customização, Posto Médico, All Inclusive (buffet do Chef Bartô e as bebidas Cerveja, Água, Refrigerante, Sucos, Roska, Whisky Ballatines 8 anos e Vodka Absolut)
Censura: 18 anos (menor acompanhando e com autorização)
Forma de Pagamento: Parcela em até 8 vezes sem juros
Pontos de Vendas: Line Bilheteria, TicMix, Axé Mix e/ou Reino da Folia
Informações: 71 3035-8059


Variedades: Paula Lima estará no abre-alas da Viradouro neste domingo (15)




Redação
 Dona de uma das maiores vozes da música brasileira e de presença marcante, a cantora Paula Lima é atração confirmada no desfile da Viradouro. A escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro será a primeira a entrar na Marquês de Sapucaí neste domingo, dia 15, narrando a trajetória dos negros no Brasil com o enredo "Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça".
 Durante a passagem pela passarela do samba junto à agremiação de Niterói, Paula Lima estará no carro abre-alas ao lado de Deise Nunes, única Miss Brasil negra. “Fiquei muito feliz com o convite da Viradouro, que volta vibrante ao Grupo Especial homenageando a força do negro  brasileiro. É uma honra desfilar na Sapucaí, no Carnaval mais popular e lindo do mundo, com toda a sua tradição. Vir ao lado de Deise Nunes, nossa Miss Brasil negra no abre-alas é motivo de muita alegria”, festeja Paula Lima, que também integrará o time de comentaristas dos desfiles das escolas de samba de São Paulo pela Rede Globo.
                                                        Saiba mais
 Paula Lima ama o que faz e o faz com um prazer evidente. A voz de personalidade, marcante, aveludada e de grande extensão, marca presença junto com o balanço ímpar e envolvente que tem como tempero principal o samba, caminhando com naturalidade pelo balanço, bossa, funk e jazz. Tudo isso na figura apaixonante dessa mulher brasileira com um sorriso cativante.
 Dentre as influências musicais estão Jorge Benjor, Stevie Wonder, Alcione, Tom Jobim, Ella Fitzgerald, James Brown, Fundo de Quintal, Michael Jackson, Tim Maia, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho e Earth Wind And Fire.
 Durante a carreira, Paula teve vários desafios como interpretar a protagonista de “CATS”, o segundo musical mais visto do mundo; e ser jurada do Carnaval de São Paulo no jornal SPTV por três anos consecutivos.
 Atualmente, Paula Lima está divulgando ‘O Samba é do Bem’, álbum que traz no repertório 12 músicas inéditas, além das participações especiais do Xande de Pilares e Péricles.