Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Sindical: Redução de NRs é porta aberta para alta de acidentes de trabalho





A NR-12, destaca Cortez, é outra Norma de Segurança odiada nas indústrias


Luís Alberto Alves/Hourpress

Na avaliação do secretário-geral do Sindíquimicos Guarulhos e especialista em Previdência Social, Antonio Cortez Morais (foto), diversas Normas de Segurança (NRs) incomodam empresários, preocupados apenas com o lucro, deixando em segundo plano a saúde e segurança do funcionário.


“A NR-3 destaca interdição de equipamento, setor ou estabelecimento que possam colocar em risco a vida do funcionário; a NR-11 enfatiza transporte, manuseio e armazenagem de materiais, sempre preocupada na proteção do trabalhador. A NR-2 alerta que qualquer estabelecimento comercial, antes de entrar em funcionamento, precisa ter aprovação do ministério do Trabalho”,  explicou.

De acordo com Cortez, uma das mais famosas NRs é a de número 5. Ela informa que a empresa, com mais de 20 empregados precisa ter a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). “O trabalho da Cipa é prevenir acidentes e doenças decorrentes do ambiente onde o funcionário exerce suas funções. Diversas empresas não gostam desta NR, por na avaliação de alguns patrões, atrapalharia os negócios”, disse.

A NR-12, destaca Cortez, é outra Norma odiada nas indústrias. Define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção garantindo a saúde e integridade do funcionário. “Ela estabelece requisitos mínimos de segurança na utilização de máquinas e equipamentos, inclusive quanto a sua importação e venda” , finalizou.











Geral: Você vive no piloto automático?


É fundamental parar e voltar ao PRE - (Pare – Reflita – Escolha)

*Cristiane Alves

A vida é tão corrida e competitiva que muitas vezes somos levadas por ela. Somos, em muitos momentos, tão automáticos e poucos conscientes.

A neurociência que estuda o cérebro e o comportamento humano, diz que agir no piloto automático não é ruim, pelo contrário! Isso que nos possibilita associar uma série de comportamentos, com agilidades, num processo cognitivo saudável: dirigir cantando uma música, caminhar e passear com o pet, ou seja, associar duas ou mais atividades ao mesmo tempo.

A aprendizagem, atrelada a repetição, nos possibilita adquirir uma habilidade que nos capacita a exercê-la sem grandes elaborações, e quando nos damos conta já estamos fazendo sem tantos esforços, praticamente no automático.

Nesta eficiência prazerosa de executarmos as coisas com exatidão, entramos na zona de conforto do "piloto automático", pois, um período de treino cria trilhas "neuronais" de acesso imediato para formação de rotinas e hábitos. Um exemplo disso é: todos os dias você faz um determinado percurso e num determinado dia você só precisa ir até metade do percurso e tem que retornar. Ou está iniciando uma nova dieta alimentar e quando percebe está com outro alimento do cardápio anterior...pois é, isto revela que nos acostumamos facilmente com uma rotina e nossa mente rapidamente nos domina e ficamos muito mais "automáticos" do que conscientes de nossos comportamentos.

Acontece que isto vale também para nossas emoções, comunicação, pensamento, e isto favorece uma fragilidade emocional, pois é imprescindível sermos os protagonistas da nossa vida, e para isto precisamos ser conscientes das nossas atitudes.

Uma vez que não paramos e damos um tempo para analisarmos nossas ações, planejarmos nossos dias, e sermos estratégicos, vivemos de forma reativa, ou seja, sem elaboração e isto nos coloca numa situação muito mais propensa a fragilidades.

Essas fragilidades, transformam-se em várias situações que nos levam a uma onda enorme de condutas e sentimentos desagradáveis, contribuindo para stress, ansiedade, depressão, insônia, falta de foco, sensação de fracasso e diversos sentimentos que causam sofrimento emocional.

É fundamental parar e voltar ao PRE - (Pare – Reflita – Escolha) essa tríade que nos possibilita uma reflexão básica, para que ocorra um "reset mental" este com a finalidade de nos fazer se separar das obrigações e das exigências que muitas vezes não são nossas, mas são impostas pelo meio.

Pergunto: tudo o que você faz hoje são suas reais prioridades:
Sua rotina prioriza suas necessidades:
Diante da rotina que você tem estabelecido, quais emoções você mais tem lidado
Se você continuar mantendo o mesmo ritmo de vida, como você estará daqui 5 anos (do ponto de vista físico, emocional, financeiro).

Suas escolhas tem priorizado que área da sua vida:
O processo psicoterápico favorece a pessoa a encarar-se, a olhar para dentro de si, buscando respostas para as inúmeras ações que são tomadas e por diversos comportamentos gerados que são causadores de muitos desconfortos emocionais.

É fundamental compreendermos, é só olhando para dentro de nós, que enxergaremos a rota que nos levará aos pontos de satisfação que suprirá nossas necessidades emocionais, quando nos permitimos silenciar, ficar a sós, estamos no caminho certo da satisfação e do equilíbrio emocional.

*Cristiane Alves é formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com aperfeiçoamento em Psicologia Organizacional e do trabalho, psicoterapia sistêmica para dinâmicas de grupos. É especializada em gestão estratégica de pessoas pela FGV e possui formação e atuação em coaching integrado (Executivo e Life coaching) pelo ICI – São Paulo. 

Geral: Estado do Alabama aprova lei proibindo aborto em todos os casos


Quando ocorre na trompa ou no ovário, ela romperá esse órgão e deixará o feto exposto na cavidade abdominal


Redação/Hourpress

O Estado do Alabama, nos Estados Unidos, aprovou nesta terça-feira (14)  lei que proíbe o aborto em praticamente todos os casos, inclusive estupro e incesto. As únicas exceções são para situações em que a mãe tem risco de morrer durante a gravidez ou que o bebê apresente sérias anomalias, além da gravidez ectópica.

Com tanto rigor, que chegou a chocar o mundo todo – afinal, até o estupro e o incesto ficaram fora do rol de permissões para o aborto – por que a gravidez ectópica consta na lista de condições permitidas para o aborto? “Porque a gravidez ectópica é uma gravidez que ocorre fora do útero. Quando ocorre na trompa ou no ovário, ela romperá esse órgão e deixará o feto exposto na cavidade abdominal, causando hemorragia interna e levando a mulher ao óbito. Na gravidez ectópica, é necessário interromper a gestação pelo risco de morte materna”, enfatiza a Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) e do corpo clínico do hospital Albert Einstein.

Ela explica que o procedimento realizado pode ou não ser cirúrgico e, dependendo do tamanho do saco gestacional, perde-se até mesmo a trompa. “Em sacos gestacionais ainda pequenos, de até 3,5cm, com embrião menor que 5cm ou Beta HCG menor que 5 mil como critérios, utilizamos o método de metotrexate, em injeções intramusculares nas pacientes. Essas injeções interrompem a gravidez sem necessidade cirúrgica. Porém, quando a gravidez está avançada, o procedimento cirúrgico se faz necessário”, disse.

É importante frisar que a gravidez ectópica não tem qualquer possibilidade de ser revertida para uma gravidez uterina, ou seja, não existe um método cirúrgico capaz de transferir o saco gestacional da trompa para a cavidade uterina. “Qualquer tentativa de remoção desse material romperia a placenta e se perderia o embrião”, afirmou.

Também não se sabe o que causa a gravidez ectópica. Porém, ela é mais comum em quem já teve o problema anteriormente e o risco é aumentado em pacientes que usam o DIU como método contraceptivo.

Sobre a Dra. Mariana Rosario
Formada pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (SP), em 2006, a Dra. Mariana Rosario possui os títulos de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela AMB – Associação Médica Brasileira, e estágio em Mastologia pelo IEO – Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, Itália, um dos mais renomados do mundo. É membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e especialista em Longevidade pela ABMAE – Associação Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto. É membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.

Possui vasta experiência em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, tanto em Clínica Médica como em Cirurgia Oncoplástica. Realiza cursos e workshops de Saúde da Mulher, bem como trabalhos voluntários de preparação de gestantes, orientação de adolescentes e prevenção de DST´s. Participou de inúmeros trabalhos ligados à saúde feminina nas mais variadas fases da vida e atua ativamente em programas que visam ao aprimoramento científico. Atualiza-se por meio da participação em cursos, seminários e congressos nacionais e internacionais e produz conteúdo científico para produções acadêmicas. É médica cadastrada para trabalhar com implantes hormonais pela ELMECO, do professor Elcimar Coutinho, um dos maiores especialistas no assunto.

Geral: Dormir só faz bem à saúde em determinados horários




XII Congresso Paulista de Neurologia abordará, em sessão exclusiva, o assunto e a necessidade do diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono  

  Redação/Hourpress
As horas destinadas ao descanso têm relação direta com aspectos importantes da vida do indivíduo. Questões médicas, educacionais e sociais podem ser imediatamente afetadas pela falta do repouso adequado e de qualidade. Contudo, especialistas advertem: o sono, profundo e necessário, só cumpre suas funções se dormido à noite. A “soneca da tarde”, apesar de prazerosa, em nada se equivale ao estado de adormecimento que o organismo alcança nos momentos mais vespertinos. 


Porém, além das disfunções que o pouco tempo destinado ao descanso causa, cada vez mais, distúrbios do sono são identificados por especialistas. O tema, recorrente e essencial nos dias de hoje, receberá sessão exclusiva durante o XII Congresso Paulista de Neurologia, que acontece de 29 de maio a 1° de junho no Guarujá, em São Paulo.  


Insônia, apneia, bruxismo, sonambulismo, paralisia do sono e ronco são apenas alguns exemplos dos quase 100 tipos de transtornos existentes. Especialistas explicam que o sono tem quatro fases e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Desse modo, anomalias e dificuldades em quaisquer dos ciclos podem trazer prejuízos a curto e longo prazo ao organismo.  
O debate que se dará no congresso organizado pela Associação Paulista de Neurologia (APAN) será coordenado pela dra. Dalva Poyares e contará com vários especialistas em sono ministrando diferentes aulas. Novas pesquisas sobre o tema serão levadas em conta, reunindo múltiplas informações em um desfecho que inclui diagnóstico e tratamento. Reafirma-se, então, o objetivo do simpósio de contribuir ativamente para o desenvolvimento científico-prático do neurologista e na melhor assistência aos pacientes. 


Este ano, o Dia Mundial do Sono propõe como mote a relação entre sono e envelhecimento. Tal discussão se faz cada vez mais necessária graças à existência de mais e mais sociedades envelhecidas ao redor do Globo. Atualmente, a maioria dos idosos tem queixas frequentes relacionadas a mudanças fisiológicas específicas à doenças que podem causar distúrbios secundários de sono.   

XII Congresso Paulista de Neurologia  
Data: 29/05/2019 até 01/06/2019  
Horário: 07:00 até 19:00  
Local: Sofitel Jequitimar – Guarujá  

Geral: Infecções hospitalares, as principais causas de mortes em centros médicos




A prática pode parecer simples, mas é uma das mais eficientes maneiras de garantir a limpeza e esterilização do local 

* Milton Monteiro

Lavar as mãos. Este singelo, simples e cotidiano ato é fundamental para salvar vidas dentro de ambientes médicos. Infecções hospitalares estão entre as mais comuns causas de mortes de pacientes e, por isso, deve ser tratadas com seriedade.

O assunto é tão importante que ele existe até possui uma data exclusiva. É celebrado no 15 de maio o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, exatamente para lembrar dos cuidados que devem ser tomados para evitar este mal. A data, aliás, não foi escolhida randomicamente: foi em um 15 de maio, em 1847, na Hungria, que o médico-obstetra Ignaz P. Semmelweis defendeu e incorporou a lavagem de mãos como atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. A prática pode parecer simples, mas é uma das mais eficientes maneiras de garantir a limpeza e esterilização do local.

Os números comprovam a urgência do tópico. Um relatório do realizado em conjunto pelo Banco Mundial, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 7% dos pacientes em hospitais vão adquirir uma infecção hospitalar durante seu período de internação. Em países de baixa renda, este número sobe para 10%. O relatório revela mais detalhes preocupantes: 303 mil mães e 2,7 milhões de recém-nascidos morrem anualmente por questões relacionadas ao parto, muitas delas evitáveis, e em países de renda média e alta, a adesão a protocolos e diretrizes fica abaixo de 50%.

É em razão de dados alarmantes como os citados acima que se estabeleceu no Brasil, em 1997, a obrigatoriedade por lei da existência de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), além de um Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) em todos os hospitais nacionais. Este grupo tem a responsabilidade de planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar ações desenvolvidas com o objetivo de reduzir ao máximo possível a incidência das infecções hospitalares. O grupo é de extrema valia e importância no dia a dia de qualquer hospital, independentemente de seu porte.

Porém, além do CCIH, você também pode contribuir com a higienização dos hospitais e a diminuição dos casos de infecção hospitalar. Basta apenas seguir os ensinamentos do Dr. Ignaz P. Semmelweis: lave suas mãos sempre que entrar e sair de ambientes hospitalares, antes e depois de refeições e após usar o banheiro! E não vale substituir pelo famoso álcool em gel: ele ajuda, mas não substitui a água e o sabão. Além disso, siga à risca todas as instruções das equipes de saúde. A infecção hospitalar é um enorme risco para a saúde de todos aqueles dentro de ambientes médicos: não a menospreze. 

* Milton Monteiro  enfermeiro do HSANP, centro hospitalar na Zona Norte de São Paulo, atuante no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)







Economia: Queda da produção industrial esconde falta de investimento em Tecnologia



Especialista em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão acredita que um dos pilares da falta de competitividade da indústria nacional recai pela pouca digitalização do setor

 Redação/Hourpress
A produção industrial caiu 1,3% em março, pior resultado desde setembro de 2018. Segundo o IBGE, em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 6,1%. Com mais esse recente resultado, o patamar de produção da indústria brasileira ainda segue 17,6% abaixo de seu ponto mais alto, alcançado maio de 2011.
Além da clara perda de ritmo e maior fragilidade da economia – a projeção do PIB para 2019 caiu pela 11ª vez consecutiva, de acordo com dados do Boletim Focus, onde o crescimento estimado é de 1,45%, sendo que na última semana, estava em 1,49% - a falta de investimentos em tecnologia é um dos principais fatores da produção industrial perder cada vez mais seu fôlego, de acordo com Alexandre Weisheimer, especialista na área da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV e Mobile).
“A indústria precisa de investimentos urgentes em tecnologia. A perda de competitividade em relação aos países que competem diretamente com o Brasil é cada vez maior. Estamos passando por um período de agressiva transformação digital e o principal sintoma desta falta de infraestrutura em TI é a queda de produtividade”, afirmou Weisheimer.
De acordo com o mais recente levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais da metade da indústria brasileira está atrasada na corrida tecnológica. A pesquisa revela que 14 dos 24 segmentos do setor estão defasados em relação aos rivais globais na adoção de tecnologias digitais.
“Não é só uma questão de incentivos do governo, ou desoneração fiscal, que também é importante, claro. Será necessário um redesenho estratégico em conjunto por parte dos players que tenha plena consciência que, sem investimentos consistentes em tecnologia, está em risco a sobrevivência do setor industrial”, avaliou.
De acordo com o especialista ainda há muito o que ser explorado em tecnologia como Robôs autônomos, Sistemas integrados, Cibersegurança, Computação em nuvem, Internet das coisas, Produtos diversos, Impressão 3D, Realidade aumentada e Big Data.
“Ferramentas inovadoras estão disponíveis no mercado e muitas delas são acessíveis até mesmo para o pequeno empresário. Com planejamento e buscando bons fornecedores, é possível remodelar processos e aumentar a produtividade das companhias com investimentos que cabem dentro do orçamento”.
 Bloco K
O Bloco K foi disciplinado pela Receita Federal desde 2016 e nele fica definido que estabelecimentos industriais, ou a eles equiparados pela legislação federal, e os atacadistas deverão informar seus estoques e produção no SPED Fiscal. A normativa trata da produção e dos estoques, onde os estabelecimentos deverão informar o consumo específico padronizado, perdas normais do processo produtivo e substituição de insumos para todos os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros.
“Para garantir a conformidade com esta obrigatoriedade fiscal, as indústrias precisarão automatizar processos e digitalizar sua gestão. Quando falamos de Bloco K, a conta da falta de investimentos em TI não chega só pela queda de produtividade, ou competitividade, já estamos falando de multas e retrabalhos para se estar em ordem com questões fiscais, que deveriam ser o básico”, salientou.
Sobre a Cigam S.A.
Há três décadas no mercado de software de gestão empresarial, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil (primeira no Sul do País e a quinta no território nacional). Atualmente, a companhia conta com mais de 5.000 clientes e mantém uma taxa de 99,98% de retenção. Com isso, a empresa já conquistou 21 vezes o prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar pelo GreatPlaceToWork, estando em 15º colocado na categoria TI e revistas Época e Você S.A.; Top Ser Humano na ABRH; Qualidade e Produtividade do PGQP; Melhor Solução em Serviços e Melhor Solução para Indústrias de Médio e Grande porte do país pela Assespro Nacional. 
A Rede Cigam tem dezenas de unidades de atendimento distribuídas pelo País, contando com cerca de 800 profissionais e oferecendo soluções em ERP, CRM, PDV, RH, Mobile e BI, todas desenvolvidas por meio de uma metodologia Easy Culture, voltada a potencializar o uso dos sistemas pelos clientes, fazendo com que aproveitem ao máximo os recursos das soluções de maneira fácil e produtiva.

Política: Mais de 1 milhão de idiotas e analfabetos nas ruas???

São José dos Pinhais - Paraná
Maceió - Alagoas

São Paulo - Avenida Paulista

Belém - Pará

Campinas (SP)

Maquiavel dizia que “o príncipe não pode fazer inimigos em várias frentes”


Luís Alberto Alves/Hourpress

Na avaliação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), as ruas de diversas cidades do País foram ocupadas por milhares de idiotas e analfabetos que desconheceriam o resultado da multiplicação de 7 vezes 8 ou a fórmula da água. Mais uma vez Bolsonaro atirou no próprio pé.

Os protestos que aconteceram de Norte a Sul, Leste a Oeste do Brasil, revelam o erro de cortar investimentos na Educação, impedindo que universidades federais recebam dinheiro para continuar funcionando. A resposta de profissionais do Ensino, do Básico ao Superior, nas ruas, revela que a paciência esgotou.
Rio de Janeiro - Avenida Presidente Vargas

É fácil encher avenidas nos sábados ou domingos, após o almoço do meio-dia; difícil é lotar, por exemplo, uma Avenida Paulista, do início ao fim, numa tarde de quarta-feira. Mais triste é ouvir o ministro da (des) Educação, Abraham Weintraub, chamar deputados de vagabundos, que nunca tiveram carteira de trabalho registrada e dizer que a crise no ensino é culpa de gestões passadas.

Bolsonaro, em cinco meses de (des) governo, não apresentou nenhuma proposta para gerar empregos, investir em Saúde, Infraestrutura, reduzir o mar de dinheiro entregue todos os anos para sistema financeiro. Pelo contrário, ironiza o Congresso Nacional e imagina que as redes sociais vão mantê-lo no poder.
Porto Velho - Rondônia
Deodoro - Maranhão

 Por muito menos Jânio Quadros, na década de 1960, e Collor de Mello, em 1992, não concluíram seus mandatos. Maquiavel dizia que “o príncipe não pode fazer inimigos em várias frentes”. Bolsonaro já coleciona desafetos até entre os militares, que poderão tirá-lo da cadeira de presidente mais rápido, sem usar a força, apenas deixando sua incompetência cada vez bem evidente. Tudo é questão de tempo.
 
Amapá












João Pessoa - Paraíba