Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Túnel do Tempo: Massacre na Praça da Paz Celestial



Manifestante chinês entrou para a história ao parar uma coluna de tanque chineses durante protesto

Luís Alberto Alves

Ousadia: No dia 4 de junho de 1989, protesto na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China, resultou num grande massacre de vários manifestantes. Os protestos começaram com marchas pacíficas nas ruas de Pequim. O governo resolveu reprimir com violência. Calcula-se que 10 mil pessoas tenham ficado feridas. A imprensa estrangeira foi expulsa das ruas e as autoridades tentaram controlar a coberturas dos acontecimentos.
 No dia 4 os protestos estudantis ganharam mais força. Em 5 de junho, um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e de forma anônima faz parar uma fileira de tanques de guerra. Mesmo com todo bloqueio imposto pelo governo chinês sua foto ganhou o mundo. Até hoje sua identidade e paradeiro são desconhecidos.


Radiografia de Sampa: Rua Dona Veridiana



A Rua Dona Veridiana fica no bairro de Vila Buarque, Centro de SP

Luís Alberto Alves

 Dona Veridiana Valério da Silva Prado nasceu em 1824. Durante toda a sua vida prestou serviços às obras de caridade e especialmente à Santa Casa de Misericórdia e Seminário da Glória.

 Na sociedade paulista foi sempre uma das figuras de maior prestígio e da mais alta consideração. Faleceu no ano de 1910. Em 1916 a rua que passa ao lado do hospital da Santa Casa ganhou o seu nome. A Rua Dona Veridiana fica no bairro de Vila Buarque, Centro de SP, próximo à Rua das Palmeiras.


Economia: Encher tanque de combustível até a boca prejudica veículo


Independente do combustível não é recomendável transbordar o tanque do veículo

Redação

 Uma lei catarinense e uma campanha educativa realizada em alguns estados brasileiros fazem o alerta: encher o tanque de combustível até a “boca" pode causar prejuízos ao bolso dos motoristas. Em Santa Catarina, os postos de combustíveis estão impedidos desde janeiro de ultrapassar o limite da trava da bomba de abastecimento do carro, conforme a Lei 16.333/14 sancionada pelo governo do Estado. Mas embora sejam os únicos a contar com legislação específica, os catarinenses não estão sozinhos, já que a campanha “Não Passe do Limite” ganhou as ruas em outras regiões do País.

 Hábito tradicional dos motoristas na hora do abastecimento, o famoso "chorinho" prejudica o funcionamento do veículo, levando à perda de desempenho do motor. Isso ocorre porque os tanques têm uma capacidade fixa de abastecimento, com uma área ‘extra’ prevista para receber o volume de combustível que se expande e os gases produzidos em função da temperatura na qual o combustível se encontra.

 Ao ultrapassar esses limites, o combustível ocupa todo o espaço interno e encharca o cânister, um dispositivo feito para absorver os vapores de combustíveis gerados dentro do tanque. Com o excesso de combustível abastecido, o líquido entra no cânister e o sistema de filtro perde sua função, o que pode causar falhas no motor, danos à pintura, desperdício e outros problemas de abastecimento fora dos padrões.

 O catalisador existente no sistema de escapamento de veículos automotores converte os gases veiculares nocivos à natureza e à saúde, diminui o desgaste do veículo e ajuda a atenuar o ruído. Os modelos fabricados pela Tuper seguem a Portaria 282/2008 do Inmetro, que garante a conformidade do produto e os requisitos mínimos necessários para a saúde e segurança dos usuários.

 O consultor técnico da Tuper Escapamentos e Catalisadores, Salvador Parisi, reforça que com o tanque cheio “até a boca”, o combustível chega ao cânister e quando isso acontece o sistema é destruído e deve ser substituído imediatamente, sob o risco de danos maiores a outros componentes do veículo. “A orientação das montadoras é abastecer com o gatilho da mangueira da bomba na posição ‘automático’ e, após o terceiro desligamento, interromper o processo”, comentou.

 A medida é necessária porque, segundo Parisi, ao abastecer completando o tanque até a ‘boca’, o combustível ocupa todo o espaço interno, inclusive o destinado à sua dilatação. “Nesta situação, não haverá mais espaço interno para expansão, e não somente o tanque estará completo de combustível, como também a mangueira de conexão, entre o bocal de abastecimento e tanque”, disse.


Variedades: Consulado britânico abre exposição Beatles




Os Beatles foram uma das maiores bandas de Rock do mundo

Redação

 No dia 9 de junho, a missão diplomática britânica inaugura a exposição Beatles - 50 anos de história, marcando a data comemorativa da primeira turnê da banda de Liverpool nos Estados Unidos. Cerca de 50 objetos pessoais, discos e fotos do grupo ficarão expostos até 13 de julho, na GREAT Britain House, localizada no Centro Brasileiro Britânico, no bairro de Pinheiros em São Paulo. A GREAT Britain House é uma iniciativa do governo do Reino Unido durante a Copa do Mundo e inclui uma extensa programação com cerca de 20 eventos sobre negócios, cultura e esportes, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Brasília.

 A exposição é organizada pelo colecionador Marco Antonio Mallagoli, fundador do fã clube Revolution. A mostra terá uma linha do tempo, mostrando todos os LPs lançados pela banda; dados importantes da vida pessoal de John, Paul, George e Ringo e momentos históricos da trajetória do grupo, além de discos autografados, fotos pessoais e ingressos dos shows.

 A parte inicial da exposição vai incluir peças autografadas da banda Quarrymen, conjunto original de John Lennon que deu origem aos Beatles, assim como o convite da festa onde John e Paul se conheceram. "Esses são materiais raros e serão expostos para a curiosidade do público apreciador de Beatles e de boa música em geral", disse o curador.

 Destaques da exposição incluem um contrabaixo Hofner autografado por Paul McCartney e duas guitarras Gretsch, do mesmo modelo Traveling Wilburys, edição limitada igual ao instrumento usado por George Harrison; assim como os discos de ouro da música "Hello, GoodBye" e de "She Loves You".

 De 11 a 24 de Junho será realizado também o festival GREAT Pub Rock com mais de 10 shows de novos talentos britânicos nos pubs O'Malley's, St George's Pub, Republic Pub, All Black e Augusta Bakery St em São Paulo. Para animar o jogo entre as seleções da Inglaterra e do Uruguai, haverá um show gratuiro, às 12h, na Praça Antônio Prado ( Rua XV de Novembro, 275). A programação completa da GREAT Britain House pode ser acessada no site: http://www.greatbritainhouse.ukti.gov.uk/Agenda.aspx

Serviço:
Data: 9 de junho a 16 de julho.
Endereço: Centro Brasileiro Britânico| Rua Ferreira de Araújo, 741 - Pinheiros - SP
10h às 19h - Seg a sex. Fechado aos finais de semana, exceto no sábado 14/06. - Exposição "Beatles - 50 anos". Curadoria: Marco Antonio Mallagoli.


Variedades: Jornalista Sebastião Nery lança livro de memórias



O livro descreve os principais fatos ocorridos no Brasil

Redação

 Houve um tempo em que os jornalistas brasileiros escreviam reportagens e artigos sobre o que viam e viviam — sem usar o telefone e o Google. Sebastião Nery, 82 anos, é um deles. Nery, com sua independência e vastíssima cultura, é observador e personagem da cena política brasileira há exatamente 60 anos.

 Ninguém me contou eu vi traz artigos, ensaios e reminiscências de Sebastião Nery desde 1953 a 2013 — seis décadas de fatos sobre os quais escreveu não de ouvir contar, não apurou por telefone nem pesquisou na internet. Ele viu. De alguns, participou.

 Nascido na Bahia, sobrevivente de um parto difícil — quando criança recebeu o apelido de “defuntinho” — Sebastião Nery estudou em seminário católico, estudou Filosofia e Direito, aprendeu a pensar sozinho e engajou-se nos movimentos estudantis e nos principais levantes políticos que sacudiram o Brasil num tempo em que a democracia era bem mais frágil do que hoje e as chamadas “elites” chamavam os militares quando sentiam o “povo” chegar muito perto do poder.

 Quando Getúlio Vargas se matou, em agosto de 1954, Sebastião Nery estava lá. Dez anos depois, quando as tropas do general Olympio Mourão Filho saíram de Minas na direção do Rio, para encantoar o presidente João Goulart, deflagrando o golpe militar de 64, Nery também estava lá. Assim como estava no centro dos acontecimentos quando Jânio Quadros renunciou ou, mais tarde, quando boa parte dos políticos e intelectuais de esquerda mais ativos deixaram o país, para não morrer.

 Nery tornou-se famoso pelos casos do folclore político que juntou numa série de livros transformados em best–sellers nos anos 1970; incendiou a vida nacional com seus artigos polêmicos no semanário Politika ou nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e Folha de S. Paulo; espantou os telespectadores com sua figura agitadíssima na televisão e surpreendeu a todos quando, no governo Collor, acabou adido cultural em Paris.

 Ele já havia sido, até então, além de jornalista, deputado e fiel escudeiro do exilado Leonel Brizola, o incendiário cunhado do presidente deposto João Goulart. Seu estilo independente lhe rendeu processos, prisões, cassação de direitos políticos e  perseguições, tanto pela polícia política quanto pelos chamados “patrulheiros ideológicos”. Foi e continua sendo o jornalista mais polêmico do País.

 Os textos deste livro, ao englobar seis décadas de história, formam um impressionante arquivo de biografias, fatos e revelações envolvendo os grandes nomes da política brasileira, desde a Era Vargas até os dias de hoje.

 Relidas agora, entrevistas com verdadeiras lendas de nossa história política do passado nos fazem refletir sobre a mediocridade da cena atual. Infelizmente a história recente não nos deu muitos personagens à altura dos imponentemente trágicos Cordeiro de Farias, Luís Carlos Prestes, Oscar Pedroso Horta, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, João Goulart, Leonel Brizola, Tancredo Neves.

 Ler as histórias de Sebastião Nery, agora reunidas neste livro, nos permite sorrir e ter  saudade de um tempo em que era possível fazer história participando dela — como Sebastião Nery fez.


NINGUÉM ME CONTOU EU VI
Autor: Sebastião Nery
Gênero: Reportagem
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Formato: 15,6x23 cm
Páginas: 528
Peso: 757g
ISBN: 9788581302102
Selo: Geração
Preço: R$ 54,90
E-book
eISBN: 9788581302119
Preço: R$ 24,90



Variedades: Turma da Mônica ganha álbum digital



Personagens falam da Copa do Mundo


Redação

 A Turma da Mônica está em clima de Torcer pelo Brasil. Os personagens acabam de ganhar seu primeiro álbum digital exclusivo. Para completar a coleção, basta ficar atento às redes sociais da Turma: entre os dias 3 e 11 de junho, a Mauricio de Sousa Produções publicará diariamente – por meio dos perfis nas redes sociais e sites oficiais da Turma da Mônica, perfis das pessoas que inspiraram os personagens, como a própria Mônica, e sites e blogs parceiros – de diferentes missões para encontrar as figurinhas. Depois de completar a missão, é só salvar e guardar.

 O álbum – em sua versão impressa e digital – está disponível gratuitamente para download no hotsite da ação –http://turmadamonica.uol.com.br/figurinhasdaturma . Há dois jeitos de colar as figurinhas: digitalmente, no computador (tutorial neste link - https://www.youtube.com/watch?v=1M4wLIckzYU&feature=youtu.be) ou simplesmente imprimindo o álbum. Também é possível fazer um álbum de fotos no Facebook ou Google+.

 A primeira figurinha foi divulgada pelo portal youPIX, hoje (03/06), às 16h. Haverá figurinhas no site do jornal Metro, no da revista Pais & Filhos, além de blogs Pensar Enlouquece, de Alexandre Inagaki e TMJSM e TMJ Mania (ambos da Turma da Mônica Jovem), entre outros que serão divulgados ao longo dos próximos dias. Será uma verdadeira caça virtual à figurinha!

                                                            Confira as missões de hoje
Nº 01: POST NO YOUPIX.
Nº 10: A figurinha da Denise encontrou com o Penadinho e o Horário e foi até a Coreia! Como ela foi parar lá? (Facebook)
Nº 36: POST NO INSTAGRAM
Nº 03: POST NO GOOGLE +
Nº 26: Vocês aí sabiam que a Mônica foi eleita a heroína mais legal do Brasil? Vale até uma figurinha pra comemorar! (Site Turma da Mônica)



Variedades: Conheçam histórias das preparações do Brasil antes da conquista de seus cinco títulos mundiais



Livro retrata as grandes conquistas da seleção brasileira
 
Redação

O livro Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, lançamento da Editora DSOP, conta diversas histórias que antecederam as vitórias do Brasil em Copas do Mundo. Veja alguns momentos interessantes contidos na obra e que marcaram os caminhos para que nos tornássemos os únicos pentacampeões.

Copa de 1958
Antes da vitória de 58, uma data marcante foi o dia 18 de maio, quando o Brasil venceu por 3 × 1 a Bulgária, no Pacaembu. Isso porque foi a primeira vez que Pelé e Garrincha atuaram juntos. E, com esses dois jogadores lado a lado, a Seleção nunca sofreu um revés, era um time simplesmente invencível.

Copa de 1962
O livro também conta que, em 62, quase raptaram Pelé, quando o Brasil fez uma escala em Beirute. A multidão que esperava os atletas implorava para que eles jogassem no Líbano. O jornal local Le Soir publicou que, em desespero de causa, Pelé foi quase sequestrado, a fim de forçar a realização da partida.

Copa de 1970
Já em 70, antes de ganhar mais um título, a Seleção teve que reverter a opinião pública, que vaiou seguidamente o time. No Mineirão, por exemplo, num jogo disputado contra a seleção mineira, Gérson e Jairzinho foram hostilizados pela torcida local, que queria jogadores de Minas no lugar dos dois. Contra a Bulgária, no Morumbi, e contra a Áustria, no Maracanã, o clima de descontentamento continuou. A indignação popular era tanta que o jornalista Nelson Rodrigues, árduo defensor do time, desabafou ao ver a delegação brasileira partir para o México num Boeing da Varig. “Finalmente, a Seleção deixou o seu exílio”, comentou.

Copa de 1994
Na Copa de 94, o grande debate girou em torno de Romário, o atacante era uma unanimidade nacional, mas, antes da Copa, era preterido por atritos com o coordenador técnico Zagallo. Romário foi convocado, fez seis gols no primeiro coletivo e, desde a sua chegada, caminhou para se tornar o herói do título.

Copa de 2002
Por fim, o livro conta que, em 2002, a base para o “encaixe” foi o trabalho extracampo. Auxiliado pela psicóloga Regina Brandao, Felipão traçou um perfil dos jogadores, mapeando a equipe. Entendeu melhor as peculiaridades de cada um, o que ajudou na formação da chamada “Família Scolari”, termo referente à união do grupo, que contribuiu para o êxito naquele Mundial. Até mesmo o estilo truculento do treinador com a imprensa deu lugar a uma postura mais diplomática.

Se o Brasil ganhará ou não em 2014, ainda não sabemos, mas já estamos vivendo o que será a história!

                                                                  Sobre o livro

O livro Deuses da Bola – 100 Anos da Seleção Brasileira, dos escritores Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção traz uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto.

A riqueza de informações e curiosidades reunidas no livro é tão grande que, ao passar por cada uma das páginas, a sensação é de estar lendo um romance ou livro de contos cheio de personagens e aventuras, não uma história real. Ao mesmo tempo, entretanto, a precisão do resgate histórico é garantida pela ampla e cuidadosa pesquisa realizada pelos autores para a concepção da obra.

A narrativa vai do primeiro jogo do time, em 1914, até a era atual do futebol, como “business”, e a recente goleada contra a África do Sul, em 2014, passando por momentos emblemáticos, como a derrota no Mundial de 1950, a conquista do tri no México em 1970 e o chute para fora de Roberto Baggio na conquista do tetra em 1994, contando também um pouco da História do País. Fala ainda do surgimento de deuses como Garrincha, Pelé e Zico, que marcaram época e contribuíram para mudar a imagem do esporte brasileiro no Exterior, até os mais recentes, como Romário, Ronaldo e Neymar.

“Nossa entrada no segmento de não-ficção não poderia acontecer num momento mais propício. Estrear com os 100 anos da Seleção em ano de Copa do Mundo é fantástico – embora nossa história com o futebol seja tão incrível, tão cheia de dramas, emoções e peripécias que, no fundo, pareça uma linda ficção”, enfatiza a diretora editorial Simone Paulino.



Variedades: Simpsons fazem homenagens aos namorados





Cada episódio vai contar uma história de amor

Redação

 Os Simpsons entram no clima de romance no especial "50 Tons de Amarelo", que será exibido na quarta-feira, dia 11, às 22h30. A família amarela aproveita o dia dos namorados, comemorado em 12 de junho, e traz histórias de amor inesquecíveis: Homer se apaixonando por outra, um leilão de solteiros, um jantar de aniversário de casamento entre Homer e Marge que se torna um fiasco, entre outras.

                                                                                                                                                           Episódios
 A Última Tentação de Homer: Homer descobre que está se apaixonando por Mindy Simmons, a bela e nova engenheira da Usina. As coisas só pioram quando Homer e Mindy são enviados para representar a Usina de Energia Nuclear de Springfield na Convenção de Energia Nacional em Capital City. Quanto mais tempo eles passam juntos, mais Homer começa a temer que possa haver mais fusão no hotel do que na usina. Mindy conta para Homer o que sente por ele, e mesmo embora ele se sinta tentado por sua beleza e seu amor por roscas e sanduíches, Homer permanece fiel a Marge.

 Two Mrs. Nahasapee-Mepetilons: Springfield faz um leilão de solteiros, mas os solteirões da cidade não são atraentes. Cinco mulheres juntam seu dinheiro e fazem um lance por Apu. Elas o compartilham e ele torna-se um garanhão. Ele está discutindo sua nova vida com Homer quando uma carta de sua mãe chega, lembrando-lhe que ele precisa ter um casamento arranjado. Ele diz à sua mãe que ele já é casado, e ela vem conhecer sua esposa.

 Homer deixa ele fingir que Marge é sua esposa, e Apu e sua mãe ficam com os Simpsons. Enquanto Homer está fingindo não ser casado com Marge, ele descobre as alegrias de viver em um lar de idosos. A mãe de Apu odeia Marge e ela eventualmente descobre a armação, e por isso continua com os planos de um casamento arranjado para Apu. Todos comparecem ao casamento de Apu e Homer tenta, sem sucesso, impedir a cerimônia. Apu fica surpreso em saber que sua esposa é uma mulher maravilhosa, e decide casar-se com ela, como planejado.

 Natural Born Kissers: Quando o jantar de aniversário de casamento de Marge e Homer torna-se um fiasco e sua vida amorosa parece estar sem brilho, os dois tentam animar as coisas e vão viajar. Enquanto isso, Lisa e Bart usam detector de minas do Vovô para encontrar tesouros, e encontram um final alternativo para "Casablanca". Homer e Marge descobrem que o medo de serem pegos é o tempero que eles precisam, até que eles são pegos.

Three Gays of the Condo: Homer muda-se para junto de um casal gay após descobrir a carta que Marge escreveu anos atrás contando seus ressentimentos.  
 Dangers on a Train: Marge confunde um site de relacionamentos do tipo Ashley Madison por um site de cupcakes do tipo Dolly Madison, sem perceber que é um destino para as pessoas casadas que procuram conexões. No site, ela conhece o charmoso "Ben", que a persegue depois que eles descobrem que compartilham um amor por séries de TV do tipo Downton Abbey.

 O Diabo Veste Nada: Marge se torna um símbolo sexual ao posar para um calendário, algo que deixa Bart envergonhado e incita o desejo em todos os homens de Springfield, incluindo Ned Flanders. Enquanto isso, Carl Carlson é escolhido como o novo supervisor da Usina Nuclear de Springfield e Homer passa a ser seu assistente.