Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 6 de abril de 2021

Variedades: Mayara Russi confirmada em "Verdades Secretas 2"

 

O nome da personagem combina perfeitamente com a trajetória dela


Redação/Hourpress

Divulgação

A top plus size Mayara Russi, agenciada da Rock MGT de Clovis Pessoa, está confirmada para  “Verdades Secretas 2”.  A bela que atua há 15 ano como modelo alça novos voos e faz sua estreia como atriz. Escalada para viver a personagem Vitória, uma modelo plus size bem-sucedida na carreira ela viverá na telinha uma rotina que ela conhece e muito bem, mas com muitas tramas e suspense.

 “Estou muito feliz com essa oportunidade, sempre quis atuar e esse papel é um presente, só tenho a agradecer, principalmente ao Guilherme Gobby, @amoramautner e ao @walcyrcarrasco que confiaram no meu trabalho e me deram essa oportunidade” comenta Mayara.

O nome da personagem combina perfeitamente com a trajetória de Mayara: Vitória. Além de um nome lindo, a palavra define os 15 anos de carreira da Mayara, uma estrada profissional repleta de vitórias, que é claro contou com várias adversidades, mas também com muitas conquistas.

“Em 15 anos de carreira sempre busquei levar aos meus seguidores uma mensagem positiva de aceitação, sempre levantando bandeiras importantes como a do #Bodypositiv. Com essa oportunidade incrível, quero cada vez mais destacar a importância do mercado plus size e quanto sua profissionalização traz frutos positivos” finalizou.

Variedades: Cantor Roberto Carlos perde processo de Direito Autoral

 

Casos semelhantes são comuns, mas nomes próprios só são considerados exclusivos


Redação/Hourpress

Divulgação

O cantor Roberto Carlos processou a Imobiliária e Construtora Roberto Carlos, situada na Paraíba, arguindo uso indevido da expressão “Roberto Carlos”. Valdomiro Soares, Presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovação e Gestão Tributária, explicou o caso. “A Editora Musical Amigos, que é quem detém os direitos do cantor, perdeu o processo em função do dono da imobiliária se chamar Roberto Carlos. Casos semelhantes são comuns, mas nomes próprios só são considerados exclusivos em casos específicos e de empresas da mesma área”, explicou.

O presidente do Grupo Marpa também citou casos parecidos com artistas famosos. “Recentemente a apresentadora Bela Gil também perdeu um processo semelhante contra uma marca que se chamava Bela Chef. Um exemplo de nome que infringiria a lei de Propriedade Industrial seria se, por exemplo, a imobiliária se chamasse Rei Roberto Carlos”, finalizou Valdomiro Soares.  

Variedades: Zé Vaqueiro alcança marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube

 

Com apenas 22 anos, o cantor já apresenta números expressivos na carreira

Redação/Hourpress

Divulgação

Um dos principais nomes da música nacional, o cantor Zé Vaqueiro alcança a marca de 1 bilhão de visualizações no canal oficial no Youtube. Dono de alguns dos principais hits do forró, o artista chegou a marca após sete meses do lançamento do EP “O Original”, que apresentou sucessos como “Tenho Medo”, “Cangote”, “Forró no Interior”, além do mega hit “Letícia” que contabiliza mais de 222 milhões de visualizações. “Eu só tenho a agradecer primeiramente a Deus, em seguida a minha família, que é minha base em todos os momentos, e claro os meus fãs. Sem eles eu não teria conseguido nada que vem acontecendo comigo”, afirma o forrozeiro.

Com apenas 22 anos, o cantor já apresenta números expressivos na carreira. Atualmente, o cantor já conta com o recém lançado sucesso, chamado “Volta Comigo BB”, que possui mais de 24 milhões de visualizações, além de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Para animar o público em casa, o cantor prepara a primeira live-show, onde dará voz aos principais sucessos e apresenta novos hits no dia 10 de abril. Para acompanhar a live basta acessar o canal oficial através do link: https://www.youtube.com/c/Z%C3%A9Vaqueiro/featured.

Internacional: Helicóptero Ingenuity já "dormiu" sozinho em Marte

 

Primeiro voo do helicóptero da Nasa está previsto para domingo (11)


Agência Brasil 

Nasa

O primeiro helicóptero espacial da Nasa (a agência espacial norte-americana), o Ingenuity, que chegou a Marte em fevereiro acoplado ao rover Perseverance, resistiu à primeira noite marciana afastado do "companheiro". Está assim cumprida com sucesso mais uma fase programada pela Nasa, apresentada como um "grande passo" antes do primeiro voo, previsto para quinta-feira (8), o mais tardar domingo (11).

É um pequeno helicóptero ultraligeiro, mas na realidade é um grande passo na engenharia aeroespacial. O Ingenuity foi liberado no sábado (3) do Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro. Já sentiu, sozinho, os primeiros ventos e poeiras marcianas.

Antes de se autoalimentar com a luz solar que chega ao solo do planeta vermelho, o Ingenuity alimentava-se da energia produzida pelo gerador nuclear do Perseverance. Agora está exclusivamente dependente do painel solar instalado no topo das hélices, tendo um sistema de aquecimento interno para suportar as noites geladas de Marte, com temperaturas de até 90 graus Celsius negativos.

Sobreviver à primeira noite gelada de Marte foi "um marco importante" para o helicóptero ultraligeiro, afirmou a Nasa em comunicado.

"Esta é a primeira vez que o Ingenuity está sozinho na superfície de Marte", afirmou MiMi Aung, responsável pelo projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

"Agora temos a confirmação de que era o isolamento certo, os aquecedores certos e que tinha energia suficiente nas baterias para sobreviver às noites frias, o que é um grande sucesso para a equipe. Estamos satisfeitos para continuar a preparar o Ingenuity para seu primeiro teste de voo", acrescentou Aung.

Nos próximos dias, o pequeno helicóptero passará por testes de motor e sensor. o Ingenuity terá 30 dias marcianos, ou sóis (31 dias terrestres), para conduzir a campanha de voo de teste.

Se tudo correr bem, o Ingenuity deve fazer um primeiro teste - voo vertical de 30 centímetros - e só mais tarde um pequeno voo de alguns metros nas redondezas do local onde se encontra, algo que só acontecerá na noite de domingo.

Se a experiência for bem sucedida, será uma verdadeira façanha, porque o ar marciano tem densidade equivalente a apenas 1% da atmosfera da Terra.

Será o primeiro voo de um veículo motorizado em outro planeta. Composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa apenas 1,8 quilos e mede 1,2 metros de uma ponta à outra das pás.

A Nasa revelou que um pequeno pedaço de tecido da aeronave dos irmãos Wright, que decolou há mais de um século na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi colocado no Ingenuity como homenagem.

O Perseverance ficará num ponto de observação, a partir do qual poderá utilizar as suas câmaras para captar fotos de todo o voo do Ingenuity.

Estão planejados, pela agência espacial norte-americana, até cinco voos de dificuldade gradual, ao longo de um mês.

Esse tipo de engenho pode revelar-se crucial, no futuro, para a exploração de planetas, por ser capaz de ir a locais onde os robôs não conseguem ter acesso, como desfiladeiros.

A Nasa trabalhar também em outro projeto de engenho voador da missão Dragonfly (Libélula, em português), que em 2026 enviará um drone até a maior lua de Saturno, Titã, onde chegará em 2034.

As primeiras experiências de voo em outros planetas foram feitas com engenhos não motorizados, lembrou a Nasa, por meio do envio de balões meteorológicos para Vênus, como parte do programa Vega, em colaboração com a Rússia e outros países, como a França.

Artigo: Principais recomendações na gestão de riscos de terceiros

 


Apenas um processo cadastral simples e não estruturado não é o suficiente para análise e gestão dos riscos 

Redação/Hourpress

Conhecer bem as empresas, clientes e parceiros que, em algum momento, podem representar e tomar atitudes em nome da companhia é essencial para evitar possíveis ações que possam comprometer a imagem e até o patrimônio da organização. Segundo o sócio da KPMG, Alessandro Gratão, esses são cuidados que precisam ser tomados no processo de gestão de riscos de terceiros. Ele explica que, no âmbito de governança, fica cada vez mais evidente que gerir riscos, proteger os recursos e a reputação corporativa não são atividades que dependem apenas de diagnóstico e ações internas.


Diante deste contexto, o sócio elenca algumas ações na gestão de riscos de terceiros que são as seguintes:

1 - Tenha claro quais são os fatores de riscos essenciais para análise: Estes aspectos mudam de uma empresa para a outra e analisando fatores como, por exemplo, os relacionados à dependência na parceria, mais que a análise de dados reputacionais, questões sobre a revisão da cadeia de valores, arcabouço regulatório, qualificação de terceiros ou mesmo análise da estratégia de crescimento não orgânico entram na pauta da administração para tomada de decisão.

2 - Conheça seu parceiro: Apenas um processo cadastral simples e não estruturado não é o suficiente para análise e gestão dos riscos de terceiros. Capturar os dados certos, a partir da orientação aos riscos, será um impulsionador importante para os próximos passos. Tenha em mente que o pior risco é aquele que a empresa não conhece.

3 - Atenção para mudanças e tendências: Aspectos como a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), fatores ambiental, social e de governança (em inglês, ESG - Environmental, Social and Governance), regulamentações, acordos internacionais e diretrizes emergentes precisam ser considerados na estruturação da análise e relacionamento com terceiros.

4 - Termos formais essenciais: É necessário formalizar, desde o início, os aspectos relevantes da parceria como termos anticorrupção, possibilidades de auditorias, conhecimento e aceite ao código de ética e conduta, entre outros.

5 - Procedimentos e premissas claras e estabelecidas: Esse fator deve ser levado em consideração, especialmente, nos casos de exceção. O uso de ferramentas tecnológicas pode ser um aliado importante nesse processo, inclusive, para proteger informações confidenciais ou dados sensíveis. Sobre as exceções é importante que todos na organização tenham em mente que quando o assunto é ética, não há negociação.

6 - Cuidados para não tornar os processos burocráticos ou mesmo inviáveis: Buscar o equilíbrio de acordo com a natureza de cada caso é necessário. Considerar questões regionais, porte, segmento e a natureza das atividades de interdependência na parceria é recomendável. Por outro lado, análises detalhadas e com maior profundidade (background check) são necessárias, principalmente, quando se tratar de parceiros estratégicos.

7 - Aceitação de um novo parceiro de negócio: Essas ações não podem refletir apenas a visão de uma área ou profissional, mas sim os objetivos e a estratégia da empresa como um todo, aqui riscos assumidos desde que monitorados fazem parte do processo decisório.

8 - Monitoramento dos riscos de terceiros ao longo de todo vínculo: Evite ser surpreendido por informações da mídia e se antecipe na busca de conhecimento sobre a situação, principalmente, dos parceiros estratégicos. Essa função de monitoramento precisa estar bem estabelecida dentro da empresa, não só no momento de homologação, mas ao longo de todo ciclo de relacionamento com o parceiro.

9 - Estabeleça uma relação transparente e de confiança: Dê abertura ao parceiro para compartilhar assuntos sensíveis e importantes da sua operação, visando identificar, prevenir e evitar eventos de risco ou pressões situacionais do parceiro com a maior brevidade possível, como fraudes, subcontratações não autorizadas ou mesmo falência. Algumas informações não são publicas e só poderão ser compartilhadas nas interações com eles.

10 - Auditoria: Em determinado momento e para um range da parcerias estratégicas, se faz necessário aprofundar as inspeções, mesmo após finalizado todo processo de diagnóstico inicial. Esse é o momento de acionar mecanismos mais sofisticados de análise tendo em vista que aqui o mais importante é ter base pra tomada de decisão sobre com quem sua empresa se relaciona.

De acordo com o sócio, outros fatores como a centralização ou descentralização das análises, listas de restrições internas, critérios de classificação e ratings devem estar na pauta quando estruturado o processo de gestão de riscos de terceiros, utilizando a tecnologia e aplicações a seu favor quanto a operacionalização. Dedicando assim o maior tempo para análise e tomada de decisão.

Política: Proposta concede pensão a filhos cujos pais morreram na pandemia

 

Benefício de um salário mínimo deverá ser dividido por irmãos

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo

O Projeto de Lei 1153/21 concede pensão por morte, no valor mensal limitado a um salário mínimo, àqueles filhos menores de 18 anos caso o pai ou a mãe, ou ainda ambos, tenham morrido em decorrência do novo coronavírus.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que o benefício será temporário, até a maioridade, e dividido entre irmãos. Na hipótese de haver filhos em mais de um núcleo familiar, cada grupo fará jus ao benefício.

“Temos que ajudar as crianças que perderam pai, mãe ou os dois, não podemos ficar inertes diante dessa iminente tragédia, com o número de casos diários e mortes cada vez mais alto”, disse o autor, deputado Boca Aberta (Pros-PR).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Política: General Ferreira assume diretoria-geral brasileira de Itaipu nesta quarta-feira (7)

 

Ele substitui o general Joaquim Silva e Luna, que ficou dois anos e um mês na gestão da usina binacional


Redação/Hourpress

Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

O general João Francisco Ferreira toma posse nesta quarta-feira (7) como novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, em solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Ferreira substituirá o general Joaquim Silva e Luna, que ocupou o cargo por dois anos e um mês e agora deve assumir a presidência da Petrobras, no Rio de Janeiro, por indicação do próprio Bolsonaro.

 O general Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro em 14 diretorias, já que Euclides Scalco assumiu o posto por duas vezes, entre 1995 e 2002. A transmissão de cargo será no Cineteatro dos Barrageiros, dentro de Itaipu. O local simboliza o espírito da usina erguida por milhares de operários brasileiros e paraguaios, que no jargão da área de engenharia são conhecidos como barrageiros. O nome de Ferreira foi anunciado pelo presidente Bolsonaro em 29 de fevereiro, quando indicou Silva e Luna para a Petrobras.

Política: Projeto suspende ofício do Ipea sobre divulgação de pesquisas

 

Documento afirma que publicação sem autorização pode configurar infração disciplinar por parte dos pesquisadores

Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Arquivo

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 123/21 suspende um ofício interno do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos von Doellinger, que trata da divulgação externa da produção técnica do órgão. O Ipea é um órgão de pesquisa vinculado ao Ministério da Economia. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Enviado a funcionários no início de março, o Ofício Circular Interno nº 1/2021 informa que os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores “são direito patrimonial do Ipea, a quem cabe definir o momento e a forma de divulgação”. O documento afirma ainda que a divulgação de estudos e pesquisas sem autorização “pode configurar descumprimento de dever ético e, eventualmente, até infração disciplinar”.

Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que assina o projeto com outros parlamentares do Psol, o ofício é mais uma tentativa da direção do Ipea de controlar a produção científica e as opiniões dos pesquisadores do órgão. Ela lembra que em 2018 o instituto publicou uma portaria regulando a manifestação dos servidores pela imprensa.

Petrone considera que o comunicado interno é incompatível com a liberdade de pensamento prevista na Constituição, devendo ser cassado. “É inaceitável, no Estado Democrático de Direito, a instrumentalização de órgãos públicos e a censura contra servidores públicos”, disse.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Artigo: Pesquisa: 8 em cada 10 brasileiros já comprou algum tipo de serviço ou produto por WhatsApp

 

Brasileiro fica 24% do seu dia online no aplicativo


Redação/Hourpress

Arquivo
Estamos vivendo uma das fases mais complexas da pandemia e a restrição do comércio para combater a propagação do covid-19 é uma das questões centrais na imprensa e nas redes sociais. Fica claro que comerciantes em geral precisam cada vez mais do apoio da tecnologia e de novas ferramentas para se manterem no mercado. A Hibou - empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo -, acaba de publicar mais uma pesquisa de mercado sobre a utilização do WhatsApp pelos brasileiros.

Os aplicativos de comunicação têm contribuído e muito como facilitadores nas negociações virtuais, e 79% dos brasileiros já comprou algum serviço ou produto pelo WhatsApp, business ou pessoal, com pagamento por meio de links de pagamento, transferência bancária ou na entrega do produto. Desse total, 57% continuam fazendo compras pelo canal atualmente, o que mostra uma relação segura e de confiança entre os comerciantes e clientes, através do bate-papo do WhatsApp.
 
"Não é novidade para ninguém que o WhastApp é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no Brasil, e no mundo. Nossa pesquisa revelou que 98% da população já criou uma conta no app, 93% utiliza no seu dia a dia, seja para ter contato com a família na pandemia ou até de forma comercial e 56% prefere esse app entre os tantos outros disponíveis. O brasileiro passa impressionantes 24% do seu dia online no WhatsApp", relata Ligia Mello, Sócia da Hibou.

O Banco Central anunciou nos últimos dias que concedeu ao WhatsApp a autorização para que, com a devida regulação do órgão, a empresa se torne também uma ferramenta de pagamentos, o que pode ser mais uma vantagem para o comércio em tempos de isolamento social. A pesquisa mostrou que quem já comprou pelo aplicativo enxerga como vantagens: ter um canal direto com a marca ou vendedor (81%), ter o histórico da conversa ou compra (69%), receber promoções em primeira mão (53%) e facilidade para conseguir realizar alterações no pedido (30%).

Há também o lado dos que preferem não utilizar o WhatsApp para negociações comerciais. Para esses, 88% criticam o canal aberto pós transação, pois a marca ou vendedor continua enviando propagandas, mesmo que não tenham coerência com a compra realizada anteriormente. Uma outra fatia, 74% reclama por não conseguir um contato humano se desejar, geralmente quando a ferramenta é utilizada no formato chatbot por grandes empresas. Para 55%, o pior é ser ignorado ou ter uma resposta tardia em uma nova solicitação realizada.

Metodologia

Um total de 2.318 brasileiros responderam de forma digital de todo o Brasil, em março de 2021. A pesquisa engloba os níveis de renda ABCD e faixa etária acima de 18 anos.

Economia: Pandemia, 10 atitudes urgentes para adequar o orçamento

Mas, cuidado para não acabar comprando o que não precisa


Redação/Hourpress

Arquivo
Segundo o IBGE, o desemprego no Brasil ficou em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro. Essa é a maior taxa já registrada para o período desde o início da pesquisa, em 2012. O número de pessoas desempregadas atingiu o patamar recorde de 14,3 milhões, contra 11,9 milhões há um ano.

As expectativas econômicas e de recuperação não são das mais otimistas, mas para organizar o orçamento e passar por este momento, Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills, explica que é importante aprender sobre finanças e analisar o orçamento pessoal. "Para entender como podemos agir precisamos ter um diagnóstico das nossas finanças. Só assim poderemos colocar em prática ações para usar o dinheiro de maneira inteligente e com ajustes para sobreviver a crise com os menores prejuízos possíveis", explica.

Colocar em prática atitudes simples podem ajudar a controlar as contas e reduzir gastos, e por esse motivo, Larissa listou algumas dicas. Confira:

• Comece a controlar todos os seus ganhos e gastos mensais

Nesse momento, cultivar o hábito de controlar o dinheiro e usá-lo de forma inteligente é fundamental. Por isso, anote todos os seus ganhos e gastos, pode ser em um caderno, uma planilha ou em um gerenciador financeiro como o Mobills. O importante é saber exatamente quanto você ganha e quais são os seus gastos.

• Evite gastar mais do que ganha

Se você não perdeu sua principal fonte de renda, o ideal é que tenha disciplina para não fazer gastos desnecessários e manter seu balanço financeiro positivo. Aproveite o momento de isolamento para evitar compras que podem ser adiadas e foque no que é realmente necessário.

• Crie o hábito de poupar

Mesmo que você esteja passando por uma crise financeira, é importante que entenda a importância de poupar pensando no bem-estar presente e futuro. Comece com pouco, se puder. Pode ser 1% da sua renda ou mesmo R$ 1,00 por semana.

• Evite comprar por delivery

Já parou para pensar que fazer suas próprias refeições podem ser uma boa economia para você? Muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para pedir delivery das principais refeições do dia e, principalmente, fast food. No entanto, isso pode elevar suas despesas com alimentação. Logo, se puder, planeje pedir comida menos vezes durante a semana.

• Faça lista de compras

Os supermercados continuam funcionando em meio à crise e muitos disponibilizam bons serviços de entrega. Faça listas de compras bem pensadas nas suas necessidades e não compre o que não precisa ou que não vai conseguir consumir. Nesse ponto, também é importante ter consciência para não fazer estoques de produtos, pois isso pode afetar negativamente outras famílias.

• Cuidado com as compras online

Comprar online agora é mais do que cômodo, virou questão de necessidade. Mas, cuidado para não acabar comprando o que não precisa e extrapolando no uso do cartão de crédito.

• Caso seja necessário, pesquise pelas formas de empréstimo mais baratas

Se você teve sua renda afetada por meio da crise, não possui reserva de emergência, nem outro tipo de segurança financeira, talvez enxergue solução nas opções de empréstimo existentes. Nesse caso, lembre-se de pesquisar bem e buscar formas de empréstimo mais baratas e que não comprometam muito o seu bem-estar futuro.

• Economize o máximo possível e negocie pagamentos

Nesse período de quarentena, certamente você verá que contas como a de energia ficarão mais caras. Assim sendo, busque economizar onde puder, como apagando as luzes dos cômodos da casa quando não estiver utilizando e não deixe aparelhos em stand-by. Também é um período importante para negociar certos pagamentos. O importante é conversar para chegar em acordo que sejam positivos para ambos os lados, como no caso de diminuir o valor do aluguel ou reduzir a mensalidade da academia.

• Faça um planejamento financeiro e pense no longo prazo

Aproveite seu tempo livre para organizar suas finanças, determinar seus objetivos e fazer um bom planejamento financeiro. A crise vai passar e é importante que tenha seus planos bem direcionados para conquistar seus objetivos. Isso vale para o curto e longo prazo, para a forma como vai lidar com as suas finanças no dia a dia, durante e após a crise.

• Tenha disciplina e respeite o seu orçamento

Ter foco e disciplina são habilidades importantes que todos nós devemos aprender e desenvolver. Coloque teto nos seus gastos, distribua sua renda de forma inteligente e busque cumprir suas metas e objetivos por você mesmo estabelecidos.

Economia: IBGE suspende provas para recenseadores do Censo 2021

 

As datas estavam programadas no edital (18 e 25 de abril)

Agência Brasil 

Arquivo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que vão trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital (18 e 25 de abril).

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.

O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores.

Economia: Nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga hoje (6)

 

Cerca de 45,6 milhões de brasileiros receberão quatro parcelas

Agência Brasil 

Arquivo

Cerca de 45,6 milhões de brasileiros começam a receber hoje (6) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O auxílio será pago a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. - Arte/Agência Brasil

 

Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. - Arte/Agência Brasil
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial.
Calendário de pagamento das parcelas do auxílio emergencial. - Arte/Agência Brasil

O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo na semana passada. Hoje começam a receber os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Artigo: Imposto de Renda 2021: quem deve declarar, como e quando

 Quem teve rendimentos tributáveis acima de R﹩ 28 mil em 2020 precisa declarar o tributo

Redação/Hourpress

Arquivo
Até 30 de abril, segue aberta a temporada de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Cerca de 32 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o Fisco e quem não apresentar ou entregar a declaração vai pagar multa de no mínimo R? 165,74, mesmo que não tenha imposto a pagar. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre seus ganhos. O valor é determinado conforme os seus rendimentos declarados do ano passado. Salários, aluguéis, investimentos e prêmios de loterias e outros rendimentos anuais são tributáveis para o leão. ;

O cálculo é feito a partir da soma de todos os seus rendimentos, menos as possíveis deduções. Essa é a base do tributo a ser cobrado. As deduções são gastos que podem ser declarados e dar descontos no valor final a ser pago, mas são itens específicos e há um limite do que pode ser deduzido. No próprio site da Receita Federal há um simulador que estima quanto você terá que pagar de imposto de renda baseado nos seus ganhos e despesas dedutíveis.

De acordo com Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá, plataforma de recuperação de crédito, a não declaração das ações será motivo para ser enviado para a malha fina. "Além da multa, o que pode realmente virar um problema com a falta da declaração é ser impedido de solicitar abertura de crédito bancário ou obter financiamento para aquisição de bens duráveis e imóveis, o que confirma sua importância", disse.

Se você perdeu o emprego em 2020, não está livre de apresentar a declaração. Há diversas situações que obrigam o contribuinte a entregar o IR 2021, mesmo que continue desempregado. É preciso saber se a soma dos salários recebidos após a demissão superou R? 28.559,70. Inclua também nessa conta outras fontes de renda que você tenha recebido em 2020 que estão sujeitas a imposto, como pensão alimentícia ou rendimento de imóveis alugados. Além disso, se você recebeu recursos considerados isentos de imposto, como indenização trabalhista, saque do FGTS ou seguro-desemprego, e a soma deles superou R? 40 mil no ano passado, também precisa declará-los.

Se essa é sua primeira vez declarando o tributo ou você quer saber se algo mudou da declaração do ano passado para cá, Garcia listou abaixo algumas dicas importantes. Confira:

• Quem precisa declarar: quem teve rendimentos tributáveis acima de R? 28 mil em 2020 precisa declarar o tributo. Se recebeu o auxílio emergencial do governo e obteve outras rendas tributáveis, como salário, aposentadoria ou pensão, chegando em um valor total acima de R? 22 mil, também é preciso declarar para o leão. Além disso, entram aqui outras situações como: renda bruta superior a R? 142 mil, rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados direto na fonte, ganho capital por alienação de bens ou direitos ou operação de valores, de mercadorias ou semelhantes.

• Quem é isento: está isenta do imposto de renda toda pessoa física que recebeu menos de R? 28 mil no ano de 2020, que não teve acesso ao auxílio emergencial com outras rendas e que não se encaixa em nenhum dos outros critérios citados acima. Além disso, portadores de doenças graves, incluindo AIDS, pessoas com rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma.

• Organize toda a documentação: a primeira coisa a se fazer é reunir tudo que pode ser usado na declaração. É necessário manter os comprovantes de todos os rendimentos obtidos ao longo do ano passado. Isso inclui informe de rendimento das fontes pagadoras (empresas, governo, pessoas físicas etc.). Também é preciso guardar comprovantes de rendimentos de aplicações financeiras em bancos e corretoras, comprovantes de despesas próprias ou de dependentes com médicos, hospitais e clínicas.

• Verifique a melhor declaração: existem duas modalidades de declaração do imposto: a simplificada e a completa. Apesar do programa te direcionar para uma outra conforme você preenche, é bom ter em mente e saber qual a ideal para você antes da declaração. Se você não possui dependentes ou muitas despesas dedutíveis, a modalidade simplificada é a ideal, incidindo em um abatimento de 20% dos seus rendimentos tributáveis.

• Aplicativo da Receita Federal: como a declaração do imposto acontece de forma online, você pode fazê-la pelo programa ou aplicativo. No site da Receita Federal, você pode escolher e acessar a opção mais fácil. Preencha todos os campos e fichas da declaração. Preste muita atenção para não preencher algum rendimento ou despesa no campo errado, pois isso pode cair na malha fina. Além disso, cuidado com erros de digitação dos valores.

• Imprima o recibo e a declaração completa: é importante imprimir uma cópia do seu recibo, assim como da declaração completa. Guarde esses documentos junto com todos os comprovantes utilizados durante 5 anos, esse é o período no qual a Receita Federal pode questionar suas informações.

• Acompanhe a situação da declaração: você pode acompanhar a sua declaração pela central virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC). É só acessar "Meu Imposto de Renda" no site para ter acesso a informações, pendências, restituição e pagamento de quotas do tributo, além de outros serviços.

Geral: O que supermercados, hospitais, escritórios, escolas, academias, hotéis, cartórios e garagens têm em comum?

 


Estruturas de aço estão onde quer que se vá! 

Redação/Hourpress

Sabe aquelas estantes gigantes que guardam os produtos nos supermercados, principalmente em atacados? E os armários fechados com cadeado nas academias? Muitas dessas e outras estruturas são produzidas na ISMA, empresa cinquentenária de sistemas de armazenagem, móveis de aço e arquivos deslizantes, que fabrica soluções personalizadas para organização e armazenamento para pequenas, médias e grandes corporações, de qualquer segmento, para o Brasil e outros países.

Desde 2016, a ISMA, numa iniciativa pioneira no mercado oferece também o serviço de inspeção, o qual verifica a vida útil das estruturas e emite laudos técnicos de comprovação de capacidade de carga com o objetivo de garantir a segurança da operação e dos trabalhadores envolvidos, conforme recomenda a norma ABNT NBR-15524:2007.

Outro braço da empresa é o treinamento in company para qualificar os colaboradores da empresa e torná-los aptos a executar as inspeções de responsabilidade dos usuários. "Temos orgulho em repassar a nossa metodologia e conhecimento em segurança através da consultoria. O objetivo da ISMA é assegurar que a qualidade e a prevenção sejam inerentes a todos os ambientes onde grandes cargas possam causar impacto se não manuseadas e operadas adequadamente", destaca Fernando Flávio Silveira, diretor-presidente da ISMA.

Na medida

É fácil deparar com um ISMA por aí. Arquivos e armários deslizantes estão em escritórios de arquitetos, de design de interiores, advogados e de contabilidade, escolas particulares, universidades, hospitais, hotéis, cartórios e empresas de engenharia. Sem falar nos roupeiros de vestiários e também armários de garagem vistos em condomínios. A linha de móveis de aço é tão ampla que ainda engloba armário de limpeza, estantes, balcões, bancadas e até bancos.

Um dos diferenciais é que os produtos são projetados e desenvolvidos por engenharia própria, cercados por um rigoroso processo que envolve desde fornecedores homologados, matérias-primas de alta qualidade, tratamento e pintura, todos certificados pela ISO 9001:2015. "A marca ISMA é sinônimo de confiança, resistência, durabilidade e índice de assistência técnica zero", frisa o gerente operacional da empresa, Flávio Piccinin.

De acordo com ele, os deslizantes são feitos sob medida. "O modelo otimiza espaço devido ao acondicionamento compacto que possibilita e se encaixa em qualquer uso. Fazem parte desta linha arquivos, armários, estantes e projetos especiais como trainéis, displays e estantes biblioteca, todos deslizantes", enumera Piccinin.

Os Sistemas de Armazenagem estão entre os carros-chefes da fábrica. São encontrados em supermercados, hipermercados, operadores logísticos, atacarejos, atacadistas, distribuidores e indústrias em geral. Esta linha engloba soluções personalizadas para diferentes necessidades de organização e otimização da área, com ou sem o uso de paletes. "Nosso foco é aproveitar completamente o espaço horizontal e vertical, fazer a separação e garantir a segurança das pessoas e dos produtos, promovendo ordenamento e eficiência no processo de empresas de todos os setores", explica Silveira. Entre as estruturas estão porta paletes (com e sem piso intermediário), estantes (com e sem piso intermediário), mezanino, divisória, serviços de montagem e desmontagem, entre outros produtos e serviços.

Sustentabilidade

Atenta ao meio ambiente, a ISMA está em constante aprimoramento de seus processos a fim de reduzir ao máximo os impactos negativos. Para isso, mantém ativos programas de uso consciente de recursos naturais e materiais; faz a destinação correta de resíduos industriais e ambulatoriais; executa coleta seletiva e descarte direcionado, inclusive de tintas e produtos químicos, conforme ordena a legislação; tem estação de tratamento de efluentes e homologa os fornecedores, privilegiando os que seguem os mesmos critérios.

História

A ISMA, fundada em 1º de junho de 1970 com o nome de Irmãos Silveira, iniciou suas atividades como uma empresa pequena e familiar, fabricando móveis de aço e cofres. Com o passar dos anos, foi se profissionalizando, crescendo e investindo em tecnologias e capital humano, alterando então seu nome para ISMA e criando inclusive novas linhas de soluções conforme demanda do mercado.

A conquista do seu espaço movida pelo profissionalismo e comprometimento com os clientes no oferecimento do melhor custo x benefício, qualidade e segurança, resultou na expansão da sua atuação no mercado nacional e também internacional.

Atualmente, com uma média de 200 colaboradores, uma ampla unidade fabril e com uma capacidade produtiva que a coloca entre as maiores do setor, é reconhecida pela excelência e qualidade.

Empresa 100% brasileira, atende qualquer segmento em quatro linhas de fabricação: sistemas de armazenagem, móveis de aço, deslizantes e inspeção de sistemas de armazenagem.

Geral: Campanha pretende arrecadar 2 milhões de cestas básicas

 

Pesquisa da Cufa mostra que piorou alimentação em comunidades carentes


Agência Brasil 


Arquivo

Uma pesquisa da Central Única das Favelas (Cufa) mostrou que várias pessoas que vivem em comunidades carentes no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021 em decorrência da pandemia de covid-19.

Segundo a pesquisa, 68% das pessoas entrevistadas afirmaram que, em um período de duas semanas, faltou dinheiro para comprar comida em, pelo menos, um dia.

Para aliviar essa situação, a Cufa se uniu às organizações não governamentais (ONGs) Gerando Falcões e Frente Nacional Antifascista e à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para promover a campanha Panela Cheia.

A campanha está recebendo recursos para comprar cestas básicas para as famílias mais afetadas pela fome. A meta é garantir a compra de 2 milhões de cestas, que serão distribuídas em todo o país.

Para fazer sua doação, basta acessar o site da campanha, escolher a ONG que receberá o dinheiro e o valor a ser doado. Empresas também podem contribuir diretamente com a entrega de itens de necessidade básica.