Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Variedades: Neste sábado tem Banda Brás Pereira no Imirim





Luís Alberto Alves


 Neste sábado (22), das 16h às 21h, o carnaval das antigas, com direito a marchinhas e sambas enredos inesquecíveis, explode no bairro do Imirim, Zona Norte de Sampa.  Com enredo “Lixo dá Samba”, o Bloco Carnavalesco Brás Pereira Banda Show Tradição Paulistana vai para as ruas. O samba enredo é de autoria do compositor Ademir Silva, e fala que o lixo pode trazer riqueza por meio da reciclagem ou tragédias se for descartado em lugar errado.

 O fundador da banda, o jornalista, sambista e carnavalesco Brás Pereira aposta na sustentabilidade para trazer alegria à população. O desfile percorre algumas ruas do Imirim. Espera-se a participação de mil pessoas que acompanharão o cortejo. A concentração ocorre na Rua Carolina Roque, nº 492, depois segue pelas ruas Atlântico Meridional, Ângelo Lupi, Ainda Gomes Toledo, Miguel Roque, João Roque, Fonte das Figueiras, lateral da Avenida Imirim, Praça Guido Giovanni Roch e retorna à Carolina Roque. Participação é gratuita.


Política: Homem é detido atirando diante do STF

O suspeito foi preso quando estava diante da Câmara dos Deputados

 Um homem de 70 anos de idade foi flagrado na manhã desta sexta-feira (21) dando tiros para cima em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas ninguém se feriu. Quando já estava em frente ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados com a arma em uma mochila, o suspeito identificado como Abdias Soares foi autuado em flagrante pelo Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, onde está sendo ouvido desde as 10h30 pela Coordenação de Polícia Judiciária da Casa.

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, a arma será encaminhada para a perícia no Departamento de Polícia Civil do Distrito Federal. Ao final do depoimento, Abdias será encaminhado ao IML (Instituto Médico-Legal ) para evidenciar que não passou por nenhuma agressão e, em seguida, irá para a carceragem da Polícia Civil. (EBC)

Economia: Pagamento integral de IPVA/2014, sem desconto, vence no dia 25 para veículos placas com final 9



Quem optou em parcelar o IPVA, prazo termina no dia 25

Luís Alberto Alves

 Proprietários de veículos com placa final 9 que optaram pelo parcelamento devem pagar a 2ª cota do imposto até terça-feira, 25/2; o calendário termina na quarta-feira, 26/2, para os veículos de placa com final 0.

 Na terça-feira (25) vence o prazo para o pagamento à vista, sem desconto, do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2014 para veículos com final de placa 9. O prazo final para o pagamento da segunda cota para os proprietários que optaram pelo parcelamento do imposto também é na terça-feira, 25/2. O calendário termina em 26/2, para os veículos com placa final 0.

 Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

 Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet, débito agendado ou demais canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.
Calendário de vencimento do IPVA 2014:
Automóveis, Caminhonetes, Camionetas, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mês
Fevereiro
Março
Parcela
2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto
3ª Parcela
Placa
Dia do Vencimento
Dia do Vencimento
Final 1
13/02/2014
13/03/2014
Final 2
14/02/2014
14/03/2014
Final 3
17/02/2014
17/03/2014
Final 4
18/02/2014
18/03/2014
Final 5
19/02/2014
19/03/2014
Final 6
20/02/2014
20/03/2014
Final 7
21/02/2014
21/03/2014
Final 8
24/02/2014
24/03/2014
Final 9
25/02/2014
25/03/2014
Final 0
26/02/2014
26/03/2014



Geral: Cuidado! Sambar de salto alto provoca lesões







Luís Alberto Alves

 Sambar bem e de salto alto não é para qualquer um. Que a dança fica mais bonita e graciosa também ninguém duvida, mas é importante ficar atento, pois os excessos podem provocar lesões inesperadas nos pés e nos joelhos.

 Segundo o ortopedista do Hospital San Paolo, centro hospitalar de média complexidade localizado na Zona Norte de São Paulo, Dr. Antonio Faria, o uso do calçado com salto alto por muito tempo força a mudança da biomecânica dos membros inferiores. Dançar com ele então pode causar dores, principalmente na região anterior dos joelhos.

 As lesões, de acordo com o ortopedista, podem ser traumáticas como, por exemplo, entorses de tornozelo e joelho, quedas de solo etc. Ou atraumáticas como dor na região anterior dos joelhos, fascite plantar, sesamoidite, etc. “As lesões atraumáticas são as que ocorrem por esforço repetitivo utilizando o calçado inadequado, no caso o salto alto”.
Sem moderação, salto alto prejudica a saúde


 Cada pessoa tem determinada sensibilidade ao calçado. Por isso, o tempo correto de uso é diferente para cada caso. “O ideal é deixar de utilizar o salto a partir do momento que começar a sentir dor”. Além disso, cada uma das lesões tem seu exame específico, por isso percebendo qualquer alteração ou desconforto, procure um especialista.

 A sesamoidite, inclusive, ficou conhecida recentemente com o caso da apresentadora Xuxa, que teve que se afastar da TV para curar a inflamação nos ossos dos pés. “A sesamoidite pode ser causada pelo uso crônico de salto alto com bico fino, porque além de mudar a biomecânica do pé, transfere o peso do corpo para a região anterior do mesmo, podendo causar, entre inúmeros problemas, o joanete”, esclareceu o médico.


Geral: Domingo terá chuva moderada e ventos fortes

As chuvas fortes não provocação alagamentos


Luís Alberto Alves


 A sexta-feira será mais um dia de sol, calor e chuva isolada no fim do dia sobre a Região Metropolitana de São Paulo. A tarde será de calor, com máxima que alcança os 32ºC na Capital.

O fim de semana será bem típico de verão na Região Metropolitana de São Paulo. O dia começa com 20ºC na Cidade de São Paulo, a presença do sol eleva a temperatura e a máxima alcança os 32ºC. Segundo a Somar Meteorologia, as pancadas de chuva vão atingir a região no fim do dia. “A chuva vai se tornar mais abrangente no sábado, porém ainda sem potencial para alagamentos”, comentou o meteorologista Celso Oliveira.

 O domingo ficará com sol entre nuvens nas primeiras horas do dia em todo o Estado de São Paulo. A mínima prevista é de 20ºC e a tarde a máxima alcança os 29ºC na Capital. A previsão é de chuva moderada a partir da tarde com potencial para alagamentos transitáveis. Atenção para rajadas de vento e muitas trovoadas

 A tarde será abafada em todo o Estado mesmo com a chuva no sábado, porém no domingo, a temperaturas ficam mais baixas. No sábado, a máxima alcança os 29ºC em Campinas, 32ºC em São Carlos e 34ºC em Ribeirão Preto. Já no domingo a máxima não passa dos 29ºC em São José do Rio Preto e 26ºC em Itapetininga.

Radiografia de Sampa: Alameda Joaquim Eugênio de Lima


Alameda Joaquim Eugênio de Lima


Luís Alberto Alves

 Joaquim Eugênio de Lima nasceu em 1845 em Montevidéu, Uruguai. Foi jornalista e o primeiro urbanista no Brasil. É dele a idealização e projeto da Avenida Paulista, e outras ruas, entre as quais a São Joaquim. Diplomado na Alemanha, após viajar por diversos países resolveu morar em São Paulo.

Teve dois jornais: Omnibus, que começou a circular no final de 1872, e a Cidade de São Paulo, editado a partir de 1891. Morreu em 13 de junho de 1902. A Alameda Joaquim Eugênio de Lima fica no Jardim Paulista, Centro Expandido da capital.


Túnel do Tempo: Morte de Malcom X



Malcom X era o oposto de Martin Luther King


Luís Alberto Alves

Líder negro assassinado: No dia 21 de fevereiro de 1965 o defensor dos direitos dos afro-americanos, Malcom X (Al Hajj Malik Al-Shabazz) foi morto a tiros. Durante alguns anos, ele conseguiu mobilizar os brancos dos Estados Unidos sobre seus crimes cometidos contra os negros.

 Nascido em Omaha, Nebraska, na infância viu o pai morrer assassinado por radicais que não gostavam da população negra. A mãe, com problemas mentais, foi internada no hospital e Malcom adotado, viu a família ser separada.  

 Quando se mudou para Boston passou a se envolver com más companhias e usar drogas. Trabalhou em várias funções até ir morar no bairro do Harlem. Entrou para o crime. Acabou preso por 11 anos. Ali conheceu o islamismo por meio do irmão mais novo, Reginald. Virou discípulo do líder muçulmano radical Elijah Muhammad.

 Logo voltou às ruas em 1952. Aproveitou os anos de cadeia para ler vários livros. Passou a recrutar fieis nas ruas e abriu diversas mesquitas. Virou personalidade especialista em islamismo, deixando em segundo plano personalidades como Martin Luther King e o presidente John F. Kennedy.

 Porém sua fama provocou ciúmes no seu mentor, Muhammad.
 Porém uma frase que disse a respeito do assassinato de Kennedy revoltou a população, principalmente os negros, que passaram a criticar o islamismo. Malcom acabou condenado, por Muhammad, a ficar em silêncio durante três meses.

Numa viagem à Meca voltou menos radical e fundou a Organização da Unidade Afro-Americana, grupo não religioso e não sectário. Era tarde. Morreu com vários tiros na sede sua organização, diante da esposa e de suas quatro filhas. Três muçulmanos foram acusados do homicídio.