Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Túnel do Tempo: Suspensão de Maurren Maggi




Luís Alberto Alves

Antidoping: No dia 01 de agosto de 2003, a atleta brasileira Maurren Maggi (foto) desiste dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo antes de ser impedida por suspensão preventiva imposta pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), devido ao exame antidoping aplicado em junho.

Radiografia de Sampa: Rua Conselheiro Nébias




A Rua Conselheiro Nébias fica no bairro de Santa Cecília, Centro de SP


Luís Alberto Alves


 Joaquim Otavio Nebias, conselheiro Nébias, nasceu na cidade de Santos, São Paulo em 1º de junho de 1811. Fez os seus primeiros estudos na cidade natal, veio para São Paulo onde se bacharelou em Direito em 1834. Logo depois foi nomeado juiz municipal em Santos e, no ano seguinte, foi eleito membro da Assembléia Provincial onde teve por companheiros os Andradas, Vergueiro, Paula Souza, Silveira da Mota e outros.

 Ainda nas 3º e 4º legislaturas, 1838-1841, foi eleito na mesma Assembléia, onde por sua palavra conseguiu posição destacada entre os seus pares. Em 1841 foi vice-Presidente da Assembléia e da Província. Membro daquela corporação política em quase todas as legislaturas até a 17º, membro da Câmara Temporária nas 5º, 8º, 10ª, 11ª, e 12ª, juiz de direito da comarca de Itu e Sorocaba.

 Foi presidente (governador) nomeado para o Rio Grande do Sul, em 1852, comendador da Ordem de Cristo, em 1854, eleito em lista tríplice para senador, em 1856, presidente da Assembléia Provincial várias vezes; vice-presidente e presidente da Câmara dos Deputados, ministro da Justiça, em 1870, juiz dos feitos da Fazenda da Corte, em 1871, e presidente de São Paulo de 30 de setembro de 1852 a 17 de dezembro do mesmo ano. Faleceu no Rio de Janeiro em 15 de julho de 1872. A Rua Conselheiro Nébias fica no bairro de Santa Cecília, Centro de SP.



Geral: Conheça alguns sinais da depressão




A depressão não escolhe idade para se manifestar

Luís Alberto Alves

 Entre junho e agosto, alguns dos melhores especialistas brasileiros em depressão vão visitar diversas cidades do País para discutir os aspectos mais importantes do diagnóstico e do tratamento da doença, que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo1, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde ).

 O diagnóstico precoce, aliado a um tratamento eficaz, está diretamente relacionado ao controle da depressão. Esse será um dos temas discutidos nos encontros, que fazem parte de um programa de educação continuada para profissionais de saúde promovido pela Pfizer.

 Para muitos pacientes, reconhecer o momento certo de buscar ajuda, ou seja, identificar quando os sentimentos negativos representam mais do que uma simples tristeza, é um dos grandes desafios da doença. Neste sentido, as respostas do paciente a nove perguntas feitas pelo médico podem ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no diagnóstico precoce. 

São elas:
1. Tem pouco interesse ou pouco prazer em fazer as coisas?
2. Sente-se ‘para baixo’, deprimido ou sem perspectiva?
3. Tem dificuldade para dormir, permanecer dormindo ou dorme mais do que de costume?

4. Sente-se cansado ou com pouca energia?
5. Tem falta ou excesso de apetite?
6. Sente-se mal consigo mesmo ou acredita que é um fracasso, ou que decepcionou sua família ou você mesmo?
7. Tem dificuldade para se concentrar em atividades simples, como ler jornal ou ver TV?

8. Apresenta lentidão para se movimentar ou falar, a ponto de outras pessoas perceberem? Ou, ao contrário, está tão agitado ou inquieto que fica andando de um lado para o outro muito mais do que de costume?

9. Pensa em se ferir de alguma maneira ou acredita que seria melhor estar morto?
Para falar mais sobre a importância do diagnóstico precoce da depressão e as atualidades no tratamento da doença, sugerimos entrevista com a médica Cecília Freitas, doutora em psiquiatria.

 Quando se fala no tratamento da doença, o objetivo é atingir a remissão – ausência total de sintomas e recuperação da funcionalidade do paciente, restaurando sua capacidade plena de atuação, como retornar ao trabalho, reassumir hobbies ou resgatar relacionamentos pessoais.

 A evolução no entendimento da depressão e o conhecimento cada vez mais aprofundado dos fatores relacionados a ela possibilitou o desenvolvimento de tratamentos mais modernos, eficazes e seguros. Os antidepressivos de 3ª geração com ação dual conseguem equilibrar a disponibilidade de dois neurotransmissores importantes na depressão: a noradrenalina e a serotonina.

 Um exemplo é Pristiq (desvenlafaxina), que age como inibidor de recaptação de noradrenalina (NE) e serotonina (5HT), substâncias do sistema nervoso que são diretamente relacionadas ao mecanismo da depressão. A psicoterapia aliada a medicamentos antidepressivos são armas necessárias para recuperar a funcionalidade do paciente, restaurando sua capacidade plena de atuação, como retornar ao trabalho, reassumir hobbies ou resgatar relacionamentos pessoais. Isto refletirá em significativa melhoria da qualidade de vida.



Geral: Na Copa do Mundo turistas aproveitaram para curtir as belezas do Brasil





Luís Alberto Alves

 A maior parte dos turistas internacionais que vieram ao Brasil tiveram como principal motivação a Copa do Mundo, segundo a pesquisa do Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No intervalo entre um jogo e outro os estrangeiros aproveitaram para conhecer o litoral e a culinária local, além de aproveitar as festas relacionadas ao evento.
As belezas do Brasil não foram ignoradas na Copa do Mundo

As praias brasileiras foram o principal atrativo dos visitantes estrangeiros (78,9%) que estiveram no país. Eles aproveitaram também para conhecer a gastronomia (74,7%) e fazer compras (68,1%). Turistas de 203 nacionalidades visitaram 378 municípios brasileiros e permaneceram, em média, 13 dias no país.

 As motivações confirmam as pesquisas regulares realizadas pelo MTur, que apontam o lazer como principal interesse de mais de mais de 40% dos estrangeiros, seguido de negócios, eventos e convenções, com cerca de 25%.

 Embora o Mundial tenha sido a principal motivação de 92,3% dos visitantes, outros 7,7% dos estrangeiros que vieram ao Brasil tinham como motivação rever parentes e amigos, além de fazer turismo de lazer ou negócios. Eles vieram participar de cursos, congressos, feiras, peregrinações e tratamentos de saúde, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

 As diversas atividades realizadas pelos estrangeiros durante a Copa resultaram em recorde na receita cambial turística para os meses de junho. No total, os estrangeiros gastaram US$ 1,4 bilhão, se somados os meses de junho completo e julho até o dia 23. O valor é 41,59% superior aos gastos feitos nos dois meses completos do ano passado (US$ 993 milhões).




Variedades: O Menino do Dinheiro se aventura pela literatura de cordel em lançamento da Editora DSOP na Flip



Dinheiro é o tema do livro
Redação

 O Menino do Dinheiro vive novas aventuras, contadas todas em versos. Depois de poupar e planejar a realização de mais um sonho, ele vai a Recife, de avião, visitar seu avô. E esse é o início de sua viagem, cheia de descobertas, pelas maravilhas do Nordeste, narrada em O Menino do Dinheiro em Cordel, de Reinaldo Domingos e José Santos, que a Editora DSOP lança no dia 1º de agosto, às 15h, em sua Casa na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, com performance de repentistas e sessão de autógrafos.

 Criado pelo educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos – e inspirado em seu autor –, O Menino do Dinheiro marcou a incursão da Editora DSOP no segmento infantojuvenil tendo em vista a extensão de sua metodologia, baseada nos pilares “Diagnosticar”, “Sonhar”, “Orçar” e “Poupar”, para crianças e jovens ainda em idade escolar. Fundamental para a aproximação desse público, ele foi protagonista de uma longa série de livros didáticos e paradidáticos, contribuindo para a consolidação da casa editorial com a publicação da primeira coleção de educação financeira para o Ensino Básico do país, já adotada por centenas de escolas públicas e particulares.

 Assim, quando nasceu como personagem, o Menino do Dinheiro saiu pelo mundo ensinando aos pequenos um jeito todo dele de realizar sonhos. Agora, já mais crescido, ele vai ao Nordeste, terra tão cheia de belezas e de gente criativa, conduzido pela poesia de José Santos e pelos ensinamentos de Reinaldo Domingos.

 “A parceria com José Santos foi fundamental para trazer O Menino do Dinheiro para um universo mais poético como o da literatura de cordel, manifestação tão rica da cultura brasileira”, ressaltou Reinaldo Domingos, presidente da Editora DSOP e autor de todos os livros do personagem.

 José Santos começou a redigir seus primeiros poemas por volta dos 15 anos, vindo a se tornar escritor um bom tempo depois. Já tinha 45 anos quando publicou sua primeira obra, para o público infantil, e depois não parou mais. Seus livros tratam de muitos assuntos, como astronomia, folclore, cultura portuguesa, animais em extinção e até assombrações. Pela Editora DSOP, ele lançou recentemente Futebolíada, com ilustrações de Eloar Guazzelli, que narra também em versos uma partida de futebol um tanto quanto inusitada, na qual a bola é disputada entre gregos e troianos, pelos personagens de um dos maiores clássicos da literatura universal, a Ilíada, de Homero.

 O Menino do Dinheiro entra agora no universo do cordel se embrenhando pelos cenários desenhados por Luyse Costa, que já ilustrou diversas obras da casa editorial, entre elas dois volumes da Coleção Sonhos de Ser, voltada também para o público infanto juvenil.

 Com O Menino do Dinheiro em Cordel, mais um título do selo Sonhar, e que combina toda sua tradição em educação financeira com a delicadeza da literatura em versos, a Editora DSOP segue em sua missão de editar livros que inspirem sonhos em seus leitores e os ajudem a buscar sua realização, tanto dos materiais como dos imateriais.

Variedades: Exposamba divulga os 800 sambas participantes da edição 2014



A trilha sonora do Brasil ainda é o samba
Redação

 Maior mostra de sambas novos do Brasil, a Exposamba já tem as 800 composições que participarão da edição 2014. As inscrições, sempre gratuitas e abertas a todo o país, foram encerradas em 31 de julho. Nesta terça-feira (5) de agosto, os nomes serão divulgados pela Fábrica do Samba, organizadora do evento.

 Cerca de 1.000 sambas foram inscritos na mostra: cerca de 200 deles não respeitaram algum ponto do regulamento: não completaram a inscrição ou continham erros de forma ou problemas de conteúdo.

 A Exposamba 2014 irá eleger os melhores novos sambas do Brasil, em votação popular e em escolha de júri especializado. A fase inicial, de pré-seleção, será realizada via internet (www.fabricadosamba.com), diferentemente dos anos anteriores.

 “Decidimos possibilitar ao candidato a chance de concorrer sem a necessidade de se deslocar para outra cidade ou outro Estado. Isso evita que tenham custos de transporte, alimentação e hospedagem, antes de saber se foram ou não pré-selecionados. Os que passarem à segunda fase, aí sim, terão de mostrar a composição em apresentação ao vivo, em unidades do Sesc São Paulo”, afirmou o diretor-presidente da Fábrica do Samba e idealizador da Exposamba, José Maria Monteiro.

 As cinco primeiras composições vencedoras da Exposamba, tanto as classificadas pelo júri quanto as classificadas pela votação pela internet, receberão como prêmio, por ordem de classificação, os valores brutos de, respectivamente, R$35.000, R$25.000, R$20.000, R$15.000 e R$10.000, podendo haver pagamento de mais de uma premiação ao mesmo participante caso haja coincidência entre a escolha do júri e da votação pela internet.

 “Compositor Revelação” e “Melhor Intérprete” escolhidos pelos músicos da orquestra receberão como premiação os valores brutos de R$7.500 cada.
                                                                      Fase a fase
 Dos 800 vídeos que participarão da pré-seleção, os 160 mais votados na internet (www.fabricadosamba.com) passarão para a fase seguinte, de Seleção, que acontecerá no Sesc, na capital paulista, e será presencial.
  Dentre os 160, 40 serão escolhidos por júri técnico para as semifinais. Nas votações poderá haver coincidência de escolhas pelo júri e pelo voto popular. Na final concorrerão até 20 sambas, escolhidos por júri técnico (dez) e por votação popular (dez).

                                                                       Atrações

  A Exposamba realizou sua primeira e segunda edições nos anos de 2012 e 2013. Com mais de 2.200 inscritos, quase R$500 mil em prêmios distribuídos e centenas de novos talentos revelados, chega à 3ª edição com uma agenda cheia de atrações.

 Além da disputa entre os novos compositores, estão marcadas apresentações de música instrumental e encenações em homenagem a personalidades do samba que seriam centenárias em 2014. Estão confirmadas as presenças do maestro e gaitista Rildo Hora e a do ator, músico e cantor Eduardo Dusek. 



Variedades: Cantor Rick, da dupla Rick & Renner, participa do Especial Bem Sertanejo do Fantástico

Rick (à esquerda) estará no Fantástico deste domingo (3)

Redação

 Ao lado de Daniel, o cantor Rick, da dupla Rick & Renner, estará no próximo domingo (03) no especial “Bem Sertanejo”, quadro que vai ao ar dentro do programa Fantástico, exibido pela Rede Globo. Comandado por Michel Teló, o encontro musical entre os três artistas irá abordar o tema composição.

 “Fiquei muito feliz por este convite para estar neste especial com esses dois grandes amigos. O Daniel e o saudoso João Paulo fazem parte da minha trajetória e o Michel também é uma pessoa por quem tenho muito respeito e admiração. Este encontro vai ser imperdível”, comentou Rick que acumula um grande legado como produtor musical e como compositor.

 São dele sucessos como “Só Dá Você na Minha Vida”, de João Paulo & Daniel, “Página de Amigos”, de Chitãozinho & Xororó e “Conta Pra Ela”, de Leandro & Leonardo, por exemplo. Ele assina ainda músicas interpretadas por Zezé di Camargo & Luciano, Daniel, Bruno & Marrone, Gino & Geno, Clayton & Camargo, dentre muitos outros.


 Vale lembrar que a série “Bem Sertanejo” é apresentada por Michel Teló e conta a história da música sertaneja no Brasil e suas mudanças de estilo no decorrer dos anos. No ar há duas semanas, o Bem Sertanejo já contou com as participações de Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó e Marciano, e trará ainda nomes como Leonardo, Paula Fernandes, Victor & Leo, Sérgio Reis, Almir Sater, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano e de Milionário & José Rico.

Variedades: Amanhã (2)Sambista Ana Clara faz show em Jundiaí (SP)


Ana Clara é uma das grandes promessas do samba

Redação

 Os amantes do samba que moram na terra da garoa poderão curtir o melhor do estilo musical neste sábado (2) no ‘Sambar’ ao som da cantora Ana Clara. Dona de talento e timbre de voz únicos, a artista representará o samba de raiz ao som de músicas inéditas e grandes regravações, tudo isso com muito carisma, alegria e talento, características que são marcantes no perfil da sambista que, com apenas 20 anos, é considerada a nova promessa do samba.

 “Eu adoro São Paulo e, vir pra cá fazer show e ficar pertinho do meu público é maravilhoso. Quem gosta dos clássicos do samba vai dançar, cantar e curtir bastante. Espero levar muita diversão para toda a galera!”, afirmou a cantora.

 Vale lembrar que Ana Clara lançou recentemente o EP ‘Essa Sou Eu’, álbum produzido pelo cantor Rodriguinho. A música que leva o titulo do CD ganhou um videoclipe que contou com a participação do ator global Caio Castro. Para saber mais acesse: www.cantoraanaclara.com.br
 Serviço: Show Ana Clara, sábado (2), Sambar, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Jundiaí (SP).