Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Túnel do Tempo: Reserva de mercado na informática


Luís Alberto Alves

Reserva: Em 4 de dezembro de 1987, a Câmara dos Deputados aprova a chamada lei de software, que protege os direitos autorais sobre os programas de computador, preservados os princípios da reserva de mercado.

Radiografia de Sampa: Rua Eça de Queiroz




Luís Alberto Alves

José Maria Eça de Queiroz, nasceu em Povoa do Varzim, Portugal, em 25 de novembro de 1843. Apesar das críticas que se fez à sua obra, ele foi positivamente um dos mais lidos e apreciados dentre os grandes escritores portugueses do século XIX. 

Um dos traços mais simpáticos de sua personalidade para nós brasileiros, é a amizade que dedicava a Eduardo Prado, de quem se diz ser o admirável Jacinto da "Cidade e as Serras". A Domicio da Gama, a quem também dispensava estreita simpatia, chamava enternecido e irônico de Mulato Cor de Rosa. Faleceu em Paris em 17 de agosto de 1900. A Rua Eça de Queiroz (foto) fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP.

Geral: Quanto maior a escolaridade, maior a desigualdade de renda entre homem e mulher


  • Rio de Janeiro
Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil
O rendimento médio por hora de uma mulher no Brasil equivale a 74% do rendimento médio de um homem. Essa diferença aumenta conforme são adicionados mais anos de estudo ao currículo. Os dados foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Síntese de Indicadores Sociais.

Para a população ocupada que possui 12 anos ou mais de estudo, o rendimento-hora médio das mulheres equivale a 66% do verificado para os homens. Em 2004, essa diferença era maior, com mulheres ganhando, em média, 61% da remuneração masculina.
Entre a população menos escolarizada, com até quatro anos de educação formal, essa proporção sobe para 78%. Os dados mostram, no entanto, que esse grupo de mulheres menos escolarizadas, perdeu renda frente aos homens. Em 2004, seu rendimento-médio por hora equivalia a 79% da renda masculina.

A pesquisa mostra que, ao longo de dez anos, a renda das mulheres avançou apenas quatro pontos percentuais em relação a dos homens, de 70% para 74%.

Jornada desigual
No período analisado, tanto homens quanto mulheres tiveram uma redução em sua jornada total de trabalho, que inclui tanto o tempo gasto no emprego formal quanto o dedicado aos afazeres domésticos.

Em média, um homem brasileiro trabalha 41,6 horas semanais em seu trabalho principal e mais 10 horas no trabalho doméstico, o que gera uma jornada total de 51,3 horas – menor que as 53,1 horas registradas em 2004. A redução na jornada dos homens se concentrou no trabalho formal, que passou de 44 horas semanais, em 2004, para as atuais 41,6 horas. O tempo gasto nos afazeres domésticos se manteve igual em dez anos.

Já para as mulheres, o tempo gasto nas tarefas domésticas caiu de 22,3 horas semanais para 21,2 horas, de 2004 para 2014. Essa queda explica a redução da jornada total, que passou de 57,2 horas para 56,3 horas semanais. O tempo investido no trabalho formal se manteve de 2004 para 2014: 35,5 horas.

Segundo a pesquisa, 90,7% das mulheres que trabalhavam em 2014 também realizavam tarefas domésticas, percentual muito próximo dos 91,3% registrados em 2004. Ao longo desses 10 anos, a variação da mesma estatística para homens foi de 46% para 51%.
Em relação à formalização, houve melhora para as mulheres: de 2004 a 2014, cresceu 60% o número de mulheres ocupadas em trabalhos formais, enquanto para os homens essa alta foi 43,6%.

Os dados do IBGE mostram ainda que as mulheres jovens são o grupo que tem maior dificuldade de se inserir no mercado de trabalho: uma em cada cinco jovens que tem entre 16 e 24 anos de idade está desocupada – grupo que inclui pessoas que procuraram emprego na semana da pesquisa e não encontraram.

Geral: Professores fazem assembleia para discutir ações após decisão de Alckmin




  • São Paulo
Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
Após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciar, no início da tarde de hoje (4), a suspensão da reorganização escolar por um ano, professores se reuniram em assembleia na Praça Roosevelt, região central da capital paulista, para decidir os próximos passos do movimento contra as mudanças.

Truculência foi a tônica do governo Alckmin contra a ocupação das escolas

Segundo a presidente do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeosp), Maria Izabel Azevedo Noronha, o anúncio do governador não basta para que alunos e professores parem o movimento.

 Ele informou que na sexta feira (11) deverá ocorrer um novo ato. “Ele disse que o ano que vem será um ano de debates sobre a reorganização, escola por escola. Ele não colocou nenhuma condição, mas a normalização não é uma coisa automática.”

Maria Izabel ressaltou a necessidade de professores e alunos avaliarem a situação, porque as mudanças haviam sido impostas. “A reorganização ia ser na marra. Com a organização dos alunos e professores nas ruas, ele recuou, mas isso não quer dizer que ele não vá 'tirar o saco de maldades'. Eu não acredito nisso.”

A presidente da Apeosp disse que os movimentos devem continuar conversando, de modo a fechar o ano em alerta para o que pode ocorrer em 2016. Sobre as notícias de renúncia do secretário de Educação, Herman Voorwald, Maria Izabel afirmou que, se confirmada, a saída teria sido resultado das consequências do autoritarismo do secretário.

O Palácio dos Bandeirantes e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo não confirmam a saída de Herman Voorwald.

Geral: Reorganização é adiada em SP e será rediscutida “escola por escola”, diz Alckmin

  • São Paulo
Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O governador Geraldo Alckmin anunciou o adiamento da reorganização escolar, a coletiva foi realizada no Palácio dos Bandeirantes. (SECOM/ Gov.de SP)
São Paulo - O governador Geraldo Alckmin anuncia o adiamento da reorganização escolar, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes
Secom/ Governo de São Paulo
A reorganização escolar proposta pelo governo de São Paulo, que seria implantada em 2016 e levaria ao fechamento de 93 escolas, foi suspensa para que seja aberto diálogo com a comunidade escolar no próximo ano. 

O anúncio foi feito hoje (4) pelo governador Geraldo Alckmin. “Nossa decisão é adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola, com a comunidade, com os estudantes e, em especial, com os pais dos alunos”, disse em entrevista coletiva. Os estudantes permanecem estudando nas escolas onde estão matriculados.

A medida que propõe separar estudantes por ciclo escolar (fundamental 1 e 2 e médio) enfrenta resistência de alunos, pais e professores. Mais de 200 escolas foram ocupadas para reivindicar a suspensão da reorganização, que afetaria 311 mil alunos. Ontem (3), Ministério Público e Defensoria Pública entraram com um pedido de liminar para suspender a medida.
                                                               Manifestações
Nesta semana, além das ocupações, estudantes bloquearam avenidas importantes da capital paulista e foram reprimidos pela Polícia Militar. Ontem (3), seis jovens foram detidos e três permaneceram presos e, entre as acusações, estava corrupção de menores. Hoje (4), novos protestos ocorreram na Avenida Paulista, e a PM usou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para reprimir os estudantes.

Alckmin reforçou que está convicto de que a reorganização é a uma medida importante para a melhoria do ensino, mas que atenderá ao pedido dos estudantes. “Recebi a mensagem dos estudantes e dos seus familiares com as suas dúvidas e preocupações com relação à reorganização das escolas no estado de São Paulo”, afirmou. Ele deixou a coletiva sem responder a perguntas dos jornalistas.

Economia: Peugeot lança ferramenta online para acompanhar serviço e aprovação de orçamento no pós-venda



Redação
Por meio do sistema “piTsTop”, os clientes da Marca de todo o país poderão assistir vídeos com o status dos serviços realizados em seus veículos, facilitando o dia-a-dia do consumidor e estreitando sua relação com o concessionário.
 Com o objetivo de proporcionar mais agilidade, transparência e comodidade aos clientes que utilizam a rede de concessionárias da Marca para realizar revisões e demais serviços regulares em seus veículos, a PEUGEOT desenvolveu o piTsTop, uma ferramenta online na qual o proprietário poderá acompanhar à distância os serviços de Pós-Venda.
 Para fazer uso da ferramenta é simples. Após deixar seu modelo PEUGEOT em qualquer concessionária da Marca para revisão ou reparo, o cliente receberá por SMS ou e-mail um código PIN. Esse número deve ser usado para acessar o sitehttp://pitstop.peugeot.com.br/, que pode ser feito por smartphone, tablet ou desktop. Em seguida, o consumidor terá acesso ao vídeo no qual o consultor da concessionária mostra e explica eventuais serviços adicionais cuja necessidade tenha sido detectada na oficina.
 Como exemplo, o consultor pode registrar um vídeo de uma intervenção nas pastilhas de freio do carro, explicando ao cliente a necessidade de substituição do componente e o tempo adicional para entrega do veículo. O mesmo recurso pode ser empregado para informar o cliente de um risco ou amassado no para-choque, e quanto tempo levará para executar esse serviço.
 Na mesma tela do vídeo estarão visíveis os orçamentos de cada serviço extra, que poderão ser aprovados pelo cliente em conjunto ou separadamente, ou simplesmente recusados. Com mais essa iniciativa, a PEUGEOT, por meio da tecnologia, aperfeiçoa o tratamento junto ao cliente nos serviços de Pós-Venda e estreita o relacionamento entre o consumidor e sua rede de concessionárias.

Política: STF nega dois mandados de segurança contra decisão sobre pedido de impeachment



Luís Alberto Alves
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou os dois mandados de segurança impetrados pelos deputados Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA) - MS 33920 – e Paulo Teixeira (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) - MS 33921 - que questionavam o ato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que aceitou pedido de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade.
Em relação ao mandado de segurança de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior, o ministro Celso de Mello não conheceu a ação, por “ilegitimidade ativa ad causam de seu autor”. Segundo o magistrado, o deputado não pode pleitear direito alheio. O ministro determinou o arquivamento do pedido, com base em diversos precedentes da Corte.
                                                                   Desistência da ação
Os deputados petistas chegaram a pedir a desistência do Mandado de Segurança, o que também foi negado pelo relator, ministro Gilmar Mendes. A atitude, conforme Mendes, configura fraude à distribuição processual e constitui ato temerário e ofensivo ao Poder Judiciário. O ministro determinou o envio de notificação ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que seja examinada a eventual responsabilidade disciplinar "por ato atentatório à dignidade da Justiça” por parte dos autores da ação.
Quanto ao pedido de liminar apresentado pelos parlamentares, o ministro concluiu que a atuação do presidente da Câmara restringiu-se a uma análise formal, “sem conferir qualquer juízo de mérito sobre a questão”.

Política:Exposição a agrotóxicos pode causar câncer e mal de Parkinson, alerta Inca


Luís Alberto Alves

Gustavo Lima - Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente. Dep. Augusto Carvalho (SD-DF)
Augusto Carvalho criticou o aumento do uso de agrotóxicos no Brasil
Exposição prolongada a agrotóxicos pode causar desde irritações na pele, vômitos e alergias, a mal de Parkinson e câncer. Os dados alarmantes foram apresentados pela representante do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Marcia Sarpa, em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O debate, solicitado pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF) para discutir os impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, foi realizado na quinta-feira (3), quando é comemorado o Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos. A data foi escolhida em memória da tragédia de Bhopal, na Índia, em 1984, quando houve um vazamento de cerca de 40 toneladas de gases letais de uma fábrica de agrotóxicos. O desastre provocou a morte de mais de sete mil pessoas.
Márcia Sarpa explicou que as baixas doses e as exposições múltiplas às substâncias desregulam o sistema imunológico e são responsáveis por mutações no DNA que podem levar ao câncer. Segundo ela, acreditava-se que a maioria dos casos da doença era proveniente de fatores genéticos, mas hoje já se tem entendimento que 80% a 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores biológicos, físicos e químicos. Sarpa afirma que a prevenção é possível.
"Uma das medidas urgentes no Brasil é o cumprimento da legislação, porque a Lei dos Agrotóxicos [7.802/89] é bem rigorosa quando fala que agrotóxicos mutagênicos, carcinogênicos e teratogênicos não podem ser registrados no Brasil. Então vamos cumprir a lei, proibir a pulverização aérea e o uso de agrotóxicos proibidos em outros países. Nós não somos o lixo do mundo", afirmou.
O coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva, acrescentou que a proposta de emenda à Constituição (PEC 491/10) que proíbe a criação de imposto incidente sobre insumos agrícolas é um retrocesso.
Para Augusto Carvalho o atual modelo brasileiro de produção de commodities tem provocado várias tragédias no país. "Tragédias é o que marca o nosso tempo. Enquanto o Brasil continuar com esse modelo de grande produtor e exportador de commodities, nós vamos ter as mineradoras fazendo o que fizeram agora em Mariana e outras tragédias poderão acontecer. E a produção de grãos de commodities podem também estar levando a uma tragédia invisível e pouco dimensionada", declarou o deputado.
Preocupado com o aumento do uso de agrotóxicos no País nos últimos anos, Carvalho também formulou um abaixo-assinado requisitando a implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). O programa faz parte da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Decreto 7.794/12).

Variedades: Emilio Pucci e Liga Solidária em ação beneficente





Redação
Conhecida por suas estampas ícones, a Emilio Pucci abre espaço para a solidariedade em sua loja no Brasil. A marca se une na próxima semana a Liga Solidária para uma ação beneficente pra lá de especial.

Entre os dias 7 e 13 de dezembro a label italiana destinará 10% do valor total das compras efetuadas em sua loja no Shopping Cidade Jardim para a organização social sem fins lucrativos.

A campanha vai beneficiar os 10 programas desenvolvidos pela instituição, que promove a educação e a cidadania para os atendidos.

Sobre a Liga Solidária

A Liga Solidária é uma organização social sem fins lucrativos, criada há 92 anos. Atualmente, atende mais de 10 mil crianças, jovens e adultos em situação de alta vulnerabilidade social. A ONG desenvolve programas sociais de educação e cidadania nos distritos Raposo Tavares e Rio Pequeno, na periferia da zona oeste do município de São Paulo, e também nos bairros da Saúde e Cidade Monções.

Sobre a Emilio Pucci

A label florentina, controlada pelo grupo LVMH e que tem como atual diretor criativo o estilista Massimo Giorgetti, é famosa principalmente por suas icônicas estampas, que também fazem sucesso entre as mulheres brasileiras.

Fundada pelo aristocrata florentino, Emilio Pucci, em 1947, a marca traduz o lifestyle que expressa liberdade, ousadia, jovialidade e o legado do ready-to-wear, misturando luxo e sofisticação com humor e inovação. Atualmente a Maison conta com aproximadamente 50 boutiques em quatro continentes.

Variedades: Concerto de rock, sarau, filme e teatro na programação cultural de Guarulhos (SP)





Redação

Este fim de semana é especial: precede o aniversário de nossa cidade! Muita gente ainda vai ter emenda de feriado e nada mais justo do que prestigiar o município e seus artistas! #boracurtirGuarulhos!
Sarau
Gosta de literatura? Então confira, no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato (rua João Gonçalves, 439, Centro), o sarau feminista com lançamento de livro neste sábado, dia 5, às 15h. A autora Jarid Arraes vai lançar o livro “As Lendas de Dandara”, seguido de bate-papo e exposição de cordéis feministas. Entrada franca.
Musical
A Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel apresenta, neste sábado, 5, às 16h, Grease, o Musical, no Teatro Nelson Rodrigues (rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão). Adaptação de “Grease, nos tempos da brilhantina”, o espetáculo conta a história do romance dos adolescentes Sandy e Danny, tendo como pano de fundo os anos 1950. A indicação é livre e melhor: a entrada é um 1kg de alimento não perecível (exceto sal). A troca dos alimentos por ingressos deve ser feita a partir das 15h, na bilheteria do teatro.
Orquestra e rock’n roll
Nirvana com orquestra soa muito bem. E é isto que o público poderá conferir durante o Rock em Concerto, da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, na terça-feira, dia 8, às 20h, no Teatro Adamastor. Durante o concerto, a OJMG vai executar 20 músicas, acompanhada por uma banda de rock. A apresentação, gratuita, encerra a Temporada 2015 da Orquestra e também comemora o aniversário de Guarulhos. Bora prestigiar!
Filme de graça!
Criançada combina bem com filme e pipoca, não? Então, dá para se divertir muito no CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alt) nesta segunda, dia 7, e terça, dia 8, durante o Projeto Pipoca, com exibição gratuita de filmes.
Na segunda-feira, dia 7, a exibição será da animação Minhocas, com sessões às 8h e às 15h. Já na terça, dia 8, serão dois filmes: Brasil Animado, com sessão às 11h, e Amazônia, com sessão às 15h. A atividade é uma parceria entre a Globo Filmes e a Prefeitura de Guarulhos. Cola lá!
Comédia
O Teatro Padre Bento (rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade) recebe a comédia O Pretendente de Mademoiselle Chatelet, da DRT Produções, neste sábado, 5, e domingo, 6, às 19h. Na peça, duas famílias vizinhas vão casar seus filhos: Chatelet Quitoux e Archibald Le Bouer, com a bênção do padre local. Porém, os dois jovens não se amam. Pior: cada membro de uma família ama um membro diferente da outra família e sim, tem um padre apaixonado nessa história. Está armada uma terrível confusão sentimental. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e estarão à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Arte e reflexão
Está de boa pela região do Macedo? Então não deixe de conferir as obras expostas no 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos, em cartaz no Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo), até 16 de janeiro. De graça!
Podem ser vistas pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Faça selfies e interaja nas instalações, como Corpo Parede, Corpo Árvore, da artista Daniele Desierrê. A obra foi construída no próprio Adamastor e traz uma estrutura de concreto e armação de madeira, na qual o visitante pode (e deve) sentar-se. A intenção é que o público se “emparede” e, assim, reflita sobre o pouco contato com a natureza que temos hoje em dia.
O Salão pode ser conferido diariamente, das 8h às 23h.