Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 20 de maio de 2014

Túnel do Tempo: Voo até Paris sem escalas



Charles Lindbergh viajou direto sem nenhuma escala

Luís Alberto Alves


 Dos EUA a Paris: No dia 20 de maio de 1927 Charles Lindbergh parte de Nova York, no Spirit of Saint Louis, para um voo sem escalas até Paris, onde chegaria 33½ horas depois.

Radiografia de Sampa: Avenida Guapira



A Avenida Guapira fica no bairro do Jaçanã, Zona Norte de SP


Luís Alberto Alves

 Guapira era, originalmente, o nome de um pequeno rio que desaguava no Rio Cabuçu, na divisa entre São Paulo e Guarulhos e, também, identificava toda a região hoje conhecida como "Jaçanã". Desde o início de São Paulo de Piratininga, o "Guapira" era trilhado pelos bandeirantes e sertanistas que seguiam rumo ao "Cabuçu" na antiga Freguesia da Conceição dos Guarulhos e daí, para Mairiporã, Atibaia e Minas Gerais.

 A trilha ou estrada por eles utilizada era, desde aquela época, chamada de "Estrada do Guapira". Na língua Tupi, Guapira significa "começo do vale" ou "as cabeceiras, as nascentes", geralmente de um rio. A história da Avenida Guapira remonta aos séculos XVI e XVII, sendo conhecida como "Estrada do Guapira".

 Já no século XX, ela seria oficializada com esta denominação através do Mapa Oficial da cidade de 1927. Naquela época, ela "começava na Estrada da Cantareira e terminava na Estrada de Vila Galvão". E como "estrada" ela permaneceu até 1961 quando, então, ganhou a denominação de Avenida. Porém em 1971 seu nome mudou para Avenida Dra. Diva Chaves de Faria, mas no ano seguinte voltou a se chamar Guapira, que fica no bairro do Jaçanã, Zona Norte de SP.


Geral: Comissão debaterá dificuldades legislativas para recuperar produtos de crimes

A Justiça encontra dificuldade para recuperar dinheiro que foi retirado da administração pública



Luís Alberto Alves
 A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle promove audiência pública, na quinta-feira (22), para debater as dificuldades legislativas do governo brasileiro na recuperação dos ativos (dinheiro, propriedades, ações) que resultaram de crimes, encontrados no Exterior.
 O evento foi proposto pelo deputado Renato Simões (PT-SP). Ele afirma que o governo brasileiro se esforça no combate aos crimes contra a administração pública e a lavagem de dinheiro. No entanto, “apesar dos esforços empreendidos, existem limitações e dificuldades, no instante de recuperar o dinheiro ao erário público".
 Ele cita como exemplo “o recente episodio do bloqueio de recursos financeiros – produto de crime – encontrados na Suíça e relacionados a superfaturamento e formação de cartel nas concorrências públicas da malha ferroviária e do metro do estado de São Paulo”.
                                                                         Convidados
 Foram convidados para debater o assunto com os integrantes da comissão o secretário de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria Geral da República, procurador Vladimir Barros Aras, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra.


Geral: Proposta amplia caracterização para crime de tráfico de pessoas


O crime organizado trafica mulheres para exploração sexual no Exterior ou mesmo em outras regiões do Brasil

Luís Alberto Alves

 A Câmara analisa o Projeto de Lei 7.370/14, do Senado, que amplia a previsão no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) para o crime de tráfico de pessoas. Pelo texto, comete o crime quem agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir ou comprar para remoção de órgãos, trabalho análogo a escravo, servidão, adoção ilegal e exploração sexual.
 O texto revoga as regras atuais do Código Penal para o tráfico internacional de pessoas, que hoje é caracterizado como crime se acontece para exploração sexual. O projeto também aumenta a pena mínima de 3 para 4 anos de reclusão mais multa. A pena máxima, de oito anos de reclusão, foi mantida.
 O texto é de autoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Pessoas do Senado, criada em 2011. “O tráfico de pessoas, que não haja ilusões, existe e atenta contra os direitos de toda a sociedade brasileira”, disse a relatora da CPI, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
 Pela proposta, os presos por tráfico de pessoas só terão direito a liberdade condicional depois de cumprir dois terços da pena, assim como acontece atualmente com presos por crime hediondo, tortura e tráfico de drogas.
                                                                      Vítimas
 As vítimas desse crime devem receber seguro-desemprego, independentemente da regularidade de sua situação migratória. O projeto permite também a concessão de visto temporário ou mesmo permanente se houver colaboração na apuração do crime, com alteração no Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80).
 Quem for vítima de tráfico de pessoas deverá ter assistência jurídica, social e de saúde e ser acolhida em abrigo provisório. O texto também ressalta o cuidado com a revitimização de quem sofrer o crime na hora do atendimento e nos procedimentos investigatórios e judiciais.
                                                                      Prevenção
 A proposta também estabelece normas de prevenção e punição para o tráfico de pessoas e medidas de proteção às vítimas desse crime.
 O projeto estabelece a prevenção do tráfico de pessoas com medidas integradas em saúde, educação, trabalho, segurança pública, justiça, turismo, assistência social e desenvolvimento rural. Pelo texto, também deve haver campanhas socioeducativas e de conscientização, a partir de diferentes realidades e linguagens.
 O combate ao tráfico de pessoas será feito seguindo princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, não discriminação e proteção integral da criança e do adolescente. As diretrizes para enfrentar o crime serão, por exemplo, a articulação com organizações governamentais e não governamentais e criação de rede para tratar da questão.
 O juiz poderá decretar a retenção provisória dos bens dos investigados de tráfico de pessoas durante as investigações. Ao dar a decisão final, o juiz definirá o que será feito dos bens, produtos e valores apreendidos.
 Duas propostas (PL 2.845/03 e PL 6.934/13) estão apensadas e estabelecem normas para políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de seres humanos, além de regulamentar aspectos civis e penais.
                                                                    Tramitação
 A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada por uma comissão especial, pois foi encaminhada para ter parecer de mais de três comissões de mérito. Em seguida, seguirá para o Plenário.


Política: Comissão pode votar parecer sobre medidas socioeducativas para adolescentes



A proposta é aumentar a punição aos infratores

Luís Alberto Alves
 A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes infratores (PL 7.197/02 e apensados) pode votar nesta quarta-feira (21) o parecer do relator, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
 Embora ainda não tenha apresentado seu relatório, Sampaio adiantou, no último dia 9, que seu texto não tratará da redução da maioridade penal. Ele ressaltou que o espírito do parecer é, em vez de reduzir a idade penal, aumentar a punição aos infratores.
 O relatório vai propor alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), como o aumento de três para oito anos do tempo máximo de internação de adolescentes de 16 a 18 anos que cometerem infrações equivalentes a crimes hediondos.


Economia: Defesa do consumidor discute ampliação dos poderes do Procon



Os direitos do consumidor poderão ganhar mais medidas corretivas

Luís Alberto Alves
 A Comissão de Defesa do Consumidor debate nesta quarta-feira (21) o fortalecimento dos Procons. Será discutido o PL 5.196/13, do Executivo, que modifica o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), permitindo aos Procons determinar a aplicação de medidas corretivas, como substituição ou reparo de produto defeituoso, devolução de valores cobrados indevidamente, cumprimento de oferta por parte do fornecedor, entre outras.
 O deputado Sérgio Brito, que propôs o debate, destaca que, alpem da proposta que tramita na Câmara, está em discussão no Congresso outros projetos de lei que podem modificar substancialmente o CDC. “No Senado, a Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor discutiu os PLS 281, 282 e 283/12, que propõem alterações no CDC em relação ao comércio eletrônico, às ações coletivas e ao superendividamento”, explicou.
Foram convidados:
- a secretária nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva;
- o presidente da Diretoria Executiva Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho;
- o diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Ricardo de Barros Vieira;
- o diretor executivo do Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e de Seviços Móveis Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), Eduardo Levy Cardoso Moreira;
- o subprocurador-geral da República - Coordenação da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MinistérioPúblico Federal, Antonio Carlos Fonseca da Silva;
- o presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), Mário Kono de Oliveira;
- a coordenadora da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Larissa Davidovich;
- a presidente da Associação Brasileira de Procons, Gisela Simona Viana de Souza; e
- o vice-presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Leonardo Palhares.


Variedades: A fantástica fábrica de chocolate é um dos destaques do Cine Sesc até dia 28






A fantástica fábrica de chocolate é um dos destaques da programação


Redação

                                                          HELI - estreia

(Direção: AmatEscalante, 2013, México/ França/ Alemanha/ Holanda, 105’) Com: Armando Espitia, Andrea Vergara, Linda González, Juan Eduardo Palacios. Estela tem 12 anos, vive em uma pequena cidade mexicana e está perdidamente apaixonada por um jovem cadete da polícia. Ele quer fugir com ela e se casar. Para realizar o seu sonho, ele desvia alguns pacotes de droga. A família de Estela terá de enfrentar a violência que devasta a região.
Não recomendado para menores de 18.

Segunda, terça e quinta: R$15,00; R$7,50; R$3,00. Quarta: R$10,00; R$5,00; R$2,00. Sexta, sábado, domingo e feriado: R$20,00; R$10,00; R$4,00.

Sessões às 16h, às 18h e às 21h30

                                                        HOTEL MEKONG - exclusivo

(Mekong Hotel. Direção: ApichatpongWeerasethakul. Tailândia / Reino Unido, 2012, 61’). No nordeste da Tailândia, às margens do rio Mekong, que marca a fronteira com o Laos, está o Hotel Mekong. O diretor ApichatpongWeerasethakul ocupa seus quartos e varandas para ensaiar Ecstasy Garden, um filme que escreveu anos atrás. Neste espaço, recria uma narrativa que embaralha diversos níveis de realidade, fato e ficção, para explorar os vínculos possíveis entre uma mãe vampira e sua filha, jovens amantes e o rio Mekong que flui como o som da música de ChaiBhatana. Filmado em meio a grandes inundações que afetaram esta região em 2011, Weerasethakul entrelaça diferentes camadas de sentido: destruição, política e sonhos à deriva do futuro.
Não recomendado para menores de 10.

Segunda, terça e quinta: R$15,00; R$7,50; R$3,00. Quarta: R$10,00; R$5,00; R$2,00. Sexta, sábado, domingo e feriado: R$20,00; R$10,00; R$4,00.

Sessões às 14h30 e às 20h

                                                           CINECLUBINHO

Todo domingo de manhã tem CineClubinho no CineSesc!
Livre. Grátis. Ingressos 1h antes.

A Fantástica Fábrica de Chocolate
(Willy Wonka&the Chocolate Factory, EUA, 1971, 100’) Direção: Mel Stuart. Cinco crianças sortudas encontram cupons dourados dentro das barras de chocolate Wonka e ganham a chance de conhecer a lendária fábrica do excêntrico Willy Wonka. Começa a incrível excursão pelo mundo de Willy, com cachoeiras de chocolate, esculturas gigantescas cobertas de açúcar e muitas descobertas.
Livre. Grátis.

25/05/2014. Domingo, às 11h
Retirada de ingressos 1h antes.


                                                         DIA DO DESAFIO


O Sesc em São Paulo coordenará a 20ª edição do Dia do Desafio. O evento é uma iniciativa da Tafisa, com apoio da Isca (International Sports and Culture Association) e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. A programação acontece no dia 28 de maio para mobilizar comunidades e ampliar o número de praticantes de esportes e de atividades físicas. Veja as atividades que o CineSesc oferece.  Acima 12 anos. Grátis. 28/5. Quarta, das 11h às 19h.

Ponto de Fuga

Cadeiras de massagem disponíveis durante todo o dia. Conhecimento corporal, respiração e relaxamento.

CineBike

Bicicletas geram energia a partir das pedaladas do participante, exibindo curtas metragens a escolha do biker. 

CURSO
                                                       A NARRATIVA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Quais são as questões centrais do "cinema contemporâneo"? A partir das obras de importantes cineastas, o curso pretende levantar algumas características centrais das narrativas cinematográficas produzidas nos últimos anos. Ministrado por Raul Arthuso: mestrando em cinema brasileiro contemporâneo pela ECA-USP, crítico de cinema (revista Cinética) e cineasta. 
Acima de 16 anos. Vagas esgotadas.

22/5. Quinta, das 19h30 às 21h30.
Exposição

                                                          40º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

 O CineSesc apresenta no hall uma exposição de fotografias contemporâneas de atrizes e atores brasileiros que atuaram em filmes premiados na categoria “Melhor Filme Nacional” do Festival Sesc Melhores Filmes. Uma homenagem a alguns dos grandes astros do cinema nacional que brilharam na tela ao longo dos últimos 40 anos.

Talentos que encantaram e encantam gerações, presentes no imaginário dos espectadores, representantes da sétima arte brasileira e inesquecíveis intérpretes. Entre eles: Antônio Abujamra, Caio Blat, Carlos Vereza, Gero Camilo, Helena Ignez, Hugo Carvana, João Miguel, Laura Cardoso, Matheus Nachtergaele, Othon Bastos, Paulo José, Ruth de Souza, Sandra Corveloni e Zezé Motta.  Fotos por LudovicCarème (Modds).
Livre. Grátis.
01 a 30/05/2014. Segunda a domingo, das 14h às 21h30.

CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
São Paulo / SP
Fone: (11) 3087-0500