Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Túnel do Tempo: Índios matam garimpeiros em Rondônia



Luís Alberto Alves


Chacina:  Em 7 de abril de 2004 pelo menos 29 garimpeiros são encontrados mortos em Rondônia, por causa do conflito ocorrido entre garimpeiros e índios na reserva indígena de Roosevelt. Os índios procuravam diamantes numa jazida que antes era explorada por garimpeiros expulsos da reserva pela Funai.

Radiografia de Sampa: Rua Casa do Ator




Luís Alberto Alves

 A rua foi batizada, informalmente, pelos moradores mais antigos da região, como rua "Casa do Ator", porque nela havia uma entidade, construída por volta da década de 1930, que abrigava artistas aposentados com essa denominação. Na época, era muito comum, a Prefeitura oficializar nomes de logradouros já usados pela população.  A Rua Casa do Ator (foto) fica no Itaim Bibi, Zona Sul de SP.


Geral: Educação traça o primeiro perfil dos alunos superdotados da rede




Redação

  A Secretaria da Educação do Estado realizou o primeiro levantamento sobre os alunos com altas habilidades e superdotação da rede estadual de ensino. Os dados indicam que, este ano, estão matriculados 1.041 estudantes, sendo a maioria (55%) do sexo masculino. Foi identificado também que o 1º ano do Ensino Médio é a série que mais concentra esta população: 272 jovens, o que indica ser a faixa-etária entre 14 e 15 anos a mais numerosa. Do total, 88 deles estudam em escolas com jornada integral (superior a 7 horas).

  O perfil é resultado do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria, que conduz desde 2008 a formação contínua dos professores para que identifiquem estes alunos e ofereçam a melhor estratégia de acolhimento. O foco é para os alunos tenham  desenvolvimento pleno das habilidades.  As características destes estudantes são demonstradas pelo potencial elevado em qualquer uma das áreas: intelectual, acadêmica, liderança, artes, psicomotora, esportiva, que podem aparecer de forma isolada ou combinada.

 "A porta de entrada de um aluno com altas habilidades pode ser qualquer uma das nossas 5 mil escolas. Por isso, todas as unidades são orientadas a estarem sensíveis aos sinais que aparecem dentro e fora da sala de aula. Temos ainda um grupo de 5 mil professores formados para disseminar este conhecimento na rede e distribuímos um material didático norteador para todas as 91 Diretorias Regionais de Ensino", afirmou a coordenadora do Cape, Neusa Rocca.

   Após a identificação desses alunos, as escolas recebem orientações para o encaminhamento adequado. Os estudantes podem receber enriquecimento curricular, por meio da inclusão de atividades, de projetos, de oficinas e de parcerias que contribuam para o desenvolvimento. Outra estratégia é a formação de grupos de tutoria para estes alunos e, em casos comprovados por laudos, acordados com a família e definidos por avaliações pedagógicas, as crianças e jovens podem acelerar em até dois anos os estudos.

  As escolas que identificam alunos com altas habilidades e superdotação também são orientadas a realizar atividades de acolhimento com os pais e responsáveis.



Geral: Consumo de doce durante a TPM equilibra hormônios e traz sensação de bem-estar




 Redação
 Durante a rotina dinâmica e cheia de compromissos na vida da mulher moderna, aquele docinho pode ter papel fundamental para controlar as emoções. Mas por que esse é um componente que funciona tão bem em determinadas situações como na TPM (Tensão Pré-Menstrual), por exemplo?

 Segundo a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição – a oscilação hormonal durante a TPM é um fator determinante para maior procura pelo doce: “junto com as alterações hormonais que naturalmente acontecem no período que antecede a menstruação, há também uma queda no nível de serotonina. A serotonina é o neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade, bom humor e bem-estar. Sua baixa explica sintomas como irritabilidade, variação de humor e aumento na fome, especialmente fome de doces, numa tentativa do organismo conseguir mais carboidratos, que aumentem a síntese de serotonina. Por isso, mesmo quem não costuma comer doces, na TPM se volta para o açúcar como uma fonte de bem-estar”, explicou.

 Após a ingestão do doce, é comum mulheres ficarem desconfortáveis e com o sentimento de culpa. Porém, a nutricionista afirma que esse consumo não é prejudicial à saúde, mesmo em casos de dieta. “O segredo está no equilíbrio. Qualquer ingrediente em excesso não faz bem. O açúcar em pequenas quantidades e associado a uma vida saudável é uma ótima fonte de prazer. O essencial é respeitar a vontade do corpo”, diz a nutricionista.

 Para a especialista é melhor comer um doce quando se tem vontade, do que tentar enganar o organismo com outras opções, mesmo as menos calóricas.  Assim, o consumo se torna mais inteligente. “Normalmente, o que acontece é que as mulheres comem “o mundo” tentando driblar a vontade do doce e depois acabam não resistindo e comendo o doce por cima. Matar logo a vontade com um pouquinho do doce resolve o problema e economiza essas outras calorias desnecessárias”, afirmou. 

 “Para a mulher que está na TPM e sente muita vontade de comer doce, sugiro antes ou depois dos exercícios físicos, pois é um alimento útil para recuperação dos músculos. Se a pessoa não está se sentindo bem por causa da própria sensação pré-menstrual e/ou não fez os exercícios do dia, uma ótima saída é ingerir o doce depois de uma refeição, ou comer um salgado antes do doce para evitar os exageros”, completa Daskal.

 De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv, o consumo equilibrado de açúcar na primeira refeição do dia pode até ajudar na perda de peso. Isso acontece porque o metabolismo está mais ativo durante a manhã e tem mais facilidade em queimar calorias¹.
 Além disso, as principais características da TPM como ansiedade, alterações de humor, dores no corpo e mudanças hormonais podem levar ao estresse, que também é um fator de busca por alimentos doces. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo indicou que uma mulher estressada tem sete vezes mais vontade de comer um doce².

 O cardiologista do Hospital do Coração (HCor) Dr. Daniel Magnoni ressalta que um doce traz, além do açúcar, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. “O carboidrato, por exemplo, é essencial e a falta dele pode deixar as pessoas mais agressivas e ansiosas. Também é necessário para o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central, já que quando em falta pode causar sonolência e irritabilidade”.

 A nutricionista Marcia Daskal finaliza reforçando a importância do equilíbrio. “Já é sabido, e muitas pessoas até acham repetitivo, que o sucesso está no consumo equilibrado. Retirar o açúcar da alimentação não é necessário e nem necessariamente mais saudável. Corre-se o risco de, quanto mais cortar, aumentar a vontade de comer, principalmente pela sensação de ‘proibido’. Para não exagerar na dose, a mulher pode fazer um diário do que ingeriu na semana, pois isso ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede o açúcar, como a TPM”, concluiu a nutricionista.


Economia: Briga de casal por causa de dinheiro? Saiba como evitar




*Reinaldo Domingos
 
 Quando falamos de finanças para casais, é importante cuidado para evitar brigas, o que é muito comum. Para se ter ideia, uma pesquisa do SPC Brasil, com 662 consumidores acima de 18 anos e de todas as classes sociais das 27 capitais brasileiras, 35% desconhece o valor do salário do companheiro. Essa informação é bastante preocupante, já que demonstra uma grande possibilidade de problemas relacionados ao dinheiro no futuro.
 
 Isso porque a primeira dica em relação ao tratamento do dinheiro do casal é sempre muito diálogo. O mais adequado é construir um orçamento familiar. A partir deste momento, deve haver a definição de quem paga o quê. É possível ter uma conta conjunta para que esses compromissos sejam pagos.
 
 Porém, acredito que seja essencial avaliar a possibilidade de cada um ter sua conta corrente para questões relacionadas a pagamentos, definindo os limites, pois cada um pode ter seus próprios gastos. Já, quando o assunto é investimento, se faz em conjunto, pois, assim, se poupa mais dinheiro e obtém melhores resultados.
 
 Outro ponto que deve ser tratado de forma diferenciada é em relação à aposentadoria. Esse investimento deve ser para cada um, lembrando que, quem não construir sua aposentadoria, um dia, terá que pedir dinheiro para alguém, certo?  O segredo, então, é colocar tudo na mesa, nunca esquecendo que o assunto mais importante a ser conversado não são as despesas, e sim os sonhos e desejos individuais e coletivos. É muito comum os sonhos serem deixados de lado, mas, acredite, esse é um erro capital de milhões de casais.
 
 É importante estar atento, colocando sempre, no mínimo, três sonhos – curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazo (acima de dez anos) –, todos acompanhados de informações básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalmente. Caso contrário, não serão sonhos, e sim verdadeiros pesadelos para os casais, podendo “esfriar o relacionamento”.
 
 É preciso reforçar que, mesmo tendo contas separadas, quando se opta pelo casamento, é preciso não discriminar quem ganha mais ou menos. Trata-se de uma família e, neste caso, a receita deve ser pensada e somada para todos que dela participam. Assim, se deve definir um limite de gasto para cada um e fazer com que ele seja respeitado. Caso isso não ocorra, deverá ser motivo de diálogo.
 
Veja algumas orientações:

1.    Recomendo reuniões frequentes entre o casal para debater as finanças, porém, diferente do que ocorre frequentemente, esse não deve ser um momento apenas de tensão, mas sim de projeção;
2.    Estabeleçam sempre sonhos de curto, médio e longo prazos, lembrando que se deve ter objetivos coletivos e individuais;
3.    Um ponto que geralmente é foco de divergências é o padrão de vida que o casal leva, assim, faça um diagnóstico financeiro e, com os números reais da vida financeira, ajuste o padrão dentro dessa lógica;
4.    Outro motivo de briga é o fato de um dos parceiros ser mais acomodado. É importante entender que cada um possui um estilo, assim, recomendo a busca de um meio termo, com regras bem estabelecidas e não ficar batendo sempre na mesma tecla;
5.    O ponto fundamental é que, quando só um dos parceiros trabalha externo, também deve se ter a preocupação com a vida financeira em longo prazo, no caso aposentadoria;


6.    Caso tenham filhos, é preciso inclui-los na conversa sobre dinheiro e, mais do que isso, também devem chegar a um acordo sobre como será a educação deles em relação às finanças;
7.    Se um dos parceiros fez alguma ação errada em relação ao dinheiro, lógico que haverá um nervosismo inicial, por isso, tente deixar o debate para um momento no qual já conseguiu se acalmar um pouco e refletir sobre o ocorrido. Contudo, não finja que nada ocorreu, guardar pode causar “estouros” futuros;
8.    Lembrem-se, é nas dificuldades que vemos com quem realmente podemos contar. Assim, em caso de crise financeira, em vez do distanciamento, o ideal é buscar estar mais perto de quem gostamos.

*
Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor dos livros Terapia Financeira, Papo Empreendedor, Eu mereço ter dinheiro, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do País.
 

Variedades: Banda Barra da Saia apresenta nova formação


As quatro meninas da Banda Barra da Saia

Redação
 Com uma proposta moderna e pioneira dentro da música sertaneja, a Barra da Saia acaba de anunciar mais uma novidade: a chegada da violinista Carol Duarte, que entra oficialmente para a banda neste mês de abril. A artista, que desde o início do ano tem acompanhado as demais integrantes em shows e programas de TV, é natural de Piracicaba (SP) e em 2004 ingressou no curso de Bacharelado em violino na ECA-USP de Ribeirão Preto.
  Integrante da Orquestra Bachiana Filarmônica de São Paulo, ela traz seu talento e experiência para abrilhantar ainda mais os trabalhos da banda Barra da Saia, que até então trazia na linha de frente as também experientes Adriana Farias (viola e voz), Adriana Sanchez (sanfona e voz) e Denise Soares (guitarra e voz).
 “Estamos muito felizes com a chegada da Carol. Ela vem para somar muito a banda com sua simpatia e vasta experiência. Esperamos que os fãs também a recebam com bastante carinho. E para comemorar essa nova fase, já estamos projetando a gravação de um novo DVD. Aguardem”, comentou a líder da banda, Adriana Sanchez.
 Carol Duarte tem atuado no cenário da música erudita e popular há mais de dez anos e traz em seu currículo, além da Filarmônica, participações em jingles, programas de TV e trilhas de novela. Entre seus principais trabalhos estão: o Octeto de Cordas no Show Acústico do grupo Roupa Nova; Concerto com a Orquestra Bachiana Filarmônica no Lincoln Center em NY; DVD Exaltasamba – 25 anos; DVD Chitãozinho & Xororó 40 anos Entre Amigos; Quarteto de Cordas da turnê de 40 anos de carreira da dupla Ch&X; DVD Alma Sertaneja, de Cezar e Paulinho; DVD Sensações do Péricles e DVD Ousadia e Alegria, do cantor Thiaguinho.
 Vale ressaltar que a Barra da Saia está na estrada desde 1999. Amadrinhada pela apresentadora Hebe Camargo (in memorian), a banda já teve o trabalho concorrendo ao Grammy Latino na categoria de Melhor CD de Música Regional e também já representou o Brasil em festivais internacionais. 
 Em 2014, foi destaque no evento oficial da Fifa Fan Fest, durante a semifinal da Argentina x Suiça, no palco do Anhangabaú, em São Paulo (https://www.youtube.com/watch?v=Cw5YXoJ_eK8). Sempre inovando, apresentou recentemente a versão moderna de “Fuscão Preto”, incorporando batidas eletrônicas ao clássico. (Confira:https://www.youtube.com/watch?v=IucYuqZyk38).


Variedades: Jorge & Mateus lançam CD Os Anjos Cantam








Redação
 No ano em que completam uma década de parceria, Jorge & Mateus apresentam o álbum que promete ser o mais conceitual e um dos mais especiais da trajetória da dupla até então. Com um repertório formado exclusivamente por canções românticas que ressaltam a essência e a identidade musical dos artistas, “Os Anjos Cantam” apresenta 17 faixas, sendo quatro delas já lançadas nas rádios e conhecidas pelo público: “Logo Eu”, “Calma”, “Nocaute” e “31/12”. O álbum, que sai pela Som Livre, começou a chegar às lojas no mês de março.
 Após três anos desde o último trabalho de inéditas, o oitavo disco da carreira de Jorge & Mateus promete emocionar, seja por cada canção, individualmente, ou pelo resultado do conjunto que enaltece, sobretudo, o amor. Nas letras, a dupla aparece na autoria de “31/12” e Jorge como compositor em “Idas e Voltas”, “Coisas de Quem Ama” e “Vai Entender”.
 Outros destaques são para as guitarras de Mateus, que aparecem em boa parte das faixas com maior presença, como em “Os Anjos Cantam”, “Maneira Errada” e “Como Não Se Apaixonar”. “Selecionamos o repertório com calma, escolhendo músicas que passam a nossa verdade. Por ser um CD de estúdio, tivemos um tempo maior para concebê-lo, o que permitiu pensarmos em cada faixa com mais cuidado e carinho. Este projeto marca uma etapa importante da nossa carreira, pois, sem dúvida, é um dos melhores que já fizemos”, contam os goianos.
 Pela primeira vez, os artistas não ilustram a capa de um disco próprio, que agora conta com a imagem de um anjo, traduzindo o estilo mais atual que eles incorporam neste trabalho. O álbum traz levadas do pop e do reggae, porém mantendo as músicas sertanejas muito românticas (com piano e voz), que remetem às performances do norte-americano John Mayer. Inclusive, vale ressaltar que “31/12” traz a participação do baterista do cantor, Aaron Sterling.
 “Os Anjos Cantam” traz a produção de Dudu Borges, que assina com Mateus a realização dos arranjos. Apesar da agenda corrida, que em 2014 contemplou mais de 200 shows por todo o Brasil, os músicos participaram de forma efetiva em todas as fases de desenvolvimento do álbum, abrindo horizontes com apostas em novos elementos. “Compartilhamos ideias e este comprometimento, não só o nosso, como também o da equipe, foi primordial para alcançarmos o que realmente queríamos. A intenção era fazer algo diferente e universal, dando continuidade à nossa linha. Cantamos sentimentos e esse disco chega em um momento muito especial para nós, com todos envolvidos e com mais maturidade”, declaram.
 De forma única e intensos em suas interpretações que encantam multidões, Jorge & Mateus, que são empresariados pela ÁudioMix, reforçam em “Os Anjos Cantam” o desejo de viver e procurar trazer novidades para o público através de suas canções.