Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Túnel do Tempo: Emerson vence 200 milhas de Nazareth





Luís Alberto Alves

Vitória:  Em 24 de setembro de 1989, Emerson Fittipaldi (foto) torna-se o primeiro piloto estrangeiro a ganhar o campeonato de fórmula Indy, nos EUA, ao vencer as 200 milhas de Nazareth.
http://brasil.planetasaber.com/web/img/pt-BR/shim.gif


Radiografia de Sampa: Rua Maestro Cardim





Luís Alberto Alves

 João Pedro Gomes Cardim, músico português, nasceu em Setubal nos meados do século XIX. Ao terminar os estudos veio para o Brasil estabelecendo-se no Rio Grande do Sul como professor de música. Quando estourou a guerra do Paraguai foi para lá como representante da Casa Salles de Porto Alegre, fornecedora do Exército brasileiro, escreveu um Te-Déum que foi cantado sob uma chuva de metralhadora projetada das baterias inimigas, em ação de graças por haver desaparecido a cólera que matava o Exército Imperial.

 Na viagem a Portugal esteve como regente de orquestra em Lisboa, escrevendo a música da peça sacra "Harpa de Deus", e a partitura da opereta "Joana do Arco". Mudando-se para o Porto escreveu as operetas "Argonautas" e "Nordeste & Cia". Partiu novamente para o Brasil. Consagrou-se também no teatro escrevendo a música da revista "O Bilontra", de Artur de Azevedo, e exercendo o cargo de mestre de capela da Catedral de São Paulo. A Rua Maestro Cardim (foto) fica no bairro da Liberdade, Centro.



Geral: Museu do Futebol comemora seis anos de história



O Museu do Futebol funciona no estádio do Pacaembu

Redação

 O Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – comemora seis anos de fundação nos dias 27 e 28 de setembro. A programação especial inclui entrada gratuita, jogos educativos, oficinas diversas e transporte gratuito (no sábado, dia 27) no trajeto entre as estações Clínicas e Barra Funda ao Museu, das 10h às 18h.

 No dia 27, das 11h às 15h45, na área externa do Museu, acontecerão oficinas e apresentações de Futebol Freestyle, modalidade que realiza manobras com bolas mexendo várias partes do corpo. Das 9h às 17h, serão as oficinas de origami, desenho, contação de histórias e futebol de mesa.

 As atividades educativas iniciam às 11h, com o “Faça Sua Camisa”, no cantinho educativo INS-PIRAR ao lado do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB). Na oportunidade, os visitantes poderão criar suas próprias camisas de times de futebol. A proposta da atividade é promover uma reflexão sobre os elementos inseridos nas camisas dos clubes ao longo da história do futebol, como os brasões, números, nomes e patrocínios.

 Às 14h acontecerá a brincadeira “Com que roupa eu vou?”, na sala Números e Curiosidades. O objetivo é que o visitante coloque em um boneco as diferentes vestimentas usadas pelos jogadores, juízes ou torcedores, de acordo com as mudanças que ocorreram na história do futebol.

 Todas as atividades educativas do Museu do Futebol também fazem parte da 8ª Primavera de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), que acontece anualmente na semana do início da estação.

 Na entrada principal do Estádio do Pacaembu, todos poderão admirar as técnicas de live paiting do artista Jerry Batista.  A pintura realizada em tempo real será em homenagem ao aniversário do Museu.

 No domingo, dia 28 de setembro, também haverá atividades educativas às 11h e às 14h. O Museu será fechado às 15h30, por conta do jogo entre Santos e Goiás no Pacaembu.

 Por fim, depois de um passeio no Museu, toda família é convidada a participar da terceira edição do projeto “Futebol da Gente” e contar suas histórias sobre futebol e infância.  A gravação ocorrerá das 9h30 às 17h, com intervalo das 12h30 às 13h.

 O projeto “O Futebol da Gente” é uma iniciativa do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e visa registrar para o acervo do Museu histórias de pessoas comuns que revelem os laços afetivos que o futebol permite criar no dia-a-dia do brasileiro. Essa edição encerra o projeto. Os vídeos estarão acessíveis no Centro de Referência do Futebol Brasileiro, por meio do sitedados.museudofutebol.org.br .

 Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol já recebeu 2,5 milhões de visitantes. Durante o mundial de 2014, 12 de junho até 13 de julho, recebeu 75.085 pessoas, sendo 32.841 estrangeiros. Recentemente entrou na lista dos cinco melhores museus do Brasil pelo site norte-americano TripAdvisor, um dos mais importantes sites especializados em viagens e turismo no mundo. 

                                                                       Serviço
Aniversário de seis anos do Museu do Futebol
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller
Data: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo) 
Entrada: Gratuita nos dois dias
Horário de funcionamento: das 9h às 18h (bilheteria até as 17h) 
*No dia 28 o Museu fechará às 15h30, por conta do jogo entre Santos e Goiás. 
*Estacionamento no local com Zona Azul – R$ 5,00  válido por três horas na bilheteria do Museu.
Tel.: (11) 3664-3848


Geral: Educação orienta alunos da rede estadual sobre estiagem e baixa umidade do ar com ajuda de ame




Alunos são informados sobre a falta de água em SP


Redação

 As consequências do tempo seco, como baixa umidade do ar e incêndios florestais, é tema do game “Defesa Civil: A Aventura” disponível para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista. Criado pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo(Evesp), o jogo traz explicações sobre as mudanças climáticas e os perigos para a população.

  São ao todo nove módulos. Com ajuda do ‘avatar’ Guto, a cada fase o estudante encontra um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e lixo jogado em local inadequado. Para passar de fase é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar a comunidade como evitar problemas.

  Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento de cada jogador e instruções de como melhorar o rendimento. Recebe o certificado final aquele que concluir todas as fases. Para acessar a plataforma, basta digitar o registro do aluno (R.A.). Não é necessário fazer matrícula.

 “O jogo possui recursos modernos, linguagem atrativa e orienta a prevenir as principais ocorrências que acontecem em nosso Estado, como tempo seco ou incêndios em matas abertas. O objetivo é alertar para a importância da preservação do meio ambiente e tornar os estudantes colaboradores dessa missão”, afirmou a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.


Geral: Brasileiro conquista 2º lugar no Mr. Olympia 2014



Correa foi o único brasileiro a concorrer nesta categoria


Redação

 O atleta Eduardo Corrêa subiu ao palco na noite do dia (20), para a disputa do Mr. Olympia 2014, maior evento de fisiculturismo do ano e conquistou o 2º lugar na categoria Showdown 212 lbs/96kg. Correa foi o único bodybuilderbrasileiro a concorrer nessa categoria do evento, que aconteceu em Las Vegas, no estado de Nevada.

 Representante da marca americana de suplementos alimentares MHP no evento, que também tem distribuição no Brasil, o atleta declarou sua satisfação em ter se superado e ter garantido uma boa colocação. “Hoje o título bateu na trave, mas estou muito feliz pela volta por cima que conquistei. Quero agradecer imensamente as mensagens de carinho que tenho recebido e agora é só comemorar, pois é um feito e nós merecemos.”

 Correa ainda declara que fazer parte da história do Mr. Olympia é um privilégio, pois nem todos na vida têm a oportunidade de fazer aquilo que verdadeiramente ama. “Sempre digo que sou abençoado por poder fazer o que amo e representar o Brasil. Portanto, se você tem um sonho, acredite nele, desprenda todas suas energias e corra atrás do que deseja. Com planejamento, sabedoria, trabalho duro e perseverança você pode conseguir o que quiser. Se permita sonhar, pois nenhum obstáculo pode ser mais forte que o desejo de vencer”.


Variedades: Balé da Cidade se apresenta em seis CEUs



Redação

 A partir de hoje (24) o Balé da Cidade de São Paulo (foto) se apresenta em seis Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista. Os espetáculos serão para alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefes) e das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) da região e também para toda a comunidade dos CEUs.

O Balé da Cidade levará o seu espetáculo aos CEUs Vila Curuçá, Três Lagos, Pêra Marmelo, Parque Veredas, Paz e Perus. Com cerca de uma hora de duração, a apresentação do Balé da Cidade colocará a plateia em contato com as obras “Cantares”, de Oscar Araiz, e “O Balcão de Amor (Duo)”, de Itzik Galili, ambas do repertório do grupo, além de partes do espetáculo “Dançographismus”, criado por intérpretes da companhia.

Os interessados em acompanhar a apresentação devem consultar a unidade do CEU onde será realizada para verificar a disponibilidade de ingressos.

                                                  Programação

                                                  Cantares
Coreografia e desenho de luz: Oscar Araiz
Música: Maurice Ravel – Rapsódia Espanhola
Cantares é uma peça sobre a temática do feminino e do hispânico. É parte de um conjunto de quatro coreografias que formam a obra “Ibérica”, inspirada na poesia, na pintura e na música desta cultura. São nove mulheres que carregam dentro de si a mais profunda essência do espírito feminino.

                                                   O Balcão de Amor (Duo)
Coreografia, figurino e desenho de luz: Itzik Galili
Música: Perez Prado
Uma viagem a Cuba inspirou Itzik Galili a criar uma peça cheia de energia – um dueto solto, cósmico e cheio de adoráveis absurdos.

                                                    Cronograma de apresentações

CEU Vila Curuçá
Endereço: Av. Marechal Tito, 3.452 - Jardim Miragaia
Data: 24/09
Hora: 16 horas

CEU Três Lagos
Endereço: Estrada do Barro Branco, s/n - Jardim Três Corações
Data: 26/09
Hora: 16 horas

CEU Pêra Marmelo
Endereço: Rua Pêra Marmelo, 226 - Jaraguá
Data: 30/09
Hora: 16 horas

CEU Parque Veredas
Endereço: Rua Daniel Muller, 347 - Itaim Paulista
Data: 03/10
Hora: 16 horas

CEU Paz
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná
Data: 08/10
Hora: 16 horas

CEU Perus
Endereço: Rua Bernardo José de Lorena, s/n - Perus
Data: 10/10
Hora: 16 horas



Variedades: Jovens Visões é tema de programa da série CurtaDoc, no SescTV



Curta 100% Boliviano narra história de jovem, ainda criança, que chegou ao Brasil

Redação

 Jovens Visões, episódio da temporada Latino-americana da série CurtaDoc, mostra histórias de meninos e meninas nos curtas metragens: De Utopias Vivas, dirigido por Coletivo El Monstro del Palo (10’09”, 2013) Argentina; 100% Boliviano, Mano, de Luciano Onça e Alice Riff, (13’,39”, 2013) SP; e Entre Vãos, de Luisa Caetano (19’50”, 2010) - DF. Com direção de Kátia Klock e produção da Contraponto, o programa estreia no SescTV dia 30/09, terça, às 21h. O cineasta Gustavo Fernández, professor de cinema da Escola Nacional de Cine de Colômbia, comenta os documentário. 

 No filme De Utopias Vivas, crianças, que integram a Frente Popular Darío Santillán, mostram seus conhecimentos sobre Maximiliano Kosleki e Darío Santillán, jovens militantes que foram assassinados pela polícia de Buenos Aires, Argentina, durante uma manifestação.  “Vamos vingar Dário e Maxi com a luta”, diz uma das crianças. “Justiça!”, exclama outra. Ao analisar o curta, Fernández chama a atenção para algo que achou curioso: “Não as vemos (as crianças) se relacionando com os pais”.   

 O curta 100% Boliviano, Mano narra a história de Denilson, um jovem que chegou ao Brasil por volta dos nove anos de idade, sem falar português. Hoje ele divide com a mãe, costureira, um quarto de uma casa onde moram outras três famílias também bolivianas, e onde funciona uma oficina de costura. O rapaz conta que sofreu preconceito no começo só porque era boliviano. “Os caras me batiam quando eu era pequeno”, recordou.  Para Fernández, há um distanciamento do personagem, que só se aproxima quando o filme mostra sua mãe boliviana. 

 O terceiro filme, Entre Vãos, traz o dia-a-dia da comunidade Kalunga, o maior quilombo rural no Brasil, que vive isolada no Vão das Almas, entre as Serras da Chapada dos Veadeiros, no município de Cavalcante (GO).  Ali, Lizeni, uma menina de 10 anos, brinca, pesca, toma banho de rio, ajuda a mãe nos afazeres de casa e estuda. Ela tem mais cinco irmãos. Os pais da garota falam sobre a vida simples que levam e suas relações com a cidade. Sobre as imagens da produção, Fernández expõe que elas “mostram as atividades cotidianas e dão um ritmo, e isso é bom”.  E complementa: “Então decidem fazer algo mais descritivo, de observação”. 

                                                               SescTV
 Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 

                                                                Serviço
CurtaDoc 

Jovens Visões 

Exibição: 30/09, terça, às 21h 
Reapresentações: 02/10, às 18h; 05/10, às 23h; e 06/10, às 07h. 
Direção para TV: Kátia Klock 
Produtora: Contraponto 
Classificação indicativa: 12 anos 

Para sintonizar o SescTV:  Canal 138, da Oi TV , ou consulte sua operadora 

Variedades: Oficina de tapetes amarradinho no Sesc Santo Amaro