Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Túnel do Tempo: Explosão de avião






Luís Alberto Alves

 Jato da TWA: No dia 17 de julho de 1996 um Jumbo da companhia aérea americana TWA explode quando sobrevoava o oceano Atlântico, logo após a decolagem, com 230 pessoas a bordo.
Jato da TWA que explodiu sobre o oceano

Radiografia de Sampa: Rua da Mooca




A Rua da Mooca foi oficializada em 1950

Luís Alberto Alves

 A atual "Rua da Mooca" teve origem nos primeiros séculos de São Paulo e, naquela época, ela era uma simples trilha estreita e de terra batida que, a partir da antiga "Ponte do Tabatinguera", tomava o rumo da Penha. Esta velha trilha, amassada pelos pés dos indígenas e mais tarde pelos cascos dos animais e pelas rodas cortantes dos carros de bois, tornou-se caminho e, por fim, virou rua.

 Nos antigos mapas oficiais da cidade, a primeira representação da Rua da Mooca ocorreu em 1842, através da "Carta da Capital de São Paulo", executada pelo engenheiro José Jacques da Costa Ourique, por ordem do "Barão de Caxias".

 Naquele mapa ela aparece com o sugestivo nome de "Caminho da Muóca". Em 1897, ela já era a "Rua da Mooca", com início na então "Rua Francisco Glicério". A respeito do nome, a versão mais aceita é aquela que nos diz ser esta uma expressão indígena que significa "Fazer Casa" de "Mo" (faz, fazer) + "oca" (casa). A Rua da Mooca foi oficializada em 1950. A Rua da Mooca fica no bairro de mesmo nome, Zona Leste de SP.


Economia: Desânimo atrapalha carreira e vida pessoal





O desânimo não é bom na vida pessoal e profissional

Luís Alberto Alves

  Baixo-astral, perda de interesse, dificuldade em planejar e se concentrar nas atividades diárias, esquecimento, problemas para dormir e choro sem razão são acontecimentos que muitas vezes ocorrem no cotidiano das pessoas, principalmente quando têm que desempenhar muitas tarefas no trabalho. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Ipsos MORI, 50% dos profissionais que têm depressão possuem pelo menos duas dessas sensações. O Grupo Kronberg, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e profissionais de linha de frente, pontua que o equilíbrio das sensações no dia a dia pode prevenir esse tipo de doença e tornar as pessoas mais felizes na vida profissional e pessoal.

 De acordo com o CEO do Grupo Kronberg, Carlos Aldan, que também é antropólogo e sociólogo, a empatia (habilidade de colocar-se no lugar do outro) caiu 2,1% nos últimos anos, segundo pesquisa da SixSeconds e da Academia de Inteligência. “Possuímos tecnologias que melhoram a interação do ser humano com o mundo, como a comunicação via internet, por meio de smartphones dotados de aplicativos como Facebook e WhatsApp, que facilitam o contato entre pessoas. Porém, essas mesmas tecnologias acabam por afastar as pessoas que estão mais próximas, como familiares.”

 Com base em palestras ministradas no Brasil inteiro pelo CEO, é possível prevenir a depressão por meio de alguns passos. “Entender as emoções, pensar positivamente, trabalhar a empatia e encontrar uma meta de vida são as dicas que auxiliam no aumento da felicidade”, disse Aldan.

 Saber discernir os sentimentos, como aprender que paixão é diferente de amor, ajudará a seguir no próximo passo. Essa etapa consiste na pessoa aprender a lidar com os tipos de sensações que poderiam prejudicar a vida em alguns momentos. “Quando uma pessoa tem um comportamento ríspido, aprende que não se deve descontar os problemas nos outros e que isso não sanará o desafio de melhorar a situação, mas sim piorá-la. No momento em que se cria um recurso estratégico para melhorar a forma de lidar com determinadas emoções, a pessoa começa a conciliar essas atitudes com o conhecimento e reagirá de forma assertiva” explicou o CEO.

 Otimismo, investimento em empatia e estabelecimento de uma meta nobre de vida são outros segredos para alcançar a plenitude. Para Aldan, o pessimismo limita o ser humano da realização de grandes feitos, o impede de subir na vida e desenvolver-se como pessoa e profissional. Por esse motivo, o otimismo deve estar sempre presente em nosso cotidiano. A empatia também é essencial, pois auxilia a entender melhor o próximo, ao se colocar em seu lugar. Já a meta nobre de vida tem o papel de conexão do ser humano com um propósito maior, ou seja, o motivo pelo qual se acorda todos os dias e que ajuda a superar os desafios.

                                                                Sinais vitais de líderes

Abrangem de modo consistente tanto os fatores de desempenho organizacional como estratégia, operação, organização, pessoas, confiança, motivação, mudança, teamwork e execução assim como a perspectiva relacional como autoconhecimento, autocontrole, autodeterminação, autodireção, além da influência, eficácia, tomada de decisão, qualidade de vida, saúde e relacionamentos.

Economia : Trabalhador jovem valoriza plano de carreira em novo emprego





Luís Alberto Alves

A luz do futuro profissional é a busca dos trabalhadores jovens
 Quando questionados sobre o que mais valorizam em uma empresa, ao considerar uma proposta de emprego, 56% dos jovens profissionais de até 24 anos responderam que é a oportunidade de plano de carreira, de acordo com pesquisa realizada pelo site de empregos InfoJobs.

 O desenvolvimento e a satisfação pessoal no trabalho são o foco dos profissionais desta faixa etária, de acordo com Kira Kimura, gerente de Recursos Humanos do InfoJobs. “Trabalhar em uma empresa cuja cultura organizacional esteja de acordo com seus valores e princípios pode melhorar os resultados e trazer maior satisfação e engajamento. A boa empresa é aquela que proporciona que o profissional se sinta como parte do grupo e onde exista uma troca positiva de experiências”, disse a gerente.

 Independente da área de atuação, o profissional deve se preocupar em se manter atualizado em relação às tendências de seu mercado e ao seu desenvolvimento profissional. As empresas procuram, cada vez mais, não apenas o especialista em uma atividade, mas o profissional que busque se desenvolver e que tenha a habilidade de se adaptar às mudanças de mercado, que são cada vez mais frequentes na atualidade. Essa já é uma tendência, visto que 82% dos entrevistados pretendem iniciar um curso de capacitação nos próximos seis meses.

 Estar preparado para assumir novos desafios requer dedicação e esforço. Por isso, os jovens profissionais reconhecem a importância de se aprimorar. Entre os entrevistados, 30% estão cursando Ensino Superior e 9% estão estudando outros idiomas, com o objetivo de se preparar para atender às exigências do mercado – sendo que 72% aspiram ao cargo de gerente ou diretor.

  Com o mercado em constante mudança, que se torna a cada dia mais competitivo, pequenas diferenças de perfil são decisivas na escolha por um profissional, ou mesmo para uma promoção. Nesse sentido, 32% afirmam que se mantêm atualizados com as novidades tecnológicas, pois entendem que isso beneficia sua carreira.

A pesquisa teve a participação de cerca de 2.000 usuários do site InfoJobs, entre 18 e 24 anos, de todo o Brasil, sendo 47% deles da região Sudeste do País. 


Economia: Fique atento contra fraudes em CPFs e CNPJs



Luís Alberto Alves

A Check Check, que faz parte do Grupo Connect – o mesmo que detém a marca Carto – oferece um produto inovador, que promete diminuir o risco de fraudes com CPFs e CNPJs usados indevidamente. Trata-se do Fique Atento, um sistema que monitora as consultas realizadas a CPFs e CNPJs e avisa a quem contratou o serviço sempre que uma instituição realizar essa operação. “Isso é possível porque a Check Check tem um dos principais bancos de dados do País, além de uma sólida parceria de distribuição de informações com a Serasa, sendo seu principal distribuidor no Brasil”, informa o diretor do Grupo Connect, Enio Cursino.

 O serviço Fique Atento dispara um alerta ao seu cliente sempre que uma consulta ao CPF ou CNPJ cadastrado do usuário é realizada em um dos bancos de dados que compõem a base de pesquisa da Check Check. Assim, caso o titular daquele CPF ou CNPJ não estiver realizando nenhuma operação financeira ou comercial, este saberá que pode estar sendo vítima de uma tentativa de fraude. Neste caso, basta entrar em contato com a instituição que realizou a consulta, solicitar informações sobre o motivo da consulta realizada e adotar as medidas que julgar adequadas. Desta forma, a tentativa de fraude poderá ser coibida. “O sistema do Fique Atento informa a data, o local e quem realizou a consulta ao CPF ou CNPJ. O aviso é feito por SMS – para que o cliente saiba em tempo real do acontecimento – e por email, onde tem acesso a um detalhamento da consulta”, explica Cursino.

 A Check Check lançou o sistema porque é cada vez mais comum a fraude em CPFs e CNPJs. Segundo dados recentes, a cada 12 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Em 2013, o número de fraudes a documentos bateu recordes no país, quando cerca de 54% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude.  

 E ninguém está a salvo. No passado, apenas quem tinha seus documentos roubados, furtados ou perdidos corria o risco de ser vítima. Atualmente, é fácil gerar um número válido de CPF ou CNPJ pela internet e alterar dados em comprovantes de residência – já que a maioria deles pode ter sua segunda via solicitada pela internet. “Os golpes são muito comuns e muitas vezes a pessoa só descobre no momento em que vai fazer uma compra e vê que está negativada. O sistema ajuda a evitar fraudes, prejuízos e o constrangimento moral de quem fica marcado sem ter feito nada errado. Nós oferecemos a possibilidade de a pessoa se resguardar de fraudes”, diz o diretor.

 Por isso, qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode contratar o Fique Atento. O custo é baixo – a partir de cerca de R$ 30,00 mensais – e o sistema previne grande parte das chamadas “fraudes offline”, que representaram um prejuízo de R$ 1,2 bilhões  só em 2013.

 CNPJ – o Fique Atento também atende a empresas que queiram se proteger. E não apenas contra fraudes de desconhecidos. “Existem casos em que um sócio contrai empréstimos para fins pessoais em nome da empresa ou oferece a empresa como garantia de uma compra, sem que outros sócios saibam. Com esse sistema, todos ficam sabendo sobre a utilização do CNPJ”, diz Cursino.

 Segundo ele, o sistema também tem sido muito procurado por empresas que participam de licitações públicas, que não podem ser surpreendidas por uma situação irregular causada por uma fraude, evitando que sejam eliminadas das concorrências. Para elas, o monitoramento permanente é essencial.

 Monitoramento jurídico – A burocracia e a demora por informações provenientes do sistema judiciário podem ser abrandadas também com o Fique Atento. Por meio de um outro serviço da empresa, o Check Juris, que pode estar parcialmente integrado ao Fique Atento, o sistema informa sobre andamentos de processos e o ingresso de ações em juízo antes mesmo do cliente ter sido citado ou, por vezes até mesmo antes que o andamento seja publicado no Diário da Justiça.

 Outro caso em que pode ser útil é para pessoas físicas: se um trabalhador doméstico, por exemplo, acionar judicialmente seu antigo empregador, ele também saberá com antecedência, o que pode ajudá-lo no processo, no sentido de tentar um acordo prévio, se necessário e se assim o desejar, evitando a demanda.

 Por enquanto, o Monitoramento Jurídico do Fique Atento funciona para ações em todos os tribunais superiores e no tribunal de justiça do Distrito Federal e Territórios, mas dentro em pouco estará disponível nas demais capitais. Para contratar o Fique Atento, basta acessar o site www.checkcheck.com.br ou ligar para 0800-7012211 ou 4004-7001.


Variedades: Ford conta histórias reais em campanha do novo KA com Lázaro Ramos


Lázaro Ramos vai dirigir a série contando a história do novo Ford KA

Redação

  Desde ontem (16), a Ford lançou na internet a série “Dirija Minha História”, como parte das ações do pré-lançamento do Novo Ka – o novo modelo global da montadora. Serão cinco episódios com histórias da vida real, três delas enviadas pelo público por meio do hotsitewww.ford.com.br/novoka. A elaboração dos roteiros e interpretação dos papeis principais fica sob a responsabilidade do ator Lázaro Ramos e a estreia conta um importante momento na vida da atriz Fernanda Paes Leme. O filme pode ser assistido nas mídias digitais: http://www.youtube.com/watch?v=I3iphB1qmGM.

 “Para as campanhas do Novo Ka privilegiamos, sempre que possível, as plataformas digitais, pois trata-se de um produto com foco em tecnologia, inovação e conectividade”, conta Oswaldo Ramos, gerente de Marketing da Ford. “Para esta campanha, vamos unir este conceito a histórias de grandes conquistas e momentos importantes na vida das pessoas. Os vídeos serão gravados em um formato totalmente tecnológico e inovador, a projeção mapeada”.

 Enquanto os consumidores enviam suas histórias, a partir do dia 15, os dois primeiros episódios contam com participações especiais. O primeiro momento importante faz parte da vida real da atriz Fernanda Paes Leme, que interpreta ela mesma na estreia. Na semana seguinte, Lázaro Ramos conta a vida de um engenheiro da Ford.

A partir da terceira semana, é a vez das histórias do público em geral, que podecontar para a Ford sobre suas conquistas até o dia 3 de agosto por meio do hotsite do Novo Ka (www.ford.com.br/novoka)

                                                                  Sobre o Novo Ka

 O Novo Ka é um projeto brasileiro inovador, que traz um novo patamar de tecnologias para o segmento de carros compactos e promete ganhar o mundo. Segundo veículo global criado no Centro de Desenvolvimento Ford, na Bahia, o modelo será o primeiro carro no País a contar com o sistema de conectividade SYNC com AppLink, um sistema exclusivo da Ford.
 Essa avançada tecnologia agrega várias funcionalidades de conexão a bordo do veículo e acesso a aplicativos do smartphone por meio de comandos de voz. 

O carro vai oferecer também outros equipamentos inéditos entre os veículos compactos, como o AdvanceTrac (controle eletrônico de estabilidade e tração) e o HLA (assistente de partida em rampa).
 A novidade também já chega ao mercado como líder em economia de combustível, segundo o ranking do Inmetro/CONPET. Equipado com o motor 1.0 3C Duplo Comando, de três cilindros, ele é o carro dessa cilindrada produzido no Brasil com o menor consumo de combustível e a maior potência do mercado.


Variedades: “Histórias Extraordinárias Brasil” é a nova série da Nat Geo




Problemas com a saúde é o foco da nova série da Nat Geo
Redação


 Histórias de vida que possuem um ponto em comum: a esperança. O Nat Geo mostra a luta diária de pessoas contra os limites do corpo e da mente na produção original "Histórias Extraordinárias Brasil" que estreia na terça-feira ( 22) às 22h30.

 Na série documental de oito episódios de uma hora é mostrada a trajetória de brasileiros com problemas físicos graves, raros e com o constante risco de morte. A cada episódio, "Histórias Extraordinárias Brasil" se aprofunda em um tema - sob o ponto de vista de três diferentes personagens da vida real - entre eles: ossos de vidro, filhos da lua, anomalia facial, malformação congênita, distrofia muscular, hemangiomas, nanismo e doença de Stargardt.

 Paulo Franco, vice-presidente sênior de Programação e Conteúdo da FOX International Channels conta que a finalidade do projeto é dar voz a essas pessoas. "Nossa intenção é mostrar histórias de superação e de como acontece a integração na sociedade", contou.

 Além de contar sobre cada problema com a ajuda de especialistas e com o objetivo de trazer conhecimento aos telespectadores, a série busca sempre realizar um sonho de cada uma das pessoas portadoras de doenças raras que resolveram contar sua história. O programa traz ainda relatos da experiência contínua de aprendizagem dos familiares.

 O diretor Luiz Ferraz conta suas impressões sobre o trabalho de construção da série: "O apoio de profissionais da área de saúde foi essencial para nos aprofundarmos nessas histórias. As equipes de direção e de produção mergulharam no trabalho com tanta intensidade que o resultado final é uma série sensível e emotiva, mas que irá compartilhar com os telespectadores histórias de coragem e força".

 Na série, o corpo humano e seus órgãos, além dos efeitos das doenças tratadas, tomaram forma mais didática e uma apresentação hiper-realista quando necessário. Isso, por conta das técnicas de computação gráfica e efeitos visuais. Através do uso de softwares de modelagem e animação 3D foi possível traduzir os termos médicos e aproximar o espectador sobre determinado assunto. 

                                                                  Primeiro episódio

 O episódio de estreia, 'ossos de vidro' mostra que o corpo humano, na fase adulta, possui 206 ossos.  Histórias Extraordinárias documenta a vida dos portadores da chamada Síndrome dos Ossos de Vidro - pessoas que têm ossos muito frágeis, que se quebram com extrema facilidade.

Variedades: “Toda nudez será castigada” é atração neste sábado (19) em Guarulhos




A peça narra a estória de um viúvo que prometeu nunca mais se casar
Redação

 A parceria entre a Secretaria de Cultura e o Sesc traz para a cidade mais um espetáculo do célebre encenador Antunes Filho. "Toda nudez será castigada" será apresentado neste sábado (19), às 20 horas, e domingo (20), às 18 horas, no Teatro Adamastor Centro. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do local uma hora antes do início de cada sessão.

 A peça conta a história de Herculano, homem pertencente a uma família conservadora, que fica viúvo e jura para o filho que nunca mais se casa
rá. Mas, ao conhecer uma mulher por quem fica perdidamente apaixonado, ele resolve, contra tudo e contra todos, casar-se com ela e levá-la para viver consigo no casarão da família.
A montagem foi realizada em 2012 para celebrar o centenário do dramaturgo Nelson Rodrigues e em comemoração dos 30 ano
 s do Centro de Pesquisa Teatral - CPT/Sesc . O mesmo espetáculo foi montado na década de 1980 pelo CPT, com a direção de Antunes Filho. A peça é indicada para maiores de 16 anos.

Sobre o CPT

​ Criado pelo Sesc Consolação, em São Paulo, desde o início com direção artística de Antunes Filho, o CPT promove a continuidade das pesquisas do Grupo Macunaíma e de atividades voltadas para a formação de atores, técnicos e outros criadores cênicos. 
 Anualmente, o centro realiza um curso de cerca de quatro meses para formar novos atores, alguns são convidados a compor o elenco fixo do grupo. As técnicas descobertas e aprimoradas tornam o CPT o principal núcleo de investigação teatral latino-americano na atualidade.
 Em 2005, a Casa das Américas, de Cuba, premiou Antunes Filho, reconhecendo o CPT e o Grupo Macunaíma com o “Gallo de Habana”, honraria concedida apenas a personalidades, instituições ou grupos artísticos que tenham contribuído com a evolução estética do teatro na América Latina.

                                                                   Sobre Antunes Filho

 Mito do teatro brasileiro, o diretor paulistano Antunes Filho destacou-se em meio à primeira geração dos encenadores modernos do País. Alcançou prestígio dirigindo grandes nomes do cenário teatral brasileiro e montando espetáculos marcantes. Conquistou projeção internacional em 1978, com a adaptação teatral de Macunaíma, de Mário de Andrade, espetáculo que foi apresentado em cerca de 20 países, sendo sucesso de crítica e de público.
 O diretor sempre buscou recursos em todas as áreas de conhecimento para fundamentar e consolidar seu processo criativo e seus recursos técnicos de atuação. Com o apoio do Sesc, Antunes conseguiu a sistematização definitiva de um método para o ator.