Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Geral: Cuidado com a pele é essencial no Verão




No Verão os dias são mais longos e as temperaturas elevadas

Luís Alberto Caju

O dia 21 de dezembro marcou o começo do verão no Brasil, época em que os dias são mais longos que as noites. É a época também em que as temperaturas estão mais elevadas, o que atrai as pessoas para as praias, piscinas e atividades ao ar livre, promovendo um contato maior com o sol. Este é o momento em que todos precisam ter ainda mais cuidado com a pele, protegendo-a dos raios solares para evitar o surgimento do câncer de pele.

 De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de pele ataca mais de 500 mil brasileiros por ano. Segundo o oncologista clínico, Fernando Sabino, a forma mais grave de câncer de pele, chamada melanoma, pode surgir através de uma simples pinta e pode levar ao óbito. “A principal causa do aparecimento do câncer de pele é a exposição exagerada ao sol. Então, é muito importante que as pessoas se protejam, usando óculos de sol, chapéus e, principalmente usando protetor solar nas partes do corpo que ficam expostas, não apenas no verão”, orientou.

Segundo ele, este é um hábito que precisa ser adotado diariamente. Os tipos mais comuns de câncer de pele são decorrentes da intensa exposição à luz do dia ao longo da vida, o que provoca um efeito cumulativo da radiação solar, por isso a importância da proteção. Outros fatores que devem ser levados em conta é a genética e a cor da pele.

 “Quem tem casos de câncer na família, têm possibilidade de desenvolver a doença. Isso não quer dizer que a pessoa vai necessariamente ter câncer, mas o risco existe”, ressaltou o médico. No caso da cor da pele, Fernando Sabino diz que a ocorrência de câncer de pele é mais comum nas pessoas mais claras.

 “As pessoas muito brancas têm pouca concentração de melanina, que protege o DNA da célula da pele. Então, quanto mais branco for o indivíduo, maior o risco de ele desenvolver a doença. Mas as pessoas negras também correm o risco de ter a doença, apesar de serem casos mais raros”, revelou.

 O médico ressalta que é fundamental observar pintas, manchas ou sinais, para reconhecer se algum deles pode ser “suspeito”. “É preciso observar se algum deles mudou de forma ou tamanho, se descamam, sangram, coçam ou ardem. Às vezes um aspecto que parece inocente pode ser um sinal de algo está acontecendo. Se você notar alguma diferença, é preciso procurar um dermatologista” aconselhou.


Radiografia de Sampa: Rua Helen Keller



 
A Rua Helen Keller fica no bairro da Saúde, Zona Sul de SP
Luís Alberto Caju
 Helen Keller é uma história de superação. Nascida na cidade de Tucscumbia, Alabama, Estados Unidos, em 1880, aos 18 meses teve febre, ficando surda e cega. 

A ajuda da professora Anne Sullivan, da Escola para Cegos Perkins, permitiu que ela aprendesse a linguagem de sinais e Braile, se tornando mais tarde escritora e conferencista.

Anos depois aprendeu a falar. Quando adulta destacou-se como grande defensora de pessoas com deficiências. Morreu em 1968. A Rua Helen Keller fica no bairro da Saúde, Zona Sul de SP.

Túnel do tempo: invenção do transistor




A descoberta provocou grande avanço na indústria eletrônica

Luís Alberto Caju


 Criação do transistor: No dia 23 de dezembro de 1947, os cientistas norte – americanos, Bardeen e Brattain  descobrem acidentalmente, durante estudos,  o transistor (uma válvula de estado sólido igual à similar eletrônica). O nome é derivado da palavra inglesa TRANsfer reSISTOR, ou seja resistor de transferência.

 De imediato a invenção não chamou a atenção, por causa das dificuldades para fabricá-lo e o preço alto da matéria-prima usada na produção, o germânio. Naquela época, os melhores transistores custavam US$ 8,00 quando o preço de uma válvula era de apenas 75 cents.


Jiló com Pimenta: Hipocrisia de final de ano


A hipocrisia não é capaz de esconder a voracidade do lobo durante o restante do ano


Luís Alberto Caju

Lobos em pele de cordeiro: “Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas”, livro de Mateus, capítulo 10, versículo 16. Nesta época de festas de final de ano a mesma cena se repete: as pessoas ruins ficam boazinhas, semelhantes aos carneiros.

 Até os políticos prometem um novo ano com mandato marcado pela justiça e honestidade. Nas empresas, o patrão que pisou nos seus trabalhadores durante 12 meses, às vezes tirando “o couro” de todos eles, aparece no refeitório, estrategicamente decorado com enfeites natalinos, discursando o amor ao próximo.

 Quando Jesus Cristo preveniu seus discípulos para que fossem prudentes como as cobras, o grande Mestre sabia das maldades ocultas existentes neste mundo. A maioria das pessoas, existem exceções, pensa apenas no próprio umbigo, sem qualquer preocupação com o seu próximo. Na guerra pelo dinheiro, vale todo tipo de arma para derrotar o adversário. Golpe sujo é desferido sem qualquer cerimônia.

 Poucos aplicam na prática os ensinamentos de Jesus Cristo de amar o próximo como a ti mesmo. Quantos filhos maldosos, agora posando de santos, abandonaram os pais num asilo? Quantos pais gastaram todo o dinheiro do salário e 13º na farra, principalmente em casas de prostituição? Quantas mulheres queimaram o que ganharam neste mês de dezembro em compras inúteis, principalmente de sapatos e roupas, onde não há mais espaço para guardar em casa?

 A gulodice é outra marca registrada desta época do ano. Geladeiras e freezers ficam abarrotados de carne, peru, pernil, linguiça, frango e, claro, grande quantidade de cerveja. O negócio é comer e beber bastante, como se o mundo fosse acabar na quarta-feira. O café da manhã de muitos é arroz, feijão, churrasco e cerveja, logo de manhã. Para essa gente alimentar bastante faz bem ao espírito.

 Quantos são bons de verdade durante todo o ano? Caridosos em ajudar o próximo, necessitado às vezes de um prato de comida ou mesmo de um copo de leite. Preferem jogar o excesso de roupas e sapatos dos armários no lixo, quando há diversas pessoas vestindo farrapos e de pés nos chão, por falta de calçados.

 Maldosos em nunca pisar os pés dentro do hospital que trata de cancerosos e contaminados pelo vírus HIV, esperando apenas a chegada da morte, que lentamente caminha rumo aos leitos onde agonizam. Maldosos em nunca oferecer um prato de comida ao mendigo que tem como abrigo as ruas e avenidas deste imenso Brasil. Maldosos em nunca fazer qualquer tipo de ação pelos escravos do vício das drogas. Preferem apenas adotar e engrossar o discurso raivoso do extermínio, de setores da nossa sociedade que apostam no ódio como resolução dos problemas.

 São esses indigentes espirituais, pois carecem do amor de Deus no coração, que se multiplicam nas redes sociais, vestindo pele de cordeiro e postando discursos lights, para passar a imagem de bondade, aproveitando a carona das festas de final de ano. Coitados! Não passam de mendigos disfarçados de capitalistas bem-sucedidos. No coração deles o amor é essência rara.

Ali predomina o ódio, rancor e vingança como antídoto contra os problemas. Precisam mostrar que são bons, quando na verdade a bondade carece de propaganda. É igual sorriso de criança. Ocorre naturalmente sem qualquer tipo de pressão. Que essas pessoas possam, um dia, acordar e perceber que a essência para solucionar qualquer problema passa por algo chamado AMOR! Principalmente pelo nosso próximo.