Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 5 de março de 2021

Artigo: Não é mimimi chorar pela morte de alguém

 


Hoje a #covid-19 igualou ricos e pobres, no que classifico de socialismo da doença

Luís Alberto Alves/Hourpress

Ao contrário do que diz o presidente #Bolsonaro não é mimimi chorar a perda de alguém, principalmente para o terrível vírus da #covid-19. Quando nem mesmo a morte de quase 261 mil pessoas é capaz de sensibilizar o governo federal, estamos mergulhando na barbárie.

Se olharmos à nossa volta, conheceremos alguém que conhece outro alguém que teve uma vítima fatal da #covid-19, seja parente, amigo, colega de trabalho ou mesmo vizinho. Hoje, de cada quatro casos desta doença registrados em todo o mundo, um é do Brasil.

Em São Paulo, no cemitério de Vila Formosa, Zona Leste, o maior da América Latina, a administração calcula que 1.200 covas serão preenchidas dentro dos próximos quatro dias. Ali, os sepultamentos já provocam congestionamentos de carros funerários na entrega dos corpos. Isto não é mimimi.

Irresponsabilidade

Quando cai um avião com 300 passageiros, a comoção toma conta da população. Agora, nem mesmo a morte de aproximadamente 2 mil pessoas é capaz de tocar no coração. O embrutecimento. A falta de sensibilidade em relação à dor de ver alguém morrendo por irresponsabilidade do governo.

Enquanto nos Estados Unidos, país com 328 milhões de habitantes, a vacinação já passou dos 53 milhões, no Brasil não encostamos ainda nos 8 milhões. Para complicar, governadores clamam por autorização para compra de vacinas e o presidente #Bolsonaro responde com bravata. Descontadas as proporções Adolf Hitler não agiria assim.

O avanço da #covid-19 é tão cruel que entidades que regem os protocolos de Medicina já repassaram aos profissionais da categoria, como devem agir, sem correr risco de cometer crime, quando tiver diante deles vários pacientes para enviar à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e número reduzido de equipamentos.

Loteria

A grosso modo é a loteria da vida. Nenhum médico estuda para colocar em prática essa regra. Precisa avaliar cada situação. Há casos de o próprio paciente pedir para ser sedado em vez de passar pela entubação. Alguns alegam que já viveram o suficiente. Também há casos que não existe UTI para colocar aquele paciente.

Hoje a #covid-19 igualou ricos e pobres, no que classifico de socialismo da doença. Hospitais top de linha e público estão sem vagas para atender pacientes atacados por este terrível vírus. Os planos de saúde de primeira linha não conseguem resolver o problema.

Quando a população de um país começa a se acostumar de que morrer de #covid-19 é algo normal, é sinal terrível de que a barbárie virou rotina. O ser humano está em pé de igualdade com as feras. Perdeu a noção de amor ao próximo e a si mesmo. O próximo passo é o canibalismo intelectual...