Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Variedades: Livro "O flagelo do desemprego" compara rotina do desempregado igual a de presidiário



 Luís Alberto Alves/Hourpress

Você sabia que a rotina do desempregado é igual a de um presidiário? Você sabia que demissão, após anos de empresa, é semelhante a um divórcio?

Compre o livro O flagelo do desemprego, pelo WhatsApp 11 95691-4434 e pague via pix 012.020.528-94 Luis Alberto Alves, e conheça detalhes a respeito da triste rotina de quem está fora do mercado de trabalho.

Variedades: Paulo Netto registra show de composições de Belchior em álbum

 Sempre sendo chamado por seu público para um registro em disco do repertório das apresentações

                   Dani Neves

Em 2011 Paulo lançou seu primeiro álbum, Dois Animais, que já trazia no repertório Tudo Outra Vez


Redação/Hourpress

A “parceria” entre Paulo Netto e Belchior começou em 2011, quando Paulo lançou seu primeiro álbum, Dois Animais, que já trazia no repertório Tudo Outra Vez. A partir daí surgiu a ideia de fazer um show cantando a obra de Belchior, que estreou em outubro de 2012 e continua na estrada até hoje, 10 anos depois.

 Neste período, Paulo rodou o Brasil com turnês no interior de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e tantos outros lugares,  muito antes das canções de Belchior voltarem a chamar a atenção de artistas da MPB, jornalistas e público. Sempre sendo chamado por seu público para um registro em disco do repertório do show, o artista adiou algumas vezes essa vontade e agora lança um álbum gravado ao vivo em áudio e vídeo, sem cortes, com produção da multiplataforma Análaga - idealizada, construída e com curadoria de Dudu Borges.

“Eu fiquei feliz porque, depois de 10 anos, o show ganhou maturidade, eu consegui tatuar as canções na minha língua com mais propriedade, compreendendo muito mais a poesia  e as melodias de Belchior, que se tornou meu grande parceiro, como sempre falo”, disse Paulo Netto, considerado um dos grandes interpretes da nova geração da MPB.

Gravação

A história do álbum Paulo Netto Canta Belchior – Ao Vivo começou em 2019,  quando o cantor participou, a convite de Dudu Borges, do projeto Live in Vip, registro efetuado pelo produtor com diversos artistas, em um único take de áudio e vídeo. Claro que Paulo gravou uma canção de Belchior, Paralelas (1975). Dudu, que é  produtor de hits como Lençol DobradoAi Se Eu Te Pego Cerveja de Garrafa, que alcançaram, respectivamente, 200, 160 e 130 milhões de plays no Spotify, além de somar mais de 10 bilhões de views em seu canal, ficou impressionado com a facilidade e rapidez de Paulo na gravação e sugeriu registrar outras músicas. 

Gravaram mais seis composições de Belchior, que ficaram na gaveta até 2021, quando Dudu propôs o lançamento de um álbum. Gravaram mais quatro faixas, sempre em um único take em áudio e vídeo, sem edição, “um disco orgânico, de um registro ao vivo – que foi como o show tomou corpo, na estrada”, conta Paulo Netto.

“É uma alegria imensa fazer esta parceria com a multiplataforma Análaga. Dudu e sua equipe são muito abertos, atuando na música popular do Brasil, com sertanejo, pagode. Trazer o Belchior para este universo mais popular, mais amplo, é muito legal e vai ser lindo ter isso disponível para o público que vem acompanhando os shows nos últimos 10 anos”, diz o cantor.

Paulo Netto Canta Belchior – Ao Vivo foi lançado em 2 de setembro e traz canções gravadas ao vivo em dezembro de 2019 e, numa segunda fase, em junho de 2022, no Studio VIP em SP. Entre as faixas, Moto 1 e Galos, Noites e Quintais – já disponíveis nas plataformas digitais –, Na Hora do Almoço / A Palo Seco, , Coração SelvagemMedo de Avião e Velha Roupa ColoridaDivina Comédia HumanaMucuripe e Como Nossos Pais, além da canção que Paulo registrou para a série Live VipParalelas.

Variedades: Biografia de Emilinha Borba autorizada terá segunda edição

 Cantora comemoraria 99 anos de idade no mês de agosto

 Divulgação



Redação/Hourpress

A historiadora e escritora Ângela Cristina Ferreira, graduada pela Universidade Federal Fluminense, já está preparando a segunda edição de seu livro, Emilinha Borba – Eternamente Rainha, uma biografia devidamente autorizada pela rainha do rádio, que hoje estaria completando 99 anos se ainda fosse viva. A nossa diva faleceu em 2005, aos 82 anos.

Após meses e meses encontrando-se pessoalmente com Emilinha, e gravando seus depoimentos em fitas cassete, Ângela reuniu um vasto material, em cerca de 80 fitas de áudio. Após outros meses de compilação e trabalho, deram origem a primeira edição do livro com a biografia da cantora, lançado em 2006, após a morte da cantora.

Outro importante apoio foi do fã-clube de Emilinha, comandado pelo querido Mário (Marinho) Lima, que colaborou muito, tanto na ajuda das informações, e, principalmente, nas fotos publicadas no livro, assim como na divulgação e na aquisição de vários exemplares do mesmo.

Fora

Passados 16 anos, Ângela agora já está trabalhando na segunda edição do livro, visto que a primeira felizmente já se esgotou, que será toda revista e ampliada. Para este processo está reouvindo todas as fitas gravadas e vendo possíveis passagens que tenham ficado de fora.

Além disso, Ângela pretende criar uma vaquinha virtual, através das plataformas de crowdfunding, para angariar fundos para aumentar a quantidade e a qualidade da próxima edição, assim como está em busca de uma editora para que a biografia de Emilinha chegue a mais pessoas.

“As novas gerações precisam conhecer essas Rainhas do Rádio, que, em proporção, eram tão famosas quanto as influenciadoras de hoje. Com certeza que elas arrastavam para os auditórios e para a beira do rádio, o mesmo tanto ou até mais fãs do que as cantoras de hoje. E o público precisa relembrar ou conhecer a história delas. Principalmente de Emilinha, que saiu do nada e se tornou Rainha”, afirmou Ângela.

Criado

Emilinha Borba terá seu centenário comemorado no ano que vem, 2023, e muitas homenagens já estão sendo preparadas para a cantora. A reedição e reimpressão do livro é uma delas. Para divulgar cada vez mais informações sobre a cantora, um blog em homenagem à mesma também foi criado.

Há a intenção também de fazer uma edição digital para ser compradas nas plataformas e livrarias virtuais. Emilinha já ganhou peças de teatro, homenagens pela internet, lives, e muito mais ainda está por vir.

Internacional: Líderes brasileiros e mundiais lamentam morte da rainha Elisabeth

 Autoridades expressam condolências à família real britânica

   EBC/Reuters

A Rainha Elisabeth II esteve no poder durante 70 anos
Agência Brasil 

Líderes brasileiros e mundiais lamentaram a morte da Rainha Elisabeth II. O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União. A rainha morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após reinar durante mais de 70 anos.

“Muitas vezes, a eternidade nos surpreende, tirando de nós aqueles que amamos, mas, hoje, foi a vez da eternidade ser surpreendida com a gloriosa chegada de Sua Alteza, a Rainha do Reino Unido. Que Deus a receba em sua infinita bondade e conforte sua família e o povo britânico”, escreveu Bolsonaro na rede social Twitter.

Em nota oficial, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, informou ter recebido “com tristeza” a notícia do falecimento. “Elizabeth II vivenciou alguns dos momentos mais importantes da história da humanidade. Cumpriu seu papel constitucional com louvor e foi um exemplo de estadista. Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolências à família e a todo o povo do Reino Unido”, escreveu Pacheco.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também se manifestou. “Ao transmitir nossas condolências ao povo britânico e a sua família real, relembro as históricas ligações entre o Brasil e o Reino Unido, que datam desde os primeiros anos de nossa vida como nação independente e que se fortaleceram enquanto a Rainha Elizabeth reinou”, diz a mensagem de Lira na rede social Twitter.

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que a rainha foi “exemplo ímpar de estadista” e lembrou os cumprimentos recentes enviados pela monarca ao Brasil pelo Bicentenário da Independência. “Quis o destino que, pouco antes de nos deixar, ela, simpática e presente como sempre foi, enviasse ao nosso presidente os cumprimentos pelo Bicentenário da Independência do Brasil, lembrando com carinho sua visita ao país em 1968”, escreveu Mourão no Twitter.

Na mesma rede social, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que Elisabeth II “foi uma líder que serviu de exemplo para muitos e cumpriu sua missão de vida”. Ele desejou conforto aos familiares da soberana.

Repercussão internacional

Os principais líderes mundiais manifestaram condolências e ressaltaram a importância da rainha no cenário internacional. Empossada na última terça-feira (6) como primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss soltou nota oficial na qual diz que “a Rainha Elisabeth II era a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída”. Segundo a premiê, é uma grande perda, mas a Rainha Elisabeth II deixa um grande legado.

O último compromisso oficial da monarca ocorreu anteontem (6), com a transmissão do cargo de primeira-ministra para Liz Truss. A cerimônia foi rápida e ocorreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, porque a rainha não pôde viajar a Londres.

“Conhecemos a rainha em 1982, viajando para o Reino Unido como parte de uma delegação do Senado [norte-americano]. No total, ela conheceu 14 presidentes americanos. Ela ajudou os americanos a comemorar o aniversário da fundação de Jamestown e o bicentenário de nossa independência”, declarou, em nota oficial, o presidente norte-americano Joe Biden, que lembrou a solidariedade da rainha após os atentados de 11 de setembro de 2001.

O presidente francês, Emmanuel Macron, ressaltou o importante papel da rainha na manutenção das relações amigáveis entre o Reino Unido e a França. “Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século”, postou Macron no Twitter

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, destacou a sabedoria e a compaixão da rainha. “Ao olharmos para trás, para sua vida e seu reinado, que durou tantas décadas, os canadenses sempre se lembrarão e apreciarão a sabedoria, a compaixão e o calor de Sua Majestade. Nossos pensamentos estão com os membros da família real durante este momento mais difícil”, escreveu Trudeau no Twitter. Por fazer parte da Commonwealth, o Canadá tem o monarca britânico como chefe de Estado.

Na Espanha, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, lamentou a morte e destacou o papel histórico da rainha. “Uma figura de relevância mundial, testemunha da História britânica e europeia”, postou Sánchez no Twitter.


Artigo: O Brasil precisa de educação democrática

 

Infelizmente, desvirtua-se no País a relação entre os partidos

Pixabay

No Brasil, as diferenças políticas estão sendo resolvidas na violência


 

*Artur Marques da Silva Filho


No transcurso dos 200 anos da Independência, 133 da Proclamação da República e 34 da promulgação da Constituição de 1988, marcos de nossa autonomia como nação e afirmação de nossa democracia, já é tempo de avançarmos em termos de amadurecimento político. Polarização extremada, truculência verbal, intolerância e fake news, como se observa de modo crescente há algum tempo, provocam tensões sociais e pressionam as instituições.
 

A cada eleição, como a que se aproxima, não podemos ter a desconfortável sensação de ruptura. Partidos, ocupantes de cargos eletivos e candidatos, assim como seus adeptos e eleitores, não podem portar-se como se fossem inimigos. A rigor, são adversários, na legítima disputa pelo poder e de cujo debate devem brotar e se desenvolver ideias capazes de solucionar os problemas nacionais.
 

Infelizmente, desvirtua-se no País a relação entre os partidos, os poderes da República, as autoridades e as pessoas de diferentes ideologias. Há excessivo patrulhamento, tom de ameaças, acusações e bravatas nem sempre verdadeiras e substituição da lucidez por ignorância. Tais mazelas refletem-se na campanha eleitoral, prejudicando a clareza dos discursos e o entendimento das plataformas programáticas dos distintos candidatos.


Universal


Tal clima é contrário ao que o Brasil precisa. Há imensos desafios a serem enfrentados pelos governadores, deputados federais e estaduais, senadores e presidente da República a serem eleitos em outubro. Precisamos vencer a estagnação econômica, retomar o crescimento, recuperar os milhões de empregos perdidos na pandemia, debelar a ameaça inflacionária, modernizar a infraestrutura, melhorar a saúde pública e qualificar mais a educação universal gratuita.


O que cada candidato propõe concretamente para o atendimento a essas demandas prioritárias? Ninguém sabe, pois os espaços que têm na imprensa, nas mídias sociais e nos debates é desperdiçado pela retórica vazia, acusações mútuas e verborragia. Poucos têm acesso aos programas de governo de cada postulante. Além disso, a truculência verbal eclipsa as proposições e acaba monopolizando as atenções.


Outro questionamento cabível refere-se à ausência de consultas dos partidos e candidatos aos organismos das máquinas administrativas dos estados, União e seus respectivos legislativos. Desperdiça-se, assim, a preciosa contribuição que poderia ser agregada pelo funcionalismo público de carreira. Esses servidores têm comprovada experiência e conhecimento, podendo dar boas e consistentes sugestões para a formulação de políticas públicas eficazes.


Urnas
 

Precisamos avançar na construção dos programas de governo, ter mais serenidade nos debates e consciência do alto significado do exercício da política. O Estado de Direito e o processo eleitoral devem ser respeitados incondicionalmente por todos. É inadmissível qualquer casuísmo que conspire contra as decisões e escolhas soberanas dos eleitores expressas na verdade das urnas.


A democracia é a maior conquista de um povo. Precisamos respeitá-la e fortalecer as instituições. Seu maior momento é marcado justamente pelas eleições, nas quais os cidadãos elegem aqueles que exercitarão o poder político em seu nome. Por isso, são fundamentais propostas claras, menos agressividade e mais urbanidade, para que as pessoas possam entender e escolher os programas que mais atendem às suas expectativas, anseios e perfil ideológico. O País necessita de uma educação democrática, principiando pelos próprios candidatos.


Tal postura de consciência cabe a todos, a começar pelas autoridades e candidatos, que devem dar um exemplo de civismo e respeito às instituições. A perenidade e o fortalecimento da democracia, que nos alinham às nações mais progressistas e avançadas, são fatores condicionantes à viabilização de um Brasil mais desenvolvido e feliz!
 

*Artur Marques da Silva Filho é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).

Economia: Justiça do Trabalho não pode executar empresas em recuperação judicial

 A lei de recuperação judicial contempla os débitos trabalhista e determina prazo para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho”, diz especialista

    Pixabay

O correto é o credor trabalhista habilitar o seu crédito no processo e não ingressar contra o patrimônio dos sócios


Redação/Hourpress

Não é novidade que uma empresa em processo de recuperação judicial receba da Justiça do Trabalho a execução de seus bens, ou dos sócios, para o pagamento de ação trabalhista.

 

Para o especialista em Direito Empresarial, Fernando Brandariz, a Justiça do Trabalho deve cumprir a Lei da recuperação judicial. Ela define a competência do juízo da recuperação para determinar a suspensão dos atos de constrição que recaiam sobre bens de capital essenciais à manutenção da atividade empresarial.

 

“A justiça do trabalho precisa entender que a responsabilidade dos sócios por dívidas da sociedade é exceção e não a regra”, diz o advogado.

 

Quando a empresa está em processo de recuperação judicial, o correto é o credor trabalhista habilitar o seu crédito no processo e não ingressar contra o patrimônio dos sócios, pontuou o especialista.

 

“Para que os bens dos sócios sejam responsabilizados, é necessário comprovar a má administração da empresa praticando fraude e abuso do direito. Se entendermos ao contrário, perde a razão de ser da lei”, disse Brandariz.

 

A lei de recuperação judicial contempla os débitos trabalhista determinando que, o prazo para o pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho, vencidos até a data do pedido de recuperação judicial, não poderá ser superior a um ano.

 

“O prazo poderá ser estendido em até dois anos, se o plano de recuperação judicial atender aos seguintes requisitos, cumulativamente: apresentação de garantias julgadas suficientes pelo juiz; aprovação pelos credores titulares de créditos derivados da legislação trabalhista ou decorrentes de acidentes de trabalho, e garantia da integralidade do pagamento dos créditos trabalhistas”, concluiu Brandariz.

 


Economia: Safra canavieira no Norte e Nordeste poderá crescer e atingir 57 milhões de toneladas

    Pixabay

Volume superior à produção de 54 milhões de toneladas registrada na safra passada (2021/2022)

Redação/Hourpress

Dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia – NovaBio indicam perspectivas de natureza agrícola positivas para a safra 2022/2023 no Norte e Nordeste. A região, segundo cálculos da entidade que congrega 35 usinas em 11 estados brasileiros, deverá moer 57 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume superior à produção de 54 milhões de toneladas registrada na safra passada (2021/2022).

Segundo o Presidente-Executivo da NovaBio, Renato Cunha, a moagem no Norte e em curso nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia e Sergipe já superou 5,1 milhões de toneladas até 20 de agosto deste ano. “Esse volume corresponde a 8,9% do total previsto para a safra 2022/2023, de 57 milhões de toneladas. Em termos de perfil de produção, o açúcar deverá apresentar um protagonismo maior em função das condições de mercado mais favoráveis”, explica o executivo, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar/PE).

Ainda, numa primeira estimativa para o Nordeste, projeta-se moagem total de 19,5 milhões de toneladas em Alagoas, 14 mi/tons em Pernambuco, 6,3 mi/tons na Paraíba, 5,2 mi/tons na Bahia, 3,1 mi/tons no Rio Grande do Norte, 2,5 mi/tons no Maranhão, 1,5 mi/tons no Piauí e 1,9 mi/tons em Sergipe. Na região Norte, espera-se um aumento de 3% nos estados do Tocantins e Amazonas, que deverão moer 2,44 mi/tons e 320 mil/tons, respectivamente. No Pará serão esmagadas 1,3 mi/tons de cana.

Em abril do próximo ano, haverá fechamento da safra 2022/2023 nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Amazonas. Em agosto de 2023, a moagem será encerrada em Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Sergipe.

Safra passada

No ciclo de moagem 2021/2022 do Norte e Nordeste, já encerrado, as unidades produtoras do Nordeste esmagaram 46,41 milhões de toneladas, enquanto as do Norte processaram 7,59 milhões de toneladas. No total, a produção de 54 milhões de toneladas alcançada pelas 53 usinas presentes em 11 estados do Norte e Nordeste foi 3,8% maior do que o verificado na safra 2020/2021, quando foram registradas 52 milhões de toneladas.

Na safra 2021/2022, a fabricação de açúcar atingiu a marca de 2,9 milhões de toneladas, quantidade similar ao verificado na safra anterior. Já a fabricação total de etanol foi praticamente estável em relação ao ciclo anterior. Somando anidro e hidratado, o Norte e Nordeste entregou 2,1 bilhões de litros ao mercado. O destaque mais evidente foi a produção do etanol anidro, que atingiu 1,02 bilhão de litros, quantidade 7% superior à da safra 2020/2021, quando se produziu 950 milhões de litros.

Economia: Sebrae-SP realiza eventos gratuitos para empresas venderem mais

 Capacitação online vai acontecer nos dias 08 e 22 de setembro

   EBC

As pessoas participantes vão receber orientações sobre como planejar e criar um calendário promocional

Redação/Hourpress

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para as empresas que desejam alavancar as vendas ou, até mesmo, conquistar novos clientes. Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), apontam que as vendas cresceram 25,9% nos shopping centers de todo o Brasil no período de 6 a 12 de outubro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020.

 

E para ajudar os empreendedores e empreendedoras que querem saber mais sobre o assunto a acertarem no planejamento, o Sebrae-SP está com inscrições abertas para o evento online “Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças”. As inscrições estão abertas para a primeira turma no dia 08 de setembro, das 10h às 12h, pelo Link ou para a segunda turma no dia 22 de setembro, das 19h às 21h, pelo Link. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

 

Durante o evento, analistas e consultores do Sebrae-SP irão discorrer sobre as principais estratégias de vendas para o Dia das Crianças. As pessoas participantes vão receber orientações sobre como planejar e criar um calendário promocional; como criar promoções e motivos de compra o ano todo; como definir o público-alvo; como preparar a equipe para um bom atendimento; técnicas de visual merchandising; e como fazer uma divulgação eficaz de seus produtos e serviços.

 

“Preparar-se para vender bem é um diferencial necessário para qualquer empreendedor ou empreendedora e as datas comemorativas, como o Dia das Crianças, são uma ótima oportunidade para o comércio. Com um bom planejamento e criatividade, as chances de ampliar o faturamento são grandes”, comenta o consultor de negócios do Sebrae-SP, Rafael de Souza.

 

SERVIÇO


Prepare-se para vender mais no Dia das Crianças

Datas e horários: 08/09, das 10h às 12h; 22/09, das 19h às 21h

Inscrições gratuitas: 08/09: Link

22/09: Link

Mais informações: 0800 570 0800

As empresas inscritas vão receber o link de acesso pelo e-mail e/ou WhatsApp cadastrado(s)
 

Artigo: A Importância do sigilo do voto e do desarmamento no dia da eleição

 Crime esse que é apenado com detenção de até dois anos

   EBC

A compra de voto fica facilitada com a gravação do voto
Alexandre Rollo

 Em decisões recentes o Tribunal Superior Eleitoral reafirmou as proibições de se exercer o direito de votar portando aparelhos de telefone celular e armas de fogo. Com relação aos aparelhos de telefone celular lembra-se aqui que desde 2009 há uma proibição de se “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação” (art. 91-A, parágrafo único da Lei 9.504/97). Lembra-se também que desde 1965, configura-se crime eleitoral “Violar ou tentar violar o sigilo do voto” (art. 312 do Código Eleitoral), crime esse que é apenado com detenção de até dois anos.


A proibição reafirmada pelo TSE em relação às imagens que poderiam ser feitas durante a votação do eleitor tem por objetivo a proteção do sigilo do voto, que, por sua vez, é fator imprescindível para que se dificulte sua compra e possível coação do eleitor. A compra de voto fica facilitada com a gravação do voto. O candidato desonesto poderia pagar metade do valor combinado para a compra e venda antes da votação e a outra metade após a exibição da gravação. Há também situações em que o crime organizado coage o eleitor a votar em quem fosse determinado, com posterior comprovação através da gravação respectiva. Com a proibição reforçada o eleitor poderá “culpar” o TSE, dizendo que não conseguiu gravar o voto porque o seu celular ficou “retido” com os mesários no momento da votação.

É claro que não haverá revistas pessoais ao eleitor para saber se ele está ou não portando tais aparelhos. A recalcitrância, todavia, poderá configurar o crime eleitoral acima mencionado, inclusive com possibilidade de prisão em flagrante do infrator. Ponto para o TSE. Já a outra proibição reafirmada envolveu o porte de armas de fogo no momento da votação, algo que poderia intimidar o eleitor desarmado. Não se está cancelando o porte de armas daquelas pessoas que possuam essa autorização. Apenas não poderá ser levada a arma no momento da votação, assim como não se pode portar armas de estádios de futebol, aeroportos e tantas outras localidades. Essa proibição, aliás, está prevista no art. 141 do Código Eleitoral que determinada que a “força armada conservar-se-á a cem metros da seção eleitoral e não poderá aproximar-se do lugar da votação, ou nele penetrar, sem ordem do Presidente da mesa”.

A Corte Superior Eleitoral entendeu que se existe essa proibição até para policiais, por exemplo, o mesmo deve existir para civis que, efetivamente, não precisam estar com suas armas durante o exercício do voto. Mas o que acontecerá com quem descumprir essa proibição? Dentro do colégio eleitoral o porte será ilegal mesmo para os chamados CACs (colecionadores, atiradores e caçadores), que, por sua vez, poderão ser presos em flagrante pelo porte ilegal. Em momento de acirramento dos ânimos e de exacerbada intolerância eleitoral, parece que a reafirmação dessa proibição também representou um acerto da Justiça Eleitoral, garantindo-se maior tranquilidade ao eleitor, durante a festa cívica da Democracia.

 

Alexandre Rollo -- Advogado, especialista em Ditreito Eleitoral e Conselheiro Estadual da OABSP. Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP.

Geral: Condomínios do estado de SP lideram investimentos em segurança

 Os síndicos iniciam a busca de crédito para viabilizar o investimento 

    Divulgação

É comum o condomínio precisar de um valor para pagamento de rescisões


Redação/Hourpress

De acordo com dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim), entre os anos de 2014 e 2018, os moradores de São Paulo sofreram em média 12,1 mil ataques por mês, o que inclui casas e condomínios. Segundo levantamento feito pelo banco para condomínios CondoConta, que tem como clientes empreendimentos de todo o Brasil, os investimentos em segurança e instalação de portarias remotas são o terceiro maior motivo dos pedidos de crédito feitos por condomínios. Neste cenário, São Paulo é o estado que mais busca com 21%, seguido por Santa Catarina com 14% e Pernambuco com 11%.

 

“Acreditamos que um dos motivos pelos quais muitos condomínios querem investir em segurança é o fato de ser um local com alto fluxo e concentração de pessoas, por isso os pedidos de crédito para aumentar e automatizar a segurança. Os benefícios esperados são uma maior sensação de proteção dentro dos espaços do condomínio e também a redução de custos operacionais que muitas vezes pode chegar a 70%”, afirma Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador do CondoConta.

 

Grande parte dos condomínios não possuem recursos financeiros para os investimentos necessários para as instalações que envolvem obras, folha de pagamento e compra de equipamentos. É neste ponto em que os síndicos iniciam a busca de crédito para viabilizar o investimento e alguns acabam optando por um financiamento condominial. “É importante lembrar que o CondoConta nasceu emprestando dinheiro para condomínios que tinham justamente essa necessidade. Disso, identificamos outras dores. Mas o início foi usando nosso capital próprio para emprestar aos condomínios que estavam automatizando a portaria e não conseguiam empréstimos com bancos tradicionais”, apontou Rodrigo.


Mercado

 

Além do valor das obras e equipamentos é comum o condomínio precisar de um valor para pagamento de rescisões, já que em alguns condomínios, a portaria remota dispensa a presença de alguns colaboradores. “É um mercado bem específico, no qual é comum que os funcionários de condomínios tenham muitos anos de casa, o que resulta em o condomínio ter o valor necessário para a instalação das portarias remotas, mas não ter caixa para as rescisões”, explica Rodrigo, que tem mais de uma década de experiência no mercado condominial.

 

Nos bancos tradicionais, os condomínios estavam em uma zona cinzenta, mesmo movimentando R$250BI por ano e gastando R$ 3 bilhões com tarifas. Um investimento em segurança é algo que não se pode esperar, o síndico precisa ter acesso a crédito da forma mais simplificada e ágil possível”, finalizou.

Geral: Como não cair no golpe das figurinhas do álbum da Copa do Mundo

 Diversas fraudes foram detectadas envolvendo o produto no Brasil 

                                            Pixabay



Redação/Hourpress

ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta que foram reportadas diversas fraudes em torno do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2022. Assim como costuma acontecer nos meses anteriores ao Mundial de Futebol, em vários países o tema está em alta e crianças e adultos correm para comprar figurinhas e tentar completar o álbum. Mas como acontece com aqueles temas que atraem o interesse das massas, os cibercriminosos também se aproveitam da situação para tentar enganar as pessoas.
 

No Brasil, foi registrada uma campanha que circula no WhatsApp com o intuito de convencer as pessoas que a Editora Panini está sorteando um álbum e 400 figurinhas. No entanto, trata-se de uma farsa que busca fazer com que a vítima baixe um aplicativo duvidoso do Google Play para escanear códigos QR.
 

Campanha circulando no Brasil via WhatsApp que promete o álbum e muitas figurinhas. No entanto, é uma pesquisa que acaba convidando você a baixar um aplicativo com reputação duvidosa


A ESET explica que apesar do Google Play contar com mecanismos de segurança, continua sendo uma plataforma que pode ser usada para distribuir malware para Android e que os cibercriminosos muitas vezes conseguem burlar e ocultar ameaças por trás de todos os tipos de aplicativos. Recentemente, foi divulgado o número de apps removidos do Google Play por distribuir o malware Joker, ocultando a ameaça por meio de leitores de código QR, ferramentas de digitalização de PDF ou editores de fotos, por exemplo.

 

“Os golpistas se aproveitam da escassez e da alta demanda, e oferecem por meio desses canais o álbum e um pacote com muitas figurinhas. No momento do pagamento, eles solicitam o envio do dinheiro por meio de transferência. Assim que as vítimas enviam, os criminosos encerram o contato e os produtos nunca chegam”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.
 

Uma das recomendações que a ESET compartilha para evitar ser vítima desse tipo de fraude é comprar nos pontos habilitados oficialmente para vender as figurinhas e o álbum, e se comprar pelo Mercado Livre, não sair da plataforma para continuar a conversa no WhatsApp ou por telefone.
 

Além disso, Gutiérrez Amaya aconselha: “A principal recomendação é aprender a desconfiar. Não clique em nenhum link que receber ou preencha com suas informações pessoais qualquer formulário que receber. A segunda é habilitar a autenticação em duas etapas no WhatsApp, e se possível, usar um aplicativo de autenticação, ao invés do SMS. Assim, evitamos também o roubo de contas”.
 

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET.
 

Por outro lado, o ESET convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para saber o que está acontecendo no mundo da cibersegurança. Para ouvi-lo, acesse.


Geral: Cresce a procura por crédito para instalação de energia solar em telhados

 

Tecnologia inovadora é uma solução econômica e de cuidado com o planeta

   Freepik
Mudar seus hábitos de consumo para utilizar uma tecnologia limpa

  Redação/Hourpress

 

A geração distribuída (GD) de energia solar, aquela produzida por painéis instalados em telhados e fachadas de residências, comércios e indústrias, absorvendo a luz do sol e a transformando em energia elétrica, cresce em ritmo acelerado no Brasil.

Conforme levantamento do Meu Financiamento Solarmaior fintech de crédito para energia solar do Brasil, a procura por linhas de crédito para energia solar teve crescimento de 318% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao ano anterior.


De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), foram instaladas 302 mil novas usinas no primeiro semestre, gerando um crescimento de 26,7% em relação a dezembro de 2021. De janeiro a junho, o segmento cresceu 22,7% em potência instalada, passando de 9.107 MW (dez/2021) para 11.882 MW ao final de junho deste ano.

 

Gases 

 

A busca por energias renováveis é tendência mundial. Cada vez mais pessoas e empresas estão procurando mudar seus hábitos de consumo para utilizar uma tecnologia limpa. No caso da solar, além da economia, que pode chegar a 95% de redução na conta de luz para residências e empresas, também há benefícios ambientais, como a diminuição das emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que está alinhado ao propósito global de limitar o aquecimento da temperatura média do planeta a 2ºC até 2030.

 

Segundo Iasmym Jorge, gerente geral do Meu Financiamento Solar, o aumento da procura por energia solar representa uma mudança de mentalidade na sociedade, que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 7), e que visa atingir, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações.

 

"Desempenhamos um papel importante no mercado de novas energias por oferecer crédito com condições e prazos que cabem no bolso da maioria dos brasileiros. Para nós, o principal ponto é tornar a energia solar acessível a todos em prol do desenvolvimento sustentável e com o intuito de gerar um futuro mais positivo", finalizou.

Artigo: A revolução do ecossistema logístico já começou

 Por meio do Open Logistics, as operações podem ser totalmente orquestradas

   Pixabay



* Bruno Pelikan 

Apesar de recente e ainda pouco conhecido, o Open Logistics vem ganhando força na rotina de quem trabalha na área – e não poderia ser diferente. Da mesma forma que o Open Banking está revolucionando o sistema financeiro do Brasil, apesar de sua curta existência, o Open Logistics é o nome da inovação equivalente do setor de transporte e logística.

Embora ainda seja associado ao analógico, a processos manuais e pouco uso de tecnologia, o ecossistema logístico vem passando por diversas e necessárias transformações. Nos últimos anos, é possível perceber o quanto esse mercado vem se reformulando para alcançar resultados melhores, garantindo mais eficiência, menores custos, maior produtividade e otimização de tomadas de decisão.

Com a aceleração da globalização e a consequente abertura dos mercados a novos competidores regionais e mundiais, qualidade e custo nunca foram tão importantes para manter a competitividade. Além disso, com a ascensão cada vez maior do poder e da voz do cliente, o mercado tem se tornado ainda mais exigente: além de alta qualidade e baixo custo, hoje uma boa experiência é um ponto de extrema relevância para as empresas, transformando o serviço logístico num elemento-chave na relação cliente-fornecedor.

Resposta

Prazos de entrega mais curtos, experiência de alto nível e excelência em qualidade: como garantir tudo isso quando há cada vez mais atores envolvidos na cadeia logística, as informações acabam não chegando onde deveriam chegar e as empresas não conseguem ter visão completa de suas operações? O Open Logistics é a resposta.

Se o Open Banking nasceu para tornar possível o compartilhamento seguro de dados entre instituições financeiras, o Open Logistics segue a mesma lógica, sendo, portanto, um conjunto de tecnologias que têm como objetivo viabilizar a verdadeira digitalização logística. Por verdadeira digitalização, me refiro ao uso da tecnologia em toda sua potência, isto é, permitir que as empresas, ao digitalizar seus processos, consigam se conectar com seus parceiros de negócio dentro do ecossistema logístico, promovendo mais transparência e colaboração entre todos eles ao facilitar a troca de dados em tempo real e o uso de inteligência preditiva.

Por meio do Open Logistics, as operações podem ser totalmente orquestradas, porque é possível conectar sistemas e diferentes setores operacionais, integrando e centralizando todos os dados e informações em tempo real em um só lugar. Digitalizando e reinventando processos, garantindo uma conexão direta entre todos os atores envolvidos na cadeia logística por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação), que possibilitam que sistemas e aplicações compartilhem dados entre si, as empresas aumentam sua eficiência, reduzem custos e ganham mais agilidade, flexibilidade e escalabilidade para as rotinas operacionais.

Convite

Open Logistics não é sobre futuro, já é o presente. Chegou a hora de derrubar muros e construir pontes. Não há mais espaço para sistemas desconectados que operam de forma independente e solucionam apenas parte dos problemas. Para superar os desafios da cadeia logística em nosso país, precisamos pensar e trabalhar juntos, como parceiros. É isso que o Open Logistics propõe e é esse o convite que faço a todos que, assim como eu, acreditam que é possível transformar a realidade operacional do ecossistema logístico e obter eficiência em escala através de colaboração e tecnologia.

* Bruno Pelikan - CEO da Rabbot

Túnel do Tempo: Invenção do cachorro quente na Alemanha

    Pixabay


Redação/Hourpress

Em 9 de setembro de 1852  era inventado o cachorro quente. Este sanduíche surgiu na cidade de Frankfurt, Alemanha, quando um açougueiro resolver batizar as salsichas de sua fabricação com o nome de seu cão, hot dog.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Pedro Morganti

                                               Hourpress


Luis Alberto Alves/Hourpress

Pedro Morganti nasceu na província de Luca, Itália, em 1876. Viveu cerca de meio século no Brasil. Foi chefe das mais importantes organizações agrícolas, comerciais e industriais do Brasil. Era comendador da Ordem da Coroa da Itália, comendador da ordem da indústria, e lavoura Portuguesas, e ainda cavalheiro do Trabalho. Obteve o título de Cidadão Honorário do Brasil. Faleceu em 22 de agosto de 1941. A Rua Pedro Morganti (foto) fica em Vila Mariana, Zona Sul de Sampa.