Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Crônicas: Você é fiel igual ao cachorro?


Os dois cães dormindo junto com o seu dono, ignorando sua triste situação econômica
Deixar de lado o nosso egoísmo, a sede de vingança, ódio, a inveja e a idolatria pelo consumismo


Luís Alberto Alves/Hourpress

Na bonança todos são fieis, porque a comida é farta, os presentes massageiam o coração, as viagens inebriam a mente, e tudo se parece com o mar de águas azuis numa praia paradisíaca. E na falta de dinheiro, prevalece o mesmo sentimento? Infelizmente não!

Muitas vezes ofendemos alguém o chamando de cachorro. Errado! Quem dera o ser humano fosse parecido com os cães. Que ama o seu dono independente da situação econômica ou mesmo do estresse provocado pelo desemprego ou por alguma situação sentimental que desgasta o seu coração.

Os cães não olham para cor, idade, sexo, religião ou posição social. Simplesmente amam os seus donos. Nunca os recebe xingando ou de mau humor. Ao abrir a porta, ele aparece balançando o rabo, às vezes até pula com as duas patas esperando receber carinho. Não reclamam.

Quando vejo dois cães dormindo junto com o seu dono no frio da Praça da República, esquina com a Rua 7 de Abril, Centro de SP, percebo o quanto a humanidade se deixou contaminar pelo consumismo e ódio. Talvez nem jantaram na noite anterior, igual à pessoa que escolheram para amar. Estão ali ao seu lado.

Mesmo assim não o abandonaram. Permaneceram junto dele. Quantos casais decretam o final do casamento quando surge a primeira crise econômica. Outros não suportam ver o esposo ou esposa doente e entregam os pontos. A fidelidade só existiu enquanto o dinheiro era farto e alegria era constante.

Precisamos aprender muito com os cães. Deixar de lado o nosso egoísmo, a sede de vingança, ódio, a inveja e a idolatria pelo consumismo. Devemos amar o nosso próximo de verdade. Com ou sem dinheiro, ele vai continuar merecendo o amor que precisa brotar, cada vez mais, de dentro de nós. Sermos fieis de verdade.



Economia: Empresa chinesa de refrigeração inicia operações no Brasil em 2020


Fenatran foi o marco inicial da Kaixue-SuperSnow no mercado brasileiro; marca aposta no pós-venda


Redação/Hourpress

Após apresentação oficial durante a Fenatran 2019, a chinesa Kaixue-SuperSnow anuncia o início de suas operações no Brasil para o primeiro trimestre de 2020. Durante a feira realizada em São Paulo, o executivo brasileiro Paulo Lane, responsável por trazer a marca ao país, pontuou a estratégia de negócios da empresa e como será a operação no mercado nacional.

Para Lane, o entusiasmo dos executivos Tim Zou (VP & Gerente Geral de Exportação), Leo He (Gerente Geral para o Exterior) e Gabriel Doyle (Coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Cadeia do Frio) durante a feira reforçou as expectativas. “Todos ficaram impressionados com a pujança do mercado brasileiro e animados com as possíveis parcerias, que vão acrescentar positivamente aos novos negócios”.

A estratégia de entrada no mercado da cadeia do frio se concentrará no eixo Rio de Janeiro – São Paulo - Paraná. Segundo o executivo, a região concentra grande parte dos negócios do segmento. Estudos e pesquisas apontam que 30% a 40% dos alimentos a nível mundial se perdem em todo o processo desde a colheita até o consumo. Uma parte significativa da perda está relacionada à deficiência da Cadeia do Frio. “O Brasil, por ser um país de grandes distâncias, baseado no modal rodoviário, e clima quente, com certeza é um mercado animador, com grande potencial de crescimento da Cadeia do Frio” pontua.

Na China, a Kaixue-SuperSnow possui duas fábricas, que somam mais de 400 colaboradores, e é a maior fabricante local de equipamentos de refrigeração de transporte. Atualmente a marca exporta para mais de 70 países e está bem estruturada para expansão em toda a América Latina.

Expectativas
Após o primeiro trimestre de atuação, os objetivos serão de replicar o conhecimento e expertises adquiridos e fazer a expansão para os mercados do México, Chile, Peru.
Lane esclarece que a América Latina e Caribe compreendem uma região com aproximadamente 650 milhões de pessoas, ou seja, 8,5% da população mundial, com grande potencial de crescimento. “Além disso, são muitas oportunidades de desenvolvimento e melhoria da Cadeia do Frio. E na América Latina, o Brasil é o país com maior potencial de crescimento do segmento de produtos perecíveis”.

Os produtos apresentados estande da Fenatran serão os primeiros a serem disponibilizados no mercado de distribuição. Os equipamentos KX 350, KX 450 e KSD 800, além de já trazerem um know how da marca em países como China, África, Austrália, Oriente Médio e Sudeste da Asia, são também soluções que asseguram mais espaço útil para a carga.

Lane reforça ainda que outro diferencial da marca será no pós-vendas. Mesmo que em um primeiro momento os equipamentos sejam importados, a empresa já está em pleno processo de desenvolvimento de uma rede de vendas e serviços nas principais cidades do país. “A SuperSnow assegura uma excelente performance, uso de componentes globais de primeira linha e um excelente Custo Total de Operação (TCO - Total Cost Operation)”.
Produtos expostos na Fenatran
  • KX-350 – equipamento com compressor acoplado para distribuição de produtos resfriados em baú de até 20 m3e congelados até 15m3. Opção com stand-by elétrico
  • KX-450 – equipamento com compressor acoplado para distribuição de produtos resfriados em baú de até 22 m3e congelados até 16m3. Opção com stand-by elétrico
  • KSD-800 – equipamento com motor diesel independente e elétrico auxiliar para viagem larga distância ou distribuição de produtos resfriados em baú de até 40 m3e congelados até 32m
Sobre a empresa
A empresa Zhengzhou Kaixue Cold Chain Co. Ltd, que comercializa seus produtos com a marca SuperSnow, é uma empresa com foco em equipamentos para a Cadeia do Frio. Fabrica e comercializa equipamentos de refrigeração para caminhões, ar condicionado para ônibus, expositores para supermercados e câmaras frias.

Iniciou suas atividades em 1998 como um Concessionário de Vendas e Serviços Carrier Thermo King. Em 2006 expandiu sua operação para uma fábrica de 3,1 mil metros quadrados e 100 funcionários. Em 2015 abriu uma segunda fábrica de 2,5 mil metros quadrados especializada para fabricação de equipamentos de refrigeração para transporte e ar condicionado de ônibus. Em 2018 tornou-se o maior fabricante na China de equipamentos de refrigeração para transporte. Desde 2014 abriu capital com ações na bolsa (SEEQ).

Economia: Segmento de intralogística se prepara para a Black Friday


Jungheinrich amplia sua locação de equipamentos de intralogística em 10% durante a semana de descontos; Para auxiliar na preparação da infraestrutura, companhia promove sua Yellow Friday com desconto especial nos equipamentos mais buscados para locação

Redação/Hourpress
Prevista para o dia 29 de novembro, a Black Friday já é a melhor data para o varejo. De acordo com a consultoria EBIT|NIELSEN, a Black Friday foi responsável por 4,9% do faturamento anual do e-commerce no país em 2018, atingindo R$ 2,6 bilhões. Para que as empresas atendam com eficiência operacional este pico de demanda em curto período, a Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística, oferece o serviço de locação de curto prazo para os seus equipamentos.
“A grande vantagem da locação é a flexibilidade para adaptar a quantidade de equipamentos e, com isso, os custos, de acordo com a evolução da demanda. Dessa maneira, o cliente fica mais seguro para focar nas vendas durante essa data tão importante. A procura pela locação de nossos equipamentos aumenta em 10% nessa época”, relata Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina.
A operação de um dos principais varejistas do mercado brasileiro durante a última Black Friday, quando a empresa teve o desafio de atender mais de 400 mil pedidos em uma semana, confirma a declaração do Vigold. Para atingir essa marca, investiu na locação adicional de cinco empilhadeiras retráteis, com alcance de 11,5 metros de altura, e 65 transpaleteiras elétricas de garfo duplo, com capacidade para 2,5 toneladas. Programada com 30 dias de antecedência, a ação foi um sucesso de eficiência logística.
“Durante a Black Friday 2018 foram realizados 6,9 milhões de pedidos no e-commerce brasileiro, segundo a EBIT|NIELSEN. Um número gigante e que ainda não leva em conta toda a movimentação de lojas físicas. Em 2019, a projeção é de movimentação ainda maior de mercadorias, o que torna mais evidente a relevância do setor de intralogística. É importante que indústria e varejo iniciem agora a preparação de suas infraestruturas logísticas para que tudo funcione bem durante a semana de descontos. Essa antecedência de no mínimo 30 dias vale também para outras datas sazonais, como o Natal, a Páscoa e o Dia das Mães”, comenta Vigold.
Descontos especiais
Para alavancar a venda dos lojistas, a Jungheinrich Brasil está com a campanha Transforme sua Black Friday em Yellow Friday, que oferece descontos nos equipamentos mais procurados para atender à demanda da data.
Selecionadora de Pedidos ECE 225: Possui plataforma ergonômica, que facilita o acesso do operador, e volante JetPILOT, que proporciona operação intuitiva e confortável como um automóvel. Outro diferencial é o excelente raio de giro de 2.788 mm, mesmo com garfo duplo de 2.400mm de comprimento. Suporta cargas de até 2.5t.
Transpaleteira elétrica ERE 225: Com capacidade de carga de 2,5t e elevação de até 122 mm, a ERE 225 fornece altos níveis de segurança e ergonomia ao operador, graças à sua plataforma que amortece o impacto e à tecnologia que reduz, de maneira automática, a velocidade nas curvas. A ERE possui quatro modelos standard para melhor atender às necessidades do cliente: plataforma fixa com entrada lateral, plataforma prolongada, plataforma compacta e plataforma articulada. 
Empilhadeira Retrátil ETV 318: Com capacidade de carga de até 1,8t e altura de elevação de até 11.510 mm, conta com modernos acessórios de segurança, como a luz de sinalização e o giroflex, que alertam os pedestres sobre sua aproximação. Além disso, proporciona maior performance e ergonomia durante a operação.
Para saber mais sobre a Yellow Friday da Jungheinrich, acesse: https://www.jungheinrich.com.br/servicos/locacao-de-empilhadeiras/locacao-black-friday-744268 
Sobre a JungheinrichA Jungheinrich é uma das líderes globais em soluções e gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfólio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã. Com sede em Hamburgo, a Jungheinrich é representada mundialmente em 40 países, e emprega mais de 18.000 pessoas em todo o mundo.

Economia: Especialistas dão dicas de como utilizar o 13° salário




Professores do curso de Ciências Contábeis do Unipê e da Unicid orientam como utilizar o valor de forma consciente


Redação/Hourpress
Com a liberação da primeira parcela do 13º salário, algumas pessoas começam a ter dúvidas sobre o que fazer com esse dinheiro extra de fim de ano. O valor pode ser um alívio para os endividados, mas também uma ótima oportunidade para quem deseja investir. Os professores de Ciências Contábeis, Paulo César Pereira da Silva, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e Wagner Pagliato, da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), orientam sobre o que fazer com essa renda extra. Confira as dicas abaixo:
Quite as dívidas
A quitação de dívidas em atraso deve ser sempre a prioridade. Segundo o professor Wagner Pagliato, “o benefício está sempre em negociar, porque não existe investimento que supere os juros, principalmente se for de cartão de crédito ou cheque especial”, explica o docente.
Uma boa dica é optar por uma entrada maior na renegociação, de modo que as parcelas tenham pouco impacto sobre o orçamento pessoal ou familiar.
Invista
Para os não endividados, o investimento é a melhor forma de fazer esse dinheiro extra render. O primeiro passo é estudar os melhores rendimentos de acordo com o perfil do investidor. Há diversas opções como: tesouro direto, CDI, LCA ou até mesmo a bolsa de valores.
A Poupança, a opção que muitos optam por investir por conta da segurança, pode não ser o melhor caminho. Além de possuir o menor rendimento do mercado, a caderneta tem pouco ganho real em relação à inflação, o que significa perda de poder de compra depois de um tempo. “A poupança é ideal para quem deseja usufruir do dinheiro a curto prazo, pois ela permite resgate imediato e sem custo”, afirma o professor Paulo Cesar.
Vale destacar que tudo depende das necessidades de cada um pois a Bolsa e o Tesouro Direto são opções de longo prazo, com rentabilidade a partir de três a quatro anos. Outra ótima dica é não investir em uma única modalidade, mas diversificar. “Se for investir na Bolsa, opte por ações em mais de uma empresa. Se for no Tesouro Direto, observe a melhor rentabilidade e até mesmo a captação de bancos”, completa.
Atenção para o Imposto de Renda
O Imposto de Renda sempre deve ser considerado na hora de avaliar as opções sobre o que fazer com o 13º salário. Uma boa opção para quem quer aproveitar os benefícios fiscais é aderir aos planos de previdência privada, como o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). “No PGBL, a dedução somente poderá ser feita no modelo completo de declaração. O programa da Receita calcula o limite de 12% sobre a renda tributável. Desta forma, aumenta o valor da restituição ou reduz o imposto a se pagar na declaração”, conclui o professor Wagner Pagliato.
Sendo assim, escolher a melhor forma de usar o décimo terceiro vai depender da atual situação financeira de cada pessoa, mas para quem não conseguiu se planejar durante o ano de 2019, o 13° salário pode ser um ponta pé inicial para começar 2020 com o pé direto.
Sobre a Unicid - Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina, que é reconhecido com nota máxima pelo MEC. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento e possui mais de 53 mil alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior.

Variedades: Palácio dos Campos Elíseos recebe a Exposição Pioneiros & Empreendedores


Com rico material iconográfico, objetos, painéis e mídia eletrônica, palestras e visitas programadas para escolas, a exposição oferece um extraordinário exemplo de iniciativas de empreendedores

Redação/Hourpress

Exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil, destaca a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo e outros. A mostra destaca também a vida de mulheres pioneiras como Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Irmã Dulce e Dorina de Gouvêa Nowill. A curadoria é do professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.

Com rico material iconográfico, objetos, painéis e mídia eletrônica, palestras e visitas programadas para escolas, a exposição oferece um extraordinário exemplo de iniciativas de empreendedores que alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades e realizaram sonhos. Uma fonte incrível de aprendizagem e de inspiração para as gerações atuais e futuras, que anima o esforço daqueles que buscam mudanças estruturais e soluções para os problemas mais dramáticos e ainda persistentes do país.

Mais informações, palestras e agendamento para escolas em https://pioneiros.fea.usp.br

Serviço – exposição Pioneiros & Empreendedores:
Até 1º de dezembro de 2019
De terça a domingo, das 10h às 17h – entrada gratuita
Centro de Referência em Inovação SEBRAE // Palácio dos Campos Elíseos
Av. Rio Branco, 1269, Campos Elíseos, 01205-903 São Paulo-SP

Ficha técnica da exposição Pioneiros & Empreendedores:
Curadoria: Jacques Marcovitch
Projeto Museológico: Maria Cristina Oliveira Bruno, Viviane Longo
Implementação e coordenação museológica: Expomus – Exposições, Museus, Projetos Culturais
Coordenação Educativa: Marina de Toledo
Projeto Expográfico: BM Urbanidade e Arquitetura
Projeto Audiovisual: Estúdio Preto & Branco
Projeto Gráfico e Comunicação Visual: Partícula Planejamento Visual Gráfico

MAIS INFORMAÇÕES

Exposição destaca a trajetória de empreendedores
pioneiros que mudaram a história do Brasil
Exposição destaca a trajetória de empreendedores pioneiros dos séculos 19 e 20, responsáveis pela criação de negócios inovadores que deram contribuições decisivas para o crescimento e modernização da economia brasileira. São nomes como Mauá, Prado, Matarazzo, Ramos de Azevedo, Ermírio de Moraes, Luiz Queiroz, Julio Mesquita, Jorge Street, Lundgren, Guinle, Simonsen, Jafet, Roberto Marinho, Feffer, Klabin-Lafer, Fontana, Antunes, Benchimol, Queiroz, Gerdau, Diniz e outros que foram estudados pelo Projeto Pioneiros, realizado pelo professor Jacques Marcovitch, da FEAUSP.

Depois de receber quase 100 mil visitantes em Fortaleza, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, a exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil está sendo apresentada em São Paulo até 1º de dezembro, no Centro de Referência em Inovação SEBRAE, localizado no Palácio dos Campos Elíseos.

Objetivo é divulgar o exemplo desses pioneiros para inspirar jovens estudantes de ensino médio e escolas técnicas, universitários de Administração, Economia, História, Arquitetura, Engenharia e outros cursos superiores, professores, pesquisadores e público em geral.

Uma das principais atrações da exposição é a inclusão de oito mulheres pioneiras. Suas trajetórias e iniciativas duradouras certamente influenciarão os visitantes jovens para a construção de seu projeto de vida.

Os pioneiros
Dividida em cinco módulos, a exposição destaca o pioneirismo empresarial em vários momentos da história econômica, social e política do Brasil, desde 1822 até o momento atual nas diversas regiões do país:
  • Brasil Monárquico: Os Prado, Bernardo Mascarenhas, Luiz de Queiroz, Barão de Mauá, Os Lundgrens.
  • Primeira República: Francisco Matarazzo, Delmiro Gouveia, Luiz Tarquínio, Nami Jafet, Júlio Mesquita, Ramos de Azevedo, Guilherme Guinle, Atílio Fontana, Lafer-Klabin, Jorge Street.
  • Era Vargas: Leon Feffer, José Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho.
  • Brasil Contemporâneo: Edson Queiroz, Samuel Benchimol, Gerdau-Johannpeter, Valentim dos Santos Diniz, Augusto Trajano Antunes.
  • Brasil na Era Digital: Quem são os pioneiros do futuro?
Mulheres Pioneiras
Uma das atrações da Exposição Pioneiros & Empreendedores em São Paulo é a inclusão de oito Mulheres Pioneiras: Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Eugênia Ana dos Santos (Mãe Aninha), Índia Vanuíre, Nise da Silveira, Irmã Dulce, Dorina de Gouvêa Nowill, Waldisa Russio Camargo Guarnieri e Veridiana Valéria da Silva Prado.

A seleção de mulheres para a Exposição foi feita a partir de critérios distintos dos utilizados para os pioneiros homens. Mesmo assim, suas trajetórias têm pontos em comum com a narrativa da exposição. As mulheres destacadas, muito além de uma vida significativa, deixaram um legado que transcende suas existências. Suas trajetórias e iniciativas duradouras inspiram jovens para a construção do seu projeto de vida, e são exemplos para as gerações vindouras.

A exposição
Coordenada pela Expomus, empresa com mais de três décadas de atuação e mais de cem projetos culturais realizados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS do Estado de São Paulo, a exposição Pioneiros & Empreendedores valoriza a memória do empreendedorismo pioneiro e elucida suas características pedagógicas e repercussões contemporâneas, aproximando-a de um público amplo, mais especificamente do segmento juvenil e universitário. A mostra lança um olhar transversal em relação à história do Brasil, com foco na reciprocidade constante entre trabalho e visão pioneira, nas escolhas e na multiplicidade de caminhos percorridos pelos empreendedores.

Maior cidade e principal centro econômico-financeiro do país, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo se destaca como polo educacional, científico, cultural, social e político. A história paulista está fortemente associada a iniciativas de grande número de empreendedores, personagens que, segundo o professor Jacques Marcovitch, criador do Projeto Pioneiros, “alcançaram um ideal de emancipação, enfrentaram adversidades, realizaram sonhos”.

Variedades: Programação CINESESC , de 07 a 13 de Novembro


 Redação/Hourpress

Ingressos
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 20,00 (inteira); R$ 6,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes; R$ 10,00 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante);
Sextas, sábados, domingos e feriadosR$ 24,00; R$ 12,00; R$ 7,00;

 CINEMA
 Cinema
 IV MOSTRA DE CINEMA GREGO. Organizada em parceira com o Consulado Geral da Grécia em São Paulo e a Cinemateca, a mostra traz ao público brasileiro a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura grega através do cinema, com importantes obras, históricas e contemporâneas, de diretores novos e renomados.

Programa de Curtas: Exteriores
16 anos.
07/11, quinta, às 15h.
9/11, sábado, às 16h30.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Avenida Patision
(Dir.: Thanasis Neofotistos. Grécia, 2018, 13 minutos, DCP)
Katerina, uma jovem mulher moderna, corre para alçancar a mais importante, talvez, audição de sua vida, quando recebe uma ligação de seu filho pequeno, Giannis, dizendo que está sozinho em casa. Após uma série de ligações na tentativa de controlar a situação ela luta para tentar equilibrar-se nos diversos papéis de sua vida, enquanto atravessa uma das regiões mais contraditórias de Atenas, a Avenida Patision.
12 anos.

Atenas, Regresso à Acrópole
(Dir.: Theo Angelopoulos. Grécia, 1983, 43 minutos, DCP)
O filme foi escrito como uma especie de diario pessoal cinematográfico e filmado como um documentário pessoal. A camera copia pinturas e fotografias do passado. “O que é Atenas?” “A consciência da Europa nasceu aqui…”. Mas Atenas é também a memoria da destruição constante. De certa forma podemos dizer que Atenas é a memória constante da destruição. O que sobra da maravilhosa cidade de Pericles? Alguns monumentos somente que conseguiram salvar-se das invasões. Outros que foram desenterrados aos poucos.  O que foi salvo de Atenas do periodo pós-liberação da Segunda Guerra Mundial? Alguns edificios neo-classicos que agora estão sobrevivendo sob o sol.
Todas as idades.

Fera Selvagem
(Dir.: Angelos Frantzis. Grécia, 2013, 15 minutos, Digital)
A fera selvagem se prepara para abandonar o esgoto subterrâneo e seu rugido soa nos quartos do edifício.
14 anos.

Giannis e o caminho
(Dir.: Tonia Marketaki. Grécia, 1967, 20 minutos, 35mm)
Não me lembro mais o que eu queria fazer neste primeiro filme. Mas me lembro da frase que eu tinha em mente na época: “Um homem que nada entre os objetos...”
14 anos.

Washingtonia
(Dir.: Kostantina Kotzamani. Grécia, 2014, 24 minutos, DCP)
Washingtonia começa quando o coração das girafas não pode mais ser ouvido. Washingtonia é um outro nome para Atenas, um lugar no qual as pessoas como os animais caem numa tristeza provocada pela estiagem do verão. Washingtonia é a única palmeira, cujo coração não é devorado pelo besouro vermelho. Isso porque o coração dela é pequeno e seco e ninguém gosta de corações pequenos e ressequidos.
12 anos.

Park
(Dir.: Sofia Exarchou. Grécia, 2016, 100 minutos, DCP)
Dez anos depois das Olimpíadas de 2004, um grupo de meninos mora nas instalações abandonadas dos Jogos Olímpicos de Atenas. Eles circulam sem destino certo entre as ruínas, representando cenas violentas dos esportes olímpicos e organizando coitos de cães para ganhar algum dinheiro. O mais velho do grupo, Dimitris, de 17 anos junto com Anna de 22 anos – ex-atleta, tentam fugir da província em busca de hotéis turísticos do litoral sul. À medida que eles começam a integrar cada vez mais a vida dos turistas, o desejo de ser aceito de Dimitris será experienciado de maneira violenta.
16 anos.
07/11, quinta, às 17h.
10/11, domingo, às 19h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Ο Amante da Pastorinha
(Dir.: Dimitris Tsakiris e Ilias Paraskevas. Grécia, 1932, 70 minutos, Digital)
É o terceiro filme deste tipo, na sequencia, que mais tarde recebeu o título de “fustanela”, o filme “Golfo” de Bachatoris (1914) e “Astero” de Gaziadis (1929). Baseado na famosa peça teatral (romance bucólico) de Dimitrios Koromilas inspirado no poema de Giannis Zalokostas “Amei uma pastorinha”. Foi o primeiro filme falado em língua grega filmado na Grécia. A dublagem foi feita em Berlim e a música foi composta pelo compositor Dionysios Lavragkas, autor também da melodia deste filme com o poema de Giannis Zalokostas “Amei uma pastorinha”. As cenas do filme foram filmadas na província chamada “Politiká” na região da Euboia.
Todas as idades.
07/11, quinta, às 19h.
11/11, segunda, às 15h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

O Sacrifício do Cervo Sagrado
(Dir.: Yorgos Lanthimos. Grécia, 2017, 121 minutos, DCP)
Steven, um cirurgião cardíaco de sucesso, casado, com dois filhos, começa a ter uma amizade com Martin, um menino órfão de 16 anos, que “penetra” de forma lenta e metódica em sua família provocando resultados desastrosos.
14 anos.
07/11, quinta, às 21h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

O Eterno Retorno de Antonis Paraskevas
(Dir.: Elina Psikou. Grécia, 2013, 88 minutos, DCP)
Após vinte anos de uma carreira de sucesso como apresentador de televisão no horário da manhã, numa tentativa de aumentar a sua audiência, o famoso apresentador Antonis Paraskevas encena o seu próprio “sequestro”. Ele se esconde num hotel abandonado de onde acompanha, pelos diversos canais abertos de televisão e pelos programas matutinos, os acontecimentos que tratam de seu misterioso desaparecimento.
12 anos.
08/11, sexta, às 15h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Programa de Curtas: Interiores
08/11, sexta, às 17h.
11/11, segunda, às 17h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Preparação
(Dir.: Sofia Georgovassili. Grécia, 2017, 16 minutos, DCP)
Três gerações de mulheres numa mesma casa tentam se habituar à ideia da iminente ausência de um dos membros, fazendo exercícios e buscando o equilíbrio pessoal para encarar o fato. O que acontece, no entanto, quando alguém tenta domar o luto?
12 anos.

Irreparável Elsa
(Dir.: Michalis Anastasiou. Grécia, 1991, 12 minutos, Digital)
Toda manhã Elsa – esposa e mãe – prepara o café da manhã, beija seu marido e vai para o trabalho e “reforça” o sanduíche de seu filho pequeno que vai para escola. Elsa no entanto faz tudo isso de um jeito especial.
14 anos.

Lacrimae Rerum
(Dir.: Nikos Nikolaidis. Grécia, 1962, 11 minutos, Digital)
A história inspirada pela música, é uma referência ao ciclo da vida. O homem nasce, usufrui, morre...
Todas as idades.

A Caixa
(Dir.: Eva Stefani. Grécia, 2004, 11 minutos, Digital)
Ao encontrar um ícone esquecido da Virgem Maria no seu pequeno apartamento, uma grega idosa suspira dizendo que se encontra no inevitável inverno da sua vida.
Todas as idades.

Heitor Maló – O Último Dia do Ano
(Dir.: Jacqueline Lentzou. Grécia, 2018, 24 minutos, DCP)
É véspera do Ano Novo e Sofia tem um sonho que não revela a ninguém: ao caminhar pelo deserto, descobre que está doente. Finge que não se importa. Terá ela perdido os sentimentos?
12 anos.

Esquivar-se e Camuflar-se
(Dir.: Nikos Perakis. Grécia, 1984, 96 minutos, Digital)
Inverno de 1967 ο soldado Papadopoulos é transferido para uma caserna nas fronteiras nevadas da Grécia com a Bulgária de uma unidade de Atenas onde estão sua esposa e suas duas filhas gêmeas, nascidas pouco antes de seu alistamento. O restante é uma história de um grupo de soldados incorporados à recém constituída “Televisão das Forças Armadas” durante o alistamento obrigatório e antes e durante a ditadura militar na Grécia. Os acontecimentos correspondem apenas a 95% da realidade, e isso porque a realidade foi ainda mais absurda... O diretor estará presente durante a sessão.
12 anos.
08/11, sexta, às 20h30.
Grátis

A Ilha do Silêncio
(Dir.: Lia Kourkoulakou. Grécia, 1958, 90 minutos, Digital)
O isolamento impositivo dos moradores de Spinalonga cria diariamente episódios que preocupam tanto as autoridades como os próprios doentes. Um casal de médicos (G. Kampanelis e N. Sgouridou) lutam para tratar a lepra que assola a ilha. O médico sucumbe à doença também, mas o novo medicamento – descoberto neste meio tempo – traz a recuperação dele bem como dos outros pacientes.
16 anos.
09/11, sábado, às 14h30.
12/11, terça, às 17h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Sirenas no Mar Egeu
(Dir.: Nikos Perakis. Grécia, 2005, 115 minutos, Digital)
Na madrugada do dia 15 de Agosto de 2003 da embarcação turca «Ege güzeli» tenta desembarcar na ilha Pitta dois homens e uma menina de seis anos – imigrantes ilegais e sobreviventes de naufrágio, salvos em águas gregas. Além do comandante e do marinheiro, estavam a bordo duas candidatas e um antiga vencedora do concurso de beleza, um jornalista e um cameraman da TV Bodrun, um canal local que estava organizando o concurso anual de beleza da capital cosmopolita da península de Bodrun, na Turquia. A guarda formada por seis homens rende a embarcação e obriga os demais membros da tripulação a desembarcarem na ilha... O diretor estará presente durante a sessão.
14 anos.
09/11, sábado, às 18h45.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

O Apicultor
(Dir.: Theo Angelopoulos. Grécia, 1986, 220 minutos, DCP)
Spyros, um professor de uma pequena aldeia onde vive toda sua vida, após o casamento de sua filha e a partida de seu filho que vai continuar os estudos em Atenas, reinicia também sua trajetória, abandonando sua profissão, sua casa, sua mulher, atravessando o país com as colmeias, como fazia sempre seu pai e o pai do seu pai, seguindo o caminho da primavera, o caminho das abelhas. Seu encontro com uma jovem lhe trará velhos sentimentos. Para ele o passado era tudo, para ela, nada. Mas Spyros, um antigo militante da esquerda, está só com o seu passado, e muito cansado para insistir na luta diária: se deixará morrer atacado pelas próprias abelhas...
14 anos.
09/11, sábado, às 21h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Carta Aberta
(Dir.: Giorgos Stampoulopoulos. Grécia, 1967, 81 minutos, Digital)
Um pequeno burgues de 30 anos, Dimitris (Nikiforos Naneris) recatado e sem grandes ambições de vida, procura sempre se acomodar nas situações quando pode. Vive suspenso entre o passado, o pesadelo da ocupação alemã e sua primeira experiência amorosa com a vizinha (Betty Valasi), e a fluida realidade moderna. Conhece uma mulher rica de sua idade, Thaleia (Betty Arvaniti), que frequenta a mesma casa noturna que ele, mas a rotina do dia a dia não muda. O fechamento da indústria textile em Drapetsona onde ele trabalhara nos últimos oito anos, e seu encontro com Maria (Eleni Theofilou) o levam a se deparar com uma realidade diferente. Maria é uma professora muito progressista, cheia de sonhos, que tenta dar aulas em colégios noturnos. Sua relação com ela faz com que mude seu ponto de vista, fazendo com que, aos poucos, ele desperate e se conscientize da situação política e social que deve mudar. Desta maneira ele amadurece e abandona o ambiente em que vivia e vai viver com Maria.
14 anos.
10/11, domingo, às 15h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

As Troianas
(Dir.: Michael Cacoyiannis. Grécia, 1958, 109 minutos, Digital)
Com a queda de Troia as prisioneiras aguardaram o embarque nos navios que as levariam para a Grécia. Entre elas encontra-se a Rainha Hécuba que chora a perda da família e de sua cidade, e também Andrômaca viúva de Heitor, prestes a enfrentar uma nova tragédia, pois os vencedores da Guerra matam seu filho pequeno. Menelau encontra a infiel Helena, causadora desta Guerra, a profetisa Cassandra faz a previsão dos acontecimentos ruins que os vencedores enfrentarão a caminho da pátria.
14 anos.
10/11, domingo, às 17h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

J.A.C.E.
(Dir.: Menelaos Karamaghiolis. Grécia, 2011, 153 minutos, DCP)
O J.A.C.E. narra um breve conto de fadas tendo como título o nome do seu herói, uma espécie de Oliver Twist atual. Ele se chama Jace, é órfão e sua vida é uma Odisseia às avessas, “noir”. Perseguido desde os seus 7 anos de idade, sem identidade, conhecerá o verdadeiro amor com Maria, e também o sonho de uma família, pois se vê obrigado a protegê-la assim como ao seu filho das mesmas gangues que o perseguem desde pequeno.
14 anos.
10/11, domingo, às 21h.
13/11, quarta, às 21h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Horário de Silêncio
(Dir.: Lia Kourkoulakou. Grécia, 1958, 90 minutos, Digital)
O isolamento impositivo dos moradores de Spinalonga cria diariamente episódios que preocupam tanto as autoridades como os próprios doentes. Um casal de médicos (G. Kampanelis e N. Sgouridou) lutam para tratar a lepra que assola a ilha. O médico sucumbe à doença também, mas o novo medicamento – descoberto neste meio tempo – traz a recuperação dele bem como dos outros pacientes.
14 anos.
12/11, terça, às 15h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Chevalier
(Dir.: Athina Rachel Tsangari. Grécia, 2015, 99 minutos, DCP)
Um grupo de homens volta de um passeio de pescaria de inverno em um barco. O motor do barco sofre uma avaria e eles ficam confinados no barco em meio ao mar do Sarônico. Para passar o tempo inventam um jogo chamado Chevalier. O Chevalier é tão divertido e tão profundamente competitivo que nenhum deles quer deixar o barco antes de ser declarado o vencedor.
12 anos.
13/11, quarta, às 15h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Natal de Sangue
(Dir.: Giorgios Zervos. Grécia, 1951, 95 minutos, Digital)
O capitão Nikolas (Ioannis Apostolidis) volta da Guerra para sua casa em Atenas e descobre que sua esposa (Athansia Moustaka) havia morrido e seu filho (Iordanis Marinos), que fazia parte da resistência, está refugiado nas montanhas sem dar notícias, e sua filha (Elli Lambeti) foi executada juntamente com seu amado (Nikos Chatziskos) pelos alemães. Ao visitar o túmulo de sua mulher encontra o filho.
12 anos.
13/11, quarta, às 17h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Vamos Beber Ouzo
(Dir.: Kleoni Flessa. Grécia, 2002, 85 minutos, Digital)
Sofia, de 30 anos, desempregada, vivendo uma situação pessoal muito vulnerável busca um equilíbrio. Um amigo sugere que ela trabalhe como motorista de taxi e ela aceita com alegria. No entanto ela se envolve numa relação amorosa com Petros. Certo dia ela encontra uma amiga de escola, a Eleni. Este encontro vai mudar a vida destas duas mulheres e a amizade que nasce entre elas vai lhes dar força para enfrentar a vida.
14 anos.
13/11, quarta, às 19h.
R$ 12,00 (inteira), R$ 6,00 (meia) e R$ 3,50 (credencial plena sesc).

Especial

JAN PALACH: O VALOR DO SACRIFÍCIO. Em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca, exibições em homenagem aos 50 anos da autoimolação do estudante Jan Palach, em protesto contra a ocupação da Tchecoslováquia.

Jan Palach.
(Dir.: Robert Robert Sedláček. República Tcheca, 2018, 124min).
A vida do estudante Jan Palach e seus últimos 6 meses de vida.
16 anos.
11/11, segunda, às 19h.
Grátis

Arbusto em Chamas.
(Horící ker. Dir.: Agnieszka Holland. CZE, 2013, 231min).
Baseada em personagens e eventos reais, a série de 3 episódios se concentra no sacrifício pessoal de Jan Palach, que se incendiou em protesto contra a ocupação soviética da Tchecoslováquia em 1969. Dagmar Buresová, uma jovem advogada, se tornou parte de seu legado ao defender a família de Jan em um julgamento contra o governo comunista, regime que tentou desonrar o sacrifício de Palach, uma ação heroica pela liberdade da Tchecoslováquia.
16 anos.
12/11, terça, às 19h.
Grátis

CRIANÇAS
CineClubinho
Espaço de Brincar
Apenas aos domingos
Voltado para crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa valoriza a ação do brincar, preferencialmente de modo coletivo, onde a convivência entre gerações é motivada a partir da relação lúdica com o espaço, os objetos e as ações propostas.
Domingos, das 10h às 12h.Hall do Cinema
Grátis

O Rei Leão
(Dir.: Jon Favreau. EUA, 2019, 118 min, DCP).
Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa, o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a ter prazer pela vida.  
10 anos.
10/11, domingo, às 11h.
Grátis

Curso
Mulheres Cineastas na História do Cinema – Um Panorama.
O curso pretende apresentar um panorama sobre a participação das mulheres cineastas na História do Cinema. Discute as produções dessas profissionais com enfoque nos aspectos dos movimentos feministas, em especial da “segunda onda” desses movimentos. A inserção das mulheres no meio cinematográfico, se comparada com a dos homens, ainda é pequena, mas é possível afirmar que as conquistas advindas das lutas dos movimentos de mulheres influenciaram na ampliação de seus espaços como cineastas. O curso abordará a produção de cineastas mulheres nos Estados Unidos e na Europa, assim como na América Latina, com destaque para o Brasil e a produção de mulheres negras. Com a historiadora, mestre e doutoranda em História Social pela PUC-SP Cleonice Elias da Silva.
16 anos
7 ,12 e 14/11. Terças e quintas, 19h às 21h30.
R$ 40 (inteira). R$ 20 (meia-entrada). R$ 12,50 (credencial plena Sesc).

Alimentação
Café
De 07 a 13/11, segundas a domingos, às 13h15

Bar
Consiste em preparo, conservação, fornecimento e distribuição de alimentos que, comparados a uma refeição, apresentam menor complexidade e aporte calórico e nutricional.
De 07 a 13/11, segundas a domingos, às 16h

Artes Visuais

Cinemagético
Rochelle Costi
A presente proposta tem como ponto de partida a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas!
Todas as idades
De 07 a 13/11, segundas a domingos, às 13h15Grátis - Sem retirada de ingressos.

Grafite Criola
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola.
Todas as idades
De 07 a 13/11, segundas a domingos