Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 18 de junho de 2019

Geral: Equipamento de LED ajuda a tratar dores e lesões causadas pelo uso excessivo do salto alto


A região que mais sofre danos por conta do uso de salto alto é a coluna


Redação/Hourpress

O salto alto sempre foi visto como sinônimo de elegância e muitas mulheres fazem questão de ter a peça no guarda-roupa. Porém, o uso excessivo do salto pode não ser saudável para as pernas, coluna e articulações. “O salto alto causa uma alteração do centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e sobrecarregando as musculaturas dos pés, joelhos e coluna. Como resultado surgem as dores e até problemas mais graves”, explicou o fisioterapeuta José Alberto Fregnani Gonçalves.

 Mas já existem modos de tratar e prevenir esta condição, como é o caso do Sportllux, da Cosmedical, equipamento composto de LEDs e que faz uso da tecnologia LLLT - Low Level Light Therapy (Terapia com Luz de Baixa Potência) para conferir ação analgésica e anti-inflamatória local, promovendo melhora das dores musculares e lesões osteoarticulares causadas pelo uso excessivo do salto.

Entenda o problema – A região que mais sofre danos por conta do uso de salto alto é a coluna, mais especificamente a parte lombar, pois, como o calçado eleva muito o calcanhar e inclina o corpo para frente, a mulher tende a curvar a coluna para trás a fim de manter o equilíbrio, o que gera uma acentuação da lordose. “Além disso, esta inclinação causada pelo salto faz com que ocorra uma sobrecarga de peso na parte anterior dos pés, principalmente nas cabeças dos ossos metatarsianos, que não estão prontas para receber essa carga corporal o tempo inteiro. Esta sobrecarga causa também uma hiperpressão na articulação fêmoropatelar dos joelhos, gerando fortes dores”, completou o fisioterapeuta.


Para evitar o problema, o ideal é optar por saltos de até três centímetros, como aqueles presentes em sapatos sociais masculinos, pois estes deslocam levemente o centro de equilíbrio do corpo para frente, ativando a musculatura postural, mas sem sobrecarregá-la. “Para quem já sofre com dores e lesões nas articulações, o mais recomendado é o completo abandono do salto. Mas caso isso não seja possível, devido ao trabalho e funções do dia-a-dia, é interessante realizar um revezamento dos calçados, utilizando saltos altos e baixos para alternar o tipo de musculatura usada e evitar que os pés se acostumem somente com um único tipo de salto”, recomendou o especialista.


Já o tratamento da condição consiste principalmente na realização de sessões de fisioterapia com o objetivo de equilibrar e fortalecer a musculatura para que o corpo consiga suportar a sobrecarga de peso que ocorre quando se usa o salto alto. “Dentro da fisioterapia, utilizamos também equipamentos para tratar e desinflamar a área afetada, como o Sportllux da Cosmedical. Isso porque os LEDs presentes no produto possuem função curativa, melhorando a qualidade do tecido que está em sofrimento e ajudando-o a se regenerar, além de promover ação analgésica, sendo assim um coadjuvante importante no processo de recuperação funcional e reequilíbrio muscular”, destacou o Fisioterapeuta José Alberto.


Sportllux – Desenvolvido pela Cosmedical, o Sportllux age através de um mecanismo de ação chamado fotobiomodulação ou Low Level Light Therapy (LLLT), que tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico, com cada comprimento de onda atuando em cromóforos específicos (alvos) e gerando respostas terapêuticas. Muitos autores têm relatado efeitos positivos da LLLT no reparo tecidual em lesão de nervos periféricos, principalmente pelo aumento da secreção do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) e fator de crescimento nervoso (NGF) bem como o efeito inibitório da inflamação por meio da redução das citocinas pró-inflamatórias.


 “No caso das dores musculares, o equipamento alivia a dor aumentando o consumo de oxigênio e o suprimento de sangue para os músculos e, assim, atrasa o aparecimento da fadiga muscular e pode ter uma ação protetora sobre o desenvolvimento do dano muscular induzido pelo uso excessivo do salto alto. Além disso, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, há um aumento de ATP (energia) mitocondrial, que auxilia na contração muscular, e do óxido nítrico, que possui efeito analgésico”, explica o angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira. Se utilizado corretamente, o aparelho é capaz de aliviar a dor crônica e aguda.

Disponível em três modelos, as versões Sportllux pequeno (com 18 emissores de LED vermelho e 18 emissores de LED infravermelho) Sportllux médio (com 36 emissores de LED vermelho e 36 emissores de LED infravermelho) e Sportllux Grande (com 144 emissores de LEDs vermelho e 144 emissores de LEDs infravermelho) são ideais para tratar dores provenientes do uso excessivo do salto alto, pois foram desenvolvidos para se encaixarem perfeitamente nas articulações, costas e pernas, respectivamente. Quanto ao modo de uso para lesões, o produto deve ser utilizado duas vezes ao dia, sendo confortavelmente posicionado no local de aplicação e mantido na mesma posição durante 20 minutos, tempo de duas sessões seguidas.

Veículos: Ipiranga e Movida fecham parceria inédita para venda de seminovos em posto de gasolina


O setor é um segmento maduro da economia brasileira


Luís Alberto Alves/Hourpress

A Ipiranga e a Seminovos Movida acabam de fechar parceria para a estreia de um novo modelo no comércio de veículos no Brasil. Durante três meses, em São Paulo, a Ipiranga terá o primeiro posto de combustível a contar com vendas de automóveis. O espaço receberá um caminhão-loja da Movida, que disponibilizará carros seminovos, além de um totem de atendimento, no qual os clientes poderão agendar um test drive e escolher entre mais de 30 modelos de veículos, com quilometragem média inferior a 30 mil quilômetros e cerca de 15 meses de uso.

Para Menfis Silva, gerente de marketing da Seminovos Movida, esta ação ampliará ainda mais o potencial de vendas da companhia ao diversificar o canal de ofertas e ajudar a disseminar as vantagens de se adquirir um carro da locadora. “Além da baixa quilometragem, idade reduzida e das revisões em dia, o consumidor pode ter a certeza da procedência, uma vez que a Movida é a única dona do veículo, um diferencial significativo no momento da decisão de compra”, completa o executivo.

O setor é um segmento maduro da economia brasileira, que ganha ainda mais força com a alta dos preços dos carros zero quilômetro. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no último ano, os veículos usados e seminovos venderam 4,5 vezes mais que os novos, atingindo 9,2 milhões de carros comercializados. A Movida, por exemplo, apresentou recordes de vendas no último trimestre, atingindo mais de 12,7 mil carros vendidos entre janeiro e março de 2019, um crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 2018.

Todo cliente que comprar um veículo será premiado com 25 mil Km de Vantagens - pontos, que poderão ser trocados por descontos nos mais de 160 parceiros programa - além de R$ 250 em créditos de combustível. A novidade reforça ainda mais a parceria entre Movida e Ipiranga, um grande sucesso do Km de Vantagens, que também oferece aluguel de carros com 20% de desconto. O Km de Vantagens é o maior programa de fidelidade do país, com 30 milhões de participantes.

“A expansão de nossa parceria com a Movida, que começou via Km de Vantagens, além de celebrar os bons resultados que tivemos até aqui, leva a completude do Posto Ipiranga para outro patamar. Além de oferecer o combustível, as conveniências da am/pm e a assistência automotiva do Jet Oil, o Posto Ipiranga, agora, ajuda o consumidor até a trocar seu carro”, disse André De Stefani, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Varejo da Ipiranga.
O projeto terá início em São Paulo, com duração de três meses, mas a expectativa é que ele seja ampliado para outras cidades já no segundo semestre deste ano.

Serviço
Local: Posto Band1 - Av. dos Bandeirantes, 3245 - Planalto Paulista, São Paulo
Horário: entre 10h e 18h, todos os dias, até agosto. O totem de consulta fica ligado 24 horas por dia.
Mais informações: https://www.movidaseminovos.com.br/

Variedades: Centenário de Nelson Gonçalves terá selo comemorativo



Com arte da Rock Comunicação, cartela será lançada dia 21 de junho em São Paulo, no Rio e em Santana do Livramento

 Luís Alberto Alves/Hourpress
O centenário do nascimento do cantor Nelson Gonçalves, ícone da música brasileira e uma das últimas grandes vozes da era do rádio, será comemorado com um selo oficial, que será lançado pelos Correios no próximo dia 21 de junho. A arte é da Rock Comunicação e o lançamento acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, onde o cantor fez carreira, e Santana do Livramento (RS), onde ele nasceu.
Com foto de Cristina Granato, a peça estampa a imagem do cantor em preto e branco e uma aplicação dourada com os dizeres "Nelson Gonçalves - Centenário" e a frase "A maior voz do Brasil". A emissão terá tiragem de 20 mil folhas, cada uma com 20 selos.
“É uma honra fazer parte da comemoração de um verdadeiro ícone nacional por meio de uma peça clássica como o ‘selo’. Pela vocação presente no DNA da Rock – em buscar atitude para fugir do comum - ficamos honrados e com muito orgulho com o resultado, colocando a Rock como uma das poucas agências nacionais que tiveram a oportunidade de criar e assinar uma peça histórica. Desenvolvemos a arte conceitual do selo comemorativo e gerenciamos seu desdobramento nas cartelas a serem comercializadas pelos Correios nacionalmente”, comemora o sócio-diretor da Rock, Kito Mansano.
Antônio Gonçalves Sobral era cantor e compositor, nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, no dia 21 de junho de 1919 e mudou-se para São Paulo ainda criança. Trabalhou como garçom, engraxate, jornaleiro, mecânico, jornaleiro e lutador, mas tinha na música sua grande paixão. Grande ídolo na década de 50, apresentou-se em diversas capitais e cidades brasileiras e fora do Brasil. 
Durante sua carreira, gravou 2.740 canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns e vendeu 81 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina. Teve seus discos lançados na China, América Latina, Itália, Alemanha e Portugal. Na Bélgica, em 1975, o primeiro lugar nas paradas de sucesso era a sua música intitulada “Naquela Mesa”.  O último disco foi gravado em 1997, com músicas de alguns dos principais nomes do rock brasileiro dos anos 80, como Cazuza e Renato Russo.
Nelson Gonçalves foi o único brasileiro a ser agraciado com o Prêmio Nipper, ao lado de Elvis Presley, por ter permanecido durante 5 décadas na mesma gravadora. Suas interpretações permanecem na memória de seus fãs, entre elas “Maria Bethânia”, “Normalista”, “Caminhemos”, “Renúncia”, “Fica Comigo esta Noite”, “Deusa do Asfalto”, “Êxtase”, “Escultura”, “A Volta do Boêmio”, entre outras.
Cada selo será vendido a R$ 1,30 a unidade. As peças estarão disponíveis nas principais agências do país e na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline .

Variedades: Dansons Lanches lança o Clássico Italiano


Hambúrguer une os sabores da costelinha suína, calabresa e bacon

Redação/Hourpress
A Dansons Lanches lança o exclusivo Clássico Italiano, um sanduíche sofisticado e de sabor inigualável. Com uma seleção de ingredientes gourmet, o lanche se destaca em todos os quesitos. A explosão de sabor, dentro do pão Brioche, fica por conta de um hambúrguer de 120 gramas de costelinha suína moída com calabresa e bacon, regado a muito queijo colonial, alho poró, bacon cristalizado, alface e tomate. Para finalizar e dar aquele toque especial, é adicionado o famoso barbecue caseiro Dansons.
O Clássico Italiano é um produto exclusivo Dansons e foi elaborado após uma pesquisa com os clientes, que buscavam um produto sofisticado, com toque refinado e de sabor único. 
O valor do Clássico Italiano é R$ 26,50, mas o cliente também pode optar pelo Combo no valor de R$ 30,50, que vem acompanhado de batata frita ou anéis de cebola.
A Dansons Lanches, presente em Curitiba desde 2003, oferece variados tipos de lanches em um espaço acolhedor, que lembra o estilo das hamburguerias americanas.  Os carros chefes da Dansons são os hambúrgueres, mas a lanchonete também oferece opções de sanduíches no prato, porções e sobremesas.
Com um conceito acolhedor e intimista no atendimento, o casal proprietário da Dansons, José Carlos Levino e Carmen Maria Levino, conseguiram no decorrer destes 15 anos de história cultivar um laço de amizade com os clientes.
Um dos diferenciais dos lanches fica por conta dos ingredientes selecionados e de qualidade ímpar. “Além do sabor que agrada aos paladares mais exigentes, nossos lanches contam com produtos seletos e de primeira qualidade, tudo para conquistar e fidelizar nossos clientes”, completa Levino.
Serviço:
A Dansons Lanches está localizada na Rua Jorge de Poli, 116 - Xaxim, Curitiba - PR. O fone é 41 3018-0494.
Funciona de terça-feira a quinta-feira das 17h às 23h; sexta-feira e sábado até 00h30, domingo das 17h às 23h.

Geral: Saiba como desenvolver a capacidade de foco e concentração em menores


É fazer parte de uma dinâmica onde elaboramos um modelo de aprendizagem 


Redação/Hourpress

A psicopedagoga Regina Lima explica que é natural que uma criança pequena não consiga se concentrar por muito tempo, principalmente no ambiente escolar. No entanto, segundo ela, para que isso ocorra é preciso que, a partir do momento  que a criança se prepara para a realização da tarefa, ela encontre um ambiente propício, estimulante e seguro.

"Concentração está ligado ao seu próprio interesse, aquilo que é a sua proposta de escolha. Muitas são as ofertas com as quais nos deparamos, por vezes mais atrativas e interessantes. Portanto, o estímulo ao aprender é uma consideração de suma importância para a autonomia e para o sucesso tão desejados em cada um de nós", argumentou Regina Lima.

A especialista lembra que não muito diferente, essa articulação se dá aos adolescentes. Regina Lima completa que é dever de todos que os cercam potencializar a responsabilidade de realização as tarefas de lhes são propostas.” Para tanto ter concentração, quando não se tem nenhuma patologia, é fazer parte de uma dinâmica onde elaboramos um modelo de aprendizagem que nos permite uma adequada leitura da realidade", ponderou a psicopedagoga.

Orientações – Regina Lima ressalta que o uso de jogos interessantes sob o ponto de vista da criança pode ser uma estratégia eficaz para conseguir sua atenção. A especialista sustenta que o jogo vai auxiliar na coordenação motora, na socialização e no desenvolvimento da tolerância "O jogo vai aprimorar ainda a noção de limite e do respeito; assim como no transcorrer do desenvolvimento da aceitação da vitória à frustração. Contudo, é preciso que, junto com ela, experimente situação de aceitação e prazer", aconselha Regina Lima.

A psicopedagoga acrescenta que as atividades manuais são recomendadas tanto para o benefício do desenvolvimento da imaginação e criatividade como também para favorecer o raciocínio e a coordenação motora,  fundamentais para o progresso cognitivo. "O incentivo à aquisição de livros também é uma ótima prática. A leitura é um hábito que traz benefícios valorosos para o estímulo da concentração, além de estreitar laços entre as pessoas que dividem o momento prazeroso e mágico da imaginação e do conhecimento", relata Regina Lima.

Regina Lima - Professora e Especialista em Psicopedagogia e Altas Habilidades pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou por mais de 40 anos como Coordenadora Educacional e Disciplinar lidando, ao longo desse período, diretamente com mais de 20.000 alunos. Liderou, por 12 anos um projeto que ajudou a educar crianças e adolescentes através de dinâmicas executadas em 24 disciplinas. É coautora do livro Inclusão Educacional - Pesquisa e Interfaces e associada à ABP - Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Variedades: Soul e café especial no Sterna Faria Lima




Degustação da bebida e música boa na emenda do feriado

Redação/Hourpress
Vai ficar em São Paulo no feriado de Corpus Christi? A unidade Faria Lima da rede Sterna Café vai promover uma tarde de muita música boa e degustação de café especial. O grão Cup Of Soul tem notas de chocolate, nozes e frutas vermelhas e harmoniza bem com a playlist especialmente preparada para ele pela Cafeína Records. O evento acontece na sexta 21 às 15h e vai sortear 2 pacotes de 250g deste grão especial que é destaque do mês de junho. Quer uma palhinha do que vai rolar?
Soul e degustação de café
Onde: Sterna Café- Unidade Faria Lima
Endereço: Av Brigadeiro Faria Lima,4440/ Itaim Bibi
Contato: (11) 2614-2284

Geral: O melhor horário as atividades físicas



Qualquer hora é propícia para realizar exercício físico, desde que seja feito, com orientação profissional


Luís Alberto Alves/Hourpress

Não há dúvidas de que praticar exercícios proporciona diversos benefícios à saúde e à vida das pessoas. Porém, poucos têm ideia de qual é de fato o melhor horário para treinar. Seria pela manhã, já que há mais energia e disposição? Ou à noite, o que ajudaria na qualidade do sono e diminuiria o estresse gerado ao longo do dia.  

De acordo com o dr. Rubens Gagliardi, neurologista, professor titular de neurologia na Faculdade de Ciências da Santa Casa e presidente da APAN (Associação Paulista de Neurologia), qualquer hora é propícia para realizar exercício físico, desde que seja feito, com orientação profissional.  

“Atividade física é essencial, todo mundo tem de fazer, é extremamente importante. Pode ser feita a qualquer instante do dia, não precisa ser de manhã, por exemplo. O interessante é a pessoa fazer no momento que ela se sinta melhor”, comentou. 

Manter uma rotina de exercícios ao longo da semana traz diversos ganhos em termos de saúde. Dr. Rubens Gagliardi afirma que diminui as chances de infarto e derrame, amplia a capacidade cognitiva e a imunidade, além de influenciar um bom sono e reduzir o estresse. 

Ele também aponta pontos positivos para o sistema neurológico. Entre os quais a melhora a parte circulatória, a diminuição do risco de AVC (acidente vascular cerebral), de demência, Alzheimer. Treinar ainda tem reflexos positivos ao humor, combate a depressão e a ansiedade.   
​​​​​​​
“Todo mundo deve ser estimulado a fazer exercício, a não ficar parado. Ninguém precisa ser atleta, mas a prática leve, como um aeróbico, musculação ou alongamento, é relevante”, ressaltou Dr. Rubens.  

O ideal é praticar atividade física, independentemente do horário, mantendo regularidade para que se alcance um bom resultado e fazer um acompanhamento médico para saber qual rotina é melhor para cada organismo.