Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Túnel do Tempo: repressão contra garimpeiros de Serra Pelada

A repressão deixou vários mortos em Serra Pelada

Luís Alberto Caju


Garimpeiros contra polícia: No dia 27 de dezembro de 1987 aproximadamente 133 garimpeiros morreram quando a PM do Pará abriu caminho pela Rodovia PA-150, para conter manifestação em Serra Pelada.

Radiografia de Sampa: Avenida Paulista

A Paulista é uma das principais avenidas de SP, onde atualmente é feita a festa da virada do ano e início da São Silvestre


Luís Alberto Caju
  
A Avenida Paulista, no Centro Expandido, inaugurada em 8 de dezembro de 1898 pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima e o prefeito Clementino de Souza Castro, é considerada um dos principais centros financeiros de SP, por causa da grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais e colégios tradicionais. Nela fica a poderosa Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o famoso Instituto Pasteur. Com cerca de 200 mil moradores em sua extensão, se fosse uma cidade estaria entre as 150 maiores do Brasil.
 De início queriam batizá-la de Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Lima bateu o pé e disse que seria Avenida Paulista em homenagem aos paulistas. Na época o local servia de passagem de boiadas rumo ao matadouro. No projeto inicial ela foi dividida em três faixas: uma para bondes, a do centro para carruagens e a outra para pedestres.
 No final de 1920 seu nome mudou para Avenida Carlos de Campos, mas a reação da população exigiu que voltasse ao nome original, como é conhecida até hoje. A Paulista acabou sendo a primeira via pública asfaltada de São Paulo, em 1909, com material importado da Alemanha, novidade até na Europa e Estados Unidos.
 Manteve o perfil residencial até começo da década de 1950, quando começou o avanço de empreendimentos comerciais e de serviços. Entre 1960 e 1970 surgiram os primeiros edifícios de escritórios com 30 andares. Atualmente é palco escolhido para todo tipo de manifestação, de esportiva à política. A largada da tradicional corrida de São Silvestre é na Paulista, assim como a festa de virada do ano, com show de diversos artistas e queima de fogos, atraindo grande multidão.



Geral: Cidade chilena festeja Ano-Novo dentro de cemitério



É neste cemitério que os moradores de Talca (Chile) comemoram a chegada do Ano Novo

Luís Alberto Caju

O ditado popular diz que cada louco tem sua mania. No Chile, os moradores da cidade de Talca festejam a virada para o Ano Novo dentro do cemitério, na companhia dos parentes mortos. Tudo começou em 1995, quando uma família decidiu passar o último dia de dezembro ao lado do túmulo onde estava enterrado o patriarca.

 Depois disso os outros habitantes adotaram o macabro costume, com o prefeito de Talca mandando abrir os portões do cemitério, por volta da 23h, na véspera do Ano Novo, após o final da missa. O local é iluminado com velas, enquanto música clássica é tocada. Na avaliação de estudiosos, o hábito dos habitantes dessa cidade refletem o costume latino-americano de se lembrar dos mortos no Dia de Finados.

 Esse costume foi descoberto por meio de pesquisa feita pela rede social Badoo, que entrevistou vários usuários em 18 países, para descobrir como as pessoas comemoravam a chegada do Ano Novo. Na Romênia, os habitantes tentam ouvir animais “falando”, na Irlanda eles batem um pedaço de pão nas paredes visando espantar espíritos maus e na África do Sul se joga móveis velhos pela janela, de micro-ondas a sofás. Em Veneza, Itália, a virada do ano é feita com cada pessoa beijando a outra, mesmo que ela seja desconhecida.






Geral: Depois de “rolezinhos” shoppings pedem segurança da PM


 
No primeiro trimestre de 2014, a PM poderá fazer segurança no interior de shoppings de SP

Luís Alberto Caju
Após quatro ocorrências de “rolezinhos” (encontro de adolescentes simpatizantes de trash music que eles chamam de funk) no interior de quatro shoppings na capital paulista desde o início deste mês, lojistas pedem a presença de policiais militares no interior destes estabelecimentos.
 Na avaliação do presidente da Alshopping (Associação dos Lojistas de Shoppings), Nabil Sahyoun, a partir do primeiro trimestre de 2014, a entidade pretende que policiais fardados façam segurança dentro dos shoppings. Segundo ele, este tipo de estabelecimento comercial é um equipamento urbano e a presença de PMs inibiria a onda de “rolezinhos”, geralmente combinados através de redes sociais.
 Um dos filiados da entidade, o Shopping Interlagos amargou prejuízo de 7% a 8% nas vendas realizadas no último domingo (22). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi comunicado e ressaltou que a segurança interna é responsabilidade dos shoppings e o da Polícia Militar é público. Ele não descartou outras formas de atender esse pedido dos lojistas.
 Quatro “rolezinhos” já ocorreram: Shopping Metrô Itaquera (Zona Leste), Internacional Shopping Guarulhos (Grande SP), Shopping Campo Limpo e Interlagos, ambos na Zona Sul de SP. Em Guarulhos, a polícia prendeu 23 jovens.