Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Túnel do Tempo: A morte de Celso Daniel



Treze após o crime, muitas perguntas ainda não foram respondidas pela Polícia

Luís Alberto Alves

 Queima de arquivo?: Em 20 de janeiro de 2002, após pemanecer 24 horas em poder de sequestradores, o então prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel (PT), foi assassinado a tiros à queima-roupa.


 Familiares da vítima não concordaram com a versão da polícia, misteriosamente todas as testemunhas do caso, inclusive um garçom que serviu Daniel num restaurante, foram assassinadas. 

Radiografia de Sampa: Rua Conselheiro Brotero



 Luís Alberto Alves

 José Maria de Avelar Brotero, conselheiro Brotero, nasceu em Lisboa, Portugal, em 17 de fevereiro de 1798. Estudou Direito em Coimbra recebendo o grau de bacharel em 16 de junho de 1819. Foi nomeado juiz de fora de Celorico da Beira em 1822.

  Casou-se com D. Ana Dabney, de nobre família inglesa, e veio para o Rio de Janeiro onde chegou em 1825. Por decreto de 06 de outubro de 1826 foi nomeado professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

 Deixou na crônica da Academia a fama de homem turrento e incansável trabalhador. Nesta Academia recebeu o grau de doutor em 16 de setembro de 1831 e aqui professou durante 44 anos, jubilando-se em 22 de novembro de 1871. 

 Escreveu várias obras sobre questões jurídicas e um drama "Tumulto do Povo de Evora". Faleceu em 04 de março de 1873. A Rua Conselheiro Brotero (foto) fica no bairro de Santa Cecília, Centro.


Geral: Conheça os mitos e verdades sobre as lentes de contato



Tire suas dúvidas a respeito do uso de lentes de contato

Redação

 As dúvidas sobre as lentes de contato são sempre recorrentes. Mas, para quem deseja usá-las pela primeira vez, os questionamentos são ainda maiores. Por quanto tempo o indivíduo pode ficar com a lente? Só é possível higienizar as lentes com soro fisiológico? Elas são desconfortáveis? As lentes podem entrar nos olhos sem que seja possível retirá-las? Como a maquiagem pode interferir no uso das lentes? Para esclarecer estas e outras questões, o oftalmologista Richard Yudi Hida, desvenda abaixo alguns dos mitos e verdades sobre o tema.

LENTES DE CONTATO NÃO ATENDEM APENAS A UMA QUESTÃO ESTÉTICA.
VERDADE. Quando se trata de corrigir a visão, as lentes de contato, além de serem muito eficazes, também proporcionam ao indivíduo maior liberdade de movimento e conforto. Elas também tiram os reflexos e distorçõesda periferia das lentes dos óculos. Em algumas doenças oculares e casos específicos, existe sim, uma necessidade não estética do uso das lentes de contato.

PESSOAS COM ASTIGMATISMO NÃO PODEM USAR LENTES DE CONTATO.
MITO. Atualmente as lentes podem corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia (vista cansada). Para os indivíduos que sofrem de astigmatismo, existe uma tecnologia de estabilização de rotação da lente de contato, que permite que as lentes se mantenham estáveis e no lugar. Estas lentes de contato que corrigem o astigmatismo chamam-se lentes tóricas. Consulte seu oftalmologista para ver se existe mesmo a necessidade dessa correção.

DORMIR COM LENTES DE CONTATO PODE PREJUDICAR A SAÚDE DOS OLHOS
VERDADE. Apesar de alguns fabricantes sugerirem o uso contínuo, dormir com as lentes de contato pode ser altamente perigoso para a saúde ocular, principalmente pelo alto risco de infecções por vírus, bactérias, fungos ou amebas. Portanto, antes dormir, retire, higienize e guarde as lentes, de acordo com a orientação do seu médico oftalmologista. Também pergunte ao oftalmologista quantas horas por dia são recomendadas para você ficar com as lentes de contato. Isso pode variar de acordo com o paciente e o tipo de lente adotado.

O SORO FISIOLÓGICO É A MELHOR MANEIRA DE HIGIENIZAR AS LENTES DE CONTATO
MITO. Existem soluções específicas para este fim, que contêm substâncias capazes de conservar as lentes, remover as impurezas da superfície, além de possuir em suas fórmulas agentes antimicrobianos, que complementam o processo de limpeza. A solução do soro fisiológico apenas hidrata as lentes de contato, deixando que as impurezas e agentes microbianos permaneçam na lente de contato. Além disso, o frasco do soro fisiológico é um objeto que possui um alto risco de contaminação, podendo levar até a cegueira caso esta solução contaminada entre em contato com os olhos através das lentes de contato.

SENTIR DESCONFORTO NO USO DE LENTES DE CONTATO DURANTE A GRAVIDEZ É COMUM
VERDADE. A lágrima tem um papel importante no conforto do usuário de lentes de contato. Durante a gestação, observam-se modificações na composição da lágrima, havendo um desequilíbrio na produção de gordura e de água. Este desequilíbrio pode interferir no conforto ocular, desencadeando sintomas como sensação de olho seco, menor tolerância ao uso das lentes de contato e embaçamento visual. Mas essa intolerância nem sempre está relacionada à gravidez. É de extrema importância realizar uma avaliação oftalmológica durante a gravidez para ter certeza que o uso das lentes de contato não cause danos permanentes para os olhos.

TODOS OS INDIVÍDUOS PODEM USAR LENTES DE CONTATO
MITO. Existe uma série de fatores que sugerem que o uso da lente não seja recomendado em alguns pacientes, dentre eles, indivíduos com dificuldade de manuseio, higiene não controlada e pessoas que possivelmente possam dormir com as lentes. Além disso, a córnea de cada indivíduo têm curvaturas diferentes, assim como a lente de contato, que também apresenta uma curvatura que precisa se adaptar à córnea do paciente. Toda pessoa que pretende usar lentes de contato, deve realizar uma avaliação oftalmológica com seu médico para medir a curvatura da córnea, fazer a avaliação do movimento das lentes de contato utilizando aparelhos específicos e realizar um treinamento para manipulação e conservação. Não se deve adquiri-las na ótica ou colocá-las nos olhos sem a avaliação do oftalmologista com o risco de perda permanente da visão. Lembre-se que avaliar e adaptar uma boa lente de contato em seus olhos é ato médico.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE LENTES RÍGIDAS E GELATINOSAS
VERDADEAs lentes de contato rígidas são feitas de um material duro, que não se molda a superfície do olho, mantendo o seu formato. São indicadas para quaisquer pacientes que gostariam de usar lentes de contato. As lentes de contato rígidas são consideradas as que menos causam problemas de saúde ocular pelo fato de ter alta permeabilidade de oxigênio e acumular menos resíduos (ao contrário do que se imagina), porém, essas lentes incomodam mais nos olhos. As lentes de contato gelatinosas geralmente causam mais problemas oculares pelo fato da permeabilidade ser pior com o decorrer do tempo devido ao acúmulo de resíduos, porém, são muito mais confortáveis do que as duras. Ambas corrigem graus altos tanto de astigmatismo, miopia ou hipermetropia.




Geral: Coleção C&A de moda íntima




Redação


 Tecidos leves e sem costuras, rendas coloridas, babados entre outras características definem muito bem as peças de lingeries da líder do varejo de moda brasileiro. O mercado é variado e explora as últimas tendências em roupa íntima, sua relação com a moda, as melhores escolhas para cada tipo de silhueta, modelagens e novos materiais tecnológicos. 

 Deslumbrantes, as peças rendadas da C&A são ideais para uma combinação harmoniosa de cores entre a parte de cima e a de baixo. Muito em alta no mundo fashion, a tendência outwear permite deixar as rendas à mostra e oferece diferentes possibilidades ao compor um look. A novidade está no conforto das modelagens dos sutiãs que trazem detalhes de rendas coloridas nas alças. Já o modelo corpete é uma grande aposta da categoria para definir a silhueta. 

 Emblemática da sensualidade feminina, a lingerie sempre teve um papel especial na composição das personagens mais sedutoras do cinema. Inspirado nas divas da sétima arte, a C&A valorizou os sutiãs com e sem bojo, sem se esquecer do conforto. As camisetes e shorts calcinha prometem revelar a diva que habita cada mulher. 

 Na hora de escolher os conjuntos, as cores podem ajudar bastante, transitando pela tranquilidade do azul, a sensualidade do rosa, a espontaneidade do laranja e o equilíbrio dos diversos tons de cinza. A coleção lingerie da C&A estará disponível dia 27.01 em todas as lojas da rede.


Geral: Ultrassom é o exame que emociona pais e familiares




O ultrassom revela diversas informações a respeito do bebê


Redação

 O período gestacional traz para a vida mulher um turbilhão de sentimentos. A futura mamãe passa a ficar ansiosa pelas sensações que a maternidade proporciona como sentir o bebê mexer e até mesmo as contrações do parto tão esperado. Para diminuir a ansiedade é possível ter o primeiro contato com o bebê por meio do ultrassom, um dos exames mais aguardados pelos futuros papais.

 Segundo o ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira, o ultrassom é um exame não invasivo, que utiliza ondas de som para identificar imagens do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos da gestante. “O ultrassom é muito importante para a mãe e para o bebê, pois por meio dele é possível acompanhar o desenvolvimento do feto, identificar possíveis más formações, além de identificar para os pais o esperado sexo do bebê.

 O exame é imprescindível para acompanhar o desenvolvimento da gestação, mas vale lembrar que os outros exames que o médico solicita são tão importantes quanto, por isso fazer o pré-natal é fundamental para uma gravidez sem imprevistos”, alertou.

 Com os constantes avanços tecnológicos na área da saúde, há alguns anos surgiu o ultrassom 3D, um método coadjuvante que permite enxergar algumas características do bebê em alta definição. “Além de todas as estruturas em três dimensões, esta modalidade de ultrassom permite a visualização do rosto e feições como nariz, boca, pés e mãos de um modo mais nítido. Outra utilidade é a possibilidade de melhor visualização de possíveis má formações que necessitem de cirurgia, como o lábio leporino, facilitando o entendimento dos pais sobre a situação”, explicou o especialista.

                                                    Ultrassom em faces
 O ultrassom deve ser realizado em diferentes momentos da gravidez. A seguir, o Dr. Renato explica algumas características dos exames solicitados em cada fase gestacional: 

1.      Primeiro ultrassom
 O primeiro ultrassom é fundamental para confirmar a gravidez, o local de implantação do embrião, uma vez que a localização fora da cavidade uterina denomina-se ectópica, sendo incompatível com uma evolução adequada. Além disso, permite definir se é uma gestação única ou múltipla e se não há outras alterações como descolamento de placenta.

 O ultrassom é um exame seguro e sua qualidade depende do profissional que o realiza e do aparelho utilizado. De um modo geral, identifica-se o saco gestacional, que é o local no qual o embrião se desenvolverá, a partir de 4 a 5 semanas de idade gestacional. O embrião, a partir de 5 a 6 semanas e o coração do embrião, avaliado pelo batimento cardíaco fetal (BCF), a partir de 6 a 7 semanas. Portanto, caso um ultrassom com cinco semanas não visualize o coração do embrião, não é motivo de desespero, mas sim de seguimento. 

2.      Morfológico do primeiro trimestre
 Realizado no período entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Considerado um dos mais importantes da gestação, avalia risco de cromossomopatias, ou seja, algumas doenças relacionadas com a parte genética do bebê, como a Síndrome de Down, Patau e Edwards, por exemplo. Avalia características como o comprimento cabeça-nádega, que é a forma adotada neste período para se verificar o tamanho do embrião, a translucência nucal e informações sobre a vascularização inicial. 

3.      Morfológico do segundo trimestre
 Realizado no período entre 22° e 24° semana, a ultrassonografia morfológica mostra com detalhes todos os órgãos do bebê, evidenciando se há adequado desenvolvimento fetal. Esse é o exame mais esperado pelos pais, pois além da visualização do filho com os órgãos formados, possibilita verificar o sexo do bebê. Deve-se ressaltar que o sexo fetal, a partir de 16 semanas, já está formado e pode ser visualizado pelo ultrassom.

4.     Ultrassom com Doppler
 Quando indicado, permite a avaliação da dinâmica circulatória do útero para a placenta, da placenta para o bebê e a circulação interna do mesmo. Problemas nesta dinâmica requer cuidados específicos e seguimento médico mais próximo. 

De um modo geral, deve-se ressaltar que a quantidade de líquido amniótico, o crescimento de bebê, a quantificação dos batimentos cardíacos e as características da placenta também são avaliados nos ultrassons, e o médico obstetra saberá, além dos tradicionalmente solicitados, verificar a necessidade de solicitar mais exames conforme a evolução da gestação.






Variedades: Sintonizah estreia dia 27 de janeiro no Centro Cultural São Paulo



O negociador de discos raros é uma das atrações do filme

Redação

 Sintonizah é um documentário que revela a sintonia protagonizada pelo Reggae no Brasil e Jamaica. O filme leva o espectador às raízes do gênero, que se infiltrou em São Luís do Maranhão, para vivenciar a cultura local, respondendo questões sobre a força de sua identidade em populações distintas.
 Dirigido por Lecuk Ishida e Willy Biondani, Sintonizah é o resultado do encontro de grandes figuras da música Jamaicana e apaixonados pelo Reggae, que se aconchegam na pista de dança dos guetos, envolvidos pelas batidas, e fazem da música sua profissão, e razão de viver.
 A descoberta nessa viagem musical é costurada pelos depoimentos de Stranjah (Alex Herbst), negociador de discos raros e pesquisador do filme, pelos músicos ícones Stranger Cole e Lone Ranger, que conduziu a equipe pelos pontos mais relevantes do cenário do Reggae, como a visita ao Studio One para o bate-papo com o proprietário Courtney Dodd, no local onde ídolos do gênero como Bob Marley and the Wailers produziram seus discos. Além do panorama apontado pela antropóloga e autora do livro Global Reggae, Carolyn Cooper. 
 Em São Luiz, as informações se conectam com declarações de Fauzi Beydoun, integrante da banda brasileira Tribo de Jah, o DJ Serraleiro, um dos pioneiros do Reggae no Brasil, Tarcisio Selektah, professor e pesquisador da UFMA, entre outros. Juntos contam sobre o alcance acidental das ondas de rádio da Jamaica nos aparelhos de rádio da cidade e como o ritmo gerou uma identificação semelhante nos guetos independente das fronteiras.
 "É fascinante descobrir que certas manifestações como o Reggae são tão fortes. Apesar da distância geográfica e códigos diferenciados, a música criou uma identificação entre as pessoas, que acabam vivendo da mesma maneira inspiradas pelo som", comentou Lecuk Ishida.
 Produzido pela Biondani com apoio da BossaNovaFilms e incentivo do ProAc - Programa de Fomento ao Cinema, o média-metragem será exibido pela primeira vez em sessão gratuita na terça-feira, 27 de janeiro, às 20h no Centro Cultural São Paulo, sala Paulo Emílio. A estreia será seguida de debate com o diretor Lecuk Ishida e equipe.
                                                         Curiosidades de produção
· O nome Sintonizah surgiu inspirado pela fonética do Patoá Jamaicano, idioma falado na Jamaica, que inclui a letra "h" no final das palavras.
· Durante as entrevistas, ouviram sobre colecionadores e comerciantes obcecados pelo ritmo. Para garantir exclusividade dos seus discos, muitos compram todas as cópias disponíveis, a prensa e a matriz para destruição, garantindo a raridade. 
· Durante a produção, Lecuk Ishida e equipe foram guiados e conduzidos de carro pela cidade por Lone Ranger. Em uma das saídas para gravação, um casal de policiais abordou o cantor e perguntou o que estava acontecendo, quando viu o veículo cheio. O músico respondeu "It's Brazilian reggae!". Quando os dois policiais foram conferir dentro do carro, deram de cara com quatro orientais, o diretor e seus assistentes e caíram na gargalhada.
Brasil/Jamaica, 54 minutos, livre.
Assista ao trecho do filme: https://www.youtube.com/watch?v=DIXwwUiXedg
                                                       Sinopse
 Foi por acidente que as ondas de rádio jamaicanas atravessaram o mar do Caribe e trouxeram o reggae ao Brasil, sintonizando nas rádios do Maranhão. O documentário Sintonizah embala o espectador em uma viagem entre Kingston, na Jamaica, e São Luís do Maranhão para transmitir as emoções de quem vivência o reggae e, também, revelar como a cultura maranhense incorporou o gênero musical e transformou a cena local na ‘"Jamaica brasileira".
                                                        Sobre os diretores
 Lecuk Ishida teve o seu primeiro contato com vídeo no início dos anos 80 com o programa “Grito da Rua” (Gazeta). Nos anos 90 aprimorou seus conhecimentos morando 10 anos fora do Brasil, onde estudou na UCLA (LA) e Silicon Graphic (Japão). Em 2000, já no Brasil, trabalhou em muitas produções publicitárias e televisivas com perfil documental. Logo começou a dirigir algumas de suas produções, entre elas: DVD ao vivo da banda Sepultura, DVD ao vivo Trio Virgulino, programa “Ecoprático” (Cultura), “Tempos de Escola” (Futura), “Feito no Brasil” (Nat Geo), “Pratique Ecosport” (Fox), “Nosso Planeta” (Record), “Globo Ecologia” (Globo), entre outros. Hoje, investe na criação de programas de TV, trabalhos autorais de dramaturgia e documentários.
 Reconhecido internacionalmente pela direção de filmes de beleza e estética apurada, Willy Biondani começou sua carreia como fotógrafo de publicidade e editoriais de revistas de moda e beleza. Trabalhou para conceituadas revistas em Paris, onde também se tornou diretor de publicidade. Recebeu prêmios no Art Directors, Clio, Cannes e Anuário do CCSP.
 Em 2005, integrou a edição especial “200 Best Ad Photographers Archive” e fundou a BossaNovaFilms com seus sócios. Mais tarde, dirigiu o média-metragem "Diadorim e Riobaldo", baseado no livro "Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, o DVD "Roger100Ceni" sobre o goleiro Rogério Ceni, entre outros. Atualmente está trabalhando para o lançamento de "Tudo bom, tudo bem", seu primeiro longa.
Ficha técnica
Direção: Lecuk Ishida e Willy Biondani
Produtora: Bionandi
Produção: Denise Gomes e Paula Cosenza
Pesquisa: Stranjah (Alex Herbst)
Roteiro: Fernando de Castro Américo
Direção de Fotografia: Ernesto Kobayashi
Montagem: Thiago Lucena
Finalização de Áudio: INPUT | Artesonora
Participações: os músicos Lonne Ranger e Stranger Cole, a antropóloga e escritora Carolyn Cooper, o proprietário do “Studio One” Courtney Dodd, o proprietário da gravadora “Randy's 17th North Parade” e da “Impact” Caurl Lauder, o antropólogo e professor Carlos Benedito, o integrante da banda “Tribo de Jah” Fauzi Beydoun, os DJs e colecionadores Serraleiro e Stranjah (Alex Hurst), e Tarcisio Selektah, professor e pesquisador da UFMA.

Serviço:
Sessão gratuita
27 de janeiro, às 20h
Centro Cultural São Paulo: Rua Vergueiro, 1000;
Sala Paulo Emílio (99 lugares)


Variedades: Joelma indicada ao Troféu Internet do SBT como ‘Melhor cantora de 2014’



Joelma, vocalista líder da Banda Calypso
Redação
 A cantora Joelma, que conquistou o Brasil junto ao Chimbinha e toda banda Calypso, está concorrendo ao prêmio de ‘Melhor cantora de 2014’ no Troféu Internet, promovido pelo SBT. A banda Calypso que está entre os artistas com maior popularidade no País, mostra que também tem um grande público adepto as redes sociais.
 “Estou muito feliz com essa indicação, já é um grande presente. Quero agradecer aos fãs da banda Calypso, nossos anjos, por tudo o que fazem por nós!”, comentou Joelma.
 O Troféu Internet elegerá, por meio de votação pública, os melhores artistas e programas de televisão de acordo com a opinião dos internautas, divididos em 17 categorias. O resultado final será divulgado durante o programa do apresentador Sílvio Santos, no SBT, e também no site oficial da emissora, ainda no primeiro semestre de 2015. Para votar, acesse o link: www.sbt.com.br/trofeuinternet
                                         Saiba mais
 Durante esses 15 anos de carreira a banda Calypso já soma 21 CDs lançados, sete DVDs, prêmios importantes da música brasileira, indicações ao Grammy, trilhas sonoras de filmes, seriados e novelas, turnês nacionais, internacionais (Europa, EUA, África, etc) e mais de 15 milhões de discos vendidos. Para comemorar essa data tão especial, os artistas gravaram um DVD comemorativo aos 15 anos de carreira em Belém, do Pará, para mais de 100 mil pessoas. Site: http://www.bandacalypso.com.br/