Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Túnel do Tempo: Posse de John Kennedy



Luís Alberto Alves

Posse: No dia 20 de janeiro de 1961, John Fitzgerald Kennedy toma posse como presidente dos EUA. Dois anos depois morreria assassinado em Dallas, Texas.

Radiografia de Sampa: Rua Tobias Barreto


Luís Alberto Alves

 O escritor Tobias Barreto de Menezes, nasceu em Sergipe, em 07 de junho de 1839. Fez seus primeiros estudos na terra natal, ingressando no Seminário da Bahia. Deixando, porém, o seminário, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, onde se diplomou em 1869. 

Mediante concurso, alcançou a nomeação para lente da Faculdade, lecionando Filosofia do Direito, Direito Público e Direito Comercial. Profundo conhecedor da língua alemã e admirador dessa cultura, que para ele era a melhor do mundo, publicou dois livros nesse idioma e de suas obras destacam-se: "Estudos de Filosofia e Crítica", "Questões Vigentes de Filosofia e de Direito" e "Discursos e Polêmicas". 

Fazia, também, poesias, e tão fascinantes na forma que o exigente Silvio Romero escreveu: "É um dos maiores poetas que o Brasil tem possuido". Institulou uma das coletâneas de versos: "Dias e noites". Muito querido dos estudantes, passava por eles aflitos e hora de exame e sorria: "Minha norma é nunca reprovar". 

De fato, para agradar a seus alunos, lutava com a propria Congregação da Faculdade. Inteligência realmente superior, com a capacidade de dominar os assuntos mais diversos desde a música até a filosofia. Faleceu em Recife, em 27 de junho de 1889.  A Rua Tobias Barreto (foto) fica na Mooca, Zona Leste. 

Geral: Estudo confirma que vírus Zika consegue ultrapassar placenta durante gestação


  • Brasília
Paula Laboissière - Agência Brasil
Cientistas do Instituto Carlos Chagas, da Fiocruz Paraná, confirmaram que o vírus Zika consegue ultrapassar a placenta durante a gestação. A infecção em mulheres grávidas é suspeita de provocar um aumento nos casos de microcefalia registrados no País.

A análise foi feita a partir de amostras de uma paciente na Região Nordeste que sofreu um aborto retido (quando o feto para de se desenvolver dentro do útero) na oitava semana de gravidez, após apresentar sintomas de infecção pelo vírus Zika.

De acordo com o instituto, amostras da placenta passaram por exames capazes de verificar uma infecção por vírus do mesmo gênero do Zika, como dengue, chikungunya e febre amarela. Os resultados foram positivos e confirmaram a presença de proteínas virais nas células placentárias.

Em seguida, amostras do tecido que apresentavam alterações morfológicas foram retiradas e utilizadas para análise por técnicas moleculares. O exame confirmou a infecção de células da placenta pelo Zika e também a transmissão placentária.

Uma das possibilidades levantadas por cientistas da Fiocruz é que o vírus pode estar usando a capacidade migratória dessas células para alcançar vasos fetais.

“Embora não possamos relacionar esses achados com os casos de microcefalia e outras alterações congênitas, esse resultado confirma de modo inequívoco a transmissão intrauterina do Zika vírus, além de contribuir na aquisição de conhecimento sobre sua biologia e interação com células do hospedeiro e auxiliar no delineamento de estratégias antivirais que visem a bloquear o processo de infecção e/ou transmissão”, explicou a virologista-chefe do Laboratório de Virologia Molecular do instituto, Cláudia Nunes Duarte dos Santos.

Geral: Comissão aprova projeto que proíbe fidelização em contratos de telefonia

Redação

Fábio Sousa
Fábio Sousa: consumidor não será obrigado a pagar por um serviço que não deseja
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a fidelização nos contratos de prestação de serviços, entre eles os de telecomunicações. A medida está prevista em substitutivo do relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), ao Projeto de Lei5267/13.
O texto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e inclui como abusivas as cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor e o pagamento de multas para o cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços.
Telecomunicações
Atualmente, os provedores de serviços de telecomunicações oferecem programas que combinam o fornecimento de aparelhos celulares e a oferta de planos de pagamento com descontos. Em contrapartida, as operadoras exigem a adesão obrigatória do cliente ao contrato de prestação do serviço por um período de até 12 meses.
Fábio Sousa afirmou que o objetivo do projeto é proteger o consumidor e evitar que seja obrigado a pagar por um serviço que não o satisfaça. "A proposta visa dar ao usuário uma condição mais democrática de utilizar o sistema de telefonia móvel no Brasil. Se ele achar um serviço melhor, mais barato, não vai precisar pagar uma multa estratosférica para conseguir fazer a portabilidade, mudar o seu sistema. Às vezes, ele compra um pacote barato, mas a multa é alta. Ele fica preso naquele sistema, e isso está errado", disse o relator.
Transformação
O deputado César Halum (PRB-TO), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis e Telefonia, avaliou que o mercado brasileiro passa por uma transformação e não admite mais contratos que obrigam o consumidor a pagar por aquilo que não deseja.
"Eu avalio a proposta de forma extremamente positiva. A modernidade hoje, o próprio mercado, está acabando com essa história de fidelização, porque nós não podemos mais obrigar o consumidor a fazer aquilo que ele não deseja, inclusive se sujeitar a receber uma prestação de serviço ruim e ter que pagar por aquilo sem ter o direito de tomar uma outra atitude", disse Halum.
Migração de plano
O substitutivo aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia também proíbe a migração entre planos de serviços sem prévia anuência do consumidor.
“Essa medida é fundamental, pois, desde o fim de 2014, as operadoras de telefonia móvel estão migrando compulsoriamente os usuários com planos de acesso à internet com franquia ilimitada de tráfego de dados para outros planos, com franquia limitada”, disse Fábio Sousa. “Desse modo, a norma estabelecida nesta proposição colocará um fim a essa prática que tem causado transtornos aos consumidores”, afirmou.
Essa proibição está prevista no Projeto de Lei 5389/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que tramita em conjunto com o PL 5267/13, de autoria do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES).
Originalmente o PL 5267 proibia apenas a fidelização relacionada aos serviços de telecomunicações. Já o substitutivo aprovado ampliou a proibição para outros serviços, como previsto no Projeto de Lei 934/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que também tramita em conjunto.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita em caráter conclusivo, ou seja, se for aprovado nas comissões, poderá seguir diretamente para o Senado, sem passar pelo Plenário da Câmara.

Geral: Noval coleção de lingerie C&A chega às lojas



Redação

A nova coleção de lingerie da C&A chega às lojas com foco no conforto e pegada mais esportiva, com peças que podem ser usadas até na academia. A aposta são os tops com tiras laterais que dão um toque moderno ao look.

Além disso, a coleção possui peças sem costura, com detalhes em jaquard que não marcam na roupa, tops abertos nas costas em tons de cinza e preto. 

A linha de lingerie já está disponível em todas as lojas da rede e no e-commerce da marca (www.cea.com.br). Os preços variam de R$15,99 a R$35,99. 

Economia: Temer diz que governo tem que ouvir mais os empresários


  • Brasília
Ana Cristina Campos – Agência Brasil
O vice-presidente Michel Temer disse hoje (20) à presidenta Dilma Rousseff que o governo deve “ouvir mais” os empresários e buscar implementar suas propostas viáveis. Eles se reuniram por mais de uma hora, pela primeira vez, neste ano, no Palácio do Planalto.
Um dos temas tratados foi a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Temer disse que deve participar da reunião do Conselho prevista para semana que vem.

Eles discutiram também o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado ontem, que piorou a projeção de recuo da economia brasileira este ano. A estimativa para a retração do Produto Interno Bruto (PIB) passou de -1% para -3,5%. Para o FMI, será o segundo ano consecutivo de queda da economia.

Em 2015, de acordo com o fundo, houve retração de 3,8%. Em 2017, a expectativa é de estabilidade, com estimativa de crescimento zero para o PIB. Em outubro do ano passado, o FMI projetava crescimento de 2,3%, em 2017.
Os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, participaram do encontro.

Economia: Começa prazo para entrega das Rais 2015


 

Começou ontem e vai até 18 de março o prazo para que as empresas enviem aos MTPS a declaração obrigatória da RAIS

 Teve início nesta terça-feira (19) o prazo para que os empregadores apresentem a Relação Anual de Informações Sociais de 2015 (RAIS 2015). As declarações devem ser enviadas ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTPS) pela internet, por meio do programa gerador de arquivos GDRAIS2015 até 18 de março deste ano. O envio da declaração é realizado por meio de certificação digital e isento de tarifas.
As informações necessárias para o preenchimento e respostas às dúvidas mais comuns sobre a RAIS podem ser encontradas no endereço www.rais.gov.br, no qual os empregadores podem encontrar a edição de 2015 do Manual de Orientação da RAIS. Caso não existam empregados vinculados ao CNPJ, deve ser entregue uma RAIS Negativa. Microempreendedores individuais que não tenham tido empregados no ano passado, estão isentos de informar a RAIS.

Coleta de dados – A RAIS é um instrumento de coleta de dados sobre o setor do trabalho formal brasileiro, usado pela gestão governamental e instituído pelo Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975. O objetivo da declaração é suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no país, prover o MTPS de dados que permitam elaborar as estatísticas do trabalho e disponibilizar informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

São obrigados a declarar a RAIS empregadores urbanos e rurais; filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior; autônomos ou profissionais liberais que tenham mantido empregados no ano-base; condomínios e sociedades civis; cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; conselhos profissionais, criados por lei, com atribuições de fiscalização do exercício profissional e as entidades paraestatais; além dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Os dados coletados pela RAIS constituem insumos que permitem atender as necessidades da legislação da nacionalização do trabalho; do controle dos registros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários; e identificação do trabalhador com direito ao abono salarial (PIS/PASEP). Os dados também possibilitam estudos técnicos de natureza estatística e atuarial.

Política: Governo promete garantir emprego de qualidade nas Olimpíadas 2016



Redação

 O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, assinou nesta terça-feira (19), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Termo de Compromisso para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Participaram também do acordo entidades representantes do turismo nacional, centrais sindicais e trabalhadores do segmento hoteleiro. O objetivo é estabelecer diretrizes para tratar das relações trabalhistas durante os Jogos e promover campanha relacionada ao Trabalho Decente, com ênfase no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para o ministro Miguel Rossetto, com a assinatura do termo, reafirma-se um compromisso público das empresas e sindicatos com todos os trabalhadores, os quase 120 mil homens e mulheres cuja atividade vai assegurar o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Queremos que, dentre os legados fundamentais, fique claro para o país e o mundo que somos capazes de respeitar as relações de trabalho durante esse grande evento”, declarou.
O Termo de Compromisso para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade é resultado das ações definidas pelo Grupo de Trabalho (GT) dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Além do MTPS são signatários a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; Centrais Sindicais; Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, com o apoio técnico do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT).
A iniciativa institui o Comitê Nacional de Acompanhamento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade e os comitês locais em cada uma das cidades-sede dos Jogos. Ficou estabelecido que o recrutamento de trabalhadores e a disponibilização de vagas ligadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no setor de Turismo e Hospitalidade serão preferencialmente realizados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Segundo o Diretor da Organização Internacional do Trabalho para o Brasil, Peter Porschen, “a iniciativa é fundamental para garantir que o evento traga benefícios duradouros para o país”.
Os principais compromissos assumidos buscam combater o uso de trabalho análogo ao escravo, de trabalho infantil e o tráfico de pessoas para fins de exploração laboral e sexual, na produção dos bens e serviços relacionados direta ou indiretamente aos Jogos, e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os signatários também se comprometeram em assegurar o respeito aos direitos fundamentais no trabalho, estabelecidos pelas Convenções da OIT e pela legislação brasileira, além de cumprir os acordos e convenções coletivas. Pelo compromisso, governo e sociedade civil deverão promover a segurança e a saúde no trabalho, de forma a prevenir a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho, em todas as fases do processo de preparação e realização dos Jogos.
A iniciativa também prevê que sejam criadas oportunidades para cursos de capacitação e para inclusão no mercado, capazes de transformar parte das ocupações temporárias, criadas no processo de preparação e realização dos Jogos, em oportunidades de emprego permanente e formal, sobretudo para jovens, mulheres, LGBT, negros, migrantes e pessoas com deficiência, públicos mais atingidos pelo trabalho irregular.


Variedades: Robert de Niro e Zac Efron "Tirando o Atraso"


Redação
Ótima opção para as férias, produção traz o humor irreverente e debochado de Dan Mazer, diretor (Dou-lhes um Ano) e produtor (O DitadorBruno).
A divertida comédia Tirando o Atraso (Dirty Grandpa, EUA, 2016) traz como protagonistas uma dupla improvável, formada pelo veterano ator Robert de Niro (Um Senhor Estagiário) e o jovem astro Zac Efron (Música, Amigos e Festa) em papeis muito divertidos e bem pouco comportados. (Confira o pôster online no link abaixo).

O roteirista de primeira viagem John M. Phillips teve a ideia da história após uma balada na companhia de seu pai na qual testemunhou os surpreendentes talentos dele com as mulheres. Mas testemunhar seu roteiro ultrajante ganhar vida foi ainda melhor. “Nós esperamos que o público vai apreciar ver Robert de Niro e Zac Efron em papéis que eles nunca interpretaram antes. O fato de Robert de Niro realmente dizer as coisas ridiculamente imbecis que eu escrevi foi uma grande realização para mim, algo que eu vou jogar na cara de meus amigos e inimigos para o resto da minha vida”, brinca Phillips.

Para o diretor Dan Mazer, a experiência de trabalhar em um filme baseado em um roteiro tão divertido com o calibre do elenco envolvido foi uma grande emoção. “Todos os dias de filmagem eu ligava para minha esposa e contava as coisas inacreditáveis que Robert de Niro dizia. Conversar com o maior ator da minha geração sobre como ele poderia dizer as frases mais ofensivas... é uma lembrança que eu nunca vou esquecer. Eu posso ter tido o melhor momento da minha carreira com esse filme."

Falando sério, apesar de ser um road movie diferente, Tirando o Atraso não deve desapontar nem quem espera perder o ar de tanto rir, nem quem espera uma viagem comovente de aproximação entre avô e neto e de suas buscas (bastante) diferentes pela realização. “O espectador pode ver uma comédia ultrajante, dado o calibre de seus protagonistas Robert de Niro e Zac Efron, mas sob todo o deboche há emoção e ternura de verdade”, afirma Mazer. E completa: “todo road movie leva a algum lugar. No nosso filme pode não haver muitos momentos dignos, mas a indignidade final é tolerar uma vida que você não quer, e é isso que Jason (Efron) acaba percebendo na convivência com seu avô nada convencional Dick (De Niro)”.

O ator Zac Efron lembra ainda que, apesar de vir embrulhado com muitas risadas, Tirando o Atraso tem muito mais a dizer. “No final das contas, é um filme sobre reencontro familiar e liberdade. É uma história de crescimento e felicidade. É que a estrada até lá é ridiculamente engraçada e caótica”, diz Efron.

Tirando o Atraso – a comédia

Tirando o Atraso traz o humor irreverente e debochado do diretor (Dou-lhes um Ano) e produtor (O DitadorBruno) Dan Mazer, numa comédia road movie em que a diversão não tem limites.

Jason Kelly (Zac Efron) está prestes a se casar com a filha supercontroladora de seu chefe e no caminho mais curto para se tornar sócio no escritório de advocacia em que trabalha. Até o dia em que sua avó morre, e seu avô o convida para acompanhá-lo na viagem prometida no leito de morte dela. Não tinha como recusar...

Logo no dia seguinte ao enterro, o certinho Jason e seu desbocado e assanhado avô Dick (Robert De Niro) saem rumo à paradisíaca e agitada Daytona Beach para cumprir a promessa. Entre festas doidonas, brigas de bar e uma épica noite no karaokê, Dick está determinado a tirar o atraso dele e do neto – uma verdadeira missão para aproveitar a vida ao máximo e convencer o neto a fazer o mesmo ou, no mínimo, a beber muito antes de casar.
 

Variedades: Piscina gigante com 500 mil bolinhas agita as férias do Santana Parque Shopping em SP




Redação
Espaço com 250m2 permite a diversão de crianças e adultos
A diversão está garantida para toda a família nas férias do Santana Parque Shopping. O empreendimento recebe a partir de 13 de janeiro uma piscina gigante com mais de 500 mil bolinhas.
Crianças e adultos de todas as idades podem brincar juntos na atração. No espaço, com 250m2, além da diversão com as bolinhas será possível escorregar no Monster Truck, um pula-pula de mais de 5 metros de altura. As crianças podem ainda pilotar o Speed, pequenos carrinhos giratórios, e escorregar direto para a piscina de bolinhas por meio do brinquedoVelozes.
Os ingressos para as atrações serão vendidos no local.
 Serviço
Férias Santana Parque Shopping
Período: De 13 de janeiro até 10 de fevereiro
Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos e feriados das 14h às 20h.
Localização: Praça de Eventos
 Preços: Piscina de bolinhas e brinquedos – R$15,00 (30 minutos)
 Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 2238-3002

Variedades: Em fevereiro estreia Presságios de um crime


O thriller policial sobrenatural Presságios de um Crime (Solace, EUA, 2015) marca a estreia internacional do diretor brasileiro Afonso Poyart (Dois Coelhos) à frente de uma grande produção hollywoodiana e de um elenco de estrelas com Sir Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes, Hitchcock, a série Thor), Colin Farrell (Um Conto do Destino, O Vingador do Futuro), Jeffrey Dean Morgan (Possessão, Watchmen- O Filme, a série Sobrenatural, Abbie Cornish (RoboCop, Sem Limites) e a brasileira Luisa Moraes (novela “Em Família”).Presságios de um Crime estreia nos cinemas no dia 25 de fevereiro de 2016.

Quando o agente especial do FBI Joe Merriwether (Jeffrey Dean Morgan) encontra-se de mãos atadas frente a uma série de homicídios ainda sem pistas concretas, ele decide recorrer à ajuda de seu ex-colega, o médico aposentado e analista civil Dr. John Clancy (Anthony Hopkins). Mas o recluso Clancy não quer se envolver no caso nem usar suas habilidades especiais, algo que deixou no passado quando fechou seu consultório e retirou-se do mundo após a morte de sua filha e o divórcio que logo seguiu-se à tragédia.

Mas Clancy muda de ideia quando têm visões de imagens perturbadoras e violentas da mais nova parceira de Joe, a cética agente especial do FBI Katherine Cowles (Abbie Cornish), seguidas ainda por algo que ele interpreta como uma mensagem pessoal. Quando os excepcionais poderes sobrenaturais de Clancy colocam esse estranho trio de investigadores na forte trilha de um suspeito, Charles Ambrose (Colin Farrell), o médico logo percebe que suas habilidades podem ser insuficientes frente às deste assassino que se considera em uma missão.

Variedades: Laurie Anderson volta ao cinema em Coração de Cachorro



Redação 
Longa da artista experimental estreia no CineSesc em 21 de janeiro - Lançamento da Bretz Filmes

Laurie Anderson é artista performática e musical, além de escritora. Seus trabalhos foram exibidos no Centro Pompidou, em Paris, bem como no Guggenheim e no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Em “Coração de Cachorro”, seu segundo filme para o cinema (o primeiro foi o documentário “Terra de Bravos”, em 1986), Anderson faz um ensaio pessoal que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores.

Numa espécie de colagem visual, o longa examina como histórias são construídas e contadas – e como as usamos para dar sentido às nossas vidas.
Esta produção, vencedora do prêmio Lina Mangiacapre do Festival de Cinema de Veneza de 2015, estreia no CineSesc em 21 de janeiro.

Coração de Cachorro (Heart of a Dog, Dir.: Laurie Anderson, EUA, 2015, 75 min., 14 anos).