Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Chumbo quente: Governo Lula tem primeiro fogo amigo

 O estranho nesta história, é que Carlos Lupi é tarimbado em política

    Pixabay

A fogueira das vaidades já está bem acessa no governo Lula


Luís Alberto Alves/Hourpress

No dia da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro, a primeira-dama, Janja, quase criou confusão ao tentar impedir que jornalistas tivessem acesso ao salão onde se encontravam inúmeros chefes de Estados convidados pelo evento. O cerimonial do Itamaraty entrou no circuito e conseguiu desarmar essa bomba.

A proposta da esposa do presidente Lula era de  retirar 30 profissionais de imprensa que já se encontravam no local realizando o seu trabalho. O motivo da “birra” era de que duas reportagens teriam desagradado a primeira-dama, como se jornalista tivesse a obrigação apenas de elogiar governantes, nunca de criticar.

Assunto

A outra “bola fora” foi o anúncio do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, de que seria colocada em prática outra reforma da Previdência, para corrigir falhas que prejudicaram os trabalhadores em 2019. O ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, desmentiu o seu colega de governo, dizendo que não existia nada de concreto envolvendo esse assunto.

O estranho nesta história, é que Carlos Lupi é tarimbado em política, principalmente como presidente do PDT e pessoa de confiança de Leonel Brizola. Ou seja, não é iniciante na arte de política. Sabe como transitar neste ninho de cobras, onde o bonzinho é capaz de empurrar na ladeira abaixo a cadeira de rodas  de alguém querido. Vamos aguardar mais fogo cruzado neste governo.

Luís Alberto Alves, jornalista, editor do blogue Hourpress

Veículos: Stellantis construirá aeronaves elétricas

 

  • O objetivo é que a Stellantis produza em massa a aeronave eVTOL da Archer como fabricante contratado exclusivo
                                                       Pixabay
  • Logo, o céu terá veículos cruzando o seu espaço


Luís Alberto Alves/Hourpress

 Stellantis N.V. (NYSE/MTA/Euronext Paris: STLA) e Archer Aviation Inc. (NYSE: ACHR) anunciaram hoje que concordaram em expandir significativamente sua parceria unindo forças para fabricar a principal aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Archer, a Midnight.

A Stellantis trabalhará com a Archer para erguer a recém-anunciada instalação de fabricação da Archer em Covington, Geórgia, na qual as empresas planejam começar a fabricar a aeronave Midnight em 2024. A Midnight foi projetada para ser segura, sustentável, silenciosa e, com carga prevista de mais de 1 mil libras (454 kg), podendo transportar quatro passageiros e um piloto. Com um alcance de 100 milhas (161 km), a Midnight foi otimizada para viagens ida e volta de curta distância, cerca de 20 milhas (32 km), com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.

Essa parceria única no setor de mobilidade aérea urbana aproveitará os respectivos pontos fortes e competências de cada empresa para levar a aeronave Midnight ao mercado. A Archer traz sua equipe de eVTOL de classe mundial, trem de força elétrico e especialistas em certificação, enquanto a Stellantis contribuirá com tecnologia e experiência de manufatura  avançada, pessoal experiente e capital para a parceria. Essa combinação visa permitir a rápida expansão da produção de aeronaves para atender aos planos de comercialização da Archer, permitindo que ela fortaleça seu caminho para a comercialização, ajudando a evitar gastos de centenas de milhões de dólares durante a fase de aceleração da manufatura. O objetivo é que a Stellantis produza em massa a aeronave eVTOL da Archer como fabricante contratado exclusivo. 

Investidor

Como mais um sinal de seu compromisso, a Stellantis fornecerá até US$ 150 milhões em capital social para possível saque da Archer a seu critério em 2023 e 2024, sujeito ao alcance de determinados marcos de negócios que a Archer espera ocorrer em 2023. A Stellantis pretende aumentar sua participação estratégica por meio de compras futuras de ações da Archer no mercado aberto. Juntamente com os outros elementos dessa parceria expandida, essas ações permitirão que a Stellantis se torne um investidor fundamental de longo prazo na Archer.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Archer nos últimos dois anos e estou continuamente impressionado por sua engenhosidade e compromisso inabalável com a entrega”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico com planos de aumentar nossa participação demonstra como a Stellantis está ultrapassando os limites para fornecer liberdade sustentável de mobilidade, das ruas e rodovias aos céus. Apoiar a Archer com nossa experiência em fabricação é outro exemplo de como a Stellantis liderará a maneira como o mundo se move”.

“O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer em direção à comercialização e o compromisso de recursos significantes para construir a aeronave Midnight conosco, coloca a Archer em uma posição forte para ser a primeira no mercado”, disse Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer. “As duas empresas estão dando passos importantes juntas para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano.”

A Stellantis é parceira estratégica da Archer desde 2020 por meio de várias iniciativas de colaboração e como investidora desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em fabricação, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.

 

Geral: Orientação profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

O mercado de trabalho e os índices de contratação esquentam no primeiro trimestre 

    Pixabay

Orientação é importante na hora de procurar o novo trabalho


Redação/Hourpress

O mercado de trabalho e os índices de contratação esquentam no primeiro trimestre e muitas pessoas buscam por novas vagas de emprego no início do ano. Especialistas acreditam que o apoio de uma mentoria pode ser o caminho para conquistar espaço em empresas mais rapidamente ou alavancar a carreira.


De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Eduardo Pedroso, os benefícios do acompanhamento por um profissional especializado estão no enfoque individual e na solução de problemas específicos de cada busca por oportunidades. “Ouvir um especialista experiente pode deixar a percepção panorâmica do futuro mais objetiva”, refletiu o docente.

O especialista destaca três vantagens em recorrer ao serviço:


PRODUTIVIDADE


O profissional de mentoria estuda e apresenta orientações para que seus clientes consigam trabalhar de forma estratégica e alcancem resultados com pouco desgaste emocional. “O intuito é o de analisar a melhor maneira para organizar e conciliar as demandas diárias de cada um”, explica o professor. “Quando o mentorado aprende a lidar com suas tarefas de forma prática, consegue obter melhores resultados”, descreveu.


QUALIDADE DE VIDA


Em uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria McKinsey, os brasileiros estão entre os trabalhadores mais desmotivados do mundo. O estudo entrevistou 170 mil funcionários de 100 países diferentes. “O desafio do tutor é estabelecer propósitos profissionais objetivos para que o indivíduo consiga trabalhar seu senso de crescimento e de responsabilidade e, assim, aumentar sua satisfação com o momento presente”, afirmou


DESENVOLVIMENTO PESSOAL


Um dos intuitos da mentoria é desenvolver as habilidades profissionais por meio da inteligência emocional. “O acompanhamento contempla todas as esferas da vida do interessado, para que seja possível lidar com diferentes equipes e demandas”, explica. “O planejamento facilita o equilíbrio entre o universo dentro e fora do ambiente laboral”, disse.


COMO ENCONTRAR


Algumas entidades são especializadas em oferecer o serviço de orientação profissional para empresas de diferentes portes, porém é possível encontrar especialistas independentes e com experiências em diferentes áreas específicas de negócios. O indicado é analisar a atuação do mentor e avaliar seu histórico, além de optar por alguém com conhecimentos que possam beneficiar a carreira. “É recomendado pesquisar sobre a reputação e a qualificação para escolher uma pessoa com sucesso e boa visão de mercado”, finalizou.


Geral: Infectologista alerta sobre o aumento no número de casos de dengue

O aumento das chuvas no Verão de 2023 são os fatores principais para a crescente da doença 

   EBC

Os altos números são um alerta para uma nova epidemia da doença


Redação/Hourpress

O Brasil encerrou o ano de 2022 com um total de 980 mortes por dengue confirmadas, além de mais de 1,4 milhão de casos registrados. Segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, é o maior número de mortes já registrado nos últimos seis anos. Os altos números são um alerta para uma nova epidemia da doença, que está se espalhando por todas as regiões e deve afetar os primeiros meses de 2023.

“As pessoas precisam se lembrar de que a dengue mata. Principalmente nesse período chuvoso é necessário redobrar os cuidados para evitar o acúmulo de águas paradas, tornando o ambiente perfeito para a proliferação do Aedes Aegypt.” alertou o infectologista.

 

enfermeiro infectologista, Milton Alves Monteiro Junior, e coordenador do serviço de controle de infecção hospitalar do HSANP, que fica na Zona Norte de SP. 

Geral: Estudante do CEUB cria assistente digital com comandos de Inteligência Artificial

 Dispositivo possibilita processar comandos complexos e realizar pesquisas de modo simultâneo

    Divulgação

O assistente capaz de executar múltiplas funções, por meio de automação e controle de dados


Redação/Hourpress

A partir dos avanços tecnológicos e da rotina corrida, os produtos domésticos inteligentes são cada vez mais buscados em todo o mundo. Com o sucesso dos assistentes virtuais, ficou cada vez mais fácil automatizar tarefas utilizando somente a voz. Mesmo com a habilidade de criar lembretes e alarmes, informar as notícias do dia, citar a previsão do tempo ou tocar músicas, as assistentes digitais ainda possuem limitações em seguir comandos complexos. A partir da limitação tecnológica destes dispositivos, o estudante de Engenharia da Computação do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Renato Barbosa (27) projetou uma assistente capaz de executar múltiplas funções, por meio de automação e controle de dados.

Com uma arquitetura ideal para a implementação de buscas e execução de diversas funções para assistentes virtuais, o aparelho criado pelo estudante do CEUB oferece uma nova experiência para o usuário automatizando um ciclo de tarefas e usando um algoritmo que se adapta à pesquisa do usuário. Apenas por comandos de voz, o protótipo inteligente permite aplicar filtros nas buscas, resultados de vídeos, imagens e até fazer downloads.

O formando de Engenharia da Computação explica que o programa é de fácil uso e possui funções que são uteis para o usuário no cotidiano, com relevância personalizada nas pesquisas, permitindo vários pedidos em uma só frase. “O algoritmo separa a função e seus respectivos argumentos, gerando um código. Deste modo, a pesquisa é executada e o usuário recebe um só resultado, que abre direto no navegador. Caso não goste, o usuário pode pedir a troca da pesquisa com outro comando”, explicou.

Tarefas

Composto por reconhecimento de voz, sintetizador de voz, buscador, núcleo de funções e um sistema que executa múltiplas funções, o projeto integra vários comandos, que de forma direta realiza pesquisas mais apuradas e realiza tarefas simultâneas. Além disso, o sistema é capaz de armazenar a busca para que a mesma possa ser usada posteriormente, com a execução de uma nova tarefa, sendo possível automatizar tarefas de navegação no computador.

Para desenvolver o projeto, o estudante atuou em três fases: sistema de tempo real, classificador e execução de funções. A primeira etapa consistiu em encapsular o formato básico dos programas existentes no mercado, com testes de sensores e microfone. Depois disso, foi criado o sintetizador de voz, com a base de dados “SpeechRecognition”, que converte o texto dentro da variável em voz, podendo configurar idioma, velocidade e a voz. Em seguida veio o classificador e o núcleo de execução, responsável por receber, ordenar e executar as funções localizadas na busca.

Potencial “de ferro”
Para o orientador do projeto, o professor de Engenharia da Computação Fábio Oliveira a inspiração do estudante veio da IA (Jarvis), do Homem de Ferro, para criar um modelo que pudesse provar que as assistentes podem ter um potencial muito maior do que já existe. “Testamos as assistentes mais conhecidas - Google Assistent, Alexa e Cortana. Depois dos testes, catalogamos o que não era possível ser feito e modelamos uma arquitetura que pudesse tratar algumas dessas limitações”, explica.

O professor considera a acessibilidade um grande ponto positivo do assistente, uma vez que o modelo conta com um classificador de frase e execução de funções dinâmicas, ainda não existente no mercado. “Usamos bibliotecas que, combinadas, nos deram esse resultado. Foi um grande desafio fazer um assistente do zero, ainda mais porque não existia nenhum outro modelo parecido”, completa.

Após o sucesso da pesquisa apresentada, Renato trabalha para implementar mais funções offline no controle do sistema operacional. “Estamos aprimorando o projeto. Quero adicionar um sistema para melhorar o resultado das buscas, estudar a possibilidade de downloads por voz, assim como players de vídeos, músicas, reconhecimento de voz offline, criar tradução em tempo real e executar cálculos por voz”, almeja o formando do CEUB.

Túnel do tempo: Primeira mulher governadora nos Estados Unidos

 

Redação/Hourpress

Em 5 de janeiro de 1925, Nellie Taylor Ross (foto) assume o governo do estado de Wyoming. É a primeira mulher a ser eleita governadora nos Estados Unidos.

Raio X de Sampa: Conheça a história da Rua Dr. Cid de Castro Prado

 Luís Alberto Alves/Hourpress



O Dr. Cid Bierrembach de Castro Prado nasceu em 5 de agosto de 1895. Fez o curso secundário no Colégio de Itu, e posteriormente, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, USP, em 1917. Foi deputado federal pela Chapa Única de 1935, sendo o parlamentar mais votado no Estado de São Paulo. 

Foi também serventuário do Cartório do 12º Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo. Participou ativamente da Revolução Constitucionalista de 1932,  organizando o Batalhão de Cavalaria do Vale do Rio Pardo. 

Deixou várias obras, entre as quais: "Viagem a Bahia", "Estudo Sobre Bierrembach" e "Estudo Sobre Martim Francisco de Andrada e Silva". Faleceu na Capital Paulista em 19 de novembro de 1969. A Rua Dr. Cid de Castro Prado (foto)  fica no bairro da Saúde, Zona Sul de Sampa.