Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Variedades: Larissa Luz clama ao amor preto no single "Não Tenha Medo de Mim"

 


A faixa explora, poeticamente, a busca da mulher preta por sensibilidades e formas de afeto

Redação/Hourpress

Partindo de um momento introspectivo e recluso, Larissa Luz se põe a esmiuçar lugares mais sensíveis, entendendo melhor as várias nuances da afetividade da mulher preta. “Não Tenha Medo de Mim” é uma nova faceta do discurso político e social cultivado pela multiartista. Para transformar a trilha em audiovisual, a - também atriz - convida o ator Fabrício Boliveira a externar a sensibilidade que rodeia o amor preto. A obra chega ao público no dia 17 de dezembro, pelo canal oficial da cantora (assista aqui).

Seja nos palcos, enquanto cantora ou atriz, ou na construção de sua trajetória na produção musical, o discurso potente de Larissa Luz ecoa aos quatro cantos e, agora, explora uma nova conotação. “Eu percebi que estou me permitindo falar mais sobre isso, sobre amor", conta.  "Nos últimos tempos, tenho falado muito sobre política, questões sociais e agora estou me permitindo a acessar lugares mais sensíveis, que têm a ver com acolhimento, sentimento e afeto, o que  também correspondem à militância", reflete a artista.

A obra nasce da introspecção que vinha sendo assistida por Larissa há tempos. Em junho, a cantora compartilhou nas redes dois poemas que permitiram maior contato com as narrativas de outras mulheres - "Cúmplice" (assista aqui) e “Hoje Eu Não Vou Poder Te Desculpar” (assista aqui). Ambos contrastam nos processos para acessar não apenas uma vulnerabilidade, muitas vezes tirada das mulheres pretas, mas também o entendimento do amor que lhes é merecido. “Nesse novo momento, eu estou querendo explorar de uma maneira poética as sensibilidades e formas de afeto, uma mulher preta que está em busca de transformações”, finaliza a multiartista.

Na última semana, a baiana lançou ainda “Dance com sua Sombra” (assista aqui), uma produção caseira que catapulta Larissa para além da voz ou atuação, possibilitando-a assinar a composição, produção, roteiro e ainda co-direção do single. Em “Não Tenha Medo de Mim”, ela trilha mais um passo dessa jornada ao assinar o roteiro e produção musical do registro audiovisual.

Ouça “Não Tenha Medo de Mim” aqui

Assista “Não Tenha Medo de Mim” aqui

Variedades: Espaço das Américas recebe mega-show do Raça Negra

 


Maior banda de samba da história chega no dia 18 de dezembro para show seguindo todas as recomendações dos órgãos públicos

Redação/Hourpress

Raça Negra faz grande apresentação no Espaço das Américas, no dia 18 de dezembro. Seguindo todas as recomendações dos órgãos públicos e atendendo aos protocolos de segurança e prevenção ao Covid-19, publicados no último decreto válido para a cidade de SP, a banda chega junto no “Edição Limitada“, projeto que promete reunir grandes nomes da música brasileira em shows para público reduzido.

Com 37 anos de carreira, Luiz Carlos e seus companheiros já provaram ser unanimidade em todos os segmentos musicais. Clássicos como “Cigana”, “Dono do Seu Beijo”, “Quando Te Encontrei”, “Deus Me Livre”, “Cheia de Manias”, “Maravilha”, “Sem Você” e muitos outros não faltarão no repertório.

Raça Negra faz parte da história do Brasil, pouca gente sabe, mas foi a primeira banda de samba a tocar numa rádio FM com a música “Caroline”. Na década de 90, entrou para o Guinness Book com a canção “É tarde demais” devido a impressionante marca de mais de 600 execuções em rádios num só dia. Mas todo este sucesso teve uma pitada de ousadia: a incursão de instrumentos incomuns ao seguimento como naipes de metais. A popularização do samba nos meios de comunicação tem nome e sobrenome - Raça Negra!

Os ingressos para este show já estão disponíveis no site da Ticket 360.

 

Serviço – Projeto Edição Limitada | Espaço das Américas 

Show: Raça Negra
Data: 18 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Censura: 14 anos
Local: Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP)
Abertura da casa: 18h
Início do show: 20h
Acesso para deficientes: sim

Variedades: Clipe de"Letícia", de Zé Vaqueiro, é o segundo vídeo mais reproduzido no Youtube Brasil

 


Zé Vaqueiro é um dos principais nomes da nova geração do forró

Redação/Hourpress

Principal sucesso do álbum “O Original”, a música “Letícia”, do cantor Zé Vaqueiro, se tornou o segundo clipe mais reproduzido no Youtube Brasil. Contabilizando mais de 107 milhões de visualizações na plataforma, a música é um dos recentes hits do cantor, que conta com clipe gravado em Fortaleza (CE), no mês de outubro. “Fico muito feliz que meu trabalho está sendo reconhecido por tantas pessoas. Eu fico vendo nas redes sociais algumas versões que fazem nas redes sociais, que eu sempre acompanho, e acaba se tornando um retorno positivo para mim”, ressalta o cantor.

Com 21 anos, Zé Vaqueiro é um dos principais nomes da nova geração do forró, possuindo ao todo mais de 270 milhões de visualizações no canal oficial. Dentre alguns dos principais sucessos, “Tenho Medo” e “Meia Noite” são também alguns dos maiores hits do forrozeiro, que possuem mais de 50 milhões de visualizações e mais de 14 milhões de reproduções respectivamente. As novidades do cantor podem ser conferidas através do link: https://www.youtube.com/c/Z%C3%A9Vaqueiro.

Veículos: Desafios Ford: você conhece o nome das cores destes carros?

 


  • Todas as cores são inspiradas em lugares famosos, conhecidos pela sua arquitetura ou belezas naturais

Luís Alberto Alves/Hourpress

  • Identifique no desenho como são chamadas estas nove cores que fazem parte da paleta oferecida nos modelos da Ford
  • Todas as cores são inspiradas em lugares famosos, conhecidos pela sua arquitetura ou belezas naturais
  • A série é criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo, revelado este ano nas redes sociais

As cores são um traço importante da personalidade de cada carro. Como os lugares, elas podem ser quentes, frias, luminosas, leves ou profundas e, para batizá-las, os especialistas de marketing e design da Ford muitas vezes se inspiram em regiões famosas do mundo.

O novo teste da série Desafios Ford convida você a identificar os nomes das nove cores de carros da marca que são representadas nos desenhos. As bandeiras, assim como as construções e marcos geográficos, são pistas que vão ajudar a encontrar a resposta.

A série Desafios Ford é criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo, que este ano começou a divulgar seus trabalhos nas redes sociais e atraiu milhares de seguidores. Para conhecer todos os testes já publicados e as respectivas respostas é só acessar este link..

Internacional: Presidente da França está com covid-19 e fica em isolamento

 


Informação foi divulgada pela Presidência nesta quinta-feira

Agência Brasil 

O presidente francês, Emmanuel Macron, teve resultado positivo para covid-19, informou a Presidência francesa nesta quinta-feira (17), mas não se sabe de imediato onde ele contraiu o vírus.

"O presidente da República foi diagnosticado positivo para covid-19 hoje", disse o gabinete presidencial em comunicado. "Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR realizado no início dos primeiros sintomas."

A Presidência informou ainda que Macron iria se isolar pelos próximos sete dias e continuaria a governar o país remotamente. Uma porta-voz disse que todas as viagens do presidente foram canceladas, incluindo uma visita ao Líbano em 22 de dezembro.

O gabinete acrescentou que está tentando avaliar onde Macron pode ter contraído o vírus.

O presidente participou de uma reunião de chefes de Estado do Conselho Europeu em 10 e 11 de dezembro.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, também vai se isolar depois de entrar em contato com Macron nos últimos dias, disse Gerard Larcher, chefe do Senado francês.

Artigo: Alimentos orgânicos são indispensáveis para uma infância saudável

 


Alimentação infantil de qualidade deve ir além da papinha

Redação/Hourpress

Os primeiros anos de vida de uma pessoa são os mais decisivos para sua saúde, o que inclui, essencialmente, uma boa alimentação. Até os seis meses de idade, o aconselhável é que o bebê se alimente apenas de leite materno, pois o líquido contém substâncias que o protegem de diversos problemas, como infecções. Após esse período, a criança pode começar a comer alimentos sólidos, também, e fazer essa transição corretamente é imprescindível para um desenvolvimento saudável.

A alimentação infantil pode – e deve – ir além da papinha. Logo após deixarem de consumir exclusivamente o leite materno, os pequenos vão precisar, invariavelmente, que os adultos responsáveis amassem os alimentos para eles, pois ainda não têm força para mastigar sozinhos, todavia, conforme o tempo for passando, é importante não manter o foco apenas em preparações líquidas, visto que estimular a mastigação é crucial para o desenvolvimento da face e dos ossos da cabeça da criança, o que colabora para a formação dos dentes e para uma respiração adequada.

É nesse contexto que entra a tão falada “comida de verdade”, a qual está em alta nos últimos tempos. Refeições preparadas em casa, com alimentos frescos que passam por quase ou nenhum processo, felizmente têm se tornado mais comuns nas mesas dos brasileiros, inserindo as crianças desde cedo em um universo alimentar com diversidade de texturas, cores, cheiros e sabores.

Iinfância saudável

Processos alimentares saudáveis durante a infância têm o poder de criar adultos com bons hábitos em relação à comida. Sim, é difícil achar uma criança que não goste de alimentos ricos em açúcares, refrigerantes, as famosas “besteirinhas” ricas em gorduras, entretanto, é dever dos pais e demais responsáveis garantir uma alimentação de qualidade.

Segundo a nutricionista Camile Fiuza, as decisões tomadas a respeito da alimentação nos primeiros anos repercutirão por toda a vida. “Uma infância saudável depende de diversos fatores, e a alimentação é um dos principais. Alimentar-se de forma equilibrada, com uma dieta rica em vitaminas e nutrientes, é fundamental para a criança crescer sem problemas de saúde e até mesmo se desenvolver cognitivamente, pois os alimentos orgânicos representam um importante papel nas habilidades cerebrais”, diz.

 Mercado 

As instituições do ramo alimentício, percebendo a demanda que aumenta a cada dia por uma alimentação mais saudável, estão atentas à qualidade e à procedência dos produtos que oferecem. A Vapza, empresa de alimentos presente no varejo e food service há 25 anos, elaborou uma linha de orgânicos que preza pelo alinhamento da sustentabilidade às características já reconhecidas das demais criações de sua marca: praticidade, sabor e qualidade.

Para Enrico Millani, CEO da organização, essa linha de produtos é fortemente indicada à alimentação infantil, visto que não possui conservantes e é embalada a vácuo e cozida a vapor, mantendo as propriedades nutricionais dos alimentos. “Nossa linha de orgânicos atinge um público que está preocupado com a saúde e busca ter uma refeição prática, o que se encaixa perfeitamente na rotina dos pais e mães que buscam o melhor para seus filhos. Nossos produtos, além de respeitar a natureza, contribuem para o crescimento de pequenos produtores”, finalizou.

Política: Governo destina R$ 20 bilhões para vacinação da população contra covid-19

 


Vacinação será gratuita e voluntária, disse Bolsonaro ao assinar MP

Agência Brasil 

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (17) uma Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 20 bilhões, em favor do Ministério da Saúde, para a vacinação da população contra a covid-19. O ato ocorreu durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado, no Palácio do Planalto.

“Tão logo tenhamos uma vacina certificada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], ela estará a disposição de todos no Brasil, de forma gratuita e voluntária”, disse Bolsonaro. A MP deve ser publicada ainda nesta quinta-feira em edição extra do Diário Oficial da União.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o valor cobrirá as despesas com a compra das doses de vacina, seringas, agulhas, logística, comunicação e todas as despesas que sejam necessárias para vacinar a população. O montante, ainda segundo a pasta, não é destinado a nenhuma vacina específica e poderá ser utilizado conforme o planejamento e as necessidades do Ministério da Saúde.

“A medida permitirá que as autoridades de saúde brasileiras fiquem em condições de adquirir as primeiras vacinas que tenham o seu uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que apresentem possibilidade de rápida disponibilização à população brasileira”, diz a nota.

De acordo com o governo federal, o valor será financiado com o uso de superávit financeiro de exercícios anteriores e, como se trata de um crédito extraordinário, ele não depende da aprovação da Lei Orçamentária de 2021. “Embora a medida em tela seja enviada ao Legislativo para posterior confirmação, os recursos já ficarão disponíveis imediatamente e poderão ser utilizados desde já pelo Ministério da Saúde. A medida é mais uma das ações empreendidas pelo governo federal visando diminuir os graves impactos econômicos pela pandemia do covid-19”, explicou a Secretaria-Geral.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, apresentado esta semana pelo Ministério da Saúde, o governo federal já disponibilizou R$ 1,9 bilhão de encomenda tecnológica associada à aquisição de 100,4 milhões de doses de vacina pela AstraZeneca/Fiocruz e R$ 2,5 bilhões para adesão ao Consórcio Covax Facitity, associado à aquisição de 42 milhões de doses de vacinas.

Além disso, há outros R$ 177,6 milhões para custeio e investimento na Rede de Frio, na modernização dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), no fortalecimento e ampliação da vigilância de síndromes respiratórias. Também outros R$ 62 milhões foram investidos para aquisição de mais 300 milhões de seringas e agulhas.

Artigo: Como recuperar impostos pagos indevidamente?

 


Este trabalho envolve a compreensão de vários fatores

Angelo Ambrizzi

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Isto porque a legislação tributária brasileira é muito complexa, com mais de 40 mil leis tributárias em vigor.

Estima-se que sejam criadas em torno de 46 novas leis tributárias todos os dias, sendo obrigação do contribuinte identificar a legislação aplicada à sua operação.

O que poucos sabem é que é possível fazer a recuperação dos valores pagos indevidamente.

O recolhimento indevido ou feito a maior ocorre por incoerências na legislação tributária, que ora inclui imposto na base de cálculo de outro tributo.

Muitas vezes, o conteúdo das leis se contradiz, gerando inconsistências, conhecidas como ilegalidades ou inconstitucionalidades, gerando para o contribuinte o dever de pagar o tributo de forma indevida.

Tal situação abre a possibilidade de questionar a aplicação da lei para cada contribuinte.

A expectativa é que a reforma tributária integral do sistema de tributação brasileiro retire as incoerências legislativas.

Enquanto isso não acontece, uma ótima oportunidade para as empresas é realizar uma análise personalizada da legislação aplicada à sua operação, entendendo toda as regras tributárias aplicadas e construindo um mapa de oportunidades para possíveis ingresso de pedidos administrativos ou judiciais com a finalidade de reduzir a carga tributária e, na maioria das vezes, requerer a restituição de valores pagos indevidamente, gerando os créditos fiscais.

Este trabalho envolve a compreensão de vários fatores, passando desde o regime de tributação da empresa, a segregação e estudo de toda a legislação aplicada à empresa cujo resultado será, como dito, a montagem do mapa de oportunidade.

Uma vez mapeadas as oportunidades, elaboramos um plano de ação tanto para recuperar o que foi pago indevidamente nos últimos cinco anos (60 meses) quanto para ajustar o valor de pagamento de impostos futuros.

Entre as opções mais comuns entre os questionamentos estão as discussões envolvendo a exclusão do ICMS e ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS; Não incidência de Contribuição Previdenciária sobre verbas indenizatórias ou não eventuais; e Exclusão do PIS e da COFINS de suas próprias bases de cálculo.

Para as empresas do lucro real, por exemplo, o crédito estimado para a discussão da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS é de R$ 1.665,00 para cada R$ 100.000,00 de faturamento da empresa.

Assim, se 95% das empresas estão pagando tributos a mais, é provável que a esmagadora maioria dos empresários tenha possibilidade de reduzir a carga tributária e também recuperar tributos pagos nos últimos cinco anos.

É inegável a existência de vantagem competitiva para as empresas que realizam o mapeamento das oportunidades e conseguem decisões administrativas ou judiciais para reduzir a carga tributária e recuperar valores pagos a mais. Para isso, é importante contar com ajuda especializada de uma equipe de advogados, que reúnam conhecimentos jurídicos, financeiros e contábeis.

Angelo Ambrizzi é advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, APET e FGV com Extensão em Finanças pela Saint Paul e em Turnaround pelo Insper e Líder da área tributária do Marcos Martins Advogados.

Economia: Comércio encerra 2020 com confiança em queda, diz CNC

 


Índice de Confiança do Empresário cai 0,5% em dezembro

Agência Brasil 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou queda de 0,5% em dezembro, alcançando 108,5 pontos. É a primeira redução desde junho, quando o índice havia atingido a mínima histórica de 66,7 pontos. Na comparação anual, o Icec registrou recuo de 13,3%.

Embora o índice de confiança permaneça na zona de avaliação positiva, ainda está 20 pontos abaixo do nível pré-pandemia de covid-19.

Segundo a CNC, a queda no índice é diretamente influenciada pela redução das expectativas para o curto prazo e das intenções de investimentos. Na satisfação quanto às condições correntes, o indicador (+1,7%) desacelerou em comparação aos avanços dos últimos meses.

O subíndice referente às expectativas caiu pela primeira vez em cinco meses (-1,7%). Quanto às intenções de investimento, o subíndice também experimentou queda na variação mensal (-0,2%), a primeira desde julho.

“O mês de dezembro é o mais importante do varejo em número de vendas. Este ano, apesar da pandemia, o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] tem mostrado que o desempenho do comércio vem melhorando, e a própria CNC revisou esta semana a expectativa de consumo em dezembro para um crescimento real de 3,4%. Mas a redução no valor do benefício emergencial e pressões sobre os custos e preços são fatores que ajudam a explicar essa pequena redução observada na confiança”, disse, em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Agravamento da pandemia

A economista da CNC Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, explicou que o agravamento da pandemia e a perspectiva de fim do auxílio emergencial, no início de 2021, injetaram mais incertezas no setor impondo novos desafios de recuperação para os próximos meses.

“Diminuiu a proporção de empresários que esperam melhora na atividade no curto prazo, bem como no desempenho do varejo. Já a intenção de investimento na empresa ainda mantém alguma evolução, pois fatores como a manutenção das taxas de juros em nível baixo favorecem o acesso ao crédito”, afirmou a economista.

O item referente às condições atuais da economia cresceu, mas em menor ritmo (+1,3%). Desde julho, a avaliação dos comerciantes quanto ao desempenho econômico atual vem melhorando, mas 69,2% consideram que as condições estão piores do que há um ano, indicador que havia alcançado 71,4% em novembro.

Avaliações negativas

A percepção menos pessimista é reforçada pelos resultados mais recentes dos indicadores de atividade, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB - a soma de todas as riquezas produzidas no país) no terceiro trimestre e a perspectiva de novo aumento no quarto trimestre do ano.

Em relação ao desempenho do setor do comércio, as avaliações negativas permanecem: 56,4%, contra 58,6% em novembro.

A pesquisa mostra ainda que as intenções de contratação de funcionários pelo varejo tiveram pequena queda (-0,2%) após cinco meses de evolução, mas seguem na zona positiva, com 125,3 pontos. A intenção de contratar pelo comércio foi reduzida em todas as regiões do país em dezembro, exceto no Norte.   

Economia: BNDES vai financiar R$ 3 bilhões para exportação de aviões pela Embraer

 


Os compradores são a United Airlines e a arrendadora AerCap Holdings

Agência Brasil 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana United Airlines, e para a arrendadora de aeronaves AerCap Holdings N.V., maior empresa global no segmento, baseada na Holanda. Os dois empréstimos, no valor de R$ 3 bilhões, serão concedidos por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque.

Nesse tipo de operação, os recursos do BNDES são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa exportadora brasileira, a Embraer. Segundo o BNDES, o financiamento será pago ao banco em dólares pelas empresas estrangeiras compradoras dos bens, o que significa a entrada de divisas no país, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado.

A United importará aeronaves modelo E175, pertencente à primeira família E-jets. De acordo com o BNDES, o E175 é líder de vendas no seu segmento e tem capacidade para transportar até 88 passageiros. Atualmente, há mais de 600 Embraer E175 em operação no mundo, tendo sido um dos modelos menos impactados pela crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus  (covid-19).

“A AerCap comprará aviões E195-E2, maior e mais recente modelo da geração E2. A aeronave destaca-se por ser menos poluente, mais silenciosa e mais eficiente que a geração anterior: consome cerca de 25% menos combustível, com forte redução tanto na emissão de gases do efeito estufa como no impacto sonoro no meio ambiente. Esta é

Artigo: A importância dos probióticos durante a gestação

 


Além de ajudarem na imunidade da gestante, eles também trazem benefícios aos bebês

Redação/Hourpress

A gravidez é um momento de mudanças na vida da futura mamãe. Além da chegada do bebê, o corpo acaba passando por alterações e, mesmo as gestantes com a saúde em dia, podem encarar sintomas nunca sentidos por elas.

Segundo a Dra. Nanci Utida, Gerente Médica da Cellera Farma, “os hormônios femininos como o estrogênio e a progesterona começam a afetar a função intestinal das mulheres. O número de inflamações também pode crescer conforme os meses do pré-natal vão passando. Por isso, é importante se cuidar desde o começo, por meio de uma prevenção segura”, afirma a médica.

Um desses cuidados inclui o uso de probióticos com acompanhamento médico e nutricional. É o caso do Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), uma cepa probiótica estudada a fundo por cientistas desde 1985. Seguro para consumo de crianças e adultos, incluindo gestantes e idosos, o suplemento oferece uma série de benefícios para a saúde.

Pode-se destacar como exemplo a colonização da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal, que é o conjunto de trilhões de microrganismos formado por bactérias, vírus e fungos que habitam o trato gastrointestinal. Sua ação também está associada à prevenção da proliferação de bactérias patogênicas, responsáveis por prejudicarem a saúde como um todo, mas especialmente do trato gastrointestinal. A diversidade e o equilíbrio das bactérias em nosso intestino podem influenciar, não só nossa saúde intestinal, como nossa saúde imunológica.

"Vale lembrar as mamães, que o consumo de probióticos na gestação reduz as chances de diabetes gestacional e obesidade, evita o risco de pré-eclâmpsia e constipação, além de contribuir positivamente para a perda de peso corporal após o parto. Mas, é importante que o uso do probiótico seja prescrito pelo médico que irá acompanhar o pré-natal", afirma a Dra. Nanci.

 Seguro para o bebê

Não só para a saúde da futura mamãe que o LGG® é indicado.

Os primeiros 1.000 dias de vida do bebê, que correspondem aos 270 dias do período de gestação mais os 730 dias vividos nos dois primeiros anos de idade, são capazes de definir um perfil metabólico de como a criança crescerá.

Nesse meio-tempo, fatores que influenciam fortemente o crescimento e desenvolvimento infantil acontecem com mais frequência. E por isso, a colonização inicial das bactérias apropriadas para o trato gastrointestinal podem afetar profundamente sua saúde até idade adulta.

Por fim, segundo um estudo publicado pelo periódico Journal of Allergy & Therapy, a suplementação com o probiótico LGG ® durante o período de gestação pode diminuir a ocorrência de eczema entre os recém-nascidos até um ano de vida.

Saúde: Covid-19: ministro do STF antecipa prisão em casa para presos de grupo de risco

 


Medida vale para quem cumpre prisão em regime semiaberto

Agência Brasil 

Em razão da pandemia de covid-19, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (17) que os juízes responsáveis pelas execuções penais em todo o País concedam progressão antecipada do regime semiaberto para domiciliar aos presos que estiverem em cadeias superlotadas.

O ministro atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feito pela Defensoria Pública da União (DPU) por meio de um habeas corpus coletivo. O regime semiaberto é aquele em que o preso tem permissão para deixar o presídio durante o dia para trabalhar, mas deve voltar à noite e permanecer nos fins de semana.

Deve ser beneficiado todo preso do semiaberto que atender a três condições: estar em presídio com lotação acima da capacidade; pertencer a grupo de risco para covid-19, com comprovação por documentação médica; não ter praticado crime violento ou com grave ameaça.

O juízo competente, porém, ao analisar os casos individuais, pode deixar de conceder a progressão caso não haja nenhum caso de covid-19 registrado no estabelecimento prisional e este adotar medidas adequadas de prevenção e tiver atendimento médico no local, ressalvou Fachin.

A progressão de regime para presos do semiaberto que não cometeram crimes violentos e pertencem a grupo de risco já estava prevista em recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada no início da pandemia. A DPU alegou no Supremo, porém, que muitos magistrados resistem em aplicar a medida.  

A DPU destacou o acentuado risco à vida decorrente da pandemia, diante da situação caótica do sistema prisional superlotado e com precárias condições de higiene.

Ao conceder a liminar, Fachin escreveu se tratar de uma questão não somente do direito à saúde do preso, mas de saúde pública, com alcance para toda a sociedade. “Isso porque a contaminação generalizada da doença no ambiente carcerário implica repercussões extramuros”, disse o ministro.

Fachin decidiu conceder a liminar monocraticamente diante da urgência da demanda e impossibilidade de o caso ser julgado colegiadamente pelo Supremo ainda neste ano.

Saúde: São Paulo confirma primeiro caso de reinfecção por covid-19 no estado

 


Mulher teve dois diagnósticos positivos em intervalo de 145 dias

Agência Brasil 

A Secretaria estadual de Saúde de São Paulo confirmou nessa quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no estado. A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, referência nacional e vinculado à pasta estadual, após o sequenciamento genético de duas amostras clínicas de um caso suspeito, identificadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). 

A paciente é uma mulher de 41 anos, que mora em Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto. Ela desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial. Se curou e teve nova detecção em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico. O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção. 

Os dois exames foram analisados pelo laboratório regional do Instituto Adolfo Lutz de São José do Rio Preto. O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se tratam de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção. 

Uma delas foi constatada exclusivamente no Brasil, e a outra já identificada tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália e no Chile, conforme sequências comparadas com o banco de dados online e mundial Gisaid (Global Initiative on Sharing All Influenza Data) – Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza.

Saúde: Prefeitura do Rio de Janeiro proíbe festas e eventos em quiosques da orla

 


Festa oficial de réveillon da cidade já havia sido suspensa

Agência Brasil 

Depois de suspender a festa oficial de réveillon da cidade, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje (17) a proibição de festas privadas, cercadinhos, shows ou qualquer evento com cobrança de ingressos nos quiosques ao longo da orla. A medida vale tanto para a areia da praia quanto para o calçadão.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmou, em nota, que a cidade passa por um momento de atenção redobrada à proteção das pessoas.

O número de pacientes com covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde na capital fluminense continua a subir e chegou ontem a 618, em um aumento de mais de 10% desde o início do mês. A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 nas redes municipal, estadual e federal era de 89% no balanço de ontem, e 188 pessoas esperavam vagas.

O presidente da empresa municipal Riotur, Fabricio Villa Flor, classificou a proibição dos eventos privados como fundamental. "Seguimos para uma virada do ano com responsabilidade social.

O anúncio da medida ocorre dois dias depois do cancelamento da festa oficial da cidade, que estava sendo programada para ocorrer em seis palcos cercados, sem a presença de público. As apresentações seriam transmitidas pela TV e internet e não haveria a tradicional queima de fogos da Praia de Copacabana. Mesmo assim, a prefeitura considerou que o cancelamento era necessário para a proteção de todos.

Em nota, a concessionária Orla Rio, que administra 309 quiosques, explicou que, apesar da proibição da venda de ingressos, os quiosques estão autorizados a funcionar na noite do dia 31 da mesma maneira que vem funcionando até o momento, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene  restritos à sua área concedida, que faz parte do seu estabelecimento comercial e com quantidade reduzida de mesas e distanciamento de 1,5 metro entre elas.

Artigo: Pesquisa comprova ação de tecnologia de gás ozônio contra coronavírus em ambientes fechados

 


Os testes foram realizados em laboratório NB-3

Redação/Hourpress

Desde que os primeiros casos do novo coronavírus foram identificados no final de 2019, em Wuhan, na China, muito tem se falado sobre a importância dos hábitos de higiene, cuidado e limpeza para a prevenção da doença. Neste cenário e pensando em uma alternativa capaz de ajudar no combate à proliferação do vírus, a WIER, empresa que oferece soluções inovadoras com tecnologia de plasma frio e ozônio (O3), acaba de comprovar, mediante estudo, a eficiência de seus geradores contra o novo coronavírus; uma validação importante para seus equipamentos.

Por meio de testes realizados em laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB-3) pela Quasar Bio, empresa de base biotecnológica de pesquisa, em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), e encabeçados pelo pesquisador da USP, Dr. Lucio Freitas Junior, constatou-se que o ozônio produzido pelos equipamentos testados é um forte aliado para combater o SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19. A ação virucida do gerador de ozônio modelo OZmini, contra o SARS-CoV-2, foi de 99,34%. Já o modelo OZpro apresentou eficiência de 99,96%.

“É uma tecnologia nova que apresentou alto poder de eficácia na inativação do vírus em ambientes fechados. Lutamos contra um inimigo invisível e toda descoberta vem a adicionar na questão de proteção à vida das pessoas. É um passo na direção certa para trazer mais confiabilidade e praticidade no cotidiano. Por meio dessa tecnologia será possível aumentar a higienização de locais em que costumam ter grande circulação de indivíduos, como transporte público, escolas e hotéis", informa o pesquisador.

A descoberta, que é uma novidade no Brasil, foi feita após uma avaliação quantitativa referente à capacidade de inativação das partículas do vírus SARS-CoV-2 pelos equipamentos da WIER. Neste caso, o tempo de exposição para o gerador modelo OZmini foi de 25 minutos. Já para a versão OZpro, a duração da exposição foi de 15 minutos. Os instrumentos, portanto, demonstraram ter capacidade de inativar grande parte das partículas virais.

“Em nossos 9 anos de existência no mercado, já entregamos mais de 20 mil geradores de ozônio pelo mundo para ajudar no combate a microrganismos, mofo e odores em ambientes como residências, salas de aula, hotéis, salas comerciais, automóveis, ônibus, entre outros setores. O resultado específico com o vírus SARS-CoV-2, é exclusivo da WIER e do Brasil. Nosso intuito foi apresentar uma tecnologia para ajudar a frear o avanço da pandemia, reduzindo, dessa maneira, casos de contaminação e contribuindo para a retomada da economia”, descreve Dr. Bruno Mena Cadorin, fundador e CEO da WIER.

Os testes foram realizados em laboratório NB-3, seguindo todos os padrões de segurança, boas práticas de laboratório e metodologias de órgãos internacionais. Vale ressaltar que não é indicado para o tratamento de pessoas infectadas, mas somente para a higienização de ambientes. “Nosso propósito é trazer mais segurança aos nossos clientes oferecendo equipamentos que ajudem a descontaminar ambientes com eficácia”, afirma Cadorin.

Como é feita a aplicação do ozônio?

A aplicação do ozônio em ambientes é simples e automática. O ambiente deve ser fechado (portas, janelas e outras frestas), impedindo a entrada de pessoas no local durante o funcionamento. Em um quarto, por exemplo, gavetas e portas de armários devem ser abertas para que o ozônio, que é um gás natural formado a partir do oxigênio do ar (O2), possa circular em todas as superfícies.

Testes realizados pela WIER indicam que o tempo de atuação de seus geradores variam de acordo com a altura e metragem do ambiente para alcançar um resultado preciso na remoção de bactérias e fungos. Outros testes de laboratórios desenvolvidos pela empresa, com área de 25 m² e altura de 3 metros, por exemplo, apresentaram remoção de bactérias e fungos totais nas superfícies dos objetos e no ar que se respira, de mais de 90%, com uma hora de aplicação. Quanto maior o ambiente, maior é o período que o gerador deverá ser utilizado no local.