Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Túnel do Tempo: Famílias indenizadas no acidente com Fokker 100



Vìtimas do acidente eram colocadas à beira da calçada; não houve sobreviventes

Luís Alberto Alves

Indenização: Em 3 de julho de 2000, a empresa Northrop Grumman é condenada a pagar indenização de R$ 2 milhões  a cada uma das famílias de vítimas do acidente com o Fokker 100 da TAM, em outubro de 1996.

Radiografia de Sampa: Praça da Bandeira



Ao fundo a Câmara Municipal de SP

 Luís Alberto Alves

 Em séculos passados, a atual Praça da Bandeira era um descampado onde convergiam três cursos d´água: os ribeirões Saracura, do Bexiga e Anhangabaú (o principal), que continuavam com o nome de "Anhangabaú". Atualmente, todos eles encontram-se canalizados.

 Espaço bastante frequentado por tropeiros que ali vendiam seus produtos, teve inicialmente o nome de "Largo do Bexiga", uma referência à "Chácara do Bexiga" que ficava nas proximidades. Posteriormente, este nome foi expandido para toda uma região: o Bairro do Bexiga, oficialmente "Bela Vista". No dia 28 de novembro de 1865 passou a ser denominado oficialmente como "Largo do Riachuelo",  homenagem à Batalha do Riachuelo, travada no Rio Paraná no dia 11/06/1865, durante a Guerra do Paraguai.

  Por essa época, desembocavam no Largo as Ruas do Bexiga (atual Santo Antonio) e Santo Amaro, as Ladeiras de São Francisco (atual Rua de São Francisco), do Ouvidor (atual Rua José Bonifácio), de Santo Antonio (atual Dr. Falcão), a Rua Formosa e as Ladeiras da Memória e do Piques (atual Quirino de Andrade).

 Esse labirinto de ruas e vielas era habitado por imigrantes italianos até o final do século XIX, sendo um dos pontos mais movimentados da capital, importante centro de comércio de tecidos, calçados, couro, madeiras e produtos agrícolas que chegavam por intermédio de tropeiros vindos de Santo Amaro e Pinheiros.

 No início do século XX, também essa região foi atingida pela reurbanização iniciada, principalmente, com a canalização do Ribeirão Anhangabaú. Na primeira administração do Prefeito Prestes Maia (1938-1945), toda a área foi arrasada, modificada e urbanizada para a abertura da Avenida 9 de Julho. Como consequência, também o espaço da Praça foi reformulado e o nome, Largo do Riachuelo, foi mantido.

 No início da década de 40, o Largo foi palco de um grande Congresso Eucarístico que reuniu milhares de pessoas. Terminado os festejos, houve um movimento para dar à praça a evocativa denominação de "Congresso Eucarístico". Ao aproximar-se o "dia da bandeira" (19 de novembro), Prestes Maia imediatamente teria sugerido o nome "Praça da Bandeira" - homenagem portanto à bandeira brasileira para o Largo do Riachuelo que, no seu entender, não teria oposição da Igreja. Desde 1950 o local ganhou o atual nome. A Praça da Bandeira fica no Centro de SP, próximo à Câmara Municipal.


Esportes: Carreta da Cultura transmite jogos da Copa nesta sexta-feira em Guarulhos (SP)

A carreta já percorreu diversos bairros de Guarulhos, Grande SP

Redação

 A carreta palco da Secretaria de Cultura estará nesta sexta-feira (4) na rua Santana do Riacho, no Jardim Flor do Campo, Guarulhos, Grande SP, para transmissão dos jogos da Copa do Mundo. A programação começa às 13 horas com a exibição da partida entre França e Alemanha. A entrada é gratuita.

 Além de torcer pela Seleção Brasileira, que joga às 17 horas contra a Colômbia, o público poderá curtir diversas atrações musicais durante os intervalos dos jogos. A programação conta com os DJs dos projetos Baquira Sistema de Som e Arrastão Cultural, Essência Brasileira Big Band (música instrumental), Trio Bela Vista (forró) e Mesa de Bar (samba).

 A carreta itinerante tem 14 metros de comprimento e tela de projeção de Led de alta definição. O evento já passou pelos bairros Presidente Dutra, Vila Fátima, Jardim Marilena e Vila Barros, respectivamente.



Política: Deputados criticam consumo de carne de jumento em presídios



Carne de jumento poderá virar refeição de presos no Brasil

Luís Alberto Alves
 Deputados e especialistas criticaram nesta terça-feira (1º) o uso de carne de jumento e de outros animais da espécie dos asininos no preparo de refeições a detentos do sistema penitenciário e na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
 A proposta de consumo da carne de jumento é defendida pelo promotor de Justiça Sílvio Brito, da comarca de Apodi, cidade do interior do Rio Grande do Norte. No mês de março deste ano, o promotor, com o apoio do Ministério Público do estado, promoveu um almoço a 120 convidados, entre autoridades e moradores locais, que puderam degustar a carne do animal. Ele foi convidado a participar da audiência desta terça-feira, mas não compareceu sob a alegação de que o convite não chegou a tempo.
 O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), criticou a ausência e afirmou que o promotor está autorizando a morte de animais em desrespeito à Constituição. "O promotor tem a função de respeitar e proteger a Constituição brasileira. E ele fez o contrário. Ele feriu a Constituição, porque a Constituição é clara no artigo 225, que é função do poder público proteger a fauna e a flora. Ele que tinha que proteger, e matou. Ele matou os animais dizendo que existia um grande crescimento populacional da espécie e que precisava de comida para os presídios."
 Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, de 2012 até março deste ano, mais de 3 mil animais foram apreendidos nas estradas do estado, a maioria asininos. Na cidade de Apodi, uma fazenda abriga cerca de 900 jumentos apreendidos, que são mantidos pelo Poder Judiciário enquanto aguardam adoção.
                                                              Políticas públicas
 O deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que solicitou a audiência pública, também criticou o promotor de Justiça Sílvio Brito e disse que a Câmara defenderá a sociedade contra uma proposta individualista. Ele defendeu a ampliação de políticas públicas em defesa dos animais e sugeriu a castração para evitar a superpopulação de asininos.
Já a presidente da organização não governamental em Defesa da Natureza e dos Animais (DNA), Kátia Regina, defendeu a utilização dos jumentos em outras áreas, como no turismo e na zooterapia, atividade assistida por animais.
"A gente vem desenvolvendo um projeto de zooterapia tanto na parte de fisioterapia como de terapia ocupacional. O jumento substituiria o cavalo, o que seria melhor, porque seria um animal menor, um animal mais dócil", disse Kátia Regina.
Durante a audiência, representantes da ONG entregaram uma petição com mais de 71 mil assinaturas, que tem como campanha o tema: "Salve do abate milhares de jumentos do Nordeste". As assinaturas foram colhidas durante quatro meses e, segundo a ONG, o objetivo é sensibilizar os demais deputados, alcançando a marca de 100 mil assinaturas até o final deste mês.
O debate foi encerrado com o compromisso dos parlamentares em aprovar o Projeto de Lei 5949/13, que proíbe o abate de equinos, equídeos, mulas e jumentos em todo o território nacional.


Geral: Educação recebe até amanhã inscrições para o concurso de remoção do quadro de apoio escolar



Professores terão até amanhã (4) para fazer as inscrições

Redação

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até amanhã (4) as inscrições para o concurso de remoção do quadro de apoio escolar. Ao todo são 14.397 vagas disponíveis nas 91 Diretorias de Ensino para agentes de organização escolar, secretários de escola e assistentes de administração escolar. O edital está publicado na edição de 28 de junho do Diário Oficial do Estado.
 Para participar do concurso o interesse deve fazer o cadastro no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), através do link Sistema GDAE. Além da etapa on-line no site, os candidatos devem entregar ao superior imediato a documentação. A inscrição está condicionada à indicação de pelo menos uma escola. Servidores readaptados não podem participar.

 “A partir de agora, não é mais exigido tempo de serviço mínimo na rede para pleitear uma vaga para remoção. Os novos requisitos estão alinhados às nossas ações que priorizam a valorização do servidor e trabalham em parceria com a rede”, afirmou o secretário da Educação, Herman Voorwald.

                                                                 Remoção

 Para o quadro do magistério, o processo de transferência está marcado para o segundo semestre. No ano passado, a remoção para os professores da rede também sofreu alterações. Pela primeira vez, foi possível a participação de candidatos que ainda não completaram três anos de atuação, mas queriam solicitar a mudança de sede. Ao todo, 17.091 professores fizeram o pedido.



Variedades: Varsity jacket para as crianças no inverno da Marisol



Existem várias opções de roupas

Redação


 A varsity jacket é uma das peças chave deste Inverno. Estilosa, a jaqueta é a cara dos seriados e filmes de High School americano, além de ser superversátil na hora de montar looks diferenciados para cada ocasião. Ela já virou a queridinha das fahionistas e agora vai direto para o guarda-roupa dos pequenos. A Marisol não podia ficar de fora e trouxe para a coleção de Inverno a tendência com muito conforto. 

 A marca escolheu para as crianças opções em moletom e meia malha stretch para a produção das peças. Para elas jaquetas nas cores cinza, lilás e roxo, que podem ser usada com a calça do conjunto, ou com as calças, saias e shorts jeans presentes na coleção. E, para os meninos, a aposta são nas cores marrom, cinza, marinho e vermelho. As crianças ficarão quentinhas e na moda com a jaqueta que é a sensação da temporada.

                                                                      Preços

- Conjunto marrom jaqueta em moletom e calça em moletom felpado - Tamanhos 1P, 2P e 3P - R$ 119,90 e tamanhos 4, 6 e 8 - R$ 134,90

- Conjunto lilás e off-white jaqueta em moletom felpado e calça em meia malha stretch lurex -Tamanhos 4, 6 e 8 - R$ 139,90 e tamanhos 10, 12, 14 e 16 - R$ 154,90 

- Conjunto cinza, verde e preto jaqueta em moletom felpado e calça em moletom felpado -Tamanhos 4, 6 e 8 - R$ 119,90 e tamanhos 10, 12, 14 e 16 - R$ 134,90 

- Conjunto roxo e lilás jaqueta em moletom felpado e calça em meia malha stretch lurex -Tamanhos 4, 6 e 8 - R$ 139,90 e tamanhos 10, 12, 14 e 16 - R$ 154,90 

Variedades: Paloma Bernardi estrela campanha da marca Fellipe Krein




A atriz Paloma Bernardi é a estrela da campanha da Fellipe Krein
Redação

 O verão 2015 da marca de bolsas Fellipe Krein, apresenta o tema "Summer Cruise" como inspiração para toda coleção. O universo navy também é retratado no cenário das fotos com elementos de âncoras, redes e navios, sob direção de arte de Junior Serpa.


 A atriz Paloma Bernardi é a estrela da campanha dirigida pelo fotógrafo Fernando Louza, que fez os clicks num estúdio, em São Paulo. Os trabalhos de make e hair foram feitos por Wilson Eliodorio e o stylist de Fábio Paiva.