Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Túnel do Tempo: A volta de Juan Domingo Perón



Luís Alberto Alves

A volta: No dia 20 de junho de 1973, o ex-presidente Juan Domingo Perón regressa à Argentina, depois de 17 anos de exílio.

Radiografia de Sampa: Rua Diana



Luís Alberto Alves

Diana foi nomeada a deusa dos caçadores segundo a história, conseguiu que o pai nunca a obrigasse a casar, e assim, Júpiter deu-lhe flechas, uma corte de ninfas e a fez rainha dos bosques. 

Era em geral honrada com o nome de lua ou phebe no céu e, hecate no inferno. Na pintura é uma das divindades mais representadas pelos artistas: Diana e Vênus de Primaticio, Diana e Endimião de Anibal, a caça de Dominico, etc. Nome oficializado pelo Decreto nº 4.648, de 25 de março de 1960. A Rua Diana (foto) fica nas Perdizes, Zona Oeste.

Geral: Polícia vai investigar caso de corpos armazenados inadequadamente no Rocha Faria


  • Rio de Janeiro
Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
A Polícia Civil vai investigar o caso envolvendo 63 corpos encontrados em condições inadequadas no necrotério do Hospital Municipal Rocha Faria, durante investigação realizada no último dia 10, pela Ministério Público do Rio de Janeiro. Entre os 63 corpos encontrados 36 eram de bebês.

Segundo informações da Polícia Civil, a 35ª Delegacia Policial (Campo Grande) já instaurou procedimento para apurar o caso. Segundo a assessoria de imprensa da polícia, oficialmente a corporação não recebeu nenhuma informação, admitindo que tomou conhecimento do caso pela imprensa.

Na avaliação da Polícia Civil, “pode ter havido alguma responsabilidade criminal, mas também pode ser um caso de responsabilidade apenas administrativa. O Ministério Público é quem vai definir pela responsabilidade criminal, a tipificação”.

Neste final de semana, a Secretaria de Saúde do Município começou a enterrar os corpos, que estariam abandonados e em condições de higiene precárias. Procurada pela Agência Brasil, a secretaria não comentou o assunto até a publicação do texto.

Vistoria
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital instaurou inquérito civil com o objetivo de apurar “supostas deficiências na prestação de serviços de saúde” pelo Hospital Municipal Rocha Faria.

Na vistoria realizada no último dia 10 no necrotério do Rocha Faria foram constatadas diversas irregularidades, como péssimas condições de higiene e limpeza do necrotério, que apresentava forte odor; a existência de câmara frigorífica com nove portas funcionando precariamente; corpos armazenados por um período de tempo inexplicavelmente longo, sendo o mais antigo com óbito de 2011, apesar de terem sido expedidas guias de sepultamento para 14 destes corpos, que ainda estariam sem previsão de sepultamento.
A vistoria do MP constatou que os 36 corpos de fetos encontrados “estavam mal acondicionados nas câmaras frigorificas, muitos deles em meio líquido devido ao deficiente funcionamento das câmaras frigoríficas, inadequadamente identificados e com partes moles amorfas, alguns datados no período de 2012 a 2015”.

O Ministério Público determinou que a Secretaria Municipal de Saúde busque, “com urgência, em contato com o Gate-Saúde, obter e juntar cópias de todas as informações técnicas referentes às vistorias realizadas no Rocha Faria e deu prazo de cinco dias para que o Secretário Municipal de Saúde informe o que pretende fazer com a gestão do Hospital e que medidas tomará com relação às informações constatadas pelo MP.

Economia: Fazenda de MS comercializará carnes especiais com patente de especialista em churrasco



Redação

Parceria deve atender mercado nacional e internacional e é destinada aos apaixonados por carne

Por meio do especialista em churrasco, Rogério de Betti, a Fazenda 3R, localizada em Figueirão (MS), vai ofertar cortes nobres via e-commerce e em lojas presenciais para o mercado interno e externo. A parceria no projeto foi confirmada durante o maior evento da pecuária de corte da América Latina, a Beef Expo, que aconteceu até  quinta-feira (16) passada, em São Paulo (SP).

Segundo o administrador da Fazenda 3R, Rogério Rosalin, a proposta é verificar a real demanda do consumidor, quanto à qualidade e se aproximar desse público. “Entender a real necessidade e entregar um produto de excelência com o carimbo de um especialista no preparo da carne fará com que consigamos atender aos dois elos da pecuária brasileira, dentro e fora da porteira, dando proximidade com o consumidor final, com feedback apurado”, sinalizou Rosalin.

A comercialização, já praticada por de Betti, acontecerá por meio de parceria com frigoríficos. A Fazenda 3R vai remodelar a sua oferta para entregar uma carga de animais precoces semanalmente à indústria parceira de de Betti, já com destino certo: as lojas presenciais e virtuais do especialista em churrasco, que atualmente atende a supermercados, empresas e pessoas físicas, ofertando carnes especiais, hambúrguer e outros produtos de origem animal.

A parceria será definitivamente formalizada no início do mês de julho, quando de Betti deve visitar a propriedade em Figueirão, com o objetivo de conhecer mais de perto a produção. “Neste projeto a 3R deve ser uma parceira essencial no fornecimento de carne de qualidade. Essa visita à propriedade vai servir para formalizar a ideia, que tem tudo para dar certo”, ressalta o proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci.

Durante a Beef Expo, de Betti confirmou por meio de palestra a necessidade de habilidades tanto na produção dos animais, quanto no preparo da carne, já que ambos interferem no gosto, estrutura e qualidade da carne. “Estou buscando uma relação estreita com o produtor rural que produz carne de qualidade. É essa carne que o consumidor de hoje procura, até mesmo por estarmos numa onda de gourmetização, que valoriza o diferencial”, explica o especialista.

Economia: Consumidores devem ter cuidado com uso de aparelhos elétricos no Inverno


  • Brasília
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Conta de luz (Arquivo/Agência Brasil)
O inverno começa na próxima terça-feira (21). O  uso de aparelhos elétricos  -  aquecedores, secadores e também os banhos - pode  refletir em um aumento na conta de luz dos consumidoresArquivo/Agência Brasil
O inverno começa nesta terça-feira (21), mas muitas cidades já registram temperaturas baixas desde o início do mês. Nessa época, é comum que aumente o uso de aparelhos elétricos como aquecedores, secadores e também que os banhos fiquem mais quentes, o que pode refletir em um aumento na conta de luz dos consumidores.

O maior cuidado deve ser com o uso do chuveiro elétrico, que é um dos maiores gastadores de energia dentro de uma residência, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica. Na posição inverno, o consumo do chuveiro por uma hora fica entre 4,5 e 6 quilowatts-hora (kWh). Na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria, o consumo é entre 2,10 e 3,5 kWh. Entre as dicas da Aneel para diminuir o consumo de energia com o chuveiro elétrico estão reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu.

O tempo frio e úmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos consomem entre 120 kWh e 150 kWh por mês, se utilizados durante uma hora por dia. Neste caso, a dica é e aproveitar ao máximo o calor do sol para a secagem das roupas e  acumular uma maior quantidade de roupas para secar de uma única vez, para que o uso da secadora seja menos frequente.

Os secadores de cabelos, também mais usados no inverno, gastam entre 1 e 1,5 kWh a cada hora de uso. Se usado por cinco minutos durante todos os dias, o aumento no consumo mensal será entre 2,5 kWh a 3,75 kWh.

Os aquecedores elétricos também são grandes consumidores de energia. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que a compra de um modelo deve ser observada e pesquisada cuidadosamente pelo consumidor, além de atentar para a segurança do equipamento, para evitar acidentes. De acordo com o Idec, o consumo desses aparelhos pode variar entre 120 kWh e 228 kWh por mês, dependendo do tipo de aquecedor – irradiador, de gabinete, a óleo e split.

A Aneel recomenda que, ao comprar um eletrodoméstico, o consumidor prefira aqueles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais produtos são mais econômicos. Os produtos que apresentam notas A, ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições e á vida útil dos aparelhos eletrodomésticos.

Política: Impeachment; Senado ouve testemunhas de defesa pela segunda semana consecutiva


  • Brasília
Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil
A Comissão Processante do Impeachment no Senado retoma nesta segunda-feira (20), às 14h, a audiência de testemunhas de defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff. Pelo cronograma aprovado pelos senadores, os depoimentos eram para ter se encerrado na última sexta-feira, mas esta fase do processo acabou prolongada por mais uma semana devido ao grande número de testemunhas arroladas pela defesa, cerca de 40.

Estão marcados para hoje (20) os testemunhos de Ivo da Motta Azevedo Correa, ex-subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil; Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação; Felipe Daruich Neto, diretor do departamento de Programas Sociais da Secretaria do Orçamento Federal; e Bruno Moretti, ex-secretário executivo adjunto da Casa Civil.

Na semana passada, foram ouvidas 15 testemunhas, a maioria analistas dos ministérios do Planejamento e Fazenda e do Tesouro Nacional, que foram questionados sobre os detalhes técnicos em torno dos decretos de crédito suplementar e dos atrasos nos pagamentos de equalização de juros do Plano Safra aos bancos públicos, atos que embasam a acusação contra Dilma.

Foram ouvidos também na semana passada os ex-ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Educação, José Henrique Paim. Ambos negaram que os decretos de crédito suplementar tenham tido efeito no cumprimento da meta fiscal aprovada pelo Congresso, em janeiro de 2015. Os atos foram assinados por Dilma entre julho e agosto de 2015, alguns deles em favor de institutos federais de educação.

Contas de 2015
A advogada da acusação no impeachment, Janaína Paschoal, apresentou, na sexta-feira à noite, à comissão um requerimento para que seja juntado aos autos do processo o mais recente parecer do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, relator das contas de 2015 de Dilma, que estão sendo julgadas pela corte.

Em parecer divulgado na semana passada, Múcio afirma que Dilma repetiu, em 2015, as mesmas irregularidades que levaram à reprovação das contas de 2014 da União pelo TCU.
Como a Comissão Processante de Impeachment julga apenas atos relativos ao ano passado, o primeiro do segundo mandato da presidenta afastada, a acusação está atenta para qualquer decisão do TCU que possa desmontar os argumentos da defesa de Dilma, de que o governo corrigiu qualquer prática irregular a partir do momento em que o tribunal passou a reprová-las.

Política: Maranhão desiste de consulta à CCJ que poderia reduzir pena de Cunha



  • Brasília
Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), desistiu hoje (20) da consulta que havia encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, questionando o rito de cassação de parlamentares na Câmara.

Na consulta, Maranhão questionou que procedimentos deveriam ser adotados após a votação do parecer sobre processos de cassação pelo Conselho de Ética e se o texto a ser apreciado pelo plenário é o parecer do relator ou um projeto de resolução sobre a decisão do colegiado.

Hoje, Maranhão explicou que consulta já foi respondida pela comissão em pelo menos duas oportunidades – em março de 1994 e setembro de 2005 – e tiveram a mesma resposta: em decisões sobre quebra de decoro parlamentar, o que vai à votação no plenário é o parecer do Conselho de Ética e não um projeto de resolução.

A consulta foi alvo de inúmeras polêmicas na CCJ. Além de partidos, como o PT e o PCdoB, que já eram declaradamente contrários à manutenção do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – presidente afastado da Câmara desde março, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) – outras legendas, como o DEM e PSDB, aderiram às críticas.

Para o grupo, que por mais de três sessões da CCJ impediu que a resposta do relator Arthur Lira (PP-AL) ao questionamento fosse lida e submetida à votação, a consulta configuraria mais uma manobra de aliados de Cunha para abrandar sua pena. Na última semana, o parecer foi lido mas um pedido de vista adiou a votação por duas sessões e o resultado poderia ser proferido hoje na reunião da comissão que está marcada para 14h30.

Diferentemente dos episódios lembrados por Maranhão, o relator, afirmou desta vez que o que deveria ser submetido ao plenário era um projeto de resolução e, desta forma, caberiam emendas. Mas Lira destacou que o teto de punição é o que foi decidido pelo Conselho de Ética e as emendas só poderiam ser apresentadas para abrandar a pena, ou seja, abriria brechas para que a cassação fosse revertida em uma suspensão por tempo determinado.

Eduardo Cunha
O pedido de cassação de Cunha foi aprovado pelo Conselho de Ética na semana passada por 11 votos a nove. A expectativa é de que advogados do peemedebista apresentem argumentos para reverter o resultado até quinta-feira (23), prazo definido pelo Regimento Interno da Casa. O recurso terá que ser analisado pela CCJ em cinco dias a partir do encaminhamento que deve ser feito pela Mesa Diretora da Casa, comandada por Maranhão.

A Câmara ainda vive a expectativa de um pronunciamento de Cunha que ainda não tem data ou horário definidos. O peemedebista deve voltar a negar as acusações de que mentiu à CPI da Petrobras, quando negou ser o titular de contas no exterior. Ele afirma ser apenas o beneficiário de trusts, administradora de bens de terceiros.

A mesma acusação também está nas mãos do STF que tem outros inquéritos contra Cunha para serem analisados. No único pedido julgado até agora, a Corte aceitou o inquérito que aponta lavagem de dinheiro e corrupção pelo recebimento de US$ 5 milhões em propina para viabilizar contratos entre empresas com a Petrobras. Com isso, Cunha é réu em processo no Supremo.

Em dois dias, o STF volta a se reunir para analisar o pedido de prisão de Cunha feito pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Outro inquérito que aguarda resultado é o que aponta a existência de contas no exterior que teriam sido alimentadas com valor equivalente a R$ 5,2 milhões, como resultado de propina para viabilizar a aquisição de um campo de petroleo em Benin, na África.

Política: Comissão diz que sem autonomia não há como avaliar conduta de ministros



  • Brasília
Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil
O presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência (CEP), o advogado Mauro de Azevedo Menezes, reiterou hoje (20) as críticas que tem feito à exoneração do secretário-executivo da comissão, Hamilton Cotta Cruz. Segundo ele, essa exoneração representa uma “ingerência injustificada” do Planalto nos trabalhos da comissão.

“Não dá para fazermos uma avaliação ética sobre a conduta dos ministros de Estado, sem que tenhamos autonomia, ou sendo subordinados a uma proposta política”, disse Menezes, ao final de reunião que teve hoje (20) com representantes do Fórum das Comissões de Ética das Empresas Estatais. Todos têm mantido tom crítico em relação à exoneração de Cotta Cruz.

Hamilton Cotta Cruz é servidor de carreira do Ministério do Trabalho e estava cedido há oito anos para a Controladoria-Geral da União (CGU), onde coordenou comitivas brasileiras em conferências internacionais anticorrupção. No dia 15 de junho, a comissão já havia enviado um ofício ao presidente interino, Michel Temer, no qual criticava a exoneração do secretário executivo da comissão e pedia a manutenção da prerrogativa do colegiado para escolher e indicar o ocupante do cargo. De acordo com Menezes, o ofício protocolado no gabinete pessoal do presidente interino expressa “surpresa” e “desconforto” do colegiado com a exoneração de Cotta Cruz.

Contatada pela Agência Brasil, a assessoria do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, informou não haver qualquer tipo de ingerência nesse caso, uma vez que a lei é clara ao definir que a indicação para o ocupante do cargo é feita pela própria Casa Civil. Apesar de não discordar da afirmativa apresentada pela assessoria de Padilha – de que a prerrogativa de nomeação e exoneração do cargo ocupado por Cotta Cruz é da Casa Civil – Menezes argumenta que, na prática, desde 1999, ano em que a comissão foi criada, “o entendimento era de que o nome era escolhido pelos integrantes da comissão”.

Para a assessoria de Padilha, “prática é uma coisa; lei é outra”. Portanto, na avaliação da equipe de governo, não procedem as argumentações apresentadas pelos conselheiros, de que a indicação para o ocupante do cargo deveria partir da própria Comissão de Ética.
Até o momento, o ministro Padilha não se manifestou sobre o assunto. De acordo com a Casa Civil isso só deverá acontecer no momento em que o nome do novo secretário-executivo for anunciado.

Variedades: Programação Cine Sesc, de 23 a 29 de junho


Redação

O Botão de Pérola (DCP, Dir.: Patricio Guzmán, Chile/França/Espanha, 2015, 82 min., 14 anos)
O oceano contém a história de toda a humanidade. No mar, estão as vozes da Terra e de todo o espaço. A água, fronteira mais longa do Chile, também esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil km de costa e o maior arquipélago do mundo, o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, com vulcões, montanhas e glaciares. Nessa paisagem estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que ela também tem voz.
De quinta-feira, 23/6 a quarta-feira, 29/6, 14h e 19h30. *Não haverá sessão na terça-feira, 28/6, 19h30.

Estreia
Visita ou Memórias e Confissões (DCP, Dir.: Manoel de Oliveira, Portugal, 1982, 68 min., 10 anos)
Filme­­ autobiográfico sobre a vida e a casa de Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de memórias e confissões, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve na vida do realizador.
De quinta-feira, 23/6 a quarta-feira, 29/6, 15h40, 18h e 21h. * Na terça-feira, 28/6, a sessão das 21h acontece às 20h30 e é seguida pelo CinePsique.

Segundas, terças e quintas - R$ 17 (inteira, Credencial Atividades); R$ 8,50 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa  com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 5  - trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes. (Credencial Plena).
Quartas - R$ 12 (inteira, Credencial Atividades); R$ 6 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa  com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 3,50 trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes. (Credencial Plena).
Sexta, Sábados, domingos e feriados - R$ 20 (inteira, Credencial Atividades); R$ 10 (Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa  com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$6 trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes. (Credencial Plena).

CINECLUBINHO
Norm e os Invencíveis (DCP, Dir.: Trevor Wall, EUA/Índia, 2016, 90min., livre, dublado)
Norm é um urso polar do Ártico que não tem a menor vocação para a vida selvagem. Além do mais, ele domina uma estranha habilidade: a capacidade de se comunicar com os seres humanos. Quando o ecossistema da região onde vive é ameaçado pela especulação imobiliária na figura de um ambicioso empresário, Norm decide tentar impedir que o plano siga adiante.
Domingo 26/6, 11h. Grátis. Retirada de ingressos com 30 min. de antecedência.

CINE PSIQUÊ
Parceria com o IPq-HC (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). O objetivo é utilizar a capacidade única que o cinema tem de criar as mais variadas representações da realidade para assim discutir a questão dos transtornos mentais e dos pacientes psiquiátricos. Mensalmente um filme é alvo de debate entre profissionais da saúde e do cinema; com isso cria-se um diálogo entre os universos da arte e da ciência, divulgando informações e combatendo o estigma que até hoje ainda cerca a psiquiatria. O bate-papo com a plateia acontece após a exibição do filme. • Visita ou Memórias e Confissões (Dir.: Manoel de Oliveira, Portugal, 1982, 68 min., 10 anos)
Terça-feira, 28/6, 20h30. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

EXPOSIÇÃO
Interpretação ilustrada dos filmes premiados no 42° Festival Sesc Melhores Filmes e dos 120 anos do Cinema criados pelo artista e ilustrador Igor Tadeu, nas paredes do hall do CineSesc.
Concepção geral e ilustração: Igor Tadeu.
Até 30/6.