Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Túnel do Tempo: Sérgio Naya perde o Crea



Sérgio Naya era dono da construtora Sersan 

Luís Alberto Alves

Cassação de licença: No dia 16 de abril de 1998, o ex­deputado Sérgio Naya perdia o registro de engenheiro, cassado pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) de Minas Gerais.

 Ele era proprietário da Sersan, empresa responsável pela construção do edifício Palace II, no Rio de Janeiro, que desabou em 1998, provocando a morte de oito pessoas e deixando 120 famílias desabrigadas.

 Naya era formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi deputado federal por Minas Gerais em três legislaturas e filiado a três partidos: PMDB, PP e PPB. Após o desabamento do Palace II, teve o mandato cassado e as contas bancárias bloqueadas pela Justiça.

No entanto, acabou absolvido em processo judicial que o apontava como réu por crime de responsabilidade no desabamento do edifício.  Chegou a ser condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, pena convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. Morreu em fevereiro de 2009 de infarto.

Radiografia de Sampa: Rua Clélia



A Rua Clélia é muito conhecida no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP


Luís Alberto Alves

 A jovem Clélia, de origem albânica, descendente dos reis de Albânia, foi entregue como refém a Porsenna, rei de Clusium no ano de 507 A.C. Fugiu atravessando o Tibre com os seus companheiros, e chegou a Roma.

 O cônsul mandou-a de novo à Porsenna, cheia de presentes e permitindo-lhe levar alguns de seus companheiros. Clélia teve em Roma uma estátua eqüestre. A Rua Clélia fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP.


Geral: Trânsito poderá ficar pesado na Via Dutra a partir desta quinta-feira (17)



Congestionamentos aguardam na saída do feriado prolongado

Redação

A NovaDutra realiza a partir de quinta-feira (17), operação especial de orientação e atendimento aos motoristas e passageiros que utilizarão a Via Dutra durante os feriados de Páscoa e Dia de Tiradentes.

 A Concessionária prevê que, no trecho paulista da rodovia, o tráfego deverá ficar intenso entre 16h e 20h de quinta-feira (17) e entre 06h e 12h de sexta-feira (18). No retorno, o tráfego deve ser maior na segunda-feira (21), das 16h às 20h.

 No trecho fluminense, a previsão é de tráfego intenso entre 14h e 20h de quinta-feira (17) e entre 07h e 13h de sexta-feira (18). No retorno, o tráfego deve ser maior na segunda-feira (21), das 16h às 20h.

                                                                Trecho SP
Devem deixar São Paulo pela Via Dutra cerca de 275 mil veículos, entre a zero hora de quinta-feira (17) e a meia-noite de sexta-feira (18).
Saída de São Paulo (horários de pico):
Quinta-feira (17) - das 16h às 20h - previsão de 9 mil veículos por hora.
Sexta-feira (18) - das 06h às 12h - previsão de 7 mil e quinhentos veículos por hora.
Volta para São Paulo (horários de pico):
Segunda-feira (21) – das 16h às 20h – previsão de 9 mil e quinhentos veículos por hora.

                                                                  Trecho Rio
Devem deixar o Rio de Janeiro pela Via Dutra cerca de 197 mil veículos, entre a zero hora de quinta-feira (17) e a meia-noite de sexta-feira (18).
Saída do Rio de Janeiro (horários de pico):
Quinta-feira (17) - das 14h às 20h - previsão de 7 mil veículos por hora.
Sexta-feira (18) - das 07h às 13h - previsão de 4 mil e quinhentos veículos por hora.
Volta para o Rio de Janeiro (horários de pico):
Segunda-feira (21) – das 16h às 20h – previsão de 5 mil veículos por hora.


Microsoft traz sistema de inteligência da polícia de Nova York para SP


O sistema usado pela polícia de Nova York, por meio de parceria, estará presente na PM de São Paulo

Luís Alberto Alves

 A nova etapa do Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal do Estado de São Paulo, utilizará tecnologia de ponta para aprimorar o trabalho policial. Isso será possível por meio de uma parceria do Governo do Estado com a Microsoft e com a polícia de Nova York.

 "Técnicos do governo visitaram três países (Inglaterra, Holanda e Estados Unidos), mas o sistema de Nova York foi o que mais se aproximou, em termos tecnológicos, das necessidades do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

 À maneira dos modernos buscadores de sites na Internet, o sistema fará a indexação de grandes quantidades de informação policial e associações automáticas entre esses dados.

 As informações coletadas pela nova etapa do Detecta, que podem ser características de um suspeito coletada por câmeras de monitoramento ou a forma como um crime foi praticado, serão associadas a partir de semelhanças entre elas.

Além disso, o Detecta permitirá que informações de diversos bancos de dados sejam filtradas de uma forma pré-estabelecida para que seja emitido um alerta sobre crimes.
                                                   Características
 Esses dados serão automaticamente relacionados e apresentados para o usuário, que pode ser um policial de patrulhamento, um investigador ou o responsável pelo planejamento dos recursos de segurança pública em um determinado local. São essas características que permitem o aprimoramento da inteligência policial.

 “Este projeto é uma oportunidade da Microsoft de colaborar com modelos inovadores de gestão policial com base no uso de tecnologia. O pioneirismo do governo do Estado de São Paulo ao adotar o sistema implantado com sucesso em Nova York, será um aliado importante para combater o crime e proporcionar mais segurança aos cidadãos”, afirmou o presidente da Microsoft Brasil, Mariano de Beer.

 Os primeiros resultados desta nova etapa do Detecta estão previstos para quatro meses a partir do início da parceria com o sistema de monitoramento inteligente.

 Nos três primeiros meses, serão realizadas três ações em paralelo: adaptação do sistema para as normas brasileiras, com tradução e troca para unidades utilizadas – de milhas para km, por exemplo -; treinamento dos primeiros usuários do sistema; implantação do sistema.

                                                                 Experiência
 No quarto mês, os alertas para 10 mil padrões de crimes que foram desenvolvidos em Nova Iorque serão adaptados para as necessidades da polícia paulista.

 No restante do contrato de dez meses, a Microsoft será responsável por desenvolver novos alertas e regras do sistema de acordo com a experiência que estará em desenvolvimento em São Paulo.

O contrato de R$ 9,7 milhões prevê que o Governo do Estado terá a transferência da propriedade intelectual – compartilhada com a Microsoft - de todas as aplicações que forem desenvolvidas em São Paulo para o sistema de monitoramento inteligente.

Com isso, São Paulo poderá continuar o aprimoramento da ferramenta ao trocar experiências com Nova Iorque ou outra cidade que utilize o mesmo sistema.

                                                                 Tecnologia
 A nova ferramenta oferecerá essas funções porque une as tecnologias mais modernas na área da computação: Big Data, que armazena e processa grandes quantidades de informações, e business intelligence, que permite processar informações para finalidades determinadas previamente, como no caso dos alarmes.

O nome original do sistema é DAS (Domain Awareness System ou Sistema de Domínio da Consciência, em livre tradução) e permite uma função tecnológica chamada de Consciência Situacional, que é esse acesso e cruzamento de informações para facilitar aos policiais o entendimento das situações que estão lidando.

Para isso seja possível, a Prodesp irá gerenciar servidores que estarão isolados da Internet para que os dados sejam protegidos.

Apesar do novo Detecta ser um sistema de alta tecnologia, o seu uso será fácil para o usuário final. A ferramenta dispõe as informações de forma intuitiva e, sempre que possível, localizadas em um mapa.

O acesso à nova etapa do Detecta poderá ser feito por meio de computadores, notebooks, tablets e smartphones, mas com comando a partir do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), do Cepol (Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil) e do Ciisp (Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo).


Geral: Feriado começa com sol e termina em chuva no Rio de Janeiro



Não importa a região do Rio de Janeiro, o feriado prolongado vai terminar com chuva

Luís Alberto Alves

Nesta quarta-feira (16), uma frente fria ao largo do litoral do Rio de Janeiro ainda deixa o tempo chuvoso na capital fluminense e região dos Lagos. No norte do estado ainda ocorrem períodos de sol com chuva a qualquer hora. Na quinta-feira (17), a frente fria se afasta, mas a circulação dos ventos levam bastante umidade para o Rio de Janeiro. O dia será instável, com períodos de sol e chuva de moderada a forte intensidade, a qualquer hora do dia.

 Na sexta-feira (18), a cidade do Rio de Janeiro amanhece nublada com possibilidade de garoa, mas a partir da tarde o ar seco vai ganhando força e o sol aparece entre nuvens. A temperatura começa a subir. O sábado (19) será de sol, calor e sem expectativa de chuva.

 No domingo de Páscoa (20), a chegada de uma nova frente fria aumenta as condições de chuva. A tendência é que a segunda-feira (21) comece com céu nublado, chuva e queda de temperatura na capital.


Geral: Previna seu cão de estresse na consulta ao veterinário




Os cães ficam assustados e com medo ao ir para o veterinário

Luís Alberto Alves

 A visita ao médico veterinário deve ser encarada de forma positiva pelo animal, já que é necessário levá-lo às consultas periodicamente. Muitos tutores sofrem quando precisam visitar uma clínica, por causa do estresse que esse procedimento causa no seu pet. Essa insatisfação pode ser fruto de um manejo equivocado realizado pelo tutor nas primeiras idas ao consultório e/ou pela associação negativa do local com procedimentos dolorosos. Em geral, o odor do consultório ou mais comumente, a visão do jaleco branco, já provoca respostas de medo.

 A primeira visita ao consultório acontece ao redor da 6ª semana de vida. Nesse período, também ocorrem o desenvolvimento social do filhote e a familiarização com novos ambientes. Portanto, o que é aprendido durante esta fase tende a ser duradouro, ou seja, constituirá a base para a estruturação dos padrões de comportamentos típicos de um animal adulto e será determinante para a expressão ou a ausência de futuros problemas comportamentais.

 “Promover associações positivas durante a visita ao veterinário e, habituar os animais com os procedimentos indispensáveis para o exame físico, a higiene e a vacinação, é essencial para a construção dos vínculos entre veterinário–tutor, veterinário-animal e tutor-animal”, afirmou Dra. Ceres Faraco, veterinária parceira da Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN).

 Uma vez que os pets serão tocados e inspecionados diversas vezes ao longo da sua vida, é recomendado que a tolerância aos procedimentos fosse adquirida desde filhote, através de manipulação frequente e cuidadosa pelos familiares. O objetivo é que tais momentos se tornem lúdicos, inseridos num contexto de brincadeiras compartilhadas por todos os membros da família. Na prática, o exercício consiste em toques suaves em orelhas, patas, focinho, pele, cauda e pelos.

 A primeira visita à clínica veterinária deve ser apenas um passeio, antecedendo a primeira consulta, pois ela visa a familiarização do cão com o local e o profissional. “Em continuidade, antes e depois da primeira vacina, o tutor poderá oferecer uma guloseima para que o filhote associe a vacina com algo positivo”, disse a especialista em comportamento animal.

 Se o animal apresentar comportamentos aversivos como rosnar, morder ou tentar fugir, não deverá receber reforços (consolos) ou broncas. A conduta tranquila do tutor é fundamental para estruturar essa experiência, como um evento merecedor de baixa reatividade. Dessa forma, os animais desenvolvem condutas confiantes e receptivas para com o veterinário, assegurando o bem-estar de todos os envolvidos.


Economia: Bancos fecham dias 18 e 21 de abril



Nestes dois dias, os clientes de bancos ficarão livres de filas

Luís Alberto Alves


 A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias nos dias 18 e 21/04, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

 As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (22/04), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

 “Mesmo durante o feriado os canais como Internet Banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Os canais alternativos para transações bancárias facilitam a vida do consumidor”, ressaltou o diretor adjunto de operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria. 

 Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). 

Variedades: Rashid lança vídeo Chapa Quente amanhã (17) no youtube




Rashid (à esq.) lança o vídeoclipe amanhã (17) no youtube


Luís Alberto Alves

  Quatro meses após lançar seu último clipe “Bate e Gol”, Rashid aparece, nesta quinta feira (17) com lyric vídeo especial de “Chapa quente”, quinta faixa do disco “Confundindo sábios”.

 Entre as imagens de Rashid e Dj Mr. Brown, sempre acompanhados da letra forte que a música carrega, é possível ver nomes como George W. Bush, Marilyn Monroe e Nelson Mandela passeando por frames sobre desigualdade, educação, fama, política e violência.

 “Escolhi a ‘Chapa Quente’ por que gosto bastante do jogo de palavras que a letra tem. Essa letra é um exercício lírico direcionado às fofocas, boatos e afins que surgem de repente e terminam em lugar nenhum. Infelizmente, em todo lugar tem esse tipo de gente, então a mensagem é: deixa esse pessoal pra lá, a gente tem mais o que fazer”, descreveu Rashid.

                                                              Letras próprias 
 Dirigido e editado por Eduardo Manfredini e Thayse Fernandes, “Chapa quente” estreia às 15h e pode ser visto no canal oficial do rapper no YouTube (https://www.youtube.com/RashidOficial).

 Nascido na Zona Norte de São Paulo, Michel Dias Costa, o Rashid, teve seu primeiro contato com o RAP aos 12 anos, quando escrevia suas próprias letras, sonhando em um dia subir ao palco.

 Ainda na adolescência integrou dois grupos formados por amigos e passou a compor ainda mais. Aos 16 anos já participava de batalhas de freestyle, chamando a atenção de MCs mais experientes.

 Nos anos seguintes, ganhou destaque nas duas batalhas de rimas mais conceituadas e conhecidas do Brasil: Batalha da Santa Cruz e Rinha dos MCs, e ainda participou da Liga dos MCs.

                                                                Estados Unidos
  Em 2008 participou de uma das faixas do álbum “Non Ducor Duco”, do rapper Kamau e dois anos mais tarde lançou seu primeiro EP; ‘Hora de Acordar’, gravou uma vinheta para a SporTV sobre o Novo Basquete Brasil (NBB).

 Já em 2011, o MC lançou a mixtape ‘Dádiva & Dívida’ e participou da gravação do DVD do rapper Projota. No ano seguinte, rimou para cerca de 8 mil pessoas durante o Pepsi on Stage, em Porto Alegre.

 Este ano, Rashid alça novos voos. Com o lançamento de ‘Confundindo Sábios’, que liderou o ranking de downloads no iTunes em sua estreia, o disco rendeu ainda um minidocumentário, previsto para os próximos meses, além de levar Rashid ao seu primeiro show fora do País, no SXSW, que acontece em março em Austin, no Texas, Estados Unidos.



Variedades: Documental ELAS vai destacar Divas do Cinema Brasileiro



A atriz Joana Fomm é uma das entrevistadas do programa, por Luciana Vendramini

Redação

 Apresentada por Luciana Vendramini e com enfoque exclusivo nas brasileiras que se tornaram referência das artes cênicas no País, o programa documental ELAS destaca ainda em abril as Divas do cinema nacional. Primeira coprodução do TCM no Brasil, a atração tem episódios inéditos todas as segundas-feiras, às 20h30. 

"Nessa temporada, vamos poder conferir e resgatar a história de mulheres que marcaram o nosso cinema, algumas delas como pioneiras, numa época em que se vivia o luxo das produções cinematográficas internacionais, e em que nossos produtores importavam diretores", comentou Vendramini. 

 O panteão de divas inclui nomes como Norma Benguell, Ruth de Souza, Tonia Carrero, Odete Lara, Vera Nunes, Joana Fomm, Dina Sfat e Carmem Miranda. "Coincidentemente, algumas falam sobre o tratamento dos diretores à época, que eram verdadeiros gentlemen. Elas chegavam ao estúdio e havia champanhe, flores, jazz tocando...", destacou a apresentadora. 

 Cada episódio aborda uma estrela, cuja história pessoal e profissional é revista por meio de imagens de arquivo, entrevistas pessoais, depoimentos de colegas de trabalho, amigos e familiares, que dividem suas impressões e lembranças. Comportamento, moda e cuidados com a beleza são outros assuntos que ganham destaque na pauta do programa. 

 ELAS é uma coprodução do TCM com a Mocho, produtora paulistana que entrou no mercado em 2008 e já tem obtido grandes conquistas no cenário do audiovisual. "O ELAS é mais do que uma programa documental sobre atrizes. Queremos mostrar a evolução feminina ao longo do tempo, representada por cada uma das histórias, com seus diferentes aspectos de comportamento, moda e costumes", explicou o diretor executivo na Mocho, Nelson Foerster.

 O TCM transmite 24 horas de programação para a América Latina e Caribe, sem cortes e sem intervalos comerciais durante a exibição de filmes. O canal, que chega a 30 milhões de assinantes em toda a região e a 6 milhões no Brasil, é dublado em português (legendado durante o horário nobre) e está disponível em inglês na opção SAP.