Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Chumbo quente: Maluco Putin joga lenha na fogueira da guerra nuclear

 


O tempo vai mostrar o peso desse desatino

Luís Alberto Alves/Hourpress

Imagine alguém que tenta a todo custo se envolver numa grande encrenca e dela sairá destroçado. Esta pessoa é o maluco do ditador e ainda presidente da Rússia Vladimir Putin.  Ao invadir a Ucrânia, em fevereiro deste ano, calculou que em poucos dias sairia vitorioso. Passados sete meses, já perdeu muitos militares, além de destruição de tanques e blindados, e o início do levante da população do seu país contra essa loucura.

Com a reação da Ucrânia, reconquistando territórios que os russos tomaram em fevereiro e aumento de mortos, a popularidade de Putin começou a derreter. Irresponsável, passou a ameaçar lançar artefatos nucleares para destruir as Forças Armadas Ucranianas. Foi a senha para as grandes potências, reunidas embaixo do guarda-chuva da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), darem o ultimato de que se essa ameaça virar realidade, a Rússia vai sentir na pele o peso da reação.

Os ditadores nunca pensaram na população dos países que esmagam com a sua arrogância. Isto se repetiu com Hitler, Mussolini, Stalin, Franco, Somoza entre outras figuras de triste lembrança. Imaginam que poderão sair vitoriosos dos planos que nascem abraçados com a morte. O mesmo ocorrerá com Putin. Caso cometa o desatino de usar armas nucleares na Ucrânia, parte da Europa e da Rússia vai ficar embaixo de nuvens de radiação e centenas de milhares de mortes, inclusive dos militares que entraram neste barco furado na Ucrânia. O tempo vai mostrar o peso desse desatino.

Luís Alberto Alves, jornalista e editor do blogue Hourpress

Geral: Conheça as políticas públicas federais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

 Iniciativas conscientizam população e implicam em aumento nos registros de denúncias

     Freepik

Objetivo é alertar a população sobre os cuidados que pais e responsáveis devem ter com os pequenos


Redação/Hourpress

No Brasil, políticas públicas de combate ao crime de exploração sexual de crianças e adolescentes seguem em vigor por meio de ações integradas de prevenção, de inteligência, de fiscalização e de repressão. Lançada em outubro, a campanha nacional de prevenção aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes em ambiente virtual alcança a sociedade na TV e em meios digitais. Objetivo é alertar a população sobre os cuidados que pais e responsáveis devem ter com os pequenos. 

Vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) recebeu - só no primeiro semestre de 2022 - mais de 11 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Nos dois últimos anos foram registradas 34 mil denúncias desses casos, sendo 16 mil em 2020 e 18 mil em 2021 - indicando uma tendência de alta a cada ano. 

“Esses indicadores nos preocupam, mas também nos levam a reiterar o nosso compromisso para a prevenção aos crimes sexuais contra as crianças e os adolescentes do nosso país. Sabemos, ainda, que a subnotificação é uma realidade, principalmente na região norte do Brasil. Por isso, sempre incentivo as denúncias em nossos diversos canais disponíveis”, reforça a titular do MMFDH, Cristiane Britto. 

Nesse sentido, a ministra garante que “o Estado brasileiro tem atuado de forma ininterrupta para combater os diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes do país, sendo abuso e exploração sexual, física, psicológica ou institucional”, pontua.

Políticas públicas

Um dos exemplos de iniciativas implementadas pela pasta dos direitos humanos é o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes (PLANEVCA). Com investimento de R$ 109 milhões, a ação contempla um conjunto de estratégias de integração dos poderes e das esferas de governo na execução de ações de enfrentamento aos diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes. 

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Monteiro, comenta que as diretrizes da iniciativa visam, principalmente, “ao desenvolvimento de habilidades parentais e protetivas à criança e ao adolescente e a integração das políticas públicas de promoção e de defesa dos direitos humanos de crianças e de adolescentes”, disse. 

A gestora complementa que a ação pretende, ainda, promover a articulação entre os atores públicos e sociais na construção e na implementação do Plano. “Esta iniciativa também atua na formação e capacitação continuada dos profissionais que atuem na rede de promoção, de proteção e de defesa dos direitos de crianças e de adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, detalha Fernanda Monteiro. 

Formação

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília, a SNDCA desenvolveu, em 2019, a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA). Com o investimento de R$ 2,5 milhões, o objetivo da ENDICA é oferecer capacitação de qualidade e acessível a todos aqueles que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Em 2021, um acordo firmado entre os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cidadania viabilizou a capacitação, por meio da ENDICA, de 26 mil visitadores e profissionais que atuam no Criança Feliz — programa do governo federal voltado ao cuidado à primeira infância. A ação teve o objetivo de preparar os colaboradores para apoiar no enfrentamento ao abuso sexual contra crianças.

Atuação internacional

Desde 2019, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), tem se articulado junto ao WePROTECT Global Alliance (WPGA) com o objetivo de concretizar o progresso da agenda global de combate à exploração sexual infantil online. Ainda em 2019, o Brasil assinou um acordo internacional com a Aliança Global “WePROTECT” e se uniu no combate à pedofilia e outras formas de abuso de crianças e adolescentes na internet. 

Em 2022, o Brasil passou a fazer parte de um grupo seleto de países no enfrentamento mundial dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes on-line, que atuará, em conjunto com a INTERPOL e empresas de tecnologia, para identificar riscos potenciais e identificar redes criminosas que atuam na produção e distribuição de material pornográfico infanto-juvenil em ambiente virtual.

Repressão

Em parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), três forças tarefas prenderam 640.557 agressores de crianças e adolescentes em geral, incluindo crimes sexuais na internet. 

A nível estadual, com a Polícia Rodoviária Federal, as Secretarias de Segurança Estaduais, as Polícias Civis e Militares dos 26 Estados e do Distrito Federal, foi executada em maio deste ano a Operação Parador 27, com a finalidade de combater o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes em locais de vulnerabilidade, por meio de ações integradas de prevenção, de inteligência, de fiscalização e de repressão. 

Entre 2 e 18 de maio, foram resgatadas 183 crianças e adolescentes que estavam em locais de exploração sexual. No total, a Operação teve 811 denúncias apuradas, 96 mil pessoas abordadas e quase dez mil locais fiscalizados. Destaque também para 637 mil pessoas presas e 91 apreendidas. 

Destaca-se, ainda, a Operação Acalento, que, em suas duas edições, prendeu um total de  2.611 agressores. Já a Operação Luz na Infância, ligada à repressão de crimes sexuais na internet, prendeu 3.557 mil algozes de crianças e adolescentes entre 2017 e 2022. 

Geral: Brasil é o 5º país com mais usuários de internet no mundo

 País é o líder na América Latina em número de internautas ativos

    Pixabay

No total, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativo pelo mundo


Redação/Hourpress

Com mais de 165 milhões de usuários, o Brasil se encontra na 5ª posição do ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet.

O país fica atrás somente da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões). No total, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativo pelo mundo.

É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de desconto CupomValido.com.br com dados da Statista sobre os usuários de internet no mundo.

Ao levar em consideração somente os países da América Latina, a Argentina fica em 3ª posição com 38 milhões de usuários de internet. O México fica em 2ª posição, com 96 milhões. E o Brasil é o líder absoluto, com mais usuários que o 2º e o 3º colocados combinados.

 

 

Os provedores mais usados pelos brasileiros

A NET (Claro NET) é o provedor de internet mais usados pelos brasileiros, com 22%. A Vivo está em segunda posição, com 16%. E a Claro em terceira com 14%.

Em seguida fica a Oi, com 12%. A Brisanet, Cabo Telecom e Tim Live, possuem 3% de participação de mercado cada.

 

 

Por onde o brasileiro mais acessa a internet?

O celular é o aparelho preferido dos brasileiros acessarem a internet. Aproximadamente 99% dos usuários de internet no Brasil acessam por este dispositivo.

Além do celular, 50% dos brasileiros acessam a internet via TV, principalmente demando pelos serviços de streaming.

O Notebook e o Computador, ficam em terceira e quarta posição, respectivamente. Apesar de menores posições, a soma da porcentagem de Notebooks e Computadores, ainda representam uma grande fatia de quase 38%.

 

FonteStatistaCupomValido.com.br

 

Confira o infográfico completo abaixo:

 

 


Geral: como obter isenção no IR por câncer?

 Muitos pacientes confundem o diagnóstico obtido através da biópsia

    Pixabay

São poucos os que ainda sabem como solicitar esta garantia


Dr. André Paternò Castello e Bruno Farias

Há anos, o câncer permanece na lista das principais causas de morte ao redor do mundo. O de mama, mais especificamente, é a primeira causa de morte na população feminina em todo o país, tendo levado ao falecimento de 1.506 mulheres entre 2019 e 2020, segundo dados do INCA.

Em meio a tratamentos longos e exaustivos, a isenção do IR para pacientes com este diagnóstico é um benefício que visa prestar o máximo de apoio possível àqueles que enfrentam esta doença. Entretanto, são poucos os que ainda sabem como solicitar esta garantia ou, ainda, que a conseguem de forma fácil e sem empecilhos burocráticos.

Por isso, no mês de conscientização sobre a importância de exames periódicos visando o diagnóstico precoce desta doença, é essencial também esclarecer quais os procedimentos necessários para que, aquelas que enfrentam essa condição, tenham acesso ao benefício sem arcar com custos elevados para isso.

Estado

Como regra geral, a legislação é clara ao determinar que, independentemente do tumor, aposentados, pensionistas e militares reformados que forem diagnosticados com algum tipo de câncer possuem o direito de solicitarem a isenção do imposto de renda, mediante apresentação de laudo médico completo sobre seu estado.

Obrigatoriamente, o documento tem de ser preenchido por um médico pertencente à rede de saúde pública e deve conter: a data do diagnóstico (o dia da liberação do resultado da biópsia que confirmou a doença), o CID da categoria e os procedimentos e tratamentos realizados. Caso o paciente ainda esteja em vigência de tratamento, é necessário também incluir a previsão de seu término.

Para facilitar sua aquisição, estes laudos costumam ser descritos em uma linguagem mais acessível para aqueles responsáveis por sua análise – principalmente, levando em consideração a alta probabilidade de o perito não ser um especialista naquele determinado câncer. Assim, quanto mais descritivas e acessíveis forem as informações prestadas, mais claro será o entendimento sobre o requerimento e maior a chance dele ser aprovado. Um processo aparentemente simples, mas que ainda enfrenta certos empecilhos e entraves.

IR

O modelo de laudo que deve ser utilizado neste preenchimento é disponibilizado pela Receita Federal, independentemente do tipo de câncer diagnosticado – mas, são poucos os que conhecem essa informação, e podem acabar sofrendo entraves do INSS caso entreguem uma versão que não seja a oficial. Ainda, muitos pacientes já curados da doença podem ter seus pedidos negados, mesmo sendo uma negativa ilegal dada a clareza legislativa de que uma vez diagnosticado com câncer, o direito à isenção do IR é certa – independentemente se já foi curado ou não.

Evitando a recusa destes pedidos, um dos maiores cuidados a serem tomados é, justamente, informando a data correta do diagnóstico. Aqui, é importante ressaltar que este dia deve corresponder ao resultado da biópsia que confirmou a existência de um tumor maligno, uma vez que é somente a partir desse achado que se define o diagnóstico preciso do paciente e que é estabelecido um planejamento terapêutico. Nos casos de cânceres reincidentes, o relatório deve ser atualizado conforme o contexto em que o paciente se encontra e especificar as condutas médicas que serão implementadas.

Muitos pacientes confundem o diagnóstico obtido através da biópsia (laudo anatomopatológico ou histopatológico) com os resultados de outros exames, como os de imagem (tomografias ou ressonâncias magnéticas, por exemplo). Por serem fundamentais para a avaliação da extensão da doença e escolha do tratamento, os achados obtidos pelos exames de imagem devem constar no laudo médico, porém na grande maioria dos casos não substituem o laudo anatomopatológico fornecido pela biópsia. 

Direito

Assim, esse resultado deve ser sempre bem guardado pelo paciente, já que, muito provavelmente, também será solicitado pelo INSS como documento obrigatório na análise da concessão da isenção. Cabe destacar que a isenção não se restringe a aposentadorias do INSS, mas também a aposentadorias complementares, privadas e do servidor público.

No geral, todos os tipos de tumores malignos, por si só, são suficientes para garantir este direito. Entretanto, diante dos procedimentos burocráticos exigidos pelos órgãos reguladores, o paciente pode optar pela contratação de escritórios especializados no ramo para a condução deste processo. O auxílio de profissionais com expertise na área, quando é possível, facilita não só a obtenção do direito de isenção do IR, como também permite que aqueles que lutam contra a doença possam concentrar seus esforços exclusivamente em sua saúde.

Dr. André Paternò Castello é oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Bruno Farias é sócio da Restituição IR, empresa especializada em restituição de imposto de renda.

Geral: População receberá atendimento médico gratuito no Parque Villa-Lobos

 Ação de cidadania será realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular 

    Freepik

As pessoas receberão senhas para passar pela consulta


Redação/Hourpress

Quem passar pelo Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no dia 16, das 9h às 14h, poderá participar do 16º Dia Vascular e do 7º Dia da Trombose e receberá atendimento gratuito, realizado pelos cirurgiões vasculares da Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP). Aproximadamente 30 médicos irão aferir a pressão arterial, fazer exame físico e de Doppler, além de preencher um questionário por meio de uma Anamnese, para que possa servir de ponto inicial no diagnóstico, caso a pessoa tenha indícios de alguma doença vascular.

As pessoas receberão senhas para passar pela consulta e serão atendidas em tendas montadas especialmente para a ocasião. Também serão distribuídas cartilhas com explicações sobre as doenças vasculares. Haverá ainda atividade física para o público, às 11h, com personal trainer, como forma de unir a prática esportiva aos cuidados e prevenção da Trombose. A ação social contará com o patrocínio da Meias Kendall e apoio da Servier.

A iniciativa faz parte das atividades da Semana da Trombose, realizada no período de 10 a 16 de outubro, e integra a campanha #canceleatrombose. O objetivo é alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção da Trombose, doença que está entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral.

O número de casos de trombose no Brasil tem aumentado. Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Nacional (SBACV), entre janeiro de 2012 e maio de 2022, mais de 425 mil brasileiros foram internados para tratamentos, sendo em média 113 pessoas por dia na rede pública. O Estado de São Paulo foi a região que mais contabilizou internações, com 118.960 registros no banco de dados do SUS.

“Será um dia de atendimento, conscientização e da relevância da agilidade no diagnóstico correto, devido à gravidade e ao aumento de casos da doença nos últimos anos”, comenta o presidente da SBACV-SP, Dr. Fabio Rossi.

A SBACV-SP tem como missão levar informação de qualidade sobre saúde vascular para toda a população. Para outras informações acesse o site e siga as redes sociais da Sociedade (Facebook e Instagram).

 

Serviço

16º Dia Vascular e 7º Dia da Trombose (ação social)

Data: 16 de outubro

Horário: 9h às 14h

Local: Parque Villa-Lobos

Geral: Censo 2022 chega a abrigo de pessoas refugiadas e migrantes em Porto Alegre

 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) firmaram acordo de cooperação para o levantamento de dados do Censo Demográfico deste ano

    ONU

O recenseamento vai ouvir os refugiados da Venezuela

Redação/Hourpress

Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estarão no centro de acolhida Aldeias Infantis SOS Porto Alegre, a partir das 14h00 desta quinta-feira (11/out). O centro acolhe pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela no bairro Sarandi, na capital gaúcha.

A ação do IBGE é resultado de parceria firmada com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil para que as pessoas refugiadas e residentes em diferentes abrigos parceiros estejam contempladas no Censo 2022.

Em parceria com as organizações parceiras do ACNUR, o IBGE está realizando o agendamento do recenseamento que poderá ser coberto pela imprensa, respeitando-se a privacidades dos dados no momento da coleta das informações.

Os recenseadores do IBGE já estiveram nos abrigos da Operação Acolhida em Boa Vista e Pacaraima (no Estado de Roraima), e em São Paulo-SP, sendo Porto Alegre a primeira capital da região sul a receber a visita dos profissionais do Censo em abrigos parceiros do ACNUR.

O cadastramento da imprensa deve ser dar mediante o agendamento com a assessoria da Aldeias Infantis SOS, organização parceira do ACNUR, considerando a limitação de equipes presentes em razão do bem-estar da população acolhida.

Serviços

Recenseamento de pessoas refugiadas e migrantes em Porto Alegre-RS

Data e hora: quinta-feira, 13 de outubro de 2022, a partir das 14h00

Local: Avenida Caldeira, 250 – Sarandi 

Túnel do tempo: Nascia o gênio Cartola

 

Cartola e sua esposa amada, dona Zica

Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 11 de outubro de1908  Angenor de Oliveira, o Cartola, compositor brasileiro, morto em 1980. Considerado um dos maiores sambistas do Brasil, sem muito estudo, conseguia escrever letras inesquecíveis, empregando pronomes e adjetivos como se fosse alguém letrado. abaixo dois de seus maiores sucessos: "Tive sim" e "As rosas não falam".

Tive sim

https://www.youtube.com/watch?v=CQFXc2YQKL4

As rosas não falam 

https://www.youtube.com/watch?v=pBWg7LGETL0

Raio X de Sampa: conheça a história da Rua Dr.Fabrício Vampré

                       Hourpress


Luís Alberto Alves/Hourpress

Rua Doutor Fabrício Vampré (foto) foi aberta entre aos anos de 1923 e 1924, como parte da então chamada Vila das Jabuticabeiras, antiga Vila Kostka. Sua primeira denominação foi a de Avenida das Jabuticabeiras. Esta Vila, bem como esta rua, foi entregue ao trânsito público pela Sociedade Brasileira de Educação e por Arthur Saboya em 1926.

 Médico muito conceituado em São Paulo e em cidades do Interior paulista, especialmente Rio Claro e Limeira, o Dr. Fabrício Carneiro Tupinambá Vampré era natural do Estado de Sergipe.

 Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se formou em 1878. Transferiu depois sua residência para o Interior de São Paulo, onde por longos anos clinicou em Rio Claro e Limeira. Posteriormente veio para a Capital onde conquistou respeito por causa de sua competência, larga cultura e nobres qualidades de coração.

 Tornou-se, assim, uma das mais respeitáveis figuras da classe médica. Apesar de já estar enfermo, abriu consultório e exerceu durante algum tempo o cargo de médico do Hospício do Juqueri.  Faleceu em São Paulo no dia 26 de março 1909, sendo sepultado no cemitério do Araçá.