Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Variedades: C&A fecha parceria com Universal Music


Camisetas de várias bandas

Luís Alberto Alves

 A C&A fechou  parceria inédita com a Universal Music. Além de uma coleção de camisetas com estampas de bandas e artistas, o site da marca disponibilizará o download gratuito de CDs de bandas como: Ramones, The Rolling Stones, Janis Joplin, Guns N’ Roses, Jimmy Hendrix e The Doors. No total são 300 mil músicas que podem ser baixadas gratuitamente. Acessewww.cea.com.br a partir de 1º de março até 31 de março.


                                                                 História
 Líder do mercado de varejo de moda brasileiro, a C&A foi criada em 1841, na Holanda, pelos irmãos Clemens e August, e tornou-se uma das primeiras redes no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Atuando há 37 anos no Brasil, possui mais de 260 pontos de venda e está presente em 23 Estados e no Distrito Federal. 


Variedades: Banda Calypso colocará fogo no Carnaval de Pernambuco


Até terça feira, a Banda Calypso vai incendiar o Carnaval pernambucano

Luís Alberto Alves

 A Banda Calypso está se preparando para agitar os foliões durante o Carnaval no Estado do Pernambuco. No sábado (1) os artistas vão comandar o Galo da Madrugada, maior bloco do mundo que reúne anualmente mais de 2 milhões de pessoas no Recife. No domingo (2) será a vez de Ipojuca receber a banda no Bloco da Sucata. Segunda-feira (3) o show ocorrerá na cidade de Salgueiro. E para fechar a folia na maior festa popular do mundo, na terça-feira (4), a festa explodirá em Petrolina.

 “Estamos nos preparando bastante para o Carnaval, montamos um repertório com muito carinho para o público pernambucano e os nossos fãs que tanto amamos aproveitarem esses dias de festa, dançarem e pularem muito. Vem com a Calypso, a festa vai começar!”, convidou a cantora Joelma que ao lado do guitarrista Chimbinha e da Banda Calypso.

Eles passaram mais de 40 horas em estúdio ensaiando e finalizando o repertório para o Carnaval que conta com grandes sucessos como ‘Dançando Calypso’, ‘Chamo Por Você’, ‘Acelerou’, ‘Isso é Calypso’, a atual música de trabalho ‘A Festa Começou’, outros clássicos como ‘Voltei Recife’, ‘Morena Tropicana’, ‘Me Segura Se Não Eu Caio’ e muito mais!

 No palco, Joelma e Chimbinha são acompanhados por Juquinha (bateria), Diego Ramos (contrabaixo), Jr Berimbal (teclado), Francisco Marinho (sax), Everton Goes (trompete) e Garrote (percussão), além de Anthony Cesar e Johnny Guerra nos backing vocais.

A Banda Calypso, formada em 1999, já se apresentou para milhares de pessoas pelos quatro cantos do mundo e, realizou turnês internacionais pela África, Europa, Américas do Norte e do Sul. Influenciada por vários ritmos como Carimbó, Salsa, Cúmbia, Tecno, Rock, Lambada, entre outros, a banda é a única da história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quíntuplo, além de emplacar quatro CDs entre os mais vendidos. 


Política: Mensaleiros são absolvidos de formação de quadrilha


O petista Zé Dirceu sairá do regime fechado para o semi aberto, com a decisão do STF

Luís Alberto Alves
 Encerrou-se há pouco o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre os recursos de oito réus do mensalão que recorriam contra a condenação por formação de quadrilha. Para 6 dos 11 ministros, os réus praticaram crimes em conjunto, mas não se associaram previamente para a prática criminosa – o que caracterizaria a formação de quadrilha.
 Tinham direito aos embargos infringentes nesse item da condenação os ex-deputados José Dirceu e José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o publicitário Marcos Valério, seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Kátia Rabello.

 Votaram pela absolvição do crime de formação de quadrilha: Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.

 Votaram contra a absolvição: Luiz Fux (relator desta nova fase do julgamento do mensalão), Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Marco Aurélio. O ministro Joaquim Barbosa, que foi o relator da primeira fase do julgamento, lamentou a absolvição dos réus.

 O resultado do julgamento desta quinta permite que José Dirceu e Delúbio Soares saiam do regime fechado para o semiaberto. José Genoino continua no regime semiaberto, mas com uma pena menor. Na prática, porém, Genoino está em prisão domiciliar por motivo de saúde.

 Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, José Roberto Salgado e Kátia Rabello permanecem em regime fechado, também com tempo de pena menor.

Política: CPI exige mais fiscalização contra trabalho infantil no Carnaval


Menores vendem produtos próximos ao sambódromo do Rio de Janeiro
Luís Alberto Alves
 A CPI do Trabalho Infantil realizou anteontem (25), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a última das três audiências públicas programadas para discutir medidas de combate ao trabalho infantil e de proteção do trabalho do adolescente no carnaval.
 No encontro, deputados pediram reforço na fiscalização dos locais onde normalmente crianças e adolescentes atuam, como escolas de samba, no comércio ambulante e nos pequenos empreendimentos do ramo de alimentação, entre outras atividades.
 Segundo a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que solicitou a audiência, dois problemas são mais preocupantes no Rio: o turismo sexual e o tráfico de drogas. "É necessário o olhar e a ação incisiva do poder público para ficar atento a essas questões”, enfatizou. Na avaliação dela, o resultado do encontro foi positivo: “nossa função, de estimular a articulação de ações contra o trabalho infantil, foi atingida”.
                                                                    Punição
 Ainda de acordo com a deputada, as prefeituras precisam punir ambulantes que estejam acompanhados de crianças e adolescentes.
 Antes de ir ao Rio de Janeiro, a CPI também fez reuniões em Recife (PE)  e Salvador (BA) para ouvir autoridades e responsáveis pelas festividades de Carnaval quanto às medidas de combate ao trabalho de meninos e meninas.
 As localidades foram escolhidas por serem destinos que tradicionalmente atraem muitos turistas estrangeiros e brasileiros durante a folia de Momo. A Constituição Federal proíbe qualquer forma de trabalho de brasileiros menores de 16 anos, exceto jovens aprendizes, a partir dos 14.


Geral: São Paulo forma 1.046 detentos na Capital e Região Metropolitana


Alunos cumprem pena em presídios da Capital e Grande SP
    
Luís Alberto Alves

 Balanço inédito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mostra que o primeiro ano em que os professores da Pasta passaram a atuar no Programa de Educação nas Prisões já obteve resultados significativos para os detentos. Em 2013, 10.713 detentos, sendo 1.046 deles na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, conquistaram o diploma após frequentarem as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  Além da conquista, o acesso à educação também repercute no comportamento dos alunos. Pesquisa realizada em 123 unidades prisionais de todo o Estado identificou ainda que 96% dos agentes da Secretaria da Administração Penitenciária declararam constatar mudanças comportamentais positivas nos cerca de 15 mil alunos que frequentam as aulas oferecidas nos presídios.

  O levantamento ouviu todos os alunos presidiários, funcionários da penitenciária e também os cerca de 900 professores, coordenadores e supervisores da Secretaria da Educação que atuam nos presídios.

 Dos matriculados nas aulas oferecidas nas prisões, 68% dos alunos afirmaram ter vontade de continuar os estudos após o cumprimento do regime e metade afirmou ter procurado os estudos para adquirir conhecimento. Nas escolas que funcionam dentro das penitenciárias é oferecido o mesmo currículo e o material didático da rede estadual, incluindo o programa EJA – Mundo do Trabalho. 

 O perfil do docente selecionado para lecionar nessas unidades também merece destaque. De acordo com o balanço, 15% dos professores já tinham experiências anteriores em ministrar aulas para estudantes em situação de privação e outros 25% fazem parte do corpo docente das escolas que oferecem ensino de jovens e adultos.

Radiografia de Sampa: Praça Antônio Prado





Praça Antônio Prado, no Centro de SP

Luís Alberto Alves

 Antônio Prado nasceu em São Paulo em 1840. Estudou no Colégio Pedro II, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo 21 anos depois. Começou a vida política como suplente de juiz de Órfãos da Capital, depois eleito vereador, aonde chegou à presidência da Câmara Municipal.

 Como deputado elegeu-se de 1866 a 1867 e de 1870 a 1871. Como parlamentar federal ganhou os pleitos de 1872 a 1875 e de 1885 a 1888. Por Carta Imperial foi escolhido senador por São Paulo em 1887. Nesta época assina em benefício dos escravos a liberdade incondicional aos maiores de 60 anos.

 Após o fim da Monarquia se afastou da vida pública. Aceitou pacificamente a implantação do regime republicano. Como jornalista trabalhou nos jornais: País, Diário de São Paulo e Correio Paulistano. Organizou a Sociedade Promotora da Imigração, trazendo inúmeros imigrantes italianos ao Brasil.

Exerceu o cargo de prefeito da Capital, de 1900 a 1910. Morreu no Rio de Janeiro em 1929. A Praça Antônio Prado, que se chamava Largo do Rosário em 1822 e oficializada com o nome atual em 1905, fica no Centro de SP.


Túnel do Tempo: Nascimento da URV




O Real surgiu na gestão do presidente Itamar Franco

Luís Alberto Alves


Mãe do Real: No dia 27 de fevereiro de 1994, o governo cria a Unidade Real de Valor (URV), equivalente a cerca de um dólar, programado para entrar em vigor em 1º de março daquele ano.