Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Túnel do Tempo: Assalto ao trem pagador





Luís Alberto Alves


Libras: Em 7 de agosto de 1963, um bando de 15 homens, entre os quais Ronald Biggs, que se refugiaria no Brasil, sequestra um trem postal e foge com mais de 2,5 milhões de libras esterlinas na Inglaterra.

Radiografia de Sampa: Rua Madre Cabrini





Luís Alberto Alves


Madre Francisca Xavier Cabrini foi educadora missionária religiosa. Nasceu em 1850 e faleceu em 1917 . A Rua Madre Cabrini (foto) é muito famosa no bairro de Vila Mariana, Zona Sul de SP. 

Geral: Passaredo terá rota Rondonópolis (MT) a Brasília



Redação

A partir do dia 30 de agosto, a Passaredo Linhas Aéreas começa a operar mais uma rota direta ligando Rondonópolis (MT) a Brasília (DF) diariamente. A empresa atua na cidade matogrossense ligando-a a mais de 15 municípios, entre eles: Araguaína (TO), Barreiras (BA), Belo Horizonte (BH), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA).

 "A partir do dia 30 vamos oferecer este novo voo ligando Rondonópolis a Brasília diretamente. Acreditamos no grande potencial da cidade do Mato Grosso e neste momento vamos investir ainda mais em excelência e qualidade na região centro-oeste do país", afirmou o presidente da empresa, Comandante Felício.

 De Rondonópolis o voo sai às 05h00 chegando às 07h45 no Distrito Federal. Já saindo de Brasília, o voo parte às 22h06 e chega a Rondonópolis às 22h55. A nova rota será operada por uma aeronave ATR - com capacidade para 70 passageiros - que já faz parte da frota da Passaredo. As passagens já estão à venda, através do site www.voepassaredo.com.br , pela Central de Vendas (0300 1001 777) ou com agentes de viagem.
Sobre a Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo Linhas Aéreas atua desde 1995 e é considerada uma das principais empresas de aviação regional do país. Com frota composta por aeronaves ATR 72-500 e 72-600, a companhia opera rotas nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste, totalizando 22 destinos com voos diretos.



Geral: Colesterol é inimigo das crianças





Redação

Batata frita, refrigerante, sorvetes, doces e hambúrgueres de fast-food, culturalmente fazem parte do universo das crianças brasileiras. Esses alimentos são recheados de conservantes, sódios, corantes, gorduras saturadas e transaturadas, que causam diversos danos à saúde, como as doenças cardiovasculares. O colesterol é uma dessas doenças.

 Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a patologia não atinge apenas os adultos, as crianças também estão no grupo de risco, por isso, estar atento desde o nascimento é essencial. “Quando falamos de recém-nascidos e crianças, estamos falando de adultos saudáveis ou não”, este é o alerta do pediatra e gestor da B2 Saúde, Francisco Vignoli.

 O processo das doenças cardiovasculares não nasce rapidamente, elas são desenvolvidas ao longo do tempo. Quanto mais precoce as medidas de proteção e prevenção, melhor será para a saúde deste futuro adulto. “Além da puericultura, a base do diagnóstico deve ser pesquisada no histórico familiar. Uma criança que tem um passado relacionado aos problemas de colesterol como, por exemplo, avós que sofreram infarto, são evidentemente mais suscetíveis a esse tipo de patologia”, ressaltou.

 Após o diagnóstico, o tratamento é feito à base das condutas padrão caracterizadas pela alimentação equilibrada e privilegiando o aleitamento materno. “O indivíduo é formado nos primeiros anos de vida. Com o aleitamento materno é possível evitar várias doenças, entre elas, o colesterol”, disse o pediatra.

                                           Alimentação

Para o especialista, o Brasil ainda segue o caminho onde a comida é utilizada como prêmio para as crianças. Com os inúmeros produtos industrializados, variadas redes fast-food com lojas grandes e coloridas, os pais sofrem na tentativa de mudar o comportamento dos pequenos. “As crianças sofrem grande influência desse marketing - o marketing inteligente, agressivo e deletério à saúde. É algo quase criminoso”, alertou.

 Segundo o especialista, além de aleitamento materno nas primeiras fases da vida, as crianças devem fazer consumo de frutas, verduras, vegetais, peixe grelhado e alimentos ricos em fibras. Já o consumo de gema de ovo, ingestão de gordura saturada e frituras deve ser limitado pelos pais.

 “É muito difícil os pais induzirem uma criança a trocar um restaurante de fast-food, onde todos os coleguinhas frequentam e substituir esses alimentos por frutas e legumes. Para as crianças isso é quase absurdo e para a família é o grande desafio. O grande processo educativo não é o verbo, mas sim o exemplo de dentro de casa”.

Dicas para os pais
- As crianças não devem pular refeições. É necessário fazer três refeições e um lanche por dia.

- Ingestão de refrigerantes, guloseimas, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e sucos industrializados devem ser evitados.

- Diminua a quantidade de sal na comida.

- Incentive seu filho na prática de atividades saudáveis. O sedentarismo reduz o LDL, o colesterol ruim.
- A criança deve estar sempre hidrata. Água é essencial para a saúde dos pequenos.
“A rua vai oferecer diversos alimentos industrializados, em casa nós devemos tentar eliminar esse tipo de comida e consequentemente evitar danos e problemas futuros na saúde da criança”, finalizou Vignoli.

Dia do Nacional de Combate ao Colesterol
Neste sábado, 08 de agosto, será celebrado Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Ações de prevenção, conscientização sobre a data e problema devem ser levadas para os familiares e amigos.

- Lipoproteína de alta-densidade (HDL) é boa para o coração. Ela carrega colesterol das artérias para o fígado, onde é eliminada.

- Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) é ruim para o coração. Ela carrega colesterol do fígado para os tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.



Geral: De pai para filho – 4 lições de como lidar com o dinheiro






Reinaldo Domingos

 
Neste período em que se comemora o Dia dos Pais, acredito ser fundamental o debate sobre o papel dessa figura no desenvolvimento da educação financeira dos filhos, principalmente diante do cenário atual instável do país, o que mostra que não é mais possível se omitir sobre o tema.
 
Diante de um cenário de consumismo desenfreado, população endividada ou frustrada por não conseguir realizar seus sonhos, ensinar crianças e jovens a como lidar com dinheiro e controlar os anseios tornou-se um dos principais desafios dos pais. Lembro que as famílias têm papel fundamental no significado que os filhos atribuem ao dinheiro e na forma como irão administrar seus recursos financeiros ao longo de toda a vida.
 
Muitos pais que não receberam orientação dessa natureza encontram dificuldade de transmitir esse conhecimento. Mas agora estão ganhando aliados nessa tarefa, como as escolas, que estão adotando programa de educação financeira para alunos desde o Ensino Infantil ao Médio. E um dos caminhos para essas duas importantes instituições – escola e família – educarem financeiramente a nova geração é estimular que ela identifique seus sonhos de curto, médio e longo prazos, ensinando a investigar quanto custam e como poupar. A partir dos sete anos, esse processo pode se dar por meio de semanada ou mesada.
 
                                                 Quando começar?
 
É uma característica das crianças serem muito observadoras e desde cedo começarem a perceber que o dinheiro tem uma importância na vida dos pais; em paralelo, elas passam a estabelecer desejos de consumo. A partir da percepção deste entendimento, que ocorre normalmente por volta dos três anos, já deve ter início a educação financeira.
 
Frequentemente elas observam os adultos entregarem dinheiro, cartões e cheques, em vários locais, em troca de mercadorias. Ou seja, observam que troca-se dinheiro por coisas que se quer ter. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias que estimulam o desejo de ter. São duas forças importantes que movimentam a sociedade e, portanto, precisam ser bem compreendidas.
 
                                                 Combatendo o consumismo
 
O antídoto para os possíveis efeitos nocivos do estímulo ao consumo é envolver eles nas decisões familiares sobre os gastos, colocando os sonhos em primeiro lugar. Temos de mostrar que é preciso ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria.
 
Dessa forma, mostra às crianças e aos jovens que acordos não significam negação, mas sim negociação. Eles perceberão que é possível ter, porém nem sempre no momento em que se quer. Essa prática também ajuda a aliviar o sentimento de culpa de muitos pais porque, nesse exercício, eles também aprendem a se reeducar financeiramente e deixam de ver o dinheiro – ou o poder de comprar – como uma válvula de escape para suprir lacunas em outros aspectos da vida.
 
Problemas com a falta de educação financeira
 
Uma criança que não é educada financeiramente trará grandes problemas de descontrole para os pais, por querer tudo que vê e fazer “birra”. A exposição das crianças às ações publicitárias faz com que estas se tornem cada vez mais cedo consumistas.
 
Hoje, a criança é elevada ao status de consumidora sem estar preparada. E a publicidade utiliza de propagandas tão apelativas que causam desejos imediatos nas crianças de querer o produto. Uma situação que indica uma criança excessivamente consumista é quando ela gasta todo o seu dinheiro ganho com mesada e logo pede mais dinheiro para seus pais. Porém, não existe um índice que mostre qual o grau que esse problema atingiu.
 
                                               Você é o exemplo!
 
Os pais são referências para os filhos. Se a criança vê os pais comprando sem parar, vão tender a seguir esse exemplo e acabar agindo da mesma maneira ou até pior. Assim, é fundamental ter muito cuidado com o exemplo que os familiares passam e, desde cedo, demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo desenfreado, e sim na realização de objetivos.
 
No caso do exemplo externo, a família também terá um papel de grande relevância, que é o de estabelecer os limites para esta atitude. Os pais podem reforçar ou não a atitude consumista da criança e, se o comportamento não mudar, nesse primeiro momento, é muito provável que ela se torne um adulto sem limite nos seus gastos.
 

Geral: ONG desenvolve linha de joias






A atriz Karina Bacchi  presidem a ONG Florescer


Redação

Inspirada na ONG. Florescer, presidida por Nádia Bacchi e sua filha Karina Bacchi, a designer de joias Claudia Pinange, desenvolveu uma linha de joias e semi joias com o tema “Florescer Feelings” criada em comemoração aos 25 anos de pura dedicação, trabalho, empenho e muitas conquistas da ONG.

A Ponto Chic que tem a filosofia de sempre fazer prosperar e somar, principalmente com trabalhos sociais com Claudia Pinange mostra nessa linha de acessórios um design diferenciado, delicado e moderno inspirado nas formas da natureza, nas flores e folhas. Com a mesma leveza e naturalidade que a ONG Florescer vem cuidando demais de 850 crianças com ações e doações ao longo dos anos.

“Ações do bem nos fazem Florescer no hoje, no agora e no amanhã! ”
Adquirindo a semi joia você também poderá ajudar na continuidade desse lindo trabalho, pois parte do valor das peças vendidas será doada a Ong Florescer.


Variedades: Arlindo Grund estrela programa on-line





Redação

 O consultor de moda Arlindo Grund, que está há sete anos à frente do Esquadrão da Moda, um dos programas de maior audiência do SBT, agora pode ser visto on-line, no canal do Youtube, "Trends For Fashion" (TFF). No portal, Arlindo apresenta o quadro "Nada Para Vestir", título que também dá nome ao seu recém-lançado livro, em parceria com a Editora Planeta.

 O programa aborda as tendências de moda para homens e mulheres de forma cool e descontraída, ao lado de nomes como Adriana Naccarato, Luitha Miraglia e Ricardo dos Anjos.

 O "Trends For Fashion" vai ao ar de segunda à sexta-feira, e domingos, às 11h, com erros divertidos de gravações, sempre com temas variados e convidados imperdíveis. 

Canal TFF: 
https://goo.gl/mXvQwR


Variedades: 10° Festitalia promove oficinas culinárias com renomados especialistas




A culinária é marcada pela flexibilidade

Redação
Não há dúvidas de que as receitas italianas são, provavelmente, as mais difundidas em restaurantes e lares de todo o mundo. A culinária é caracterizada por sua flexibilidade, gama de ingredientes e variações regionais. E o italiano defende esse tema como um importante elemento cultural e histórico do país. Pensando nisso, o 10º Festitalia - Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (SP), que acontece de 14 a 16 de agosto, no Morro do São Bento, reunirá três renomados chefs de cozinha para oficinas inéditas de culinária.

A primeira delas contará com a experiência da chef Silvana Marion, do restaurante San Brunno’s, no sábado (15/08), às 13 horas. No domingo (16/08), às 14h30, o Festival receberá o chef Joaquim Carlos, que irá preparar o “Malloreddus alla Campidanese”, uma massa semelhante ao nhoque, e no mesmo dia, às 16h30, a chef Lavínia Perrotta, falará sobre a “Escolha da melhor receita italiana”. A adesão é gratuita, porém limitada a 30 vagas por oficina. Segundo os organizadores, é importante chegar uma hora antes para retirada de uma senha de participação. No final da atividade será possível ainda, degustar o prato produzido.
“O Festitalia já é reconhecido, consolidado e aguardado pelo público de nossa cidade e região. É a grande oportunidade de viver um pouquinho da Itália nos três dias do evento”, diz Antonio Henrique Sartore, diretor da Società Dante Alighieri.
Promovido pela Società Dante Alighieri, o Festival integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Os visitantes poderão conferir, no final de semana do encontro, apresentações de teatro, pintura, palestras e exposições.

Curiosidades sobre a gastronomia italiana – Muitos livros descrevem a Itália como “mãe” de todas as culinárias ocidentais. Essa culinária evoluiu através dos séculos, porém mudanças significantes ocorreram com a descoberta do Novo Mundo. Isso ajudou a moldá-la hoje, por meio da introdução de ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho, inseridos em grande escala a partir do século XVIII. Segundo registros bibliográficos, em 1533, quando Catarina de Medici deixou Florença para se casar com Henrique II da França, ela levou também sua equipe de cozinheiros. Os chefs italianos ensinaram os franceses a cozinhar, e hoje a nação é muito reverenciada por seu bom gosto e profissionais renomados.
                                                                    Serviço
10º Festitalia
Horários:
Dia 14/08 (sexta-feira), das 19h30 à meia noite
Dia 15/08 (sábado), das 12h à meia noite
Dia 16/08 (domingo), das 12h à meia noite
Local: Morro do São Bento – Praça Alto do São Bento, S/Nº - Ribeirão Preto (SP)
Site: www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com
Entrada: gratuita