Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Túnel do Tempo: Primeiro Fórmula 1 brasileiro




O carro desenvolvido no Brasil era pilotado por Émerson Fittipaldi

Luís Alberto Alves


 Aventura: No dia 9 de dezembro de 1975 era apresentado O FD-004, Copersucar, primeiro carro brasileiro de fórmula 1,  no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Seu principal piloto era Émerson Fittipaldi.

Radiografia de Sampa: Rua Faustolo





Luís Alberto Alves

 Esta rua ganhou este nome em 1916, homenageando o personagem da mitologia romana, pastor de Amiúlo, irmão e rival do rei Numitor. Que lhe confiou seus netos, Rômulo e Remo. Faustolo entregou as duas crianças a Aca Larência, que depois viu a dupla sendo amamentada por uma loba.

  Quando os dois meninos se tornaram adultos, foram para Gabi, cidade entre Roma e Prenesta, onde receberam educação de acordo com sua classe. Faustolo morreu quando tentava impedir a luta entre  Rômulo e Remo. Foi enterrado num local, que mais tarde teve a construção de um fórum. A Rua Faustolo (foto) fica no bairro da Lapa, Zona Oeste de SP.



Geral: Grife apresenta calcinhas para final de ano




Redação
Um dos modelos de cores para se usar no final de ano


 A Loungerie, grife de underwear conhecida pelas lingeries que se encaixam perfeitamente no corpo de qualquer mulher, apresenta linha de calcinhas coloridas para quem não abre mão das superstições na virada do ano. 

 As peças são em microfibra, nas cores amarela (dinheiro), rosa (amor) e branca (paz). Destaque para os pingentes delicados que arrematam as calcinhas representando o significado de cada uma das cores: o diamante, o coração e o símbolo de "paz e amor", respectivamente. 

 As calcinhas de réveillon da Loungerie vêm em uma caixinha especial, ótimas pedidas para presentear. As lingeries podem ser encontradas em todas as lojas Loungerie no Brasil e no e-commerce da marca, com preço sugerido de R$ 29,90.

Geral: CNH e documentos de veículos terão novos itens de segurança a partir de julho de 2015



A nova CNH sofrerá alterações

Luís Alberto Alves

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito ), órgão do Ministério das Cidades, apresentará nesta quarta-feira (10/12), a nova versão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação ) e dos documentos do veículo – CRV (Certificado de Registro de Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ). O Coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, concederá entrevista coletiva sobre o assunto às 10h, no Ministério das Cidades, em Brasília (DF).

 Os novos modelos serão obrigatórios apenas para os documentos emitidos a partir de 1º de julho de 2015, conforme as Resoluções 511 e 512 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As resoluções serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (10/12).

 A nova versão dos documentos traz 28 dispositivos de segurança na carteira do motorista e 17 no CRV e CRLV. O objetivo desta medida é  impedir a falsificação e adulteração dos documentos, além das fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).  



Geral: Mauá, na Grande SP, promete aumentar saneamento básico em 2015




A ETE vai ajudar a cidade tratar 100% do esgoto
Redação
 Mauá, na Grande SP, promete dar um salto nos índices de saneamento do município a partir do ano que vem, quando começa a funcionar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava, construída pela Odebrecht Ambiental. A unidade foi inaugurada nesta segunda-feira (8), dia de aniversário do município.
 A unidade não começou a funcionar ainda porque há ajustes técnicos e testes que precisam ser realizados na ETE. Além disso, é preciso finalizar a interligação entre coletores tronco e interceptores, o que vai acontecer de forma gradual ao longo de 2015.
"Após essa fase de pré-operação [no primeiro trimestre], a partir de abril vamos começar a operação efetivamente da Estação de Tratamento", explicou o diretor da Odebrecht Ambiental em Mauá, Thadeu Pinto.
 A sonhada meta de tratar 100% do esgoto que é coletado em Mauá não será alcançada já em abril, mas aos poucos durante o ano que vem, conforme forem feitas as interligações de rede ainda pendentes.
 A entrega da Estação vai tirar Mauá da incômoda posição de ser a cidade do ABC com o pior índice de tratamento de esgoto - apenas 5% dos dejetos produzidos na cidade são tratados. Todo o restante vai direto para o rio Tamanduateí.
 O índice de coleta de esgoto em Mauá não é pequeno. Cerca de 92% dos imóveis da cidade contam com o serviço. Mas hoje em dia os dejetos são apenas afastados das casas e não passam por nenhum tratamento, o que vai mudar com a inauguração da ETE.
                                                                   Estrutura
 A ETE foi construída em um terreno de 45 mil metros quadrados. O espaço é relativamente pequeno levando em consideração outras estações de tratamento de esgoto, como a ETE ABC, que trata dejetos da região e de uma parte da capital. A Odebrecht Ambiental foi buscar no Canadá a tecnologia adequada para construir uma unidade na área disponível.

 Todo o tratamento dura cerca de quatro horas e é realizado por um processo biológico, através de bactérias que consomem os dejetos. O esgoto tratado será despejado no rio Tamanduateí ou virar água de reuso.
 Cada um dos três tanques utilizados no processo tem 86 metros de comprimento por 36 metros de largura e seis metros de altura - o que equivale a oito piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos.
 Foram investidos R$ 167,6 milhões na construção da ETE Mauá e na implantação de mais de 22 quilômetros de coletores tronco, 7,6 quilômetros de interceptores e seis estações elevatórias de esgoto.
 


Geral: Fim de ano - Saiba como reverter a desmotivação dos seus funcionários nesta época




Incertezas quando ao futuro profissional provocam desânimo

 *
Ricardo Barbosa

 No período de fim de ano geralmente a desmotivação de alguns funcionários se mostram mais visíveis, principalmente por ser um período de avaliações pessoais e profissionais, e também por se intensificar os trabalhos para atingir metas ou para deixar o 'caminho' livre para o período de férias. Mas este é apenas um reflexo de tudo que ocorreu durante o ano, os reais motivos que levam a desmotivação dos colaboradores de uma empresa são conhecidos. Dentre estes os mais relevantes são falta de um plano de carreira, desafios impossíveis,  falta de reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional ruim e problemas pessoais.

 Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam, dentre os quais destaco alta taxa de turnover, baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens. Para se ter ideia a Universidade de Harvard tem estudos mostrando resultados interessantes nessa área.

 Um dos exemplos que podemos citar foi extraído de pesquisa sobre motivação individual e de grupos: um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego. O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.

 Assim é ponto fundamental para os líderes das empresas é detectar os funcionários que podem estar se desmotivando e reverter este quadro. Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores, mas, não é só isso, o líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação. Sem esquecer que uma pessoa nesta situação pode facilmente contagiar o ambiente de trabalho, direta ou indiretamente.

Para facilitar a vida das lideranças a empresa pode implementar políticas que resultam em grandes resultados dentre as quais se destacam:
·  Implementar ações especiais para o período, como confraternizações, cestas de fim de ano, dentre outras;
·  Deixar claro desde já os objetivos da corporação para 2015, mostrando a importância dos colaboradores para atingir;
·  Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;
·  Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;
·  Elaborar um plano de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;
·  Implementar um plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;
·  Avaliação das necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las;
·  Política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.


*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista - UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Variedades: Villa Mix Festival Recife lota o Cecon



Multidão de fãs à espera dos seus ídolos

Redação
 O Villa Mix Festival Recife lotou a área externa do Centro de Convenções (CECON) no último domingo (7), com grande público que foi assistir aos shows de Israel Novaes, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo & Luciano, Wesley Safadão, Matheus & Kauan e Gabriel Diniz. 
 Pouco antes das 19h, o cantor Israel Novaes subiu ao palco e abriu o evento cantando sucessos, como “Vó Tô Estourado" e "Descontrolada". Essa foi a quarta apresentação de Israel Novaes no Recife mas, segundo o cantor, cada show tem uma energia diferente e única. 
 Na sequência, o público delirava por um dos shows mais esperados da noite, o da dupla Jorge & Mateus. Antes de a dupla goiana entrar em cena, os fãs se aglomeraram com cartazes e entoavam gritos como "Pelo amor de Deus, Jorge & Mateus". Quando subiram ao palco, os artistas mostraram o motivo de tanto carinho. A dupla, consagrada no estado de Pernambuco, fez questão de segurar a bandeira do estado durante toda a apresentação, cantando grandes sucessos da carreira, como "Aí Já Era", "Amo Noite Dia" e "Calma".
 Já Zezé di Camargo & Luciano embalaram o público com músicas do novo CD Flores em Vida. Segundo a dupla, as canções já estão sendo executadas em todo o Brasil e no Recife não foi diferente. Além das composições inéditas, não faltaram os clássicos, como "No Dia Em Que Eu Saí De Casa", "Como Um Anjo", "Sem Medo de Ser Feliz", “Vem Ficar Comigo”, “A Ferro e Fogo”, “Dou a Vida Por Um Beijo” e “É o Amor”.
 A dupla Mateus & Kauan, fez a galera cantar e dançar suas músicas que estão conquistando cada vez mais os brasileiros. Eles já estão na estrada desde 2010 e de lá pra cá já realizaram shows por todo o Brasil. Além disso, os artistas são excelentes compositores e têm músicas nas vozes de grandes nomes da música brasileira. Recentemente, Matheus recebeu os prêmios Multishow e Nickelodeon nas categorias de ‘Melhor Música’ e ‘Música do Ano’ pela composição de ‘Tudo O Que Você Quiser’, hit que ficou conhecido na voz de Luan Santana. Os artistas estão fazendo o maior sucesso pelo país e só no Youtube suas canções já atingiram a marca de 10 milhões de acessos.
 O forrozeiro Wesley Safadão estava ansioso pela apresentação e fez bonito animando o público. Ele aproveitou o show na capital pernambucana para lançar as músicas "Vamo Tomar Uma Hoje" e "Assiste De Camarote". A noite ainda contou, ainda, com o agito de Gabriel Diniz. No Palco TNT se apresentaram Manoel Netto, Oito7Nove4, Victor Santos e Forró da Curtição. A produção e organização do Villa Mix Festival Recife teve a parceria da BG e Luan Promoções.


Variedades: Marcelo Yuka recebe Carlos Vainer para falar sobre mobilidade urbana




Vainer e Yuka falarão sobre mobilidade urbana 

Redação
 O convidado de Marcelo Yuka nesta quinta-feira (11)  em sua série Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa é Carlos Vainer, professor titular da IPPUR/UFRJ. O tema do programa, que vai ao ar às 22h, é a mobilidade urbana e ainda conta a participação musical de Jomar Schrank.
 Carlos e Marcelo debateram bastante sobre o assunto da mobilidade urbana, transporte público e levantaram importantes questões a respeito do tema.
“ Sendo um serviço público, um transporte público essencial ao funcionamento da cidade, não pode ficar subordinado a interesses privados. Uma empresa, todo mundo sabe, o objetivo de uma empresa não é organizar bem a cidade. O objetivo de uma empresa é obter o lucro máximo”, opinou Carlos Vainer. O programa na íntegra será exibido dia 11 de dezembro, às 22h.
 Depois de lançar um livro biográfico e ser personagem central de um documentário em longa-metragem, o músico Marcelo Yuka estreou no dia 14 de agosto, às 22h, no canal Play TV, a série documental de TV Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa. Uma coprodução da Indiana Produções com a PlayTV, a série é mais uma plataforma encontrada para o artista, um dos fundadores das bandas O Rappa e F.UR.T.O, falar sobre música e soltar suas contundentes opiniões sobre polícia e segurança pública, acessibilidade, drogas, desigualdade social, meio ambiente, entre outros assuntos. Yuka era baterista até levar um tiro durante um assalto sofrido no ano 2000, que o deixou paraplégico, impossibilitando de tocar bateria.
 A casa do músico, ponto de encontro para a criação e a troca de ideias entre amigos e artistas, serviu de cenário para gravação de diversas entrevistas. A série, de 26 episódios, terá sempre um tema central e receberá um entrevistado e uma atração musical por programa. A primeira temporada conta com depoimentos da atriz Letícia Sabatella, do cientista político Luiz Eduardo Soares, do biólogo Mario Moscatelli, além de outras personalidades do meio intelectual e artístico. A direção-geral é de Marco Altberg e a direção é de Antônio Pedro de Andrade.
Hoje eu desafio o mundo sem sair da minha casa vai ao ar sempre às quintas-feiras, às 22h, no canal PlayTV.