Postagem em destaque

Crônica: Quando a vaidade se choca com a realidade

Pixabay   Do contrário, restava ao felizardo apenas carícias Astrogildo Magno Natália era extremamente vaidosa. Ficava mais de 2 horas...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Túnel do Tempo: Armas químicas na CNN





Luís Alberto Alves


Armas:  Em 19 de agosto de 2002, a rede de TV americana CNN divulga um vídeo que comprova testes com armas químicas feitos em filhotes de cães que agonizam até a morte diante das câmaras.

Radiografia de Sampa: Rua Maria Antonia





Luís Alberto Alves


D. Maria Antonia da Silva Ramos nasceu em Castro, Paraná. Era filha dos barões de Antonina e mãe do Dr. Ernesto Mariano da Silva Ramos. Faleceu em São Paulo em 11 de março de 1902. A Rua Mari Antonia  (foto) fica na Consolação, Centro.

Geral: 8ªRealirty Expo Noivas & Debutantes será em Santo André (SP)








Redação

Feira terá corredores com os temas Boho Chic, Vintage, Dançando na Chuva e Disco, com sugestões de vestidos, trajes, decoração, acessórios e outros itens necessários para o evento dos sonhos

 A Reality Expo Noivas & Debutantes, maior evento dos setores de casamentos e festas da região do Grande ABC, terá sua oitava edição de 20 a 23 de agosto no Shopping ABC, em Santo André. E duas características vão marcar o próximo evento: as tematizações de época e o casamento mais econômico.

 Os corredores da 8ª Reality Expo Noivas & Debutantes serão identificados por temas dos anos 50 aos 90 e 2000. Glamourosos e inspiradores, são eles: Boho Chic, Vintage, Dançando na Chuva e Disco. A ideia é apresentar opções desde o vestido da noiva “temático”, até o traje do noivo, acessórios emblemáticos de família, decoração, repertório, iluminação e outros itens.

 O Boho Chic atualmente é uma forte tendência de moda, e que também está em alta entre as noivas. A mistura de elementos e propostas inusitadas de diferentes estilos –hippie, oriental, étnico, country etc- permite abusar na criatividade, com elegância e personalização. Assim como o Vintage, porém, com releituras mais clássicas e românticas, esbanjando requinte e sofisticação.

Já a área com o tema Dançando na Chuva será uma alusão aos anos 50, com um cenário único e clássico inspirado no cinema. Elementos emblemáticos como a chapéu para o noivo e o vestido típico da época para a noiva fazem parte da proposta, com direito à sensação mágica de felicidade que proporciona a canção “Cantando na Chuva”.

Para fechar as épocas, Disco. Nesse espaço haverá muita iluminação colorida e combinada com globos de luzes, canções que marcaram os anos 90 e 2000, noivas com vestidos mais curtos e coloridos, entre outros detalhes.

E a ideia do casamento mais econômico estará em toda parte na 8ª Reality Expo Noivas & Debutantes. A feira destacará a importância de um profissional muitas vezes considerado caro e até desnecessário quando o orçamento aperta, mas que pode auxiliar com projetos customizados até 50% mais baratos: são os assessores de casamento. Além dos expositores, que terão preços e condições especiais para os negócios concretizados durante o evento.

Na oitava edição, a Reality Expo Noivas & Debutantes manterá desfiles de vestidos de noivas, de madrinhas, trajes para noivos, apresentações musicais com bandas, corais, instrumentistas, coreógrafos etc.

                                 Reality Expo Noivas & Debutantes

A feira tornou-se tradição na região do Grande ABC e é reconhecida nos setores de casamentos, debutantes e festas temáticas, inclusive pelo mercado paulistano. É realizada pela Reality Expo Noivas, sob a direção de Marcio Casablanca, e também tem cunho social. Parte do valor do ingresso pode ser pago com alimentos não perecíveis e toda arrecadação será entregue ao final do evento para a ONG Florescer, de Nadia Bacchi.

A Reality Expo Noivas & Debutantes tem como objetivo apresentar tendências em vestidos de noivas e debutantes, para noivos, madrinhas, padrinhos, acessórios, decoração, alianças e joias, penteados, maquiagens, convites, lembrancinhas, buffet, som e iluminação, foto e vídeo, entre outras soluções para festas, além de negócios atrativos aos visitantes. Vale ressaltar que o evento tem seu papel social, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, tanto dos visitantes, quanto dos expositores, para doação a duas instituições de caridade.

Reality Expo Noivas & Debutantes ¬– www.realityexponoivas.com.br. 
Dias: 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2015
Horário: das 14h às 22h
Ingresso: R$ 10 mais 1 Kg de alimento não perecível por pessoa ou R$ 15
Local: Shopping ABC – avenida Pereira Barreto, 42, piso G2 – Santo André - SP


Geral: Reflexo crise aumenta interesse por educação financeira




Redação


 A crise é assunto recorrente no país e a expectativa é que ela ainda dure um bom período de tempo. Mas quais os reflexos dessa crise para crianças e jovens? O que tem se percebido é uma crescente procura de escolas que querem ensinar educação financeira para seus alunos.

 Isso porque aqueles que têm aula de educação financeira na escola melhoram significativamente a qualidade do seu “letramento financeiro”, tendem a pensar mais no futuro e aumentam a intenção de poupar. Essas são as conclusões de especialistas ao analisarem impactos dos projetos de educação financeira nas escolas brasileiras.

 “Em um período de crise, esses ensinamentos se tornam ainda mais relevantes, pois, para quem já está inserido na educação financeira, entende melhor a situação e a necessidade de economizar, aceitando esse novo comportamento”, explica o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira.

 Domingos conta que, atualmente, a DSOP está atuando em mais de 1500 escolas em todo o país, muitas dessas na capital paulista, e em todas o resultado é positivo. Com o início do segundo semestre, muitos alunos estarão retomando esses estudos, preparando-se cada vez mais para o hoje e o amanhã.

 Mas as escolas que adotaram a Metodologia DSOP de educação financeira em suas grades curriculares já estão indo além: relatam não apenas benefícios para os alunos, que, aos poucos, realmente apresentam mudanças no comportamento financeiro, mas também impactos na vida dos próprios pais e professores, que são positivamente influenciados, já que o material didático contempla atividades que envolvem corpo docente e família no processo.

Outro ponto relevante em relação às crianças e jovens é que aumentou também a busca por obras relacionadas. “Possuímos muito livros focados nesse público, com grande procura. O importante é que não se deve tratar o tema apenas de forma cartesiana, pois, a educação financeira na verdade é uma questão comportamental”, relatou Domingos, que está lançando o livro Mesada não é só dinheiro – Conheça os 8 tipos e construa um novo futuro.

Geral: O açúcar pode e deve fazer parte da dieta





 Redação
 A orientação vale para todo mundo. Seja criança, adolescente, adulto ou idoso, uma dieta saudável e a prática de exercícios é o segredo para uma vida equilibrada. Mas, afinal, o que é uma dieta saudável? A nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, Marcia Daskal, responde: “É a variedade de ingredientes e sabores sem a exclusão dos nutrientes. Isso significa ter uma alimentação completa, porém com um consumo equilibrado. Qualquer ingrediente em excesso não faz bem”.

 O organismo precisa de todos os nutrientes para o seu bom funcionamento e, quando há a exclusão de um deles, além do corpo fazer reservas – podendo acumular gorduras, por exemplo – a tendência é que, ao término de uma dieta muito restritiva, o indivíduo compense o que deixou de comer em porções maiores.

 Assim, o importante é não deixar de comer o que sente vontade, porém da maneira certa. Aos amantes de doces, Marcia orienta que o açúcar deve ser consumido de forma equilibrada e associado a uma vida saudável. Nesse cenário, é uma ótima fonte de prazer e não deve ser retirado do cardápio.

 A mesma orientação vale às crianças. Segundo a pediatra Fernanda Ceragioli, cada grupo de alimentos tem sua importância na dieta e devem ser incluídos na alimentação dos pequenos também. “O açúcar, por exemplo, é um nutriente que dá energia ao corpo, o que é essencial para as crianças manterem-se ativas”, explicou. 

 Ainda sobre o consumo de açúcar, que muitas vezes é classificado como vilão da saúde, a nutricionista afirma que “é um carboidrato presente também em frutas e vegetais. O prazer que sentimos com alimentos de sabor adocicado é inato. A predileção por doces ajudou nossos ancestrais a distinguirem os alimentos seguros e que dariam mais energia dos alimentos potencialmente tóxicos ou inadequados para consumo. Além de fornecerem carboidratos e energia, eles adicionam sabor, deixando alguns alimentos mais apetitosos. Sem abuso, o açúcar entra numa dieta equilibrada”.

A pediatra concorda e afirma que os doces não precisam ser evitados, seja em comemorações ou no dia a dia. O importante é prestar atenção no tamanho e na quantidade das porções. A Dra. Fernanda ainda recomenda: “o açúcar não deve ser inserido como recompensa ou como ‘moeda de troca’ para uma criança. Ele deve estar presente na alimentação como um todo, junto aos legumes, proteínas e demais nutrientes”.  

 O açúcar também é responsável pela liberação do neurotransmissor serotonina que traz a sensação de bem estar.  Portanto, o consumo, além de bom para o organismo, é bom para a mente.
 Para manter uma alimentação saudável dentro de casa, as duas especialistas reforçam que é preciso deixar espaços para inovar no cardápio. Por exemplo, mudar um ingrediente durante a preparação ou experimentar coisas novas ajuda a deixar as opções de costume diferenciadas, promovendo sensações de prazer.

 Para ajudar a inovar e a começar uma alimentação saudável, veja abaixo o cardápio sugerido pela nutricionista Marcia Daskal:

 “As opções de consumo abaixo estão colocadas de forma atraente para que as pessoas entendam que tudo é permitido com equilíbrio. Por outro lado, durante a rotina, é claro que precisamos repetir ingredientes, até porque o consumo inteligente e sem desperdícios também faz parte de uma alimentação balanceada”, finalizou Marcia.

 A Dra. Fernanda finaliza explicando que o sabor adocicado para as crianças também é inato, então para fazer comer de tudo, uma boa opção é misturar alimentos doces com amargos, como colocar pedacinhos de cenoura junto ao espinafre.

Observações:
Cardápio para quem não tem restrições alimentares
As saladas podem ser temperadas com azeite e vinagre (ou limão) à vontade.

* pode ser adoçado com açúcar (até 2 colheres de chá)
** receita no final 
---
Dia 1
Café da manhã:
Iogurte natural (1 pote) com mel (cerca de 1 colher das de chá) e granola caseira** (cerca de 2 colheres de sopa)
Lanche da manhã: banana (1 unidade) com canela (opcional)
Almoço:
Salada de agrião, alface americana, pepino e cebola roxa
Picadinho (carne, cenoura e batata doce branca) – (cerca de 1 concha pequena)
Cuscuz marroquino (cerca de 2 colheres de sopa)
Vagem refogada ou cozida no vapor (cerca de 3 colheres de sopa)
Lanche da tarde: pipoca de panela (cerca de 1 xícara da pipoca estourada) + 1 copo de mate gelado*
Jantar:
Saladona de espinafre, tomate cereja, cebola roxa, queijo de cabra, nozes pecan e grão de bico (cerca de 1 prato fundo cheio)
Sobremesa: abacate amassado* (cerca de 1 tigelinha de sobremesa) com limão
----- 
Dia 2
Café da manhã:
Ovos mexidos (2 ovos caipiras)
Chá verde com gengibre*
Lanche da manhã: 1 mexerica
Almoço:
Salada de alfaces: roxa, americana, crespa + cenoura ralada + com molho de mostarda e mel
Arroz (cerca de 3 colheres das de sopa)
Feijão (cerca de 2 colheres das de sopa)
Mini abobrinha recheada de carne moída (cerca de 2 unidades)
Lanche da tarde: 1 copo de iogurte batido com leite*
Jantar:
Salada de agrião, alface e tomate
“Espaguete” de pupunha (cerca de 2 pegadores de macarrão)
Camarão rosa refogado com alho (cerca de 3 colheres de sopa)
Sobremesa: chocolate 70% cacau (40g)
---- 
Dia 3
Café da manhã: mingau de aveia com canela*
Lanche da manhã: 1 goiaba pequena
Almoço:
Salada de rúcula, alface romana, palmito pupunha e milho
Espetinho de frango **
Brócolis e couve flor refogados
Purê de mandioquinha
Lanche da tarde: pinhão (cerca de 6 unidades) 
Jantar:
Salada verde com manga
Tapioca (1 panqueca) de queijo, tomate e cebola
Sobremesa: abacaxi (1 fatia) com raspas de limão 
---
* Receitas sugeridas:
Granola caseira:
Misturar em uma assadeira aveia laminada com sementes de sua preferência, adicionar melado de cana e misturar bem. Levar ao forno médio/alto por cerca de 20 minutos, mexendo na metade do tempo. Deixar esfriar e guardar em pote de vidro. A granola pode ser feita em diferentes quantidades e ingredientes, de acordo com a disponibilidade dos ingredientes.
A seleção abaixo é a minha favorita:
Aveia laminada + amêndoas cruas + castanhas do pará picadas + sementes de abóbora descascadas + avelãs + nozes pecan + melado.

Espetinho de frango:
Cortar o peito de frango em cubos, temperar com sal e pimenta à gosto e colocar em espetos (palitos de churrasco), intercalando com cebola e tomate cereja.
Levar ao grill para grelhar imediatamente antes de consumir.


Geral: Casamento marca Dia Nacional de Luta da População de Rua em Guarulhos (SP)



O casal se conheceu nas ruas de Guarulhos (SP)

Redação

 O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, foi marcado pelo casamento de dois ex-moradores de rua de Guarulhos. A cerimônia, recheada de emoções, foi realizada no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População de Rua) da Prefeitura de Guarulhos, na Vila Augusta. A data foi escolhida em memória aos 11 anos do massacre da Praça da Sé, onde morreram sete pessoas.

 De véu e grinalda, Marisa Alves da Silva, de 33 anos, tem muito a comemorar: além da festa de casamento, ela recebeu um apartamento do programa Minha Casa Minha Vida, no Pimentas, onde vai morar com Edvaldo Correia da Silva, de 56 anos.

 Os noivos se conheceram por acidente. Marisa vende balas no farol e caiu em uma cratera de onde ele a resgatou. No Centro Pop o casal estreitou os laços de afeto e se apaixonaram. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social  (SDAS) providenciou o tratamento de Edvaldo em uma clínica, para que ele superasse o alcoolismo. Depois de seis meses, ele recebeu alta e está pronto para iniciar uma nova vida ao lado da noiva.

                                                       Avanço

A Prefeitura tem investido com muitas ações na recuperação de pessoas em situação de rua e os resultados confirmam o quanto está dando certo a política pública para esse setor. De acordo com a SDAS, nos últimos três anos, o número de pessoas nessa circunstância caiu de 420 para 296. Ou seja, 124 delas recuperaram a autonomia e os vínculos sociais, e deixaram definitivamente as ruas.

O avanço nessa área se deve principalmente à implantação de cinco novos equipamentos: dois Centros Pop (onde eles são atendidos durante o dia), duas repúblicas (onde eles adquirem independência financeira) e um albergue exclusivo para mulheres (onde as moradoras de rua podem abrigar seus filhos).



Variedades: Fafá de Belém lança novo CD




Aos 40 anos de carreira, Fafá continua bela

Redação

 Com muita música brasileira, Fafá de Belém recebeu na noite desta terça feira, 18, no deck do restaurante Prado, no Jockey Club, no Rio, amigos e jornalistas para audição do seu mais novo álbum, "Do tamanho certo para o meu sorriso". Entre os convidados estavam Chay Sued, Laura Neiva, Alceu Valença, Dira Paes, Glenda Kozlowski, Silvio Cesar, entre outros. 

 O novo álbum traz 10 músicas inéditas com direção do DJ Zé Pedro e da produtora Joia Moderna. A concepção de capa é de Paulo Borges, designer gráfico de Ciça Lucchesi e fotografia de Fabio Bartelt. Além da produção musical e dos arranjos assinados por dois paraenses, neste álbum Fafá canta em grande parte composições de autores conterrâneos, consolidando o seu retorno às origens neste momento tão representativo em seus 40 anos de carreira. 

 O show de lançamento acontece em São Paulo, nos dias 25 e 26 de agosto, no Teatro Itália.
A concepção artística do espetáculo é de Paulo Borges e a produção da gravadora Joia Moderna.