Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Radiografia de Sampa: Praça Marechal Deodoro





Luís Alberto Alves

 Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas em 5 de agosto de 1827. Em março de 1843 teve sua matrícula na Escola Militar, iniciando assim a profissão das armas em que tanto se distinguiu, como a maior parte dos membros da sua família.

 Concluindo o seu curso em 1847, foi no ano seguinte mandado à província de Pernambuco, onde tomou parte na Revolução do Recife até 1849. Em 1858, no posto de capitão, foi nomeado comandante da Escola Militar, partindo no ano imediato para Mato Grosso, onde permaneceu três anos.

 Pelejou na Campanha do Uruguai, em 1864 e, como major, teve papel destacado entre os mais bravos da guerra do Paraguai. Em todas as batalhas sempre revelou o seu grande valor militar e a sua extrema fidelidade ao rigoroso cumprimento do dever, em 1868 foi promovido a coronel, tendo sido condecorado com as mais notáveis insígnias do Império.

 No Combate de Itororó foi ferido por três vezes. Em 1874 foi elevado ao posto de brigadeiro e, em 1884, ao de marechal de campo. Nesta graduação foi escolhido para proclamar a República, em 15 de novembro de 1889, por cuja ação foi alçado ao Posto Especial de Generalíssima. Chefiou o Governo Provisório, ao lado de Floriano Peixoto. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892. O nome da Praça Marechal Deodoro (foto), no bairro de Santa Cecília, Centro de SP, foi oficializado em 1937.