Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Veículos: Suspensão, desgastes e desregulagens podem levar a perda de estabilidade



Luís Alberto Alves/Hourpress
Um sistema complexo e com muitos componentes como é o caso da suspensão, precisa ter ajustes minuciosos e muito bem alinhados. Portanto é necessário que o cliente se mantenha sempre atento no quesito manutenção e revisão.
Além das verificações de item por item, o ideal é que o cliente realize alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros, pois esse procedimento, ao contrário do que possa ser imaginado pelo condutor, não é uma mera formalidade, mas uma importante ação de segurança. 
Dentre braço oscilante, pivô e barra estabilizadora, encontramos também os amortecedores que acabam sendo deixados de lado, mas que podem desgastar muito rápido, dependendo da utilização do veículo. Somente com um carro ajustado, alinhado e balanceado é que o condutor conseguirá perceber irregularidades ao dirigir, bem como a perda de estabilidade em curvas, ou o balanço excessivo em arrancadas, e até mesmo em frenagens. Estes, são potenciais indicadores de desgaste dos componentes do sistema de suspensão.
Como este é um sistema que está preparado para absorver quaisquer irregularidades do solo, ele também acaba sendo, junto com os pneus, os primeiros a serem atingidos. Desta forma, não somente a segurança, como o conforto de quem utiliza o veículo pode ser afetado. Em modelos mais novos, a qualidade dos componentes já está superior, o que permite que com o alinhamento e o balanceamento, sua vida útil seja prolongada.
Por isso, o KDaPeça, plataforma de e-commerce B2B da DPK, orienta que dentro das oficinas, seja reforçada a importância e a necessidade da verificação destes itens de segurança. Vale também lembrar que como os pneus são parte inicial deste contato com o solo, eles também precisam ser verificados e rotacionados, gerando assim maior durabilidade, além da segurança na aderência ao solo. 
Agora que você já sabe como orientar o seu cliente sobre o sistema de suspensão, fique por dentro de todas as novidades e acesse www.kdapeca.com.br

Política: Carnaval de 2020 é o segundo com a Lei da Importunação Sexual em vigor



Lei teve origem em projeto do Senado, aprovado pela Câmara em 2018


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

Este será o segundo Carnaval no Brasil em que estará em vigor a chamada Lei da Importunação Sexual, aprovada pelo Congresso em 2018.
Antes da publicação dessa lei, o Código Penal já punia o estupro – que significa constranger alguém a ter conjunção carnal ou outro ato sexual mediante violência ou grave ameaça.
No caso de pessoa inconsciente pelo uso excessivo de álcool e drogas, o ato é considerado estupro de vulnerável, com pena mais rigorosa, pelo fato de a pessoa não ter o necessário discernimento para a prática do ato e não poder oferecer resistência.
Com a Lei da Importunação Sexual, de autoria da ex-senadora Vanessa Grazziotin, as mulheres ficam mais protegidas, já que qualquer ato não consentido, como beijar a força, passar a mão pelo corpo sem a pessoa consentir ou ejacular em cima da mulher poderá ser punido.
“Esse tipo veio muito no clamor da sociedade quando teve aquele caso da ejaculação dentro do ônibus, mas ele vai poder ser aplicado em outras situações também, como quando você está numa relação com uma pessoa, não dá consentimento e mesmo assim ela passa a mão no seio, por exemplo, invade esse espaço sem o consentimento”, explica a coordenadora dos Núcleos de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal, promotora Mariana Távora.
Avanços necessários
Mas, para a deputada Erika Kokay (PT-DF), só a lei não basta. “É preciso que nós avancemos ainda, para fazer com que a lei se transforme em realidade: capacitar os agentes públicos, criar delegacias das mulheres, instrumentos de denúncia, dar agilidade no processo de apuração”, listou. “Muitas vezes a mulher dá queixa, mas não recebe a prioridade necessária para que a queixa possa ser investigada e para possa haver a punição”, completou.

Na visão da deputada, isso ocorre porque a sociedade por muito tempo naturalizou a objetificação das mulheres. Conforme a parlamentar, é importante romper a lógica de coisificação do corpo da mulher. “A violência no campo da importunação pode levar até mesmo ao feminicídio”, destacou, lembrando que o Brasil é quinto país do mundo em número de homicídios por razões de gênero.
Denúncias anônimas
A promotora Mariana Távora explica que outra mudança importante que veio com a Lei de Importunação Sexual foi a possibilidade de qualquer pessoa denunciar a violência sexual, e o Ministério Público poder processar esse autor da violência independentemente do consentimento da vítima.

“A própria vítima pode ir à delegacia de polícia, registrar um boletim de ocorrência, e o policial não vai mais precisar pedir autorização dela para seguir com o processo, vai ter que seguir com o processo mesmo que ela desista”, afirmou. Além disso, ela lembra que é possível fazer uma denúncia anônima pelos Disque 180, Disque 100 e pela ouvidoria do Ministério Público.
Sem desculpas
No caso dos crimes sexuais, o estuprador ou violador não pode alegar ele mesmo estar bêbado ou drogado ao cometer uma violência, porque responderá pelo crime como se tivesse consciência do que estava fazendo, porque teve consciência ao beber ou se drogar.

O Código Penal já prevê também o crime de violação sexual mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima, como dar comprovadamente droga ou álcool para a pessoa de forma proposital com o objetivo de ter relação sexual.

Política: Privatização da Casa da Moeda prejudicará o Brasil, dizem debatedores



Somos respeitadas no mundo por nossa seriedade, qualidade e segurança em nossos produtos e processos


Luís Alberto Alves/Hourpress/Agência Câmara

A privatização da Casa da Moeda foi criticada nesta quarta-feira (19) em audiência pública interativa na 
comissão mista encarregada de emitir parecer à Medida Provisória (MP) 902/19, que acaba com o monopólio da empresa na fabricação de papel-moeda, moeda metálica, passaporte e impressão de selos de controle fiscal sobre a fabricação de cigarros.
O texto estabelece que a exclusividade para a prestação desses serviços acabará em 31 de dezembro de 2023. De acordo com a nova regra, a Casa da Moeda,  fundada em 1694, prestará serviços de integração, instalação e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos dos fabricantes de cigarro e fornecerá o selo fiscal para esses produtos. Essa integração ocorrerá em caráter provisório até 31 de dezembro de 2021.
Complexo industrial
Ex-diretor técnico da instituição, Carlos Roberto de Oliveira disse que a Casa da Moeda não é uma gráfica apenas, mas um complexo industrial com função histórica e precípua de atender demandas do Estado por produtos seguros, em sua quase totalidade composto por matérias primas, processos e matrizes inacessíveis ordinariamente pelo mercado.

Oliveira destacou que a Casa da Moeda contempla diversas disciplinas, funções e profissões, algumas não encontradas no mercado do trabalho. "A Casa da Moeda vem cumprindo sua missão institucional. Somos detentores de conhecimento que poucos países têm. Somos respeitadas no mundo por nossa seriedade, qualidade e segurança em nossos produtos e processos. Temos tecnologia e capital intelectual para fabricar e exportar cédulas e moedas para qualquer país", afirmou.
Demanda por dinheiro
Diretor da Sociedade Numismática Brasileira, Bruno Henrique Miniuchi Pellizzari destacou que uma das principais razões que levaram à criação da Casa da Moeda foi a necessidade de existir uma instituição nacional que conseguisse suprir a demanda de meio circulante para um país de dimensão continental. A demanda por dinheiro no Brasil, explicou, não parou de crescer com o passar dos anos, tendo atingido picos altíssimos durante os períodos de descontrole econômico, como foi no caso das trocas sucessivas de planos monetários durante a época inflacionaria.

"Uma descentralização da produção de dinheiro pode levar à fragilização do meio circulante, no caso de tentativa de sabotagem à nossa economia. Outro risco diz respeito a instabilidades no país produtor do dinheiro. Fatores como esse podem levar a desabastecimento no Brasil", disse. Ele lembrou que as dez maiores economias globais possuem Casas da Moeda estatais e, em quase a sua totalidade, exclusividade para a confecção das moedas e cédulas do meio circulante de seus respectivos países.
Patrimônio histórico
Presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros, Aluízio Firmiano da Silva Júnior disse que os trabalhadores da Casa da Moeda jamais pensaram que a empresa, que em 8 de março fará 326 anos, estaria hoje correndo o risco de privatização ou descontinuidade na prestação de serviços essenciais ao Estado.

"Os trabalhadores da Casa da Moeda estão tensos. Esse processo vai além da nossa questão corporativa, o que estamos discutindo e o Estado brasileiro e o papel que a empresa teve nos últimos 300 anos e aquilo que poderá acontecer se a gente não tiver o cuidado de preservar esse patrimônio e essa empresa que cuida da segurança nacional, que até dá lucro, mas que poderia não dar pela importância de seu trabalho", relata.
Soberania
Advogado da Casa da Moeda, Rodrigo da Silva Ferreira disse que a maioria dos 190 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) importam dinheiro, e somente 50 nações mantêm impressoras estatais.

"Todos os países de maior liberdade econômica mantêm estatais para a fabricação de dinheiro. Soberania monetária envolve direito e um poder de fato. Ela abrange o direito de emitir, o direito de definir o valor e mudar o valor do dinheiro, e o direito de definir como se dará o uso do dinheiro no território e fora do território."
Ferreira destacou ainda que importar moeda não é confiar no mercado privado, é basicamente confiar em governo estrangeiro.
Falsificação
Diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação que congrega 70 indústrias nacionais, Rodolfo Ramazini destacou que o Brasil perdeu R$ 160 bilhões com contrabando e falsificação de produtos industrializados, em 2019, sobretudo no setor de cigarros e bebidas.

Com o desligamento do Sistema de Controle da Produção de Bebidas (Sicob), a Casa da Moeda perdeu mais de R$ 700 milhões anuais, somente no que diz respeito ao setor de bebidas. Com isso, passou a prevalecer a falsificação, a fraude e a sonegação fiscal, ressaltou.
Na avaliação do senador Jean Paul Prates (PT-RN), a Casa da Moeda é uma empresa indispensável ao Estado brasileiro.
"É uma falácia quando se diz que a atividade da Casa da Moeda é ultrapassada e que caminhamos para um mundo sem moedas. É outra falácia dizer que a Casa da Moeda seria ineficiente e um sorvedouro de dinheiro público. Ela é inseparável do Estado brasileiro, é um braço do Estado brasileiro, e não uma subsidiária. A Casa da Moeda é 'imprivatizável'. Alguém tem interesse nesse mercado bilionário", concluiu.
A comissão mista da MP 902/2019 é presidida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ). O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é o relator da MP, cujo prazo de vigência, já prorrogado, expira em 14 de abril.

Economia: Bancos fecham na segunda e terça-feira de Carnaval


Na Quarta-feira de Cinzas o início do expediente será às 12h


Agência Brasil 


Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Economia: Ipea prevê crescimento maior do PIB do setor agropecuário


Estimativa com base no IBGE passou de 3,2% para 3,4%


Agência Brasil 

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário no país deve apresentar crescimento maior do que o previsto para 2020. A estimativa é do Instituto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que revisou as previsões para este ano.
De acordo com estudo divulgado hoje (21), para 2020 o PIB do setor deve ter alta que de 3,4% a 4,15%, com base em projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa anterior do Ipea era de crescimento de 3,2% a 3,7%, respectivamente.
De acordo com o Ipea, a alta nos cenários para a safra 2019/2020 representa forte aceleração da atividade do setor em relação ao ano passado, quando o crescimento foi de 0,7%, de acordo com a estimativa do instituto. Segundo o estudo, nos dois cenários, o componente que mais deve contribuir positivamente para esse resultado é a lavoura. A estimativa é que a lavoura cresça acima de 3,9% devido principalmente ao crescimento esperado nas produções de soja e café.
No caso da soja, que é o de maior peso na lavoura, as previsões indicam que a produção deste segmento deve crescer entre 7,1% (segundo a Conab) e 8,7% (de acordo com o IBGE). Aliado a isso, é esperada uma alta de dois dígitos na produção de café, 13,1%.
Para a pecuária, as estimativas indicam um crescimento de 3,5% neste ano. O destaque fica com a produção de suínos, com alta de 4,5%. O segmento de bovinos deve apresentar crescimento de 3,5% e a de aves, 2,1%.

Coronavírus

O Ipea chama a atenção para a possibilidade de um efeito da epidemia de coronavírus na China sobre a demanda por produtos agropecuários, apesar do efeito esperado não ser significativo sobre a produção de soja devido ao fato de a cultura já ter iniciado a colheita. No caso da carne bovina, que possui uma produção mais dinâmica, o impacto potencial pode ser maior. A soja, ao lado da carne, é um dos principais itens na pauta de exportações para a China.
"Os problemas enfrentados atualmente pela China, como a implementação de quarentena em diversas cidades e as dificuldades de armazenamento dos contêineres refrigerados nos portos chineses, acarretam dificuldade para a circulação de mercadorias. Apesar das exportações do produto continuarem crescendo, a incerteza em relação ao mercado asiático pode ter sido um dos fatores que contribuiu negativamente para a queda dos preços do boi gordo nos mercados futuros", diz o estudo.
Para o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, a epidemia do coronavírus pode afetar o PIB do setor. “Os efeitos econômicos do coronavírus podem representar um risco para as projeções do PIB agropecuário, uma vez que a demanda externa por carnes e, por consequência, a produção interna podem ser afetadas”, disse o diretor para quem um possível efeito negativo não deve recair sobre a produção da carne suína para a exportação devido a China ainda sofrer as consequências da peste suína africana sobre seus rebanhos.
O estudo aponta ainda o recente acordo Estados Unidos-China como outro fator que pode afetar o PIB agropecuário, especialmente no que diz respeito à soja. Além da soja ser o principal produto agroindustrial exportado pelo Brasil, o país é o maior exportador mundial, com participação crescente no mercado internacional. Esse crescimento vem ocorrendo não só pelo aumento da produção, mas também pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que tirou os americanos da liderança.
Quase 90% da soja importada pela China é proveniente dos EUA (35%) e Brasil (55%). O acordo prevê um aumento de 192% das importações de soja dos EUA para a China em 2020 e de 258% em 2021 (na comparação com 2019).
"Essa meta é claramente inviável, pois representaria um volume maior do que toda a soja produzida nos Estados Unidos atualmente. Ainda assim, haverá uma pressão muito forte no sentido de ampliar fortemente as exportações de soja norte-americanas para a China, certamente deslocando os principais fornecedores. Por se tratar de uma commodity, é sempre possível realocar a oferta brasileira para outros mercados que deixariam de ser atendidos pela soja dos EUA - com todas as dificuldades de redefinições logísticas e contratuais envolvidas)", diz o Ipea.

Geral: Em 90% dos casos de câncer de colo de útero, predomina a incidência de HPV entre mulheres


Vacinação contra o vírus sexualmente transmissível é medida preventiva essencial no combate à doença


Redação/Hourpress

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de colo do útero atinge mais de 16 mil mulheres no Brasil por ano, o que já faz dele o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre a população feminina. A doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. A preocupação acerca dos crescentes índices da doença aumenta quando analisado o principal causador da condição: o contágio pelo chamado papilomavírus humano -- conhecido como HPV.

Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus HPV atinge de forma massiva as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos. Após o contágio, ao menos 5% delas irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa que preocupa os especialistas.

“A cada ano, mais de 500 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo uterino no mundo. Cerca de 300 mil óbitos ao ano são atribuídos a essa doença, o que configura um desafio na saúde mundial, apesar de se tratar de uma doença prevenível. Aproximadamente 90% dos casos ocorrem em países pobres ou emergentes, sobretudo por estratégias de implementação vacinal e programas de rastreio populacional inadequados. A mortalidade nesses países é cerca de 18 vezes maior que em países desenvolvidos. No Brasil, a taxa de mortalidade ajustada para a população mundial de 4,70 óbitos para cada 100 mil mulheres”, revela Michelle Samora, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Segundo a médica, esse tipo de infecção genital é muito frequente, o que pode ocasionar alterações celulares no corpo da mulher, evoluindo para um tumor maligno. “O processo de oncogênese do HPV consiste em algumas etapas principais: infecção pelo HPV de alto risco oncogênico, acesso do vírus ao epitélio metaplásico na zona de transformação do colo uterino, persistência da infecção com integração do genoma viral ao DNA da célula hospedeira. A partir daí, o vírus passa a expressar suas proteínas relacionadas ao câncer, promovendo a imortalização celular. Como conseqüência, a depender da condição de cada indivíduo, ocorrerá o aparecimento das lesões precursoras ou mesmo o câncer”, explica.

Para a Dra. Michelle, a prevenção é um dos principais aliados no combate ao câncer de colo do útero. “A vacinação contra o HPV representa a melhor forma de prevenção primária. Ela resulta numa resposta imune 10 vezes mais eficiente que a viral e está disponível contra os seguintes subtipos: vacina bivalente contra HPV 16 e 18; vacina quadrivalente contra HPV 6,11,16 e 18; e a vacina nonavalente que inclui mais 5 subtipos oncogênicos os 31, 33, 45, 52 e 58. 8.
Todas as vacinas possuem soroconversão próximas a 100%. A duração total do proteção ainda é incerta, estima-se em aproximadamente 9 anos; porém, estudos matemáticos indicam alta concentração de anticorpos por no mínimo 20 anos”.

Em complemento à prevenção primária, a médica destaca os exames periódicos para detecção da doença. “Quando diagnosticado precocemente, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este câncer. Considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos, muitas vezes as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial. Sempre aconselho as mulheres a realizarem os exames como o Papanicolau periodicamente, para que aumentem as chances da doença ser diagnosticada precocemente”, explica Dra. Michelle

Fique atento aos primeiros sinais

O tumor ocorre quando as células que compõem o colo uterino sofrem agressões causadas pelo HPV. Os primeiros sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve. Quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, a mulher pode apresentar um quadro de anemia devido à perda de sangue, além de dores nas pernas, nas costas, problemas urinários ou intestinais e até perda de peso sem intenção. “Os sangramentos podem ocorrer durante a relação sexual, fora do período menstrual e em mulheres que já estão no período da menopausa”, diz a oncologista. Quando detectado, os procedimentos para o tratamento do câncer são cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia. “A cirurgia pode consistir na retirada do tumor ou na retirada do útero, o que pode impossibilitar a mulher de engravidar. Para os estágios mais avançados da doença, são recomendados os tratamentos de radioterapia e quimioterapia”, finaliza a Dra. Michelle Samora.

Geral: Militares das Forças Armadas fazem policiamento nas ruas de Fortaleza


Os militares das Forças Armadas e já atuam no policiamento nas ruas e avenidas de Fortaleza. A presença de tropas federais foi uma solicitação do governador Camilo Santana ao governo federal, que decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Ceará

Agência Brasil
“Acabo de receber telefonema do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, informando que o presidente acaba de atender a nossa solicitação autorizando o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado do Ceará”, publicou em suas redes sociais o governador.
Segundo Camilo Santana, a solicitação foi feita por meio do ofício nº 58/2020. “Já havia sido autorizada também a presença da Força Nacional, aqui no estado, para atuar em conjunto com nossas forças de segurança. Todo o esforço será feito para garantir a proteção dos nossos irmãos e irmãs cearenses. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio do governo federal neste momento”.
A GLO foi estabelecida em cumprimento ao Decreto nº 10.251, de 20 de fevereiro de 2020, envolvendo o emprego de efetivos das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, segundo nota do Ministério da Defesa.
"A operação tem por finalidade a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, contribuindo para o restabelecimento das condições de normalidade no Estado do Ceará, com foco no município de Fortaleza. Por meio de atividades de patrulhamento ostensivo, com revista de veículos e pessoas, e utilização das medidas necessárias para o êxito da operação", informou o ministério.
Força Nacional de Segurança Pública já atua em apoio às forças de segurança do Ceará
Força Nacional de Segurança Pública já atua em apoio às forças de segurança do Ceará - Divulgação: Secretaria de Segurança Pública do Ceará
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará disse, por meio de nota, que tem priorizado as ações na proteção da população cearense para “restabelecer a ordem pública evitando atos de vandalismo e outras condutas de insubordinação por parte de militares no Ceará”. Até o momento, quatro policiais militares estão presos e vão responder por atos criminosos.

Inquéritos

A Polícia Civil informou que até essa quinta-feira (20), pelo menos 300 Inquéritos Policial Militar (IPM) haviam sindo instaurados na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário para investigar atos de indisciplina e vandalismo. “Todos os investigados sofrerão as punições previstas em lei e serão excluídos da folha de pagamento deste mês pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Os militares que abandonarem o serviço sofrerão as mesmas sanções”.

Carnaval

Algumas cidades do ceará, entre elas, Milagres, Forquilha, Canindé e Paracuru, as prefeituras anunciaram a suspensão dos eventos carnavalescos. Os prefeitos alegam a falta de segurança por causa da paralisação dos policiais militares.

Geral: Corpo do ex-PM Adriano é liberado para sepultamento após segundo exame


Nova perícia não apontou sinais evidentes de tortura


Agência Brasil 

O corpo do ex-policial militar Adriano da Nóbrega foi liberado, nesta sexta-feira (21), pela Polícia Civil, para sepultamento. A liberação só foi possível após a segunda perícia, realizada na noite de quinta-feira (20), no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro (IML-RJ), por ordem da Justiça da Bahia.
O novo exame não apontou sinais evidentes de tortura, segundo o médico legista Talvane de Moraes, que acompanhou a necrópsia como convidado dos legistas contratados pela família de Adriano, Francisco Moraes Silva e Ari Fontana, que vieram do Paraná.
Novos exames laboratoriais serão feitos para complementar o laudo, que deverá ser apresentado à Justiça baiana em 15 dias.
Além dos peritos do IML do Rio, estiveram presentes duas advogadas da família, uma irmã de Adriano e um representante do Ministério Público da Bahia. O procedimento começou às 16h30 e se estendeu até as 21h.
O novo exame foi determinado pelo juiz da comarca de Esplanada (BA), Augusto Yuzo Jouti, que atendeu pedidos do MP da Bahia e de familiares do ex-policial, morto no último dia 9 de fevereiro, em confronto com policiais baianos.

Variedades: Adryana Ribeiro canta os maiores sucessos de Beth Carvalho no Teatro Gazeta

Show acontece no dia 29 de fevereiro em São Paulo


Redação/Hourpress

No dia 29 de fevereiro, Adryana Ribeiro se apresenta no Teatro Gazeta cantando os grandes sucessos de Beth Carvalho. Desde que começou a fazer sucesso, na década de 1970, Beth se tornou uma das maiores intérpretes do gênero, ajudando a revelar nomes como Luiz Carlos da Vila, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, o grupo Fundo de Quintal e Arlindo Cruz.
Já a cantora e compositora Adryana ficou conhecida por fazer parte do grupo Adryana e a Rapaziada, e por interpretar grandes canções como "Só Faltava Você", "Tudo Passa", "Fim de Noite" e "Saudade Vem".
Os ingressos custam entre R$30 e R$60 e podem ser adquiridos através do site www.bilheteriaexpress.com.br
Serviço:
“Adryana Ribeiro Canta Beth Carvalho”
Quando: 29 de fevereiro | Sábado às 21h00
Onde: Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900 - Térreo - Próximo ao Metro Trianon - São Paulo – SP
Classificação: Livre
Preços:
Meia - R$ 30,00 + R$5,10 de taxa de serviço
Estudantes: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação (apresentar boleto original do mês, caso a carteirinha de estudante não tenha validade vigente), aposentados, pessoas acima de 60 anos, professores da rede pública.
Antecipado - R$ 40,00 + R$ 6,80 de taxa de serviço
Lote Promocional. Pode ser comprado por qualquer pessoa até 1 dia antes do evento.
Inteira - R$ 60,00 + R$10,20 de taxa de serviço
Pode ser comprado por qualquer pessoa.

Variedades: Sambas enredos de quando o Carnaval era popular


As escolas ainda não tinham entrado no esquema comercial do Carnaval


Luís Alberto Alves/Hourpress

Divulgação
Desfile de escola com samba enredo bonito é artigo do passado. Hoje, os compositores cariocas e paulistas entraram na era descartável. Letras sofríveis e melodias ruins predominam. Pouca gente lembra do samba que fez sucesso em 2017 ou 2019. 
Porém nas festas de final de ano, em qualquer mesa de bar, alguém recordará de alguns sambas, de mais de 45 anos atrás, que até hoje continuam na boca do povo. O motivo? As escolas ainda não tinham entrado no esquema comercial do Carnaval, onde os bambas das comunidades carentes perderam lugar para "modelos" e  participantes dos bigs brothers da vida, que precisam passar por aulas para dançar samba.
Em 1974, a dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim levou para avenida "O Mundo Melhor de Pixinguinha", gravado em disco por Jair Rodrigues. Até hoje seus versos fazem sucesso: "Lá vem Portela/ com Pixinguinha em seu altar/ e o altar da escola é o samba que a gente faz e na rua vem cantar/Portela, teu carinhoso reino é oração/pra falar de quem ficou como devoção em nosso coração"...
Em 1980, a Mocidade Alegre levou para avenida o samba "Embaixada de Sonho e Bamba", de Barbosa,Crispim e Praxedes, que dizia em alguns trechos: "...O arauto anunciou/abre as portas do palácio/que a embaixada chegou/ hoje é festa em Pernambuco/ para o governador/que cortejo alucinante/ de batás e agogôs..." Ela foi campeã e esse samba entrou na memória dos sambistas de bom gosto.
No ano de 1982, a escola União da Ilha apresentou o samba "É Hoje", autoria de Didi e Mestrinho". Fez tanto sucesso que acabou gravado por Simone e Caetano Veloso, anos depois. Novamente predominaram versos simples e melodia bonita: "A minha alegria atravessou o mar e ancorou na passarela/fez um desembarque fascinante/no maior show da terra/será que eu serei o dono desta festa/um rei no meio de uma gente tão modesta.."
"E por falar em saudades" foi o samba enredo da Caprichoso de Pilares, no Rio de Janeiro. Os compositores Almir de Araújo, Balinha, Marquinho Lessa, Hércules e Carlinhos de Pilares, de forma irônica, criticaram as mazelas do governo no Carnaval de 1985: "Saudade, ô/meu carnaval é você/caprichosamente/vamos reviver, vamos reviver/na fantasia de um eterno folião/o bonde/o amolador de facas/o leite sem água/a gasolina barata/aquela seleção nacional/e derreteram a taça na maior cara de pau..."
Em São Paulo, ainda na época dos desfiles na Avenida Tiradentes, a Vai-Vai (atualmente no Grupo de Acesso 1) apresentou, no Carnaval de 1978, um de seus sambas mais lindos: "Quem entra na arca de Noel Rosa não sai mais". Autoria de Lírio e Osvaldinho da Cuíca, a letra e melodia eram impecáveis, principalmente o refrão: "Noel, Noel, Noel/ essa linda noite é sua/o Vai-Vai está em festa/neste carnaval de rua..." Este samba conseguiu fazer sucesso em todo o Brasil, num tempo em samba tocava muito pouco em rádio.
No ano de 1983, o enredo "Meu gosto abraçado à ilusão" fez a Nenê de Vila Matilde (hoje no Grupo de Acesso 1) levar outro samba enredo que ficou na memória do povo, principalmente da Zona Leste. Também tinha letra e melodias bonitas, que alinhadas à famosa bateria da escola, respeitada até no Rio de Janeiro, fez a cabeça de muita gente naquele ano.
De autoria de Armando da Mangueira, Oswaldo Arouche e Biguinhoesse samba tinha refrão valente: "Sou a viola/sou a lua que clareia/realidade de um sonho que vagueia/sou ilusão/sou o samba pé no chão..."Infelizmente este estilo de samba e Carnaval já desapareceram, predominando uma festa, que há muito tempo deixou de ser popular.
"O Mundo Melhor de Pixinguinha",  escola de samba Portela em 1974
"Embaixada de Sonho e Bamba", escola de samba  Mocidade Alegre em 1980
"É  Hoje", escola de samba União da Ilha em 1982
"E Por Falar em Saudade'', escola de samba Caprichosos de Pilares
"Quem Entra na Arca de Noel Rosa não Sai Mai", escola de samba Vai-Vai em 1978
"Meu Gosto Abraçado à Ilusão", escola de samba Nenê de Vila Matilde em 1983

Variedades: Entenda os riscos de não se prevenir sexualmente no Carnaval


Para que você entenda o risco de não se prevenir, a Dra. Karina lista as DSTs e os danos causados à saúde


Redação/Hourpress


Arquivo
Todos os dias, mais de 1 milhão de pessoas entre 15 e 49 anos contraem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso equivale a mais de 376 milhões de novos casos anuais de doenças como clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis.
 
“São doenças transmitidas pela relação sexual sem proteção. Com o carnaval se aproximando, época em que muitos caem na folia e abusam do álcool, nunca é demais reforçar a importância do uso de preservativo”, alerta a Dra. Karina Tafner, ginecologista e obstetra, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pela Santa Casa, e especialista em reprodução assistida pela FEBRASGO.
 
Para que você entenda o risco de não se prevenir, a Dra. Karina lista as DSTs e os danos causados à saúde:
 
HIV
É a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causadora da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.
 
Sífilis
Infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. Surge 20 a 30 dias após o contato sexual, como uma úlcera genital indolor. A úlcera desaparece após alguns dias, mas, se não tratada a doença, pode evoluir para estágios mais avançados, podendo levar à morte.
 
Gonorreia
Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. O quadro clínico é variado na mulher, podendo ser “silenciosa” (assintomática), até causar quadro grave de cervicite (inflamação da cerviz, cérvix ou cérvice, que é a parte mais estreita do colo uterino).
 
Tricomoníase
É causada pelo protozoário Trycomona vaginalis. Na mulher, causa corrimento esverdeado, abundante e fétido. Não há sintomas em homens.
 
Clamídia
Bactéria que pode causar desde um discreto corrimento até Doença Inflamatória Pélvica, que se caracteriza por febre e intensa dor pélvica. Se não tratada, pode evoluir para sepse e morte.
 
Condiloma acuminado
É causada pelo Human Papiloma Vírus (HPV), que está relacionada ao câncer de colo do útero e ao câncer do pênis. Na vulva e no pênis, se caracteriza por pequenas verrugas.
 
Herpes simples
Infecção viral que se manifesta através do surgimento de pequenas bolhas muito doloridas ao redor da boca ou dos lábios genitais, que estouram e formam lesões crostosas.
 
Cancro mole
Causada pela bactéria Haemophilus ducrey. O quadro clínico se caracteriza pelo aparecimento de lesões dolorosas na região genital. A secreção dessas feridas pode contaminar diretamente, sem ter relações sexuais, outras pessoas e outras partes do corpo.
 
Mycoplasma genitalium
É uma bactéria de transmissão sexual que causa doença semelhante à clamídia e à gonorreia, mas com uma secreção mais transparente.
 
Hepatite B e hepatite C
São transmitidas, principalmente, pelo contato com sangue contaminado, mas também por relação sexual. A transmissão sexual da hepatite C é pouco frequente, com menos de 3% em parceiros estáveis, mas ocorre em pessoas com múltiplos parceiros, sem uso de preservativo. Além disso, a coexistência de alguma DST – inclusive o HIV – é um importante facilitador dessa transmissão.
 
HTLV (Vírus Linfotrópico T humano)
Há dois subtipos: HTLV-1, que pode causar um quadro raro de leucemia e de doenças neurológicas, e o HTLV-2, com quadro clínico ainda não estabelecido.

“A maneira mais eficaz de evitar uma DST é utilizar a camisinha, tanto a feminina quanto a masculina, seja no sexo anal, vaginal e oral”, reforça Karina Tafner.
 

Variedades: Bloco do Bita chega à São Paulo para animar o carnaval do Espaço das Américas


Show especial de Carnaval do Bita acontece no dia 22 de fevereiro 


Redação/Hourpress

Podem preparar a fantasia, o confete e a serpentina! No Bloco do Bita a criança é a grande protagonista, mas toda a família se diverte ao som das canções que conquistaram o Brasil pela originalidade, criatividade e educação com inclusão. O Mundo Bita está de volta ao Espaço das Américas, dia 22 de fevereiro, com seu show especial de carnaval para animar os pequenos e os grandões.
A experiência tem início com brincadeiras coordenadas por brincantes do bloco. Na sequência, vem o estandarte do Bigode Laranja puxando o Boneco Gigante do Bita, e uma Orquestra de músicos que entoará grandes clássicos do Mundo Bita em ritmo carnavalesco.
A seguir, é hora da apoteose, com o Show do Bita Especial de Carnaval, em que a Lila, o Tito e o Dan, com suas fantasias preferidas, apresentam no palco, junto ao Bita, grandes sucessos de seus álbuns. Claro, não vai faltar a canção "Carnaval do Bita" - um hino à alegria e à valorização da cultura brasileira. A interpretação fica a cargo da personagem Flora, que guia a aventura e garante muita interação com a plateia.
Brinquedos: Piscina de Bolinha, Cama Elástica e Espaço Baby (gratuitos durante todo o evento).
São 11 músicos na orquestra, tocando os grandes sucessos do Mundo Bita, como “Fazendinha”, “Dinossauros” e “Carnaval do Bita”.
Serão 03 horas de duração. Na primeira hora haverá uma Banda Carnavalesca tocando as músicas do Mundo Bita, acompanhados do Boneco Gigante e Porta Estandarte. Na sequência haverá o Show do Bita – Especial de Carnaval. E pós espetáculo, o Bloco do Bita voltará com a orquestra, boneco e porta estandarte para dispersão. E no local haverá brinquedos como piscina de bolinha, pula pula, e espaço baby. Todos gratuitos durante todo o evento.
Venham todos e divirtam-se em família com o Bloco do Bita 2020!!! Os ingressos para esta grande folia já estão à venda nas bilheterias do Espaço das Américas ou através do site (https://goo.gl/xgibPV). Os preços variam entre R$ 30,00 e R$ 200,00, além do "Ingresso Solidário" que dá 20% de desconto no valor inteiro do ingresso, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível no dia do evento (exceto sal e fubá).

Serviço – Bloco do Bita | Espaço das Américas 
Show: Bloco do Bita no Espaço das Américas 
Data: 22 de fevereiro de 2020 (sábado)
Abertura da casa: 14h30Início do show: 15h
Censura: Livre 
Local: Espaço das Américas (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP)