Postagem em destaque

Crônica: Igual peixe, algumas pessoas morrem pela boca

Divulgação Ficava vidrado ao cortar o torresmo e ver a gordura escorrer no prato Astrogildo Magno Juca adorava comida gordurosa. Fã de...

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Túnel do Tempo: Morre Marilyn Monroe





Marilyn, a musa platinada de Hollywood
http://static1.planetasaber.com/web/img/pt-BR/shim.gif

Luís Alberto Alves

Hollywood: No dia 5 de agosto de 1962, a atriz Marilyn Monroe é encontrada morta devido a uma dose excessiva de barbitúricos. Amante do presidente John Kennedy e depois de seu irmão Robert, uma das musas de Hollywood virou imenso arquivo de informações do governo dos Estados Unidos. Suspeita-se que Marilyn tenha sido morta pela máfia e outra corrente afirma que a CIA (o serviço secreto do governo americano) a retirou de cena para sempre.

Radiografia de Sampa: Rua Basílio da Gama




Luís Alberto Alves

José Basílio da Gama nasceu na província de Minas Gerais em 1741. Estudou no Colégio dos Jesuítas do Rio de Janeiro e depois na Universidade de Coimbra. Por ter apoiado a seus mestres, perseguidos por Pombal, Basílio foi degredado para Angola.

 Decidiu, então, o jovem escritor conquistar a amizade do poderoso estadista. Assim, dedicou versos a uma das filhas de Pombal, e de fato, não só foi perdoado, como também recebeu honras.


 Escreveu depois o poema épico "Uruguai", muito discutido pela crítica e que lhe rendeu méritos pela beleza das descrições. Pertenceu à Academia Real das Ciências de Lisboa e foi escolhido para patrono da cadeira "número 4" da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Lisboa em 31 de julho de 1795. A Rua Basílio da Gama (foto) fica no Centro, próximo à Avenida São Luiz.

Geral: tradicionais festas de casamento se inovam



Luxo na hora do eterno sim

Redação
 São realizados no Brasil mais de 1 milhão de casamentos por ano, número equivalente a quase 3 mil celebrações por dia ou simplesmente, dois casamentos por segundo, de acordo com dados do IBGE. Com tantas cerimônias acontecendo, não é de se espantar que esse segmento viva em constante expansão e inovação.
  Com o passar dos anos, a forma como esses eventos acontecem vêm mudando, e o tradicional jeito de dizer "sim" está dando espaço para a criatividade. Independente da religião e das crenças, um dos fatores que mais se transformaram nesses últimos anos, foi o lugar para realizar a comemoração.
 Não existe mais aquela obrigação de se casar na igreja e os espaços para eventos têm encantando ainda mais os casais, que preferem a comodidade de realizar o casamento e a festa em um mesmo lugar. Além de tornar o evento mais intimista e personalizado, ideal para aqueles que querem mudar o tom institucional do casamento e fazer deste dia, algo que represente os gostos e personalidades de cada um.
 Com relação às inovações que surgem no segmento, os profissionais do ramo buscam cada vez mais opções para tornar este dia especial, algo íntimo e contemporâneo ao mesmo tempo, mas sem perder o simbolismo que a ocasião pede. Uma das escolhas mais importantes que os noivos precisam fazer durante o planejamento do casamento é definir o estilo do evento. Afinal, essa decisão irá afetar praticamente todos os outros elementos.
 “Ao escolher realizar o casamento fora dos locais tradicionais, os noivos ganham total autonomia nas outras decisões. Estes espaços são muito mais flexíveis o que permite que os noivos possam colocar os seus sonhos em prática. Aqui, todas as ideias são ouvidas e tentamos concretizá-las da melhor maneira. O importante é que os noivos se sintam em casa e curtam cada momento”, comentou Larissa Coelho, gerente de eventos do Lugar 166.
 Mas, além dos organizadores e assessores de casamento, toda a equipe precisa estar em sinergia e para isso, é preciso selecionar muito bem os fornecedores. Compondo a equipe da casa, a cozinha fica por conta da experiente Chef Ana Luisa Lobato, que através de combinações gastronômicas harmônicas prepara os pratos com requinte e a sofisticação que o evento pede.
  Após a definição do cardápio, entra em cena o decorador, o responsável por transformar as ideias dos noivos em realidade. “Para definir a decoração é preciso levar em consideração diversos itens para que tudo fique harmônico, criando um cenário único. O evento pode ser clássico, rústico, vintage, temático, moderno, sóbrio, clean ou romântico, o importante é saber combinar o mobiliário com os arranjos, as cores com os objetos escolhidos para personalizar o evento, enfim, é preciso entender o estilo dos noivos e tornar tudo isso, uma realidade, sem perder o charme. Bom gosto e criatividade são as peças fundamentais para ter sucesso”, afirmou Bruno Macedo da Venturinelli Decoração.
 Outro grande responsável pelo sucesso do evento é o DJ. "Saber definir o setlist e o momento certo para a entrada de cada música é crucial. Levar boas vibrações a todos os convidados é nossa função e por isso, quando entro em cena meu objetivo é fazer com que a próxima música sempre seja melhor do que a anterior, assim, ninguém sai da pista” – resume o DJ da casa Talvane Jose Castro. No estilo tradicional, com mais ou menos detalhes, moderno ou mais ao estilo anos 60, não importa, desde que o “Sejam felizes para sempre” seja dito e sentido da melhor forma possível.
                                                  Lugar 166
 Localizado no coração da Zona Sul de São Paulo, o Lugar 166 foi projetado minuciosamente pelas arquitetas Maristela Fraciolli e Regina Junqueira. Ocupando um espaço de 200m² e com um pé direito de 5m. a casa possui muito verde e um delicado jardim vertical, o que traz um encantador ar de varanda para o espaço. A gastronomia é um item a parte, durante o dia, o Lugar 166 funciona como um requintado restaurante, comandado pela Chef Ana Luisa Lobato. Há 10 anos na região, conta com a expertise e dedicação de 23 parceiros, diretos e indiretos, que trabalham para tornar cada detalhe o mais encantador possível. Saiba mais em: www.lugar166.com.br


Geral: Fonoaudióloga ensina exercícios para pacientes com paralisia facial





Redação
 O nervo facial esta diretamente ligado a necessidades fisiológicas essenciais para a saúde emocional e física do ser humano como:  sensibilidade gustativa, expressões faciais, lacrimejamento, entre outros. Quando, após um trauma, o movimento facial é interrompido, seja ele parcial ou total, chamamos de paralisia facial.
 São muitas as causas que podem afetar o funcionamento do nervo facial e ocasionar a Paralisia Facial Periférica (PFP). A mais comum, a Paralisia de Bell, na maioria das vezes corresponde a uma resposta do nosso corpo a um vírus (herpes, por exemplo), já que em contato com ele, o nervo "incha" dentro do canal ósseo e é pressionado, causando a lesão.
 Para tratar essa estagnação, que geralmente acontece apenas em um lado do rosto, a fonoaudiologia tem papel indispensável.  Após o diagnóstico, o objetivo das atividades de fonoaudiologia é manter o metabolismo muscular ativo no lado paralisado, evitando atrofia da musculatura lesada e manter o esquema corporal facial preservado, direcionando ou organizando o crescimento axonal durante as três fases da paralisia (Flácida, reinervação e sequela) .
 “No primeiro exame clínico temos que analisar a postura da face, observando o que de fato está acontecendo. São exigidos  movimentos específicos dos lábios, testa e olhos, além da ausência dos movimentos, simetria, mastigação, entre outros, para enfim dar o diagnóstico e iniciar o tratamento, explicou a Dra. Adriana Saad, diretora da Central da Fonoaudiologia”.
Os exercícios fonoaudiólogos que ajudam na reabilitação da paralisia facial são diversos, e cada um corresponde a um estágio do trauma. Durante a fase flácida o profissional estimula o local com batidas rápidas com as pontas dos dedos na área estagnada, para aumentar a tonicidade da musculatura relaxada e melhorar a vascularização sanguínea da região. “O ideal é fazer o movimento do queixo em direção à testa, durante dois minutos, descreveu Adriana”
 Ainda na fase flácida, são feitos também os exercícios miofuncionais isométricos com a finalidade de adequação muscular. O paciente precisa contrair o musculo paralisado e junto realizar a massagem indutora. Como exemplo dessas técnicas miofuncionais, o "Corrugador do Supercílio" é bem comum: deve-se contrair o músculo, fazendo "cara de bravo", manter a contratação e realizar a massagem indutora com o dedo indicador, no sentido da sobrancelha em direção à glabela (espaço entre as sobrancelhas).
 Já na fase de reinervação, entra em cena os exercícios isotônicos que são movimentos mais expressivos como boca de peixe, beijo de bico entre outros que fortalecerão a musculatura facial, em seguida, as sequelas são tratadas até a alta do paciente também com exercícios miofuncionais.  
 Com tudo, a paralisia deve ser avaliada minunciosamente e as técnicas realizadas de acordo com cada uma das fases, pois, uma vez que os exercícios  sejam realizados de maneira inadequada o quadro do paciente pode piorar.
 Segundo a Dra. é importante a que avaliação seja feita o mais rápido possível e que o paciente mantenha o controle emocional, uma vez, que apesar de inicialmente a condição assustar, o tratamento é possível e garante uma recuperação em alguns casos de até 100%.
Sobre Adriana Saad: Profissional com 19 anos de experiência em disfagias, distúrbios da comunicação, neurológicos e audiológicos. Graduada em fonoaudiologia para UNOPAE – Universidade no Norte do Paraná. É especialista em disfagia pelo CEFAC, com aprimoramento  pelo Hospital das Clínicas, Adriana também é diretora da Central da Fonoaudiologia, empresa especializada em tratamentos home care. Conheça mais em: www.centraldafonoaudiologia.com.br



Geral: Governo federal defende calçadas “inteligentes” nas cidades




  
Modelo de calçada inteligente amplia a mobilidade urbana

Redação

O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Luís Ramos, participa do Connect Smart Cities para falar sobre o tema “Calçadas e sinalização para pedestres, o primeiro passo na mobilidade urbana”. O objetivo é ressaltar a importância da democratização da mobilidade não veicular, para que assim todos, independente de idade ou deficiência, possam ampliar sua mobilidade.

Como as calçadas inteligentes e a sinalização para pedestres podem contribuir para a mobilidade urbana?

Na medida em que as calçadas permitam a circulação livre e desimpedida de barreiras a todas as pessoas, garantindo assim a possibilidade de circulação de pessoas com mobilidade reduzida, amplia-se a capacidade do cidadão em circular, e assim sua mobilidade. A sinalização adequada, incluindo aí a utilização de sistemas com tecnologia incorporada de alerta e orientação a pessoas com deficiência, também cria condições para que mais pessoas circulem ampliando assim sua mobilidade.

Qual o modelo adequado de calçadas para as cidades inteligentes? 

Luís Ramos - Aquela livre de barreiras, com redes de infraestrutura ordenadas de forma compartilhada, preferencialmente enterradas e que permitam a livre circulação de pedestres, com grau adequado de sinalização de orientação.

Quais os benefícios que as calçadas inteligentes podem proporcionar aos pedestres?

Luís Ramos -  O primeiro é democratizar a mobilidade não veicular, permitindo que todos, independente de idade ou de ser uma pessoa com deficiência, possam ampliar sua condição de mobilidade. O outro é que, ao agregarmos modernas tecnologias de sinalização, ampliamos ainda mais as condições de circulação com segurança para uma maior parcela da população.

Como deve ser realizada a sinalização para os pedestres?

Luís Ramos -  Seguindo as normas técnica se a legislação incidente, com sinalização de alerta e de orientação,  com tecnologia passiva, o que inclui pintura no solo, materiais com texturas adequadas  e contraste visual, além de tecnologias de sistemas ativos como semáforos com sinalização sonora, por exemplo.

De que forma a circulação do pedestre é priorizada?

Luís Ramos -  Tornando a passagem do pedestre a referencia para a calçada, ao invés de priorizar o acesso à entrada de veículos nas edificações. As calçadas devem ser planas, sem degraus e com materiais adequados.

Geral: Seiko lança linha inspirada em modelos clássicos




Redação


A Seiko, marca inovadora japonesa de relógios masculinos e femininos, apresenta ao mercado brasileiro sua linha inspirada nos clássicos de maior sucesso, acompanhando a tendência de usar referências da metade do século passado. São quatro novos modelos redesenhados com criatividade e visão para trazer o passado para o presente, e projetando os relógios para o avanço do futuro.

Todos os modelos são automáticos, possuem caixa em aço, fundo rosqueado e transparente, e vidro em cristal mineral hardlex, sendo que no modelo 7S26EB esse vidro é facetado, agregando versatilidade. As pulseiras são em aço ou em couro legítimo.

Geral:Dia dos pais, 10 orientações para não se endividar


Falta de planejamento aumenta as dívidas

 
Reinaldo Domingos


Aquele que tanto fez por nós desde o dia em que nascemos será homenageado no próximo domingo (09). Pai é a figura que passa segurança e tranquilidade e nos transmite os maiores ensinamentos, para que nos tornemos adultos decentes e conscientes. Por isso, no Dia dos Pais, tentamos presenteá-lo da melhor maneira possível, muitas vezes, a qualquer custo.
 
Mas é importante entender que não é o valor do presente que será capaz de demonstrar nossa gratidão, amor e carinho. É claro que gostamos de ver o sorriso e a satisfação deles em receber algo que tanto queria, no entanto, é preciso que se planeje para que isso aconteça da maneira correta e não que seja sinônimo de endividamento.
 
Acredite, o sonho de qualquer pai é ver os filhos bem e saudáveis, em todos os aspectos, inclusive no financeiro. E já que nem eles e nem nossos avós tiveram a oportunidade de se educar financeiramente, esse processo pode começar agora, por meio de livros, cursos e palestras sobre o tema. O Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade não só para celebrar, mas também para ser um marco de mudança na vida de toda a família em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros.
 
Um exemplo básico de como não somos educados financeiramente é o fato de não nos programarmos, já no início do ano, para todas as datas comemorativas. Elas já são estabelecidas, só precisamos sentar, decidir o que queremos presentear em cada uma dessas ocasiões, fazer as contas, ajustar e começar a poupar. Dessa maneira, conseguimos comprar à vista e com desconto e ainda evitamos ficar pagando parcelas que se acumulam com outras, formando uma bola de neve, ou mesmo apelar para empréstimos, gastando com juros.
 
Desenvolvi outras orientações para comprar nesse Dia dos Pais sem comprometer o orçamento financeiro mais do que deve:
 
1. Busque um presente diferente, com pouquíssimo investimento e que beneficiaria toda a família;
2. Certifique-se do que o pai está precisando e una o útil ao agradável. Pesquise em vários lugares antes de decidir onde irá comprar;
3. Respeite sua situação financeira para comprar um presente que caiba no seu bolso. Nessa época, o comércio faz muitas promoções, basta analisar e ver se vale a pena;
4. Junte-se com os irmãos e mãe para dividir o valor do presente;
5. Caso não tenha guardado dinheiro, procure saber quanto de prestação cabe realmente em seu orçamento mensal;

6. Se seu pai estiver endividado, ajude-o a sanar esse problema, mas dê a ele também um livro ou curso de educação financeira, para que isso não ocorra novamente;
7. Cuidado com presentes que possam ter custos agregados, como celular, cachorro, entre outros;
8. Convidar para almoçar/jantar em um restaurante que ele goste, ou mesmo preparar um almoço especial pode ser um presente bastante agradável;
9. Se for levá-lo para uma viagem, pesquise em diversas agências, pois o preço dos pacotes pode variar;

10. Caso não dê para comprar nenhum dos presentes que você tinha em mente, converse com o seu pai e planeje-se para poder presenteá-lo em outra ocasião.
 

Geral: Site de relacionamento faz pesquisa sobre ter filhos após os 40 anos



Estudo revela opinião de importante faixa da população

Redação

O conhecido site de relacionamento pesquisou nas faixas de 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60 a 69 anos se os homens que já são pais querem ter filhos novamente; e se homens que não têm filhos querem ser pais pela primeira vez. Com 23,1 milhões de páginas vistas, dois milhões de visitantes, 81 mil cadastros e 27 casamentos feitos em pouco mais de dois anos e meio, o site de relacionamento Coroa Metade (www.coroametade.com.br) é voltado para pessoas maduras, a partir de 40 anos, que procuram na Internet alguém com os mesmos valores e objetivos para compartilhar os bons momentos da vida a dois. Hoje, cerca de 45% dos usuários são homens – 61% deles têm filhos e 39% não. 

 O site de relacionamento Coroa Metade fez uma instigante pesquisa para o Dia dos Pais. Pesquisou entre os usuários do site, nas faixas de 40 a 49 anos, 50 a 59 e 60 a 69, se os homens que já são pais querem ter filhos novamente; e se homens que não têm filhos querem ser pais pela primeira vez. Hoje, cerca de 45% dos usuários são homens – 61% deles têm filhos e 39% não.  Com 23,1 milhões de páginas vistas, dois milhões de visitantes, 81 mil cadastros e 27 casamentos feitos em pouco mais de dois anos e meio, o site de relacionamento Coroa Metade (www.coroametade.com.br) é voltado para pessoas maduras, a partir de 40 anos, que procuram na Internet alguém com os mesmos valores e objetivos para compartilhar os bons momentos da vida a dois.

 A pesquisa foi realizada de forma “passiva’, de acordo com os dados preenchidos no cadastro pelos cerca de 44.500 homens do site. (veja também, para comparação, os resultados da pesquisa entre as mulheres). Os números apurados são os seguintes:

 Homens sem filhos em relação a ter filhos:
 De 40 a 49 anos:
63,7% não pensam nisso no momento
17,6% não quer ter filhos
18,7% quer ter filhos

De 50 a 59 anos:
50,5% não pensa nisso no momento
39,2% não quer ter filhos
10,3% Quer ter filhos
 De 60 a 69 anos:
34,6% não pensa nisso no momento
55,8 % não quer ter filhos
9,6% quer ter filhos
 Homens com filhos em relação a ter filhos:
 De 40 a 49 anos:
65,1% não pensam nisso no momento
27,5% não quer ter filhos
7,4% quer ter filhos
                                         
De 50 a 59 anos:
47,4% não pensa nisso no momento
49,9% não quer ter filhos
2,7% quer ter filhos
 De 60 a 69 anos:
31,6% não pensa nisso no momento
68,4% não quer ter filhos
0% quer ter filhos.

Já os resultados da pesquisa entre as mulheres são os seguintes:
 Mulheres sem filhos em relação a ter filhos:
 De 40 a 49 anos:
52,8% não pensam nisso no momento
31,1 % não quer ter filhos
16,1% quer ter filhos
De 50 a 59 anos:
34% não pensa nisso no momento
64,6% não quer ter filhos
1,4% quer ter filhos
 De 60 a 69 anos:
26,1% não pensa nisso no momento
73,9 % não quer ter filhos
0% quer ter filhos

Mulheres com filhos em relação a ter filhos:
 De 40 a 49 anos:
35,7% não pensam nisso no momento
62,2% não quer ter filhos
2,1% quer ter filhos


De 50 a 59 anos:
15% não pensa nisso no momento
84,5% não quer ter filhos
0,5% quer ter filhos
 De 60 a 69 anos:
15,7% não pensa nisso no momento
83,8% não quer ter filhos
0,5% quer ter filhos.


Variedades: Gabi Luthai convoca seus fãs em campanha de pré-lançamento do seu novo álbum




Gabi Luthai já conquistou diversos fãs

Redação
 Desde seu primeiro vídeo na internet, Gabi Luthai soube muito bem utilizar a ferramenta e conseguiu diversos fãs e admiradores. Por conta disso, a cantora faz questão de estar próxima do seu público e lançou recentemente uma campanha de pré-lançamento do seu novo álbum no site de financiamento coletivo Kickante. 
 “Quando postei o primeiro vídeo no YouTube jamais imaginei que pudesse alcançar tantas pessoas e é bom saber que não estou sonhando sozinha. Nesses meus cinco anos de canal, nunca experimentei gravar algo motivado apenas pelo meu gosto pessoal, sempre compartilhei com meus fãs e a ajuda de vocês sempre foi importante para alcançar meus objetivos e realizar meus sonhos”, declarou Gabi. 
 A participação do público é importante não só para viabilizar o projeto, mas serão seus fãs os responsáveis pela escolha do repertório do seu novo disco só de inéditas. Além disso, por meio da pré-venda exclusiva, é possível adquirir o CD e participar de experiências exclusivas como hangouts, pocket shows, ter o nome no encarte do CD, ouvir a máster no estúdio, até jantar no Paris 6 com a cantora. Tudo isso só demonstra a importância que seus fãs têm em sua trajetória e como a Gabi faz de tudo para mantê-los próximos e participando ativamente de sua carreira. 
 A música sempre foi a paixão da cantora e a coisa começou a ficar séria em 2010 quando fez seu primeiro cover inspirada em artistas independentes como Boyce Avenue e até mesmo Justin Bieber. Depois vieram outros covers, o canal começou a ganhar aderência e Gabi passou a ser desafiada pelos fãs, que propunham covers de músicas variadas. Desde então ela mantém seu canal no YouTube e alcança cerca de 10 milhões de pessoas por mês por meio de suas redes sociais. O canal é hoje o sétimo mais relevante entre todos de música no país, sendo o mais acessado entre todos os artistas independentes nacionais. São 4 milhões de visualizações por mês em média.